Observatório Alviverde

07/08/2014

A COPA DO BRASIL PODE SALVAR UM CENTENÁRIO SEM LUSTRO!




Ainda não fiz qualquer crítica a Paulo Nobre e à diretoria do Palmeiras, em face do ano do centenário, quase perdido.

No entanto tenho lido muitas matérias sobre o assunto, concordando com umas e discordando de outras, sobretudo quando sinto o cheiro de política e conveniências pessoais dando contorno a certos pronunciamentos.

Em suma, -os próprios números da campanha palmeirense em 2014 não me deixam alternativa diferente-, sou obrigado a admitir que nossas chances de reverter a situação são, efetivamente, mínimas.

Entretanto, vejam que nunca foi tão fácil ganhar um Paulistão como em 2014. Por que não ganhamos? 

Simplesmente porque Nobre preferiu correr atrás da administração de gabinete, enfatizando o pagamento de dívidas pretéritas ou a rolagem das mesmas, em detrimento do carro-chefe de nossa Sociedade Esportiva, o time de futebol .

Fossem tais atitudes tomadas em qualquer outro segmento ou ramo de atividade, eu concordaria, plenamente, com o nosso jovem presidente e, até o aplaudiria!

Assim fosse ele estaria, de fato, priorizando as prioridades, se vocês me permitem a redundância, proferida em termos de uma melhor compreensão dos fatos. Só que a verdade é outra, muito outra!

Em se tratando de um ramo de negócios sui-gêneris, extremamente volátil e imprevisível, o futebol, cuja matéria-prima principal é a emoção, ouso dizer que Nobre errou feio e pecou pela ampla falta de visão mercadológica.

Com um pequeno investimento no time, ainda que o clube estivesse no vermelho, as perspectivas de um título -mesmo regional- mexeriam com a massa e trariam motivação redobrada para o Brasileirão, com a certeza absoluta de melhora de faturamento e ampliação do corpo associativo do futebol, leia-se o "Avanti"!

Com dois ou três jogadores experientes para determinadas posições carentes, o Palmeiras teria chegado, sem qualquer dúvida, ao menos, à disputa do título paulista. 

A falta crônica de jogadores importantes -cite-se a contusão de Kardec por exemplo, ele que não tinha um único substituto à altura- foi o fator preponderante do fracasso palmeirense no Paulistão, cujas consequências estamos pagando, até hoje, e temo ter de pagá-las de forma tríplice, com um tri-rebaixamento!

Ontem, confirmando todas as expectativas, o Palmeiras derrotou o Avaí e confirmou a sua passagem às oitavas de final da Copa do Brasil, a partir de agora muito mais difícil, em face da chegada dos clubes que disputaram a Libertadores. 

Crédito e méritos para Nobre que investiu em Gareca, nos jogadores argentinos e já obteve algum retorno.

O adversário do Palmeiras para a próxima fase, será decidido através de um sorteio que, em meu entendimento, será nivelado por cima, considerando-se que todas as equipes classificadas, mesmo as consideradas menores, provaram que chegaram à classificação por competência, não por acaso, política ou auxílio da arbitragem.

Sem analisar com profundidade o jogo de ontem, quero dizer que o Palmeiras esteve bem contra o Avaí em vários quesitos como empenho, espírito de luta e vontade de vencer, mesmo deixando a desejar no que respeitou ao toque de bola, e, principalmente, à força ofensiva.

Foram bem todos os homens da defesa do azulão palestrino, desde o seguríssimo goleiro Fábio, passando por Wendel, que melhorou muito de produção, pela dupla Lúcio, Tóbi que se entrosa a cada jogo e, principalmente o jovem lateral Victor Luiz, que, sem qualquer dúvida, é um forte candidato à craque.

No meio de campo Renato - de grande potencial - esteve muito bem, o que não ocorreu com Wesley, excessivamente confuso e trapalhão. 

Wesley foi até substituído por Marcelo Oliveira, o que não é usual, mas Gareca precisava fechar o miolo para garantir o 1 x 0. Fechou, e, muito bem, por sinal!

Felipe Menezes cumpriu seu papel de mediano dedicado, tendo melhorando a sua atuação no segundo tempo, após um primeiro discretíssimo.

Mouche substituiu Leandro por volta de 20 minutos do segundo tempo e cumpriu bem a sua missão fazendo o gol da vitória e decidindo o jogo. 

Leandro continua sem render o que pode e sabe, mostrando-se, sempre, nervoso, confuso, atabalhoado e  precipitado! Ontem conseguiu perder o gol mais feito da partida.

Mouche, repito, decidiu o jogo, apesar do pouco tempo dentro de campo!

Não se diga, porém, que Leandro esteve, de todo, mal. É um atleta que tem algumas qualidades e que precisa readquirir, urgentemente, a confiança perdida, a fim de que possa reivindicar e assumir a titularidade. Creio que, domingo, aqui em Belo Horizonte, ele vai esquentar o banco!

Henrique, ontem, foi apenas e tão somente, um lutador, sem a estrela de outros jogos! Desta vez, passou em branco e não deixou a sua marca nas redes do Avaí. 

Henrique, talvez, se ressinta da ausência de Valdívia ou de alguém que o habilite, seja pelo alto, no jogo aéreo para o "cabeceio", no espaço vazio ou "ponto futuro", a fim de que ele possa penetrar por trás dos beques ou antecipar-se a eles, na melhor função de um autêntico homem de área, aos quais chamamos de centroavante!

Henrique foi substituído por Bruno César que parece, definitivamente, ter esquecido seu futebol na europa, haja vista que, ao menos até agora, ele não conseguiu jogar com eficiência e suficiência nenhuma partida com a camisa do Verdão.

O craque de Palmeiras 1 x 0 Avaí, sem qualquer dúvida, foi o "hermano" Allione que, embora carregador de bola -ao menos pelo que mostrou nos dois últimos jogos- é um jogador provido de ampla visão de jogo, de enorme capacidade de drible e de uma leitura de jogo, simplesmente, espetacular.

Embora seja cedo e precipitado se fazer qualquer previsão, aposto que, com a chegada de um armador categorizado ou com a reabilitação de Valdívia, Allione será peça fundamental no novo time do Palmeiras que Gareca vem montando com muito vagar, paciência e eficiência.

Sei que a Copa do Brasil é importante, mas, na ordem natural dos eventos, o Brasileirão é, muito mais! 

Ganhar o Brasileirão, creio, só teremos condições de fazê-lo no ano que vem ou em anos subsequentes. 

A não ser que o Palmeiras, de uma hora para outra, desabroche, se acerte, se transforme e comece a ganhar seus jogos sem cessar, na mesma medida em que aqueles doze clubes que estão a sua frente tenham uma grande sequência de perda de pontos. Isso é -quase- impossível!

Em todo o caso, vale lutar por uma vaga na Libertadores, a última delas, até agora, ocupada pelo Cu-ríntia, com 24 pontos, do qual o Palmeiras dista 10 pontos!

Espero que o alviverde se lance de corpo e alma nessa campanha pela reabilitação no Brasileiro e que logre êxito em sua pretensão de, ao menos, conseguir chegar na Libertadores. 

Ao mesmo tempo, esperamos que o time possa mergulhar e entrar de corpo e alma na fase final da Copa do Brasil, a única estrada aberta para que o Palmeiras ganhe um título e salve a grandeza, a honorabilidade, a magnificência e suntuosidade da comemoração de seu primeiro centenário!

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV

Tentei ver o jogo pela ESPN conforme fora anunciado, mas esse canal não exibiu o Palmeiras x Avaí.


Em razão disso, fui obrigado a acompanhar um relato desanimado de Milton Leite, em autêntica transmissão de acalanto, daquelas que fazem o torcedor dormir.

Eu já disse N vezes e vou repetir:

Milton Leite, por mais que se esforce, não é bom para transmitir os jogos do Palmeiras, diferentemente do que ocorre quando narra os eventos de outras equipes, mormente os bambis e, principalmente, os gambás! Falta-lhe espontaneidade!

Mas não vou censurá-lo pela transmissão sem empolgação e entusiasmo de ontem, porque o jogo em si foi um horror, fraco e desmotivado! 

Nota 6 para ML pela falta de vibração e pelo excesso de cacos que impediu-nos de identificar -na maioria dos lances- quem estava com a bola.

Noriega, considerando-se o seu estilo ameno de comentar, foi bem porque o jogo exigiu pouco em termos de opinão e, principalmente da interpretação de lances de arbitragens cruciais. Nota 7,5. 

Foram bem os repórteres, nota 7 para cada um dos dois Felipes, o Diniz e o Brizola! (AD)

11 Comentários:

  • Às 7 de agosto de 2014 às 09:43 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Prezado Accacio

    A gestão Nobre (observo à distância), do ponto de vista administrativo é de austeridade e eu a aprovaria inteiramente fosse o Palmeiras uma indústria ou uma loja comercial.

    Entretanto, somos um clube de futebol e como tal temos de ser administrados.

    A matéria prima do futebol é a emoção e as emoções que o Palmeiras tem proporcionado aos seus torcedores têm sido negativas, o que vem travando o faturamento e o crescimento da instituição.

    Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, agora que Nobre contratou Gareca e assimilou as suas idéias, boas, por sinal, o clube teria de pensar no futuro, sim, mas sem se esquecer do presente.

    Os jogadores-chave para vários setores (mormente para o ataque posição que o Palmeiras despreza, há muitos anos em flagrante contramão à realidade) deveriam ser contratados, a fim de que reforçassem o time e pudessem transmitir experiência aos mais novos.

    Para deixar claro que, em parte, discordei da contratação de Gareca ao final do Paulistão, basta dizer que meu nome preferido era Luxa, apesar de tudo o que já ocorreu em termos de relacionamento entre ele e o Palmeiras.

    A contratação de Gareca, técnico que trabalha a base e os novos valores foi errada por ser extemporânea, e, equivocada, considerando-se que não se pode fazer de laboratório o campeonato brasileiro. Para tal serviria o Paulistão!

    Indo além, principalmente porque este era o ano do centenário e, por mais que venha a argumentar em contrário o nosso presidente, trata-se, sim de um ano especial.

    Para encerrar, é preciso manter sempre um time competitivo, já que é com ele que o Palmeiras vai ganhar dinheiro para fazer frente as suas dívidas. Sem um time capacitado, não se chega a lugar algum.

    Abs e espero ter respondido a contento a sua questão!(AD)

     
  • Às 7 de agosto de 2014 às 12:41 , Anonymous J.J disse...

    GALERA ! pra um clube que ta sem
    Patrocínio Master E sem estádio ha
    muito tempo e com muitas dívidas dos
    antigos dirigentes o NOBRE PRESIDENTE ta se superando tá mandando bem no comando do Clube.
    Vejamos: Flamengo com CAIXA 2 atolado em dívidas, VASCO e BOTA uma
    draga Os BAMBI não vão bem e pagam
    altos salários!...
    Pessoal CALMA! Nada de caça ao DEMO

     
  • Às 7 de agosto de 2014 às 12:50 , Anonymous J.J disse...

    Vejamos: Galo Campeão da Libertadores e quase MUNDIAL time cheio de jogadores refugos menos o
    Ronaldinho GAYÚCHO.
    GAMBA:libertadores e Mundial time sem estrela.
    Inter de PORTO ALEGRE Campeão MUNDIAL em 2005 em cima do SUPER
    BAR-SEM-LONA do JOVEM RONALDINHO GAYÚCHO e CIA.
    OlHA A SURPRESA!... ITUANO campeão
    PAULISTA!

     
  • Às 7 de agosto de 2014 às 13:59 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Valdívia voltou.

    Ufa.

    Estou mais tranquilo.

     
  • Às 7 de agosto de 2014 às 16:34 , Anonymous Palmeiras.com.br disse...

    Valdivia explica retorno inesperado ao Verdão e avisa: ‘Motivação não muda’
    Depois de quase acertar a sua transferência para o Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, o meia Valdivia está de volta ao Palmeiras. A negociação com o time árabe não foi finalizada da maneira como o Verdão e o camisa 10 esperavam e o Mago está oficialmente reintegrado ao elenco palestrino desde esta quarta-feira (06), quando retornou aos treinamentos na Academia de Futebol. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (07), também na Academia, o atleta alviverde explicou todo o processo desta negociação, que foi encerrada de maneira inesperada.
    Confira abaixo os principais trechos da entrevista com Valdivia:
    Explicação do caso
    “Viajei em uma quarta-feira de madrugada. Cheguei lá (em Dubai) e fui recebido por torcedores, gerentes do clube e imprensa. Fui levado até a cidade da equipe, recebido na sala do Sheik, que é o dono do clube, e ganhei uma camisa do Al Fujairah com o número 10. Tinha um vínculo, fiz exames médicos. Enquanto eu esperava a assinatura do contrato, eu realizei os exames médicos. O meu pedido de 10 dias de férias foi aceito, o clube (árabe) falou que não tinha problema e que eu poderia ir. Era só eu me apresentar no dia 05 (de agosto) na Alemanha, onde seria a pré-temporada.”
    “Viajei para o Chile, não chegamos a assinar o contrato porque, infelizmente, o país estava em Ramadã, é uma história totalmente diferente da nossa. Quando fui para o Al Ain, foi a mesma coisa. Eu não assinei nada, só a rescisão com o Palmeiras. Tudo o que foi feito na minha primeira transferência para o mundo árabe foi feito de novo. Na época, eu assinei o contrato na Alemanha também.”
    “Peguei férias com o meu suposto novo clube, mas, quando voltei, fiquei sabendo que estava tudo cancelado porque eu não teria aceitado os valores. É mentira, pois existe um documento que mostra que eu tinha aceitado. Fiquei muito surpreso em minha volta para o Chile porque, em minha cabeça, estava tudo certo. Tudo isso se tornou uma complicação muito grande porque tive de tirar os meus filhos da escola. O meu cunhado veio para cá fazer a mudança... A pessoa que estava levando a negociação comigo disse que o pai do Sheik teria tirado o apoio do filho porque disse que era muita grana. E esse dinheiro poderia ser usado para construir hospitais e escolas. Sendo assim, deixaria o filho sozinho nas negociações. Só que, para o Palmeiras, passaram que eu não teria aceitado os valores.”

     
  • Às 7 de agosto de 2014 às 16:35 , Anonymous Palmeiras.com.br disse...

    Entrar na justiça contra Al Fujairah
    “Estava tudo assinado, só não assinamos o contrato. O Palmeiras se manifestará juridicamente, eu acertei e assinei um documento que mostra que eu aceitei os valores econômicos oferecidos pelo Al Fujairah. Estava tudo certo, tinha as assinaturas do clube, do Sheik e a minha. A única coisa a ser definida eram os termos de pagamento, o que é comum em todos os lugares”
    “Quando eu voltei dos EUA, eu fiquei em choque e surpreso com o que tinha acontecido. A pessoa que é do Chile e viajou comigo disse que tentou entrar em contato com alguém do Al Fujairah, mas sem resposta. Ninguém apareceu. Só informaram ao Palmeiras que o negócio não tinha dado certo por minha causa. O Palmeiras foi enganado, e eu fui tratado como um jogador novo. Deixei de treinar muito tempo, são muitas coisas que envolvidas.”
    “Ganha mais força (Palmeiras e Valdivia entrarem na justiça juntos), mas também entrarei com o meu estafe de advogados porque são coisas diferentes. Ambas as partes foram enganadas. Fui exposto ridiculamente, tirei foto e falei com a imprensa local, posando com a camisa do clube. Fui submetido a exames médicos. Eu tive de tirar os meus filhos da escola, passei para a minha mulher que moraria em Dubai. Fui exposto, tratado como uma criança e não deixarei passar. Continuarei conversando com os meus advogados para entrar na justiça, e o Palmeiras também.”


    Sumiço?
    “Eu não era jogador do Palmeiras, era jogador do Al Fujairah. Eles mostraram para o mundo que tinham me contratado. Fez a torcida e a imprensa irem ao aeroporto. Cheguei a Dubai por volta da meia-noite e no hotel às 4h da manhã porque fui apresentado para todo mundo. Eu não sumi, eu estava na Disney com a minha família. Se tivesse sumido, eu teria pedido para minha mulher não postar fotos na Disney.”
    “Deixei avisado para as pessoas que trabalham comigo para bloquear os meus números de celular, para tirar as crianças da escola, tanto que a minha família está no Chile agora. Depois que voltei para o Chile, parecia que estava chegando o presidente do país, havia muita imprensa querendo falar comigo para esclarecer o motivo de eu não querer jogar mais pela Seleção. Ganhei essas férias do clube, fui embora sem preocupação. Não queria saber de telefone e nem mensagem. Foi o momento de desfrutar os meus filhos, foi sagrado. Não fiquei ligado na internet, eu saía de manhã do hotel e voltava só à noite para dormir, eu não estava escondido.”
    Avisar os pais da viagem
    “Tenho 30 anos. Já fiz tudo por eles, e continuarei fazendo. Sou muito agradecido. Quando assinei o primeiro contrato com o Colo-Colo, a primeira coisa que fiz foi comprar uma casa para eles. Tenho 30 anos e, graças a Deus, eu formei a minha própria família. Não tem como sempre avisar o que eu farei ou não.”
    Sem notícias nas férias
    “É difícil de vocês acreditarem, mas é direito de vocês perguntar e duvidar um pouco. Quando você está sob pressão, chega um momento que você quer um descanso junto com a família. É difícil de acreditar, mas não ficava olhando todas as mensagens ou alguma notícia que publicavam falando que o negócio não tinha dado certo. Tinha internet, mas não ficava 24 horas por dia olhando. Não entrei em momento nenhum na internet, fui para lá descansar e voltar dia 05.”

     
  • Às 7 de agosto de 2014 às 16:37 , Anonymous Palmeiras.com.br disse...

    Regalias para Valdivia?

    “Tenho os mesmos direitos de todos. Tenho a mesma vaga do estacionamento, a minha é do lado do Juninho. O café da manhã é o mesmo, o salário é pago no mesmo dia para todo mundo. Não sei quantas camisas vende com o meu nome e os outros. O meu horário é 9h30, e dos outros também. Quando tem coletiva, eu venho, mesmo contra a minha vontade. Lá dentro é totalmente igual para todo mundo.”

    Dinheiro para o Palmeiras

    “O Palmeiras precisa de dinheiro, o presidente já falou muitas vezes que não existe jogador inegociável. O clube recebeu a proposta, assinou todos os documentos falando que, naquele momento, eu sairia do clube. O que eu disse naquele momento era verdade. O Palmeiras precisava grana e aceitou a proposta. Abri mão de 10% para ajudar o clube. A gente concordou em todos os termos e fui vendido”

    Sair do Palmeiras

    “Nem quando a Copa (do Mundo) terminou eu estava pensando em sair do Palmeiras, nem agora. Sei que a janela (de transferências internacionais) fechará em breve, e também sabemos que o Palmeiras sempre foi bem claro em dizer que nenhum jogador é inegociável. Se chegar uma proposta, o clube analisará primeiro e depois falará comigo. Mas a minha cabeça é a mesma, não tem essa de ficar pensando. Claro que penso no que aconteceu, mas não volto desmotivado, pelo contrário. Gosto muito do clube, tenho a história mais bonita da minha carreira aqui, e continuarei honrando a camisa.”

    Encerrar carreira no Palmeiras

    “Sou muito grato ao clube, e agradecido por todo o carinho que a torcida tem por mim. Quando caiu (para a Série B), eu caí junto. Jogamos a Série B juntos. A Série B poderia ter colocado em dúvida a minha convocação para a Seleção e, mesmo assim, eu fiquei. É difícil. Sofri um sequestro, uma agressão no aeroporto e, mesmo assim, eu fiquei no Palmeiras. Gosto daqui, gosto muito do clube. Passamos alegrias juntos, grande parte da minha carreira foi aqui e continuarei do mesmo jeito.”

     
  • Às 7 de agosto de 2014 às 16:38 , Anonymous Palmeiras.com.br disse...

    Clima para voltar

    “Não vejo um clima ruim. Estava tudo certo, não tínhamos dúvidas de que eu não seria mais jogador do Palmeiras. Agora, eu volto com a mesma motivação de que eu sempre tive aqui. Conheço os jogadores, conversei com o treinador e pude conversar com alguns jogadores também. O clima não mudou aqui.”
    “Sempre estou motivado porque respeito essa equipe. É uma instituição que me deu tudo, tenho quase cinco anos aqui. Nunca fiquei tanto tempo em um lugar, e motivação eu sempre tenho. Se não tiver, é melhor ficar em casa deitado. Da minha parte, não muda nada. Desde ontem, quando voltei a ser jogador do Palmeiras, quero jogar, conquistar coisas e poder disputar um jogo em nosso novo estádio. A mensagem é essa: a minha motivação não mudou em nada.”
    “A minha vida continuará do mesmo jeito que sempre foi. Treinando sempre, e jogando sempre que possível. O meu carinho pelo clube não muda em nada. Tanto que o meu perfil no Instagram só tem fotos do Palmeiras. Na Copa do Mundo, eu fiz um gol e a comemoração foi dedicada ao torcedor do Palmeiras.”

    Retorno aos gramados

    “Por mim, voltaria ontem. Mas, nesse momento, eu atrapalharia mais o clube do que ajudaria. Assim como sempre fiz, tenho de respeitar todos os meus companheiros. Todos merecem jogar, e temos um treinador para decidir isso. Os jogadores estão se doando. Já conversei com a comissão técnica e começamos a fazer treinos em dois períodos, e aceleraremos o máximo que pudermos. A minha vontade é de me recuperar logo desses dias que fiquei sem treinar. Não posso dar a data exata que irei voltar porque tenho de conversar com a comissão.”

     
  • Às 8 de agosto de 2014 às 09:45 , Anonymous Doente(verrdão) disse...

    Pessoal, entendo a alegria de muitos na volta(dos que não foram) do Valdivia.
    Mas dai a acreditar que o jogador não sabia que o negócio tinha melado, é demais!
    Vocês acham mesmo que ninguém avisou o atleta que o Al Fujairah "deu para trás"?
    Por quase dez dias a notícia ficou em todas as mídias e ele aproveitou as férias de verão(Norte Americano). Enquanto isso perdemos para o Santos(com Mena) que jogou mais que ele pelo Chile, perdemos para o Cruzeiro e também perdemos para os gambás!
    Tirem suas conclusões, mas deixem a ingenuidade de lado!

     
  • Às 8 de agosto de 2014 às 09:48 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Sobre salvar o centenário, acredito que a permanencia na séria A, já será motivo suficiente para considerar o centenário salvo! Pelo menos para um time que está reformulando o elenco inteiro no meio do Brasileirão! Nessa o Nobre pisou na bola, seria mais inteligente da parte dele fazer isso no Paulistão, como fizeram os gambás.

     
  • Às 8 de agosto de 2014 às 09:49 , Anonymous J.J disse...

    Eu acredito no que o mago disse nessa entrevista sem dúvida ele gosta do Clube e deve grande parte de sua carreira ao PALMEIRAS.
    O Mago já fez muitas besteiras e pagou caro hoje vejo ele mais Responsável profissionalmente.
    Muitas vezes nós torcedores nos precipitamos no JULGAMENTO.
    Agora que o Mago Voltou pode dispensar Bruno gordo CESAR, Mendieta,Vistorino e EGUREN

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial