Observatório Alviverde

01/02/2017

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA VERDADE PARA EDUARDO BATISTA!



Se Eduardo Batista vai ou não dar certo no Palmeiras é outra conversa, mas ninguém que esteja no perfeito uso de suas faculdades pode, neste início de trabalho, acusá-lo de erro, ao menos na definição do time titular.

Pode haver - é normal- discordâncias no que respeita a uma ou outra posição, como, por exemplo, em relação ao goleiro titular.

Por simples questões de coerência e justiça eu apreciaria muito se Jailson fosse mantido como o goleiro principal, ele que provou em campo que faz por merecer a prerrogativa.

Mas aqueles que defendem Prass argumentam que o "paredão" não perdeu a posição em campo, mas em decorrência de uma contusão e que esse simples fato justifica a sua volta ao time principal.

Discussões à parte sou convicto, entretanto, que essa é uma alteração infensa ao time, e não vai alterar em nada o custo do frango.

Verdade seja dita são dois goleiraços espetaculares inseridos certamente entre os dez melhores do país, cada qual em sua melhor característica: 

Jailson, sempre firme, calmo, seguro, muito melhor embaixo da trave e, principalmente na reposição de jogo, o ponto mais fraco do companheiro que o Palmeiras foi buscar no Vasco da Gama...

Prass é mais experiente, mais vivido, tem temperamento "pilhado" porém controlado, ostenta liderança maior junto ao elenco, tanto e quanto sai muito bem do gol e sabe atuar melhor fora dos limites da pequena área.

Em resumo, Eduardo Batista está agindo de uma forma muito correta e profissional ao manter, na medida do possível, a estrutura deixada por Cuca do time campeão da temporada passada.

O que está preparando em termos táticos e práticos ainda não se sabe e somente por ocasião do jogo de domingo contra o Botafogo de Ribeirão Preto é que se poderá ter uma ideia.

O fato é que -ao que tudo indica e a julgar-se pelas primeiras amostragens- do meio de campo para trás  o time repetirá o estratagema tático de Cuca, segurando quase sempre os laterais e um dos volantes, mas dando uma certa liberdade a Mina para avançar e tentar ligar a defesa ao ataque.

O grande problema reside em como será montado o meio de campo e quais os jogadores que vão deter a titularidade.
Do meio de campo para a frente, não há que se falar em repetição do esquema de Cuca pela ausência de uma peça que cumpria um papel tático importantíssimo de voltar e ajudar na marcação, tanto e quanto assegurava a velocidade nos contra-ataques e nas chegadas ofensivas. 

É claro que refiro-me a Gabriel Jesus a quem Guerra, o novo contratado, não pode ser comparado tanto e quanto o jovem Rafael Veiga muito mais lento e com características de armador.

Aliás, com a chegada de Felipe Melo (jogador de Seleção) certamente sobrará muita gente de qualidade no setor. Felipe Melo, Moisés e Dudu são peças obrigatórias na equipe principal, tanto e quanto Tchê-Tche que pode acabar sobrando tanto e quanto o guerreiro Thiago Silva.

A grande indagação é se o Palmeiras terá a figura do centroavante tradicional ou se abrirá mão desse jogador optando por um ataque mais ligeiro e de maior envolvimento.

A julgar-se por tudo o que foi feito até agora, o  time titular mais cotado a iniciar oficialmente a temporada deve ser este: 

Prass
Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto.
Felipe Melo, Moisés, Dudu (Rafael Veiga) e Tchê Tchê (Guerra).
Róger Guedes e Barrios (Dudu).

DETALHE:
Em meu entendimento o fiel tático palmeirense, do meio de campo para a frente, será a dupla Dudu e Moisés!

Do posicionamento de ambos e da maneira como eles vão atuar em cada jogo, conclui-se que as demais peças irão gravitar em torno deles.

Quem viver, verá!

COMENTE COMENTE COMENTE


22 Comentários:

  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 04:46 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
    incomparável, o maior campeão paulista, o maior campeão nacional, o atual e enea campeão brasileiro e para finalizar o primeiro campeão mundial...não é para qualquer um mesmo.
    Dono da mais linda arena do mundo Allianz Parque, o maior em sócio torcedores do estado, camisa mais valiosa dos times nacionais , torcida mais fanática do brasil, superávit que inveja adversários, mes dura 30 dias ao passo que outros....daí-me paciência..falidos, melhor elenco e time do país, Palmeiras....incomparável!!!
    Avanti Palestra!!!!

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 04:47 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Somos exigentes em demasia, aproveitemos o momento e situação atual para valorizar o que é bom e se omitir com críticas desnecessárias e que não agregam em nada ao Palmeiras, sejamos racionais e ponderados, não custa nada. Passe o que for dizer pelos três crivos: é verdade? é bom? é útil? se passar pelos três, fale, escreva e veicule, tenho certeza de que 99% ficará retido a sua pessoa, assim sendo, faça uso desta sábia disciplina para reflexão e no seu dia a dia.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 05:49 , Anonymous João Pedro- S.J.Rio Preto-SP disse...

    Nas minha opinião: Jailson de titular e urgente, não sinto nenhuma saudade de Prass com seus chutões e ligações diretas, vc sente? Madonna!!!
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 05:52 , Anonymous João Pedro- S.J.Rio Preto-SP disse...

    "Ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar".

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 05:54 , Anonymous Lucas disse...

    “Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro”.
    Chico Xavier

    "Não exijas dos outros nunca, más nunca mesmo, qualidades que ainda não possuem".
    Chico Xavier

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 05:59 , Anonymous BOCA DURA disse...

    Imprensa canalha e fdp mesmo, a morte dos atletas o porque de tanto destaque, cinismo e sensacionalismo? Estes são diferentes do caso da boate no RS? Dos jovens um total de 40 vítimas fatais em Bertioga onde são famílias totalmente carentes e sem trabalho? Das vítimas do desastre ecológico em MG e os demais que viviam do turismo e lavoura? Das crianças que morrem diariamente por desnutrição, violência e falta de saneamento básico entre tanto outras vítimas? Dai-me paciência....por favor, deixemos de ser hipócritas...por gentileza!!! Para piorar o Sportv veiculando propaganda para doação ao clube, um verdadeiro show pirotécnico sem precedentes de uma canalhice sem igual.
    Somos tratados como Lixo e jogados neste aterro sanitário chamado Brasil. Madonna!!!

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 06:32 , Blogger Unknown disse...

    Alcides e amigos de blog.

    Acompanho o blog há um tempo , porém comecei participar de forma mais efetiva a partir de 2013, época em que jogamos a série b. Em 2014, Nosso Centenário foi um fiasco, ano que lamentavamos a contusão de Prass, a eterna ausência de Valdivia, o corpo mole de Wesley, os Mazinhos , caios mancha, Leandro Amaro dá vida, a mídia palestrina em geral parecia o muro das lamentações e a indiferença, desconfiança é amargura dominavam o palestrino. Como é bom o contraste com o momento atual, o qual alguns cornetam Vitor Hugo, Prass ou Zé Roberto. O debate sobre as "infinitas possibilidades de escalação e esquema tático, além de nossos melhores jogadores terem contrato renovado, por um bom tempo e multa alta, fora a exploração dá marca que cresce cada dia , o marketing agindo de forma correta, o departamento financeiro executando o planejado. Que diferença em tão pouco tempo. Falta só deixar a política de lado para a implantação de governança corporativa. Acredito, estamos no caminho certo.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 07:15 , Blogger BORGO disse...

    Este blog é do "baralho mesmo". Quando falta futebol, os participantes parecem estar retornando do cemitério, do enterro de alguém muito especial. Gente, será que dá pra falar em futebol sem choro! Muito lamento! O palmeiras estréia no próximo final de semana e quem não comprou seu ingresso trate de comprá-lo já, vista sua camisa e vá para o estádio (arena) torcer que fará muito bem ao clube e ao espírito. Quem não puder, como eu, ligue a TV sei lá em que canal e torça pra valer. Deixe o lamento para compositor de pagode e sertanejo universitário.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 07:54 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Boa, Ricardo Borgo ! Mais de 8 comentários e somente João Pedro tratou de assunto vinculado ao texto do dia. De fato, esse Blog é do baralho. Vamos parar com esse "copia e cola" gente !!!!

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 07:57 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Meu time: Jailson,
    Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto.
    Felipe Melo, Moisés, Tchê Tchê e Guerra.
    Dudu e Barrios (Roger Guedes).

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 08:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Ontem Carabobo da Venezuela perdeu para o Jr. Barranquilha e o Carabobo brasileiro agradeceu oficialmente o não do Drogbar. Vão ter que ficar no Droga e Bar.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 09:45 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Meu time:
    Prass
    Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto.
    Felipe Melo
    Moisés, Dudu e Tchê Tchê, Guerra
    Barrios

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 09:47 , Anonymous doente(verdão) disse...

    Variação do centro avante, passando por Keno ou Willian, dependendo do adversário.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 14:11 , Blogger Unknown disse...

    Este ano vai ser só zoeira com os antis...

    Pra começar, curica e bambis já ganharam cada um seu campeonato do ano: aqueles que nada valem.
    Sardinha tem tudo pra ser nosso vice pela terceira vez e ter direito de pedir música no Fantástico.

    Recomendo a vocês cuidados com a voz porque ela será severamente exigida, principalmente mais pro final do ano.
    Quem pode, comece a poupar porque viagem pros Emirados não é barata não...

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 14:14 , Blogger Unknown disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 14:16 , Blogger Unknown disse...

    Meu time também, caro Insuperável.
    Verdadeira seleção!
    Não vejo a hora de vê-lo em campo!

    Importante ressaltar que o time reserva também é bastante forte.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 15:57 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides,

    O time titular para este domingo deverá será:

    Prass; Jean, Dracena, Victor Hugo e Zé; Felipe Melo, TcheTchê e Raphael Veiga; Roger Guedes, Dudu e Willian

    Ao meu ver, o time titular para a temporada vai acabar sendo:

    Prass; Jean, Mina, Victor Hugo e Zé; Felipe Melo, TcheTchê, Moisés e Guerra; Dudu e Barrios.

    Abraço! Hudson

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 18:06 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Gabriel Jesus ARREBENTANDO no Manchester ! Como eu disse, em primeira hora, ele foi vendido a troco de dinheiro de PINGA !
    Quase fui crucificado.
    Enquanto aqui ficamos falando do falastrão e medíocre raqueteiro Prass, ele voa na Inglaterra !
    Tem gente que é cego, mesmo sendo Palmeirense.
    Afinal, ninguém é perfeito.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 19:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Vou falar de alguns reservas:

    Jaílson, boas defesas, boa saída, vibra com o time.

    Dracena, sempre manteve o alto nível. Experiência e chama título.

    Fabiano, defende mais que ataca, estatura pra bola aérea.

    Thiago Santos, dá o sangue e corre por dois. Precisa evitar os cartões.

    Veiga, Hyoran ou Vitinho, permitem que o time não fique órfão na armação caso Guerra não jogue.

    Barrios ou Alecsandro (casa), empurrar pra dentro, bola aérea.

    Keno ou Willian (fora), velocidade e movimentação.

     
  • Às 1 de fevereiro de 2017 às 19:15 , Anonymous Anônimo disse...

    Se for preciso escolher entre F.Melo e Tchê Tchê, fico com o último. Ajuda demais na saída de bola, embora o primeiro morda mais.

     
  • Às 2 de fevereiro de 2017 às 05:35 , Anonymous Lucas disse...

    “Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro”.
    Chico Xavier

    "Não exijas dos outros nunca, más nunca mesmo, qualidades que ainda não possuem".
    Chico Xavier

     
  • Às 2 de fevereiro de 2017 às 05:45 , Blogger Unknown disse...

    Na minha opinião teria um pilar formado por Tchê, Moisés e Dudu, quando jogar contra um time mais fechado, completamos o meio/ataque com Guedes, Guerra e Alecsandro, Barrios ou bigode, quando for necessário marcar mais aí vai o Felipe Melo, Raphael Veiga e um centroavante, incluindo o keno que pode fazer a função.

    EB não pode se prender à um esquema tático e morrer abraçado com ele, M.O. chegou c esse discurso de não abrir mão do 4-2-3-1, morreu com ele

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial