Observatório Alviverde

09/06/2015

POR TUDO O QUE ROLOU E ESTÁ ROLANDO, OSWALDO NÃO PODE, SEQUER, SENTAR-SE NO BANCO DO PALMEIRAS, NEM PARA FAZER SUA DESPEDIDA!












Quando apoiei, em primeira hora, a contratação de Oswaldo de Oliveira pelo Palmeiras, o fiz, menos por considerá-lo uma sumidade ou um gênio do futebol, mas por suas integridade, honestidade, e, principalmente, por seu temperamento calmo, sossegado, quase fleumático.

Mas, verdade seja dita, chego à conclusão de que aquilo que faltou ao Palmeiras nestes seis meses de embromação e de tanta perda de tempo, foi, efetivamente, um técnico de enérgico, de temperamento sanguíneo, motivador, que tocasse fogo no circo, a fim de retirar de lá de dentro os muitos palhaços contidos e acomodados que não merecem vestir a nossa sacratíssima camisa.

Não sou daqueles que consideram que Oswaldo está saindo tarde! 

Ele está saindo, -se estiver mesmo, como garantem os noticiários- em hora certa e apropriada. 

Seis meses foram suficientes e bastaram para mostrar que ele estava longe de ser o técnico ideal para um clube da têmpera do Palmeiras.

Porém, ao contrário da maioria, não reduzo o trabalho de Oswaldo à "subnitrato do pó de nada",  pois considero, muito mais, culpados do que ele, pelo quadro tenebroso que vivemos, o "remunerado" e o presidente.

Os dois mandatários máximos, ou, mais que isto, os dois donos absolutistas e plenipotenciários do futebol palmeirense, promoveram um show kafkiano de como não se deve fazer futebol, subvertendo, completamente, as prioridades.

O remunerado ainda não aprendeu -será que vai aprender?- que um time tem de ser montado com planejamento, sobre uma base pré-existente, independentemente de ser, ela, excepcional ou não. 

Tirante os dinossauros dispensados como Lúcio, Wesley, Egurem, Vitorino e outros, que não serviam para nada, muitos jogadores poderiam ser aproveitados em outros contextos.

Sei, perfeitamente, que a maioria permanece no clube, porém, de que adianta se está completamente desprestigiada?

Foi muito dinheiro, dinheiro demais jogado fora pelo novo e empolgado diretor de futebol...

Prass, Fábio, João Pedro, Nathan, Wellington, Vitor Luiz, Gabriel Dias, Tóbio, Allione, Mouche, Cristaldo, Marcelo Oliveira, Patrick Vieira, Gabriel de Jesus, Leandro, Juninho, o meio-campista, Felipe Menezes, Renato, Henrique seria a base a ser retocada com muito menos jogadores, porém de alta qualidade que ajudassem a dar respeito e dignidade ao clube e a desenvolver os jovens valores.

Em vez de contratar vinte e dois medianos, o Palmeiras deveria, prioritariamente, ter resolvido a situação de Valdívia, o jogador desequilibrante que a maior parte da mídia quer, porque quer, ver longe do Palmeiras.

En passant: um amigo da diretoria do Cruzeiro disse-me que Luxemburgo, o novo manager do Cruzeiro, tem telefonado frequentemente a Valdívia, com o objetivo de contratá-lo, tão logo termine seu contrato com o Palmeiras.

A partir da resolução do caso Valdívia, o Palmeiras deveria ter contratado de cinco a sete jogadores de nome e bola acima da média, montando uma estrutura forte que poderia, devagarinho, de acordo com as observações do treinador, ser preenchida pela rapaziada da base e por jovens promessas que fosse encontrando nos times de menor expressão. É assim que se monta um time!

Mas, interessaria, isso ao remunerado? Ou, apenas e tão somente as contratações e os holofotes? 

Será que ele ainda não sabe que o futebol, simbolicamente, uma edificação que se começa a construir pelo telhado, contratando, em primeiro lugar, os atacantes, (se possível, em número maior do que se contrata, de hábito) e só depois se parte para as outras posições de maior oferta e mais fáceis de serem adquiridos?

Contratar goleiros, laterais, beques, volantes de contenção e até meias de razoável condição técnica se contrata com facilidade, porém, atacantes, nem com muito dinheiro na mão. 

Em razão disso os times têm que ficar de olho no mercado e antecipar-se contratando as promessas! Detalhe: Mattos acertou em cheio na contratação de Leandro que, em um esquema de jogo mais inteligente pode prosperar e acertar. 

Fica claro, também, que os clubes não podem contratar, exclusivamente, jogadores indicados pelo treinador, pois, além de incrementar a formação de panelinhas, gera um ambiente de ondas dentro do elenco. 

A bem da verdade, há que se destacar, porém, que as indicações de Oswaldo, em relação às escolhas de Mattos, foram muito superiores. 

Para que não se deprecie injustamente, a contribuição de Oswaldo, basta dizer que ele trouxe Lucas, Gabriel, Rafael Marques e Aranha (bom goleiro apesar das críticas) e lutou, abertamente, até quanto pode contra o amor-próprio de Mattos e o orgulho de Nobre pela renovação de Valdívia.

Ainda não está definido o nome do novo treinador, mas aqui em Belo Horizonte, o mesmo diretor do Cruzeiro que passou-me a informação  dos contatos do clube com Valdívia, garantiu-me que Marcelo Oliveira já acertou tudo (salários, inclusive) com o Palmeiras e que a confirmação da contratação é mera questão de horas.

É evidente que apesar da credibilidade que me merece esse prócer, eu fico, sempre, na expectativa e só passarei a acreditar que Marcelo estará contratado assim que o Palmeiras confirmar, oficialmente.

Mas uma coisa é líquida e certa. Não existe mais clima para que Oswaldo venha a sentar-se, novamente, no banco do Palmeiras.

Nem para se despedir!

COMENTE COMENTE COMENTE





32 Comentários:

  • Às 9 de junho de 2015 às 10:14 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Alcides, não sei se o pior é tudo que descreveu com maestria em seu texto ou somos nós que continuamos a acreditar em papai noel, coelhinho da páscoa, etc.
    Realmente fico me questionando, às vezes acreditando no inacreditável!!! Talvez na expectativa e sonho, em voltarmos a ser o time que sempre fomos, sorrir por ser verde e branco e nada mais....
    Deixo-me iludir por canalhas e pilantras fazendo uso do coração e nunca da razão, até o dia em que darei um basta, deixando de ser sócio torcedor e não mais frequentar os campos de futebol...não demorará muito.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 10:25 , Anonymous Marcelo I disse...

    Muito bem Alcides,

    Primeiramente concordo com a saída do Oswaldo. Ele não conseguiu dar um padrão de jogo e acabar com o estado letárgico que se encontra o nosso Palmeiras.
    Sem entrar nos detalhes que expôs, parto da parte psicológica que se abateu ao Palmeiras.
    A torcida parece que só quer tirar fotos, tirar self e achar bonito o estádio, não está em sintonia com o time. Vejam o A. Paranaense como exemplo. A torcida incentiva o tempo todo, transforma aquilo num caldeirão, isso está faltando ao Allians park.

    Os jogadores não estão com ânimo para jogar. Por que? Tem uma diretoria omissa que não se manifesta contra as mais diversas injustiças que a mídia e árbitros nos impõe.

    Os jogadores estão se omitindo até de bater para o gol, pois sentem que tem uma diretoria que não apoia um jogador em fim de contrato, o mais habilidoso, qual jogador não quereria jogar com um craque?

    Sem falar, nos três atacantes definidores que oswaldo pediu e não ganhou...

    Oswaldo não conseguiu, outro conseguirá mudar?

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 10:46 , Anonymous Marcel SEP disse...

    Concordo com a sua teoria, porém concordo tbm que o Mattos conseguiu com as 21 contratações recuperar o ânimo desgastado e a "grandeza" do Palmeiras frente a mídia e rivais... Oswaldo deveria fazer esta transição, tentou no começo com M.Leite e Mendieta de titulares além dos argentinos, mater a base de 2014 mas, frente as críticas recebidas, desistiu, inclusive da base, que foi a única coisa boa de 2014... Ele apagou o João Pedro e o Nathan e ainda queimou o Renato... Gabriel Jesus, não tivesse o apoio da torcida, estaria queimado tbm, escalado sempre no sufoco.
    Oswaldo teve as chances que qualquer Kleina da vida saberia aproveitar, não duvido do caráter dele, mas ele deixou a prepotência aflorar e está morrendo com uma ideologia futebolística que só ele acredita que funciona.
    Mais 3 jogos e ele vai conseguir queimar, com este esquema furado dele, o Kelvin, Prass, CX10, Egídio e o já criticado V.Hugo

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 10:48 , Anonymous jj disse...

    SERÁ QUE MARCELO OLIVEIRA É O CARA!...

    UMA PERGUNTA QUE FAÇO A MIM MESMO.

    O TEMPO É O SENHOR!...e ele dirá!

    TREINADORES TÃO VELHOS NO OFÍCIO E VELHO NA IDADE APOSENTEM MALDITOS! ... OU ESTÃO ESPERANDO UM A.V.C PRA LARGAR O OSSO!

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 11:08 , Anonymous victor tredenski disse...

    EU ACHO QUE O OSWALDO, SE FOR DEMITIDO, VAI TARDE SIM

    MUITO TARDE

    ATÉ HOJE NAO DEU PADRÃO AO TIME

    ALIAS, NUNCA DEU PADRÃO A TIME NENHUM

    SÓ FOI CAMPEÃO NOS GAMBÁS GRAÇAS AO TIMAÇO, VERDADE SEJA DITA, MONTADO E DEIXADO POR LUXA

    GANHOU ALGUNS TITULOS NO JAPÃO, QUE COM TODO O RESPEITO AO FUTEBOL JAPONES...

    E UM OBSCURO E NADA EDIFICANTE CARIOCA-2013

    COM O VASCO EM FRANGALHOS, O FLA-MERDA DEVENDO PARA MEIO-MUNDO E TODO MUNDO E O FLUMINENSE DESMANCHADO POS-CONQUISTA DO BR-12 E COM A CABEÇA NA LIBERTADORES NAQUELE ANO

    EU AINDA ACHO QUE O PALMEIRAS TEM O TIME CERTO (NÃO DOS SONHOS, É CLARO)

    PARA O TECNICO ERRADO

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 11:12 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Marcelo Oliveira é um treinador novo, da "nova geração". Está em fase ascendente, e tem tudo para deslanchar no Palmeiras. Mas a melhor pessoa, aqui, para falar dele e de seus métodos, é o próprio Alcides. Tenho certeza que, confirmada a grande notícia, receberemos um completo dossiê desse treinador.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 11:18 , Anonymous TORCEDOR PONDERADO disse...

    Esqueçam, O.O. NÃO será demitido, tenho plena convicção disto, darão tempo ao tempo, na verdade correrão risco grande, com a torcida deixando de apoiar como vem fazendo.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 11:40 , Anonymous Marco disse...

    É, o Luxemburgo não entende nada de futebol!

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 12:25 , Anonymous Edson disse...

    OFICIAL:
    Deu na JP
    Osvaldinho foi demitido.
    Novos ares.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 13:23 , Anonymous Marco disse...

    Caso confirmada a contratação do Marcelo Oliveira, o discurso que deve ser usado pela direção palmeirense deve ser simples e objetivo.
    Você chegou a um clube que irá proporcionar a melhor oportunidade de se destacar e ser o principal nome a ser cogitado para a Seleção Brasileira.
    Não existem opções de treinador fora as tradicionais, os nomes de sempre. Marcelo Oliveira trabalhou em Minas e no Paraná, agora chega a um centro maior e deve entender essa oportunidade.
    É o que espero da nossa diretoria em relação a passar para o treinador qual pode ser o horizonte dele.
    Precisamos de pessoas ambiciosas e com vontade de ser campeão. Chega dos bonzinhos!
    E time campeão não entrega de graça seu melhor jogador para um grande concorrente.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 13:38 , Anonymous Marco disse...

    FOX e Sportv, revoltados com a demissão do Oswaldo.
    Conclusão: Palmeiras acertou em cheio.
    Não vi a ESPN, mas não deve ser diferente.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 13:42 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Tenho a certeza de tres coisas com a vinda deste Marcelo Olivira:
    1) Time será muitíssimo bem montado e com esquema tático de jogo, sem dúvida alguma.
    2) Com entrosamento e companheirismo vindo do cruzeiro, Mattos dará o suporte que o técnico necessitar, já se conhecem.
    3) Com toda a certeza deverá se posicionar a favor da renovação do nosso único craque Valdívia, pois já havia indicado este ao cruzeiro, tempos atrás.
    Avanti Verdão!!!! Sem perder o foco.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 14:05 , Anonymous VERDE SEMPRE disse...

    Se confirmar a saída do O.O. vejo com preocupação a situação, pois antes dele acredito que jogadores tem a ver com a queda de desempenho do time, foi nítido isto nos últimos jogos.
    Tem muita coisa que não sabemos e são internas, com certeza.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 14:44 , Anonymous MestredosMagos disse...

    TÉCNICO IDEAL

    O Marcelo Oliveira já mostrou que sabe montar time em pouco espaço de tempo.

    Mas na minha opinião, o meu técnico preferido para esse elenco seria Mano Menezes.

    Mas desejo muita sorte e felicidade ao novo treinador.

    O Palmeiras tem um peso muito maior, muito diferente do Cruzeiro.

    Mesmo assim que seja bem vindo.

    Saudações.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 15:20 , Blogger BORGO disse...

    O time do Cruzeiro, campeão 2 anos seguintes, não tinha em seu elenco apenas jogadores desequilibrantes. Tinham jogadores inferiores que jogavam o necessário,e isto, devido à condição que o técnico lhes fornecia. Caso venha para o Palmeiras, não será diferente. Nosso elenco é muito melhor que a maioria dos clubes do Brasil. O que falta é ordem na casa. E tenho certeza que Osvaldo de Oliveira nunca foi o cara para colocar tal ordem. Seja bem vindo quem vier. Bye, bye Osvaldo.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 17:52 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Marcelo não deve vir, sabe que o buraco aqui é mais embaixo, pressão destas são para poucos, outro problema é a base salarial o qual está longe do que recebia no cruzeiro.
    Aguardem que virá outra PEREBA, na minha opinião, O.O. deveria permanecer.
    Quero ver a posição da torcida relativo ao jogo de domingo, será que irão ao Allianz Parque???

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 18:04 , Anonymous Marco disse...

    O Palmeiras já foi rebaixado e jogou fora competições pela demora em trocar de treinador, quando não existiam mais dúvidas de que não havia mais como ajustar os rumos.
    Desta vez, pelo menos, trocou após a sexta rodada com tempo de sobra para ajustar um elenco que tem várias opções e pode atuar em mais de um esquema de jogo.
    Para o baixo nível técnico do futebol brasileiro, o elenco do Palmeiras é mais do que suficiente para disputar o título.

    Geralmente, o torcedor do Palmeiras julga que ainda vivemos nas épocas das Academias ou no período Parmalat. Qualquer time abaixo daqueles não serve. O tempo passou e o futebol brasileiro mudou, mas ainda dentro do meio palmeirense isso não parece ser entendido.

    A troca de treinador era mais do que necessária, mas junto com ela o clube precisará adotar uma linha gerencial no futebol de maior seriedade, exigindo dos jogadores um desempenho compatível com o nome que eles têm e com os salários pagos, bem acima da média da maioria dos concorrentes.

    É preciso lembrar a todos eles que não enfrentamos o Barcelona e o Real Madrid e muito menos disputamos a Liga dos Campeões da Europa, disputamos o fraco campeonato brasileiro onde a grande maioria dos times é formada por jogadores de menor expressão ainda, mas que se esforçam por seus times.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 18:04 , Anonymous MestredosMagos disse...

    ALCIDES E DEMAIS COMPANHEIROS

    Estou escutando a coletiva do Osvaldo de Oliveira agora 18:00.

    Detectei que ele tinha problema com alguns jogadores, entre eles, Cleiton Xavier.

    Citou o exemplo da partida contra o Internacional no lance que originou um gol deles, dizendo que o Cleiton Xavier tinha acabado de entrar e não conseguiu sequer chegar na marcação, sem condições nenhuma de jogo.

    E todos sabem que o Cleiton reclamou publicamente que está em condição de jogo e precisa jogar mais.

    Estou escutando ainda, mas ele também disse que o trabalho foi interferido por ordem superior e deu a entender que não foi nem o presidente e nem o diretor que pediu a demissão dele.

    Por enquanto é isso.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 18:29 , Anonymous Anônimo disse...

    ALCIDES....A partir da resolução do caso Valdívia, o Palmeiras deveria ter contratado de cinco a sete jogadores de nome e bola acima da média, montando uma estrutura forte que poderia, devagarinho, de acordo com as observações do treinador, ser preenchida pela rapaziada da base e por jovens promessas que fosse encontrando nos times de menor expressão. É assim que se monta um time!
    ASSINO EM BAIXO AS SUAS PALAVRAS COM UM ADENDO, CONTRATAR SETE JOGADORES E NÃO AS MOÇAS QUE TEMOS NO ELENCO, POIS COMO TÁ NÃO DÁ.
    A CULPA NÃO CABE SÓ A O.O E SIM TAMBÉM AO ELENCO QUE VÊ O ADVERSÁRIO BATER A VONTADE SEM NENHUMA ATITUDE EM RESPOSTA.
    BONS TEMPOS DO TONHÃO, KLEBER, ARGEL...DENTRE OUTROS QUE NÃO DAVAM MOLE COMO ESTÃO DANDO TÓBIO, VICTOR HUGO, AYRTON ,AROUCA.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 19:47 , Anonymous Anônimo disse...

    Acho que pode colocar o nome Tobio na lista. Se machucou, não está em boas condições, etc.

    Espero que o elenco mude de atitude, não culpo só o OO. Também não vamos fazer caça às bruxas.

    Uma sensação que tenho há anos é que existem pessoas que consideram a SEP uma aposentadoria, um spa.

    Nesse ponto eu agradeço ao palmeirense, ativo no estádio, na internet, que exige alguma reação.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 20:12 , Anonymous Marco disse...

    Caso a opção seja por um treinador com currículo vencedor como Cuca ou Marcelo, toda a responsabilidade pelos resultados passará para os jogadores.
    Não poderão mais se omitir, pois se o treinador contratado é vitorioso, se os resultados não vierem, caberá ao elenco assumir a responsabilidade.
    Essa é a grande vantagem que poderemos ter a partir de agora.

    O comentário acima é perfeito sobre a questão do Palmeiras ser uma aposentadoria para muitos jogadores que chegam ao clube, encontram a melhor estrutura possível de trabalho, ganham muito bem e se tornam vagabundos, jogando para o gasto ou para menos que o gasto.

    Saber selecionar dentro do elenco quem tem vontade de vender, quem tem ambição e deixar de lado, dispensar que é acomodado, deve ser papel importante para o novo treinador e para a direção.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 21:33 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    Fox, ESPN, RGT, Lance... Estão todos INDIGNADOS com a demissão do Oswaldo! Quase todos os palmeirenses estão muito felizes com a troca do técnico. Está havendo uma comoção geral entre os jornalistas! Ao que tudo indica eles queriam que continuassemos sofrendo...

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 22:24 , Blogger Alexandre disse...

    O O.O. pode não ter agradado a maioria, a culpa dos maus resultados não é só dele, sujeito educado, nunca fez gestos obscenos á torcida, vide Vagner Love, Diego Souza e Valdívia,
    O Love depois de perder o penalty contra o Flamerda, pelo Br-09, na segunda- feira parou em um posto de combustível perto do Palestra e xingou alguns torcedores, ficou bravo com as cobranças feitas, já que o Palmeiras estava em queda livre no campeonato e tomou um piau perto de um banco,
    Diego Souza, Br-11, jogo contra os Patéticos goianiense, jogando mal, andando no campo, é substituido, mostrando o dedo do meio pra turma do amendoim, depois disso se acovardou e nunca mais jogou no Palmeiras.
    Valdívia, o queridinho da torcida, Liberta-13, jogo contra o Tigres da Argentina neste mesmo lugar, torcedores apaixonados viajam pra ver o Verde jogar, aquecimento do Palmeiras, o chileno é cobrado, pega no órgão genital e mostra pra torcida, imagem do globo esporte, time preparado no aeroporto pra voltar pra S.P.,o chileno se acovarda, e corre, sobrando pro Prass.
    Tem muito jogador folgado que jogou no Palmeiras, e neste elenco daqui a pouco, vai aparecer mais, não estão rendendo a fortuna que ganham.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 22:35 , Blogger Alexandre disse...

    Parabéns Osvaldo, sujeito correto e educado, fez o Palmeiras ganhar clássicos, boa sorte!

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 22:35 , Anonymous Anônimo disse...

    kkkkk
    Sem palavras!

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 22:39 , Anonymous Justo disse...

    A mancha não merece mais do que a genitália do Valdívia e de todos os palmeirenses.A mancha é uma escrotidão e quem defende escrotos escroto é.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 22:45 , Blogger Alexandre disse...

    O Felipão também mostrou o dedo do meio pra torcida em S.C. no Br-11, depois do Palmeiras tomar quatro do Avaí, os 7 a 1, foi a resposta e ainda deixou o Palmeiras na zona da degola em 2012.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 23:41 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Exatamente. Falo isso há anos. Fora daqui, e mais recentemente, AQUI. Mas existem bons jornalistas. Que nos apóiam sem interesses escusos. Devemos ser espertos e separar o joio do trigo. Acreditemos: o Pão será de grande qualidade. Semeamos bem. Falta-nos um bom Jardineiro.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 23:43 , Anonymous verde insuperável disse...

    E o jardineiro poderá ser Marcelo, Cuca ou Guto Ferreira, um grande treinador.

     
  • Às 9 de junho de 2015 às 23:47 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Respeito com o Felipao, companheiro, e também com todo o nosso passado vencedor. Quem ganhou títulos para o Palmeiras, tem habeas corpus eterno ! E até um Altar !

     
  • Às 10 de junho de 2015 às 09:17 , Anonymous Anônimo disse...

    bandido não é torcedor

     
  • Às 10 de junho de 2015 às 09:22 , Anonymous Anônimo disse...

    frouxo por correr de quadrilha kkkkkkkk

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial