Observatório Alviverde

23/05/2010

SERAPHIM DEL GRANDE, UM DIRETOR DE ATITUDE, FOI O MAIOR RESPONSÁVEL PELA VITÓRIA. PALMEIRAS GOLEOU O GREMIO (4 X 2) JOGANDO COM RAÇA E COM MUITA INTELIGÊNCIA. O MÉRITO DE PARRAGA FOI O DE ADOTAR UM ESQUEMA COMPATÍVEL COM A CARACTERÍSTICA DE CADA JOGADOR.

                                             
Um grito de liderança: SERAPHIM DEL GRANDE foi importante na goleada sobre o Grêmio.
 
Foi uma vitória e tanto essa do Palmeiras sobre o Grêmio. Dessas que nos enche de alegria, massageia-nos o ego,  devolve-nos a auto-estima,  reconstitui o nosso orgulho ferido e devolve-nos a invejada dignidade palestrina.
Foi um triunfo construído com  luta, empenho e determinação da rapaziada, focada, responsavelmente, no jogo, motivada, também por uma indomável dose de superação em relação a todos os fatos negativos que atormentaram o grupo esta semana, em mais uma crise que, finalmente, foi debelada.
Apesar do terremoto indisciplinar no elenco, do maremoto político interno no clube, e do tsunami de críticas da mídia, prevaleceu, afinal, acima de tudo e acima de todos, a própria instituição. O Palmeiras, como sempre, prova, comprova e ratifica que é sempre maior do que a crise.
Meus amigos, eu quero que estejam vocês todos cientes e conscientes de que esse novo e redivivo Palmeiras, forte em ânimo e cheio de atitude não é fruto, apenas, do esforço dos jogadores ou da inteligência de Parraga, cujo trabalho se iniciou de forma vitoriosa à frente do verdão.
Esta semana, no auge da crise, pela primeira vez esse grupo de jogadores sentiu de perto que o Palmeiras não é o time da esquina e nem casa-de-mãe-joana. Em tom elevado, severíssimo, irado e ameaçador,  o novo responsável pelo futebol do Palmeiras,  Seraphin Del Grande  abriu o verbo e disse, claramente, aos atletas tudo o que precisavam ouvir já há muito tempo e que Cipullo jamais ousou dizer.
O velho Seraphim, dos tempos gloriosos da Parmalat bradou "que quem quisesse sair que pedisse logo a conta e o Palmeiras não colocaria nenhum obstáculo". Disse mais, do pouco que fiquei sabendo, "que o Palmeiras é uma instituição de respeito e que não vai tolerar indisciplinas, por menores que sejam". É isso o mínimo que se espera de um diretor de futebol quando a indisciplina começa a tomar contra do clube. Parabéns, Seraphin Del Grande pela atitude:  Às vezes pela falta de um grito de aviso, se perde um batalhão.
Gostei do trabalho do Parraga. O time jogou direitinho, com muito empenho, é claro, mas respaldado por um sistema tático responsável e viável, defensiva e ofensivamente falando. De que adiantava ao Palmeiras ter uma defesa que sofria poucos gols, se o time, do ponto de vista ofensivo, não existia?
Parraga soltou os laterais, adiantou volantes quando necessário, e o time teve força de ataque, apesar de não ter um centro-avante fixo. Explorou bem os contrataques e atuou sempre na vertical, como determina o manual da ofensividade. Nunca teve ninguém como referência na área e Ewerthon e Vinícius procuravam tirar os zagueiros da área, jogando em deslocamentos, principalmente pelos flancos, mas sempre procurando a penetração na área, com ou sem a bola.
A ofensividade inteligente do Palmeiras tem muito a ver com o fato de Parraga ter sido atacante quando transitou pelo futebol na qualidade de atleta. Diferente de Zago que imagina ser o defensivismo a característica exponencial desse esporte. Mas se você não ataca e não chuta a gol, como poderá vencer?
O mérito maior de Parraga residiu no fato de ele explorar os jogadores em suas características. Como é que se pode cobrar de Ewerthon, um jogador essencialmente de velocidade, se ele atua como referência dentro da área? Por que não explorar a juventude de Vinicius para ajudar a marcar a saída de bola?
Em suma, vencemos mais um jogo importante deste Brasileiro e vencemos com méritos totais, pois jogamos muito melhor do que o nosso adversário, tido e havido na atualidade, como um dos melhores times do país.
COMENTE VOCÊ,TÉCNICAMENTE, A GRANDE VITÓRIA DE ONTEM.

12 Comentários:

  • Às 23 de maio de 2010 às 12:23 , Anonymous Edson disse...

    O jogo foi bom, não só pelo fato de termos ganhado, mas por termos defendido e atacado, premissas básicas de um jogo de futebol, que o aprendiz de técnico havia "surrupiado" do Palmeiras, que só se defendia.
    Esse jogo mostrou que poderíamos ter passado tranquilamente pelo atlético GO, era só jogar, o que não fizemos.
    Gostei da postura, sempre atenta. Gostei da combatividade e do menino Vinícius. É preciso lançar meninos da base. Alguém em sã consciência acha que o Robert é melhor que esse menino? Não sei porque não jogava.
    Aguardo novas mudanças no time.
    Abraços verdes

     
  • Às 23 de maio de 2010 às 12:25 , Anonymous Jorge Araçatuba disse...

    Corta essa do Felipão, tragam o Valdívia e outros bons jogadores. No lugar de técnico podem manter o Parraga.

     
  • Às 23 de maio de 2010 às 23:11 , Anonymous Aversa disse...

    O time é ruim, o Márcio Araújo queria entregar de qualquer jeito, precisamos segurar Edinho de qualquer jeito, a arbitragem deu as mancadas de sempre e iremos destroçados contra a bambizada, mas pelo menos o time mostrou outra postura e vontade de vencer. Foi um lindo jogo de se ver lá no Palestra. Vou sentir saudade.

     
  • Às 23 de maio de 2010 às 23:59 , Anonymous sR_OceanoAzul disse...

    Boa noite.

    Caro Alcides e palestrinos, se ele (Del Grande) está por aí dando opinião, tomara que seja um fato oxigenável pra um movimento pendular, aspas, que entende que existe os que se juntam nos momentos difíceis.

    Para onde vai o Palmeiras com ele ? Não sei, mas sei pra onde nós torcedores vamos.

    Eu gostei do time, mas não me iludo. Faço coro com o Edson, que o Vinícius foi bem, mas precisa pensar o deslocamento (não jogou na diagonal de dentro ou fora)e feliz de novo com o Maurício Ramos, zilhões de vezes melhor que o Léo.

    Tomara que o Parraga saque que a mescla com a molecada é uma boa saída, como time mesmo. O Xavier sobe com jogo rápido, Vítor, Armero, ....

    Abraço.

     
  • Às 24 de maio de 2010 às 01:13 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Caro Oceano
    O Seraphim teve atitude. Se foi um evento de desespero ou oportunista, não sei. Não o conheço pessoalmente. Mas, que a bronca valeu, valeu! Concordo com você e com o Edson que a mescla entre novos e velhos, com a predominância de novos e a promoção da base é a melhor solução. Maurício Ramos e Danilo, de fato, é a nossa melhor dupla de zaga.
    Um grande abraço
    Alcides

    UM ALÕ especial ao nosso amigo Aversa que voltou a postar, enriquecendo o nosso espaço.

     
  • Às 24 de maio de 2010 às 13:01 , Blogger Jack and the Daniel`s disse...

    Bom dia amigos, finalmente uma vitória convincente! O time do Grêmio possui atacantes rápidos que podem acabar com qualquer zaga do Brasil, aquele Jonas bate um bolão e o Palmeiras marcou bobeira em não contratá-lo. Sobre o Del Grande sem comentários, se ele estivesse no Palmeiras desde o ano passado, no lugar do ATHCinpullo, muita coisa ia ser diferente. Ele sabe dosar a autoridade com o respeito a hierarquia, não admite que usem o Palmeiras, coisa que o ATHCinpullo adora. Não entendi até agora o pq da contratação do Galeano, mas bem que podiam colocar o Del Grande no lugar do ATHCinpullo e o Galeano no lugar do Del Grande, creio que todos administrariam o time com seriedade e respeito a entidade. Postagem nova no Observações Palestrinas com créditos ao OAV!!! Abraço a todos!

     
  • Às 24 de maio de 2010 às 16:16 , Anonymous Haroldo Zaniboni disse...

    Pessoal, pé no chão!
    Veremos como esse time vai se comportar nos próximos jogos, lembrando que a Vila Sônia será o local da próxima partida, onde sempre os arbitros dão uma apito cor-de-rosa.

    Abraços

     
  • Às 24 de maio de 2010 às 18:07 , Anonymous Alceu Gutierrez disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • Às 24 de maio de 2010 às 19:19 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Prezado Haroldo
    Ganhar ou perder são contingências do jogo. O entusiasmo de todos aqui no blog não diz respeito ao fato de o time já ter se acertado, muito longe disso. O que deixou todos satisfeitíssimos foi a atitude do time, muito diferente do que vinha acontecendo até então. O acerto do time, todos nós sabemos, depende de uma série de fatores, entre as quais um técnico definitivo e a contratação de alguns jogadores de qualidade em algumas posições, para reforçar o time. Estamos todos, sim, com os pés no chão, mas otimistas se o time se mantiver concentrado e jogando com raça e disposição. Isso já será um bom começo. Um abraço e obrigado por sua participação.
    ALÔ ALCEU
    Estamos esperando as suas inteligentes postagens aqui no blog.
    Volte, amigão, porque independentemente de seus erros de português (quem não erra?) o que vale mesmo é a sua opinião certa e sensata. Estamos esperando, tá?
    Um abraço de todos.

     
  • Às 24 de maio de 2010 às 19:38 , Anonymous * Jotacê * disse...

    Caro Alcides,
    Se dependermos de Belooser e Cipullo, estamos ferrados. É bom saber que o "seo" Seraphin está tomando a frente do Departamento de Futebol. Com ele no comando, nem o Luxemburgo folgava, na época da Parmalat.

     
  • Às 24 de maio de 2010 às 20:01 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Jotacê
    Como dizemos sempre, perder faz parte, embora ninguém goste de perder
    Mas se o time perder que perca com luta, raça e empenho e que não se entregue nunca. Nós vinhamos perdendo sem esses ingredientes, isto é sem dignidade. Parece que agora tudo isso é coisa do passado. Ainda bem.

    24 de maio de 2010 20:00

     
  • Às 24 de maio de 2010 às 21:47 , Anonymous Higino disse...

    O verdinho goleou por 6X0 o juventus mineiro pela taça BH de futebol júnior.
    Essa molecada promete. Também acho necessário a mesclagem com veteranos no time de profissionais.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial