Observatório Alviverde

20/08/2014

BELUZZO PERDEU UMA GRANDE CHANCE DE FICAR CALADO!



Estou em Pederneiras, minha terra natal, padecendo de frio e de raiva, prospectando, intima e mentalmente, os revoltos mares da mediocridade diretiva de nossa Sociedade Esportiva, que vão engolindo e destruindo -cada dia um pouco mais- o que ainda resta do Palmeiras!  

Busco, mais do que explicações ou respostas, bolar uma saída honrosa e plausível para a humilhante, degradante e vexatória situação em que está mergulhado o meu, o seu, enfim, o nosso clube de coração!.

Entretanto, quanto mais o tempo passa, mais me convenço de que o Palmeiras, a continuar, administrativamente, da forma como está, prevalecendo e perdurando a mentalidade arcaica que domina os nossos dirigentes é uma causa perdida! 

O depoimento inoportuno de Belluzzo, ontem, à turma (inimiga) da ESPN deu-me, mais do que certeza, plena convicção do que afirmo!

Não pretendo neste post, incursionar pelos meandros da sordidez humana (não faz parte de meu show) fazendo acusações gratuitas ou ilações maliciosas a quaisquer de nossos ex ou atuais dirigentes!

Digo, porém, que, se pedissem a Jesus Cristo que os julgasse e definisse de que lado está a razão, tenho certeza de que o mestre repetiria o mesmo que disse aos lapidadores da prostituta: quem estiver sem pecado, que atire a primeira pedra.

Creiam, pois, todos, que, nesse maligno universo de prepotências, vaidades e ambições, verdadeira babel multilíngue em que cada um fala o que bem lhe aprouver ou convier, sem se preocupar -jamais- com os interesses do Palmeiras, não existe nenhum anjo! Nem Belluzzo, nem Nobre, nem ninguém.

O Palmeiras de 2014, -exatamente- sem tirar e nem por, corresponde àquele Curíntia de meados do século passado, que, bateu todos os recordes de jejum de títulos, permanecendo sem ganhar, rigorosamente, nada, de 1954 a 1977, pelos mesmos motivos que, nos dias de hoje, arrebentam o Palmeiras: a vaidade descomunal de nossos dirigentes, a ambição desmedida, descontrolada e desenfreada da maioria deles e a luta tresloucada, insana e eterna pelo poder! 

Na verdade, falta-nos alguém com o temperamento, a força, a esperteza, a liderança e, principalmente do carisma de um Vicente Matheus que aparou as arestas e aplainou os caminhos de nossos adversários! 

Eu lhes pergunto, porém, se nos quadros diretivos alviverdes existe, porventura, alguém que reúna todos esses caracteres e creedenciais? 

Imaginei, um dia, que Beluzzo os reunisse, mas, hoje, sou convicto de que não, desde que ele demitiu Luxemburgo por repreender e ameaçar um "moleque" chamado Keirrisson. Pra mim, Belluzo administrador acabou alí! Alí e não após o erro proposital de Simon ele perdeu o Brasileiro!

Fique claro, gostei da gestão de Belluzzo sob muitos aspectos, embora ele, picado pela mosca verde da administração grandiloquente, tenha mergulhado o clube em uma situação extremamente difícil, do ponto de vista econômico financeiro, que Nobre tenta, hoje, contornar através de uma linha gerencial pobre e franciscana, diametralmente oposta, igualmente equivocada. 

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É necessário, mais do que tudo e do que qualquer outra coisa, que haja equilíbrio no investimento em jogadores e nos gastos, naquilo que se chama de rolagem simultânea do elenco e das dívidas. Qualquer dos setores que for privilegiado, gera uma crise no clube.

O Palmeiras, reconheço, tem, sim, de economizar, mas não pode e nem deve cortar investimentos no setor vital e razão primordial da existência do clube, o time de futebol. 

Sem um time à altura das tradições e das responsabilidades da marca Palmeiras, como é que o clube pode faturar? Como irá, enfim,  sobreviver?

O que eu vou dizer agora é banal, todo mundo sabe, mas Nobre, inexperiente, parece não saber. 

Gerir um time de futebol é como andar de bicicleta... Se parar de pedalar, a gente cai. Nobre, faz tempo, parou de pedalar, caiu! Agora tem de levantar e voltar, imediatamente, à luta!

Beluzzo, ao conceder a bombástica entrevista de ontem à ESPN, evidenciou, das duas, uma: ou é um inocente (duvido) ou, na realidade, já está assumindo um posicionamento político de oposição a Nobre em face das próximas eleições (sou convicto disso!). Ele parece já estar trabalhando, abertamente, por Pescarmona.

A inconsequência foi a marca registrada dessa entrevista, não tanto pelo conteúdo em si, (concordo com muito do que disse o ex-presidente) mas pela intempestividade da mesma. 

Com o time entrando na zona de rebaixamento, entendo que o discurso de Beluzzo tenha sido, mais do que inconveniente, extemporâneo, inoportuno, altamente danoso e prejudicial ao time que está precisando ganhar moral, a fim de que possa, consequentemente, ganhar, também, os jogos. 

Francamente, eu não esperava isso de Beluzzo, a quem sempre tive como um homem ético e de um extremado amor ao Palmeiras. 

Não vou, porém, chamá-lo de aético, pois sei de seu extremado amor ao clube!

Da mesma forma, também não posso me omitir em face de sua falha, pois, entendo, ele extrapolou, exorbitou de seu prestígio e ajudou a intensificar a enorme crise que paira sobre o Palmeiras!

Ao atacar Nobre frontalmente e sem um motivo instantâneo que o levasse ao gesto, estou convencido de que ele foi outro de nossos dirigentes usado pela turma do Trajano!

Por que não o procuraram antes e só agora quando o clube está mergulhado na crise e no Z4? 

Trajano, se sabe, nunca morreu de amores pelo Palmeiras e faz parte daquele grupo de jornalistas estúpidos que deseja a desgraça do Verdão, se esquecendo que se o Palmeiras se apequenar e virar uma nova Portuguesa, na mesma proporção, a mídia também  se apequena. 

Quem leu o que escreveu na web esta semana, esse arrogante chefete da ESPN à respeito da situação do Palmeiras, tem uma idéia bem clara do que ele, efetivamente, deseja ao clube.

Entrar na pilha dele e daqueles que desejam que o Palmeiras "vá à tonga da mironga do kabuletê" ´num momento grave como o que estamos vivendo é amadorismo demais para o meu gosto. Beluzzo , mais do que amador, foi varzeano!

Mas pode ser maldade política, também, cercada das melhores intenções de um futuro melhor para o Palmeiras! O que eles, os dirigentes, não fazem quando o assunto é política, ainda que a política pequena de um clube de futebol! Vale tudo!

E você, o que acha?  

Diga, também, o que espera do time esta noite no Recife?

COMENTE COMENTE COMENTE

14 Comentários:

  • Às 20 de agosto de 2014 às 07:46 , Anonymous Anônimo disse...

    Bom dia, discordo de você em alguns pontos, acredito que foi mais um desabafo contra coisas que acontecem internamente que o torcedor não fica sabendo, quem forma o ambiente de trabalho são as pessoas que que estão nele, no Palmeiras a energia que gira lá dentro é péssima, pois o que impera é a inveja, ódio e outros males, isso só acaba com a mudança dessas pessoas, infelizmente vai demorar para essa gente passa dessa para melhor.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 09:22 , Anonymous Marco disse...

    Belluzo, em termos de futebol, mostrou que não sabe nada, não tem a menor noção das características do esporte. Suas virtudes em outras áreas não anulam sua mediocridade no futebol. Pior ainda, o futebol fez com ele fracassasse na própria área onde é especialista.
    Foi assim no seu mandato quando deu ouvidos à parte elitista da torcida.
    Quando era cobrado para ter força nos bastidores, era tão limitado que respondia que não agiria fora das questões éticas. Desde quando lutar dentro da lei pela defesa dos direitos do clube tinha algo de antiético?
    O caso Simon mostrou a ele como não era do ramo no futebol.
    Agora em um momento grave no campeonato vai até a emissora dos intelectualóides e dá uma entrevista que não acrescenta nada para o atual momento do time, só contribui para aumentar ainda mais as brigas políticas.
    Concordo com o editor, Belluzo fez de propósito pensando nas eleições ou então em termos de futebol é um verdadeiro analfabeto esportivo.
    Tudo tem sua hora, seu lugar e sua conveniência para ser dito. Perdeu enorme chance de ficar calado.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 10:24 , Anonymous Anônimo disse...

    Bom dia.

    Amigo Alcides, não tenha dúvida, e sei que você não tem, porque é o mais bem informado de todos nós aqui, o Belluzzo está fazendo campanha abertamente pró Pescarmona, tem um ciúmes enorme do Nobre e perdeu inclusive a postura ética e cordial que sempre possuiu.

    Ele sabe das intenções do Nobre, sabe que o presidente fez com as finanças, inclusive o que ele tido e havido como um dos maiores economistas do Brasil deveria ter feito quando sentou na cadeira, teríamos nós então outro destino de lá pra cá.

    Sabe também que deveria ter dado a canetada que o Nobre deu e hoje elegeremos o presidente por via direta dos votos dos sócios, sonho antigo de todos, para diminuir e com o tempo liquidar com a corja que lá mama há tanto tempo.

    Nobre não frequenta o clube, ambiente hoje promíscuo politicamente, vão lá e comprovem.

    Nobre tem os seus defeitos e os erros estão aí, faltou contratar antes, mesmo ainda sem ter o plano de recuperação econômica executado, mas age com transparência, não precisa furtar a sociedade, não precisa distribuir ou pedir favores.

    Belluzzo foi omisso na implosão do clube dos 13 deixando o gambá Andrés Sanches assumir o controle do futebol em cia da Rede Globo, talvez esse tenha sido o maior prejuízo ao Palmeiras que ele possa ter feito.

    E é bem simples, só agora no G4 eles começam a aparecer na mídia.

    Que Deus salve o Palmeiras!

    Chico.

    Saudações Palestrinas!

    ET> Alcides me passe o seu telefone aí de Pederneiras.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 12:23 , Anonymous Marco disse...

    Visão do Belluzo em relação ao mundo do futebol:
    O São Paulo é co irmão!
    Juvenal é Amigo!
    J. Kfuri é amigo!

    E agora, na fase que nos encontramos, onde vem chumbo de todo lado e campanha intensa para convencer a todos de que o Palmeiras já caiu, ele vai dar uma entrevista para a E S P N !

    Sem necessidade de mais argumentos

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 13:05 , Anonymous J.J disse...

    EU ESPERO UM TIME QUE NÃO TENHA NO ATAQUE: LEANDRO OU HENRIQUE
    ESPERO QUE O GARECA NÃO ESCALE PRO
    JOGO DE HOJE: JOSIMAR SLEEP MENEZES
    LEANDRO E TODOS QUE A PEDIDO DO GILSON KLEINA AINDA TÃO NO TIME.
    OUTRA COISA!!... SE ALGUM JOGADOR
    NÃO TA GOSTANDO DOS GRINGOS QUE LÁ
    ESTÃO AFASTA O CARA!

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 13:24 , Anonymous Menegon disse...

    O Beluzzo foi o unico presidente que reclamou das barbaridades que um juiz comete contra nosso Palmeiras. Foi o ultimo a fazer contratações de jogadores que teoricamente iriam resolver. Contratou um tecnico que a principio irira resolver. Poxa!!!O atual presidente nao fez nada dissso, por ser centralizador ou inexperiente...Como é dificil agradar a todos

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 13:29 , Anonymous Menegon disse...

    Esqueci..o Beluzzo ganhou umas pontes de safena.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 13:30 , Anonymous Menegon disse...

    Esqueci..o Beluzzo ganhou umas pontes de safena.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 14:43 , Anonymous Marco disse...

    As criticas ao Belluzo são referentes a sua gestão no FUTEBOL (2009/2010) e à declaração inoportuna dada agora.
    Nenhuma critica, nesse sentido, ao Belluzo significa qualquer tipo de avaliação sobre a atual gestão.

    Belluzo, quando deveria se manifestar em relação às arbitragens e aos bastidores preferiu o discurso infantil de que ele não tratava de bastidores, pois não julgava comportamento correto.
    Defender os interesses do seu clube, utilizando-se de meios normais e legais, como todos fazem, não era correto?
    Quando falou, a casa já tinha caído e ainda pela inexperiência deu chance a quem nos prejudicou de processá-lo.

    Foi extremamente ingênuo no episódio “implosão do clube dos treze” e os resultados são observados hoje, com consequências para o nosso clube.

    Quando trocou de treinador para atender a parte da torcida que gosta de grife, ignorou o que significava a permanência do Jorginho à frente do grupo, em função do grave problema pessoal que tinha passado o treinador. Ninguém naquele grupo teria coragem de não jogar pelo Jorginho naquele ano. Naquele momento, esse ponto não foi explorado por respeito ao então treinador.

    Quanto às pessoas que considerava amigas, nada mais didático para mostrar como ele não tinha a menor malícia para o mundo do futebol.

    Infelizmente, acabou também sofrendo na carne as consequências do peso do cargo, mas isso não significa que a análise fria dos acontecimentos e de sua gestão não possa ser feita.
    Entretanto, nada disso tira dele os méritos na área onde é especialista e por ironia do destino sua desastrosa gestão no FUTEBOL trouxe prejuízos justo no setor onde ele atua.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 16:28 , Anonymous Edson disse...

    Com muito respeito às opiniões de todos, uma vez que cada um vê conforme o seu ponto de vista, eu gostei da gestão do Beluzzo.
    Foi ele, em muitos anos e diretorias a fio, que me deu alegrias e esperanças de um time melhor e de ganhar um campeonato.
    Na sua época o torcedor estava orgulhoso com o time.
    Acho mesmo que foi sacaneado e sabotado pela CBF naquela partida contra o fluminens e em outras arbitragens também. Vou mais além, acho que houve sabotagem interna, através de conselheiros de oposição, e até pode ter existido envolvimento de jogadores.
    Tivemos um presidente torcedor, como têm os outros clubes,ou alguém vai negar que o Sanches, o Gobbi, o Laor, o JJ o Perrela e outros não são torcedores dos seus clubes? Pelo fato de serem torcedores, defendem os seus times com unhas e dentes, além de montar bons times. QUEREM SER CAMPEÕES.
    No caso do Palmeiras, eu tenho dúvidas de que todos sejam torcedores do Palmeiras e que queiram ser campeões.
    Valem mais os cargos do que o time e a felicidade da torcida.
    Vejo na gestão Beluzzo, como falha, apenas a liberdade que deu a Cipullo, que fez muitas barbeiragens na gestão do futebol. No mais, tentou ser campeão, o que me agradou bastante.
    Sua aparição nesse momento, coincide com as eleições do clube, que infelizmente coincide também com a má fase do clube.
    Não achei extemporânea. Foi só coincidência de ciclo e fase ruim. Não dava para esperar, pois as eleições estão aí.
    Em tempo:não sou sócio do clube, não sou de S. Paulo.
    Sou só torcedor do Palmeiras.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 19:07 , Anonymous Anônimo disse...

    GARÊCA PODE SAIR HOJE POR TEIMOSIA

    Não quer escalar o melhor atacante contratado.

    Pode custar caro.

    Nos resta torcer como sempre.

    Saudações

    M.M.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 22:17 , Blogger Miguel disse...

    Tentei apoiar esta diretoria em tudo, mas face a estes últimos fracassos, eu desisto já não sei mais quem ou o que eu apoio. Só sei que o Sr Pescarmona foi um banana quando trabalhou para o Sr Tirone e para o Sr Frizzo, acho muito estranho o Sr Beluzzo apoia-lo.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 23:08 , Anonymous Marco disse...

    O PALMEIRAS ESTÁ PERDENDO PARA ELE MESMO.
    TUDO QUESTÃO EMOCIONAL.
    ENQUANTO ISSO, VERDADEIROS CATADOS ESTÃO SUBINDO NO CAMPEONATO GRAÇAS A UNIÃO GERAL EM SEUS CLUBES.
    COM O CAMPEONATO EM ANDAMENTO, O MOMENTO É DE SAIR DESSA SITUAÇÃO, MAS MUITA GENTE NO PALMEIRAS AINDA NÃO ENTEDEU A GRAVIDADE DO PROBLEMA.

     
  • Às 20 de agosto de 2014 às 23:48 , Anonymous Flavio Faria disse...

    Alcides, se te responde a pergunta: http://uniaoverdebranca.com.br/?p=463

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial