Observatório Alviverde

21/09/2014

NÃO CONCORDO, NOVAMENTE, COM A NOVA ESCALAÇÃO DE DORIVAL!


 
Torço, sinceramente, para que o errado seja eu!


O Palmeiras tem um jogo duro, extremamente difícil contra  o Goiás, hoje, às 18,30H no Serra Dourada!

 "Mas, se mal pergunto, existe, porventura, jogo fácil?"

E, entretanto, uma vitória, hoje, sobre o alviverde goiano, mais do que necessária, é insubstituível na vida do Palmeiras, considerando-se o seu momento atual, delicadíssimo!

E, o é, na medida em que, malgrado os resultados dos times que concorrem com o Verdão na zona da degola tenham e têm sido favoráveis até agora, se o Palmeiras não se ajudar, vai sucumbir e acabar dando com os costados pela terceira vez na segundona.

Sem querer arvorar-me em profeta do apocalipse, arrisco dizer que se o Palmeiras perder, hoje, para o Goiás, vai começar a pairar no ar um cheiro acre e desagradável de rebaixamento. 

Estamos carecas de saber que a situação do Palmeiras neste Brasileiro é cada dia mais cabeluda. Como diziam os antigos, -eu sou antigo- "Dura lex, sed lex, no cabelo, no cabelo, só gumex"!

Se não concordam, e consideram que exagero no discurso, vamos examinar, juntos, a perspectiva desta rodada.

Comecemos pela classificação, do décimo ao vigésimo colocado, times que, teoricamente, também estão ameaçados, uns, mais, outros, menos:

10º Flamengo......8 vitórias, 19 gols marcados, 26 sofridos, déficit de -7 gols.
 Aproveitamento - 43.9%.

11º Atlético Pr....7 vitórias, 27 gols marcados, 30 sofridos, déficit de -3 gols. 
Aproveitamento - 40,6%.

12º Goiás.............7 vitórias,17 gols marcados, 23 sofridos, déficit de - 6 gols. 
Aproveitamento - 40,9%.

13º Figueirense..7 vitórias,19 gols marcados, 30 sofridos, déficit de -11 gols. 
Aproveitamento - 39,4%.

14º Chapecoense.6 vitórias, 17gols marcados, 25 sofridos, déficit de - 8 gols. 
Aproveitamento - 6,4%.

15º Botafogo.........6 vitórias, 24gols marcados, 29 sofridos, déficit de - 5 gols. 
Aproveitamento - 33.3%.

16º Coritiba.........5 vitórias, 21 gols marcados, 12 sofridos, déficit de  0 gols. 
Aproveitamento - 34,8%.

17º Bahia ............5 vitórias, 18 gols marcados, 21 sofridos, déficit de -3 gols. 
Aproveitamento - 34,8%.

18º Criciúma.......5 vitórias, 12 gols marcados, 28 sofridos, déficit de -16 gols. 
Aproveitamento - 33.3%.

19º PALMEIRAS.6 vitórias, 18 gols marcados, 30 sofridos, déficit de - 12 gols. 
Aproveitamento - 33.3%.

20º Vitória...........5 vitórias, 22 gols marcados, 30 sofridos, déficit de - 8 gols. 
Aproveitamento - 31.8%.

DETALHE: Atlético Paranaense, Botafogo e Criciúma fizeram, ontem, a 23ª partida e não vão pontuar na rodada de hoje. Isso é ótimo! Deixará de ser, entretanto, se o Palmeiras vier a empatar ou a perder!

AGORA, OS JOGOS DOS DEMAIS CLUBES, SITUADOS DA DÉCIMA À VIGÉSIMA POSIÇÃO, SOB O PRISMA DO INTERESSE DO PALMEIRAS:

O Flamengo enfrenta o Flu, no Maracanã. Temos de torcer e cravar Flu nesse jogo sem favorito! Uma vitória desgarra o time de Luxa e o encaminha para um porto seguro no que respeita ao descenso.

O Figueira vai a Santos e temos -triste sina- de torcer pelo Peixe. O Santos é favorito natural. Ainda mais porque precisa vencer, sob pena de, com 30 pontos, (só um a mais do que o Flamengo), de repente se ver inserido no infame grupo dos ameaçados.

A Chapecoense atuará em Porto Alegre contra o favoritíssimo Grêmio de Felipão, pelo qual vamos torcer com fé, fervor e confiança. Um triunfo gremista pode, perfeitamente, aplainar o caminho do Palmeiras na dura refrega pela permanência na elite.

O Coritiba não terá vida fácil em Recife contra o Sport, que, indiscutivelmente, é a grande surpresa deste Brasileirão. Mormente pelo fato de dificilmente perder na Ilha, onde, espero, que 'Alex e seus coxas de pau' sucumbam diante dos pernambucanos, que têm 32 pontos e ensaiam, ao menos por enquanto, um vôo mais alto em direção à vaga da Libertadores .

O Bahia joga o clássico estadual contra o lanterna, Vitória. Um empate seria ideal para o Verdão, na medida em que seguraria em baixo dois concorrentes diretos à salvação.

O Palmeiras, repito, joga em Goiânia, contra o Goiás, e, se não vencer, vai se meter em péssimos lençóis. 

Por esse motivo eu frisei, logo no início do post que a vitória, hoje, é insubstituível.

SOBRE O TIME

Dorival Júnior muda, novamente, a escalação do Palmeiras e, em meu entendimento, erra novamente e "viaja na maionese".

Por que e para que sacar Nathan no melhor momento do garoto? Justamente quando ele é convocado para a Seleção e prova que está dando certo?

Ou os garotos só servem, mesmo, para, nas emergências, tapar buracos? É preciso, definitivamente, mudar esse conceito!

Júnior, erroneamente, coloca em campo o uruguaio Vitorino, optando, claramente, pela experiência do ex-capitão da  Seleção Oriental.

Todavia, em meu entendimento (gosto de falar antecipadamente) o técnico palmeirense erra tanto e quanto errou na escalação do time que jogou o primeiro tempo contra o Fla. Estamos perdendo muito tempo e pontos, com isso!

Além de Nathan ter mais recuperação, velocidade, presença física, e juventude do que Vitorino, trata-se de um jogador alto em um time que, a rigor, ao menos entre os que começam o jogo, terá, apenas, Lúcio como boa referência para o jogo aéreo, pois, Henrique, se sabe, não começará jogando.

Que ele escale Josimar, tudo bem! Além da ótima condição física, ele é bom marcador, não se esconde ou se omite do jogo e sua entrada no time serve para encorpar e dar substância ao bloqueio pelo meio, e pela ala direita. 

Considerando-se a ausência de Marcelo Oliveira e a nova postura tática da equipe, agora com dois laterais ousados que sobem constantemente para o ataque e arriscam-se bastante no jogo ofensivo, é pertinente e sensata a escalação de Josimar, em que pesem as suas conhecidas limitações de ordem técnica. 

Para assumir essa postura, e jogar mediante os ditames desse desenho tático, é absolutamente necessário que o time tenha um bom trabalho de cobertura, a fim de não se expor de forma exagerada e acabar se transformando em uma presa fácil do ataque adversário. 

O Goiás é um time jovem que tem no contra-ataque uma de suas melhores e mais importantes armas. O Palmeiras que se acautele, mas que, ao mesmo tempo, não deixe de jogar.

Outro jogador que eu colocaria no banco seria Juninho que, embora corra muito, se esforce e se desdobre, tecnicamente é um atleta muito limitado, pouco ousado, que pouco chuta ao gol, e que, além disso, tem o péssimo árbitro de jogar, sempre, pra trás, o que lhe vale o epíteto de "marcha-à-ré"

Com Bernardo (ele é palmeirense. Vocês o conhecem pouco. O que eu já vi ele fazer com a camisa do Cruzeiro foi demais. Ele joga muito, mas muito mesmo e ninguém desaprende de jogar) teríamos muito mais ofensividade e condições de chegar ao gol do que com Juninho.

O mesmo raciocínio eu aplico em relação a outro palmeirense, Bruno César, que, em meu entendimento, também pode já pode substituir Juninho com vantagem. 

Bernardo, Bruno César e Juninho pertencem a mesma posição, isto é, ninguém sabe ou pode precisar se são atacantes ou meio-campistas! Eles são, de tudo, um pouco!

Bruno César necessita, apenas, melhorar seu estado físico para merecer a titularidade, porque jogar bola ele, também, sabe! 

Aliás, de vez em quando eu fico pensando se boa parte de nossa vulnerabilidade e de nossos maus resultados não decorre de nossa dificuldade em preparar atletas e dar-lhes o devido suporte.

Francamente, imagino e suspeito que existe algum "dengo" ou imperfeição em nossos departamentos fisiológico e médico.

Há quase 50 anos acompanhando o futebol profissionalmente,  eu nunca vi um time ter tantos atletas com contusões musculares quanto o Palmeiras. Anos e anos, a fio!

Sem querer fazer terrorismo promover injustiças ou culpar ninguém, entendo que a diretoria deveria fazer uma inspeção técnico-investigativa, e uma averiguação séria nesse sentido!
.... 
Este deve ser o time que Dorival vai mandar a campo hoje à noite contra o Goiás:

Deola; João Pedro, Lúcio, Victorino e Victor Luis; Renato, Josimar e Juninho; Allione, Diogo e Cristaldo.

OBS: Se não conseguir jogar com a bola no chão em tabelas de velocidade e de envolvência, esse time de Dorival terá poucas chances diante do Goiás.

IMPORTANTE: Estaremos privados do importantíssimo jogo aéreo e, se chover vai ser difícil por a bola no chão. 
A rigor, só vamos ter um cabeceador mais apto, Lúcio, e, nenhum outro mais, nem Vitorino que é um zagueiro muito baixo!

IMPORTANTÍSSIMO: Dorival está inquieto e, em vez de passar confiança aos jogadores com a manutenção de um time base, altera o time jogo a jogo, ao sabor dos resultados. Isso é péssimo! 


Eis a minha sugestão de escalação:

Deola, João Pedro, Lúcio, Nathan e Victor Luíz. Renato, Josimar, Allione, Diogo e  Bernardo (Bruno César). Henrique!

Com esse time, entendo, o Palmeiras teria muito mais chances de retornar a São Paulo com uma importante vitória!

Em todo caso, como não sou o dono da verdade, quero ver como o time "vai mandar em campo", se é que vai, um time leve, pequeno e, exclusivamente, veloz que Júnior colocará em campo diante do Goiás, no melhor estilo Gareca.

VOCÊ CONCORDA COM A ESCALAÇÃO DE DORIVAL JÚNIOR?

OU ESCALARIA OUTRO TIME PARA DERROTAR O GOIÁS?

COMENTE COMENTE COMENTE  

12 Comentários:

  • Às 21 de setembro de 2014 às 08:47 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides. Meu nome é eduardo, de sumaré-sp, e discordo da sua opinião quanto a escalação da zaga do palmeiras. Visto a posição atual na tabela, é arriscado ter tres garotos na zaga. O risco de falha é grande e pode ser fatal. Olhe o exemplo do nosso goleiro. Com falhas bizonhas enterrou o palmeiras

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 09:53 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Prezado Eduardo

    Valeu Edu. Gosto que vc discorde mesmo pois esse é o objetivo do blog, isto é, discutir futebol.

    Respeito (muito) a sua colocação, mas reflita que, com toda a experiência Vitorino falhou, clamorosamente contra o Flu, vc se lembra. Já, entre os meninos, nenhum deles falhou até agora!

    Fosse a falha de Vitorino cometida por um garoto e o mundo iria cair,fazendo voltar os velhos temas consagrados por Avalone de que os garotos tremem, que a camisa pesa e outras baboseiras.

    É de uso no Palmeiras que para um veterano sempre haverá maior flexibilidade em face de seus erros em campo.

    Precisamos acabar com essa cultura no Palmeiras, segundo a qual os garotos tremem e que a nossa camisa pesa.

    Vitorino, como se tudo não bastasse, é um zagueiro sem altura e sem velocidade.

    Hoje, então, teremos dois zagueiros (em vez de um só como deveria ser) sem condições de jogar na antecipação, só na sobra. Ele, e Lúcio. Isso é muito perigoso.

    O fator altura, de Minelli, é importantíssimo e fundamental nos dias de hoje e o time que Dorival está colocando em campo, parece-me muito baixo.

    Um abraço a você e a todos os palmeirenses de Sumaré. Há muitos anos, nem sei se você era nascido, prestei serviços aí em sua terra à Rádio Nova Sumaré para o inesquecível Nadir Roberto. A gente cobria Ponte e Guarani (AD)



     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 12:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides, claro que lembro, a rádio ainda existe. Tenho 54 anos e nasci aqui em Sumaré. Sou ferrenho torcedor do Verdão e gosto muito dos seus comentários, em especial, sobre o valdivia. Um grande jogador, pena que perdeu o seu comprometimento com o Palmeiras. Se não fosse isso estariamos lá em cima na tabela. O time não é ruim mas falta um maestro, e temos nele, o melhor jogador em atividade no Brasil, pena que não quer jogar. Um abraço Alcides, voce é um profissional e tanto.

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 19:12 , Anonymous Nei Verde disse...

    .....4 X 0 Goias, fecha essa merda, pelo menos para de fazer vergonha, ou abre o c... do Nobre e tira la de dentro o Henrique, o Barcos, o A.Kardec...O Palmeiras não merece isso...,
    Mas quem ressuscita Deola, Wendel, Juninho, Vitorino....., pretende o que..?
    Cade a torcida do Bloco de Carnaval, para acampar em frente a casa do mofadinha nobre....

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 19:17 , Anonymous Saconni Cheio disse...

    Time de amadror! Da presidência ao centroavante.
    Isso que da pensar em $$$$$$, e não em manter no time o que funciona.
    Ridículo, vexatório e burros.
    Impossível um dia imaginar que passaríamos por algo assim.

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 20:12 , Anonymous Nei Verde disse...

    Nesse atual Palmeiras, tem muito pouco HOMENS, e muito menos Palmeirenses.

    Nesse momento os diretores renumerados devem estar contratando seguranças, e esquematizando, para os babacas saírem direto do avião para o ônibus.., não tem culhões para sair pela portão oficial do aeroporto.

    Ainda bem que o Goias teve respeito ao antigo Palmeiras e a camisa e não enfiou uns vinte....


     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 20:14 , Anonymous Nei Verde disse...

    Vendo a expulsão do Valdivia contra o Flamerda, e o Alione hoje, vem a certeza que estamos sem comando nenhum..., o dono desse time deve estar em algum Rally..

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 20:32 , Anonymous Marco disse...

    Infelizmente você estava certo Alcides.
    Zaga centenária para jogar contra um time de garotos.

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 20:43 , Anonymous Marco disse...

    Para a sequência do campeonato foi melhor dar esse vexame do que perder de 1x0.
    A diretoria que até então achava que tudo iria se resolver normalmente terá que tomar atitudes.
    O time do Palmeiras não tem o menor equilíbrio emocional e se perde sozinho.
    O Goiás não teve culpa pela vitória.

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 21:38 , Anonymous Marcelo Palestra disse...


    Demissão sumária e imediata de Dorival!!!

    Eu fui um dos poucos a contestar a contratação de Dorival, concordando plenamente com a linha de raciocínio do Alcides!

    Ele não era a melhor opção e TIVEMOS O EXEMPLO DISSO NO JOGO DE HOJE.

    Contratação urgente de 03 ou 04 jogadores de ponta e um técnico capacitado e motivador( Emerson Leão, Jair Picerni, Cuca ou Renato Gaucho)

    Só isso pode nos livrar do terceiro rebaixamento.

    Se não fizerem isso( o que eu acredito que vá acontecer, porque não existem homens com colhões em Palestra Itália) VAMOS NOVAMENTE A SÉRIE B.

    VÃO PARA O INFERNO, TODOS VOCÊS,DA SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO, MALDITOS MESQUINHOS QUE TRANSFORMAM O MEU PALMEIRAS EM UMA PIADA E SACO DE PANCADAS!!

    MALDITOS DESGRAÇADOS!!

    VOCÊS SÃO UMA VERGONHA!! NÃO SÃO PALMEIRENSES E NÃO MERECEM NENHUM CARGO DIRETIVO, REGALIA, CARTEIRINHA DE DIRETOR OU CADEIRA DE CONSELHEIRO!

    CHEGA!! BASTA!!!

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 22:20 , Anonymous Marco disse...

    O blog publicou um texto após o jogo de hoje e no final escreveu o seguinte:

    O Palmeiras hoje é menor que o Palmeiras de ontem e muito menor que o Palmeiras de 21 de janeiro de 2013. E os 6×0 deste domingo podem doer a todos os palestrinos, como dói a nós, do 3VV. Mas o resultado é apenas consequência dessa incompetência que devastou o Palmeiras nos últimos 18 meses.
    ============================
    Entrei nos comentários e escrevi a seguinte mensagem:

    A incompetência não devasta o Palmeiras há dezoito meses. Lamentável o oportunismo político deste momento. A incompetência devasta o Palmeiras desde 1978, quando o Sr. Mustaphá passou a dar as cartas no clube. Estamos nessa situação porque todas as alas políticas que transformaram o Palmeiras em local de briga de galo são farinha do mesmo saco. Hoje, teria sido muito pior uma derrota por 1x0, pois nossa incompetente diretoria, como todas as anteriores que tivemos, acharia que tudo se resolveria normalmente. O vexame de Goiás obrigará nossos amadores dirigentes a tomar atitudes fortes para tentar recuperar o comando sobre o futebol, se é que já tiveram comando. O Palmeiras, há muito tempo perde para si mesmo dentro e fora de campo. O time do Goiás que jogou hoje garante que não teve a menor culpa pela vitória.

    =======================
    Marco você tem coragem de falar em oportunismo político? Faz o seguinte, sai desse site e não volte mais. Chega!!!! Você e outros como você só sabem falar da porcaria da política e do oportunismo político. O 3VV vem pregando no deserto há 7 anos e você tem coragem de chamar esse pós jogo de oportunismo político? Esse foi seu último comentário nesse site. Desapareça daqui. Estamos fartos de críticos como você que só veem "oportunismo político" quando é crítica a esse Presidente e sua trupe. Quando era contra Tirone, contra Belluzzo ou contra outros, vocês adoravam o post. Chega. Abraços e passar bem.

     
  • Às 21 de setembro de 2014 às 22:28 , Anonymous Marco disse...

    Lamentável e ao mesmo tempo preocupante a resposta do administrador do 3VV que não só bloqueou meus comentários, como retirou outros sobre aspectos do jogo e do campeonato. Lamentável e preocupante porque são pessoas com essa mentalidade pequena, mesquinha, limitada que podem assumir posições de destaque no Palmeiras ou mesmo se tornarem formadoras de opinião dentro do clube.
    A reposta do administrador foi tão infantil, que usou como argumento situações que ele imagina, pois na época do Presidente Belluzo eu praticamente não participava daquele blog. Mesmo quando Tirone era presidente, eu escrevia muito pouco por lá e mesmo assim o limitado administrador tirou suas conclusões. Deve ter um banco de dados com acesso imediato para verificar o que achei e escrevi em todo esse tempo.
    A dedicatória do Marcelo Palestra, escrita no comentário acima, para a situação e oposição parece ser a mais adequada.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial