Observatório Alviverde

31/05/2010

AGORA QUEM NÃO SE ENTENDE É A DIRETORIA! DEL GRANDE PEDIU DEMISSÃO. CIPULLO, TAMBÉM! BELUZZO ESTÁ, DE NOVO, DANÇANDO NA CORDA BAMBA E MAIS APERTADO DO QUE CHARUTO EM BOCA DE BÊBADO. QUE CLUBE COMPLICADO E PROBLEMÁTICO É O NOSSO PALMEIRAS!

Vejam a que ponto chegou o Palmeiras. Como se já não bastassem as costumeiras crises técnicas eis que explode agora uma violenta crise administrativa, envolvendo homens da mais estreita confiança de Belluzzo, justamente os responsáveis pelo departamento de futebol, Cipullo e Serafim Del Grande.

O pomo da discórdia é a contratação do centro-avante Cléber, do Cruzeiro, anunciado como próxima e viável por Serafim, prontamente desmentido por Cipullo que alegou se tratar de uma contratação difícil e improvável.

Essa não foi a primeira vez em que ocorreu um episódio semelhante. O caso anterior, da contratação de Felipão já fizera surgir o primeiro episódio do atrito entre os dois importantes dirigentes alviverdes.

Serafim afirmava que era, sim, possível a contratação de Luiz Felipe Scolari, mas Cipullo, em plano superior negava peremptoriamente. Foi preciso que Belluzzo viesse a público para salomonicamente afirmar nas entrevistas que havia possibilidade sim, mas não naquele momento.

O fato é que desde o episódio Scolari, Serafim sentiu-se desprestigiado.

Ferido em seu amor próprio ele procurou o presidente Belluzzo a fim de entregar-lhe  o cargo que passou a ocupar, em posição de subalternidade em relação a Cipullo, o mesmo Cipullo que, na década de 90 fora lançado por ele, Del Grande, no Departamento de Futebol da S.E. Palmeiras e que fora, também,  seu subalterno.

Ontem foi a vez de Cippullo,  procurar o presidente para entregar o cargo, alegando ter sido ferido em sua susceptibilidade e desrespeitado em sua condição de vice-presidente de futebol. Que, em ocupando posição hierárquica superior a Serafim, teria de ser sempre dele, Cipullo, a última palavra.

Aproveitou, também, para reclamar da diminuição de sua autoridade, imposta pela própria presença de  Serafim, certamente um homem de personalidade mais forte do que a dele e de muito mais ação.

Belluzzo, desta vez, agiu certo. Em vez de por a boca no mundo, como de hábito, concedendo entrevistas inoportunas que só afundam o clube, nada declarou à imprensa. Sábia decisão,

Manteve, aparentemente, a serenidade, guardou para si as verdades dos compadres, e adotou a posição de magistrado. Exatamente como deveria ter procedido em crises anteriores. Até agora, não atendeu a nenhum pedido de demissão e trata de pensar em uma solução política para sanar tão grave e delicada situação.

Quando do episódio da contratação de Candinho, da simpatia de Cipullo mas rejeitado por Del Grande, o presidente, mais uma vez, acertou ao dispensar o profissional e declarar a vacância do cargo, até que o atual problema seja encaminhado e equacionado.

Até agora, nota 10 para Belluzzo. Vejamos daqui para a frente, no epílogo deste nó administrativo, como vai proceder o nosso presidente..

Não sou economista formado em escola, mas aprendi na universidade da vida que as crises exigem um caminho muito bem pensado para a solução de pendengas dessa natureza que podem por a perder todo o trabalho que de desenvolve dentro de uma empresa.

É imperioso que não se erre e que se encontre as soluções cabíveis, para que se harmonize a vida do clube, também fora de campo. Já não bastam os nossos problemas dentro de campo?

Está no lema da bandeira brasileira o exemplo a ser seguido pelo Palmeiras:  "Ordem e progresso". Primeiro, ordem na casa. O progresso virá como consequência.

A solução do "afair" Cipullo/Del Grande começa pela serenidade, passa pela discrição, continua pela reflexão, pela maturação das situações através da análise fria das mesmas,  com lógica e bom-senso.Como se diz no interior, é preciso, nesse interregno, esperar a poeira baixar.

Só cumprido esse longo processo é que se parte para a melhor solução. Até aqui parece que Belluzzo já concluiu a primeira parte do problema que está, aparentemente, resolvida.  Aliás, a primeira solução sempre deve ser tentada pela via do ajuste e da conciliação, isto é, numa boa.  È assim que o presidente está agindo.

Se não for assim, isto é, se a diplomacia e o jeitinho não resolverem, recorramos, então,  a outro símbolo patriótico, o Hino Nacional, que manda "erguer, da justiça, a clava forte". Se for preciso, baixá-la mesmo  (simbolicamente) e com força, que Belluzzo, então, o faça, doa em quem deve, realmente, doer.

Como já frisei, Belluzzo já cumpriu todo o ritual de encaminhamento exigido para administrar essa situação esdrúxula de desentendimento e estremecimento entre os seus dois principais assessores.

Esse tipo de briga, muito comum nas instituições, é sempre motivado por vaidade e amor próprio "feridos e ultrajados" e incompatibilidade de gênios. As posições dos protagonistas,  na maioria das vezes, costuma ser irreconciliável.

Belluzzo sabe disso e deve estar em palpos de aranha, sem saber o que fazer. como se estivesse protagonizando uma verdadeira " Escolha de Sofia".

Pensem que a solução de Belluzzo não é tão simples ou elementar quanto parece, de simples opção por um ou pelo outro diretor. Há aspectos muito importantes envolvidos na questão.

Tudo, na verdade,  tem consequências imprevisíveis e inimagináveis na política do Palmeiras. Envolve uma série de fatores e o presidente deve estar, certamente, em incômoda posição,  entre a cruz e a espada.

Não fosse isso, Cipullo, de há muito, já teria sido demitido, mas o buraco é mais embaixo.

Com a cizânia política vigente, o Palmeiras virou terra de ninguém. O presidente sabe, perfeitamente, que se agir precipitadamente, vai fragmentar ainda mais o grupo político que o ampara, correndo-se o risco de os oportunistas de plantão  voltarem ao comando do clube nas próximas eleições que estão tão próximas.

Com todos os defeitos, eu ainda prefiro a turma do Belluzzo no poder. Portanto, entendo que, neste momento, ele não pode agir por impulso ou simpatia, mas apenas por conveniência dos interesses maiores do Palmeiras.

Opção por Cipullo ou Del Grande, só em caso extremado. Neste momento, ou os dois, ou nenhum, ao menos em meu modo de entender, para pacificar os ânimos e fazer cessar as ondas. Depois da Copa, a conversa é outra e tudo pode acontecer.

Que conselho você daria ao nosso presidente?

Quem ele deve prestigiar, Del Grande ou Cipullo? 

Deveria manter os dois mesmo em em atrito?

Deveria tentar tentar uma improvável reconciliação, ainda que por respeito ou amor ao Palmeiras?

Deveria demiti-los, ambos, juntos,  e tentar um terceiro nome de consenso dentro do clube?

Ou deveria tentar numa reunião com os dois para a  lavar a roupa suja e pedir aos dois que se respeitem e coloquem o clube acima das próprias vaidades. 

O que você sugere a Belluzzo como colaboração para ajudar a solucionar a delicada questão?

Desta vez o nosso presidente está mais apertado do que "charuto em boca de bêbado"!
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

10 Comentários:

  • Às 31 de maio de 2010 às 09:26 , Anonymous Cesar disse...

    Otimo texto, mostra um pouco de como o nosso Palmeiras hoje é um time em desordem total, o que nos faz perceber como existem pessoas oportunistas em nosso comando.
    Na minha opinião, acho que o Cipullo já deu motivos de mais para ser demitido, vamos fazer uma analize fria de tudo o que essa pessoa já causou em nosso Palmeiras.
    É complicada falar pois estamos falando da pior decepção de nossa historia que foi o Beluzzo, onde todos os Palmeirenses acreditavam firmimente que com ele no comando tudo iria mudar, hoje o Palmeiras mais parece a terra do nunca, em uma total desordem, é incrivel, são informações atrás de informações e todas desencontradas e o que é pior pelos nossos próprios dirigentes, o que deixa o torcedor palmeirense cada dia mais preocupado.
    Como disse em outros comentarios quero sim ver Kleber, Valdivia, Etc no nossa Palmeiras, porem sem organizar a casa é dificil trazer o que é de fora, e infelizmente somos obrigados a ver a diretoria de nossos rivais dar um banho na nossa, e nosso futebol ser cada dia mais fraco.
    Acorda Palmeiras...

     
  • Às 31 de maio de 2010 às 09:48 , Anonymous Alvaro Martins - Salvador - Bahia disse...

    Perdi o tesão. É bom curtir o texto mas o conteúdo enche a gente de tristeza. Tá rebocado. Essa gente tenta mas não consegue matar nosso Verdão. Será que um dia eles conseguem? Álvaro Martins - Salvador

     
  • Às 31 de maio de 2010 às 10:54 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Mestre dos Magos disse...

    QUEM DEVE SAIR ?

    Vamos aos fatos.

    Cippullo não fala com ninguém e vai atrás do Candinho.

    Candinho por sua vez, imediatamente já começa trabalhar e entra em contato com Ricardo Oliveira que está tratanto no CT do São Paulo.

    Mais tarde, Cippullo se vê obrigado a desmentir o acerto, dizendo que o problema foi salarial.

    QUEM DEVE SER DEMITIDO ???

    QUEM FEZ ESSE BALAIO DE GATO ???

    O GOLEIRO MARCOS AO SER PERGUNTANDO SOBRE O FATO, SORRIU IRONICAMENTE DIZENDO:

    - ESTOU A TRÊS ANOS ESPERANDO KLEBER E VALDIVIA.

    DEPOIS DEU MAIS UMA RISADA AO DIZER QUE A DIRETORIA É SÉRIA E REFORÇOS VIRÃO.

    Cippullo, fala sobre todo jogador que é perguntado e diz:

    - Esse jogador é bom, mas não está nos planos do Palmeiras. Aquele outro é bom, mas não está nos planos do Palmeiras.

    AI EU PENSO:

    SE NÃO SERVE, PORQUE FALAR ???

    FICA PASSSANDO A IMPRESSÃO DE ESNÓBE AO PROFISSIONAL.

    E pra terminar eu gostaria que voces dessem uma vasculhada pela internet e irão descobrir o MONTE DE MENTIRAS que Cipullo vem dizendo desde 2007, dentre a pior delas que Valdívia não seria vendido de maneira alguma até o fim de 2008.

    FOI VENDIDO.

    E O DINHEIRO ?

    SUMIU.

    ALIÁS, SUMIU DO VALDÍVIA, DIEGO CAVALIERI, MARTINEZ, MICHAEL, HENRIQUE, GUSTAVO, KEIRRISON, ENFIM, A FATIADA QUE ERA DE DIREITO AO PALMEIRAS ONDE ESTÁ ???

    Do jeito que a coisa está, nenhum procurador vai se atrever a colocar jogador aqui, a não ser por uma poupuda quantia de LUVAS ou para fazer vitrine as suas apóstas mirabolantes.

    Isso ´fruto da instabilidade que esses incomptentes passam, em especial, do VICE PRESIDENTE CIPULLO.

    O Palmeiras irá tomar as rédeas da confiança, quando o presidente demitir esse Cipullo, o qual consta até RINCHAS COM EMPRESÁRIOS, os quais, apesar de nocivos ao futebol, SÃO EXTREMAMENTE NECESSÁRIOS, ATÉ QUE SE GARIMPE OS JOGADORES DA BASE.

    O PALMEIRAS SANGRA À 3 ANOS NAS MÃOS DESSE CIPULLO.

    Já está na hora de sair.

    Saudações.

    31 de maio de 2010 10:33
    Anônimo Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES ?

    Talvez você possua maior acesso as informações da parceria W.Torre.

    Eu queria saber se você sabe para quem ficariam as rendas dos jogos ?

    Queria saber para quem ficariam as receitas da placas de publicidade ?

    Enfim, gostaria de saber o que seria deles e o que seria do clube no caso da Arena.

    Você tem essa informação ?

    Se tiver e for possível nos passe, beleza.

    Obrigado.

    31 de maio de 2010 10:49

     
  • Às 31 de maio de 2010 às 13:01 , Blogger Jack and the Daniel`s disse...

    Boa tarde Alcides. Nova postagem no www.observacoespalestrinas.blogspot.com lá comento sobre essa situação da diretoria, sobre o time e sobre a contratação do Kléber. Seu texto mostra o que é a verdade, e entre os dois eu acho que o Belluzzo deveria ficar do lado do Del Grande. Forte abraço!

     
  • Às 31 de maio de 2010 às 19:50 , Anonymous sR_OceanoAzul disse...

    Vou ser sucinto.

    Ultimamente é mais do mesmo sempre, essencialmente hipócrita e se desnudando a síndrome do vitimismo.

    Ficando ou saindo, será que o dominó começa a cair ?

    Vamos saber logo depois da reunião do conselho. Eu espero que não.

    Mas vêm cá, isso é uma sociedade esportiva ? Até Candinho, e lateralzinho esquerdo tiram uma onda e dão de ombros, peloammordedeus, nenhum palmeirense merece isso. Virou parlamentarismo anárquico.

    Que a Arena Palestra-Itália resista. Um abraço. Eu não fui sucinto.

    PS: O que eu diria pra ele Alcides ? Faz o teu movimento hoje à noite e avança com a Arena, a base do nosso futuro.

     
  • Às 1 de junho de 2010 às 00:32 , Anonymous Aversa disse...

    A torcida está em peso pedindo a cabeça do Cipullo. Tira ele com jeitinho para não desgastar ainda mais o ambiente e coloque outro nome de consenso e de preferência com a anuência do próprio Cipullo.
    Viramos o time da piada pronta.

     
  • Às 1 de junho de 2010 às 08:29 , Blogger Jack and the Daniel`s disse...

    Alcides, dê uma lida nisso, extraído do blog do Alex Muller:
    " No entanto descobrimos que o real motivo de Candinho não ter sido confirmado como gerente de futebol do Palmeiras não foi financeiro, afinal, se esta fosse a razão, como Gilberto Cipullo anunciaria oficialmente a contratação sem antes acertar os valores do acordo?
    A verdade é que Cipullo agiu sozinho. Negociou, contratou e anunciou sem consultar as bases.
    Tal iniciativa revoltou o grupo de apoio da diretoria palmeirense, que imediatamente pressionou o presidente Belluzzo, a tal ponto, que não haveria como manter a solidez da administração se o negócio envolvendo Palmeiras e Candinho não fosse desfeito. " É brincadeira? Quem esse AthCinpulo pensa que é?

     
  • Às 2 de junho de 2010 às 08:10 , Blogger Jack and the Daniel`s disse...

    Bom dia amigos, trago boas notícias: "O atacante Kleber é desfalque certo para a partida diante do Santos, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão. O jogador sentiu dores musculares na coxa esquerda e, submetido a um exame de ressonância magnética, foi constatado um estiramento grau 1 no músculo posterior." (FONTE: GLOBO) Isso tá cheirando conversinha de jogador negociado. Saudações alviverdes!

     
  • Às 2 de junho de 2010 às 14:03 , Anonymous Tânia "Clorofila" disse...

    Alcides, acho que o comentário entrou como "anônimo" sem querer. Por favor, apague o primeiro.

    Boa tarde amigos,

    Ultimamente o que mais fazemos é dizer: fora "esse", fora "aquele". E nem nos damos conta que, em relação à administração, o que tem que mudar é a mentalidade. Pode tirar um, colocar outro e nada muda. Taí Belluzzo nos provando isso. Todos nós apostávamos que mudaria tudo com a sua chegada. Ele é bem intencionado, quer o melhor para o Palmeiras, mas continua agindo na cartilha antiga, de manter por perto os amigos e não aqueles que vão fazer um trabalho melhor. O jogo que a maioria "joga" ali é o de poder.
    Cipullo, tem um ego enorme, e até mesmo os seus amigos parecem estranhar tamanha vaidade. Só que Belluzzo não sabe como ou não quer, se desfazer dele. Então Cipullo passou a ser o grande inimigo do torcedor palestrino. Eu também quero a sua saída, mas será que ele saindo as coisas entram nos eixos? Eu acho que não

    Quanto ao Kleber, a informação que eu tenho é a de que ele está contratado, sim. E, segundo me disseram, houve um acordo prévio entre Palmeiras e Cruzeiro, de manterem em sigilo a contratação até que o time mineiro tenha o substituto para apresentar à torcida.

    De qualquer forma, acho que até o final de semana, saberemos se é verdade, ou não.

    Abraços
    www.blogdaclorofila.sopalmeiras.com

     
  • Às 2 de junho de 2010 às 14:38 , Anonymous Anônimo disse...

    MAIS UMA VERGONHA ESTARIA PARA ACONTECER ?

    MAIS UMA PROVA DE QUE A CASA É DA MÃE JOANA MESMO ?

    VAI DIEGO, VOLTA DIEGO.

    VEM CANDINHO, CAI CANDINHO.

    E NO FINAL DA RIFA DO QUERIDINHO DA TRAFIC, RESOLVEM COLOCAR NO PALMEIRAS MESMO, POIS É DE GRAÇA, PAGAM BEM E NÃO RECLAMAM.

    PODE XINGAR TORCIDA, PODE SAPATEAR NO CLUBE E DEPOIS É SÓ PEDIR DESCULPA DE MENTIRA, QUE JOGA DE NOVO.

    JÁ NÃO ESTÁ FALTANDO MAIS QUASE NADA.

    SIM. AINDA ESTÁ FALTANDO.

    FALTANDO VAGNER LOVE FAZER GOL E DIZER QUE NO FLAMENGO PASSAM A BOLA PARA O ATACANTE E AQUI TEM MEIA QUE NÃO QUERIA PASSAR A BOLA.

    FALTANDO MURICY IR A PÚBLICO DE NOVO, MAIS UMA VEZ, NOVAMENTE, INSISTENTE E DIZER QUE O PALMEIRAS PRECISA ACABAR COM A DIEGODEPENDÊNCIA.

    QUE BELEZA.

    DEPOIS QUEREM QUE A IMPRENSSA TENHA RESPEITO PELO CLUBE.

    É BRINCADEIRA.

    EU MESMO. M.M.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial