Observatório Alviverde

17/05/2010

COM ZAGO E COM ESSE ELENCO LIMITADO, NÃO TEMOS NENHUM FUTURO!

Vergonha, fiasco, decepção! Escolha, você mesmo, o grau da expressão capaz de definir o arremedo de time que foi o Palmeiras de Zago, ontem, contra o Vasco. Além de não importunar, em momento algum, um adversário fraco e bisonho, o Verdão correu grandes riscos de voltar para a casa derrotado, humilhado e com o moral abaixo da sola das chuteiras. Isso apenas não ocorreu por conta da fragilidade técnica do time carioca, seguramente um dos piores destas primeiras rodadas do Brasileirão.

Zago, ontem, confirmou que, efetivamente, não passa, ainda, de um aprendiz de treinador. Não tem cancha, conhecimentos, personalidade e nem amadurecimento para dirigir um clube da importância do Palmeiras e mostra isso a cada jogo.

Suas atitudes táticas, peculiares a técnicos que pensam pequeno, em desarmonia total com a filosofia que deve nortear um clube das dimensões do Palmeiras, são de causar perplexidade. Antônio Carlos não transmite nenhuma firmeza ou confiança ao elenco ou à torcida. Só Cipullo, um apedêuta em futebol, não sabe disso ou, se sabe, finge não saber. Peça pra sair, Cipullo.

Como é que o Palmeiras pode, ao menos, aspirar a uma vaga na Libertadores, (como falar em título?), com um time como esse? Fechado, retrancado e armado como time pequeno, propositadamente, só para não perder o jogo ou sofrer gols? Que, em razão disso, comete suicídio tático, abdicando de atacar? Por quê esse time repleto de volantes obsessionado apenas por marcar e que transforma seus atacantes também em volantes para ajudar na marcação?

Como pode um time da tradição do Palmeiras atuar sem ninguém no ataque com capacidade suficiente para, ao menos, molestar a defesa adversária? Já não bastou a desclassificação na Copa do Brasil? Não, parece que Zago e Cipullo querem mais!

A exemplo do que acontecera contra o Atlético em Goiânia, Zago, uma vez mais, anunciou um 4-4-2 mas, na prática, adotou o 4-6-0. Prendeu os laterais, mais Vitor do que Armero, jogou com três volantes de contenção à frente da zaga. recuou Cleiton Xavier também para a função de marcação e até Ewerthon e Robert, os dois atacantes,que também se transformaram em volantes para marcar o "irresistível time vascaíno". (É um fenômeno esse Zago).

Na verdade, Palmeiras e Vasco fizeram um antijogo. Estiveram, frente a frente, um time fraquíssimo, mas que queria vencer, o Vasco da Gama, e um time covarde, medroso, acoelhado, sem auto-confiança, que lutava, exclusivamente, para não perder, o Palmeiras.

Sem medo de erro afirmo que esse Palmeiras e Vasco foi o jogo mais feio e mais fraco exibido pela tv neste semestre. Zero a zero foi, mais do que um resultado à altura da péssima qualidade do espetáculo, um premio justíssimo à mediocridade técnica de um time e à covardia tática de outro.

É necessário e honesto, entretanto, que se diga, "em passant", que o Vasco esteve menos longe do primeiro gol do que o Palmeiras. Embora não chutasse com freqüência, o time carioca criou algumas chances e foi o "patrão" da bola, que sempre transitou da linha limítrofe do meio de campo deserta de jogadores de camisas verdes até a área congestionada do Palmeiras, em 80% do transcorrer do jogo.

Vasco X Palmeiras foi daqueles jogos que se pode definir como "jogo de um time só" ou de "linha contra a defesa", haja vista o completo domínio territorial cruzmaltino. O Palmeiras só conseguiu um leve desafogo a partir dos 30 minutos do segundo tempo quando o Vasco, cansado, já não conseguia mais manter o ritmo físico e a correria, impostos desde o início da partida.

Gostei do Marcos, do Edinho, do Márcio Araújo. À rigor, foram os poucos que se destacaram e se salvaram, muito mais por suas atuações individuais, do que em razão do plano coletivo. Quanto aos demais reconheço o empenho e o esforço de cada um e o sacrifício tático, por exemplo, de Vitor, um ala/lateral dos melhores no trabalho de apoio, simplesmente proibido por Zago de ultrapassar o meio de campo.

O elenco está de parabéns pela bravura, pelo espírito de luta e pela entrega total demonstrados, em noite de pouca inspiração de Marcos Assunção, de Robert, de Ewerthon (também sacrificados taticamente)e, principalmente, de Cleiton Xavier que cumpriu, tática e individualmente, uma de suas piores performances com a camisa palmeirense.

Mas a nota zero decorrente da medíocre exibição, tem de ser atribuída a Antônio Carlos e a mais ninguém. Não pela escolha e escalação do time que entrou em campo, seguramente o melhor possível, em razão da contusão de Lincoln. A nota zero vale para a covardia tática do aprendiz que, a continuar colocando o Palmeiras para jogar como time pequeno, vai acabar levando o Verdão a uma situação cada vez mais incômoda neste Brasileiro.

Do jeito que a coisa anda, se não melhorar, vamos brigar para não cair. Com Zago e com esse elenco, não temos nenhum futuro!

DEIXE A SUA OPINIÃO

10 Comentários:

  • Às 17 de maio de 2010 às 05:30 , Anonymous * Jotacê * disse...

    Caro Alcides,
    Além da apresentação tenebrosa, do elenco medíocre e do técnico medonho, ainda temos um presidente ridículo, uma diretoria patética e uma oposição grotesca e canalha.
    O Palmeiras vive hoje um dos piores momentos de sua História. Quando o Turco Maldito estava no poder, ainda tínhamos a esperança do "Muda Palmeiras" um dia assumir o clube e mudar o panorama.
    Hoje, vemos que quem está no poder é horrível, a oposição é ainda pior, e simplesmente não existe uma terceira via a ser escolhida. O futuro é NEGRO.
    Ou Belooser cria colhões, dá um pontapé na bunda do Cipullo e do Zago, renova esse elenco e contrata AGORA pelo menos três meias e atacantes da alto nível, ou o Palmeiras irá lutar para não cair para a segundona, neste ano.
    Mas esse idiota parece ter mais lealdade ao Cipullo do que ao clube que diz amar. Incompetente!
    .
    Só um adendo:
    Por tudo que fez pelo Palmeiras, dá até pena do Valdívia voltar ao clube. Para quê? Para sofrer junto com o Marcos? Para passar bola pro Robert? Para ver o CX usar indevidamente a camisa 10, enquanto o craque chileno envergaria algum número esdrúxulo? (Odeio essa "bambinagem" de numeração fixa!)
    O Mago não merece isso!
    .
    Um grande abraço ao Mestre Alcides! Seu Blog é o melhor sítio da Mídia Palestrina!

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 11:48 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    SÓ A TITULO DE INFORMAÇÃO.

    A CAMISA PREDILETA DO VALDÍVIA É A 14.

    TÂNIA CLOROFILA, CONFIRMA ????

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 12:55 , Anonymous Alvaro Martins disse...

    Time ruim. Time covarde. Chega de jogar lá atrás. Chega de jogar com medo. Não é ataque que tá mal. É o o time todinho. Zago só sabe joga atrás e é pura retranca.Alvaro Martins Salvador-Bahia

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 17:10 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    NOSSAAAA....

    QUER DIZER QUE A COISA TÁ FEIA MESMO HEIN.....

    JÁ TÃO APELANDO ATÉ PARA O PATÉTICO-MG, PRA PODER ENFIAR ESSE ENTULHO QUE TÁ ENCALHADO NA ESTANTE ????

    KKKKKKKK

    GENTE, NA BOA, VOCES ACHAM QUE SE ESSE CARA FICAR NO VERDÃO, ELE VAI QUERER JOGAR BOLA, OU SÓ MAMAR ???

    PARA GENTE, NÃO TEM MAIS CLIMA.

    E TORNO A REPETIR, SE FOSSE TÃO BOM QUANTO ALGUNS INSISTEM EM REPETIR, JÁ ESTAVA NA EUROPA E NÃO É DE HOJE.

    O MELHOR JOGADOR DA FICÇÃO CIENTÍFICA DE 2009 NO PATÉTICO MINEIRO ????

    KKKKKKKKKKK.

    QUE VÁ......

    GENTE, ABRE O OLHOOOOO.....

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 20:00 , Anonymous sR_OceanoAzul disse...

    Boa noite a todos.

    Pois é. É velho mas é válido: a turma da direção com uma conjuntura dessas é uma vergonha para os torcedores palmeirenses. Isso não é sério, é dependência.

    Protesto Alcides, "O elenco está de parabéns pela bravura, pelo espírito de luta e pela entrega total demonstrados...", não admito que xinguem vira-latas.

    Abraço.

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 20:53 , Anonymous sR_OceanoAzul disse...

    Justa causa, manda os dois embora. Só isso. Abraço

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 21:12 , Anonymous Alcides Drummond disse...

    Caríssimo Oceano

    A turma luta, sim. Você não se lembra que quando a gente falava, antigamente, que determinado indivíduo era um "esforçado" era porque, no fundo, a gente achava que ele era incompetente.O Palmeiras tem alguns jogadores incompetetes, sim. Temos de cobrar o Cipullo que não sabe contratar. Só contratamos jogadores pequenos e para o meio de campo e defesa. Atacantes a gente nunca contrata. Nem o time da base que ficou em terceiro lugar na Copa São Paulo tinha centro-avante. Essa falha é antiga no Palmeiras.Mas o problema maior é comando, estrutura e um técnico tipo Felipão que motive o elenco e ponha os caras para correr em campo. De qualquer forma, é um prazer tê-lo aqui no espaço, con cordando ou discordando, pois sei o grande palestrino que você é. Um abraço
    Alcides

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 21:22 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES MEU Amigo...

    É O FIM DA PICADA!!!

    AC ZAGO E ROBERT SAINDO NO TAPA...

    Onde isso vai parar???

    É A MAIOR DEMONSTRAÇÃO que uma entidade pode ter de FALTA DE COMANDO. BADERNA. INSUBORDINAÇÃO...

    Sinceramente, depois dessa notícia, ou o Belluzzo "para um pouco de dar aulas em faculdades" e entrevistas p/ jornais de Economia, e palestras, ou então o PALMEIRAS CAMINHARÁ A PASSOS LARGOS DIRETO P/ 2ª DIVISÃO NOVAMENTE...

    Chega de promessas...

    Chega de encrencas...

    TÁ NA HORA DOUTOR!!! VAMOS ACORDAR!!!

    TÁ LOUCO!!!

    BOA NOITE ÀS VÍTIMAS.

    ..

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 22:16 , Anonymous Edson disse...

    A diretoria deveria aproveitar a oportunidade que caiu no colo e dispensar os dois: um aprendiz de retranqueiro e o outro, um jogador sem qualidade técnica, embora lutador.

     
  • Às 17 de maio de 2010 às 23:06 , Anonymous SERGIO disse...

    ALCIDES E PALESTRINOS...

    http://radioglobo.globoradio.globo.com/futebol/2010/05/17/HOUVE-INDISCIPLINA-DO-JOGADOR.htm

    O ÁUDIO DA BADERNA, MEU DEUS!!!

    ..

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial