Observatório Alviverde

18/03/2010

O SANTOS DE PELÉ ACABOU COM O MITO DA ESTAFA!

Causa-me profunda irritação ouvir da própria boca de treinadores, preparadores físicos e fisiologistas, que os jogadores estão cansados e estafados, pois a citação é absurda.

Até quando teremos de suportar essas falsas ilações, que não passam de artifícios usados por aqueles que querem se imunizar de críticas e transferir responsabilidades?

Cansados, estafados? Cansados de que, estafados de que? de jogar futebol?

De serem tratados de forma absolutamente diferenciada, protegidos, mimados, bajulados, "mamaricados", paparicados, em absoluto contraste com o meio duro de que provêm?

De se hospedar em hotéis cinco estrelas, em apartamentos de altíssimo luxo?

De serem servidos com fidalguia por profissionais do conforto, mordomos e camareiras chics, devidamente uformizados?

De terem cardápios especiais elaborados por nutricionistas e a comida preparada por "chefs de cuisine"?

De viajarem por via área até para cidades que distam parcos 200 quilometros de suas sedes ou de ônibus-leitos luxuosíssimos em viagens meramente domésticas?

De terem para sí e, por extensão, para a família, assistência médica constante através dos profissionais mais qualificados e seus equipamentos de última geração?

De ganharem salários superiores aos de executivos de multinacionais?

Ninguém fala em estafa, em cansaço, em fadiga quando se trata do trabalhador comum, muitos deles tomados pela LER e por tantas deformações físicas decorrentes de suas atividades.

Já chega de "nhenhenhem", já chega de "bláblabla". Estamos no terceiro mês, março, não estamos em janeiro.

Contra o Paysandu o Palmeiras correu, lutou e é assim que deve ser. Se está cansado e se vai continuar cansado, então tem que substituir o preparador físico e os fisiologistas porque isso não é normal.

Assim como acontecia com o Muricy, o Antonio Carlos aprendeu que, quando o time perde, fica fácil encontrar desculpas recorrendo a um aspecto inteiramente subjetivo que, para quem está do lado de fora, fica difícil de mensurar.

Mas eu ouso mensurar e a decifrar esse tabu. Para isso. recorro a um tempo em que o futebol não parava no natal e no ano-novo. Era uma espécie de moto-contínuo.

O Santos, de Pelé, viajava o mundo inteiro, fazia jogos seguidos quase sem intervalos, um dia após o outro, contra equipes que davam tudo para derrotá-lo e, se dizia, treinava no avião.

Não me lembro de ter ouvido, jamais, dos jogadores santistas, queixas reiteradas sobre estafa ou cansaço. Ninguém falava nisso. Apenas e tão sòmente alguns setores da imprensa.

Porém, cansado ou não, o Santos vencia de 80 a 90% dos jogos. Não apenas nas viagens, mas, até, quando retornava ao Brasil, descia do avião e, em seguida, encarava os clássicos. Além disso, cumpria o memo calendário dos demais clubes em âmbito nacional.

Seriam os santistas privilegiados do ponto de vista físico, super-humanos ou super-homens?

Ou teria razão o meu finado tio Pedrinho quando dizia que as "carnes" do povo daquela época eram muito mais resistentes do que as de hoje?

3 Comentários:

  • Às 19 de março de 2010 às 15:55 , Anonymous Alceu Gutierrez disse...

    Alcides
    foi muito bacana o que voce escreveu porque eu me lembro de um ano que o santos jogou mais de 100 jogos e ganhou tudo aquilo qye ele disputou nquele ano. Essa jogadorzada de hoje é manhosa e fica fora do jogo por qualquer bobagem como unha encravada caspa, barba pra fazer e outras
    bobages. Hoje em dia eu escuto falar no radio que o cara calça um chinelinho e fica fora do jogo andando de la pra ca na concentração e é uma palavra que define tudo porque ta cheio de chinelinho nos time. Essa jogadorzada é tratada que nem rei
    e fica cheia de frescura e parece as donzelas frescas do colegio das madres. Voce tem razãoporque ninguem tá nem ai para o coitado do trabalhador que não tem direito de nada. Um abraço a todos

     
  • Às 19 de março de 2010 às 16:11 , Blogger Jack and the Daniel`s disse...

    Com certeza Alcides, Alceu e demais amigos do OAV. Hoje em dia os jogadores são tratados como verdadeiros bibelôs, parecem cachorrinhos de madame. Jogam 2 vezes por semana já estão cansados, sentindo a pré temporada. Na minha faculdade, o prédio do meu curso (Publicidade) é junto com o de Ed. Física e se depender deles eles jogam todos os dias, ainda fazem aulas de dança, lutas, escalam, correm, jogam futebol, volei, handebol, enfim, pq eles nao se cansam? Eles não ganham nada, financeiramente falando, para fazer isso, muito pelo contrário eles pagam. Pergunta pra um aluno de Ed. Física se é algum absurdo eles jogarem partidas 2 vezes por semana e treinos leves durante o restante dos dias, sem contar que os duques (jogadores) sempre tem folga depois dos jogos, estão cansados do que? Só se for de ganhar dinheiro. Eu acordo 6h da manhã, pego ônibus lotado por uns 40 min. trabalho das 7:30 às 17:00, caminho 4 Km até a faculdade, que começa as 19:00 e termina as 22:30, volto de ônibus lotado, chego umas 23:15 em casa e nos finais de semana ainda procuro fazer algum tipo de exercício físico e nao estou cansado, será que eu nasci na época errada?

     
  • Às 19 de março de 2010 às 21:02 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES, boa noite...

    Passei p/ deixar um abraço p/ vc.

    Sobre a tira ao lado, inerente ao Sr.Milton Leite, concordo contigo 100%, ALELUIA IRMÃO!!!

    Saudações a todos os palestrinos.

    AMANHÃ, estarei presente no nosso TEMPLO SAGRADO, para acompanhar mais uma bela vitória.

    PALMEIRAS 4 X 0 MACACA.

    ATÉ BREVE.
    ..

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial