Observatório Alviverde

23/11/2017

O PARTO DA MONTANHA!


Diz uma conhecida, importante e exemplar fábula latina que uma montanha enorme e colossal estava prestes a dar a luz.

Em razão disso, urrava, grunhia e bramia estrepitosamente fazendo a terra tremer e provocando um barulho de tal calibre que aqueles que a rodeavam discutiam e apostavam como poderia ser o filho da montanha:

" -Ela vai dar à luz outra montanha", dizia um!

" -Engano seu,  será um dinossauro", dizia outro!

"- Enganam-se vocês dois pois logo logo nascerá um dragão" retrucava outro!

E as especulações seguiram...

Foram tantas, tantas e tantas, quanto foram as frustrações, no momento em que a montanha deu à luz um rato!

A inesperada contratação de Róger Machado, que sempre correu por fora e não teve nenhuma publicidade, promoção ou divulgação, ao menos para mim, não passou de um "parto da montanha"!

Para  quem esperou o nascimento de outra montanha, simbolicamente o gigantesco Mano Menezes, decepcionou-se...

Para quem esperou um dinossauro daqueles mezozóicos, supostamente Abelão, desapontou-se completamente....

Para quem falou em Luxa, Felipão, Leão, Vágner Mancini ou qualquer outro "dragão" frustrou-se inteiramente...

A montanha, isto é, o Palmeiras, ao contratar Róger Machado, acabou decepcionando enormemente a todos os palmeirenses.

Pode-se dizer que, metaforicamente, deu à luz um rato, haja vista que Róger era o menos badalado, o menos alardeado, o menos cotado ou o menos esperado profissional para o cargo mais importante que pode oferecer em seus quadros, o de técnico da Academia!

Conclusão:

Se antes eu, apenas, supunha, agora estou convicto, de que o gastador oficial do futebol do Palmeiras, Matos, não está disposto a bater continência ou submeter-se, do ponto de vista hierárquico a qualquer treinador porventura de maior status ou tradição maiores do que ele, seja já por quaisquer circunstâncias e conveniências...

Para terminar, sintetizando o meu ponto de vista (jamais fugi de opinar antecipadamente quando dessas contratações) quero dizer, simplesmente, isto:

"Embora (para mim, para mim, para mim...) Róger seja e não fosse a melhor solução, em face da juventude e da reduzida experiência, ele tem potencial e não é um "zé mané"!

Como jogador é multi campeão com a camisa do Grêmio onde atuou de 1994 até 2003 e ganhou 3 Copas do Brasil (1994, 1997 e 2001), 4 Campeonatos Gaúcho (1995, 1996, 1999 e 2001), Taça Libertadores de 1995, Recopa Sul-americana e Campeonato Brasileiro de 1996, e Copa Sul de 1999. 

Fora do Brasil, atuou no futebol do Japão de 2004 a 2005. 

Retornou em 2006 importado pelo FLU, clube pelo qual ganhou a Copa do Brasil de 2007, sendo o jogador brasileiro com o maior número de títulos (quatro) desta competição. 

Será que algum "do contra" ou algum "louco" palmeirense terá o desplante de querer comparar Róger a Eduardo Batista? 

Será que algum fanático do time dos "do contra" ou algum maluco tentará desestabilizar Róger (como fizeram com Eduardo Batista) antes mesmo dele assumir? 

Só se for gente assim, mesmo!

Moral da História: 

A torcida não pode e nem tem o direito de fazer com Róger tudo o que fez com Eduardo Batista, isto é, liquidá-lo sem conceder-lhe o direito de, ao menos, mostrar o que sabe, o que pode e o que está vindo fazer no Palmeiras!

Como jogador, cria de Felipão (também velha indicação de Felipão ao Verdão) , RM sempre foi honesto, competente e exemplar dentro e fora de campo, sendo que estes aspectos o qualificam, potencialmente, à possibilidade de que ele se transforme em futuro próximo, num técnico de primeira grandeza do futebol brasileiro. 

Não foi isso o que ocorreu com Luxa em 93, cujo currículo quantitativamente era maior, mas qualitativamente inferior ao atual com que Róger se apresenta no Verdão?

Acompanhei à distância porém com interesse e curiosidade o trabalho de Róger, em 2.015, assim que o Grêmio resolveu conceder-lhe a grande chance de treinar o time principal, no qual permaneceu por 94 jogos, classificando-o em 3º lugar no Brasileiro e habilitando o tricolor gaúcho para a Libertadores de 2016. 

Antes de assumir o Grêmio em 2015, Róger também realizou dois trabalhos no interior gaúcho, respectivamente em Caxias e Novo Hamburgo em 2014 e 2015, sem, no entanto, ser valorizado como merecia.

O acompanhei relativamente de perto quando de sua passagem de sete meses pelo Clube Atlético Mineiro e posso garantir-lhes que foi um profissional competente e exemplar em sua passagem pelo Galo.

De fato, aqui em BH se reconhece sua seriedade, exigência, dedicação tanto e quanto a sua condição de ser muito amigo dos jogadores, residindo nesse último fator a sua maior deficiência.

Enganam-se aqueles que imaginam que Róger Machado foi demitido sumariamente pelo Atlético. 

Na realidade, por discordar de algumas contratações e por ter entrado em uma série reversa de derrotas, ele sucumbiu à cobrança da torcida e acabou por fazer um acordo com a diretoria atleticana para deixar o clube.

Se minha opinião tivesse algum peso junto à massa alviverde eu solicitaria a todos que "recebessem bem Róger Machado"...

Digo isto porque no cômputo geral dos prós e dos contras, Róger Machado, diferentemente de Eduardo Batista, é um profissional bem rodado com passagem, como técnico, por dois clubes  de primeira grandeza do futebol brasileiro, Grêmio e Galo!

E fique sabendo a torcida que, ao contrário do ocorrido na época concedida inutilmente a Eduardo Batista, desta vez o Verdão não vai começar do zero.

COMENTE COMENTE COMENTE




 

27 Comentários:

  • Às 23 de novembro de 2017 às 07:39 , Anonymous Elcio disse...

    Repito meu comentário do posto anterior.

    Trate de jogar o Paulista para ganhar, do contrário, sera demitido ao final do mesmo.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 07:57 , Anonymous Juliano disse...

    Habemus Roger.
    Que cessem as cornetas.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 08:21 , Anonymous Anônimo disse...

    Nos primeiros tropeços a torcida não vai aguentar e vai agir como sempre.
    A relação vai se deteriorar até o momento em que a diretoria, sob pressão, irá demiti-lo.
    Mais do mesmo. Mais uma vez

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 08:25 , Anonymous Anônimo disse...

    bom tecnico diferente de todas kakas que tem por ai

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 08:46 , Blogger Alexandre disse...

    O grêmio que tá final da Libertadores, é fruto do trabalho do Roger do ano passado, agora tem torcedor que queria a permanência do interino Valentim, estão criticando o Roger que nem chegou, torço pro trabalho do Roger pra calar a boca desses imbecis.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 08:55 , Anonymous Sr. Keiko disse...

    Roger pediu um contrato de dois anos e garantias de que não será demitido, em caso de fracasso no Campeonato Paulista. Ele não pretende sofrer como Eduardo Baptista, demitido depois de cair para a Ponte Preta, nas semifinais A diretoria prometeu que o Estadual não será levado em consideração, caso não haja título, e determinou um ano de contrato. Resta saber se esse acordo será cumprido à risca, com a cultura resultadista do futebol brasileiro.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 09:15 , Blogger Roberio BA disse...

    Acredito que o Roger fará um bom trabalho, porém, condiciono este desempenho ao tratamento que a diretoria dará ao técnico, lembro que o Roger substituiu Felipão e fez ótimo trabalho no Grêmio inclusive tendo uma grande parcela no título da copa do Brasil 16 e no estilo de jogo do time comandado hoje por Renato gaúcho, o Palmeiras desde Gilson kleina que não mantém um treinador por um período maior que 12 meses, isso tem contribuído para a falta de identidade e estilo de jogo, a mudança constante de atletas e técnico inviabiliza entrosamento, afinidades e os resultado são sempre conseguidos de forma esporádica e inconsistente mesmo ganhando títulos que tem mais haver com a estrutura financeira que temos do que propriamente trabalho profissional competente. Prefiro recolher a corneta e apoiar incondicionalmente até que seja viável fazer uma análise, dando o tempo necessário para que o treinador imponha sua filosofia de trabalho. Lembro um acontecimento que aconteceu no maior rival com Tite quando foi eliminado pelo tolima ao invés de demissão o treinador teve todo apoio da direção para recomeçar o trabalho deixando claro para os atletas quem estava no comando, vimos no que deu, é importante neste momento que a diretoria do Palmeiras tenha convicção do que quer para a equipe, esteja presente, dê suporte, faça análise criteriosa e não se deixe influenciar por opiniões de quem não acompanham o dia a dia do clube.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 09:48 , Anonymous juliano disse...

    Os cornetas não deixarão o roger trabalhar em paz, ficarão igual hienas, no aguardo da carniça. Torcidinha ignóbil é essa. Aqui no blog tem uns aqui que nunca chutou uma bola na vida e se acha entendedor. Cornetas imbecis. Tem alguma anta escrevendo em meu nome. Só pode ser aquele dito cujo que possuiu vários nomes, desde jofre até, bom deixa pra lá.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 11:23 , Anonymous Anônimo disse...

    De fato, tem uns aqui que nunca CHUTARAM uma bola e se ACHAM ENTENDEDORES. Também tem uns aqui que fugiram da escola.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 11:32 , Anonymous BIG VERDE disse...

    Para os críticos do Roger Machado. Comandou o Atlético de MG em seu último trabalho até julho/17, deixou o clube apontado por muitos como um dos melhores elencos do País com 63% de aproveitamento, campeão mineiro, primeiro colocado na fase de grupo da libertadores,perdeu o jogo de ida por 1x0 para o jorge wilstermann, mesma equipe que venceu o River plate em casa por 3x0, venceu o Botafogo no primeiro confronto da copa do Brasil por 1x0 com um jogador a menos e em 11º lugar na classificação geral do brasileirão/17 rodada 15 a 05 pontos do G4, precisamos avaliar com calma e guardar a corneta, afinal hoje este mesmo atlético dois treinadores depois, perdeu a copa do Brasil, eliminado no jogo de volta da libertadores, e está em 8º lugar no brasileiro, porém a 09 pontos do G4, este Atlético não é tudo isso e Roger não foi tão mal quanto aparenta.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 11:44 , Blogger Brunoliv disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 11:44 , Blogger Brunoliv disse...

    Abel não mostrou o mínimo interesse no projeto do Palmeiras. Nessa fase da vida pra que pressão? Já Roger, foi homem e topou rejeitando o SP e o Flamengo, porque queria treinar o Palmeiras. Vou apoiar ele pra caralho!

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 11:53 , Anonymous juliano disse...

    Engraçado né ANÔNIMO, ou seria você insuportável comentarista dos mil personagens que ate ja foi expulso daqui, mas como nao tem vergonha na cara, fica enchendo o saco. De fato, você sabe tudo de língua portuguesa, mas não sabe nada do time pelo qual diz torcer. Um verdadeiro engodo. Tu não é palmeirense nem aqui e nem na pqp. Vai dar aula de gramática então professor pasquale.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 12:37 , Anonymous MestredosMagos disse...

    MATTOS E SEU APETITE VORAZ POR LAVAGEM DE DINHEIRO. ROGER É UM TAMPÃO DE OURO.

    A contratação de Roger Machado não passa de lavagem de dinheiro.

    1 ano de contrato a 500 mil por mês, com multa rescisória de pagamento do salário até o fim de 2018.

    Se já estipulou até a multa, está na cara que será usado como experiência no Paulista.

    Até lá pode dar certo ou não, mas Mattos vai esperar uma oportunidade de mercado.

    Enquanto isso, já garantiu um bom dinheiro até o fim de 2018 em caso de multa.

    Mattos saiu do Cruzeiro. Mas não sem antes devastar a terra.

    O Cruzeiro sobreviveu porque contratou um técnico e que inclusive foi Campeão da Copa do Brasil em 2017, PROVANDO POR A + B que o sabichão não é a última bolacha do pacote.

    Ele é dinheirista e enquanto a Dondoca ficar vivendo do Brasileiro de 2016, pode cair do burro.

    Saudações.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 13:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Galera esta começando a ficar melhor ainda para 2018.


    https://www.terra.com.br/esportes/lance/palmeiras-fica-perto-de-vender-leandro-a-clube-japones,103b8073f47c4276163b45a3e49dd851t4cj3akn.html

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 14:09 , Anonymous Nei Verde disse...

    23/11/2017-Nada contra o Roger, foi um jogador exemplar e vencedor, MAS NÃO TEM O PERFIL PARA O PALMEIRAS, em elenco de estrelas e de paneleiros ele não funciona, vai bem somente em elencos humildes, com jogadores que querem fazer um bom contrato, ir para Europa, asia, etc..!
    O INSUPERÁVEL esta correto, pelo molde do contrato é mais para a tia do que para o clube. já disse, precisamos de uma lava jato nesse direto$$$.
    Quero avisar aos idiotas que esta xingando quem é contra, que vou torcer para que de certo, mas não acredito, entendido cabaçada..?
    Tem que ganhar o Paulista sim, essa diretoria de merdas, já inicia tirando compromisso, cambada de bundões.., a luz é Nobre em 2019, não acredito em nada na gestão do cara de ovo e perfil de penis..!

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 14:18 , Anonymous Agnaldo Rizzi disse...

    o blog do alcides é ótimo, mas muito mal frequentado. temos tipos de toda gente. idiotas completos, criançóides, chucros, mal educados, arrogantes, narcisistas e os metidos a besta.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 16:22 , Anonymous Rosemiro disse...

    Roger pode até dar certo!!

    Espero que sim!! Vou torcer para que isso possa vir a ocorrer!

    Ele, com certeza, é melhor e mais preparado do que Eduardo Batista!!

    Não resta duvidas!!

    Mas, reafirmando e ratificando o que postei aqui mesmo neste blog, em matérias anteriores do Alcides, eu duvidava que Alexandre Mattos e cia bela, contratassem um técnico de ponta( Abel, Mano, etc).

    Com Roger Machado, ele vai encher o clube de contratações, algumas boas, e muitas outras de perebas sem condições de vestir nossa camisa, e o técnico deverá ficar caladinho, sem reclamar!

    Ou seja, o técnico não terá direito a opinar e pedir contratações de jogadores que estejam dentro de seu perfil.

    Terá que engolir, exatamente como aconteceu com EB!

    Vai ser uma festa!! Negócios estranhos,contratações inexplicáveis e acintosas, muita grana torrada sem planejamento, farra com o dinheiro, etc!

    Enquanto isso, o atual"presidente" bate palmas, e diz amém, para a "dona" do dinheiro e o "dono" do clube!

    Enquanto isso, o verdeiro chefe, o grande líder, esfrega as mãos, e vê seu projeto de aniquilação do clube caminhar para o futuro de braços abertos!

    Teremos um 2018 igual a 2017?

    Ou podemos sonhar com títulos o ano que vem?

    Sou pessimista neste quesito!!

    Enquanto o grande chefe comandar o clube dos bastidores, nossa chance de sucesso é muito pequena!!

    Além de suas ideias ultrapassadas, ele não gosta de futebol e não gosta do Palmeiras. Seus interesses lá dentro são puramente financeiros e pelo poder absoluto( tipo máfia).

    Ele prefere ver o clube como mero coadjuvante, podendo se beneficiar de alguma grana paga por televisão e publicidade, do que VENCER E GANHAR MUITOS TÍTULOS!!

    Este é o modus operandi dele!!

    Sempre foi!!

    E a força dele é imensa nos bastidores do clube!!

    Além disso, sua energia espiritual é maléfica, baixa, rasteira e contamina o clube!!

    Não esperem nada do atual"presidente" É fraco,incompetente, não gosta de futebol e não gosta do Palmeiras, tal como seu chefe e mentor!

    É esperar o retorno de Paulo Nobre!! Este sim, ADORA O PALMEIRAS E AMA FUTEBOL! É PALMEIRENSE!

    Além disso é extremamente competente e sabe como comandar o clube, apaziguando a máfia interna, controlando os ratos chamados de conselheiros, e é o único que consegue manter o GRANDE CHEFE, sob controle!

    VOLTA NOBRE!!

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 17:14 , Anonymous Nei Verde disse...

    Parabéns Rosemiro, perfeito seu comentário!

    -A luz é Nobre em 2019.
    -2018 vamos ter mais baciadas, de refugos.
    -Teremos mais hospedes no resort.
    -Enquanto isso alguém vai acertando a vida$$$$.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 17:45 , Blogger ester abea disse...

    amigos:

    a. concordo em 1000% com o Camisa 10 Alcides: Roger não é um bobão, mas não tem curriculum para a gloriosa SEP...

    b. nosso Rosemiro tocou na ferida. O tal sapo gordo faz mas mal ao nosso Palmeiras do que se o nosso presidente fosse o mesmo da gaviões...eta sujeito mal intencionado e retrógrado, que tem ojeriza ao Palmeiras e amor a $$$$
    Assim, que o grande San Gennaro nos livre desse mal

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 17:48 , Blogger ester abea disse...

    quanto ao Juliano

    me parece um moço inteligente, com boa gramática e que adora o Palmeiras...não sei por que se envolve em polemica...

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 18:45 , Anonymous Anônimo disse...

    Mais uma vez o Verdão terá um novo técnico. Mais uma vez nossa torcida faz um pré-julgamento. Mais uma vez essa nossa torcida começa a apostar que não vai dar certo. Mais uma vez essa torcida apaixonada já começa errada. Mais uma vez vemos o filme se repetir, visto que foi assim com Eduardo Batista, Cuca que era unanimidade e Alberto Valentim, esse a maior vítima do imediatismo e do resultado do trabalho a cada jogo. Nossa torcida não aprende e não aprendeu nem com seu maior rival, o curica. Este apoiou tite que foi despejado do Palmeiras, e viu no que deu hoje. Assim como carile, ninguém falava nada e foi campeão paulista e do brasileiro. Assim, sem delongas, se nossa torcida não mudar sua postura, será o maior vilão do Verdão. Pelo aceite inicial, tenham a certeza: será mais um ano perdido. A culpa não será dos investidores e nem da diretoria, mas sim dos torcedores imediatistas. Vamos acordar pra que 2018 não volte a ser 2017.

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 20:36 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Exemplificando a brilhante explanação do Rosemiro venho mostrar a escalação do time do Palmeiras de 1981. O pior time, para mim, do Palmeiras de todos os tempos. O diretor de futebol era o boçal do otomano, aquele que não gosta de futebol.
    Vejam, os mais velhos, se não dá asco só de ler essa miséria:
    João Marcos, Benazzi, Vitor Hugo, Jaime Boni e Darinta. Marquinhos, Paulinho e Célio. Osni, Sena e Baroninho.

    Coitado do Baroninho, infeliz da torcida. Nada contra os homens e tudo contra o time e quem contratou.
    Turco maldito, apenas mais uma coisa: Foi nessa época que a torcida do Palmeiras havia encostado em número de torcedores na dos gambás. Depois disso não mais.
    Década de 80 perdida, só voltou a ser vencedor em 1992 com a Parmalat. É muita coincidência. Rsrs

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 20:48 , Blogger ester abea disse...

    grande Marcelo José

    foi brilhante teu post! Legal lembrar esse time, horrível e que nos fez sofrer(rssss)

    quem lembraria de Sena ou Paulinho ????

    Darinta, pela ruindade, ficou na História(embora ele mesmo seja palmeirense ate hj)

    Se nao me engano, tudo era gerido (com o fiofó) pelo incompetente Hugo Palaia
    Se nao estiver entre nós, que Deus o tenha...mas foi um diretor abominável...pudera, se foi escolhido pelo otomano tá explicado

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 20:50 , Blogger ester abea disse...

    ah, quantas bolas o tal Benazzi perdeu , para meu desespero

    E ver Jaime Boni jogar irritava até o Dalai Lama

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 21:54 , Anonymous Anônimo disse...

    jogadores da época do otomano maldito

    Diego Cavalieri (38 jogos)
    Leandro (33 jogos)
    Wendel (33 jogos)
    Martinez (31 jogos)
    Dininho (29 jogos)
    Gustavo (29 jogos)
    Caio (28 jogos)
    Luiz Henrique (28 jogos)
    Pierre (28 jogos)
    Makelele (27 jogos)
    Paulo Sérgio (25 jogos)
    Valdivia (22 jogos)
    Edmundo (20 jogos)
    Valmir (20 jogos)
    Nen (18 jogos)
    Rodrigão (16 jogos)
    David (15 jogos)
    William (15 jogos)
    Luís (13 jogos)
    Max (13 jogos)
    Deyvid Sacconi (12 jogos)
    Francis (7 jogos)
    Florentín (6 jogos)
    Michael (6 jogos)
    Edmílson (5 jogos)
    Alex Afonso (4 jogos)
    Cristiano (3 jogo)
    Amaral (1 jogo)
    Bruno Farias (1 jogo)
    Marcelo Costa (1 jogo)
    Marquinho (1 jogo)
    Osmar (1 jogo)
    Rick (1 jogo)
    Vinícius (1 jogo)

     
  • Às 23 de novembro de 2017 às 21:58 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    E que começe o Bolão do Verdão.

    Quantos meses Roger Machado durará no Palmeiras:

    ( )02 meses
    ( X)03 meses
    ( )04 meses
    ( )05 meses
    ( ) vai cumprir seu contrato e será campeão

    É o fim da linha, estamos ferrados !!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial