Observatório Alviverde

10/03/2012

PALMEIRAS X BOTAFOGO EM RIBEIRÃO. VAMOS JOGAR PARA VENCER OU APENAS PARA MANTER A SÉRIE INVICTA?


O Palmeiras precisa vencer para tentar chegar aos primeiros postos deste Paulistão. É imperioso que isto ocorra e explico porquê!

Apesar do regulamento estúpido, mantido, teimosamente, pela FPF há anos, ditando que chegar à frente na fase classificatória vale muito pouco, entendo que esse pouco pode ser um fator decisivo e determinante na hora da briga pelo título.

Reitero, porém, sem medo de errar,  que o campeonato é ruim, mal elaborado, de um regulamento esdrúxulo e inconcebível.

Juca & seguidores, além dos cronistas desavisados que execram as rivalidades regionais são gratos à FPF.

A entidade lhes permite continuar criticando a competição regional e defender, criminosamente, um inadmissível Campeonato Brasileiro de oito meses, embasados no fracasso já anunciado de público e renda de uma competição burra e mal elaborada.Culpa da FPF e dos próprios clubes!

A elitização, defendida por essa gente, decretou a falência técnica do futebol brasileiro, outrora paradigma mundial, que morreu junto com os clubes das cidades de médio porte do Brasil, decorrendo disso que  não temos mais quantidade de jogadores para tirar qualidade. Mas este é um outro assunto.            

Apesar de tudo, nada a reclamar do Paulistão 2012!.

Por quê?

Simplesmente porque o Palmeiras também é signatário do documento do conselho arbitral da FPF que aprovou o monstrengo, â imagem e semelhança dos dirigentes de clubes e da Federação Paulista de Futebol, todos incompetentes.. 

Diga-se, de passagem, que a FPF e os clubes de São Paulo, jamais tiveram qualquer inventividade ou criatividade para elaborar torneios e campeonatos interessantes, motivados e rentáveis, como fazem, por exemplo, os cariocas. Isso é antigo e recorrente! Uma vergonha!

De qualquer forma, como a melhor posição entre os oito classificados vale, como únicas e exclusivas vantagens, o mando e a escolha do local do jogo, será muito conveniente que fiquemos com ambas.

Já imaginaram termos de jogar outra decisão contra os bambis em pleno Morumbi?

Os árbitros que apitam jogos deles la no Panetone costumam borrar pelas pernas abaixo com medo da diretoria bambi, dos seguranças truculentos e do próprio ambiente, principalmente em jogos decisivos..

Em decorrência disso, distorcem, completamente, as regras, assinalam pênaltis inexistentes e conduzem as decisões para favorecer sempre os bambis. Isso é histórico. É preciso evitar qualquer decisão no Morumbi!

Nessa hipótese, quem desconhece isso,  teríamos de enfrentar, além  do facciosismo da arbitragem, o velho e conhecido trabalho de sapa nos bastidores engendrado pela diretoria bambi que tem, também, tradicionalmente, o poder de estumar a maior parte da mídia contra o Palmeiras.

Jogar contra o Santos em seus pagos também é difócil, embora um pouco mais suave.

Mesmo em se tratando de a Vila Belmiro ser um estádio antigo, acanhado, de gramado ruim (será que melhorou?) e ainda cercado por alambrado, é menos dificultoso do que atuar no Morumbi

De qualquer forma, a empreitada também é difícil, mormente quando enfrentamos o Santos em jogos decisivos, oportunidades em que eles se agigantam e, inexplicavelmente, nos apequenamos

Será muito perigoso ter de decidir classificação ou título com o Santos na casa deles.

Além da torcida vibrante que o empurra, o “time praiano´” fortíssimo, é, atualmente, um dos melhores do país. 

Mais do que isso e do que tudo,  tem um fator desequilibrante chamado Neymar!

Tanto ou quanto jogar no Morumbi ou na Vila, é extremamente difícil jogar em qualquer estádio do interior, seja ele qual for, mas em se tratando de Moisés Lucarelli ou Brinco de Ouro em Campinas, a tarefa ainda é muito mais dificultosa e problemática.

O único time que, teoricamente, poderia chegar a nossa frente e não nos causar tantos transtornos, por incrível que pareça, seria o Corinthians. 

De antemão, sabe-se que as galinhas vão realizar todos os jogos do octogonal no Pacaembu, assim como a SE Palmeiras. 

O Corinthians, se chegar à nossa frente, apenas nos retira a vantagem do mando que, segundo apurei, é da Federação.

A dúvida que fica é esta: se o mandante do jogo terã direito a ficar com 90% dos ingressos ou se os “tickets” serão distribuídos, equitativamente, entre os dois clubes;

Na primeira hipótese perderíamos o fator torcida.

Se prevalecer a segunda hipótese não haverá vantagens ou desvantagens entre Palmeiras e Corinthians em  um jogo decisivo valendo o título, haja vista que o mando  passaria a ter um caráter essencialmente formal.

Posto tudo isso, creio que todos sentiram o quanto é importante que nos classifiquemos nos primeiros postos, preferentemente o primeiro, porquanto o octogonal será decidido em um jogo só, sem alternância de mando ou campo, quer na fase de habilitação quer no jogo final..

Conclusão: Quem detiver o mando e puder escolher o local do jogo, pode, sem qualquer dúvida, levar uma enorme vantagem.

Em razão de tudo o que foi colocado, espero um Palmeiras muito disposto e motivado hoje em Ribeirão Preto.

Confesso-lhes, porém, que uma ponta de desconfiança toma conta de mil quanto espio a relação dos 19 que vão para o jogo.

Mais uma vez, não vejo Carmona. O que aconteceu com esse jogador? Por que aumentaram-lhe o salário se nem no banco ele fica mais?

Por que Tinga está relacionado se, até hoje, ele não disse a que veio no Palmeiras? Ele, assim como Gabriel Solva, está na vitrine para ser vendido?

Por que o estéril e inofensivo Ricardo Bueno figura na lista se o contrato desse jogador está prestes a expirar? Ou Felipão quer que Bueno fique?

Mas, se mal pergunto, o que seria pior para o banco do Palmeiras? Escalar Bueno ou Vinicius, o cintura dura e arquiteto do óbvio?

Quanto ao time titular, tem duas dúvidas, Cicinho ou Artur e Valdívia ou Daniel Carvalho. A definição ocorrerá nos vestiários!

Entendo que se o nosso treinador fosse menos turrão, poderia tentar contra o Botafogo a fórmula Valdívia-Daniel, ao menos a título de experiência, sacando, evidentemente, Marcos Assunção.

Entretanto, sou convicto, isso ele não vai fazer. Nunca!

Felipão é um profissional medroso e conservador, que, se não se reciclar, vai cair na vala comum dos treinadores ultrapassados e démodés do futebol brasileiro.

Em minha opinião ele permanece com Cicinho na lateral e mantém Valdívia no miolo.

Daniel Carvalho é um ótimo jogador, mas está longe de ser um Valdívia. Então, como tirar Valdívia?

Mas com Felipão e suas idiossincrasias, tudo pode acontecer! Até essa asneira! 

Em meu entendimento, o time mais provável para enfrentar o Botinha, outrora conhecido como “Pantera da Mogiana”, é este:

Deola, Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho. Marcio Araújo, João Vitor, Marcos Assunção e Valdívia. Maikon Leite e Barcos.

Será que hoje vou acertar a escalação?

SOMOS OS FAVORITOS?

COMENTE COMENTE COMENTE

18 Comentários:

  • Às 10 de março de 2012 às 21:45 , Anonymous Anônimo disse...

    Alguem do blog tem acompanhado o meia felipe, nº 10 do Mogi Mirim quq tem feito um baita campeonato?

    Ele é jogador do Palmeiras desde 2009 e tem sido emprestado reiteradamente.

    Hoje de novo jogou muito bem, fez gol e acabou com o meio campo peixeiro.

    Muito bom jogador.

    Dinho Maniasi

     
  • Às 10 de março de 2012 às 22:48 , Anonymous Sergio de Mauro disse...

    Carmona e o novo Pierre, o cara que Felipao escolheu para espezinhar este ano. Quanto ao garoto Felipe, esquece, ele e da base e e meia, nao volante. Dois pecados mortais.

     
  • Às 11 de março de 2012 às 18:08 , Anonymous Edson disse...

    E o verdão fez 6 gols.
    Viva o verdão, que tá jogando muito bem.

     
  • Às 11 de março de 2012 às 21:05 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Só vi os melhores lances, de qualquer modo, 6x2 falam por si só. Parabéns a todos!
    Duro foi ouvir um apresentador imbecil na CBN desmerecendo de tudo quanto é jeito a vitória e o time do Palmeiras. Criticou a defesa, falou que o adversário era muito fraco, institgou os demais a a criticarem também, um belo de um idiota que, tivessem os gambás ou os bambis feito a mesma coisa,estaria tendo orgasmos ao vivo.Pelo menos o Paulo Massini defendeu a gente.

     
  • Às 11 de março de 2012 às 21:48 , Anonymous Anônimo disse...

    Felipão retranqueiro, como é que você só faz 30 gols até agora?
    Vai tomá banho, retranqueiro duma figa.
    KKKKKKKK....

     
  • Às 11 de março de 2012 às 22:13 , Anonymous Edson disse...

    Finalmente alguém reconhecendo o craque Valdívia.

    http://globoesporte.globo.com/jogo/paulista-2012/11-03-2012/botafogo-sp-palmeiras.html

     
  • Às 11 de março de 2012 às 22:56 , Blogger Miguel disse...

    Gostaria que aqueles que criticam ferozmente o técnico chamando-o de retranqueiro, explicassem como o ataque do palmeiras é o melhor do campeonato? Será que não se tratava do velho problema de fazer omelete sem ovos? E graças a Deus, finalmente apareceram uns ovos? Como vocês queriam gols sem atacantes de fato?

     
  • Às 12 de março de 2012 às 10:20 , Anonymous Anônimo disse...

    Botafogo ?

    Último colocado ?

    Com dois a menos ?

    Palmeiras não fez mais do que a obrigação.

     
  • Às 12 de março de 2012 às 10:37 , Blogger Flavio Barboni disse...

    Anônimo: com UM a menos, e foi exatamente essa hora que o Palmeiras jogou pior (tomou dois gols).

    O Palmeiras resolveu o jogo no começo do segundo tempo, com 3 a 0.

    O goleiro do Bota foi expulso no fim do jogo, por uma baita infantilidade.

    E sim, é obrigação do Palmeiras ganhar, mas nem sempre a obrigação é cumprida. (vide nossos arquirrivais, que vez ou outra aprontam surpresas)

    Vamos nos alegrar, porque foi 6 a 2 e sim, concordo com o Felipão: "o time não poderia ter levado dois gols".

     
  • Às 12 de março de 2012 às 10:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Pedido ao torcedor palmeirense que foi ao estádio Santa Cruz, ontem.

    Entre em contato com a ouvidoria da FPF, com as autoridades, com a imprensa e relate todos os absurdos que aconteceram naquele estádio desde a venda dos ingressos até a entrada no campo.

    Irresponsabilidade de todas as partes envolvidas. Poderia ter ocorrido uma tragédia.

     
  • Às 12 de março de 2012 às 11:03 , Anonymous Anônimo disse...

    Ei Felipão tu é ultrapassado, sai fora do Verdão, kkkkkkkkk

     
  • Às 12 de março de 2012 às 11:48 , Anonymous jj disse...

    ESSA TONALIDADE DE VERDE QUE O PALMEIRAS TEM USADO É MUITO LINDA E COM O MEIÃO BRANCO FICA MUITO MAIS LINDO O UNIFORME DA EQUIPE.
    ESSE VERDE DEVE SER O VERDE-ESMERALDA
    É MUITO LINDO!
    MANTENHAM ELE...

     
  • Às 12 de março de 2012 às 11:51 , Anonymous Anônimo disse...

    De fato, esse uniforme com oe meiões brancos é o mais bonito que o Palmeiras tem.

     
  • Às 12 de março de 2012 às 11:52 , Anonymous JJ disse...

    TODO TREINADOR É APENAS 20% DO TIME, E D TODOS FAZEM SUAS LAMBANÇAS.
    O FELIPÃO SÓ GANHA ALGUMA COMPETIÇÃO QUANDO CONSEGUE AGLUTINAR A EQUIPE TIPO: FAMÍLIA PALMEIRAS, FAMÍLIA FELIPÃO ETC.
    O TIME GANHA APENAS PORQUE O ELENCO TÁ UNIDO...

     
  • Às 12 de março de 2012 às 11:57 , Anonymous JJ disse...

    PALMEIRAS A ÚNICA TORCIDA QUE CRESCE SEM A AJUDA DA IMPRENSA PUXANDO O SACO.
    SOMOS A TORCIDA QUE SOMOS SEM AJUDA DA MÍDIA,IMAGINEM SE A MÍDIA PUXASSE O NOSSO SACO.

     
  • Às 12 de março de 2012 às 12:01 , Anonymous Anônimo disse...

    NÃO "TENHO A PRETENSÃO" QUE O PALMEIRAS SEJA A MAIOR TORCIDA DESTE PAÍS MÁS QUERO MUITO QUE SEJA MAIOR QUE A DOS bambi E TENHO CERTEZA QUE É.

     
  • Às 12 de março de 2012 às 12:07 , Anonymous JJ disse...

    TODO PALMEIRENSE DEVE CONTAR AOS SEUS FILHOS O QUANTO ESSE CLUBE É DIGNO E HONESTO, PARA QUE NO FUTURO SE TORNEM
    GRANDES PALMEIRENSES...
    FOI ISSO QUE PASSEI AO MEU FILHO É DEU CERTO!

     
  • Às 12 de março de 2012 às 13:04 , Blogger Flavio Barboni disse...

    Palestrinos:

    Agora nossa casa caiu mesmo. José Maria Marin assumiu a CBF. Os Bambis agora ganharão o universo (pelo menos o que couber à entidade)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial