Observatório Alviverde

21/11/2014

O PROCEDIMENTO CORRETO QUE NOBRE NÃO TEM CULHÕES PARA FAZER!





Roupa suja, lava-se em casa, mas quando transborda ou ultrapassa a capacidade do cesto, faz-se uma grande trouxa, se atira pela janela no despejo ou no quintal a fim de manter limpo o ambiente.

O Palmeiras chegou a esse ponto, mas Nobre,  mal orientado, desnorteado e desprovido de ousadia, não implementaria uma ação drástica como a que vou propor, de completo rompimento com o presente infausto, infeliz e desafortunado que persegue o Palmeiras.

Fosse eu o presidente, Dorival viajaria, sim, amanhã! Não a Curitiba, mas, para Araraquara, e, se lhe interessasse assistir ao jogo, que o fizesse pelo pay-per-view! 

Mas, assinaria, Dorival, o pay-per-view? Creio que não e explico porquê!

Se assinasse, conheceria, mesmo antes de assumir, o time do Palmeiras, que, ficou provado, ele não conhecia.

Digo isso porque, se conhecesse, ao solicitar reforços,  não teria indicado um goleiro desconhecido que nunca irá jogar e um volante de contenção que não consegue ser titular!

Teria, sim, exigido as contratações de um armador e de um atacante, necessidades prementes da equipe e fatores primaciais da degringolada palmeirense, na iminência de acontecer (Que Deus nos livre).

Como se tudo isso não bastasse, a sua desatualização tática é flagrante, e está mais na cara do que verruga. 

Ipso facto, (ele parece um técnico do tempo do latim), isto é, em razão disso, não seria nenhum exagero afirmar-se que Dorival não passa de uma inútil verruga cravada na face palmeirense, isto é, algo que só enfeia, atrapalha e não serve para nada!

Na qualidade de presidente, sem qualquer receio, medo, dúvida ou temor, eu não hesitaria!  Entregaria, incontinenti, a Valentim o comando da equipe, nesse jogo que define a permanência do Palmeiras na elite!

E o faria, em caráter de urgência urgentíssima, enquanto o Palmeiras ainda pode lutar "per si", sem depender de ninguém mediante seus próprios resultados, com Valdívia, sem Valdívia, de preferência, com ele, mas, se necessário, sem ele!

Seria um importantíssimo procedimento de ordem psicológica, autêntico choque de gestão, gerando um fato novo e motivador que tenderia a elevar o moral de um elenco desmotivado, desgastado pelo próprio presidente em entrevistas intempestivas anunciando, fora de hora, cortes para 2015. 

Quem vai se esforçar ou dar o sangue pelo clube se sabe que está na marca do pênalti, na iminência de ser dispensado?

Mas, saberia, o que, Nobre, acerca disso, ele que não é do ramo e é neófito em gestão de futebol? 

Teria, ele, suficientes culhões para tal procedimento? 

É óbvio que não pois Nobre, lamentavelmente, segue rezando pelo superado e vetusto alcorão do turco aquele que acha que, no mundo, só existem cifrõe$$$$$$ e que, se pudesse, alteraria a razão social do clube para $ociedade E$portiva Palmeira$!

Quando do primeiro rebaixamento em 2002, após dispensar todos os jogadores de marcação (Magrão, Claudecir e outros) a quem Avalone e a mídia, impropriamente, chamavam de brucutus, o turco não deu a Levir Culpi,  o único reforço pedido por ele na metade do campeonato, o veterano Djair.

Djair era um jogador, tecnicamente, completo, que daria ao Palmeiras aquilo de que o time fora carente durante toda a extensão do campeonato:um volante, ao mesmo tempo, de contenção e de armação, de ótima chegada ao ataque, poder de arremate, exímio batedor de faltas, como se não bastasse a sua incontestável liderança.

Além de não investir no reforço, o turco, depois, não substituiu o próprio Levir, desgastadíssimo, indisposto com vários jogadores do elenco na reta final da competição. 

Imóvel, estagnado e inerte, imaginava, certamente, o otomano quanto economizaria no ano seguinte se o clube viesse a disputar a segunda divisão.

Por isso, jamais cogitou de remeter a famosa "mala branca" aos clubes que enfrentaram os concorrentes diretos do Palmeiras naquele ano. Deu no que  deu!

Sabe, por ventura, Nobre (se não souber, fique sabendo), que quando dos jogos derradeiros da competição, os jogadores líderes, até dentro de campo, negociam e combinam resultados, por amizade ou por grana, nos jogos em que os times ameaçados pelo descenso sustentam contra equipes que não têm mais ambições e nem estão disputando nada?

Se perder para o Coritiba, ou mesmo empatar, o Verdão passará, arriscadamente, perigosamente, lamentavelmente, a depender de outros resultados para sobreviver na elite.

Paralelamente, se a mala branca (recurso a ser adotado, não sejamos hipócritas) não correr e rolar (em sigilo e realidade), time algum correrá em campo para livrar o Palmeiras do descenso e, sim, para rebaixá-lo.

A propósito da dispensa de Dorival, que, está provado, não deu certo, quero dizer ao nosso Nobre presidente que "quem não arrisca, não petisca e quem não ousa não alcança ou realiza"! 

Bem melhor seria arriscar tudo no domingo, sob um contexto de novas e melhores perspectivas, do que insistir em trilhar velho e rotineiro caminho das más performances e das derrotas, mais uma vez aberto a nossa frente.

O momento grave pelo qual passa o Palmeiras circunscreve a solução a duas alternativas: 

o retorno de Valdívia ou a superação de uma equipe pinçada de um elenco gigantesco que chegou a esse ponto porque Dorival não teve peito e visão para enxugá-lo, que, hoje, dividido em guetos, é limitado em campo, e, fora dele, acéfalo, anárquico, estéril e improdutivo. 

Alguém apontaria outra ou outras alternativas de solução?

Livre da presença inútil do atual treineiro, com Valentim ou qualquer outro, se o Palmeiras for derrotado pelo Coxa, a quota de críticas e achincalhes que sofrerá Nobre, não será maior ou menor do que se perdesse com a presença de Dorival.

Fica claro, porém, que, com Valentim, ao menos de omissão Nobre não poderia, jamais, ser acusado, da mesma forma que, caso o lance de ousadia viesse a dar certo, ele, certamente, se consagraria e recobraria o prestígio perdido.

Tivesse, Nobre, esse arrojo e essa coragem, como um lance final desse poker de tantos lances em que não temos mais as cartas que tivemos há duas ou três rodadas, que nos proporcionariam um imbatível Royal Flush, tentaria, agora, com um jogo mais modesto nas mãos, decorrente da mudança de treinador vencer ainda que fosse blefando .

Agisse, Nobre, assim, ninguém poderia criticá-lo pela medida, pois, muito pior, será, em nome de uma lógica administrativa ilógica, sem pé nem cabeça, manter um técnico fraco, que coleciona maus resultados, um atrás do outro e não consegue fazer, sequer, o time jogar com eficiência.

Sei, também, que se Nobre descesse do pedestal em que se aninha e tomasse a corajosa medida que propomos, a mídia cairia de pau e o criticaria, esculhambaria e ridicularizaria a atitude afirmando que este não era o momento para uma mudança de treinador e coisa e tal.

Que se dane a mídia porque além de não pagar os salários do treinador, age assim, secularmente, rotineiramente, com o Palmeiras nas boas e nas más escolhas.

Como o presidente, autor do erro crasso da contratação de Dorival, cujo perfil, se conhecia, -só ele e Brunoro não sabiam-  vinha na contramão das necessidades do Palmeiras, Nobre, neste momento, tem em mãos, a alternativa de tentar se redimir.

O que o Palmeiras está precisando, neste momento, é de união, arregimentação de elenco, motivação e, principalmente, de superação,  para um salto de qualidade de jogo que o conduza à insubstituível vitória que pode, evidentemente, advir, ainda que Dorival, com as suas irritantes fleugma e mesmice, esteja no comando da equipe.

Mas, nessas circunstâncias, quem não sabe, será muito mais difícil!

COMENTE COMENTE COMENTE

18 Comentários:

  • Às 21 de novembro de 2014 às 17:42 , Anonymous PTD disse...

    Carta aberta a Dorival Júnior


    http://www.verdao.net/noticia.php?n=13109

    Dorival,

    O Palmeiras Todo dia vem por meio desta manifestar insatisfação com seu trabalho e questionar alguns pontos que na nossa visão, e na visão da maioria de nossos milhares de leitores, ajudaram a recolocar o Palmeiras à beira do abismo.

    À época de sua contratação já imaginávamos que o Palmeiras sofreria, visto que seus últimos trabalhos apresentaram resultados sofríveis, mas admitimos que a partir da sua chegada o time evoluiu. Em comparação com o que tínhamos, porém, saímos do péssimo apenas para o muito ruim. E nas últimas quatro rodadas, o patamar regrediu, talvez até para um nível anterior ao péssimo.

    O Palmeiras não tem brio.
    O Palmeiras não tem esquema tático.
    O Palmeiras não tem jogadas ensaiadas.
    O Palmeiras não pode depender apenas do Valdivia.

    Entendemos que o Valdivia faz sim a diferença, mas na sua ausência, algo rotineiro desde 2010, é sua obrigação armar um esquema minimamente capaz para ao menos empatar as partidas, algo ridículo para a grandeza do Palmeiras, mas condizente com a qualidade do elenco e comissão técnica atuais.

    Não bastasse ter apenas em Valdivia sua estratégia de jogo, suas opções técnicas são no mínimo questionáveis.

    Por que o Juninho segue no time?
    Por que o Victor Luis segue improvisado no meio-campo se o clube contratou, a seu pedido, o Washington? (que foi bem contra o Grêmio)
    Por que insistir com Marcelo Oliveira?
    Por que o indolente do Wesley não deixa a equipe?
    Por que Bernardo, Bruno César e Mendieta nunca ganham chance?
    Por que Felipe Menezes?
    Por que utilizar Diogo, um atacante que não faz gol?
    Por que Henrique nunca é ao menos substituído?
    Por que não utiliza mais vezes o Allione?
    Por que o argentino Pablo Mouche, após marcar gols importantes, não ganha mais oportunidades?
    Por que Cristaldo quase nunca é escalado?

    As peças citadas acima como alternativas às suas escolhas não são um primor de qualidade técnica, mas poderiam representar um fato novo à equipe, algo que deveria ter sido pelo menos testado após o desempenho ruim diante do Bahia, mesmo com a vitória.

    Como diz o ditado, errar uma vez é humano, insistir nele é burrice. No seu caso está superando esse nível, pois de forma inexplicável não promoveu uma única alteração tática nas partidas contra Atlético-MG, São Paulo e Sport. Além disso, insistiu nas peças. Parece que o seu critério para escalar o Palmeiras é por grau de ruindade.

    O rebaixamento bate à porta. Você de certa forma nos ajudou a manter a cabeça fora da água, mas suas escolhas nas últimas rodadas nos recolocaram em situação delicada. Ainda restam três rodadas para tentar evitar o maior vexame da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, e isso só não acontecerá se o time for completamente outro, tanto em atitude, quanto em tática e técnica.

    Dependemos do seu bom senso para tentar evitar o pior. Não estamos pedindo muito, não?

    Palmeiras Todo Dia
    O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!

     
  • Às 21 de novembro de 2014 às 18:56 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    A idéia do Alcides só daria certo se, além demitir o Dorival, também dispensasse Wesley, Marcelo Oliveira, Juninho, Felipe Menezes, Diogo, Bruno, Deola, Weldinho, Bruno Cesar e Renato. Essa corja toda! Mas, ao invés de deixar o Valentim, contrataria ou o Jorginho Cantinflas ou Jair Picerne, pois todos os 2 conhecem muito bem o Palmeiras. E o Jorginho já provou várias vezes que eh um excelente técnico para o curto prazo.

     
  • Às 21 de novembro de 2014 às 20:28 , Anonymous Anônimo disse...

    Além da mala branca, vlota do Valdivia e saída do Dorival, eu incluiria uma premiação por fugir do descenso.

    É triste querer premiar esse amontoado, mas é o que dá pra fazer. No último jogo, no Allianz Parque, espero que não precise baixar o preço, porque isso indicaria que o time estaria praticamente rebaixado.

    O meio de campo está uma avenida. Eu tiraria o menino da vila e colocaria alguém de marcação. Jogaria c/ Valdivia e outro meia que não seja o Felipe Menezes.

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 09:39 , Anonymous j.j disse...

    INCRÍVEL O ELENCO TEM 40 JOGADORES E NÃO SE CONSEGUE 11 QUE REPRESENTEM BEM.
    A DEIXA DOS JOGADORES PRA SAÍDA DO DORIVAL FOI CONTRA O SPORT TODOS VIRAM.

    A VERDADE É QUE ESSES MALDITOS TREINADORES NA SUA MAIORIA NÃO VALEM QUANTO PESA!... IMAGINEM OS SENHORES SE
    PRA DISPENSAR O DORIVAL A MULTA FOSSE GRANDE!...

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 11:47 , Anonymous Marco disse...

    Caso o Dorival Jr insista em escalar o Felipe Menezes, a diretoria do Palmeiras tem a obrigação de tira o Dorival Jr do comando, literalmente com um pé na bunda, dentro do vestiário.

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 13:34 , Anonymous j.j disse...

    ACHO QUE O ALBERTO VALENTIN TERIA FEITO MELHOR QUE O GARECA E O DORIVAL JUNTOS.
    LEMBRO COMO HOJE O DIA EM QUE TROCARAM
    JORGINHO PELO DESGRAÇADO DO MURICI QUE GANHOU A MAIORIA DOS CAMPEONATOS NO APITO E ALGUNS NO APITO AMIGO BAMBI.
    ESSE LANCE DE TREINADOR DE "GRIFE"NÃO TEM FUNCIONADO VEJO OS TREINADORES LEVANDO BOLA NAS COSTAS: LUXA-FELIPÃO-
    MURICI-MANO ETC.

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 13:59 , Anonymous j.j disse...

    CHEGA DE TREINADORES VELHOS,BARRIGUDOS,
    MILIONÁRIOS QUE JÁ DEVERIAM TER PARADO.
    VOTO ALBERTO VALENTIM TREINADOR!

    ESSES VELHOS E MERCENÁRIOS GORDOS TREINADORES SÓ LARGAM O OSSO QUANDO UM
    A.V.C DA SINAL DE ALERTA! patifes!...


     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 15:12 , Anonymous Nei Verde disse...

    -Só nos resta pedir a DEUS, pensamento positivo, e torcer muito para nossos adversários perderem seus jogos, porque se ficarmos na dependência desse atual Palmeiras (diretores, comissão técnica e jogadores), não temos a menor condição administrativa, competência, equilíbrio e nem futebol para conseguir resultados positivos nos três últimos jogos...!
    SE DEPENDER DE TER Q GANHAR ALGUM JOGO CAI...!!!
    Eu particularmente já estou calejado com essas situações, tenho muita dó de meu filho, que vai sempre dormir triste, e reclamando da gozação dos amigos na escola, e eu já não sei mais o que dizer...!

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 15:35 , Anonymous Anônimo disse...

    O pior de tudo não é o rebaixamento que pelo elenco e empenho dos jogadores e comissão técnica é fato. A grande palhaçada é sim estar entre os quatro piores times do Brasil, isto que me deixa puto da vida, será que não enxergam que times como flamengo, sport, ou seja: todos estes e abaixo na tabela tem elenco pior que o nosso? A diferença está na dedicação e empenho, comando que estes times tem, o nosso dá raiva, vejam entrevistas do Dorival, dá vontade de ir embora!!! Raciocínio às vezes é interrompido, a que fim conseguimos chegar...não é para qualquer um não. Como disse amigo acima, se escalar Menezes novamente tem que apanhar este técnico safado e fdp. Que os deuses tenham pena de nós, pobres torcedores do verdão.

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 15:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Perdendo amanhã pode jogar a toalha e começar a pensar sério na série B, o mais revoltante de tudo é aguentar a gozação, time fdp e que todos os dirigentes e comissão técnica vão para pqp, sem exceção!!! Chega de palhaçada e zombaria com nossas cores, respeito ao clube e torcedores é o que exigimos!!! Seus incompetentes disfarçados de atletas e treinador.

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 17:14 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    SÓ EXISTE UM CULPADO POR ESTA SITUAÇÃO!!

    É O ATUAL "PRESIDENTE" O QUAL RECUSO-ME A PRONUNCIAR SEU NOME!!

    Ele montou este time, ele contratou os jogadores que ai estão, e trouxe um "Kleina para substituir outro"

    Ele não tomou providências contra as arbitragens, ele não peitou a imprensinha e a globo, ele tomou chapéu de nosso mais odiado adversário que tomou um jogador importante ao elenco.

    Notem que ele dá preferência para técnicos submissos,e de pouca personalidade( Gareca também é assim)

    Porque será?

    Seu "estoque" de "cagadas" é imenso, e não é preciso mais citá-las!

    Todo palmeirense de bom senso, sabe de trás para a frente, todas as idiotices e desastres administrativos que este sujeito já fez em pouco menos de 02 anos!

    POR ISSO ESTAMOS NESTA SITUAÇÃO, E NÃO BRIGANDO POR TÍTULOS!

    Não adianta culparmos Dorival e os jogadores. ELES NÃO SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS!

    FALTA COMANDO,COMPETÊNCIA, INTELIGÊNCIA, VONTADE, VERGONHA NA CARA E COLHÕES!!

    TUDO O QUE ESTE PRESIDENTE NÃO TEM!!

    Porém, sobra empáfia, arrogância, prepotência ao sujeito!!

    ELE NÃO VAI MUDAR ABSOLUTAMENTE NADA!!

    Teve tempo e condições para isso, e não o fez!!

    Só nos resta rezar e torcer para que os adversários diretos da degola acabem se matando entre si!

    NÃO VEJO O PALMEIRAS SOMANDO OS PONTOS SUFICIENTES PARA ESCAPAR SOZINHO DO REBAIXAMENTO!!

    MALDITO!! MIL VEZES MALDITO!!

    NÃO EXISTE DESCULPA PARA ESTE SUJEITO!!

    VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 18:12 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    Valdívia viaja agora pra Curitiba. Passou no teste e está liberado? O certo seria jogar com 3 zagueiros amanhã, o Lúcio de líbero

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 18:20 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    A diretoria eh tão incompete que, ao invés de esconder a escalação do Valdívia, faz logo alarde!

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 19:35 , Anonymous Anônimo disse...

    Diretoria incompetente e vendida.

    Nailton concordo com vc.

    Amanhã eu colocaria o seguinte time:

    Prass, Nathan, Lucio e G.Dias;
    J.Pedro, Washington, V.Luis e W.Matheus;
    Valdívia e B.Cesar;
    Cristaldo e Bernardo ou Allione.


    Dinho Maniasi

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 19:48 , Anonymous Anônimo disse...

    Concordo em parte com o Marcelo Palestra, porém vendo esse estádio maravilhoso, moderno, que conseguimos de forma correta, nota-se o quanto é antiquada a própria administração do clube.

    Sim, tivemos momentos de lucidez, como quando fechou com a Parmalat, e agora com uma construtura. Isso serve de exemplo até para nossos adversários ou até para outros setores.

    Coincidência ou não, desde que alguns merdas tomaram a administração do clube, dizem que foi nos anos 1970, nunca mais fomos os mesmos. Exceto na época da Parmalat. Quando a parceria acabou, o clube voltou àquele momento anterior de passar aperto e envergonhar seu torcedor.

    Vivemos esse momento há uns 14 anos. Um Paulista, uma Copa do Brasil e acho que só. Isso é incompatível com a história do clube. Sei que os times têm momentos e o nosso é de baixa, porém se bem administrado, é possível ser competitivo sempre.

    Então o problema vem de dentro. Seja quem está comandando há 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 anos.

    Citei acima 2 características das quais nos orgulhamos e demos o exemplo. Agora chegou a hora de tomarmos os exemplos dos outros.

    Não conheço bem as histórias dos outros clubes, mas vejo que há mais participação e transparência. Precisamos abrir essa caixa preta que é a administração do clube. Um time dessa grandeza não pode ficar refém de turcos, italianos e brasileirinhos de mentalidade mesquinha que ali estão.

    Temos torcida, temos estádio, não temos um time, não temos dirigentes, não temos administração, situação é maléfica, oposição idem.

    Podemos lembrar de vários dirigentes gambás e bambis que realmente defendem o clube, o time. No Palmeiras, cada dirigente defende o seu queijo. Bando de ratos!

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 22:57 , Anonymous Marco disse...

    Paulo Nobre, Pescarmona, Belluzo, Mustaphá, Tirone, Felipão, Dorival, Kleina, Wesley, Felipe Menezes, Brunoro, Cipullo, nomes e mais nomes, todos passam, mas O PALMEIRAS FICA.

    Não podemos cair. Primeiro a salvação do Palmeiras.

    Vamos deixar o ódio de lado e pensar na sobrevivência da instituição.
    O prazer de ver um desafeto derrotado jamais poderia superar o interesse maior que é o Palmeiras.

    O que foi feito de errado todo mundo sabe e não pode ser apagado, mas agora é hora de lutar pela vida do clube, fato que no Palmeiras tem sido segundo plano há muito tempo.

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 22:58 , Anonymous victor tredenski disse...

    O PALMEIRAS SÓ VOLTARÁ A RESPIRAR

    SEM O USO DA ''OXIGENOTERAPIA''

    QUANDO AQUELE TURCO MALDITO

    AQUELE CHUPADOR DE ROLA

    AQUELE PAU NO ANUS

    LARGAR O OSSO

    DEIXAR O PALMEIRAS EM PAZ

    ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECER

    O PALMEIRAS PERMANECE ''TRAQUEOSTOMIZADO''

    PODE VIM DUAS PARMALAT´S, 5 WTORRES E O ESCAMBAU

    O PROBLEMA É O TURCO

    O RESTO, O RESTO É RESTO...........

     
  • Às 22 de novembro de 2014 às 23:04 , Anonymous Marco disse...

    Se o presidente foi incompetente para montar esse elenco, a cagada já está feita.
    O time é esse, o elenco regularmente inscrito é esse e não pode ser alterado.
    Nos jogos contra Coritiba, Internacional e Atlético PR só poderemos utilizar quem está inscrito.
    Para o próximo ano é outra história, agora deve ser prioridade total a salvação do time.

    O inferno está cheio de gente com razão e ter razão nas criticas agora não mudará a atual realidade.

    Tudo o que puder ser feito de prático e objetivo para salvar o time deve ser feito.
    Depois, discute-se o resto!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial