Observatório Alviverde

12/11/2021

PORQUE O PALMEIRAS MUDOU PARA MELHOR!

 

Eu, sempre e cada vez mais, acredito no Palmeiras e em sua condição prevalente de maior campeão do Brasil. Tudo isso vai pesar muito na hora da decisão da Liberta com o Fla.

De um ponto de vista retrospectivo recente quero dizer ...

"pena que Abel, premido pelas circunstâncias, tenha sido obrigado a encontrar um lugar no time para o então recém-chegado Dudu, verdadeiramente um craque, embora, então, sem o menor ritmo de jogo". Custou bem caro ao Verdão!

Lamentável que o lusitano não tenha tido -de imediato- a visão do aproveitamento de outro craque que ele nem julgava ser craque, mas que eu conhecia desde quando vestia a camisa do Fluminense, que o tempo, os resultados e suas atuações espetaculares mostraram ser imprescindível ao time: Gustavo Scarpa, o skatista da bola.  

Eu sempre soube que um craque não pode ser barrado em time algum do planeta, mormente num tempo em que os jogadores de maior nível e os diferenciados estão cada vez mais escassos. 

Mas Abel, não se sabe a razão, ousou subdimensionar o valor de Scarpa e retirou-o do time principal, justamente quando ele estava se tornando um dos melhores valores da equipe

Criticamos fortemente o português por isso, retirou Scarpa do time, repito, num momento sublime do campineiro, gerando enormes protestos da torcida palmeirense.

De nossa parte, no entanto, ainda que soubéssemos que o técnico errava, não exageramos e nem pedimos  a cabeça de Abel como tantos palestrinos que, desprovidos de qualquer compromisso com a lógica e a razão, raciocinavam com a emoção.

Há de se dizer en passant, que os erros de Abel não se restringiram, apenas, ao não aproveitamento de Scarpa, um de seus craques diferenciados, capazes de decidir jogos, mexer frequentemente no placar e aprimorar o rendimento da equipe. 

Outro erro palmar do português foi decorrente de suas inquietudes, dúvidas e incertezas, que os faziam alterar o time a cada jogo, impedindo-o de proporcionar entrosamento a uma equipe desagrupada e dispersa dentro de campo.

Pode-se dizer, então, que a definição do time principal com o reaproveitamento do craque Scarpa como titular absoluto, reconfigurou o time palmeirense...

A partir daí o Palmeiras passou a contar com um chutador emérito a mais, com um auxiliar de defesa efetivo a mais, com um lançador de extrema qualidade, com um "assistente" como poucos no Brasil, um grande batedor de faltas, escanteios e dono de arremates mortais de qualquer distância.

Da mesma maneira, parece que Abel abdicou um pouco daquele esquema ortodoxo, exclusivamente defensivo "à la Scolari" em que o time se fixava inteiro na defesa à espera de uma escapada em que fizesse um gol que decidisse o jogo. 

Perdemos muito pela adoção dessa maneira irritante de atuar em que o forte do time, isto é, o jogo ofensivo do meio de campo em direção ao ataque sequer era explorado.

Quando Abel mesclou de maneira consciente as atitudes defensivas e as ofensivas do time, balanceando-o e colocando-o para jogar  de acordo com o esquema de jogo e a característica dos adversários, tudo mudou para melhor e os bons resultados que voltaram à agenda palmeirense, catapultando o time à vice-liderança na tabela do Brasileirão.

Pena que Abel tenha acordado um pouco tarde para a realidade do futebol brasileiro e a diferença do líder do Brasileiro, o Galo Mineiro, para o Verdão seja de 10 pontos, extremamente difíceis de serem tirados... 

De um ponto de vista real o Verdão, neste momento, embora ainda com chances matemáticas de título, sabe, perfeitamente que, na prática, luta mesmo é com o Flamengo pelo vice-campeonato convicto de que qualquer coisa melhor que porventura ocorra será contabilizada como lucro!

Essa, em meu entendimento, a explicação do milagre palmeirense, fruto de todos os fatores supra citados, os quais repito, para que fique bem claro o meu posicionamento: 

1) volta de Scarpa ao time

2) Ascensão física e retomada de ritmo de jogo da parte de Dudu.

3) Escolha, e, principalmente, manutenção de um time base.

4) Adoção de um esquema tático flexível sem tanto defensivismo e com mais ofensividade.

Concordando ou não com este velho escriba, deixe a sua opinião!

COMENTE COMENTE COMENTE

1 Comentários:

  • Às 12 de novembro de 2021 às 22:05 , Blogger ester abea disse...

    amigos queridos

    a. Scarpa é craque e cabe em qualquer time. O maior assistente do Brasil.
    SE tivesse antes no time, especialmente no lugar do fraco Ze Rafael, teria sido melhor

    Mas Abel tem um quê pelo Zé. Elogia muito e em especial por este ter jogado com o joelho machucado. Um belo exemplo desportivo. Mas o Zé está longe de ser craque.
    Por outro lado o luso português é inteligente o suficiente para saber que o ataque ganha aplausos. Mas quem ganha títulos é a defensiva defesa. Vide o CAM, aplaudido pela imprensa marrom inteirinha, mas que perdeu para o sólido Palmeiras.

    Quanto á Finalíssima Final: 15 dias. Mas Tia Ester nada fala ou diz. Time por time, eles tem mais. Mas quantas vezes o favorito foi nocauteado, apanhou. Nao foi assim com o Rambo, nakela luta contra Ivan Drago?
    Mas há dezenas, talvez centenas de exemplos Históricos, Desportivos, Políticos e tantos mais.
    A Invencível Armada espanhola era dada como favoritaça. Mas Drake os colocou para correr...e correm até hoje
    O Brasil 1950 já comemorava. Mas o modesto, fraco e mesmo ridículo Uruguay ficou com o título
    Esses dentre tantos exemplares exemplos, que exemplificam exemplarmente que favoritismo nada diz

    Off topic: e nao é que teve um meritíssimo que atendeu com uma camisa do SPFW??? E incluiu o horroroso hino na sentença????
    Imagine-se só nas maos de kem nossa populaçao fika...
    Somos tao desamparados quanto os franceses dos magistrados da Literatura. Estes foram desmascarados por Voltaire e Gerard de Nervou.
    O grande Eça também tinha um personagem do Judiciário, a quem dava o apodo de "besta obesa" e dormitava empanturrado, eructando enquanto assinava onde lhe indicavam...

    Isso justamente quando recentemente Tia Ester teceu encomios encomiásticos ao glorioso Judiciário nacional. Pelo menos, temos a fulgurante beleza atlética dakela moça loira de Brasilia. Aquilo sim é beleza, feminilidade e força!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial