Observatório Alviverde

09/08/2011

O PALMEIRAS X CORINTHIANS DO DIA 28 SERÁ MESMO EM PRESIDENTE PRUDENTE!

 

A diretoria confirma o jogo contra o Corinthians, dia 28,  pelo Brasileirão, para Presidente Prudente.

Trata-se de medida útil, que de há muito deveria ter sido tomada.

O Palmeiras é forte em Sampa, mas, muito mais no interior paulista.

A decantada superioridade numérica da gambazada desaparece quando o Palmeiras os enfrenta no interior.

Isso, independentemente da praça em que se realize o jogo, seja ela Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, Araraquara ou qualquer outra.

O Palmeiras, malgrado seus maus dirigentes e as contínuas campanhas de esvaziamento e desmoralização, continua sendo, de longe, a maior potência futebolística do interior paulista, quer queira ou não, reconheça ou não e divulgue ou não a facciosa mídia paulistana, a pior do Brasil.

Infelizmente os nossos dirigentes parecem desconhecer essa faceta importante de nossa vida, mormente num momento em que o Palestra, a nossa casa, encontra-se em reforma.

Eu fico muito feliz quando os dirigentes palmeirenses se apeiam do andor do orgulho, calçam as sandálias da humildade e pisam no chão firme da realidade, levando jogos do Palmeiras para a outrora chamada hinterlândia paulista, onde apesar de tudo, o clube ainda reina absoluto como o clube de maior torcida.

Não, não se trata de pretensão ou bazófia de torcedor fanático, mas a fria constatação dos números que confirmam, há anos,  a presença extraordinária de nossa torcida interiorana, detentora absoluta da maioria dos recordes de presença nos estádios.

A gambazada detesta enfrentar o Palmeiras no interior, onde perde, completamente, a força de coação e constrangimento aos árbitros, bem como o auxilio luxuoso (royalties para Luiz Melodia) da mídia paulistana.

Há anos que parte significativa da mídia, são poucas as exceções, só falta entrar em campo para derrotar o Palmeiras, um comportamento anti-ético, faccioso, crônico e doentio, mas que se tornou tão natural que os caras, só eles, acham que estão se conduzindo com insenção e imparcialidade.

Ontem eu assistia ao Redação Sportv que era comandado pelo Maurício Noriega. Após a análise dos outros jogos da rodada, eis que chegou o momento de analisar o Palmeiras x Grêmio.

Só o Noriega, seu xará gaúcho dos estúdios da RBS e o Luiz Ademar, dignaram-se e dispuseram-se a falar sobre o jogo. O Oscar Ulisses e o outro analista, nem me lembro mais quem era, omitiram-se, totalmente e, sequer, abriram a boca para falar sobre o jogo ou sobre o Palmeiras.

Não quero acusar ninguém pelo desprezo e pela desimportância atribuída à terceira força popular do futebol brasileiro, nem o produtor do programa, corintianíssimo, mas as atitudes de descaso e de repúdio ao Palmeiras repetem-se a cada dia.

O noticiário do Palmeiras para Cereto e tantos outros “produtores” é tratado como o noticiário da Portuguesa. É curto, reduzido, rápido, sem imagens ou ilustrações que não sejam aquelas tomadas ao final dos jogos.

Raramente, as tvs enviam equipes para gravar com os jogadores ou com os dirigentes do clube, como fazem, habitualmente, com bambis, gambás e até com as sereias da Vila., 

O breviário, isto é, noticiário do Palmeias é sempre o último a ser atropelado, digo, apresentado, via de regra, no final dos programas para que se justifique a economia de espaço útil para o clube.

Só há uma forma do Palmeiras permanecer no ar por um tempo mais dilatado, justamente quando há as contumazes críticas ou quando a mídia começa a fabricar “crises” dentro do clube.

Voltando à “vaca-fria” da mudança do local do jogo contra os gambás para a cidade de Presidente Prudente, foi uma medida salutar, porém, tardia. O Palmeiras deveria ter agido assim quando jogou contra eles a semifinal do Paulistão e concedeu os adversários o fator campo, na maioria das vezes fundamental em uma decisão.

A torcida palmeirense do interior, apesar dos Mustafás, dos Giltos e de tantos outros quintas colunas que tentam apequenar o clube, é soberana.

A grande vantagem em mandar os jogos em cidades interioranas como Prudente, Araraquara, Ribeirão ou em qualquer outra, é que o torcedor do interior ama, desinteressadamente, o clube e vai a campo em massa para apoiar, não para vaiar.

Não quero e nem devo comparar as torcidas do interior e da capital. Em Sampa também há grandes palmeirenses que dão a vida pelo clube. Mas é inegável que o elenco se sente mais amparado, mais fortalecido, mais apoiado e à vontade, quando jogamos no interior.

COMENTE COMENTE COMENTE

9 Comentários:

  • Às 9 de agosto de 2011 às 13:46 , Blogger Sergio Mendonça disse...

    Ola amigo. A mundança do local do jogo do Pacaembu para a cidade de Presidente Prudente, foi um pedido do técnico Luiz Felipe Scolari.Este há muito tempo quer um distanciamento da torcida do Palmeiras da capital, pois sabe muito bem que é esta torcida que preciona o time e seu técnico milionário para que jogue um futebol melhor, que deixe de ser retranqueiro, que substitua jogadores sem carisma e técnica para vestir a camisa do Palmeiras, por jogadores como PIERRE que realmente gosta do clube (este jogador por sinal queimado pelo atual técnico, justamente porque tem conhecimento que a torcida o admira).Sabe muito bem Luiz Felipe Scollari que jogos no interior de SP, são verdadeiras festas, muita torcida, muita badalãção, onde pode esconder o pessímo treinamento e consequente futebol apresentado pela equipe. Claro que a diretoria atendeu o pedido de imediato, tendo em vista que o cofre esta quase vazio e precisamos de dinheiro para quitar todos os débitos do mês. Ocorre que como nos jogos anteriores milhares vão pegar a estrada e rodar 600km para incentivar o Palmeiras, com certeza torcida oriunda da região será bem pequena.

     
  • Às 9 de agosto de 2011 às 17:19 , Anonymous Benê disse...

    Discordo em partes do que disse o colega Mendonça. A torcida aqui de São paulo tá muito braba com Filipão, mas esquece que ele tá fazendo o que pode com esse grupo. Eu concordo com o Mendonça quando ele fala que a torcida daqui bota pressão em demasia nos jogadores porque quer que o Parmera tenha um futebol bonito. Também concordo que o Filipão é cagão e so quer saber de jogar atras na retranca sem nenhuma imaginação. É fato a gente dizer que Filipão só faz substituição para por o time pra defender nunca para atacar. Não concordo que o Parmera vai jogar em Prudente para se esconder da cobrança da torcida. A torcida de Sampa faz tempo que ela trabalha pra derrubar Filipão e tem tumultuado a cabeça dos jogadores.
    Eu também não concordo que a maioria de nossa torcida la no Farazão vai ser de gente que vai viajar 600 quilometros saindo daqui da cidade de São paulo. La em Prudente vai ter muito mais gente da região mais gente do norte do Paraná e do Mato Grosso. Vai ser uma festa. O time vai com as despesas todas pagas e não vai ter que sofrer a pressão das cobranças das organizadas. Valeeu.

     
  • Às 9 de agosto de 2011 às 17:44 , Anonymous Anônimo disse...

    Isso tá perto do fim.

    Se sair da sulamericana, felipão cai.

     
  • Às 9 de agosto de 2011 às 18:15 , Anonymous Edson disse...

    Caro Mendonça, a torcida palmeirense no interior paulista é muito grande, principalmente numa faixa etária de 30 anos para cima.
    Arrisco a dizer que é maior que a do Corinthians, e nessa faixa etária a bambinagem quase não existe por aqui.
    Acho que a maioria da torcida que estará presente no jogo será desse interiorzão.
    Toda vez que vou a um jogo, seja em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto ou Presidente Prudente, a nossa torcida dá show e lota o estádio.
    saudações.

     
  • Às 9 de agosto de 2011 às 18:43 , Anonymous Anônimo disse...

    O Palmeiras conseguiria ter os mesmos contratos publicitários e cotas de TV apenas com a torcida da cidade de São Paulo?
    O Palmeiras não é o Nacional ou o Juventus, mas tem gente que não consegue enxergar.

    Outra coisa, o Corinthians vai conseguir seu sonho de consumo: contratar o Felipão para dirigir seu time na Libertadores 2012 com a eficiente ajuda da alguns jornalistas que plantam situações e da inteligente, esperta e experiente torcida paulistana.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 9 de agosto de 2011 às 20:12 , Anonymous Antonio Mirandola Bastos disse...

    Meus amigos

    O Palmeiras é um clube de projeção mundial de grandeza imensurável e uma história maravilhosa.

    Tem tido o azar de contar nos ultimos anos com diretorias de esnobes de almofadinhas e de interesseiros espertalhões.

    Essa turma nada sabe de bola e tem feito muito mal ao clube

    Como se isso não bastasse há tambem a influencia negativa das torcidas organizadas de merda todas elas de São Paulo que remam contra o time o tempo todo e envenenam o ambiente do clube.

    Para essa gente nada está bom, nunca está bom. Eles se acham, repetindo sempre que se não fossem eles o Palmeiras se acabava.

    É bem o contrário do que eles imaginam.

    Se não fossem as pressões da torcida paulistana que têm a velha mania de comer angu e arrotar peru na certa estaríamos muito melhor do que estamos.

    O Palmeiras ia poder contratar jogadores baratos ia poder lançar os jovens da base como fazem todos os outros clubes e também formaria grandes times.

    Vejam que pelo depoimento do moço que fez primeiro eu estou coberto de razão em tudo o que eu falo.

    Respeito tudo o que escrevem mas dizer que vai ter mais torcedor paulistano do que interiorano em Prudente é brincar com a minha inteligência.

    Vai ser bom que os descontentes das organizadas fiquem todos em São Paulo vendo o jogo pela tv enchendo a cara nos bares.

    Eles só sabem mesmo vaiar, xingar e criticar e perseguir jogadores.

    Outro dia Felipão reclamava que a torcida não tem nenhuma musica ou qualquer coro bonito para incentivar para por o time pra frente porque só sabe xingar. É verdade. Felipão tem toda a razão.

    A tão badalada Mancha é uma torcida que só crítica o time e parece muito mais preocupada em ganhar o carnaval do que em torcer pelo Palmeiras.

    Infelizmente somos um clube muito pobre em dirigentes inteligentes. Cada diretoria que chega renova a nossa decepção.

    Eu gosto que o Palmeiras jogue no interior.

    Aqui a gente sabe receber o time de braços abertos e torcer pela vitória com alma e coração indo ao estádio, pagando o nosso ingresso, comprando as camisas e produtos licenciados.

    Aqui no interior continuamos fazendo tudo aquilo que as pessoas normais gostam de fazer quando o Palmeiras joga, sem apelar para a violência e sem ameçar jogadores

    Concordo totalmente com o Marcelo Luiz. Não sei de que cidade ele é, mas ele disse tudo. O Palmeiras não é Nacional, Juventus nem o Ipiranga.

    Vamos ter sempre em mente que o Palmeiras é o Palmeiras, primeiro campeão mundial e o campeão brasileiro do século XX. Vamos amar e respeitar as nossas cores.

     
  • Às 9 de agosto de 2011 às 22:07 , Anonymous Edson disse...

    A postagem feita pelo anônimo não corresponde em nada com a opinião da torcida palmeirense.
    Exceto alguns, a maioria esmagadora dos participantes de blogs palmeirenses defende o Felipão.
    A opinião dada acima parece ser de cronista esportivo, que torce para que isso aconteça de fato.
    O trabalho diário, para que a demissão ocorra, é feito com muito ardil.

     
  • Às 10 de agosto de 2011 às 10:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Palmeiras precisando de meia canhoto e a Ponte Preta contrata Renato Cajá e o Figueirense contrata o Elias.

    Enquanto isso, o atacante Tadeu volta ao Palmeiras.

     
  • Às 10 de agosto de 2011 às 10:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Por que o Corinthians ainda não mandou o Tite embora, mesmo depois de perder para o Tolima?

    Qual a opinião do torcedor "palmeirense" que transformou suas criticas ao treinador do Palmeiras em campanha explicita pela sua saída?

    Marcelo Luiz

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial