Observatório Alviverde

05/08/2020

LUXA, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, MANTÉM O TIME PARA A PRIMEIRA PARTIDA DA DECISÃO!


1) Vai ser ruim ter de jogar sob a arbitragem de Raphael Klauss, mas, convenhamos, seria muito pior ter de jogar com Luís Flávio Oliveira no apito. 

Rezemos e torçamos para que LFO, cujas digitais e DNA são francamente alvinegras, não apite a final sábado que vem! Corre-se esse risco!

2) Vai ser ruim jogar sem Felipe Melo!

Arrisco-me a dizer que, como zagueiro, Luan o superará em vários quesitos necessários a um defensor, seja no desarme, na cobertura, na antecipação e sobretudo na velocidade de acompanhamento aos atacantes, naquilo que em futebol se chama "no mano a mano".

Mas em outras coisas Melo não será substituído, como no medo que infunde aos adversários, na visão periférica das jogadas, no excepcional toque de bola, nas entregas de bola impressentidas das jogadas de desafogo, na distribuição de jogo, nas ligações longas da defesa ao ataque e no jogo aéreo, tanto ofensivo quanto defensivo!

Como não bastassem essas tantas virtudes que fazem Melo (mesmo se adaptando a uma nova posição) um jogador importantíssimo e verdadeiramente versátil, há um outro quesito em que ele é decisivo: a liderança em campo.

Sei que com ele ou sem ele o Palmeiras (muito mais time) tem tudo para vencer o Curica, ainda que o jogo seja em terreno hostil... Mas que, sem ele, essas dificuldades serão sempre muito maiores, disso eu não tenho a menor dúvida.

De qualquer forma, confio em Luan, até porque ele terá a companhia de Gustavo Gomes, zagueiro muito seguro que transmite muita segurança aos companheiros

3) Em relação ao time que inicia a partida, trata-se, ao menos em meu entendimento, da melhor possível a escalação proposta por Luxa. Ele acerta no centro do alvo quando coloca em campo a mesma formação que iniciou o jogo de sábado contra a Ponte, exceto as alterações decorrentes da contusão de Melo e do retorno do dono da lateral esquerda.

Quem pode discutir (no contexto de hoje) a titularidade de Weverton, sempre discreto e eficiente?

Existe, porventura algum lateral direito no futebol paulista ao nível de Marcos Rocha? 
A comparação só pode ser feita em relação ao violento Fágner, lateral do Curica. 
Rocha tem sido, em média de produção, o melhor jogador palmeirense!

Ah, mas na outra lateral haverá alteração. Pressupõe o retorno de Matías Viña, justamente num momento em que Diogo Barbosa arrebentou a fita da medianidade e jogou um bolão nos três últimos jogos em que foi titular. Apesar de tudo, prefiro o uruguaio!

4)  O miolo de defesa pelo lado direito, não terá Felipe Melo, em parte por contusão e em parte porque Luxa quer contar com ele no jogo que, efetivamente, decide o Paulistinha, sábado que vem.

5) No meio de campo, com a subida de produção de Ramirez atuando muito mais fixo à frente da defesa pelo lado esquerdo, Luxa reprisa Patrik de Paula, embalado pelo gol decisivo contra a Ponte e, da mesma forma, inclui Gabriel Menino que tem subido assustadoramente de produção e mostrado uma coisa que com a saída de Dudu não estava se vendo em nenhum outro jogador palmeirense, a inventividade, a improvisação, a tentativa pessoal de jogadas e algumas enfiadas de bola que me fizeram (sem qualquer comparação) lembrar Valdívia.

6) No ataque o Palmeiras dispõe de três peças espetaculares para decidir o clássico, nem tanto pelo jogo aéreo mas através do drible, das tabelas e do toque de bola:
Se a decisão exigir velocidade, o Palmeiras tem Rony, se exigir drible terá, além de Gabriel Menino o experiente Willian e se necessitar de tabelas ou do jogo aéreo, terá Luiz Adriano que pode, também, ter algum sucesso se as jogadas vierem pelo alto. 

Eu acredito muito nesse time do Palmeiras!

Sou convicto de que tem muito melhor qualidade que o adversário e, se a arbitragem não interferir, tem tudo para vencer e pavimentar o caminho do título.

Para encerrar peço aos palmeirenses que tiverem condições para que não assistam ao jogo pela Globo Matriz e deem preferência ao Sportv que é da Globo, mas é um mal menor!

Ou alguém consegue acompanhar um jogo com a narração do pior narrador que já vi e ouvi em TV, Kleber Machado que, não obstante o péssimo e irritante relato, coloca um peso danado no Palmeiras! Ainda mais que ele terá a companhia de Casagrande que dispensa adjetivos e por si só se define.

No Sportv teremos Odinei Ribeiro narrando, infinitamente melhor do que Kléber e os comentários de Sérgio Xavier e Maurício Noriega. Noriega talvez fosse meu comentarista preferido na TV não estivesse ele tão alinhado à política antipalmeirense da emissora em que atua. 

COMENTE COMENTE COMENTE
 
 Dados técnicos mais prováveis do derby desta noite:

JOGO: CORINTHIANS X PALMEIRAS
Local:
Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data: 5 de agosto de 2020,
Horario: às 21h30
Árbitro: Raphael Claus 
Bandeiras: Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli.



CORINTHIANS:
Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos;
Gabriel, Éderson e Luan;
Ramiro, Mateus Vital e Jô.
Técnico: Tiago Nunes
  
PALMEIRAS:
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña;
Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires;
Willian, Rony e Luiz Adriano.  
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 
DETALHE: Conforme prometi, a partir do roubo sofrido pelo Palmeiras no ano passado, só voltarei a chamar o campeonato de Paulistão se o Palmeiras for campeão! 

 QUE O PALMEIRAS NOS PROPORCIONE ESTA NOITE MAIS UMA GRANDE ALEGRIA! (AD)

6 Comentários:

  • Às 5 de agosto de 2020 às 08:21 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Odinei Ribeiro costuma não ser anti palmeirense. Só o é quando o Palmeiras enfrenta o SP. Ele ja narrou alguns clássicos e foi notório seu anti palmeirismo. No mais, vai bem sem comprometer. Noriega é otimo comentarista, estando ele na Globo ou SporTV. O problema de Noriega é quando atua ao lado de Milton Leite. Aí é um problemão. Sérgio Xavier quando fala parece que tem um ovo dentro da boca, no mais, um bom comentarista, apesar de pender um pouco (ou muito) para os bambis.
    Imitando Verde Insuperável, quero Luxa comendo abelha hoje, de preferência com ferrão e tudo, se possível pegando-a no enxame, como nos velhos, e bota velho nisso, tempos. Entendedores entendem o que quero dizer. Quero Luxa bravo, sanguíneo, não esse nhem nhem nhem samaritano que vem mostrando.

     
  • Às 5 de agosto de 2020 às 09:54 , Blogger Libertad disse...

    - Mais um jogo decisivo que F.Mello ficara de fora, saiba vcs que muito mais por precaução do terceiro amarelo do que contusão, sempre que precisa desse seu lado positivo em jogos importantes, a historia é a mesma.

    -Melhor Luan do que o estabanado Vitor Hugo, o primeiro se encaixa melhor, se torna menos ruim ao lado do excelente Gustavo Gomes.

    -Mesmo que os meninos P. Paula e G.Menino não façam excelente partida, suas participações já são positivas por deixar o morto e o cozido no banco (L.Lima&B.Henrique).

    -Confio muito em Ramires, vai comandar o meio.

    -Luxa, tem que armar bem o sistema defensivo, defesa e volantes, dar a posse de bola para os gambas, que eles se perdem, voltaram a jogar no esquema carille, é imprescindível jogadores rápidos na frente para contra atacar, eu surpreenderia com Wesley no lugar de Willian nas costas do cavalo/jumento Fagner.

    O time gamba é muito ruim, só tomaremos gol, por caganeira, ou se houver falha individual, como no ultimo jogo, dentro das normalidades venceremos o jogo.

    -Fator importante, entrar ligado desde o inicio, cada dividida um prato de comida, se der bobeira tchau!!!! o time deles e ruim, mas é difícil tomar gol.

    -Outra coisa, tem que se impor, gritar em campo, não ser omissos, se acontecer lances duvidosos, não deixar a partida reiniciar, enquanto não for esclarecido.

    Nei.

     
  • Às 5 de agosto de 2020 às 10:22 , Blogger ester abea disse...

    boa avaliação do meu candidato a sobrinho Justo e Franco. Tia Ester, nao sei se infelizmente, nao verá ao confronto pois está no Nordeste onde nada(nadica de nada) chega.
    Sempre lembro do meu amigo Verde Insuperável asseverando que se tiver um abrigo e um pouko de comida aki no NE já estaremos no lucro.
    Mas que os lugares sao xexelentos, isso sao.

    Talqual o Camisa 10, perdi a confiança no paulistinha.
    Mas é claro, evidente e mesmo flufenâmico que quero que o Palmeiras ganhe até cuspe a distância sub-4

     
  • Às 5 de agosto de 2020 às 10:30 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Odinei Ribeiro é ótimo. O melhor de lá, depois do maravilhoso, simpático e palmeirense JOTA JÚNIOR. Penso até que gosta do Palmeiras, mas não sei qual seu time. Mil vezes melhor do que o carnavalesco macarrônico cleber machado, um chato absoluto, sua voz me provoca ânsias, que nem vonau tira. É uma candinha, fofoca o jogo inteiro, e detesta o Palmeiras. Casagrande, com a anuência da RGT, deu para comentar sobre tudo. Dizem que dá audiência. Embora curicano, ou bambi, como alguns dizem, quando o Palmeiras joga bem, reconhece. Mas é CLARO que verei pelo Sportv. Concordo "ipsis litteris" com o Blogueiro Mayor. Quanto a FM, fará falta. Suas encaradas fazem tremer até o catatau do fágner. FM destrói toda a arrogância dos gambás, como apenas um olhar. O problema é que, além do olhar, ele põe-se a discutir. Mas mesmo assim, é meu titular indiscutível. O único craque de verdade desse Time. Ressalto que os "meninos" ainda estão à prova. O contrato de experiência está em andamento. Igual opinião em relação ao Ramires, que se jogar 50% daquilo que apresentou nas relvas européias, não sai mais da Equipe. Penso, e repito o que penso: Deixaria os jogadores sem se alimentar até a hora do jogo. Para ganhar dos Gambás, é preciso comê-los, fritos e enfarinhados. E se não der nem para cozinhar, que virem CANIBAIS. Comam cru ! Tudo sob a regência de um Luxemburgo que precisa ser REDIVIVO. A começar da esperada palestra do Vestiário. Aquele vocabulário chulo, a beira do campo, deve ser utilizado. Quero ouvir lá na minha cozinha (sim, só assisto meu Palmeiras na cozinha, bem bebido e abastecido) aqueles xingamentos deploráveis e vulgares, pois somente eles farão com que esses jogadores, alguns nutelas, de uma geração política e ridiculamente correta, VIREM HOMENS E PERCEBAM O QUANTO É IMPORTANTE UMA VITÓRIA EM UM PALMEIRAS X CURICA !

     
  • Às 5 de agosto de 2020 às 10:32 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Abraços, querida Ester. Se não tiver televisão, ao menos escute o rádio. Mas parece que a Globo transmitirá para grande parte do País. Verifique. Até os hotéis xexelentos nordestinos possuem TV aberta.

     
  • Às 5 de agosto de 2020 às 11:42 , Anonymous Alcides Drummond disse...


    Tia Ester

    Transmissão de Corinthians x Palmeiras:
    a TV Globo exibe o jogo para PR, SP, RJ (Resende), ES, GO, TO, MS, MT, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR e AP (mais o DF),

    Não sei onde vc se encontra mas dos estados nordestinos só a Bahia que tem jogo pela decisão do campeonato não terá a transmissão ao vivo.

    Espero ter sido útil. Abs (AD)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial