Observatório Alviverde

07/06/2015

O CLÁSSICO DAS ÁRVORES ESTA NOITE EM FLORIPA!





Image result for FIGUEIRA 









Desnecessário afirmar que o Figueira, esta noite, mais do que simples árvore, será uma pedreira na vida do Palmeiras. 

Não obstante, o Verdão, via de regra, consegue bons resultados quando enfrenta o Figueira. Mas, nem sempre, foi assim, malgrado a supremacia palmeirense nas vezes em que os times se encontraram valendo os pontos ou amistosamente.

Que palmeirense não se lembra, que, com Leão como técnico, levamos uma das maiores surras de nossa história perdendo para o Figueira, no Orlando Scarpelli por 1 x 6 .

Interessante que li aqui no blog, outro dia, a opinião de alguém que achava que o atual time, nas mãos de Leão, seria melhor do que com Oswaldo. Comecei a rir. Rir, para não chorar!

Aliás, cada vez que o Palmeiras fica sem técnico, palmeirenses (ainda) existem que lembram o nome de Leão. 

Como são exóticos  alguns torcedores palmeirenses!  Só rindo, para não chorar!

E eles nem notam que clube algum deste país se interessa mais por Leão, o ego mais inflado que encontrei no futebol, para que eu não use uma expressão, parte integrante da gíria do futebol: mascarado! 

É o que eu chamo de águas passadas que, não se sabe porquê, muitos gostariam que voltassem a afogar o Palmeiras.

Algumas peculiaridades desse Figueirense x Palmeiras:

a) O Figueira consegue realizar uma campanha pior que a do Palmeiras. Conquistou, até agora, apenas quatro (4) pontos em quinze (15) que disputou, isto é, dois (2) a menos do que o Verdão que tem seis (6).

b) Figueirense x Palmeiras já se enfrentaram vinte e duas (22) vezes, com doze (12) vitórias do Verdão, quatro (4) do Figueira e seis (6) empates.

c) Na Série A do Brasileiro, dezenove jogos, nove (9) vitórias palmeirenses, quatro do Figueira e seis (6) empates.

d) O primeiro jogo em São Paulo ocorreu em 1975 e terminou em 2 x 2 . O primeiro em Floripa, aconteceu em 2002 e o Palmeiras perdeu por 0 x 2.

e) No último confronto entre os times, em setembro do ano passado, o Palmeiras foi derrotado por 3 x 1, em jogo que valeu pelo Brasileirão, série A.

f) O Figueirense é dirigido pelo ex-zagueiro palmeirense Argel Fucks, que andou sendo pretendido pelo Verdão, antes da chegada de Alexandre Mattos ao comando do futebol.

g) O Figueira contratou este ano, estes jogadores, a maioria desconhecidos,  para reforço de seu elenco: 
os zagueiros Ferron e Saimon, o volante Fabinho e os meias Ricardinho, Juninho e Rafael Bastos, o lateral-esquerdo Roberto Cereceda, o goleiro Felipe, o meio-campo Carlos Alberto e os atacantes Everaldo, Thiago Santana e Elias.

h) No último jogo em que o Figueira perdeu para o líder, Paraná, usou os seguintes jogadores:  
Alex Muralha; Leandro Silva, Marquinhos, Bruno Alves e Cereceda; Paulo Roberto, Fabinho, Ricardinho e Carlos Alberto (Yago); Clayton (Mazola) e Everaldo (Elias)

Resumo da campanha do Figueira:
5 jogos/4 pontos ganhos
1 vitória, 
1 empate, 
3 derrotas, 
3 gols marcados, 
7 sofridos, 
déficit de 4 gols, 
aproveitamento de 26,7%.

A única vitória do Figueirense foi em casa, sobre o Cruzeiro, por 2 x 1.
O único empate do Figueira foi em casa contra o Vasco, 0 x 0.
O Figueira perdeu em Recife para o Sport por 4 x 1, para o Grêmio em Porto Alegre por 1 x 0 e para o Atlético PR em Curitiba, por 1 x 0.

Resumo da campanha do Palmeiras:
5 jogos/6 pontos ganhos, 
1 vitória,
3 empates,
1 derrota,
5 gols marcados,
4 sofridos,
Saldo de 1 gol,
Aproveitamento de 40%.
O Palmeiras ganhou do Curintia em Itaquera por 2 x 0.
O Palmeiras empatou, respectivamente, com o Galo 2 x 2, no Allianz, com o JEC 0 x 0, em Joinvile e com o Inter, 1 x 1, no Allianz.
O Palmeiras perdeu para o Goiás no Allianz por 0 x 1

De posse de todas essas informações, você, que participa do blog poderá emitir o seu parecer a respeito do jogo de hoje.

O time que começa o jogo será este: Prass, Ayrton, Jackson, Vitor Hugo e Egídio. Gabriel, Arouca, Zé Roberto e Rafael Marques. Kelvin e Dudu. 

Pra você seria essa a melhor formação possível para Oswaldo colocar em campo?

Considerando-se os retrospectos do Palmeiras, do Figueira, do próprio jogo e as circunstâncias do jogo de hoje, o Verdão pode ser colocado como o favorito?

COMENTE COMENTE COMENTE.
  
Com TV: o Sportv transmitirá Figueirense x Palmeiras ao vivo para todo Brasil, menos para o estado de Santa Catarina.

17 Comentários:

  • Às 7 de junho de 2015 às 06:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Se tem um jogo importante, é esse. Não dá pra pensar no campeonato se ainda estão vacilantes desse jeito.

    O calendário seria ótimo para nós se tivéssemos começado nos cascos. Vamos ter que vencer os times melhorzinhos e entregar pros timecos? Já vi isso antes...

    Esse negócio de não ganhar no Allianz já deu. A comissão precisa trabalhar melhor pra furar retrancas, seja com 9 ou não.

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 08:45 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    O time chapa branca foi para Joinville e fez a sua parte, com o estádio lotado, pois ganhar dos catarinas, da terra das bicicletas, atualmente, é obrigação. O Mais Nojento passou pelo Grêmio com autoridade, lembrando momentos do Barcelona, de Guardiola, trocando passes constantes, possuindo a bola com imensa categoria. O Flamengo também marcou sua presença, despachando o Chape. O Cruzeiro impôs uma derrota ao Galo, em seus domínios ! Vejam os treinadores desses times!!! Tite, Osório (o sujeito é bom), Cristovam e o grande Luxemburgo. Profissionais capazes de transformar uma equipe, colocando-a, novamente, no caminho das vitórias. As crises técnicas para esse tipo de treinador duram poucos dias. Logo, eles aprumam e esmerilham os Times. E a nossa crise? Desde quando estamos patinando? Quando jogamos convencendo, afora os dois clássicos? Nunca! Empatamos com o pobre ASA, perdemos do Goiás, empatamos com o misto do CAM, e com boa parte dos reservas do Inter, TUDO EM CASA, LOTADA ! Sem contar o ridículo resultado contra o Joinville, de portões fechados, onde do estádio se escutava um som de velório, pois nosso treinador não abre a boca nem para cuspir mosquito....A continuar assim, serei obrigado a alça-lo como segundo pior treinador da história do Palmeiras. Somente abaixo de Kleina. Ou ganhamos hoje, e bem, OU a demissão molhada deverá ser executada. Isso se o Palmeiras quiser continuar grande !

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 09:42 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    Não deve vir tão somente do técnico a postura em campo de time vencedor e de respeito, deve sim vir dos atletas, que não possuam medo e não se escondem em ficar com a bola, como faz o Mago a título de exemplo, o time tem que se impor onde quer que vá jogar, não pode ser covarde e se abdicar da vitória.
    Caso queiram ser candidatos ao título tem que mudar a postura e já, para serem respeitados pelos adversários e isto o técnico não consegue sozinho. Tem-se jogadores experientes e assim sendo, não falta exemplo e informação aos mais novatos, que saibam que vestem a camisa do Palmeiras e façam por onde.

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 09:48 , Anonymous PAIXÃO CLOROFILA disse...

    O campeonato até o momento se faz de times fracos e desinteressados, é uma vergonha o nível de futebol apresentado até agora, não sei como o verdão está nesta posição da tabela com tanta pereba que temos oportunidade em assistir.
    Com exceção ao Atlético-MG que vi algo de bom, também levou surra do cruzeiro ontem que na verdade não refletiu o jogo, assim sendo, pergunto: Não acham que este campeonato está nivelado ainda mais por baixo?
    Para quem assistiu ao barcelona e juventos ontem, qdo assisti ao campeonato brasileiro seja série A ou B dá vontade em sair correndo, dá medo.!!

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 10:58 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Faz poucos dias que li aqui no blog, comentário de um frequentador dizendo que falta ao Palmeiras postura, vontade em ser grande, time hoje acomodado a política de anos anteriores que não consegue se libertar e vive até os dias de hoje com cultura de time mediano para não dizer pequeno.
    Assim sendo, acredito que falte pulso e vontade política tanto interna como externa para despertar o gigante adormecido, a torcida tem dado provas basta o time se equipar e entrar em sintonia com a mesma. Quando iremos acordar de vez?? Nunca em toda história ví como comentou amigo acima, campeonato desprovido de tanta qualidade técnica, e aproveitando a oportunidade, dizer que estamos desprezando uma qualidade técnica sem igual no time...VALDÍVIA..o craque mal compreendido, por ignorantes.

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 12:09 , Anonymous victor tredenski disse...

    ALCIDES

    JUSTIÇA SEJA FEITA

    QUANDO VALDIVIA CHEGOU AO PALMEIRAS

    QUEM ERA O TECNICO NA OCASIÃO

    ERA O TITE

    LEÃO JÁ HAVIA SIDO MANDADO EMBORA

    ABRAÇO

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 13:32 , Anonymous JULIANA AZEVEDO disse...

    Nós representamos o verde, verde que é sinônimo de vida, vida que pulsa em nossas veias e coração, somos e sempre seremos razão e coração, não podemos desanimar nunca, nunca mesmo, vou apoiar de maneira incondicional meu time como sempre faço, às vezes com críticas que posteriormente são deixadas de lado e volto ao amor eterno, nada que os adversários me tirem do sério, nada que me tire do foco em dizer e sentir que sou Palmeirense não só por minha família, más que nas cores verde e branco me identifico e sinto a VIDA como nunca vi e senti em qualquer outra agremiação. Obrigada Palmeiras, por você existir!!!

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 14:02 , Anonymous Marco disse...

    Por mais que tenhamos certas carências no elenco é inadmissível atribuir a essas carências a razão da falta de resultados.
    O nível técnico do futebol brasileiro é medíocre, um verdadeiro lixo. Entretanto, para os palmeirenses, só no Palmeiras há defeitos e falta de condição técnica.
    Mesmo com todos os defeitos que possamos ter, era obrigação do atual elenco estar na liderança do atual campeonato.
    Perdemos pontos para verdadeiros catados e time formados por refugos.
    Falta ambição, objetividade, vontade, espírito de campeão e mesmo vergonha na cara.
    É muita frescura, é muito "mimimi" por parte de jogadores e de comissão técnica que ganham os melhores salários do Brasil, que têm toda a estrutura de clube de primeiro mundo, mas querem ser cobrados como se fossem um time de quinta divisão.
    No momento de fazer contratos e receber salários se consideram um Barcelona, mas na hora de mostrar em campo o que julgam ser, são um Jabaquara da vida e dizem que precisam de tempo para entrosar o time.

    Quanto ao torcedor, enquanto ficar passando a mão na cabeça de malandros, alegando que faltam melhores jogadores, estarão dando campo para as desculpas de sempre.
    Não vivemos mais as décadas de 70 e 90 e não disputamos a Liga do Campeões da Europa.
    Jogamos no medíocre, fraco e ridículo futebol brasileiro, onde quem joga no Palmeiras foi selecionado de alguma forma para fazer parte do elenco e ter estrutura de time de primeiro mundo. Então, valorizem o lugar em que estão!

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 14:20 , Anonymous alcides drummond, o editor disse...

    Amigo Tredenski

    De fato, equivoquei-me, Vc tem razão.
    Leão foi demitido em 24 de abril de 2006 por telefone.

    Valdivia foi contratado a 05/07/86. Vou corrigir no texto.

    Obrigado pela dica, mas não será por isto que mudo uma vírgula a respeito de Leão, demitido, à época, após uma péssima sequência de resultados, havendo suspeita de ter sido "derrubado" pelos jogadores.

    Lendo a retrospectiva daquele ano, Marcelo Villar, o interino, foi, então o responsável por esconder o chileno.

    Valdívia esteve encostado entre os reservas do Verdão por muito tempo e não jogou com Tite por excesso de contusões.

    Lembro-me de ter feito críticas a respeito, já naquela época, ao afirmar que o Palmeiras é o único time do mundo que contrata e não põe o jogador pra jogar.

    Esse fenômeno aconteceu recentemente com o garoto Rodolfo que o "igrejeiro" Kleina pôs pra jogar duas vezes para queimar e como viu que estava dando certo, simplesmente retirou o jogador do elenco.

    E aí os inteligentes da Mancha a mando de uma sumidade do futebol chamada Palaia, a fim de defender o veterano Edmundo que ia sendo sacado do time, fizeram tudo o que fizeram e perdemos um treinador da qualidade do Tite.

    É preciso contar o resto da história?
    Olha a Mancha de novo aí, gente! (AD)

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 15:18 , Anonymous victor tredenski disse...

    FORA A CORREÇÃO

    CONCORDO COM TUDO QUE ESCREVEU, SEM TIRAR NEM POR

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 15:26 , Anonymous Marco disse...

    Valdívia foi observado pela primeira vez no Palmeiras no pré olímpico de 2003, quando emprestado pelo Colo Colo defendia o Univesidad Concepcion.
    Palaia, que diz ter visto e contratado o jogador, pegou de carona o trabalho da direção de futebol anterior, do diretor Mario Giannini, que saiu do comando do futebol devido a grave problema de saúde.

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 15:32 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Leão é um dos maiores ídolos do Palmeiras. Atleta dedicado. Goleiro fenomenal. Caráter integro. Homem de família regrada. Está entre os cincos da História. Para mim, um deus ! Brigo por Leão dez vezes mais do que brigaria por Valdívia. Ou qualquer outro, tirando o Divino. Respeito com Leão. A essência do Palmeiras deve - sempre - ser preservada !

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 16:37 , Anonymous Marco disse...

    Leão, na condição de goleiro foi muito maior do que Marcos.
    Leão nunca puxou o saco de rival para fazer média e ficar bem com outras torcidas ou ser o bonzinho para jornalistas.
    Leão foi um vencedor, um campeão, jogador de personalidade forte, que nunca se submetia a ninguém.
    Na condição de treinador, jamais foi o que representou como jogador.
    Apesar do grande conhecimento de futebol, mostrou ser sempre uma bomba relógio, um treinador com prazo de validade.
    Sua arrogância como pessoa foi o grande defeito que o "minou" como treinador.

    Nosso respeito como o maior goleiro do Palmeiras após Oberdan, nunca será diminuído, mas na condição de treinador não podemos dizer o mesmo.

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 16:48 , Anonymous alcides drummond, o editor disse...


    Verde

    Sem querer, jamais,entrar em polêmica e respeitando, muito, a sua opinião;

    Leão é tudo (sem qualquer ironia)o que você colocou, conquanto seja uma pessoa prepotente e de difícil trato.

    Fosse para genro alguém como ele poderia ser o ideal, mas para técnico do Palmeiras,está provado, não serve.

    De fato, a essência do Palmeiras tem de ser preservada. Abs (AD)

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 16:58 , Anonymous Marco disse...

    Leão, foi o maior e melhor goleiro que vi jogar com a camisa do Palmeiras.
    Na condição de treinador, uma lástima.
    Mais ainda, perdemos a Copa de 82 pela panela liderada pelo Sócrates ter censurado a convocação dele e ficamos com o fraco Valdir Peres. Com Leão no time, nosso sistema defensivo não teria cometido os erros crassos de posicionamento e escalação muito bem aproveitados pelo treinador italiano.

    Leão pode ser muito útil pelo conhecimento de futebol em situação de emergência, para salvar um time do rebaixamento. Passando de três meses é nitroglicerina pura.
    Não sabe lidar com grupos.

    Não cito isso por simples opinião, trata-se de uma avaliação que já compartilhei com muita gente importante na história do Palmeiras e que falam até muito mais.

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 16:59 , Anonymous alcides drummond disse...

    Promovendo justiça

    Leão está entre os maiores goleiros de todos os tempos, tanto no âmbito do Palmeiras, quanto do futebol brasileiro.

    Da mesma forma foi o jogador de personalidade mais marcante entre todos os que vestiram a nossa camisa.

    Breve história: ganhou no grito e à ultima hora a sua convocação para a Copa de 70.

    Menino, ainda, foi colocado em campo na fogueira em alguns amistosos e não só deu plena conta do recado, como mostrou que era melhor do que os outros dois, Félix e Ado.

    Houvesse sido chamado seis meses antes e, certamente, teria sido o titular da Copa de 70.

    Reverencio Leão, o jogador, o grande goleiro do Palmeiras.

    Abomino Emerson, um cidadão que, quando quer é educado, mas que, na maioria das vezes pautou sua vida pela arrogância no trato com o semelhante.
    (AD)

     
  • Às 7 de junho de 2015 às 23:09 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Concordo com tudo o que vcs disseram, grande Alcides, e Marcos ! Também acho que Emerson Leão é arrogante. Muito arrogante... Mas neste mundo em que vivemos, onde corromper, subornar, pressionar, maracutaiar, roubar, propinar, entre outros malfeitos, são a REGRA, ser arrogante é ter a passagem carimbada para o CÉU !

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial