Observatório Alviverde

31/05/2014

NESTE MOMENTO, EU NÃO RENOVARIA O CONTRATO DE WESLEY!



Wesley quer ficar, mas, para ficar, tem de melhorar! Muito!

O Palmeiras -a mídia anuncia- prioriza renovar com Wesley, mas eu, particularmente, não sei se o faria! 

Talvez, e, muito provavelmente, não!

Digo isso, porém com um certo receio de incorrer em erro , sabedor e conhecedor do bom potencial e das excelentes condições técnicas desse jogador.

Tudo em função do custo benefício, expressão que, quando se usa, leva alguns palmeirenses à loucura, posto que, muitos entendem, um clube de futebol não pode se pautar por essa relação na montagem ou reforma de um elenco, e, que o clube que o fizer, -garantem- não conseguirá montar grandes equipes.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, entendo que quem dirige um clube deve, sim,  ter a noção exata da conveniência ou não de um investimento mais alto, da mesma forma tem de ter "feeling" para discernir se o atleta A, o B ou o C,  merece que se pague mais ou menos a ele!

Tudo isto, por si só, não deixa de ser uma espécie de relação custo-benefício embutida no processo de formação ou reforma de um elenco.

Sempre fui favorável à manutenção dos jogadores de melhor perfil técnico ao final de cada temporada e ao descarte daqueles outros que não conseguem ter e manter um nível, ao menos, aceitável, de produtividade através de um processo seletivo sequente e natural. 

Seria normal que fosse assim, mas o Palmeiras continua sendo a formidável exceção entre os grandes brasileiros e não resiste, nunca, à primeira oferta por qualquer jogador, sobretudo se for acenada através de dólares ou, principalmente, de Euro(s)!

É assim desde o início da década de 50 quando o bi-artilheiro paulista, Humberto Tozzi foi vendido à Lazio da Itália, preço de banana.

Logo depois, vendeu ao Milan a sua maior revelação e estrela, Mazola, que travava, (via mídia) uma disputa pessoal com Pelé para que se saber quem, dois dois, era o melhor! 

Detalhe: o Santos manteve Pelé, mesmo sob o fogo cerrado de propostas do Brasil e do exterior, consideradas irrecusáveis!

Só a partir da adoção de uma filosofia de manutenção dos jogadores de destaque é que se consegue montar grupos fortes e competitivos, capazes de lutar por títulos!

Porém, essa, como sabemos, não é a praia do Palmeiras, cujas diretorias que se sucedem, excedem em incompetência, montando, hoje, e se desfazendo, amanhã, de jogadores e de equipes a toque de caixa, sem a menor noção de mercado futuro! 

Por isto, vivemos sempre na draga, atolados na lama dos maus resultados e na areia de nossa incompetência diretiva!

O Palmeiras, através dos anos, tem caminhado em sentido contrário ao da lógica, do bom-senso e da razão, dispensando ou  vendendo, impulsivamente, irresponsavelmente,  seus melhores jogadores à preço de banana.

Em compensação, por incrível que pareça, tem mantido os meias-bocas, o que, em parte, explica a sua condição de time, essencialmente, mediano! 

Vinicius, que não consegue a titularidade nem no Vitória, ocupou espaço no elenco por três anos, mesmo evidenciando que era um jogador trivial, absolutamente comum com pouca, (vá lá) perspectva de tornar-se um jogador ao nível da exigência de um clube como o Palmeiras! 

Espero, sinceramente, que, agora, em nova fase, ele me desminta, pois se trata de um patrimônio do Verdão.

Para que não se volte tanto no tempo, já imaginaram se o Palmeiras houvesse mantido, entre outros, Danilo, Edinho, Cicinho, Cleiton Xavier, Armero, Diego Souza, Pierre, Barcos, Kardec e outros, com que grupo espetacular estaríamos hoje, considerando-se o repatriamento de Valdívia, as chegadas de Diogo, Henrique, Leandro, Lúcio e Prass, a promoção de Fábio e de outros garotos da base que têm potencial?

Por que, então, eu que advogo com insistência a necessidade da prática da seleção natural, ano a ano, temporada a temporada, dificilmente permaneceria com Wesley?

Irrite-se, quem quiser e que tenha uma opinião divergente da minhas, mas, na relação custo-benefício, ficou provado, decorridos mais de dois anos, que esse atleta está pesando bastante no orçamento do Palmeiras. 

Não tanto pelo salário (ele é diferenciado e tem, sim de ganhar mais do que os demais, tanto quanto Valdívia e Prass merecem ganhar bem mais do que Wesley), mas por sua irregularidade e excessiva alternância de atuação entre algumas (poucas) boas e outras (muitas) más partidas!

Além de custar, excessivamente, ao Palmeiras, Wesley atua em uma posição para a qual se pode conseguir substitutos de melhor expressão com facilidade, até porque estaríamos muito mais bem servidos se dispuséssemos de um canhoto (que marcasse melhor do que Wesley) para o exercício das funções táticas a ele atribuídas!

Cabe o registro de que, entra ano, sai ano, aqueles que -supostamente- dirigem o Verdão, contratam tantos jogadores indiscriminadamente, inconsequentemente, sem  tomar conhecimento de detalhes importantes que cercam a formação de um time equilibrado, como, por exemplo, se o grupo, carece de canhotos!

Esse aspecto, desconhecido (?) ou desprezado por aqueles que pouco ou nada entendem de bola, e, que, no entanto, administram o Palmeiras,  vem se constituindo, com o passar dos anos,  em uma marca rotineira, por eles tratada como um simples detalhe! Não é bem assim!

Outro aspecto a ser considerado é que Wesley, por sua idade (vai completar 27 anos)  e pelo fato de já ter passado, sem qualquer brilho, pelo futebol do outro lado do oceano, é um jogador para o qual não existe mais mercado internacional e quem ficar com ele, a partir de agora, fica com a carta do mico-preto, e morre no jogo pagando um "baita preju", como gosta de dizer Nho Neto)! 

Para que eu renovasse com Wesley ele teria de render, minimamente, o décuplo em relação à bolinha curta que vem jogando!

E VOCÊS, O QUE PENSAM?

COMENTE COMENTE COMENTE

9 Comentários:

  • Às 31 de maio de 2014 às 02:33 , Anonymous Anônimo disse...

    Me vem à cabeça o nome de Cícero. Joga muito, mas muito mais que o Wesley. Custa R$ 150 mil a mais que o craque Wesley.

    O Wesley é um jogador pra mim incompreensível, assim como Márcio Araújo. Digo isso porque considero ambos incógnitas, nunca vi essa bola toda que pintam.

    Dizem que fazem maravilhas em seus respectivos setores. Ou eu sou cego ou não entendo nada de futebol, mas sinceramente não consigo ver essa produção toda afirmada pelo entendedores.

    Pra não dizer que sou adepto do bom e barato do mumu, não vejo problema em ter alguns poucos jogadores que ganham muito. Em compensação, rejeito todo esse amontoado de jogadores limitados, que em conjunto, não correspondem em campo e oneram os cofres do time.

    Incluo nessa lista aqueles jogadores problemáticos e que os clubes adoram tentar salvá-los do capiroto.

     
  • Às 31 de maio de 2014 às 07:34 , Anonymous Marcelo I disse...

    Sabem porque o Palmeiras não fica com os de melhor qualidade, vocês sabem...
    A italianada não quer pagar mais para jogadores diferenciados.

    Esses bons jogadores que o Alcides citou não ficam por conta dos cifrões que Dom Mumu e cia bela vêem pela frente tanto para receber como pagar.

    Quanto aos canhotos, o Felipão encheu a seleção de esquerdos. Isso é muito bom para a seleção.
    O Palmeiras precisa de mais canhotos também.

     
  • Às 31 de maio de 2014 às 09:02 , Anonymous Marco disse...

    Renovaria já com Wesley para que o Palmeiras não perdesse os direitos sobre o jogador, ficando com a dívida gerada pela sua aquisição e acertaria com algum empresário (já que é assim que funciona) para colocá-lo no mercado exterior no final do ano.

     
  • Às 31 de maio de 2014 às 09:30 , Anonymous Marco disse...

    Encontrei esse comentário no blog do Palmeiras no globo...
    Pena que poucos tenham essa visão.

    FERNANDO MENESES CAMACHO:
    29 maio, 2014 as 16:49
    Saudações.

    Provavelmente alguém já deve ter perguntado isso, talvez você já tenha respondido, mas o que aconteceu com o Malaga?
    Ele foi mesmo tesourado pelo Globo.com só porque fez críticas aos reporteres em geral?
    Acho isso ridiculo, mas muito compreensível vindo de uma organização que uma vez apoiou a ditadura, ficar censurando aqueles que são contra elas, ao mesmo tempo que ficam por aí pagando de bonzinhos.

    E isso não é a primeira vez que acontece, e nem sequer a primeira vez que acontece com o Palmeiras.

    O Blog palmeirense sempre tiveram excelentes blogueiros com o passar dos anos, e todos sempre estiveram em sintonia no aspecto dos meio jornalistico muitas vezes, ao inves de servirem apenas como um meio de comunicação, na verdade se tornam os causadores da situação. É como se a globo colocasse uma bomba em um carro e explodisse, só para ser a primeira a noticiar o “atentado”. E ontem nós tivemos mais um exemplo disso. Como pode uma ofensa verbal entre 2 jogadores no calor da partida ter tanta repercussão por aqui? Eles colocaram esse chamado de “gay” por parte do Lucio no mesmo patamar de importancia da partida em si. E quem causou isso? O infeliz do reporter, que propositalmente foi perguntar ao Emerson sobre isso, coletou o que ele queria, daí foi no Lúcio fazer um telefone sem fio dessa palhaçada, e foi formado o fato mais relevante da partida, que irá render mais 3 manchetes sobre o assunto, mais 2 reportagens no Esporte Espetacular e 2 visitas no programa do Galvão para falar sobre isso.

    Recentemente o próprio globo cortou a maioria dos espaços de comentários de noticias, mesmo de espaços como Planeta Bizarro, que sempre tiveram os comentários um espaço até mais divertido que a reportagem em si. Tudo fechado. Vale lembrar que esses espaços eram ainda mais informativos do que as proprias noticias. Diversas vezes eu fiquei sabendo de mais lados da historia que o site não tem interesse em contar como no caso daquele dançarino da Regina Caze. Galerinha seguindo o bonde da Globo, fazendo procissão pela morte dele, quando na verdade esse muleque ficava em seus perfis fazendo apologias, mandando recados de apoio ao amiguinho traficante dele and profetizando que fuzis não iriam ficar quietos. Moleque esse que morreu enquanto ficou pulando de laje porque ouviu a policia chegando, como se uma pessoa de bem precisasse pular de laje ao ver a policia. E assim, a população foi manipulada a se comover pela morte de um traficante merd….nha enquanto milhares de pessoas decentes morrem e ninguem fala nada.

    Triste. Gosto da arquitetura do site do Globo, mas claramente esse lugar é podre. Contra a ditadura, contra os bons valores, tudo que quer é manipular a população, habitos e costumes.

     
  • Às 31 de maio de 2014 às 09:45 , Anonymous Marco disse...

    As contratações que forem feitas não podem se tornar novas novelas.
    Não há tempo, ao contrário do que possam pensar, devido à parada da Copa.
    Os novos contratados precisam chegar para o período de treinamento e ficar à disposição para o primeiro jogo após a Copa do Mundo.
    Vamos ver se desta o pessoal do futebol do Palmeiras tem o mínimo de raciocínio e visão e entenda que não existe o período da Copa como prazo para fechar o elenco.
    Será que desta vez a mente iluminada do Sr. Brunoro vai entender e saber que o fator tempo está contra ele e não a favor?

     
  • Às 31 de maio de 2014 às 11:11 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Temos que esperar!!

    Com a chegada de Garêca, finalmente um técnico de "ponta", capacitado e pronto, e não uma experiência fracassada como o Sr. Kleina, podemos verificar como irá reagir o futebol de Wesley.

    Talvez este técnico, finalmente coloque os jogadores para atuarem em suas posições corretas e configure um esquema tático eficiente para extrair de cada atleta todo o seu potencial. Isso é básico no futebol.Somente Kleina não enxergava isso.

    Wesley, diferente de Márcio Áraujo,Vinícius e outros, é bom de bola e diferenciado.

    Porém, se ele continuar com esta displicência irritante, falta de vontade e sem espírito tático e de equipe, ELE TERÁ QUE SER VENDIDO!

    Depois que os ignorantes que se revezam no poder desde 1977, venderam Leão e Jorge Mendonça, quase de graça ao Vasco, e trocaram Neto por Ribamar, eu acredito que, rápido e por qualquer tostão, eles venderiam até o Messi e Cristiano Ronaldo, se ele jogasse por aqui!

    Não adianta! a MÁFIA que impera no PALMEIRAS desde 1977, apenas preocupa-se com o seu bolso e sua contabilidade, e no quanto vão faturar na venda de um jogador.

    Nunca pensaram no clube e sua grandeza!

    Este hiato de podridão,ignorância,arrogância, prepotência, e total incompetência explícita só foi quebrada no período Parmalat.

    A administração atual não foge disso,e prova a cada dia que passa que quer superar-se neste quesito.

    O Palmeiras é um clube gigante de todas as raças e credos, com muito mais de 15 milhões de torcedores pelo Brasil e pelo mundo afora, porém, nossas raízes são italianas, não tem como negar este fato.

    Porém, em ano de copa do mundo, nossa "moderna e profissional" gestão, não conseguiu trazer a seleção italiana para o nosso lado e acredito que simplesmente nem tentaram.

    Vamos que engolir que, o FluminenCe, aquele time do tapete, minusculo e insignificante, vai fazer um amistoso com a Azurra,sem ter nenhuma ligação com a Itália, a não ser as cores da bandeira.

    Vejam o quanto este timeco será exposto pela Europa e o quanto isso vai retornar positivamente a imagem deste clube?

    E nós? Enquanto isso, a moderna gestão, estava preocupada em economizar tostões segurando o incompetente do Kleina, barganhando com o Kardec até perdê-lo de forma humilhante para os bambis, e tomando rasteira da CBF, FIFA, e todo mundo.

    ACORDA NOBRE!!

    Em ano de copa do mundo, ficamos escondidos!!

    Tenham certeza meus amigos de blog, o PALMEIRAS só vai conseguir respirar novamente sem ajuda de aparelhos, com a completa separação do futebol da parte social, ou a compra do clube por uma empresa.

    Porém, quem lá dentro terá colhões para quebrar o vínculo com a máfia, e libertar o PALMEIRAS?

     
  • Às 31 de maio de 2014 às 18:05 , Anonymous J.J disse...

    Concordo que o time titular tem que ter pelo menos uns 3 jogadores diferenciados tipo VALDÍVIA ganhando um pouco a mais. Pra nisso teria que se desfazer de alguns jogadores que apenas oneram a folha e quase não jogam e no lugar destes dar mais oportunidades pros rapazes da base.

    As.J.J

     
  • Às 31 de maio de 2014 às 18:10 , Anonymous J.J disse...

    Não estou a par do contrato deste WESLEY má pelo que já li o PALMEIRAS
    caso não renove pode ter enorme prejuízo com esse atleta.
    Lamentável esse tipo de contrato no qual a BOMBA estoura no CLUBE.As. J.J

     
  • Às 31 de maio de 2014 às 22:43 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Wesley, não vale o quanto tem pesado para o Palmeiras, nem de longe. Só renovaria se isso uma forma de evitar mais prejuízos financeiros, se ele fosse sair de graça pelo fim do contrato. Mas pelo futebol jogado, seu custo é excessivo, ainda mais para volante.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial