Observatório Alviverde

18/06/2017

CUCA FALA EM ENCAIXE MAS MEXE NO TIME EM TODOS OS JOGOS. PALMEIRAS DE CUCA SÓ TEM TRÊS TITULARES ABSOLUTOS!


Cuca usou uma expressão pertinente e perfeita que define o atual momento do Palmeiras: o time precisa se encaixar!

De fato, dono de um dos maiores e melhores elencos do Brasil, com múltiplas  individualidades e repleto jogadores de nomeada, o Verdão ainda não se encaixou como deveria em 2017.

Entretanto, para o alento e a esperança da torcida verde esse ajuste de linhas a que Cuca chama de encaixe o começou a acontecer -ao menos me parece- a partir dos 3 x 1 sobre o Flu e do 0 x 1 contra o Santos.

Rigorosamente certo em sua avaliação Cuca, agora, precisa ser humilde e admitir que, entre tantas outras existentes, uma das razões determinantes da falta de encaixe do time é ele mesmo, isto é, o próprio Cuca.

E o é na medida da impaciência que o domina este ano e o impele a fazer o time de "balão de ensaio" alterando-o após cada jogo, seja ganhando, perdendo ou empatando...

Isso soa como se o Palmeiras estivesse fazendo o Brasileirão de laboratório e preparando a equipe visando apenas às finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, competições curtas, de caráter eliminatório e que exigem um menos tempo e consequentemente um sacrifício menor para chegar ao título.

Sei, perfeitamente, que as contusões são implacáveis e não avisam quando chegam, tornando compulsórias as alterações.

Da mesma forma as punições e suspensões dos atletas apenados com cartões ou expulsos por motivos diferentes e condenados pelos tribunais, também exigem, obrigatoriamente, alterações no time. 

Ainda que se considere tudo isso, Cuca, reconheça-se, tem exagerado nesse quesito pois não para de mexer no time tirando completamente a tranquilidade e a confiança da rapaziada mais nova, provocando descontentamentos, ansiedades e rivalidades absolutamente desnecessárias.

Eu sempre soube que um time de futebol para sagrar-se vencedor das competições que disputa, tem de ter o que chamamos de força comunitária,  espírito de equipe ou, melhor ainda , sentido de conjunto.

Para que chegue a esse estágio é necessário ter um "time-base" (tinhamos no ano passado) abrindo ensanchas para duas ou três variantes individuais em caso de necessidade de jogo ou mudança de esquema, mas este Palmeiras de 2017 anda bem longe disso.

Culpa, também, de uma diretoria incipiente e pouco versada em bola que permitiu que seu perdulário e inconsequente diretor de futebol contratasse um principiante para treinador numa virada de ano das mais importantes da história e da vida do clube.

De uma diretoria que, da mesma forma, permitiu que esse mesmo diretor emprestasse, cedesse ou vendesse muitos jogadores mais jovens e promissores do elenco sem o aproveitamento ou promoção de nenhum jogador egresso da base.

Em razão disso, o Palmeiras, agora, não encontra reposição para aqueles atletas aparentemente sem importância que negociou mas que tiveram um grande peso na conquista do Brasileirão/16.

Eu não quero mencionar Barrios ou Alexandro, jogadores extremamente caros mas que não vinham correspondendo e tampouco vou citar João Pedro, Juninho e tantos outros...

Obrigo-me, porém a citar Mateus Sales e Allione, que foram quase de graça para o EC Bahia e são dois grandes exemplos. Eles não vão jogar hoje por questões contratuais, mas, por incrível que pareça, fazem uma enorme falta no banco palmeirense.

Dizer o que, também, do armador Régis, palmeirense declarado, meio campista habilidoso, canhoto, que não chegou a jogar sequer uma partida inteira com a camisa alviverde e que hoje é um dos favoritos da torcida do Tricolor de Aço? 

Ele também não joga esta tarde, mas por um motivo diferente: está se recuperando de uma contusão.

Mas, afinal, quem -nos dias de hoje e sob Cuca- é titular absoluto no time do Palmeiras?

Na defesa, Prass, Mina e, por incrível que pareça, o veteraníssimo Zé Roberto que, por sinal, para ser poupado (?) nem viajou com a delegação. Pode? 

Claro que pode. Ele pode e ninguém fala nada, mas já imaginaram se fosse o Valdívia o que a mídia, as organizadas e os anti estariam dizendo?

ZR esta sendo poupado por que ou para quê? Para enterrar o time no jogo da semana que vem? Fosse como complemento do time, tudo bem, mas para jogar 90 minutos? Ora, Vakatakokinho,Kuka...

No meio de campo, embora afastados, Felipe Melo e Dudu são titulares e, com muita boa vontade, (mas muita, muita e muita), Tchê, apesar da péssima forma. E é só!

Hoje tomei conhecimento de que ele está saindo de uma virose, que andou baqueado fisicamente e por isto não rendia. Tomara que seja só isso!

Em relação ao time, considerando-se que Felipe e Dudu estão contundidos, ZR não tem mais condições e Tchê está mal, o Palmeiras tem, hoje, apenas três atletas considerados titulares . 

Os demais jogo sim, jogo não, vão e vêm ao sabor das ondas ou do refluxo das marés sendo obrigados a se desgastar e virar "leões de treino" para que possam obter a titularidade.

Não sei qual o time que Cuca mandará a campo esta tarde, na Fonte Nova, em Salvador.

Eu simplesmente reintegraria Mina e Borja e preencheria as ausências de Dracena e Zé Roberto (os dois não viajaram à Bahia) e começaria o jogo apostando nesta escalação:

Prass, Tchê, Mina, Juninho e Michel Bastos (Egídio).
Tiago Santos, Guerra, Jean , Róger Guedes e Willian.
Borja.

E você?

COMENTE COMENTE COMENTE 

10 Comentários:

  • Às 18 de junho de 2017 às 08:49 , Anonymous Parmerense disse...

    Muito certo e bem lembrado Alcides do jeito que está o time não vai dar liga porque cada dia o Cuca põe um time diferente e fica difícil encontrar entrosamento. Mas o time melhorou muito contra o Flu e contra as sardinhas você não acha? Vamos ganhar de novo hoje a tarde porque temos um time melhor que o Bahia.

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 09:03 , Anonymous Carlão disse...

    Como manter o mesmo time com jogadores contundidos e convocados para seleção?
    Pode manter uma base e só.

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 11:19 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Duas coisas a dizer, por ora:

    1) Confio em Cuca.

    2) Quem me ataca não sabe nada de futebol e principalmente de PALMEIRAS.

    Bom domingo a todos pois está na hora da caipirinha com vodka, filé de costela e piscina, por que faz calor. Calor, humano, na Libertadores.

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 11:25 , Anonymous Anônimo disse...

    amigos

    a. entendo que, com o tempo, o time dará liga.

    b. Cuca é bom, e já provou isso

    c. normalmente me abstenho de falar de escalada, mas o time do Alcides para hj é bom

    Ester Abea

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 12:17 , Blogger ester abea disse...

    escalada =. escalacao

    eta Apple porcaria

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 12:34 , Anonymous Nei Verde disse...

    Alcides, com todo respeito a sua escalação, mas o que precisa mais para esse Jean fazer de ruindade, principalmente jogando de volante, sou mais um cone, pelo menos esse vc já sabe que não pode contar com ele.

    Temos sim que escalar Jean, Zé Matusalém, Fabiano, Maike, a sumir para bem longe do Palmeiras.

    Estou vendo Coritiba X Gambas, impressionante com a corja de ladrões favorecem a gambazada, faltas e impedimentos inexistente, perigo de gol..,desse jeito não perde mesmo..!

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 12:53 , Anonymous Claudio de MG disse...

    Estou assistindo Coritiba X Gambas e me IMPRESSIONA o tanto quanto nos jogos contra o Palmeiras estes times intermediários, sazonais, ribeirinhos, se desdobram.

    Contra o o GAMBÁ, o jogo ocorre às ONZE HORAS de Curitiba.
    Contra o Palmeiras, sempre é às NOVE E QUARENTA E CINCO na GÉLIDA (e maravilhosa) Curitiba.

    Porque?

    HAHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    E o Presidente?
    Até quando?
    O que mais falta sabermos deste PMSDB?

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 13:34 , Anonymous Sei, mas não de tudo. Quem sou eu pra saber de tudo né? disse...

    Ábéa ostentano um épou da Apple. Qual qui é? Iphone 7, u 5S?

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 18:01 , Blogger ester abea disse...

    Sei mas nao de tudo

    Ostentando nada. Abea é humilde...
    mas é um note qualquer coisa, que até agora foi mais ou menos como o Eric...

    Abraços

     
  • Às 18 de junho de 2017 às 18:27 , Blogger ester abea disse...

    alias gostei do epou da Apple. Criativo e inteligente!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial