Observatório Alviverde

13/10/2009

MURICY TEM CULPA NO CARTÓRIO

Sei que é fácil falar e criticar após o jogo terminado e o resultado negativo. De qualquer forma arrisco-me a dizer que Muricy Ramalho tem culpa no cartório e foi um dos responsáveis principais pela degringolada palmeirense no Recife. Muitos hão de dizer que estou sendo injusto, que o treinador não dispunha de fartura de bons jogadores para a escalação de um time competitivo e outras coisas mais. Interessante é que técnico quando atinge o estrelato passa a ser considerado onipotente em suas decisões, sem receber por parte da mídia o corretivo necessário ainda que erre escancaradamente.
Pois Muricy errou e ninguém o criticou. Preferem dizer que ele tem crédito. Tem crédito, sim, mas, repito, errou rotundamente a partir do time que escalou e, principalmente, nas alterações.
Por que errou na escalação? Porque, se ele sabia que o Náutico era um time forte pelo setor direito com Patrick e Carlinhos Bala, jogadores de extrema velocidade, não fechou o lado esquerdo da defesa? O jogo foi decidido por ali a partir desse setor. Escalar Marcão e Willians para anular dois jogadores velocíssimos, significa falta de visão da estratégia do jogo. Quando sentiu que o meio de campo palmeirense era flagrantemente dominado, que havia um vácuo no setor e que seu time só tinha dois compartimentos, ataque e defesa, por que não tomou logo as providências? Por que, no intervalo, apostar novamente em um time improdutivo, tão carente de alterações? Por que, com o jogo marcando 3 x 0 para o adversário substituir Willian por um zagueiro, Paulo Miranda? Para não perder por uma goleada maior ? Ou não seria preferível tentar o gol dando ritmo de jogo a jogadores como David Sacconi e Lenny ? Willians deveria sair, sim, mas muito tempo antes do que saiu. Figueroa também mereceu a substituição, mas no intervalo do jogo. Quanto à saída de Souza, que também não jogou bem eu a atribuo como medida de preservação do jogador, então com cartão amarelo, para o jogo decisivo diante do Flamengo.
Sei, perfeitamente, que com um grupo de jogadores muito fraco, ninguém faria milagres, nem mesmo Muricy. Mas, para um técnico tres vezes consecutivas campeão do Brasil, faltaram-lhe visão, sensibilidade e bom-senso para, mesmo em sua filosofia essencialmente defensivista, tirar o máximo proveito de um time que se não era nenhum portento, certamente era uma equipe à altura da fraqueza do time pernambucano, ante-penúltimo colocado neste brasileirão.
Um grande treinador não pode ser tão óbvio quanto está sendo Muricy, a quem os deuses do futebol têm ungido com uma sorte de tamanho descomunal. Só que, agora, o adversário é o Flamengo que vem aí respaldado por boas atuações e por uma vitória incontestável sobre os bambis. Até a hora do jogo contra eles teremos de ser gratos ao Flamengo que garantiu a continuidade de nossa liderança malgrado os nossos erros e defeituações. Mas uma eventual derrota pode despertar o gigante carioca que, se chegar, certamente não vacilará tanto e quanto estamos vacilando!


COMENTE

8 Comentários:

  • Às 13 de outubro de 2009 às 09:37 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    BOM DIA COMPANHEIROS.

    "Estigma de Robin Hood".

    Sempre a mesma coisa. O Palmeiras históricamente tem suas fases de bom ladrão, tirando dos grandes e dando aos pequenos.

    Mas uma vez isso aconteceu.

    E ja é passado.

    Ontem, minha única e salvadora válvula de escape, foram os cinco pontos de vantagem.

    Dois são paulinos , que estavam assistindo o jogo comigo, me perguntaram:

    - O loco, Parmera perdendo de 3x0, o que tá acontecendo? Explica pra gente, já que você gosta tanto de falar de futebol.

    Eu disse:

    - O Palmeiras de fato tá perdendo. O Atlético-MG tá perdendo e o Goiás tá empatando e com tudo isso, estamos mantendo os mesmos 5 pontos de vantagem na classificação, faltando agora 9 partidas para acabar o campeonato. Se considerarmos os 5 pontos pontos, podemos dizer que para o Palmeiras faltam 8 partidas pra acabar o campeonato.

    Nesse momento então disseram(meio baixinho entre eles):

    - É memo, mesmo assim ainda estão com 5 pontos na frente, ah se a gente tivésse ganhado do Flamengo.

    - Mas não ganharam. Ninguém ganhou. Se o Palmeiras não conseguiu resultados mais expressivos, os outros também não. Quando voltar Vagner Love, Diego Souza, Armeiro, Edmilson, a história será outra.

    FIM DE JOGO.

    ================

    ALCIDES

    Belo texto e concordo plenamente com suas colocações sobre Muricy.

    Dizem que rola um papo que Muircy é conselheiro do Náutico e teria dado um empurrão, uma vez que não perderia a liderança mesmo.

    Não posso acreditar nisso, mas uma coisa é verdade, olhando a tabela do Náutico, tirando o jogo contra o Flamengo e o clássico contra Sport, começo acreditar que eles podem escapar e sobrar para algum time paranaense.

    Mas tirando esse factóide, o Muricy, a meu ver, escalou errado.

    Expôs o Palmeiras, como você bem disse pelo lado mais lento da defesa e manteve aquele cara de bolacha traquina no meio campo (Willians) que não armou, não marcou, não fez absolutamente nada, a não ser um chute de fora da áraea.

    Nem vale apena da minha parte alongar mais o assunto.

    Vamos focar o Flamengo e tentar fazer de tudo para engordar o porquinho, afinal de contas, reforços teremos.

    ** Gostei mais uma vez na narração do Jota Jr e dos comentários do Noriega.

    Saudações Alvi Verdes de Coração a Todos.

     
  • Às 13 de outubro de 2009 às 12:03 , Anonymous Enzo disse...

    A verdade é que mesmo desfalcados não justificava o time jogar tão mal sem chutar com perigo uma única vez contra o gol do Nautico.

     
  • Às 13 de outubro de 2009 às 12:07 , Anonymous Zé Claudio disse...

    VTNC time de merda, covardi. Eu fiz promessa de só voltá nu fim du campeonato quano a gente fosse campião mas num guentei. TNC mermo
    time entregador de jogo.

     
  • Às 13 de outubro de 2009 às 12:41 , Anonymous Tania "Clorofila" disse...

    Oi Alcides,

    Jogamos muito desfalcados, é verdade. Jogadores como Diego Souza, Love, Armero... fazem uma diferença incrível. Mas nem por isso deveríamos dar vexame, não é mesmo? O time não jogou p..... nenhuma! Isso me fez sentir vergonha. Perder, faz parte do repertório de qualquer clube, mas sem lutar, eu não posso admitir.

    Muricy foi o artífice da nossa derrota, em minha opinião. Escalou errado, demorou demais para substituir e, quando o fez, foi um desastre. Não podemos só criticar Marcão, Jumar... (como está acontecendo) e passar a mão na cabeça de quem tem as cartas na mão.Marcão e Jumar não se escalam, certo? Dava para o comandante ter arranjado uma escalação melhor.

    Com Deyvid Sacconi e Lenny no banco, Muricy escolheu colocar Sandro Silva e Paulo Miranda? A entrada de Wendel até vai, porque Figueroa não estava bem. Mas já que não criávamos, uma vez que Cleiton Xavier (outra vez) não jogava nada, ele bem que poderia ter tentado o Sacconi para ajudar o Cleiton que sozinho não existe. Me pareceu que, assim como o time, Muricy estava perdido.

    O Palmeiras não tinha defesa e com o meio capenga, também não tinha ataque, por isso o Naútico não dava sossego para Marcos, que se descontrolou e com razão. Ah, se não fosse o Santo. Ia ser uma sacolada...

    Mas, por outro lado, estamos com sorte, porque os nossos adversários não estão tendo competência nem para encostar, quanto mais para ultrapassar o Palmeiras.

    Estávamos com 5 pontos de diferença e faltavam 11 rodadas. Temos a mesmíssima diferença e faltam apenas 9, na verdade 8, porque a gordurinha que temos, anula uma partida. Próxima partida e nossos craques estarão de volta. Aí a conversa é outra. Estarei no Palestra, se Deus quiser!

    Fácil não é, mas esse título é nosso!

    P.S. Cadê o sujeito que postou aqui dizendo que o Galo vai ser campeão? Tá difícil, hein? uhauhauhauahuahuahuahauhauh

    Saudações Clorofiláticas!
    www.blogdaclorofila.sopalmeiras.com

     
  • Às 13 de outubro de 2009 às 16:13 , Blogger Unknown disse...

    O time foi mal demais!!! As peças de reposição não correspondem.
    Gols de bola parada nos últimos jogos estão um problema.
    Marcão não dá. Wilians não é mais aquele. Jumar é jogador de time pequeno.

     
  • Às 14 de outubro de 2009 às 15:50 , Anonymous Zémengo disse...

    Dá-lhe mengão.Flamengo 3 x 0 Porcos
    O imperador vai fazer os tres e um de novo com a mão.hahahahahaha

     
  • Às 15 de outubro de 2009 às 22:10 , Anonymous SERVERDE disse...

    ALCIDES,

    ENGRAÇADO...

    Pelo que eu me lembre, o Menguinho (urubuzada) não aguentou o tranco frente ao Palmeiras no primeiro turno, atuando no lendário Maracanã, ou não??? Estou enganado???

    BEM, como vc disse, falar depois é fácil. Mas no outro site que posto (o amigo sabe bem qual é)eu dizia que no 3-6-1 cairia como uma luva (considerando que o empate seria um ótimo resultado). Ortigoza deveria ter entrado no segundo tempo, Saconni iniciando a partida...mas passado é passado...

    QUER SABER...

    A LIÇÃO foi digerida com certeza. O Palmeiras chegou ao limite de abuso à sorte. CHEGA.

    O TIME TEM POTENCIAL P/ VENCER TODAS (EU DISSE TODAS) AS PRÓXIMAS PARTIDAS.

    Mesmo que não vença, tenho certeza que será campeão.

    DIEGO SOUZA, vem soltando fogo pelas ventas! Mostrará ao Dunga que não deve NADA ao Kakazinho bambi da Mamãe!!!

    A ARRANCADA COMEÇA DOMINGO.

    E CLARO, MINHA CONTRIBUIÇÃO SERÁ DADA. ESTAREI LÁ MAIS UMA VEZ P/ PRETIGIAR NOSTRO PALESTRA.

    Estejam os palestrinos onde estiverem, a energia positiva se fortalecerá e empurrará nosso time p/ mais uma vitória.

    E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA (engraçado o destino, não?), na minha opinião o jogador mais "perigoso" dos cariocas é o "Old Pet", jogador "inacábavel" rsss brincadeira o que esse cara tá (continua) jogando viu!

    Com o cacheceiro, é aquilo, a NATUREZA se encarrega.

    E olho nesse menino, Willians, ótimo volante, p/ mim futuramente será jogador de Seleção Brasileira, fácil.

    O que pensar de um time em que o número 1 (Goleiro) está envolvido em crime de sequestro e cárcere privado?!

    Deixa p/ lá...

    MANDA VER MURICY!!!

    VAMOS LÁ PALMEIRAS...

    A CONTAGEM REGRESSIVA P/ PENTA FOI INICIADA..

    BOA NOITE A TODOS...
    ..

     
  • Às 16 de outubro de 2009 às 01:00 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Valeu Serverde pela participação.
    Continue postando que a sua presença enriquece o nosso blog.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial