Observatório Alviverde

26/03/2019

COMO PREVIMOS, O SIMPLES AFASTAMENTO DE BORJA TRANSFORMOU COMPLETAMENTE O PALMEIRAS, JÁ CLASSIFICADO PARA AS SEMIFINAIS DO PAULISTINHA!


 Não, por favor, não venham com aquela piada que o Palmeiras alterou a sua forma de jogar, foi mais ofensivo mais isso e mais aquilo, que atuou dessa ou daquela forma e que, em razão disso, goleou o Novorizontino.

Não, não e não. Absolutamente, não!

O Palmeiras jogou com o mesmo desenho tático de sempre com dois elementos de diferenciação.

O primeiro: jogou com mais aplicação, com mais raça e interesse.

O segundo: jogou sem Borja que há vários jogos vinha comprometendo totalmente.

O empate de sábado passado em Novo Horizonte, apesar do incômodo, disparou o alarme e fez o time descer do assento etéreo em que repousava.

A saída do colombiano tirou o ataque palmeirense do marasmo e recolocou o Palmeiras na condição de time que joga com onze jogadores e impede o adversário de atuar com doze.

O resumo do jogo é exatamente esse. O resto é a imposição do time de melhor qualidade e de muito melhores valores individuais.

Em relação à arbitragem nem tudo correu como vaticinei.

Eu imaginava uma arbitragem à beira da perfeição que assinaria um pênalti inexistente para o Palmeiras com a convalidação do Var. 

Vinicius Araújo, logo de cara, ao deixar de marcar uma falta escancarada na entrada da área com agressão sobre Dudu, a partir daí passou a ser tolerante e conivente com o jogo bruto, os pontapés e as agressões do time do interior.

O pênalti inexistente pró Palmeiras (do jeito que eles sempre assinalam e a mídia justifica quando a jogada é a favor do Curica) veio no segundo tempo. 

Aí (parece tudo ensaiado) vem o tal Meira Ricci na TV para dizer que o árbitro errou, coisa e tal, insinuando que o Palmeiras foi prejudicado e que os árbitros acertam e erram a favor ou contra todos os times. 

É maquiavelismo demaaaaaaaais para a minha compreensão. O Palmeiras tem de continuar batendo forte nos árbitros e nas arbitragens pois, em caso contrário, morrerá nas mãos dessa cambada como vem ocorrendo há tantos anos.

Com a goleada de ontem, o Verdão já sabe que vai jogar a semifinal do Paulistinha.

O resultado não foi daqueles que se chama de "sofrente ou de "sofrência" dada a intensidade do domínio palmeirense que, definitivamente, não deu chances para o time do interior.  

Após onze minutos de uma pressão incontível, o Palmeiras já ganhava de 2 x 0 e, do ponto de vista prático garantia a sua passagem para uma fase mais aguda do Paulistinha.

O time mostrava entrosamento entre as peças, sincronismo de jogo e, o que era muito mais importante, disposição e espírito belicoso para buscar a classificação.  

Consequência: O Palmeiras, por seus próprios méritos, contra a FPF, contra a mídia, contra tudo e contra todos, contra a manjadíssima turma do quanto pior melhor e até contra alguns segmentos da torcida que insistem em rejeitar Felipão e pedem-lhe a cabeça,  está na semifinal do Campeonato Paulista apresentando a melhor campanha entre todos os times do futebol paulista.

Sei, perfeitamente, e quem raciocina sabe também, que o time perfeito não existe, jamais existiu tanto e quanto o técnico perfeito, o jogador perfeito, o dirigente perfeito, o jornalista perfeito e até o blogueiro perfeito.

Não podemos, definitivamente, exigir que o Palmeiras ganhe tudo o que dispute e nem que seja o time perfeito porque isso é utópico, não existe. Vamos ganhar, perder e empatar em processos naturais de disputa.

Claro que é importante ganhar, levantar taças, exibir troféus e impor a presença nos campeonatos porquanto esse sempre foi, é, e será o grande objetivo do futebol.

Esta semana (respeitando todas as opiniões que divergiam da minha) me insurgi contra uma campanha que visava à dispensa imediata de Scolari. 

Nós, eu você que me lê e outros que por aqui postam, nós todos criticamos o time e batemos forte em Felipão no sentido de alertá-lo em relação a alguns erros e omissões por ele cometidos.

Vários companheiros até o agrediram com palavras e expressões fortes que simbolizavam a indignação de todos os que o viam mantendo equivocadamente Borja e Lucas Lima, especialmente Borja na qualidade de titular.

Parecia que só Felipão e a comissão técnica não enxergavam essa mazela tática que nos levou à derrota contra o retrancado Curica e a empates desnecessários contra adversários de muito menor estofo técnico.

Hoje ficou provada a nossa tese relacionada à desnecessária insistência com Borja. Foi só ele sair e o time se transformou, metamorfoseou-se completamente e passou a ter o que não tinha, profundidade ofensiva, poder de ataque e a fazer o que não vinha fazendo, os gols.

Para encerrar essas considerações quero dizer que não é por tudo o que discorri que considero que os problemas do time estejam, todos eles, resolvidos, mas estou convicto de que estão, no mínimo, encaminhados. É só Felipão não ter uma recaída.

Os testes mais difíceis estão, ainda, por vir e alguns deles já nas próximas duas semanas.

FICHA TÉCNICA de PALMEIRAS 5 X 0 NOVORIZONTINO
Data: 26 de março de 2019, terça-feira Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
 
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Evandro de Melo Lima
Obs: o trio não comprometeu mas marcou um pênalti pro Palmeiras, talvez para que digam que os árbitros também erram pro Palmeiras. Deixou o pau cantar solto, em cima de Dudu (jogou o tempo todo sob agressões) e de Goulart. NOTA 4 ao juiz e 6 aos bandeiras

Público: 26.706 pessoas  (Ótimo) Renda: R$ 717.272,50 (Ótima)
Cartões amarelos: Cléo Silva e Dudu Vieira (Novorizontino) (só dois, seu juiz?)

GOLS
PALMEIRAS: Felipe Melo (6' do 1º), Ricardo Goulart (11' do 1ºT), Gustavo Scarpa (6' do 2ºT) e 33 do 2ºT) e Dudu (17' do 2T)
TIMES:
NOVORIZONTINO: 
Oliveira; Lucas Ramon, Everton Sena, Edson Silva e Paulinho; 
Jean Patrick (Dudu Vieira), Adilson Goiano, Danielzinho (Carlinhos) e Murilo Henrique; 
 Felipe Marques (Paulinho Moccelin) e Cléo Silva.

PALMEIRAS: 
Fernando Prass
Além de duas defesas espetaculares, comandou a defesa e garantiu a integridade do gol palmeirense. NOTA 8

Mayke
Para defender é melhor que Marcos Rocha, embora sem atacar tão bem quanto ele. Teve campo para avançar, mas obedeceu Felipão e quase não apoiou. NOTA 7.

Antônio Carlos
Esteve muito bem, sem manter a velha escrita de sempre cometer falhas quando dos jogos decisivos. Jogou com aplicação e seriedade, sempre atento ao jogo. NOTA 7,5.

Edu Dracena
Claro que está mais lento do que no início de carreira, mas nada (ao menos até agora) que o comprometa pode ser ao menos insinuado. Joga com a experiência. NOTA 7,5

Diogo Barbosa
Inferior a Vitor Luís para apoiar e superior para defender, transmite-me mais confiança pela segurança que impõe na lateral esquerda palmeirense. Seu setor, que levara um baile de Lucas Ramon e Felipe Marques sábado passado em Novorizonte, desta vez se impôs e ganhou muito mais do que noventa por cento das disputas de bola. NOTA 7,5.

Felipe Melo
Em média, tem sido o melhor jogador do Palmeiras. Ontem não fugiu à regra, realizando outra soberba atuação. NOTA 8.

(Thiago Santos) 
É o reserva versátil que todo time gostaria de ter. Não decepcionou. NOTA 7.

Bruno Henrique
Subiu muito de produção em relação aos últimos jogos. Além de correr muito, marcar forte e cobrir com eficiência, desta vez atreveu-se mais ofensivamente, tentou várias vezes o arremate e foi o mentor intelectual do gol do gol que fechou o placar, recebendo a cabeçada "quadrada" de Artur, mas arredondando-a para a conclusão de Scarpa. NOTA 8

Ricardo Goulart 
Muita luta, muita disposição, muito empenho embora se note que ele ainda não alcançou a plenitude de sua condição física. Excelente atuação na qualidade de um meia altamente técnico, insinuante, que encosta para as tabelas e tenta sempre o gol. NOTA 8.

(Lucas Lima)
Pareceu-me, ontem, um pouco mais interessado apesar de haver entrado um pouco tarde quando o jogo já estava definido. Enfiou algumas bolas, lançou outras a maior distância e efetuou um belo arremate ao gol. NOTA 7.

Deyverson
Diferentemente de Borja, além de ajudar na marcação,  movimenta-se constantemente, se apresenta para as tabelas, tem presença de área, é perigoso no jogo aéreo e bom no "cabeceio"  e arremata ao gol sempre que possível. Sua simples presença em campo obrigou o Novorizontino a prender seus zagueiros e seus laterais, desafogando o meio de campo e a própria defensiva palmeirense. NOTA 8.

(Arthur Cabral)
Ainda tímido e procurando seu espaço, outra vez deixou a sua marca ao participar do lance do quinto gol, escorando de cabeça uma bola difícil, habilitando Bruno Henrique que arredondou para o arremate de Scarpa. NOTA 8. 

A PERSONAGEM DO JOGO
Dudu
Muito longe de estar rendendo tudo o que sabe e pode (como destacar-se tendo Borja ao lado?)
ainda assim consegue a condição de personagem não apenas pelo gol que assinalou, mas, principalmente pela participação marcante em outros dois. NOTA 8,5.

O CRAQUE DO JOGO  
Gustavo Scarpa 
Disparadamente o melhor em campo. Foi uma atuação quase perfeita, fazendo lembrar os seus bons tempos de Fluminense. Ou vocês duvidam que a soberba atuação do "canhotinha" tenha sido pela ausência de Borja? Sem querer perseguir o disciplinado colombiano, mas o ataque palmeirense, ontem, (do ré mi fa sol la si) jogou por música. NOTA 9

TÉCNICO
Felipão  
A reação de Felipão contra alguns segmentos parciais, arbitrários e ordinários da mídia, per si, já merece uma nota 10.
Deu pra sentir porquê precisamos sempre de Felipão ou de alguém como ele no comando da equipe? 
Hoje, tenham certeza disto, em todos os programas esportivos de TV e rádio, Scolari sofrerá um bombardeio intenso e violento de críticas por não ter permitido que os jogadores do Palmeiras concedessem entrevistas no intervalo, como de costume, e ao final do jogo. 
Por causa disso o acusarão de tudo, de grosseiro, antipático, malcriado, anti profissional, de velho, de arcáico, de superado e de tudo o mais que queiram.
E usarão isso para que não sejam obrigados a elogiar o time que odeiam, os jogadores que não toleram e o técnico que os enfrenta, depois da mais perfeita performance de qualquer dos times que disputam o Paulistinha. 
O tempo dos programas será (todo ele) usado para críticas e para desviar a atenção do público em relação ao time de melhor campanha deste campeonato.
NOTA 10 a Felipão por sua conduta extracampo, e NOTA 8 por seu trabalho de campo.

COMENTE COMENTE COMENTE 

29 Comentários:

  • Às 26 de março de 2019 às 19:38 , Blogger Boca dura disse...

    Se os gambás ressuscitarão o pé de rato do Gustavo pesudo gustagol porque não deiwerson afinal não vejo diferença entre os dois alias existe uma diferença sim o tal gustavo joga no queridinho da imprensa imunda. E isso faz toda diferença a favor dele claro.

     
  • Às 26 de março de 2019 às 20:48 , Anonymous Alváro Martins disse...

    Gostei da escalação de Deyverson muito melhor do que Borja. Parmera rebenta hoje 3 x 0. Outra coisa Felipão tem que ficar. Bração Alváro.

     
  • Às 26 de março de 2019 às 20:50 , Anonymous Primo do Felipão disse...

    Os anti vão torcer contra pra opinião deles dar certo. Mas vai dá verdão 2 a côco.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 08:53 , Anonymous Verdão disse...

    Goleada do palmeiras e o blog só com 3 comentários... Tem torcedor palmeirense que não gostou dessa Vitória nao

     
  • Às 27 de março de 2019 às 08:58 , Anonymous Nei louco disse...

    No empate 31 comentários desgracando até os gandulas do palmeiras. Goleada de 5 e temos apenas 3 comentários. Tem alguma coisa errada ai

     
  • Às 27 de março de 2019 às 09:14 , Blogger Raphael disse...

    Bom dia,

    Ótimo jogo, parece que o time esta incorporando o que o Alcides sempre diz, que para ganhar um campeonato o Palmeiras precisa ter um time 10 vezes melhor que o concorrente. Com certeza o Felipão vai usar isso de combustível para motivar os jogadores. Quanto ao pênalti fico na dúvida se eles dariam se o jogo tive 0 x 0. Esse pênalti faz parte da briga com a FPF e o nosso presidente. É um cala-boca que visa nesse momento mostrar que o VAR beneficiou o Palmeiras.

    Conforme dito, sem Borja o "jogo é outro". Todos nossos atacantes são de movimentação e ter um cara parado para só receber bola e ainda perder essa quantidade absurda de gol
    desanima qualquer um. Nada contra a pessoa, ele deve ser bem visto no meios dos outros jogadores, porém, atrapalha e muito o trabalho do time como um todo.

    Agora é esperar o próximo adversário e preparar o time pra roubalheira que vai ser contra nós, se preparem, pois, vai ser muito difícil a FPF deixar o Palmeiras ganhar esse título, vão ter que superar e muito.


     
  • Às 27 de março de 2019 às 09:23 , Anonymous Alváro Martins disse...

    Num Falei que sem Borja o Parmera ia rebentar a boca do balão. Rebentou. E foi além do que eu pensava. Cade o pessoal que criticava e xingava o homão? Time ganhou e eles sumiram. Ainda bem que o blogueiro maior tem defendido o Felipão. Valeu Alváro Martins.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 11:40 , Anonymous Amigo do justo, do nei e do blog disse...

    Discutir com comentarista fake aqui no blog não vira. Melhor fingir demência do que dar palco a esses fakes do blog.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 11:50 , Anonymous Amigo do justo, do nei, do insuperável e do blog disse...

    Quem pediu a cabeça de L.F Scolari?
    Já que vossas senhorias tem MBA de Palmeiras, dê nomes aos bois, aponte e provem quem aqui pediu a cabeça do técnico.
    Criticar, ou não concordar, com o modo que L.F Scolari faz o time jogar significa pedir a cabeça dele?
    Bando de manés, ególatras.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 14:14 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Estou em SP a trabalho, impossibilitado de escrever. Vi o jogo pela tv e gostei. O Paulistinha vai virar PAULISTÃO.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 14:14 , Anonymous Mancha Branca disse...

    Cambada de otarios, temos um elenco monstruoso, mais qualificado e caro do Brasil, nesse ano de 2019 ainda não jogou nada, quando pegou o rival perdeu dentro de casa, mereceu perder para N. Horizonte no primeiro jogo, ontem fez o normal, os imbecis vem aqui contemplar que esta tudo certo, já virou o Real Madri.
    INSUPERAVEL, CLAUDIO, NEY, ROSEMIRO, MOISES, FERNANDO, ESTER, EX JOGADOR, voltem que eu não aguento mais esses Palmeirenses Nutellas.
    Mancha Branca.


     
  • Às 27 de março de 2019 às 15:25 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Engraçado, o Palmeiras fez 10 jogos ruins na temporada e todo mundo criticou, ontem fez um jogo bom e todo mundo agora critica quem criticou. Tá faltando semancol pra muita gente.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 17:44 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    pitacos Esteristicos

    a. nao foi com ou sem Borja. Foi por que tiveram mais vontade

    b. quem fala mal de Big Phil é porque nao viu Bonamigo, Otacilio, o falecido Jorge Vieira e Chinesinho como tecnicos da SEP...aí sim era dureza, só tomando um Dreher

    c. Tia Ester já viu apanharmos de 5 a 1 em clássico num domingo e no outro sapecarmos o SCCP(ou o SPFW) por 5 a 0. Conclusao: futebol é momento

    d. vai dar 2 clássicos. Provavelmente nós contra as meninas e os gambás contra as sardinhas. A FPF fará de tudo para isso, toda a roubalheira será permitida contra os interioranos
    d.1 depois a roubalheira se volta contra nós. Aí, na minha opiniao deveríamos entrar com o sub 16

     
  • Às 27 de março de 2019 às 19:17 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Amigo Mancha Branca, obrigado pela lembrança.

    Assisti ontem e GOSTEI MUITO do time, más não me iludo ainda.

    O Palmeiras fez o que tinha que fazer esmagar um time (bem) mais fraco.

    O City faz isso. O Bayer, o Barça, o PSG.

    O Palmeiras precisa aderir este pensamento.

    Já passou da hora.

    Quanto ao Borja, eu nunca tive dúvida de que este cidadão é um dos PIORES centroavantes que já jogaram na SEP.

    Felipão demorou a perceber.

    Com Deyverson (bom jogador SIM) e este promissor Arthur estamos bem de centroavante.

    Marcos Rocha é melhor do que o Mike (que também é bom).

    Antonio Carlos não dá mais.

    Muito menos Juninho.

    Gosto deste elenco. Gosto muito.

    Falta DOIS zagueiros de verdade.

    Só isso.

    O Palmeiras está indo bem.

    Começo a me animar.

    Pouco.

    Más começo .

     
  • Às 27 de março de 2019 às 19:28 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    Detalhe de ontem: Dudu aprendeu a bater pênalti?

    Espero que sim!

    Acho que até ele percebeu que aquela cobrança baixa, RIDÍCULA, no canto direito do goleiro Já estava mais do que manjada. Marcada.

    Espero que tenha aprendido mesmo.

    Faltas?

    Continua um fracasso.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 19:42 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    E minha "prima" Ester (Tia é só para os mais novos) não me fale de Dreher. Kkkk.

    O maior, e pior, porre que tive na minha vida foi bebendo umas várias doses deste maldito, e "de quebra", (mal) acompanhado de UM LITRO do primo dele, o famigerado e saudoso Drink Dreher.

    Kkkkkk

    Início dos anos 80.

    Saudades!!!

    Drink Dreher é muito saudosismo. Kkkk

     
  • Às 27 de março de 2019 às 20:54 , Blogger ester abea disse...

    querido "primo" Claudio MG:

    desce macio e reanima

    KKKKKKK

     
  • Às 27 de março de 2019 às 21:08 , Blogger ester abea disse...

    aliás, Claudio e os amigos Verde Insuperável, Ney Libertad Verde, Moisés, nosso Camisa 10 Alcides e tantos outros mais rodados viram os horrorosos times que tivemos de 1978 até a era Parmalat

    O incompetente Hugo Palaia nos trazia Bizu, Paulo Baier, Max, e alguns subiam da base, como Sylvio(PD horroroso), Martorelli, Denys e outras inesquecíveis perebas. Goleiro? que tal Cesar- um que nao jogava nada e nao batia tiro de meta. Um zagueiro o fazia, e deixava o adversario sem impedimento...tinha Roberto Carlos, PD, outro horrorzinho. E quem se lembra de Bandeira, Sena, Lopes e outros???

    Tecnico? ah tinha o Otacilio, ou outros ainda piores, que jogavam as camisas para cima. Nao tinha esquema, nem nada.

    Só tomando um Dreher, como o Claudio

    Obs.: por isso mesmo que quando vejo o time e tecnico atual, viro criança e dou cambalhotas. Mesmo com o Alzeihmer que me faz esquecer o nome de muita gente importante(e mesmo fundamental) do blog

     
  • Às 27 de março de 2019 às 21:51 , Anonymous Insuperável Verde disse...

    Respondendo ao amigo do justo, quem pediu a cabeça do Felipão foi o Ney verde.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 21:55 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    A prova de que está tudo acertado para o curica é a escalação do indecente Flávio para árbitro, cidadão abaixo de qualquer suspeita. Pertencente a ramos familiares extremamente maloqueiros e curicanus. Gentalha que nasce com o escudo do curica implantado nos cornos. Nesse país podre em que vivemos somos obrigados assistir em horário nobre essa pornografia safada e malandra. Esse presidente da FPF deveria ser capado.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 22:00 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    No futebol Paulista é assim: seu curica tem problemas, chama o safado do Flávio, irmão do pilantra Paulo César, que tanto mal fez ao PALMEIRAS. Tenho vontade de OBRAR, QUANDO VEJO UM MEMBRO DESSA FAMÍLIA DE AFRO-DESCENDENTES APITAR UMA PARTIDA.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 22:00 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    se o curica....

     
  • Às 27 de março de 2019 às 22:02 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Antes de mais nada, declaro que sempre afirmei que Black it's beautiful !!!

     
  • Às 27 de março de 2019 às 22:03 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Impressionante como o meretriz Flávio está aterrorizando os jogadores da Ferroviária. Esse cara deveria ser estraçalhado pelas pessoas decentes.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 22:04 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ele que me processe. Vou meter o dedo na cara dele no tribunal.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 22:04 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Vou parando por aqui pois não quero ser preso preventivamente por algum juiz indecente e curicanus.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 22:15 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Percebam. O execrável Flávio continua a aterrorizar os jogadores da Ferroviária. Essa é a tática cafajeste utilizada pela quadrilha.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 22:29 , Anonymous Cansado dos reclamões disse...

    Teoria da conspiração essas horas? Tudo é arbitragem. Se defecarem nas calças, culpa da arbitragem.

     
  • Às 27 de março de 2019 às 23:34 , Blogger Unknown disse...

    Ontem choveu absurdamente em Brasília e o trânsito virou um inferno.
    Perdi o jogo e o encontro de amigos no bar.
    Hoje consegui ver o VT na hora do almoço, mas, claro, não é a mesma coisa.

    Do pouco que vi:

    1) Borja foi pra reserva definitivamente.
    Estava até de camisa branca enquanto todo o banco estava de camisa verde.

    2) Scarpa está jogando um bolão.
    Sobrou espaço, é sapatada de canhota.
    Vai fazer muitos gols na temporada.

    3) Goulart, palmeirense desde criancinha, está em casa.
    Joga muito!

    4) Os volantes são bons mas quero meu xará no time.
    Raça!!

    5) Como é bom ganhar de 5 a 0...
    Só faltou o saudoso Avallone:
    "Palmeiras! Um, dois, três, quatro, cinco, exclamação!"

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial