Observatório Alviverde

16/07/2019

POUPAR OU NÃO POUPAR, EIS A QUESTÃO!


A "poupança" do time titular por parte de Felipão, contraria as minhas convicções acerca da condução de um elenco de futebol profissional do estofo e estatura do Palmeiras.

Desde o ano passado declarei isto de maneira taxativa e categórica, sem, no entanto, criticar ou condenar Felipão por ter adotado o sistema de rodízio da equipe. 

Como ele se deu bem, havemos, ao menos, de respeitá-lo em suas convicções e atitudes adotadas também neste ano, ressalvando-nos, porém, o direito de criticá-lo construtivamente sempre que necessário.

Afirmei, por exemplo, que em casos extremos de perspectivas de fadigas pessoais ou musculares haveria o recurso da mescla que, parece-me, foi adotado por Felipão para este ano.

Nessa perspectiva concordo com o velho treinador que, no ano passado, em sexto lugar e a 8 pontos do líder do Brasileirão, afirmou, quando assumiu que iria priorizar a Copa do Brasil e a Libertadores, escalando, sempre que julgasse conveniente, um time quase que completamente reserva no Brasileirão. 

Ninguém, então, poderia imaginar que o time reserva passasse a render tanto o quanto rendeu no ano passado, ao ponto de encaminhar precocemente o título do Brasileiro. 

A partir daí Scolari passou a mesclar mais, mantendo sempre 4 ou 5 titulares disputando todas as competições e o Palmeiras saiu-se bem em todas. 

Na Copa do Brasil o time só não chegou às finais por ter sido operado por um obscuro árbitro Sul-mato-grossense.

Ocorreu naquele lance do Palmeiras x Cruzeiro em Sampa, em que o goleiro e o zagueiro do Cruzeiro trombaram e Antonio Carlos mandou a bola pra rede!

No entanto, o soprador de apitos (pra mim muito mal intencionado) anulou, num lance em que o árbitro de fundo e o bandeirinha (locupletados com o juiz) preferiram acompanhar a equivocada interpretação do soprador.

Na Libertadores o Palmeiras também chegou às semifinais, perdendo para o Boca em dois lances de infelicidade da defesa que Benedetto transformou em dois gols, a partir dos 35 minutos do segundo tempo, já sem tempo para uma reação.

O que importa, afinal, é que, além do título nacional, o Palmeiras mostrou a sua grandeza ao disputar os três títulos no ano passado, ao contrário de nossos concorrentes diretos que  ficaram pelo caminho até na Copa do Brasil, exceto o Curica que só chegou à final em razão do chamado apito amigo, mas perdeu a decisão para o Cruzeiro. 

O que vem acontecendo neste momento no Palmeiras é que a torcida não está aceitando que o time abdique de jogar com o que tem de melhor no elenco, apesar, repito, da nova formulação mesclada de Scolari, com a qual concordo inteiramente.

Na verdade e muito cá entre nós, a nova atitude de Scolari de mesclar o time em caso de necessidade de poupar o elenco, tem muito a ver com o jogo contra o CSA no qual ele teve a necessidade de alguns titulares estratégicos para as possíveis emergências do jogo, mas eles não estavam sequer no banco de reservas.

O resultado foi ter de amargar um empate, o mesmo empate de domingo passado diante dos Bambis,  suficiente para o time marcar passo e os adversários se aproximarem cada vez mais na tabela do Brasileirão.

Essa conversa mole, esse "bla-bla-bla" de que o segundo time é tão bom quanto o primeiro é conversa de sonso, ou como se dizia antigamente, conversa pra boi dormir.

Excetuadas quatro ou, no máximo, cinco ou seis posições, nas demais os reservas são muito inferiores aos titulares, não há como negar.  

Acrescente-se a tudo isso a imprevisibilidade dos treinos, a falta de jogos e a ausência completa de entrosamento dos que entram em campo sem ser titulares.

O primeiro tempo de domingo contra os Bambis foi o retrato fidelíssimo do que estamos colocando, ainda que o time que foi para o jogo estivesse mesclado.

O que me causa espécie é o fato de alegar-se "descanso" para atletas jovens, em pleno vigor de suas respectivas capacidades físicas que ficaram por longos 20 dias apenas e tão somente treinando.

Sei, perfeitamente, da impossibilidade de manutenção de um time titular quando se disputa três competições simultaneamente.

Então, em situações congêneres que Felipão realize (está realizando) a mesclagem, sem deixar de levar os seus jogadores de maior importância, os craques, para que estejam sempre no banco para quaisquer emergências ou eventualidades.

Poupar ou não poupar, eis a questão!

A atitude é de Felipão, mas o comentário (elogiando ou criticando) é todo seu!

COMENTE COMENTE COMENTE

12 Comentários:

  • Às 16 de julho de 2019 às 03:10 , Blogger Klewmyr Khstrw disse...

    Por que sim, Por que não?

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 08:39 , Anonymous Alváro Martins disse...

    Poupar só que tá com problema é a solução. Como vc disse Alcides o homão agora tá acertando e mesclando o time. É Assim que deve ser. Amanhã 1 x 1 e nossa classificação. Um abraço a todos

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 09:32 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    Revezamento é para quem tem elenco e o nosso verdão possui, principalmente disputando três competições simultâneas.
    Felipão está certo, e dará ritmo de jogo aqueles atletas que são menos utilizados.

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 09:35 , Anonymous Fernando S.J.do Rio Preto disse...

    O cheirinho que após goleada no Goiás está sendo endeusado pela ESPN, FoxSports e a escória RGT comentou que farão revezamento na sequencia do brasileirão. Quem viver verá!!

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 09:42 , Blogger Raphael disse...

    A mesclagem é válida. Por que arriscar perder um jogador importante em um campeonato que terá vários jogos para recuperar os pontos perdidos. Para este jogo em especiifico não é o cansaço físico e sim o risco de levar uma pancada e ficar fora do próximo jogo, principalmente alguns jogadores que tem maiores probalidades a isso.

    O jogo contra o São Paulo foi um resultado dentro do esperado e rodou o elenco, ponto! Caso algum titular se machucar o que entrar no lugar já irá ter jogado algumas partidas e vai ter um certo ritmo de jogo.

    Quanto ao cheirinho que não poupou, o tecnico chegou agora e precisa dar entrosamento ao time, tem que fazer os jogadores entenderem seu método e isso só se faz jogando, no Palmeiras já um padrão e o time está bem equilibrado.
    O peixinho só tem um campeonato e poucos jogadores, se machucar umas 2 ou 3 peças não aguenta o restante do campeonato.

    É muito "choro" para pouca "surra". O Palmeiras está muito bem em todas as competições. Vai ganhar todas? não sabemos, mas ele está fazendo sua parte que é ser protagonista em todas que participa.

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 09:47 , Blogger Unknown disse...

    Acho que o poupar não tem relação só a lesões, passa também por exigência física em relação ao adversário. O Inter também jogou com reservas então entendo que estariam mais inteiros física e psicologicamente em relação a nós, caso tivéssemos jogados completo. Fora que não teríamos nenhuma garantia de que o resultado do clássico seria diferente. O Deyverson é titular e perdeu 2 excelentes chances de gol.

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 09:48 , Anonymous Cleiton disse...

    O comentário acima é meu.

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 10:10 , Blogger Klewmyr Khstrw disse...

    Da próxima coloca o nome...An'naul eh meio Bambi...kkkk

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 10:43 , Blogger Libertad disse...

    Concordo em poupar, de acordo com a intensidades dos jogos, longas viagens, etc., mas poupar cirurgicamente sem comprometer o jeito e modo do time jogar.

    Agora, logo de cara inicio de campeonato, todo mundo descansado, trocar um time inteiro e perder dois pontos para o fraquíssimo CSA, assim como no ultimo jogo contra os bambis em evolução, sacar, ou mexer nas partes mais estruturadas do time, os dois zagueiros e os dois volantes de uma só vez, e sabedor que seus substitutos A. Carlos, Dracena, Trombada e Moises, estão em momentos ruins, por idade, deficiência técnica e ruindade mesmo, foi o cumulo, absurdo, um técnico experiente cometer uma infantilidade dessa, que se nosso goleiro não esta em dia bom, poderíamos ter saído goleado no primeiro tempo.
    Qual é o critério? Mediante ao exposto tudo leva a crer que essas atitudes, não é pelo lado físico, mas sim para boleiros não ficar bicudos, vejam vcs que mesmo o time não se encontrando, jogando mal, ele não faz substituições obvias para o time melhorar, fez sim para colocar mais jogadores que não vem jogando em campo, como o caso de Carlos Eduardo, Willian e Veiga. Muito esquisito, não vejo planejamento nisso ai, vejo teimosia mesmo.
    Claro que temos um titulo ganho, invencibilidade de quase um ano, liderança do campeonato, mas tem umas coisas que poderiam ser feitas com mais critério.
    Tenho certeza absoluta, que se tivesse colocado um time mesclado contra o CSA, e não ter feito a idiotice de poupar erradamente sábado, poderíamos ter vencidos as duas e estar com quatro pontos a mais, esse campeonato vai ser mais difícil e disputado , essas idiotices pode custar o titulo.
    Vai sacar os zagueiros titulares, mantenham os volantes, ou vice e versa, errou na escalação corrija, faça o obvio, não seja teimoso insistindo no erro, como deixar Moises, e a ruindade do caminhão sem freio ate o fim.
    Isso é planejamento de asno, teimoso..!
    É o que eu acho..!
    Nei.

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 10:49 , Anonymous John Wikki disse...

    Concordo ipsis litteris com o Nei. Se for poupar a zaga titular, mantenha a volância titular. Se for pra poupar a volância titular, mantenha a zaga titular.
    Deu pra ver que a zaga e a volância reserva não dão conta do recado.

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 11:52 , Anonymous Padre Quevedo disse...

    Hoje para ofender o Ney, ele é Josicler, a pomba gíria tem cada uma.
    Vamos orar!

     
  • Às 16 de julho de 2019 às 19:09 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. shhhhh. Vamos maneirar na linguagem. Tia Ester é menina e fica com vergonha. Claro que essa Josi nao quer saber do Palmeiras, e nos enche. Mas vamos devagar...

    b. segundo o parcialíssimo site Globoesporte, a SEP vai com força máxima contra o nojento SCI
    b.1 futebol para ao menos empatar temos, e de sobra
    b.2 mas me preocupo com a arbitragem e todos os fatores extra-campo, imundos, que o SCI é mestre consumado

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial