Observatório Alviverde

18/10/2009

FALTOU FUTEBOL AO TIME; FALTARAM VISÃO E OUSADIA A MURICY!

O futebol nos ensina que a montagem de qualquer time ou esquema de jogo, depende, essencialmente, fundamentalmente, das peças de que se disponha. Trata-se de máxima futebolística já consagrada que o indefectível Sr. Muricy Ramalho, digníssimo treinador da SE Palmeiras teima em querer contrariar.
Na verdade, Muricy, que muitos, açodadamente, querem colocar em patamar de conhecimento superior a Vanderley Luxemburgo, do ponto de vista tático, não passa de um ótimo treinador, trabalhador, esforçadíssimo, cidadão correto, honesto, mas, certamente, não chegará nunca, pelo menos em meu ponto de vista, à condição de TÉCNICO com T maiúsculo ou de um estrategista.
Seu grande erro no Palmeiras foi o de tentar transformar uma equipe rápida, aguda, ofensiva, de um toque de bola agilíssimo, em um time lento, modorrento, monotático que passou a atuar da noite para o dia em bolas alças à área do adversário, como fora o SPFW sob o seu comando. Quando Jorginho deixou de ser técnico, o Palmeiras estava no auge de sua produtividade e, pode-se dizer, quase que jogando por música. Foi só Muricy assumir que, em poucos jogos tudo, aquilo se acabou e assistiu-se ao declínio de uma equipe que parecia vocacionada ao título deste brasileirão de 2009.
O que mais irrita em Muricy é que ele não se dispõe nunca a mudar a sua forma de jogar, ainda que premido pelas circunstâncias e seu esquema é absolutamente incompatível com as características do atual elenco. Ademais trata-se de um treinador previsível, sem as necessárias inventividade e atitude para tentar romper, por exemplo, com um resultado adverso.
Hoje, contra o Flamengo, ele deveria ter mexido na equipe logo no intervalo. Quem estava jogando mal? Edmilson, Souza, Cleiton Xavier, Robert e Diego Souza. Como jogadores do porte e do estofo de Cleiton e Diego voce só os substitui em extrema instância, havia tres peças que poderiam haver sido retiradas ou manobradas no tabuleiro. A saída de Edmilson réu confesso no primeiro gol, com o recuo de Souza para marcar Pet e a entrada de alguém mais lúcido para a função de segundo volante, certamente poderiam alterar o ambiente no setor e propiciar a melhora de rendimento de Cleiton e Diego, perdidos na forte marcação adversária. Vejam que Souza era o único de nossos volantes que tinha campo e espaço para jogar, mas não jogou por falta de talento para procurar o jogo e aliviar a pesada marcação sobre os dois companheiros.
Se Muricy quisesse mudar o panorama sem mexer no time, bastaria apenas permutar as funções de Souza e Edmilson, embora a melhor alternativa fosse o sacrifício de um dos dois volantes.
A única alteração efetuada por Muricy ( a segunda não conta) foi produto de seu estado confuso de ser. Muricy está apavorado diante da perspectiva de perder este brasileirão e por isso é incapaz de arriscar.
Considerando-se que Ortigoza é um jogador tipo pivô que atua de costas ou procurando os espaços pelas laterais, encostando nos alas, não sendo um jogador alto como Robert, o que poderia ele realizar em campo, já que o Palmeiras continuava alçando bolas para a área do Flamengo? Já não bastava Vagner Love que é baixote? Precisava de mais um? Se vai fazer a alteração, que também altere o esquema. Para que o suicídio tático? Por medo de perder o que já estava perdido? Perdido por dois, por tres ou mais é a mesma coisa, sobretudo em campeonatos de pontos corridos!
E as outras duas alterações que poderiam ser realizadas, por que Muricy não as fez? Por que colocar Marquinhos apenas aos 43 minutos do segundo tempo e, ainda assim, mediante a perspectiva do gol de penalti que Vagner Love, infantilmente, perdeu? Se não houvesse o penal ele jamais teria chamado Marquinhos. Aliás, por essa atitude nota-se, claramente, que Muricy sabia que o defeito estava, sobretudo, em Souza. Mas se sabia, por que não antecipou a mudança?
Um técnico que vê o seu time perdendo, afogado em campo, sem perspectivas para mudar o resultado adverso e que realiza, apenas, uma substituição burocrática tendo tres para fazer não pode ter o seu nome inserido entre os melhores.
O São Paulo foi três vezes campeão sob o comando de Muricy. Mas o técnico, certamente, se esqueceu que o São Paulo tem o maior cruzador do futebol brasileiro, Jorge Vagner, jogadores muito altos e dúzias de árbitros e bandeiras que sempre o ajudam a fazer o resultado. Muricy parece não ter ainda se dado conta de que ele dirige o Palmeiras. A ficha ainda não caiu.

6 Comentários:

  • Às 19 de outubro de 2009 às 14:22 , Anonymous Enzo Palestra disse...

    Tá na cara que o Muricy é teimoso, mas não é só ele que é o culpado. A boleirada parece que não está mais querendo jogar como fazia no tempo do Jorginho. Olhando bem, a gente percebe que aí tem algum tipo de descontentamento. O São Marcos voltou a criticar pessoalmente jogadores do time e culpou o Robert e o Wendel pelo gol olímpico que tomou. Isso não é normal.

     
  • Às 19 de outubro de 2009 às 14:27 , Anonymous Alceu disse...

    Eu já estou acostumado a muitos anos com isso que o Palmeiras tá fazendo agora. Quando a gente pensa que o time vai chegar a jogadorzada começa a entregar. Eu pensei que este ano era nosso mas com tanto resultado ruim eu já não sei mais no que pensar. Em todo o caso vamos esperar esse jogo contra o Santo Andre que se a gente ganhar passa a pressão de ganhar também para os nossos adversários. Até hoje a gente pode perder e agora não pode mais. Nunca foi tão fácil ganhar um brasileirão. Um abraço a todos.

     
  • Às 19 de outubro de 2009 às 14:33 , Anonymous Teixeira Tricolor disse...

    Ah porcada. Ces não aprende mermo. Naum tem time pra por em campo e fica metendo o pau no treinador. Naum adianta espernear que voces e esse timeco sem-vergonha já já vão ficar fora da luta pelo título. É uma questão de tres rodadas. Pra mim não vai ser surpresa se o Palmeirinha ficar fora até da Libertadores. rsrsrsrs
    TT

     
  • Às 19 de outubro de 2009 às 15:44 , Anonymous Tânia "Clorofila" disse...

    Oi Alcides,

    Você leu o texto do aniversário do Mago, lá no blog, mas acho que não viu o anterior que era sobre o jogo.

    Eu continuo acreditando no título, uma vez que bambis e os demais não estão tendo a mínima competência para aproveitar os vacilos do Verdão. É apenas uma questão de acertar umas coisinhas, por lá. Dizem que tem problema por causa do valor do prêmio pelo título... Vai saber...

    Mas o que rola é a falta de ousadia de Muricy. Caramba, monta um Palmeiras tão previsível, tão comum, que não dá! Some-se a isso a falta de arrojo de alguns jogadores, como Cleiton Xavier, por exemplo. O cara não vai prá cima de ninguém, não tenta um drible. Comunzinho, normalzinho... A camisa 10 é demais prá ele. Ele poderia ser um bom 8, talvez.

    Diego ontem, resolveu andar em campo. Vagner, marcadíssimo, sozinho muito pouco podia fazer. Mas isso não desculpa o penalti perdido. Perdemos para o Petkcovic, porque o Flamengo mesmo não jogou nada, nós é que jogamos menos ainda.

    Wendel, até que foi bem (exceto no lance do segundo gol), Danilo e Armero tb me agradaram. Mas só tínhamos a bendita jogada pela esquerda, com o colombiano. Quando a bola chegava na área, nunca estava redondinha para que alguém batesse. E não havia outra opção. Edmilson, não foi bem. Robert foi outro que teve uma bela oportunidade, mas não conseguiu cabecear da maneira certa.

    Muricy demora demais para mudar. Parece que tem que ser na hora certa. Pq ele fica olhando o tempo todo para o relógio e, mesmo vendo tudo errado, não faz as substituições. Quando faz, é praticamente 6 por meia dúzia. Tirou Robert e colocou Ortigoza (que até tem caracteristicas diferentes) e não mudou muita coisa. Lá nos bambis ele tinha o craque de preto e apito, como melhor jogador. Aqui não tem disso, não! Com Sacconi e Lenny no banco, ele tentou Marquinhos, já no final, pode? Primeira bola dele e ele deu um chute no vácuo enganando a si mesmo.

    Mas vamos em frente! Quem sabe agora com a lavação de roupa suja que se seguiu à partida, as coisas não entrem nos eixos.

    Eu continuo acreditando!! Vai dar Verdão!

    Abraços!
    www.blogdaclorofila.sopalmeiras.com

     
  • Às 19 de outubro de 2009 às 17:27 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Não tenho nada a dizer a não ser uma coisa, que deveria ser retransmitida a um jogador de 1,86 que tem 24 anos de idade e ainda não é nada para o futebol.

    Senhor Diego Souza, mais uma vez volto aqui para pedir comprometimento com o Palmeiras.

    Quero que você olhe o teipe da partida, e veja como se joga um verdadeiro meio campo (mesmo que este já esteja com seus quase 38 anos de idade).

    Veja como se comando um time e como se decide uma partida.

    Você tem 1,86 com 24 anos, saúde de sobra, status de craque, 13 anos mais novo de Dejan Petkovic.

    Queria ver se depois de ver o teipe da partida, você terá coragem de olhar no espelho, sem ao menos ficar com a cara rosada de vergonha.

    No meu modo de ver, a diferença foi um homem nessa partida.

    Um homem que abriu mão de 8 milhões para poder voltar a jogar futebol e joga por amor ao clube que defende. Honra o clube que defende. Respeita a tradição de uma camisa como a do Flamengo.

    Ao que passo que você Diego Souza, ainda não tem amor e comprometimento com o clube, motivo pelo qual, joga como se tivésse jogando uma pelada. Exatamente igual.

    Em peladas, o dia que a gente "tá de sorte", tudo dá certo. A bola bate na canela e entra, entre outras. Vira até craque. Se não der certo paciência, pois é apenas uma pelada mesmo. Amanhã terá outra e a vida segue.

    É assim que te vejo.

    Honre seu clube, lute pelo seu clube. Respeite a história do Palmeiras.

    Você é jogador mais caro do investidor.

    Se não gosta do clube, pelo menos lute pela sua carreira e quem sabe um dia consiga olhar no espelho e não se envergonhar de ter visto um jogador de 38 anos comer a bola, diante de você, com todo esse tamanhão e apenas 24 anos.

    13 anos de diferença.

    Bastava você chamar a responsabilidade que o time ia junto.

    O Marcos usou a palavra "falta de personalidade" para criticar o time.

    Veja se serviu a carapuça.

    Saudações Palestrinas a Todos.

     
  • Às 20 de outubro de 2009 às 19:53 , Anonymous Anônimo disse...

    Valeu amigo, li seu comentário no meu blog.

    Agradeço as palavras...

    Fico feliz que o Palestra Imortal conste em sus lista de favoritos.


    Abraço!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial