Observatório Alviverde

28/01/2017

O PALMEIRAS PERDE POUCO COM A REFORMA DOS TÍTULOS MUNDIAIS!


Minha primeira decepção com o Palmeiras ocorreu em meu tempo de menino, quando o Verdão empatou com o Curica no Pacaembu e perdeu o Campeonato do IV Centenário de São Paulo.

Lembro-me que após a festa do campeão, a mídia (já extravagantemente curicana) anunciava pelo rádio e pelos jornais que o Curica seria campeão por cem anos, isto é, até 2054, mantran repetido provocantemente pela alvinegrada de minha cidade e de todo o estado de São Paulo.

Para festejar a conquista, a diretoria curicana (muito diferente da nossa três anos antes quando ganhamos o Mundial) fez muito marketing promovendo o time, os jogadores e a marca do clube e até lançando uma música cujos acordes perturbam-me até hoje, decorridos sessenta e dois anos.

O pior (não há como negar) é que se trata de uma música muito bonita que você pode ouvir neste endereço ou em outros da Internet:

https://www.letras.mus.br/corinthians/campeao-do-4o-centenario/

Para quem não quiser ou se dispuser a ouvir a música publico parte da letra:

"Corinthians, Corinthians, falou mais alto a tradição
Corinthians, Corinthians, por cem anos serás o campeão...
Corinthians, sempre leal adversário
Ostenta com orgulho a faixa de Campeão do IV Centenário.

A minha frustração em razão dessa derrota foi tal que em meus parcos oito anos fui muitas vezes às lágrimas pela perda do Campeonato do IV Centenário. 

Minha mãe, nonagenária, mas graças a Deus viva, forte e lúcida foi testemunha de tudo.

Ao mesmo tempo, tive o desprazer de ver vários garotos que odiavam o Curica, mudando de time, deixando de ser palmeirenses e passando a torcer, a maioria, pelos Bambis e alguns, até, pelo Santos.

O Santos estava emergindo para a elite do futebol paulista após contratar o maior armador da época e um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro em todos os tempos, Jair da Rosa Pinto.

Detalhe: por causa da derrota no jogo que decidiu o campeonato do quarto centenário, o Palmeiras dispensou Jair sem dó e sem piedade como se fosse ele o maior culpado pela perda do Campeonato do Centenário. O Santos o acolheu!

Jair foi um jogador tão importante, mas tão importante que Pelé declarou abertamente em seu livro "Eu Sou Pelé" que não tivesse ele Jair da Rosa Pinto como lançador e talvez o fenômeno "maior jogador do mundo" jamais existisse.

Fico por aqui para não delongar a postagem, simplesmente para registrar, além desta, aquela que foi a minha maior decepção em referência ao Palmeiras.

Quem proporcionou-me tal frustração foi o Sr. Mustafá Contursi, mas, poderia, por acaso ser outro?

Ninguém sabe porquê (imagina-se porquê), inexplicavelmente MC entregou de mãos beijadas o direito adquirido em campo de o Palmeiras de disputar o Mundialito do Rio, ano 2.000, ao arqui-inimigo Curica.

O que esse senhor tinha na cabeça ao proceder de uma forma tão inconsequente e irresponsável?

Por  que permitiu (sem nenhuma resistência) que o Curica disputasse um mundialito e entregou ao adversário um direito líquido, certo e inalienável do Palmeiras, adquirido dentro de campo?

Vejam se no Rio de Janeiro o  Vasco cedeu o seu lugar ao Flamengo ou a qualquer outro clube interessado. É claro que NÃO! 

Certamente em sua cabeça havia (há) o mesmo produto que Rui Barbosa carregava dentro da barriga! 

É o caso de se perguntar: 

"- O presidente do Curica faria o mesmo em relação ao Palmeiras? 

Nunca, jamais, em tempo algum e sob qualquer hipótese! Nem a bico de carabina, como se dizia antigamente!

Meus amigos, a atitude de Mustafá (que a imprensa tanto elogiou e exaltou quase unanimemente) representou aquilo que se chama de "coisa de doido, "de louco varrido" ou de maluco, para que não se faça outras ilações!

Pode-se dizer que foi algo tão surreal que nem sequer as organizadas, certamente interessadas em obter vantagens, se posicionaram contra o então tomador de conta do Palmeiras!

Aliás, Mustafá, no Verdão, nunca passou de um tomador de conta do clube e toda a visão e inteligência que a mídia lhe atribui não passa de um mito, ou de um conto da carochinha. O que ele tem, demaaais é apenas maquiavelismo e ousadia.

Não fosse por ele e o Curica sequer teria participado do Torneio de Verão do ano 2.000, posto que o Campeão da Libertadores houvera sido o Palmeiras.

Em resumo, foi uma verdadeira traição à comunidade verde que, infelizmente, muitos já nem se lembram mais, tanto e quanto o povo que vive os nossos dias já se esqueceu de Fernando Henrique e sua "troupe", imaginando que apenas os petistas desconstruíram o Brasil. Nenhum deles presta! Nenhum!

Tudo o que nós palmeirenses estamos sofrendo decorre daí, da atitude estúpida, amadorística, irresponsável, inexplicável, tomada na contramão dos interesses do clube por alguém que preferiu -muito mais- zelar pelos interesses do maior adversário, do que, propriamente, do Palmeiras em flagrante ação e situação de "lesa clube".

Quero ver, agora, qual será o posicionamento da mídia em face das perdas de alguns times por ela adotados.

Quanto ao Palmeiras, pouco perdeu em face da notória falta de reconhecimento do meio jornalístico paulista e brasileiro ao mundial que conquistou em 1951. 

Ninguém quer levar em consideração que além de ter sido o primeiro realizado, foi disputado pelo maior número de times campeões, de uma forma muito mais séria e muito mais profissional!

COMENTE COMENTE COMENTE

UM APELO AOS AMIGOS QUE VÃO POSTAR!

Não façam críticas ofensivas, achincalhes ou xingamentos ao cidadão Mustafá Contursi, mas critiquem (quem assim o desejar) exclusivamente às suas ações como presidente do Palmeiras, preferentemente sem ofensas pessoais! Conto com a compreensão de todos!
(AD).


19 Comentários:

  • Às 28 de janeiro de 2017 às 03:42 , Anonymous Anônimo disse...

    Acho que Dom mumu é muito desprendido pra coisas que não lhe pertence. Que alguma boa alma o perdoe.

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 07:46 , Blogger Unknown disse...

    O texto do blog de andré rocha, no portal do uol, espelha bem a materia de hoje do Alcides, o qual peço permissão para reproduzi-lo: "FIFA? Quem deve contar sua própria história é o clube
    Quem sabe o valor de vencer o primeiro torneio internacional depois do Maracanazo em 1950 é o Palmeiras. Enfiar 3 a 0 no poderoso Liverpool ou superar o ''Dream Team'' do Barcelona com Cruyff no comando e Guardiola em campo são feitos que nenhum agente externo saberá medir tão bem quanto Flamengo e São Paulo. Os nomes de Copa Rio e Copa Toyota são meros detalhes.
    A FIFA é a entidade máxima do futebol e o que ela determina é a versão oficial. Ponto. Daí a ter credibilidade para definir se uma conquista é válida ou não vai uma distância bem grande. Um abismo.
    O equívoco dos clubes é ficar buscando equiparações, trazendo para o século 21 um contexto que pertence àquela época e precisa ser lembrado. A FIFA na Era João Havelange não se importava em organizar um Mundial de clubes simplesmente porque estava mais preocupada em fazer política junto aos países, no universo de seleções, para se manter no poder.
    Com a mudança do lado da força para os clubes globais e milionários passou a ser interessante a criação do torneio. Mesmo que os europeus sigam tratando como um engodo, um problema no planejamento da temporada.
    Cabe ao clube valorizar os ídolos do passado, explicar a relevância de uma disputa que não existe no calendário atual, mas naqueles anos, com todas as suas particularidades, valia para definir qual o melhor time do planeta. E daí se para a FIFA não era importante?
    Ela não tem o poder de apagar os livros e arquivos. Nem deveria ser alvo de súplicas para equiparar o que não tem paralelo. O título já tem o seu valor, com ou sem ''beija mão'' na entidade. O que foi conquistado não pode virar chacota, ''título por fax''. Não é justo com quem suou em campo, nem com quem lotou o estádio e comemorou no final. Não precisa de chancela. Porque se ela não vem é como se a taça nada valesse desde sempre.
    Quem deve contar sua própria história é o clube."

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 08:01 , Anonymous Edson disse...

    Já começaram as defesas dos titulos de Bambis, Sardinhas e Flamerdas.
    A imprensa terá que arrumar uma forma de socorro, e o mais importante agora, é que terão que incluir o nosso na defesa que farão.
    Estou ansioso para ver o que o b@st@ do PVC dirá.

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 08:11 , Blogger Unknown disse...

    Não devemos desejar o mal a ninguém.

    O Sapo Boi Maldito é a exceção que confirma a regra acima.

    Verdadeiro tumor no corpo do nosso amado Palmeiras!

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 08:26 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Incomoda-me, um pouco, que agora que o Flamengo, São Paulo, Santos e Grêmio não são considerados campeões mundiais pela Fifa há essa comparação com o Palmeiras.

    Bem feito, muito bem feito, estão tomando na tarraqueta, porque era esse o discurso de que o "Palmeiras não tem mundial", agora esse despropósito cabe a eles também, kkkkk,Lol...

    O Palmeiras tem um grande Mundial, o maior de todos.

    Quanto ao Mustafá, ser indecifrável, apenas se ele for curica, aí, ele seria maior até que Vicente Matheus. (MJ)

    Também me deu as maiores decepções como Palmeirense: A perda de 1978 para o Bugre e a entrega de bandeja da participação em 2000.

    O que ele ganhou com isso? "O tomador de conta", corintiano com todas as letras!

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 08:32 , Blogger Unknown disse...

    Acordo com a WTorre?
    Fim das sacanagens?

    "A Sociedade Esportiva Palmeiras, em atenção ao Estatuto do Torcedor, ao Código de Defesa do Consumidor e demais normas cogentes aplicáveis, vem a público informar aos sócios-torcedores filiados ao seu Programa Avanti que, por determinação jurisdicional de autoridade competente, o total de 10.000 (dez mil) cadeiras, localizadas em todos os setores, será designado para comercialização pela parceira Real Arenas e não mais poderão ser vendidas pelo Programa Avanti."

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 08:42 , Blogger Unknown disse...

    Parece que tem acordo mesmo, leiam essa notícia sobre mudança de data de show:

    http://www.nacaopalmeirense.com.br/2017/01/paz-wtorre-muda-show-britanico-para-ter.html?m=1

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 11:46 , Anonymous Verde e Branco disse...

    Nasci bem no final da década de 90 não vi muitos times maravilhosos do Palmeiras jogar a coisas sobre o Palmeiras que eu posso não saber mas esse Mustafá não é palmeirense

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 12:00 , Blogger Unknown disse...

    Estou gostado muito desse posicionamento da FIFA. Para os palmeirenses não muda nada, pois conheconhecemos a nossa história e sabemos o que significou a copa de 51.

    A imprensa sempre desmereceu nossa história e ridicularizou nossos argumentos. Nada que abale nosso amor e orgulho pela maior conquista do Palmeiras.

    Agora vê, essas mesmas pessoas se utilizando dos nossos argumentos para dizer que a intercontinental é também um mundial é gratificante.

    Isso cada vez mais trará força ao mundial de 51. Pois não há como fugir de nenhum dos nossos argumentos para poder chegar à conclusão de que o intercontinental é uma competição mundial.

    Na medida que a imprensa e torcedores e torcedores de outros times tentarem provar este fato, que a FIFA quer esconder, por uma mera questão de ter a sua marca de forma exclusiva nas competições, reforçarão a história do Palmeiras.

    Estou gostando muito e aguardando, muito contente, pelo desfecho dos próximos capítulos.

    Palmeiras tem uma história limpa desde a sua criação. Nossos maiores erros são internos e nunca por desostidade ou envolvimento com esquemas. Mais do que nunca, grande parte da despreparada imprensa, terá de estudar a história do futebol e dizer que somos campeões mundiais.

    Irão apenas buscar isto por seus protegidos terem perdido esse status. Mas não deixa de ser engraçado ve vê o desespero da mídia em provar que existiam outros formatos de mundial de clubes com os nossos argumentos.

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 12:01 , Blogger Unknown disse...

    Correção no primeiro parágrafo:"conhecemos"

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 14:45 , Anonymous fabiano calmon disse...

    Realmente para o palmeiras foi até "bom" essa notícia. Bem feito para sardinhas, urubus e torcedores gremistas. Agora estão passando o mesmo que nós, tendo seus títulos diminuídos.

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 15:48 , Anonymous Ratinho disse...

    Por qual motivo o presidente de um clube $$$$$$$ sede a vaga $$$$$ ao seu maior rival $$$$$ para disputa de um torneio de grande expressão $$$$$$$$$
    O motivo é o mesmo $$$$$$ do que está acontecendo nos dias de hoje $$$$$$$ vendendo o estatuto.. $$$$$$para a dona da financeira $$$$$
    Pegando? ?? O que esse sapo faz da vida, como sobrevive??

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 16:24 , Blogger Carlos disse...

    Lembro-me bem do ocorrido. Só não tenho certeza se o MC foi culpado por ação ou omissão. Houve um movimento absurdo em se definir os times que disputariam o evento na véspera do Palmeiras sagrar-se campeão da Libertadores. Em uma manobra que me pareceu digna do presidente do Vasco Eurico Miranda. O Vasco havia sido campeão no ano anterior- 1998 e ficou definido como representante da América para o primeiro mundialito. E que o campeão da Libertadores de 99 disputaria o mundialito seguinte, que não ocorreu. E novamente fomos punidos.

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 18:08 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    “A INVEJA É A EXPRESSÃO MAIS COMPLEXA DE ADMIRAÇÃO".
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 18:09 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Com medo de mais um decesso no paulista e brasileiro já que liberta assistirão pela tv, procuraram e já contrataram o pastor Valdomiro que chega com 25 pontos....cornorintiânus vcs são nossa piada!!
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 18:11 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Terreno doado!! Doado? Financiado com dinheiro público! Dinheiro público? BNDS não recebe desde março/16? Março/16? De 1,3 bilhões de reais foi renegociado a expressiva soma de 2 bilhões de reias? 2 bilhões? Arena elimination de Tolima, Guarany, Audax, Sardinhas e Verdão? VERDÃO? Dai-me paciência...querem comparar ainda com Allianz Parque a mais linda arena do país? Do país? Desde a sua inauguração já viu Verdão campeão da copa do Brasil/15 e Brasileirão/16? Enea Campeão? Aff.....cornorintiânus!!!

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 18:12 , Blogger Unknown disse...

    Pouco me importa a FIFA, mas, provavelmente essa mudança repentina em breve resultará na criação de um novo formato de campeonato, e/ou será num espaço diferente de tempo, acredito que ha interesse política, econômico e financeiro por trás dessa decisão. Amigos de blog, não pense que é desprezo ou arrogância, mas o que determina um bom profissional, não é seu diploma, a faculdade que se formou, , mas o trabalho diário, sua qualidade técnica e competência e dedicação, etc., Ou seja não é o reconhecimento dá FIFA que faz o Palmeiras o primeiro campeão mundial, mas sim o que foi obtido dentro de campo .

    Mudando um pouco de assunto, com exceção ao grêmio vi alguns jogos dos nossos prováveis principais rivais em 2017 e dos gambás bambis. Sei que é começo de ano e qualquer análise será precipitada e subjetiva, visto que o próprio PALMEIRAS tem pelo menos 4 titulares para para estrar este ano, mas minha opinião é que os sardinhas continuarão sendo nosso principal rival em 2017, mas que eles sejam vice de ,4 campeonatos em 2017.

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 18:14 , Anonymous BOCA DURA disse...

    Posso falar uma coisa? Prass, não estava nenhum pouquinho com saudades de seus chutões e ligações direta....nem um pouco.
    JAILSON...POR FAVOR...RETORNE QUE É SEU O LUGAR DE GOLEIRO DO VERDÃO.

     
  • Às 28 de janeiro de 2017 às 18:17 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    O Palmeiras encerrou a preparação para o amistoso contra a Ponte Preta, marcado para as 17h deste domingo, no Allianz Parque, em um treino tático com portões fechados na Academia de Futebol. Após a atividade, o técnico Eduardo Baptista divulgou a lista de relacionados.

    Os 22 atletas que irão para o jogo serão utilizados. O meia Hyoran e o atacante Alecsandro, que atuaram no amistoso contra a Chapecoense, ficaram fora desta vez porque o técnico quer observar Michel Bastos, Rafael Marques, Barrios e Willian, atletas que ocupam as posições da dupla e não estavam na delegação que foi a Chapecó.

    O volante Arouca, submetido a um procedimento de retirada de um pequeno fragmento de cartilagem da articulação do tornozelo direito, e o atacante Keno, com dores lombares causadas por uma pancada no jogo-treino contra o Atibaia, no meio da semana, também ficam fora. O zagueiro Mina e o meia Moisés seguem com suas atividades físicas individualizadas, enquanto o também meia Alejandro Guerra ainda não está regularizado.

    Os goleiros Vinicius Silvestre e Daniel Fuzato e o volante Rodrigo, sem espaço, completam a lista de quem não foi relacionado.

    O time - O Palmeiras deve ter Fernando Prass, Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Felipe Melo; Róger Guedes, Tchê Tchê, Raphael Veiga e Dudu; Lucas Barrios.

    No intervalo, o time deve ser trocado para Jailson, Fabiano, Antônio Carlos, Thiago Martins e Egídio; Thiago Santos; Erik, Michel Bastos, Vitinho e Rafael Marques; Willian.

    Confira a lista de atletas relacionados:
    Goleiros: Fernando Prass e Jailson
    Laterais: Egídio, Fabiano, Jean e Zé Roberto
    Zagueiros: Antônio Carlos, Edu Dracena, Vitor Hugo e Thiago Martins
    Volantes: Felipe Melo, Tchê Tchê e Thiago Santos
    Meias: Michel Bastos, Raphael Veiga e Vitinho
    Atacantes: Lucas Barrios, Willian, Dudu, Róger Guedes, Erik e Rafael Marques

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial