Observatório Alviverde

07/03/2020

PALMEIRAS 1 X 1 FERROVIÁRIA, MAS O PALMEIRAS JOGOU MUITO MELHOR!


Não foi porque o Palmeiras empatou em casa com a Ferrinha que vou partir para a retaliação e afirmar que o time não presta e que é o pior do Paulistinha.

Ganhar, perder ou empatar são as alternativas proporcionadas pelo futebol e, não fosse assim, por que e para que se disputariam os campeonatos?

De qualquer forma concordo que o time do Palmeiras (muito melhor que a Ferroviária), pela qualidade superior de seu elenco e pela absurda diferença das folhas de pagamento, de um ponto de vista moral, teria a obrigação de derrotar o time de Araraquara ontem no Allianz.

E foi o que o time tentou do início ao final do jogo, atuando com muita garra e disposição, dominando territorialmente o confronto e estando sempre mais perto da vitória.

Entretanto, ganhando, perdendo, ou, no caso, empatando, há que se registrar erros palmares na equipe sendo que os principais foram da lavra de Vanderley Luxemburgo sendo que o maior deles foi este:

A exemplo de Felipão, Luxa continua  e-s-t-u-p-i-d-a-m-e-n-t-e  "poupando" jogadores, não obstante as lições gratuitas recebidas do técnico do Flamengo. Seria a inveja, o despeito ou o orgulho que os faz agir assim?

Como pôde o Palmeiras entrar sem oito jogadores titulares da relação ao que venceu o Tigre num compromisso decisivo conta a Ferrinha araraquarense?

Foi outra atitude impensada -para que não se diga irresponsável- muito pequena e amadorística de Luxa, que tinha uma chance enorme de assumir a liderança do Paulistinha e de ficar ainda mais perto da classificação para as quartas-de-final, e na qualidade de cabeça-de-chave.

Em razão de que e para que, então, poupar atletas que em condições normais são preparados para duas competições semanais?

Para que poupar se o time, do final das férias a esta parte cumpriu aproximadamente apenas uma dúzia de jogos? 

Fui um dos apoiadores da vinda de Luxemburgo para o Palmeiras e adianto-lhes que vou apoiá-lo integralmente em razão de acreditar em sua capacidade de montar um grande time e faze-lo  jogar, vencer, convencer e de brigar pelos títulos.

No entanto a primeira mostra do "profexo" já neste terceiro mês do ano, não tem me convencido na medida em que não estou conseguindo ver até agora o time apresentar um padrão de jogo definido e, mais do que isso, mostrar personalidade em campo.

O fato é que falta definição dos titulares e o estabelecimento imediato de uma hierarquia dentro do elenco poderá proporcionar sossego, tranquilidade e confiança aos atletas, sobretudo os que estão chegando de outros clubes e à garotada promovida da base.

Luxa, então, tem de parar com a mania de fazer média com os jogadores e, ao mesmo tempo, tem de escalar os melhores e mantê-los seja em que jogo for, efetuando apenas as alterações absolutamente necessárias, no menor número possível.

Da mesma forma, não adianta Vanderley ir às coletivas e fazer "lobby" para alguns jogadores que de há muito deveriam ter sido dispensados.

Ontem, por exemplo, ele deitou falação e elogiou bem acima de uma dose de sensatez e equilíbrio o medianíssimo armador Lucas Lima, dando a entender que pelo que fez ontem contra o time de  Araraquara, trata-se de uma panaceia palmeirense.

Palavras ôcas, vazias e sem a menor substância posto que, está provado, Lucas Lima não passa de um jogador apenas razoável, a julgar-se tudo o que ele fez e deixou de fazer até agora. 

Em razão disso, mesmo considerando a aceitável performance de Lucas Lima, insisto na necessidade da contratação imediata de um meia de qualidade sem o qual o Palmeiras terá imensas dificuldades para montar um time de respeito. 

Falta-nos um atleta experiente, de ampla visão de jogo e que seja um expert em assistências.

 COMENTE COMENTE COMENTE

PS - Meus amigos. Quem quiser publicar comentários envie-os por e-mail. Já chega de bebes bocas sujas por aqui. (AD)

-------------------------------------------------------

1) ESTER ABEA disse:
 Bem que Tia Ester vaticinou, previu, advinhou: mesmo nosso Alcides, espírito superior e moço benevolente nao aguentou a meia dúzia de 3 ou 4 bobos que poluiram nosso OAV. Para variar nao vi o jogo. Gostaria de saber sobre os novatos Luan e Patrick e seu desempenho. Peço aos amigos comentarem.
--------------------------------------------------------

2) Marcelo

Boas meus amigos,

Sobre o garoto Luan ele estava indo razoavelmente, procurando jogo,
distribuindo bolas, só que se machucou novamente, não sei a gravidade.

O Patrick não foi aquele primor, mas não comprometeu. Os diferenciais
de ligação é que não foram bem, torci para a aquisição de Scarpa e
Lucas Lima, mas não deram liga.

Quanto ao resultado do jogo, o fator principal é a escalação sem ser o
time titular, falta confiança ao reserva e os outros a ele, isso é
muito importante.

Vamos ver contra o Guarani do Paraguai se melhora.
 
------------------------------------------------------