Observatório Alviverde

15/02/2021

O PALMEIRAS PRECISA MANTER O ENTROSAMENTO DO PRIMEIRO TEMPO DE ONTEM, CONTRA O FORTALEZA!

 

Teria sido bem diferente se o Palmeiras houvesse jogado o Mundial com o 'elan', a disposição e o espírito de luta com que encarou hoje o bom time do Fortaleza. 

Mormente no primeiro tempo quando realizou, segundo a definição de meu irmão, "o jogo perfeito". 

Só não dá para entender -dizem tantos- essa mutação constante da equipe para o bom e para o mau, para o bem e para o mal.

De minha parte compreendo, perfeitamente, a "mutância" e a coloco no pacote de equívocos provocados pela maior parte da mídia, teórica e inconveniente que, pasmem, consegue interferir nas entranhas dos clubes brasileiros.

Com raríssimas exceções, a maior parte dos palpiteiros de tela (também conhecidos como comentaristas) vive dando uma de médico e se travestindo de fisioterapêuta, criticando os técnicos e exigindo que mudem constantemente as escalações dos times sob a alegação de que os jogadores estão cansados.

Foi por isto, por chegar ao Q'atar sem um time definido, sem aqueles onze titulares que qualquer garoto deveria sabe de cor em relação ao time de coração (como era antigamente) e sem qualquer entrosamento, que o Palmeiras soçobrou e, como se diz modernamente "viajou na maionese".

E viajou mesmo, ainda que com um time individualmente em nível dos três adversários, mas muito mais bem preparados, todos definidos taticamente e afeitos ao jogo coletivo. A razão da decepção e da frustração resumiu-se a uma palavra: desentrosamento!

Mas não aconteceu o mesmo com o Flamengo a partir da saída de Jorge Jesus, aquele que ousou desafiar e enfrentar os paradigmas midiáticos mantendo os seus titulares em todos os jogos sem considerar ou admitir o tal cansaço? 

Jorge Jesus encarou, enfrentou e repeliu todas as críticas, dentro e fora de campo, afirmando sempre que -secularmente- jogador de futebol é preparado e programado para atuar 180 minutos por semana, o que corresponde a dois jogos semanais.

Essa balela de "descanso" (acompanho o raciocínio dele) não deveria ser aplicada a profissionais tão bem cuidados que ganham em um mês o que um trabalhador comum não ganhará em anos, exercendo profissões duríssimas e de alta periculosidade, que tanto exigem de um ser humano, física, orgânica e emocionalmente, no cumprimento de seis a oito horas diárias, quarenta e oito semanais.

Só pessoas de altíssimo poder aquisitivo poderiam usufruir do "tratamento vip" que recebem os jogadores de futebol, sempre hospedados em concentrações de alto luxo e hotéis de elite, com direito à fisioterapia, alimentação balanceada e outras mordomias com assistência médica de tal abrangência que inclui psicólogos, manicures e podólogos.

Dá pra falar em esgotamento e cansaço (em meu tempo chamava-se estafa) daqueles que exercem uma profissão recreativa, prazenteira e divertida? Claro que, como tudo na vida, o futebol também tem os seus momentos de crise e estresse, que pouco ou nada representam se comparados a outras profissões.

Não sei, exatamente, o número de jogos disputados pelo Verdão nesta temporada confusa que parece não terminar nunca, provavelmente setenta e sete.

Para aqueles que julgam um exagero, lembro-me de temporadas pretéritas em que o Palmeiras quase sempre ultrapassava essa quota. Anos houve em que o Verdão atuou quase cem vezes, sempre representado pelo seu time principal. 

Creiam, todos, essa mania de mudar constantemente o time destruiu o pequeno sentido de conjunto do Verdão que, do ponto de vista individual, ainda que com algumas peças defasadas, era do mesmo nível de todos os seus adversários do Mundial, o Bayern, inclusive.

Compreendo que, às vezes, pelo risco de um cartão, de uma contusão no jogo precedente a um jogo importante ou a uma decisão, pode-se poupar pontualmente uma ou outra peça, mas mudar completamente o time, ficou provado mais uma vez, é um tiro contra o próprio pé.

O Palmeiras está em vias de disputar mais dois jogos decisivos pela Copa do Brasil e, em meu entendimento, o português já deveria escolher os jogadores, escalar os onze titulares e colocá-los sucessivamente nos três jogos que o Palmeiras fará antes dessas finais.

Notem que quando ele mantém o time por largo tempo, provoca irritação e protestos contumazes da maior parte da imprensa, como se fossem eles, os jornalistas, que estivessem sendo submetidos ao exagero e "supremo sacrifício"do calendário futebolístico. Se mal pergunto, o que têm, eles, a ver com isso? 

Da mesma forma não me conformo que os treinadores sejam subservientes aos palpites de muita gente que sequer chutou uma bola no decorrer de sua existência. 

Por que não agem da mesma maneira que Jorge de Jesus e colocam as suas melhores formações em cada jogo?

O Palmeiras, ontem, encontrou uma de suas boas formações, calcada na base, esta:

Weverton, Rocha, Kuscevic, Gomez e Renan.

Danilo, Menino, Lucas Esteves, Lucas Lima e Scarpa.

Breno Lopes.

Em minha avaliação, Abel deveria robustecer essa formação com Luan substituindo Kusceviv, Viña no lugar de Renan e Zé Rafael no lugar de Lucas Esteves no meio de campo.

Nas demais posições, iniciar o jogo com os mesmos jogadores, com Scarpa mantido como um meia ofensivo e até com Lucas Lima na armação, ele que vinha jogando tão mal mas que, ontem, jogou muito bem. 

Colocando em ação esse time, mantendo-o nos treinamentos e nos três jogos que restam para o fim do Brasileirão o Palmeiras teria condições de, concomitantemente, melhorar a sua posição no Brasileirão, tanto e quanto preparar um time suficientemente entrosado para as duas partidas decisivas contra o Grêmio pela Copa do Brasil!  

 O que você pensa em relação ao assunto?

COMENTE COMENTE COMENTE 

31 Comentários:

  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 08:28 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Ouso discordar, em parte, com o Blogueiro Mayor. Penso ser, ainda mais que a física, a questão psicológica como pedra angular no decréscimo da qualidade de performance do Palmeiras. Muitos jogos decisivos, muitas expectativas, adrenalina a mil, que derrubaram o equilíbrio mental do elenco. Em sendo assim, um descanso monitorado será fundamental para uma boa apresentação nas finais da C.d.B. Treinando o seguinte time: Weverton, Rocha (na falta de outro), Kuscevic, Gomez e Vina. Danilo, G. Menino, Lucas Lima e Scarpa. Luiz Adriano e Breno Lopes. Veron e Wesley, no segundo tempo. É o que temos de melhor. Creio que será esta a última chance para LL na temporada. Ou joga ou sai. Definitivamente. Tanto ele como Scarpa são os armadores que o Palmeiras sempre precisou. Mas, especialmente o primeiro, nunca corresponderam. Agora é a hora, seo Lucas Lima. Não precisamos de um jogador vaga-lume, com brilharecos aleatórios. O PALMEIRAS NECESSITA DE UM FAROL, NO MEIO DA CANCHA, QUE LANCE SUAS LUZES POR TODA A RELVA. E isso vale para os dois nomeados, e também Veiga, outro vaga-lume juramentado. Ou vocês mudam, ou tenham a dignidade de Ramires, procurando o DP e acertando a rescisão. Precisamos voltar a ser Academia, tendo posse de bola, dominando o meio campo, com os meias pisando na área e fazendo gols, como ontem. Da forma como pisava Ademir da Guia, e tantos outros que vestiram o Manto Verde Sagrado.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 08:36 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Luan, depois de tantas falhas e entregada, merece, no mínimo, um banco, e como melhor solução, uma moeda de troca em outras contratações. Marcos Rocha ocupa a posição mais carente do Time, que urge ser abastecida. Já quanto a Lucas Esteves, meu respeito a todo ser humano, impede que eu diga o que acho dele.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 08:36 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    entregadas...

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 08:50 , Anonymous Carlos disse...

    Balela, balela, balela....
    Coisa de antigamente.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 09:26 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Além do camisa 10, o Palmeiras necessita de um lateral direito e um matador, ambos e todos de elevada jaez. Diego Costa? Sim, pra ontem, desde que haja um meia 10 categorizado, não um pisca-pisca de natal comprado na 25 de Março.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 09:32 , Anonymous Roberval Palestra disse...

    Blog infestado de vagabundos. Sempre os mesmo postando merdaa. Lixo da mídia palestrina.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 09:44 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Cara, o dia que vc tiver 1/100 da nossa capacidade opinativa, conhecimento do Palmeiras, e nossa inteligência, VOCÊ CONSEGUIRÁ, FINALMENTE, LIMPAR SOZINHO SUA BUNDA.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 10:12 , Blogger Libertad disse...

    Em minha avaliação, Abel deveria robustecer essa formação com Luan substituindo Kusceviv, Viña no lugar de Renan e Zé Rafael no lugar de Lucas Esteves no meio de campo.

    ????????????????????????????????????????
    Com respeito mas vc Tá louco?
    Você quer Luan? deixa o Kuscevic ganhar confiança, já não bastou varias entregadas em jogos decisivos, esse Luan não transmite segurança, o mesmo caso do ridículo Marcos Rocha (Zé bundinha).
    Zé Rafael é banco, e é muito para ele.

    Gabriel Menino fez ontem uma excelente partida flutuando pelo meio, por isso Abel insiste com Marcos Rocha na lateral, precisamos imediatamente contratar um lateral direito do nível do Viña e um centroavante de área, matador, aquele Frances do Tigres cairia como uma luva.

    Scarpa no meio muda o ritmo do time, não é um marcador, mas tem domínio excelente, bate bem na bola, sabe jogar, tem que deixar ele pegar ritmo na posição chega desse outro Verme Veiga.

    Pega a escalação que ganhou do River:

    Os três meninos no meio mais o Scarpa.
    Danilo, P. Paula, G. Menino e Scarpa.

    Weverton
    ***
    Kuscevic
    Gomes
    Viña

    Danilo
    Menino
    P. Paula
    Scarpa

    Veron ou Roni
    L.Adriano ou Breno

    *** Ate contratar um bom lateral, coloca um cone.

    Jailson, M. Rocha, Maike, Luan, L. Lima, E. Santos, Veiga, Zé Rafel e Wilian a essas malas somente a porta da frente da academia...., Rua..
    Chega de perder tempo com essas malas, não da não serve para o Palmeias, boleiros de serie B. Pipoqueiros, temos que contratar jogadores protagonistas que não tremem que não tenha diarreia em jogos decisivos...

    Nei

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 10:56 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 11:55 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. Verde Insuperável: nao bastasse akele mané vir aki infestar o espaço, ser um moço que recebeu seu diplominha da Anhanguera, hoje vive de óbulo de Bolsonaro, ser viado juramentado, ter sido desenganado(de modo desenganador e definitivo) pela Psiquiatria, torcer para o falido SPFW, agora o moço nao sabe, humm, digamos, lidar com os proprios sujos excrementos?
    Que tipo repulsivo é esse moço...nem limpar o bum-bum a Anhanguera ensinou????
    a.1 imagine-se a sujeira que deve ser o banheiro da Anhanguera. Dezenas de manés que nao sabem limpar o respectivo bum-bum...

    b. acho sim, que a imprensa dos excrementos quer, por toda a lei, fazer que a SEP se ferre nas 3 próximas decisivas desisoes(ou finalíssimas finais, que é a mesma coisa).

    b.1 trata-se, como desconfiava, de complot para que possam justificar de modo justificativo e justificador o facto factual do SPFW (e o SCCP) ter ficado sem ganhar NADA(nadica de nada) em 20-21

    b.2 um dos gostinhos da imprensa do cocô seria ver o Defensa y Justicialismo(que vem do Partido Justicialista da Argentina) ganhar a Recopa. Isso pois seria uma vingativa vingança da surra e desclassificaçao que o time-partido impôs ao SPFW.

    Nao fossem elles, o SPFW nao seria o famoso TRI da PRÉ. Tres(3) vezes tentou entrar na Libertadores pella porta dos fundos e foi barrado por clubes grandes como os coitados da Venezuela, Bolivia e o time supra...

    b.4 allias, o SPFW está SEMPRE tentando entrar pela porta dos fundos no torneyo paraguayo. É um gosto, uma preferência, uma obsessiva obsessao, uma vontade de que tudo seja pela porta dos fundos...
    Eita gosto eskisito...

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 15:48 , Blogger Libertad disse...

    Tudo atropelado, Palmeiras vai jogar dia sim dia não, e lá e vem essa federação de cú rinti anus ladrões com esse campeonato paulistinha, campeonatinho de merda que só serve para atrapalhar, é desumano o que estão fazendo com o calendário do futebol do Brasil.

    Galinhaotte, coloca o sub 20 para disputar essa droga...

    Nei

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 16:22 , Blogger Libertad disse...

    Olha só a sacanagem......

    Palmeiras decide a copa do Brasil nos dias 28/02 Domingo e 07/03 outro domingo

    justamente entre as duas datas a federação de canalhas marcou para 03/03 Quarta, jogo com os gambas lá no entulho.

    Vcs já perceberam que sempre o primeiro derbi é lá????

    Galinhaotte, tira o palmeiras desse campeonatinho de bandidos...


    Nei

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 17:48 , Anonymous Justo e Franco disse...

    A tabela foi feita no começo de dezembro. A FPF não tem bola de cristal pra adivinhar que o Palmeiras ia chegar na final da CB. E outra, foi a CBF que inventou essas datas 27/02 e 07/03. Não acredite em tudo que postam em whatsapp.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 19:51 , Anonymous Justo e Franco disse...

    Nei, não postei o comentário das 17:48.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 19:56 , Anonymous Raphael Mariano disse...

    Logo vi que não foi vc. Quem postou manja de futebol. Não fica com vitimismo e mimimi.

     
  • Às 15 de fevereiro de 2021 às 20:54 , Blogger Libertad disse...

    Com certeza meu amigo, percebi de cara..

    Nei

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 00:51 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    entao é domingo na semgraça Poa, 4a feira contra o SCCP e domingo contra o Gaymio na finalíssima final?

    A idealistica e idealizada idéia é nos deixar em situaçao difícil na CdB, por óbvio

    De outra banda, como diz o fraco juiz aki da roça:

    temos que ser inteligentes. Nada de entrar na da FPF. Se me lembro, a fase inicial do campeonato nada vale(talqual um diplominha da Anhanguera). Perder um só derby também pouco diz.

    Entao a reaçao inteligente, sensata, racional é:

    colocar os reservas lá no Entulhistico entulhao. E pouko se lixar para as críticas, que a imprensa marrom fará.

    Tia Ester pode ter 102 annos...mas ainda sabe ser racional, talqual os filósofos racionais do racionalismo alemao, como Kant.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 08:22 , Blogger Raphael disse...

    Nei... Esse cara ta trollando todo mundo aqui. O comentario acima não é meu. E bem capaz que estou respondendo esse troll. Eu ja parei de postar há um certo tempo. Só entro pra para postar dizendo que não fui eu. Ta na hora desse blog ter um controle maior nas credenciais ou o A Alcides selecionar o que vai postado pelos leitores, por que do jeito que esta essa bagunça ta dificil.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 09:08 , Anonymous Adam Smith, O Conservador disse...

    Ester, será que os anhanguerísticos da Anhanguera sabem quem foi Immanuel Kant?

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 11:48 , Blogger ester abea disse...

    Adam, querido

    Os anhanguerísticos da Anhanguera recebem o seguinte "ensinamento":

    Immanuel Kant foi um meia esquerda que começou jogando no SCCP mas depois, insatisfeito com a falta de salários, foi comprado pelo SPFW onde tocava harpa no vestiário, vestido só de bata, sob os aplausos dos racionalistas jogadores do SPFW.
    Foi um bom jogador, embora sua origem alemã o impediu de jogar na Seleçao Brasileira, enquanto a Seleção Alemã achava que ele havia se contaminado em terras bananeiras e nunca o convocaram para 10 de sua seleçao

    Estória triste, né. Por isso Kant era tao pessimista...

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 12:15 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Não está fácil participar deste Blog. Tem um vagabundo, filho de rameira, SIM, UM APENAS, que se passa por todos nós. Inclusive esse tal de Adam Smith. O estilo de escrita é o mesmo. E tenho quase certeza de quem seja.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 12:38 , Blogger ester abea disse...

    amigo Verde Insuperável

    tens razao....como sempre diggo, acho que é akele mané que foi desenganado pela Psiquiatria e nada faz, tendo tempo de sobra para encher a cachuleta aki no OAV. Quem vive de óbulos de Bolsonaro tem tempo para encher os piquá. E o lelé se faz passar por diversos participantes

    só nao acho que seja o Adam...este se revelou moço culto. Claro que um oriundo da anhanguerística Anhanguera nao tem cultura nem para conversa de botequim...

    Mas o mané sampaulino se fez passar por um monte de gente aki...problema mental sério e intratável, dakeles que deixam o Psiquiatra louko

    Além de nao ter a mínima graça, o mané costuma degringolar para sexo pesado, sempre com tamanhos, circunferências, capacidades, gostos eskisitos. Tudo mentirosa mentira! Coisa de sampaulino, completa e totalmente boiola. Um accometido de coprolalia.

    O importante é que cada vez mais percebemos de forma perceptiva que há um trollador aki...infelizmente esse MANË JURAMENTADO affastou muitos bons participantes

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 13:27 , Anonymous Edder disse...

    Ester

    C Sabe que eu nei sei quem é esse cara? C tem uma ideia? Será que é aquele que fala que é da mancha de osasco que vive esculhambando o Alcides. Ele não é mala é uma trouxa.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 14:27 , Anonymous Divino disse...

    Vc com essas postagens nada a ver, com TB ajuda a afastar. Bons tempos em que o Palmeiras era, então assunto principal. Misoginia absurda neste espaço.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 14:29 , Anonymous Divino disse...

    Engano seu. São no mínimo uns três, ou quatro. Pessoal do bar do tênis.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 14:53 , Anonymous Adam Smith, O Conservador disse...

    Insuperável, não sei por que tu encasquetou comigo. Longe de mim criar celeumas neste espaço.
    Já disse e repito: entro aqui pra conversar com a Ester Abea. Nunca lhe dirigi a palavra.
    Talvez um ou duas vezes, nas ocasiões que leitores, inclusive você, achou ruim que minha pessoa só queria falar de cultura geral.
    No mais, nada posso fazer se bananas existenciais escrevem com o meu nome ou de outrem.
    Nada tenho contra você. Nem quero conversa com você.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 15:44 , Blogger VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Então saiba seo Smith (kkkkkkk), que ninguém quer esse tipo de papo aqui. Você faz isso para provocar. Cínico. Vá falar de cultura geral em outro Lugar. Aqui é Palmeiras, rapaz amante do Google. Quer mostrar conhecimento, participe de outros grupos. Como EU participo, mestre e doutor em Direito como Sou. E nunca antes falei aqui.

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 20:24 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    continuo a nao gostar quando vejo meu amigo Verde Insuperável brabo. Acho que em parte ele tem razão, já que nosso motivo é o Palmeiras.

    Mas dá para misturar um poukinho de cultura ao Palmeiras. Se nos antigos LPs havia a frase "disco é kultura" também podemos dizer que "Palmeiras é cultura""

    O Adam me pareceu um moço culto. Mas não é preciso brigar com nosso Verde Insuperável, um dos participantes mais interessantes do blog.
    De brigas estúpidas já temos as que o anhanguerístico moço da Anhanguera, sampaulino viado juramentado, provoca.
    Prefiro o OAV sem brigas

    Agora, se imbecis reclamam de textos mais ellaborados é que estudaram só para ler 3 linhas, devido ao grande Paulo Freire, o patronístico Patrono da educaçao, moço que nao escrevia koisa com koisa...

     
  • Às 16 de fevereiro de 2021 às 20:31 , Blogger ester abea disse...

    Divino querido

    este espaço esta virando nao só misogeno, mas gay, totalmente gay, completamente gay

    Eu diggo que escrevo sobre a possante musculatura de moços, algo nunca visto na imprensa. Assumo. Mas sou menina, eu posso.

    Agora, vem uns (um) MANÉ escrever sobre pretensos tamanhos, circunferências, volumes, capacidades, TODAS GAYS.
    Ora, aki nosso assunto é o Palmeiras.
    Viadagem, mesmo permitida e incentivada na republica bananeira, é o assunto dos blogs do SPFW. Nao daki!
    Pouco se me dá se Mandeta, Abel Luso ou qualquer outro provoquem arrepiantes arrepios no viadinho. Nao quero saber disso.
    Meus arrepios, e os de todos os Palmeirenses, acontecem quando lembramos da Arrancada Heróica, dos magníficos jogos de Ademir da Guia ou da eletrica e eletrizante Finnal de 1994, onde acabamos com Viola e cia. bela.

     
  • Às 17 de fevereiro de 2021 às 10:12 , Anonymous André vesguinho disse...

    Isso é ótimo!! Até torcida gay do palestra já temos.Fora bruaca homofóbica !!!!!!!

     
  • Às 23 de março de 2021 às 15:27 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Jogo confirmado pra amanhã às 21:30 com transmissão da Globo. Permaneceu o bom senso. Avanti Palestra !!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial