Observatório Alviverde

16/08/2020

VOCÊ DISPENSARIA LUXA SUMARIAMENTE?

 Meus amigos

Como a situação do Verdão é preocupante resolvi abrir outra postagem para dizer que:

Deixei claro, ontem, no intervalo do jogo, que o time atuou burocraticamente e com uma lentidão daquelas de fazer xingar e de tirar o torcedor da cadeira, irritante!

A falta de objetividade ofensiva e a fraqueza espiritual do time, escancarou de vez aquilo que há tanto tempo estamos registrando, da falta de jogadores categorizados. 

Necessitamos de ao menos um atleta acima da média para comandar a armação do jogo ofensivo e de outro atacante (quem sabe seja garoto Veron?)  que supra a ausência de homens de resolução que levem o perigo ao gol adversário.

Se, como disse e reitera o presidente Gagliote, "o Palmeiras não vai contratar ninguém", por que, o clube  não dispensa sumariamente os cinco ou seis jogadores incompatíveis que estão inchando o elenco, impedindo a promoção de novos atletas da base e sempre se constituindo em simulacros de resolução? 

Nada pessoal contra eles, mas, como se diz lá em minha Pederneiras, "Eles não cagam, mas não desocupam a moita". Com perdão pela imagem grosseira, é exatamente isso o que vem acontecendo." 

Esses caras vêm se constituindo em um péssimo exemplo para os jovens, não por uma questão de comportamento social mas de comportamento técnico-tático, porque a garotada imagina ao vê-los em ação que o futebol é um esporte disputado em câmera lenta, quando se sabe que é exatamente o contrário.

Coloquem os caras à disposição de quem quer que seja, de qualquer clube, até para os rivais mas que seja aberto o caminho para um aproveitamento maior e melhor das categorias de base. O Palmeiras só tem a ganhar com isso!

Se adotasse essa política, o Palmeiras, hoje,  teria um time no mínimo aguerrido, igual ao que o Goiás apresentou ontem no Allianz, com perspectiva de um bom presente e de um grande futuro.

Times de garra, pegada e com a perspectiva de formação de craques só se tem e se pode ter mediante a promoção da base, coisa que o Palmeiras NUNCA se propôs a fazer. 

Infelizmente existe nos bastidores do clube e no seio da nossa torcida uma espécie de rejeição aos atletas da base, sempre rotulados de inexperientes e "incapacitados para vestir uma camisa que pesa" (balela) para os quais inexiste um mínimo ou um grama de paciência..

Quero dizer antes de tudo que o jogo de ontem definiu claramente o tamanho da importância de Felipe Melo nesse time do Palmeiras, menos pela grande bola que joga e infinitas vezes mais pela extraordinária liderança que ostenta e representa.

Dito tudo isto quero dizer que prometi a mim mesmo não fechar apoio àqueles que, neste momento, pretendem oportunisticamente derrubar Luxa e não vou porque a minha experiência grita que nem tudo está perdido.

Parto do princípio segundo o qual o Palmeiras já tem cinquenta por cento (50%) do time arrumados a partir de sua defesa, compatível com a de qualquer time de cumeeira deste Brasileiro e melhor do que noventa por cento (90%) delas. 

A partir daí, com o talento que tem, com a inteligência que tem, com o conhecimento que tem, Luxa tem tudo para montar um grande time.

Só não sei se ele conseguiria se livrar de Lucas Lima, de Bruno Henrique, de Raphael Veiga e de outros jogadores dessa têmpera que não correspondem e ter a iniciativa de formar um meio campo novo via contratação de jogadores categorizados mesmo sem nome e fama ou (melhor) recorrendo à base do próprio clube.

Da mesma forma, precisa exigir mais empenho, mais fluência e rapidez de sua equipe, ciente e consciente de que, sem isso, torna-se impossível brigar por algo neste brasileiro.

Esta tese foi comprovada ontem pelo lépido time de salário mínimo do Goiás, que conseguiu, não apenas travar, mas reagir à altura ao jogo do Palmeiras com perspectivas, até, de ganhar.

Sou favorável a que o presidente se reúna com Luxa, converse com ele e exija que se forme um time que jogue -minimamente- um futebol moderno e competitivo, à altura da grandeza do maior campeão nacional.

Que estabeleça metas e diga claramente ao treinador que, se ele não conseguir libertar o time do chamado jogo em círculos, sem nexo, sem objetivo final e sem profundidade , não terá como mantê-lo no cargo.

Tenho convicção plena de que mediante um "ultimatum" desse jaez Luxemburgo, que quer continuar em alta no futebol brasileiro, adotará as medidas que se fazem necessárias e vai tratar de se aviar para melhorar a performance.

Creio que quem exige neste momento a dispensa sumária de um treinador que acabou de levantar um título que outros tantos não levantaram, acaba fazendo coro com a parte imunda da mídia que deseja ver o Palmeiras na rabeira e na poeira, apenas pelo retrovisor e trabalha diuturnamente contra o clube.

Essa trégua por dois ou três jogos, que peço à torcida a fim de que Luxa possa se reciclar e reciclar o time a partir de medidas fortes e saneadoras, tem a característica de passar bem rápido e, se não resolver, ao menos não atrapalha tanto em caso da necessidade de mudança de treinador.

Simples assim: se notarmos que o time decorridos esses jogos, não progrediu, não melhorou e não revelar a perspectiva de um bom futuro, aí sim, vamos todos cerrar fileiras e, mais do que exigir, obrigar o presidente a dispensá-lo.

Pensem que ainda não cumprimos, sequer, três rodadas do Brasileiro e que se o Palmeiras vencer o jogo atrasado contra o Vasco já alcançará a marca dos cinco (5)  pontos, que o colocaria, hoje, ao lado do Grêmio na quarta posição com quatro pontos.

O momento, reconheço, é bastante grave é exige atitudes, mas como não se pode precipitar nas atitudes é necessário, acima de tudo, um pouco de compreensão e paciência por parte da torcida, esclarecida, mas essa é, apenas, a minha opinião.

Concordando ou divergindo, deixe, também a sua que é muitíssimo importante!

COMENTE COMENTE COMENTE

 

22 Comentários:

  • Às 16 de agosto de 2020 às 09:20 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Acabaram-se os estoques de embromações, digo, explicações do Luxemburgo. Luxemburgo é liso feito bagre ensaboado. Carioca nato. Mas não cola mais, nem com super bonder, suas ladainhas draconianas.
    Eu acho o seguinte: enquanto Luxemburgo não admitir que está ultrapassado, enquanto ele achar que está causando dirigindo um Mitsubishi Eclipse 95 em pleno 2020, ele não sairá disso. Se ele assumir sua defasagem técnica, fazer por merecer e se reinventar, acho que nesse paupérrimo futebol brasileiro, ele nadaria de braçada. Mas infelizmente o ego dele é maior até que o diâmetro de Júpiter, então esquecemos essa possibilidade de um Luxemburgo 3.0 TD-I.

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 09:33 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 09:34 , Anonymous Enio disse...


    Justo
    Assino embaixo de tudo o que disse, mas acho que ainda dá para que possamos esperar umas poucas rodadas pra que não tenhamos o remorso de ter despedido um técnico campeão. Pense que ele está carente de no mínimo dois reforços de peso para o meio de campo e ataque.

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 09:38 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Vou aguardar 3 partidas. Mas a culpa desta vez também é dos jogadores, compartilhada. Falta de vontade ganhando milhões é falta de CARÁTER. SEMPRE EU AFIRMEI, PALMEIRAS era Dudu, Felipe Mello e mais nove. Agora é FM e mais 10. O único craque desse time, DISPARADO. QUANTO AOS DA BASE, MUITO CUIDADO. NÃO SÃO ESSA BRASTEMP TODA, NÃO !!!! Gabriel Menino, por exemplo, não está jogando NADA faz tempo. Veron vive machucado, e o resto não tem chance, talvez por deficiência. Só sobrou Patrick, que já não está como começou pós parada. Em resumo, precisa contratar. E, se não derem certo os próximos jogos, com uma necessária alteração tática, eu iria atrás de Sampaoli. Com o CAM não precisamos ter ética.

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 10:56 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    pelo que entendi, nao jogamos NADA...nadica de nada.
    O pior é que começar com 2 empates, que nao valem nada, em um campeonato de pontos corridos é assustador.
    Tia Ester está assustada, nervosa, temerosa quanto ao Brasileirao vinte/ vinte e hum

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 11:38 , Blogger ester abea disse...

    enquanto isso, a imprensa marrom continua falando koisas incríveis, fantasticas

    desta vez, para desviar o assunto da aprovaçao de Bolsonaro, falam das irmas e da mae da naja. Antes era o cachorro Augusto, filho de Fifi. E já foi o amigo da mulher de keiróz, que era miliciano(seja lá o que isso for). Já falaram que o tal Wassel nao pagou o IPTU em Atibaia, assunto importantissimo, fundamental, basilar.
    Se a imprensa britânica soubesse DESSES ASSUNTOS teria um treco...
    E da-lhe imprensinha ridícula, imunda, que envergonha mais ainda o primitivo e atrasado Brasil

    O pior é que tem gente, aki mesmo, que acha nossa imprensa o máximo. E juram de pés juntinhos que a imprensa nunca foi contra o Palmeiras.
    Santa Ignorância.
    Santa Falta de Crítica.
    Haja formados nas Faculdades Anhanguera...haja atraso mental.

    Enquanto isso, meu Palmeiras largou muito mal no Brasileiro vinte/vinte e hum. Mais uns 3 joguinhos de lambuja para o Profexô, e rá-ré-ri-ró-rua.
    Para o R. Veiga, nem isso. Tratamento imediato e rua já. Metronidazol deve curar a amebíase do moço. Mas o mau futebol nao tem jeito...

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 12:38 , Blogger Libertad disse...

    E tenho dito! (Crédito ao Insuperável ), o time do Palmeiras é a cara do bobo da corte, cabeça de rollon, cabeça de ovo, cabeça de pin...
    Time covarde, omisso, fraco, sem vontade, que como o presidente só querem a grana e o status.
    Luxemburgo está perdido, ontem na coletiva após o jogo, não sabia nem o que falar, acho que a culpa não é somente dele, quem chegar e insistir com os cozidos vai ter o mesmo problema.
    O próximo jogo contra o furacão, leva bucha, com certeza vai ter mais mudança palhativas, acho até que o rollon vai chamar Felipão de volta..! Kkkkk kkk
    O bom mesmo era o futebol entrar em quarentena novamente, estava tão bom sem esse Palmeiras ridículo...!
    Ontem fiquei desesperado nem na época do tirone era tão desanimador, mas o que está acontecendo não são coisas de agora, os erros e amadorismo, se acumulam, e num momento transbordam.
    Palmeiras é uma zona, muito amadorismo, se tivéssemos orçamento de Santos, Vasco, fluminense..etc, já estávamos ao lado da portuguesa.
    Faz tempo que tenho dito..!
    Deixaram o Dudu ir embora e pagaram 35 milhões num tal Rony que na verdade deveria estar suspenso, ah mas é normal contrataram o Scarpa em litígio, selou seis meses para estrear, contrataram Ramires que ainda não estreou, e a quele ex Cruzeiro que não me lembro o nome, acho que Ricardo Goulart veio contundido quando se recuperou voltou para o ex clube...
    O Palmeiras precisa de uma lava jato..

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 13:59 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...


    Encareço aos companheiros que não divulguem comentários de cunho político pois como anunciei no dia da reativação do OAV seria obrigado a cortá-los. Peço desculpas ao Cláudio, informando que o comentário da Tia Ester teve um leve componente político, exclusivamente de comparação e por isto foi mantido.
    Abs, Cláudio e entre conosco emitindo a sua abalizada opinião nesse debate referente à manutenção ou não de Luxemburgo no Verdão. (AD)

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 14:59 , Anonymous Ex - Jogador disse...

    Já tinha dito anteriormente nesse nobre espaço que Luxemburgo mudou demais e que não o estava reconhecendo.

    Hoje Luxemburgo não é mais um diferencial como treinador, é apenas um treinador normal e burocrático do pobre futebol brasileiro.

    Foi-se o tempo que Luxemburgo era o estrategista (by Avallone).

    Luxemburgo virou amigo dos boleiros, parece que está na mesma linha de pensamento desses medíocres jogadores que estão vestindo nosso manto. Está com medinho de magoar o elenco !! Na minha época eram os jogadores que tinham medo do técnico, hoje inverteu essa posição.

    Vejam por exemplo treinadores linha dura, que EXIGEM EMPENHO dos jogadores como Sampaoli e Jesus. Esses treinadores chegam e colocam o time pra jogar, sem medo, com objetividade. É bonito de ver !

    Foi realmente uma pena o Palmeiras não ter feito um esforço financeiro para contar com Sampaoli como treinador. Com ele com certeza o time estaria em outro patamar e poderíamos até sonhar com Libertadores.

    Com Luxa mantido no comando técnico Palmeiras não vai longe em nenhuma competição, vai patinar pois quando precisa JOGAR BOLA COM OBJETIVIDADE com o time BEM ESTRUTURADO em campo não temos visto isso.

    Aposto que a diretoria hoje cederia a Sampaoli e sua lista de jogadores para VENCER E JOGAR CAMPEONATOS, não para passar vergonha como temos passado ultimamente com Luxa.

    Concordo com a trégua de 02 jogos: Firme o pé Luxa, não estrague sua ultima chance, faça o que tenha que fazer ou caso o contrário, Adeus Luxa !!!!

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 18:49 , Blogger ester abea disse...

    Alcides querido

    Na vdd, com sua ojeriza invencível, inexorável, irremediável á imprensa marrom, Tia Ester ás vezes desliza para um tema que detesta: a política.
    CONTUDO

    em TODOS os modestos comentários faço questao de colocar ao menos um poukinho de Palmeiras, que é o motivo real, fidedigno, exacto por quê TODOS NÓS estamos aki.

    Mesmo assim peço desculpas...

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 18:59 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...


    Nada a desculpar, Tia. Você tem créditos neste espaço. Só créditos e nenhum débito
    Vamos à frente que atrás vem gente. Estou ansioso por saber a sua opinião final sobre o assunto. Abs Alcides

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 19:02 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Fora Luxa
    Ney Franco já

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 19:31 , Blogger ester abea disse...

    o que Tia Ester nao entende, nao atina, nao compreende:

    a. COMO pode jogadores de baixa ou média qualidade, ou grossos mesmo, ganharem 1 milhao por mês?


    b. 100 mil por mês para os jogadores do Palmeiras já seria demais.
    Digo, 100 mil para todos juntos incluindo os reservas. 5-10 mangos para cada, para jogar essa bolinha, já estaria de bom tamanho. Ou até demais

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 19:35 , Blogger ester abea disse...

    obrigada pelas palavras , querido Alcides

    Com relaçao ao Profexô: é um brilhante técnico quando esquece a mania de querer ser vendedor de carro usado de subúrbio do Rio, com todo o respeito.
    Quando Luxa quer, sabe fazer a boleirada jogar...

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 19:42 , Blogger ester abea disse...

    se for para trocar de treineiro, que seja o excelente Sampaoli. O moço já tinha uma folha ganhadora no Chile, na Europa e confirmou isso no Santos. Mas duvido que, iniciando trabalho no CAM, Sampaoli venha

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 19:45 , Anonymous Divino disse...

    Se não trocar de tática e estilo de jogo nos próximos dois jogos, serei o primeiro a gritar o FORA LUXA.
    Está jogando igualzinho ao Mano Menezes.
    Vai pofexôr, ou para a glória ou para a rua.

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 20:16 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Como já disse, vou dar 3 jogos para Luxemburgo. Mas sempre com um olho no peixe, e um olho no gato. No técnico e nos jogadores. A questão tática necessita de vontade para ser aplicada. E essa vontade não existe, faz tempo. Esses malandros que estão lá, derrubaram Felipão, e estão prestes a derrubar Luxemburgo. Ainda acho que Luxa pode criar a velha coragem e virar o jogo. É sua última chance. Se sair do PALMEIRAS assim, pode fechar o caixão.

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 20:21 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Estou metafórico. Mas as grandes verdades podem ser ditas assim. Luxemburgo: Sei que você lê este espaço. Faça o que for preciso. O Palmeirense saberá ficar ao seu lado. Mostre-nos que aquele velho e destemido comandante ainda existe, e está disposto a tudo para fazer a maior obra de sua vida. Com gigantes, não há de se falar em ocaso. E você, profissionalmente, sempre foi Grande !!

     
  • Às 16 de agosto de 2020 às 20:22 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    E que seja a partir de amanhã ! O tempo passa.......

     
  • Às 17 de agosto de 2020 às 07:51 , Blogger Raphael disse...

    Pode dar quantos jogos quiser, não vai mudar nada. Talvez uma pequena melhora. A verdade é que vários jogadores que estão ali chegaram ao fim de um ciclo e precisam sair. Luxemburgo, como disse um comentário aí virou amigo de jogador e esse é o principal erro de todos os técnicos que passaram ali. Só que parece que todos os técnicos que passaram não entendem que se os jogadores não derrubam ele, a torcida e a imprensa derruba, não tem pra onde correr. Coloque um time leve e que tenha intensidade pelo menos para fazer o resultado(com mais de 2 gols de diferença) depois se retranca. Fazer 1 x 0 e chamar o adversário pra cima é ridículo, nem na escolinha do meu filho se faz isso, é pensar pequeno demais.
    Acho que todos já sabem o que vai acontecer daqui algumas rodadas. É hora do presidente enquadrar todos, ou vai esperar a vaca ir pro brejo?

     
  • Às 17 de agosto de 2020 às 09:59 , Blogger Libertad disse...

    Fui um dos que pedi Luxa, sempre acreditei no seu trabalho, mas ele chegou e não mudou nada, não teve coragem, continuou fazendo o que derrubou seus antecessores, Insistindo com as malas B. Henrique, L. Lima, Veiga, quando não os escala da-se um jeito de coloca-los no decorrer da partida, parece medo.
    o Jogo contra o Fluminense foi a gota d'água para perceber que não tem planejamento nenhum, sua contratação e do antecessor Mano Menezes pioraram as coisas.

    Desde a época de Cuca esses caras não querem nada com nada, Felipão, talvez por seu carisma conseguiu tirar alguma coisa, mas o restante.., nada!!!
    Luxa tinha tudo para fazer um bom trabalho, mas chegou e continuou a mesmice, tentar recuperar quem não quer nada com nada, os de sempre, foi avisado, perdeu a oportunidade, queimou o filme...!
    O problema ali e cronico, já vimos nas entre linhas Dudu e F. Mello criticar, que tem neguinho sem amor a camisa, o técnico que chegar tem que rever bem o trabalho dos anteriores e não cair na mesmice, ali tem que se fazer um limpa.
    Não contratar jogador temporão, esses que faz um campeonato bom em algum time, mas nada mais, sobressaiu em um esquema, é fria, jogador tem ter boa passagem em vários clubes, muito menos fazer contratos longos com altos salários..
    Rony, Zé Rafael, Veiga, L. Lima, é esse tipo de jogador..., outros como F. Mello, Ramires, L. Adriano, Wiliian, por onde passaram jogaram bem..
    Acho que esse ano é perdido, o Cabeça de Rollon, bobo da corte não vai gastar, a mulher do patrocínio, pelo jeito esta cobrando as finanças em dia, liquidação com sua empresa, e pelo andar da carruagem não se surpreendem se não jogarem fora o menino Patrick na primeira oportunidade, esse maldito cara de ovo foi a pior coisa que Nobre nos deixou...! só faz merda!!!
    Nei

     
  • Às 17 de agosto de 2020 às 11:09 , Blogger Jota disse...

    Se deixar o treinador vai acontecer o de sempre, perde na libertadores e o time não ganha mais nada no ano, então é melhor trocar já.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial