Observatório Alviverde

13/11/2017

HOMENAGEM A MÁRIO MORAES O MELHOR COMENTARISTA DE TODOS OS TEMPOS!!!


Não, não sou saudosista mas realista e dentro desse prisma quero falar sobre o maior e melhor comentarista de rádio e tv de todos os tempos, MÁRIO MORAES.

1) Fui feliz porque vi, ouvi, li e curti MÁRIO MORAES o mais inteligente e preparado comentarista de rádio, TV e jornal que o Brasil já teve

Dono ideias diferenciadas mesmo em temas que os outros analistas consideravam comuns, Mário agradava, também, por suas neutralidade, eficiência, independência e alto poder de concisão... Fechava a análise de um jogo em, no máximo, cinco minutos, fosse em rádio ou TV.

Proprietário da melhor voz do ramo, da melhor dicção, da melhor forma, do melhor conteúdo, da maior classe, da maior capacidade, enfim, na abordagem dos temas, pode-se dizer sem medo de incorrer em equívocos, que Sr. Mário, como era chamado, foi um gênio da profissão!

Em suma, Mário Moraes, sem qualquer dúvida e sem o menor exagero, foi e ainda é, disparadamente, o analista número um deste país em todos os tempos, constituindo-se no maior expoente dos comentários esportivos na história do rádio e da TV no Brasil.

Na contramão da alta qualidade de Mário, hoje, a Globo me obriga a ver e ter de ouvir compulsoriamente, CASAGRANDE, JÚNIOR e outros jogadores cujas capacidades são a mais perfeita antítese de Mário e muito longe (sem saudosismo) dos profissionais de outrora.

2) Vi, ouvi e convivi, por exemplo, com LOUREIRO JR., da escola de MÁRIO MORAES, excelente sucessor. Linda voz,  comentarista de melhor português da história do Rádio e da TV de São Paulo, corintiano. E, no entanto, obrigam-me, hoje, a ver o inconsequente NETTO.

3) Ví e ouvi CARLOS AYMAR, comentarista corintiano, direto, franco e objetivo, também dono excelente português, boa voz e dicção. Hoje sou obrigado a ver o ex jogador CAIO, conquanto educado, liso, vazio e vaselina, outro invasor da profissão.

4) Ví e ouvi LUIZ NORIEGA, o pai, hoje vejo seu filho, MAURÍCIO, bom, mas infinitas vezes inferior ao pai, pela desvantagem de economizar nas críticas e nas palavras...

5) Ví e ouvi o fanático palmeirense MILTON PERUZZI, o cronista total, que dizia tudo o que pensava e sempre com toda a ênfase acerca dos assuntos. Hoje querem me obrigar a ver e ouvir o fanático curicano CHICO LANG, desmiolado e movido à paixão que, sequer, chega-lhe à sola dos sapatos sob todo e qualquer ponto de vista...

6) Ví e ouvi BARBOSA FILHO, hoje sou obrigado a aguentar WILLIAM, ex-zagueiro corintiano tão fraco e obscuro em TV quanto o foi no futebol e que tão poucos conhecem...

7) Vi e ouvi o experiente SÉRGIO CUNHA, corintiano que conseguia ser imparcial. Hoje sou obrigado a ver e ouvir o fala fina RÓGER FLORES que, ao menos está cursando jornalismo...

10) Ví e ouvi ANTONIO SOLA, hoje sou obrigado a ver e ouvir o "cômico" DENILSON...

9) Vi e ouvi MAURO PINHEIRO, hoje sou obrigado a ver e ouvir o prepotentíssimo MARCELO BARRETO...

8) Vi e ouvi o preparado e calculista ORLANDO DUARTE, hoje sou obrigado a ver e ouvir o FÁBIO SORMANI calculando... naturalmente, para o SANTOS FC...

9) Vi e ouvi GERALDO BRETAS "Largando Brasa" mas hoje sou obrigado a ver, ouvir e a ler JUCA KFOURY, enquanto ele imagina (só imagina) que está abordando temas controversos e tabus e monopolizando a opinião pública...

10) Vi e ouvi e senti toda a classe de RUI PORTO, hoje sou obrigado a ver e ouvir o caipirismo crônico de MURICY Ramalho, outro invasor da profissão...

11) Vi e ouvi CARLOS MARCONDES, hoje sou obrigado a ver e ouvir aquele que sempre cultivou perseguir o Palmeiras, justa ou injustamente, JOSÉ TRAJANO, não por acaso um petista de carteirinha, tanto e quanto Kfoury...

12) Vi e ouvi Afonso Soares, agora ouço Ronaldo o despreparado ex-goleiro do Curica ou Veloso, o despreparado ex-goleiro do Palmeiras.

13) Vi e ouvi MÁRIO VIANNA, hoje sou obrigado a ver e ouvir ARNALDO CÉSAR COELHO aquele que não tolera o Palmeiras e que, como árbitro, arrancou-lhe o título de 1978. Eu estava lá...

14) Vi e ouvi AMILCAR FERREIRAe suas tiradas geniais (...barata esperta não atravessa galinheiro) mas hoje sou obrigado a ver e ouvir GACIBA e PAULO CESAR OLIVEIRA.

15) Vi e ouvi o isento Esmeraldo Botelho em Minas, hoje sou obrigado a ver e ouvir o anti-palmeirense OSCAR GODOY.

Para aqueles que imaginam que este velho escriba, por mero saudosismo, está implicando com a classe jornalística atual ou com os que, impropriamente, estão na ativa, devo dizer que estão redondamente enganados.

Quero deixar bem claro que a maior parte do nomes citados representam só u'a minúscula parte da massiva invasão do meio profissional jornalístico ocorrida no Brasil por obra e graça daquele que para mim, é o mais controvertido e incompetente ministro do supremo federal, GILMAR MENDES.  

Aí vocês hão de perguntar; "o que tem MÁRIO MORAES com tudo isso"?

Em matéria de comentários em rádio, jornal e TV jamais houve alguém ou outro como MÁRIO MORAES, o mestre dos mestres!

Boa voz, dicção clara, riqueza de ideias, lógica nos argumentos, poder de simplificação e concisão, personalidade , neutralidade, imparcialidade, agressividade (quando necessária), um comentário especialíssimo que só aqueles que ouviram têm o poder de auferi-lo e de compará-lo com os demais. 

Em resumo; nunca houve, jamais e em tempo algum, comentarista que fosse, sequer, uma sombra de MÁRIO. 

Nem Loureiro Júnior, nem Carlos Aymard, nem Sérgio Cunha, nem Luiz Augusto Maltoni,  todos, profissionalmente, excelentes, seus discípulos e seguidores mais próximos!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS - Se você quiser postar sobre outro tema, pode escolher e fazê-lo. Há muito tempo que eu desejava prestar uma homenagem ao "papa" dos comentários esportivos no Brasil. (AD)

18 Comentários:

  • Às 13 de novembro de 2017 às 20:28 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    pior que casagrande e junior

    é ver e ouvir william, sergio xavier (é sério isso rede globo), roger flores, vilaron e outros que tais

    tamo e fu

    dido

     
  • Às 13 de novembro de 2017 às 21:10 , Anonymous juliano disse...

    Mais um jogador do Cruzeiro? Mais uma tranqueira da toca da raposa? Por que o Palmeiras não se muda pra BH de uma vez?

     
  • Às 13 de novembro de 2017 às 21:32 , Anonymous Sei de Tudo disse...

    Quarta feira, não a de Cinzas, mas a da República (aliás, que República???) , feriado e os mal cheirosos de Itaquera jogarão para ratificar a condição definitiva de campeão brasileiro, o sétimo deles. SÉTIMO pessoal. Se alguns foram roubados na face dura (2005 e 2015, principalmente) ou não, os caras até 1994, ano do nosso 8°título (quer Juca, o Kfouri ou não), tinham 1 apenas. 23 anos depois, os caras estão apenas 2 atrás da gente. Então pessoal, para não passar mais raiva ainda, já que nossa diretoria fez questão de nos fazer isso, quarta feira, saia com os amigos tomar uma, vá em algum barzinho paquerar alguns "brotinhos" , chame a esposa para um programa legal, assista algum filme com sua amada ao lado, faça amor e não faça guerra. Quarta feira desligue a TV, vá ler um livro e coloque um protetor auricular para se livrar dos rojões. Mais fácil, bote um Caymmi, um Gil, uma Elis, um Chuck Barry ou até um Metallica no último. E não passe mais raiva. Sei de Tudo não está afim de 'tortura' e de lamber as feridas. Já chega o que aprontaram pra gente. Né sr . Galiotte et al.

     
  • Às 13 de novembro de 2017 às 21:58 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Que o exemplo da Itália nos sirva de lição.
    Um país tradicionalismo no futebol, com treinadores TOP a nível mundial (Anceloti, Conte, Alegri) e outros, inventou um sujeito sem nenhum tamanho. Nenhum predicado que o indicasse ao posto de treinador de uma das seleções mais importantes do planeta.
    Deu no que deu.
    Itália fora da Copa da Rússia.
    Um VEXAME!
    Que o mau exemplo da Itália sirva de lição para o MAIOR campeão brasileiro.
    Que a direção do Palmeiras NÃO "invente" nenhum treinador incapaz, sem história, sem títulos para comandar nossa equipe no ano que vem e, aproveitando o mau exemplo da Itália este, não façamos um grande VEXAME em 2018.

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 08:06 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Grande Cláudio de MG, é um deleite ler seus comentários aqui neste nobre espaço disponibilizado pelo outro grande, o nosso camisa 10 (créditos a grandíssima Ester Abea), o nosso Blogueiro Mayor. Você enriquece mais ainda este riquíssimo espaço, graaaaande Cláudio de MG.

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 08:11 , Blogger vladimir rizzetto disse...

    De todos os citados, lembro-me muito bem de Milton Peruzzi, Orlando Duarte, Luiz Maltoni (conterrâneo da minha Jundiaí)e Luiz Noriega. Todos jornalista da mais fina cepa.
    Como o Alcides bem disse, donos de vozes imponentes, isentos, ótimo Português, ou seja, profissionais na acepção da palavra.
    Exatamente o oposto do verificado atualmente. Um bando de moleques amadores, facciosos, meros assessores de imprensa informais dos clubes, sem carisma e presença. Um bando de medíocres, gente sem substância.
    E eu nem vou falar dos jogadores invasores porque o blogueiro já o fez. Uma lástima...

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 08:44 , Anonymous Rosemiro disse...

    Não estou aqui apoiando qualquer atitude da tal maior torcida organizada do Palmeiras!

    Repudio qualquer tipo de violência , e sei que essa torcida é especialista nisso, e não apoio ou compactuo com eles!

    Mas, as declarações do tal ex-presidente da tal torcida, que hoje me parece que é conselheiro do PALMEIRAS, mostraram e ratificaram porque tivemos um ano trágico!

    Jogadores descompromissados, sem vontade, planejamento pífio, contratações absurdas e suspeitas, falta de comando, falta de pulso, flata de coragem, falta de capacidade, politicagem, etc!

    As acusações feitas ao "presidente" atual do clube, são muito sérias e deveriam ser tratadas com rigor pelo conselho do clube!

    Não sei até em que ponto são verdadeiras, mas, todas elas batem exatamente com o que aconteceu com o Palmeiras este ano, e ratificam nosso fracasso!

    NÃO TEMOS PRESIDENTE E MUITO MENOS DIRETOR DE FUTEBOL! Onde está nosso diretor de futebol? Porque até agora não veio a publico dar explicações sobre o retumbante fracasso de sua gestão neste ano? Falar e explicar suas ridículas e absurdas contratações? Do dinheiro(fortunas) jogado fora? Da contratação de Eduardo Batista, a maior barbeiragem efetuada e a responsável direta pela perda do ano pelo Palmeiras?

    Ano passado, vivia em programas de TV, rádio, dando entrevistas, sorrindo, etc! E neste ano? Cadê você, Sr. Matos!! Tenha colhões e dê sua cara para bater!

    Mas fiquei sabendo que está tentando outra contratação, e adivinhe de que clube? Porque só em MG existem jogadores para serem contratados , Sr. Matos? E porque só do Cruzeiro e do América?

    E o nosso despreparado "presidente"?

    Só fica "bravinho" com os torcedores que estão revoltados? Cadê sua braveza para peitar a CBF e a juizada que dia sim e outro também nos rouba e tira chance de títulos?

    Cade sua "macheza" para responder e peitar a mídia que nos coloca abaixo da sola do sapato, dia sim e outro também?

    Impressionante como segue fielmente a cartilha e utiliza as mesmas atitudes, de um tal ex-presidente, mas que é hoje o atual mandatário do clube, a grande eminência parda,temido, que dá as ordens dos bastidores, e que vai nos levar de novo ao atraso, e de volta as humilhações!

    VOLTA NOBRE!!!

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 08:55 , Anonymous Marcelo Jose disse...

    Assisti o programa TV Palmeiras após a derrota do Santos para a chapecoense. Nele tem a entrevista com o Dudu, o da academia, ele conta a sua história, mui rica por sinal, mas dá alguns inshigts, conselhos podemos dizer.
    O primeiro é sobre a imprensa, que no tempo dele ela não era tão influente ou parcial. (Não tinha essa caterva de asnos).
    O segundo é sobre os diretores do Palmeiras, no seu grande período que jogou ele sentia o compromisso da diretoria para o time ser campeão, tinha respaldo e o time jogava tranquilo.
    (A imprensa e diretoria devem ser fiscalizadas sempre senão os seus interesses, para o bem ou para o mal, prevalecerão).

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 09:39 , Anonymous Luther Blisset disse...

    Se perguntarem a Alexandre Mattos qual mandatário ele prefere, certamente a resposta será Galiotte.
    Se perguntar a Primeira Dama Lamacchia a resposta é exatamente a mesma.

    A SEP, hoje em dia é a onda que todos querem surfar, todos os conselheiros, jogadores, , empresários, fornecedores e etc.

    Lembro que quando eu era criança, em um dos bairros de São Caetano, aonde vivi minha vida inteira, na rua da minha casa morava uma senhora chamada Giaccomina.
    Dona Giaccomina não enxergava, era completamente sozinha e portadora de uma generosa herança do seu falecido marido.
    Eu e todos os garotos da rua brigavamos para quem faria seus favores de ir na padaria, no mercadinho na esquina ou até acompanha-la nas suas visitas aos médicos.
    Dona Giaccomina, depois da morte do seu marido perdeu completamente a noção da realidade, inclusive no que se referia a dinheiro, pois os R$ 20,00 que nos dava todos os dias a tarde para comprar 2 pães nunca sobrava troco.
    - Garoto, vai lá Seu Geraldo e me traga um litro de leite.
    - Ok Dona Giaccomina, R$ 10,00.

    Alguma semelhança com a atual administração esmeraldina?

    Cuca: - Precisamos de um volante que saia jogando, Bruno Henrique é o nome.
    Mattos: - Presidente, me faz um cheque aí de 14 milhões.
    Galiotte: - Toma o cartão, passa no débito.

    Mattos: - Presidente, Deyverson, 18 milhões.
    Galiotte: Passa la no Financeiro e retiro o vale.

    Não há supervisão, não há estranhamento, compramos cobre a preço de ouro.

    Precisa ser aberto algum inquérito que investigue o patrimônio do Diretor Alexandre Mattos,
    Mauricio Galliote e do seu melhor "Amigo", o empresário Eduardo Uran!

    Luther Blisset

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 10:36 , Anonymous Nei Verde disse...

    Esse blog decaiu muito no que diz respeito a comentários que lástima

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 10:53 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Esse sujeito que escreve usando o meu nome (postagem das 08:06), deve ter uma paixão desenfreada por mim, ou algum problema de autoafirmação, algum complexo, que nem Freud explica.
    Que loucura !!
    Estou perdendo, dia a dia, a vontade de postar aqui.
    Vá se catar, cara, pois pessoas como vc estão acabando com este Blog !

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 12:38 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Vi muitos nomes de jornalistas aí acima que de fato não simpatizam com o Palmeiras, más o verdadeiro inimigo do Palmeiras na imprensa está na ESPNojo e se chama Leo Bestozzi. Que lixo!

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 16:44 , Blogger ester abea disse...

    amigo Alcides

    com todo respeito, faltou o grande Fiori Gigliotti, homem muito elegante e que tinha estilo todo próprio. Bela voz. Embora palmeirense, nunca desprezou qualquer time.

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 16:50 , Blogger ester abea disse...

    já nosso Blisset, moço de São Caetano, não longe de meu Ipiranga, fez uma comparação inteligente. COMO compramos perebas tipo B. Henrique e Dayverson a preço de ouro ?

    Só isso já é um absurdo. Sem contar os perebas do ECC, trazidos a preço de ouro e trocados por craques como Robinho

    Pagamos cobre a preço de ouro, como falou nosso Blisset

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 17:12 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Poxa! Estou assistindo um jogaco "amistoso" entre Alemanha x França.
    Em outro canal, está passando um jogo que vale vaga na copa entre Dinamarca x Irlanda. Uma pelada. Um verdadeiro "arranca toco".
    Como a Itália fará falta na Copa do Mundo.
    Detesto times pequenos!

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 19:56 , Anonymous alcides drummond disse...

    Ester

    O Fiori foi narrador, não comentarista de ofício.

    Só por isto ele não foi citado.

    O Mário e todos os outros que citei não narravam, apenas comentavam.

    Que o Fiori no quesito narração em rádio foi o maior de todos, não resta a
    menor dúvida, embora haja dezenas que merecem ser citados. Abs ((AD))

     
  • Às 14 de novembro de 2017 às 22:11 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Diogo Barbosa já é do Palmeiras. É o que dizem os programas esportivos nacionais e os daqui de Minas também.
    Bom jogador!
    Se quiserem saber o que a torcida azul está achando disso, dêem só uma bisbilhotada no blog dos Smorf (cruzeironline.blogspot.com.br).
    O nome mais "suave" que eles estão xingando o presidente deles é de DESGRAÇADO. Kkkk.

     
  • Às 13 de março de 2020 às 16:30 , Blogger Unknown disse...

    Ai que saudade!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial