Observatório Alviverde

17/08/2019

EMPATE GRÊMIO X PALMEIRAS FAZ VERDÃO PERDER A VICE-LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO!!!


O time reserva do Palmeiras esteve melhor do que o time reserva do Grêmio enquanto teve Dudu em campo.

Apesar do massacrante percentual de posse de bola, o time gremista, no 1º tempo, chutou apenas duas bolas de média e longa distâncias contra o gol de Everton, que pode servir até para a Seleção de Tite, mas é muito inferior aos seus dois reservas, Jailson e Prass, principalmente Prass.

Só leva pequena vantagem sobre os dois nos quesitos saída de gol e saída de bola.

É mais calmo, eu sei, mas com isto não tem a ascendência de Jailson e nem a liderança de Prass na orientação da defesa.

Da mesma forma, não tem a mesma visão, presença e, menos ainda, a elasticidade dos dois.

Deixar entrar um arremate longo sem ao menos passar perto da bola evidencia a sua limitação sob o gol. Jailson e Prass teriam, senão defendido, ao menos tentado a defesa. Vocês viram que ele foge da bola quando tenta defender pênaltis?

Em minha avaliação ele é mediano, Jailson ótimo e Prass um craque da posição. Por que, então, escalar o menos bom? Não dá pra entender!

Voltando aos aspectos do jogo, gostei, muitíssimo, do início de jogo de Tiago Santos, campeão absoluto em desarmes no jogo de hoje e líder absoluto no quesito.

O empate do Grêmio surgiu num momento em que ele, com cãimbras decorrentes de seu imensurável esforço durante o jogo, foi obrigado a diminuir o ritmo. Isso, em absoluto, retira a sua condição de um dos jogadores taticamente mais importantes deste Grêmio 1 x 1 Palmeiras em Porto Alegre!

Agora exigir que ele jogue como Felipe Melo, um dos melhores do mundo na posição, é patético, tanto e quanto cobrá-lo por isto.

Quero falar agora de Dudu, cracaço, que merecia jogadores melhores e mais inteligentes para dialogar  em campo.

Sua atuação, no 1º tempo, no 1º tempo, no 1º tempo, quando o Palmeiras quis jogar (e jogou) foi espetacular, dando a dinâmica de que o time, cheio de armandinhos e com  uma figura decorativa comandando o ataque, Borja, precisava.

En passant: alguém ficou sabendo se o Palmeiras pagou a parte correspondente à ratificação da compra de Borges?  Será que o prejuízo será, ainda, maior?

Para encerrar o assunto Borja (disparadamente o pior em campo), há de se dizer apenas que ele, por característica de jogo e sua forma de atuar,  não se encaixa  no  esquema de contra-ataques que Felipão gosta de usar. Mas se não se encaixa, eu pergunto, por que é escalado?

Sobre Felipão, infelizmente ele errou outra vez em colocar o time na retranca e no contra-ataque com um meio de campo em que não há bons lançadores, com um ataque sem velocistas e sem a menor característica para o exercer esse tipo de jogo.

Sem querer colocar esta alternativa como falha de Scolari, eu creio que Dudu deveria ter incursionado algumas vezes, sobretudo no segundo tempo, pelo lado esquerdo do campo  às costas do veterano Léo Moura também como uma forma de quebrar o sistema de três zagueiros, mas esta é apenas uma opinião deste velho escriba.

A arbitragem de um modo geral esteve boa, com o erro da inversão do lateral do qual saiu o gol do Grêmio. O bandeirinha estava com a visão coberta e marcou o lateral para o Grêmio por dedução. Foi um erro interpretativo, para mim sem maldade ou segunda intenção.

O empate não foi um castigo, mas a consequência normal de um time recuado, sem lançadores, sem forças para atacar e que ficou vendo o Grêmio jogar quase que o tempo todo.

Ainda bem que o segundo time do Grêmio é muito limitado!

DADOS TÉCNICOS DE GRÊMIO 1 X 1 PALMEIRAS.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 1 PALMEIRAS
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data: 17 de agosto de 2019 (sábado)
Público e Renda - Não fornecidos
 
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ) Boa atuação NOTA 7
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Silbert Faria Sisquim (RJ)
A mídia de hoje é tão incompetente que nem o nome do bandeira que errou contra o Palmeiras colocou no ar. Então dou nota 7 ao que não errou e nota 4 ao que errou por intervenção direta no resultado do jogo.
 
Cartão amarelo: Luiz Felipe Scolari (PAL)
 
Gols:

Do PALMEIRAS:
Dudu, aos 13 minutos do 1º Tempo
Do GRÊMIO: David Braz, aos 42 minutos do 2º Tempo
 
GRÊMIO:
Júlio César; Léo Moura (Luciano), Paulo Miranda, David Braz e Cortez;
Rômulo, Darlan (Patrick) e Thaciano;
Luan (Everton), Pepê e Diego Tardelli
Técnico: Renato Portaluppi

PALMEIRAS: 
Weverton - a única bola difícil que chegou, entrou. NOTA 6.
Mayke -Boa atuação até deixar o campo contundido. NOTA 7
Marcos Rocha - Sem inspiração. Dudu saiu e ele não teve com quem jogar. NOTA 6.
Gustavo Gómez - Atuou burocraticamente mas deu conta do recado. NOTA 6,5. 
Antonio Carlos - Muito exigido, esteve bem. NOTA 7.
Victor Luis. Só defendeu. Não esteve bem no apoio. NOTA 6.
Thiago Santos - O melhor no desarme. Limitado na entrega de bola. NOTA 7
Matheus Fernandes - Bom na defesa, limitado para atacar ou criar. NOTA 5.5
(Bruno Henrique)- Sua entrada só fez piorar o time. SEM NOTA
Raphael Veiga - Só ajudou a marcar. Limitadíssimo. Pelo esforço, NOTA 5
Hyoran - Um lance pessoal de drble e toques laterais. Limitado. NOTA 5
(Ramires) - Completamente fora de forma - Entrou no fim. SEM NOTA
Borja - Tudo bem que entrou. Por que não saiu no intervalo? NOTA 4 .

O CRAQUE DO JOGO: Dudu, NOTA 7,5.
Melhor no 1º do que no 2º tempo.
Só não entendo como um time que joga em contra-ataques, com dois volantes de contenção, com um arremedo de centroavante, com dois meias limitadíssimos e sem capacidade de infiltração e arremate, recua tanto e coloca para marcar seu único atacante de arremate eficiente e capaz de pontuar. Apesar de tudo isto Dudu fez a diferença. Não fosse ele e o Palmeiras sequer teria chutado ao gol.

Técnico: Luis Felipe Scolari NOTA 5.
Não o critico (prometi) por usar os reservas no jogo de hoje. Afinal, no ano passado deu certo, mas este ano, não. Fique claro que, por princípio, sou completamente contra o time principal deixar de atuar em determinados jogos para a entrada dos suplentes sob a fútil alegação de cansaço. 
Seu erro maior foi o de sempre, recuar demasiadamente o time e querer garantir o 1x0. Ele parece não aceitar aquele velho ditado que diz que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". 
Aconteceu novamente e espero que terça-feira não seja assim. (AD)



COMENTE COMENTE COMENTE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial