Observatório Alviverde

20/02/2018

QUAL A MELHOR FÓRMULA PARA DERROTAR O CURICA SÁBADO QUE VEM NA CASA DELE?


Assisti, ontem, ao Red Bull x Curica e constatei que o nosso maior rival, quando a arbitragem é imparcial,  tem as mesmas dificuldades do que qualquer outro clube para obter os resultados de que precisa.

No ano passado o Curica, campeão paulista, foi vergonhosamente beneficiado pelos homens de preto logo no início do Paulistão, ao mesmo tempo em que os seus maiores adversários eram prejudicados.

O mesmo fenômeno de favorecimento ao Curica, em dose ainda maior, ocorreu, igualmente, no primeiro turno do Brasileirão, sob os olhares complacentes e cúmplices da maior parte da mídia.

Fora vários pênaltis (prós e contras) assinalados ou não, sempre de acordo com os interesses curicanos, até gol de mão as arbitragens validaram para os favorecer!

Para que não me acusem de estar exagerando ou carregando nas tintas, basta que confiram o que disse o jornalista e ex-presidente da ACEESP, Luís Ademar, quando de sua recente saída do Sportv, leia-se Rede Globo de Televisão.

Ontem, com um trio de arbitragem firme e imparcial o Curica sofreu para empatar com o Red Bull em um jogo de muitas alternativas, no qual,  por muito pouco, não foi derrotado.

Rivalidades à parte, porém, sejamos honestos e convenhamos -todos nós, palmeirenses conscientes: 
o time do Corinthians é bom, é bem treinado, joga sempre com raça, e tem vários jogadores em nível de seleção, embora passe por um mau momento.

Aí é que mora o perigo!

Vinicius Furlan apitou muito bem Red Bull x Curica, auxiliado por  Marcelo Carvalho Van Gasse e Herman Brumel Vani.

Não procurei dados referentes ao trio em jogos anteriores referentes ao Palmeiras e aos outros grandes mas, analisando apenas o Boizão x Curica de ontem, obrigo-me a fazer justiça aos acertos de um árbitro e bandeiras intimoratos que honraram as suas profissões. Deveria ser sempre assim!

Mas o que tem o empate Red Bull x Curica com o Palmeiras?

Muita coisa, é claro!

Em primeiro lugar porque o Palmeiras, no sábado que vem, 24/02, joga o derby na Arena Corinthians e esse empate colocou o Curica sem vencer há três rodadas. Vejam:

19/02, ontem, segunda-feira: empate com o Red Bull em 1 x 1 em Campinas.
14/02, quarta-feira, derrota para o São Bento, 0 x 1, em Sorocaba.
09/02,  sexta-feira, derrota para o Santo André 2 x 1, em Santo André.

Mas cadê que a mídia dê destaque a essa situação incômoda, vexaminosa, negativíssima?

Imaginaram o que estariam dizendo e a "baita" crise que estariam fomentando em se tratando do Palmeiras? Ainda mais na semana do "derby"!

Cadê que a mídia esteja denunciando que há crise no Curica, como costuma fazer reiteradamente  com o Palmeiras em situações análogas?

Cadê que a mídia tenha afirmado que um time grande que se preze não pode deixar de ganhar três jogos consecutivos, como sempre fizeram com o Palmeiras?

Cadê que a mídia tenha afirmado que a responsabilidade dos jogadores do Curica chegou ao limite, como sói acontecer sempre que uma situação dessa natureza que ocorrem com o Palmeiras?

Cadê que a mídia esteja dizendo que Carille balança em face dos maus resultados e que pode ser dispensado se o Curica vier a perder para o Verdão? O que estariam dizendo ocorresse o inverso?

Um clima de derrota parece ter tomado conta do elenco do Corinthians após outro mau resultado ontem em Campinas contra o Red Bull.

Em meu entendimento, isto é muito útil e salutar para o  Palmeiras que tem de saber explorar a circunstância criada, embora se saiba que isto não signifique, necessariamente, que o Verdão seja o favorito ou que o adversário, nas mesmas proporções, não possa se reabilitar justamente em cima do maior adversário!

Na verdade, em face das circunstâncias e do ambiente antecipado do jogo, francamente favoráveis ao Verdão, fosse eu o técnico palmeirense e  faria o seguinte:

Esperava que o Curica tomasse as iniciativas do jogo (a necessidade e o jogo em casa o obrigam) e tentaria matá-lo nos contra-ataques.

Para isto, usaria os lançamentos longos Felipe Melo, dos enfiadas diversificadas do imprevisível Lucas Limas ou aqueles passes curtos de Tchê  para a velocidade de Dudu, Borja e William ou até de Keno, se "o moço que veio do Santa Cruz" (royalties para o  inesquecível Fiori Gigliotti) viesse a ser escalado.

Este não é o sistema tático de meus sonhos ou de minha preferência, mas, entendo ser  a melhor via para derrotar o Curica na casa deles, posto que o time de Carille não sabe tomar as iniciativas do jogo e atacar.

Apenas e tão somente contra-atacar.

COMENTE COMENTE COMENTE

 Pensamento do dia:

Por que me fazes o mal, se eu ainda não lhe fiz nenhum bem?



19 Comentários:

  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 06:44 , Anonymous Juliano disse...

    Alcides bom dia uma correção se permite. O jogo do corintias contra o São Bento foi um a zero em pleno impressorão do lula, e quero mais uma vez dizer que a postagem da tarde de ontem citando alguns comentaristas daqui onde escreveram com o meu nome, não fui eu que escrevi. Fiz minha retratação ontem, repito ela hoje.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 08:08 , Blogger BORGO disse...

    Para vencer sábado precisamos que nossos "craques" mostrem porque foram contratados
    e ainda mais, além da técnica, sejam iguais ou melhores que os adversários no quesito entrega, vontade de vencer, sem moleza não amarelar. Simples assim.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 08:47 , Anonymous Elcio disse...

    Pontos de atenção para o jogo de sábado, sem contar a arbitragem que é totalmente desnecessário fazer qualquer alerta, todo palmeirense que sai da maternidade já sabe que tem que se preocupar com isso.

    1) Como disse o mestre, o curica só joga em contra ataque e diferente do ano passado que eram com bolas esticadas ao Jô, esse ano estão acionando os dois pontas, Romero cai cai seguido de ataque epilético e um outro que jogava na Ponte, não lembro o nome.
    Muita atenção com os dois!

    2) Eu entraria com o Keno, sem dribles é muito difícil passar pela defesa deles e ficar tocando a bola de uma lado para outro para esperar a oportunidade só nos deixará com aquela posse de bola enorme e sem finalizações ao gol.
    Temos a opção das enfiadas de bola para alguém por trás da defesa, mas a ultima linha dos defensores do curica joga quase encima do goleiro, parece não ter espaço para isso.

    Espero mesmo é que eles venham para cima para nos dar o contra ataque, mas não acredito que eles farão isso.

    Aliás, este jogo está mais para empate, os dois vão para a Libertadores no meio da semana e não querem viajar com uma derrota nas costas.
    Aqui as cornetas devem soar fortes e lá deve ter reunião com torcida, ninguém quer isso em véspera de estreia.


     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 08:51 , Anonymous Elcio disse...

    E mais um recado para o Roger:

    SÁBADO NÃO É DIA DE TESTES E NEM DE OPORTUNIDADES!!!!!!!!!

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 11:55 , Anonymous Rosemiro disse...

    Roger poderia preparar o time nesta semana, mostrando repetidas vezes as derrotas que tivemos nos 03 ultimos Derbys para os malditos gambás!

    Tirar destas recentes derrotas, lições de como jogar com eles e não repetir os mesmos erros!!

    Fazer com que o elenco saiba detalhadamente quais são os pontos fracos e os pontos fortes deles!

    Se jogarmos com firmeza, conscientes, e FOCADOS( não dá para jogar um derby na casa dos malditos, e entrar em campo desligados e displicentes), VAMOS GANHAR ESTE JOGO!

    Temos mais time!!

    Se jogarmos bola,com foco e raça, no mesmo nível de atenção e preparação igual ao recente jogo com os sardinhas sem torcida do litoral, a unica preocupação que teremos será com a arbitragem!!

    Podem confiar!

    AVANTI PALESTRA!!!

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 11:59 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Perfeito Alcides!!!! Para ganhar do Corinthians tem que ficar fechadinho e dar a bola para eles!! O Óbvio, que o Cuca não sacou ano passado!!!

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 12:02 , Blogger ester abea disse...

    amigos e grande Alcides

    Nao me interessam os esquemas táticos. O que vale é que a imprensa marrom, pra variar, blinda o SCCP.

    O Palmeiras empatou os últimos 2 jogos, e já querem falar em "desconforto". Se tivesse perdido 2 e empatado 1, talqual o SCCP, seria crise gravíssima e irreversível no Verdao, aos olhos da imprensa marrom.

    É a imprensa do cocô, a mesma que sempre sempre aplaudiu e blindou Lula e seus 40 amigos. Que nojo!

    Enfim, conheço esse povo desde a década de 1970, quando um gesto de Leao levou a perda do Brasileirao. E a imprensinha marrom, na sua totalidade, afirmou que foi uma agressao terrível, que merecia expulsao...

    Ih, conheço esses caras. Sao manjados.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 12:05 , Anonymous Pirulito de Pimenta. disse...

    Sacando do time Dudubunda, não escalando Tiago Trombada Santos, colocando o coração no bico da chanca já é alguma coisa.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 12:25 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    O Palmeiras teve a chance o ano passado no paulistão de ganhar dos itaqueranos e acabar com o ano deles ali mesmo

    mas eduardinho, o baptista

    fez questão de acovardar o time

    o resto da historia todos nós sabemos no que deu

    2018 e a chance novamente aparece

    quase o mesmo roteiro

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 12:41 , Anonymous Pirulito de Pimenta. disse...

    Se tudo ocorrer conforme vem ocorrendo, campeão em reabilitar os mortos, entrar em campo com a costumeira covardia, falta de raça, falta de vontade de ganhar, se achando a ultima bolacha do pacote, ficar pensando somente em colocar culpa nos erros dos sopradores, VAI PERDER NOVAMENTE! Ai aguenta!! e serão merecidas as gozações!

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 12:56 , Blogger Unknown disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 13:31 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    JAÍLSON, MARCOS ROCHA, ANTONIO CARLOS, DRACENA E VICTOR LUIZ.
    FELIPE MELLO, TCHÊ TCHÊ, LUCAS LIMA E GUSTAVO SCARPA
    GUERRA E BORJA.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 13:42 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    A relva dos maloqueiros é muito boa, paga a peso de ouro pela turma do lava jato, que agora não consegue receber do curica.
    Nessa situação, o próprio Guerra, mesmo franzino, pode jogar o seu ludopédio e fazer a dupla há muito esperada, junto com "Miguelito" Borja.
    Afinal, trouxemos os dois JUSTAMENTE para isso.
    Penso que Dracena, com meia perna, é melhor do que o tosco Thiago Martins.
    E está na hora dos craques jogarem: LL e GS.
    Tchê, o homem invisível, mas que está em todo lugar, um dos pilares do ENEA, na minha (sempre) modestíssima opinião, é titular absoluto.
    Ele, Jaílson, F.M e mais 8.
    Quando a Thiago Santos, o caminhão desembestado, penso que só pelo fato dele não ter seu corpo riscado, tal como um cadeeiro, já merece todo o meu apoio.
    Algo diferente ele possui.
    Dudu, tirante os 20 minutos finais do último jogo, anda tratando muito mal a esfera.
    Um banco poderia lhe fazer muito bem.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 17:17 , Blogger Unknown disse...

    ganhar o jogo.. sem esses comentarios que parece q sormani q escreveu

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 18:03 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Na verdade, a verdade é a seguinte: basta Roger não se acovardar, não inventar e não fazer média com jogadores. Chegou a hora de Roger mostrar que é ROGER, por que caso contrário, será apenas roger.
    Não vou admitir, NA INTEGRALIDADE, uma derrota para os caloteiros sábado vindouro.
    Quero a vitória. Preciso da vitória. Exijo a vitória. Já fui complacente demais com o filho do Nelsinho ano passado e não serei desta vez, a sorrelfa, novamente com um placar adverso.
    É Palmeiras ou Palmeiras. É vencer ou vencer.
    Roger já estará sob pressão, e tem que estar. Caso contrário, o logradouro é logo ali.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 18:05 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Às favas quem pensa o contrário.
    E TENHO DITO.

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 19:30 , Blogger Unknown disse...

    olha aqui q bizarro... roger ja esta sob pressao? so dele estar no Palmeiras ja eh pressao.. é como vc sair da fabrica de panela de fundo de quintal e ir para tramontina.. vc esta colocando pressao extra nele... ganhar dos lixos sera consequencia do bom trabalho dele.. se perder ou empatar segue o bonde... cuidado pra nao qbrar um prato ai na sua casa.. senao alguem te expulsa dai.. vc esta sob pressao...

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 23:04 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ganhar dos cornuintianus, para mim, É VENCER UM CAMPEONATO !
    Sempre foi e sempre.........SERÁ !
    Não precisa mais nada !

     
  • Às 20 de fevereiro de 2018 às 23:17 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Em um Campeonato, ganha-se (perde-se, ou empata-se) com todos.
    EM UM CLÁSSICO GANHA-SE DE UM. SÓ UM. EXCLUSIVIDADE INCOMPARÁVEL.
    De Verdade !
    Vitória ! Apenas a VITÓRIA !
    A QUESTÃO É SER EMPODERADO, GANHADOR, INVENCÍVEL, naquele momento, naquela história, nos 90 minutos.
    Por isso minha expectativa, sempre recorrente, é Vencer o Jogo.
    O Campeonato, em si, nos tira a alegria suprema de ganhar e superar o inimigo da Hora.
    E essa hora nunca passa.
    Como dizia Fiori, fica incrustada no nosso Cantinho de Saudade.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial