Observatório Alviverde

15/06/2012

A RESPEITO DE SCOLARI

 

Decorridos dois anos, Felipão, finalmente, conseguiu encaixar um bom trabalho no jogo contra o Grêmio. Já não era sem tempo!

Mas não será por isso que vamos engrossar o coro daqueles que agora, oportunamente, o chamam de maioral.

O trabalho de Felipão, anteontem, de fato foi bom e isso tem de ser destacado e reconhecido por aqueles que pautam a sua conduta pela honestidade.

Mas entre um trabalho bom e um trabalho perfeito há uma grande diferença. Felipão esteve longe da perfeição.

@@

O trabalho de Scolari teria sido perfeito se ele houvesse sacado a nulidade Daniel Carvalho, o pior jogador em campo, no intervalo ou logo após os dez ou quinze minutos do segundo tempo e o substituísse por Maicon Leite.

O fato de Mazinho ter feito o gol, não significa, necessariamente, que ele, no aspecto técnico-tático, seria a melhor alternativa.

Mas era, também, a exemplo de Maicon Leite, uma excelente alternativa.

Não se esqueçam que o artífice do gol de Mazinho foi Cicinho, cuja entrada não foi promovida por Scolari, mas, pelo acaso, em função da contusão muscular que impediu Artur de continuar na partida.

@@

Não gosto de abordar o futebol sob hipóteses, mas gostaria de perguntar o que teria sido de nós se aquela falta que beijou a nossa trave houvesse entrado? A história do jogo, decerto, teria tomado outro rumo!

O que faria Felipão se ficássemos em desvantagem?

Certamente faria tudo o que tem feito sempre, n-a-d-a!

Ele não consegue, nunca, armar o time para atacar, nem que seja necessário por o time estar em desvantagem!

O esquema de anteontem, ainda mais fechado do que de costume, só visava a evitar que sofrêssemos gols, nada mais.

Ninguém fala nisto porque o time, além de ganhar, jogou muito bem, foi organizado e teve muita disciplina tática.

Felipão tinha por objetivo o empate, preferentemente sem gols. Esta é a grande e única verdade!

@@

Quem não sabia que íamos jogar amontoados, povoando a defesa e o meio de campo, à espera de uma bola solitária à feição de nossos atacantes, que nos permitisse chegar à vitória?

Foi assim que ganhamos, apertadamente e apenas no final do jogo em que pese o segundo gol de Barcos..

Essa de dizer que Felipão virou gênio novamente, da noite para o dia, não passa de uma engraçada balela.

É mais um delírio de nossa torcida, marcantemente bipolar!

@@

Entendam, de uma vez por todas que Felipão foi o mesmo, continua o mesmo e, certamente, não irá mudar.

Ele é partidário ferrenho do futebol defensivo, no inconfundível estilo de seus co-estaduanos gaúchos, os precursores Carlos Fronner, Foguinho, Ênio Andrade e Daltro Menezes e os atuais Tite, Mano Menezes e Celso Roth.

Defensivismo e retranca são dogmas fundamentalistas da escola gaúcha, que enfeou o futebol brasileiro, rebaixou-lhe a arte e diminuiu-lhe o “glamour”, em nome do chamado futebol de resultados.

Tudo isso está sendo dito a fim de que a torcida palmeirense não se iluda e imagine que a filosofia de Scolari vai mudar.

Como é que vamos jogar quinta-feira que vem em Barueri? Atacando ou defendendo? No ataque ou na defesa?

@@

Não, não pensem que estou em desacordo com o pensamento do treinador no que respeita, única e exclusivamente a esse jogo.

Com a vitória por dois gols, marcados na casa do adversário sem ter sofrido nenhum, o Palmeiras passou a obrigação de ser ofensivo e de ter de atacar ao adversário.

Como o Grêmio virá com tudo pra cima do Verdão, teremos nos pés a possibilidade de aplicar o antídoto, o contrataque, e liquidar de vez com a equipe gaúcha partindo para decidir a Copa do Brasil contra os bambis ou contra os coxas.

A grande pergunta é esta: “como contratacar com eficiência se Mazinho,  Maicon Leite e, possivelmente Cicinho, estarão no banco?”

Ou Felipão, que vocês imaginam haver mudado, terá coragem de dar ao time alguns gramas, ao menos, de ofensividade? Não me iludo com isso!

Sou convicto de que Scolari vai apostar em, antes de fazer, não tomar os gols!

Portanto…

Preparem-se para mais um jogo de aflição e sofrimento!

Tomara que eu esteja errado!

COMENTE COMENTE COMENTE

6 Comentários:

  • Às 15 de junho de 2012 10:34 , Anonymous Edson disse...

    ...Sou convicto de que Scolari vai apostar em, antes de fazer, não tomar os gols!

    O que nesse próximo jogo contra o grêmio é absolutamente adequado.

     
  • Às 15 de junho de 2012 10:43 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    QUE MARAVILHA DE TEXTO

    Sensacional e oportuno para oportunista.

    =====

    Alcides, quando a gente vê o pensamento dos comentaristas de são paulo, normalmente notamos a tendência pra sim ou pro não em relação ao time.

    Porém, tive a oportinidade de ver e ouvir bem direitinho uns comentaristas do Sportv do sul, que me parece ser inter.

    Ele disse que Felipão fez aquilo que se esperava dele, ou seja, fechar o time e esperar um gol salvador e disse que Felipão só sabe jogar assim, nesse esquema de mata-mata, fechado e pelo regulamento.

    Disse que não vê vida longa do Palmeiras no Brasileirão jogando dessa maneira.

    Disse também que, Luxemburgo errou ao entrar com Kléber, sendo que para ele Marcelo Moreno vinha jogando há mais tempo e era de área, sendo que Kléber e Miralles eram jogadores de canto, por isso Marcelo deveria ter sido ele o titular.

    Disse que o Grêmio não jogou a toalha, mas acredita que seja quase que irreversível a classificação do Palmeiras.

    ======

    E deixa eu contar uma coisa que me aconteceu ontem (quinta-feira).

    Um amigo meu palmeirense, me encontrou e me chamou.

    Aí ele me disse:

    - Você lembra quando você falava há quase dois anos atras que Felipão estava desatualizado, ultrapssado e teria que sair do Palmeiras?

    Eu disse:

    - Claro que sim.

    Ele então falou:

    - O que me diz agora? Felipão é ou não é foda?

    Respondi assim:

    - Olha Everaldo, você tem capacidade de me perguntar o que acho de um técnico que depois de 730 dias, não é 1 dia, nem 1 mês, são 365 dias vezes dois, são 730 dias, conseguiu montar um time com 3 zagueiros, sendo 1 cabeça de área (falso volante) e ganha o jogo do Grêmio lá no contra-ataque?

    Disse ainda:

    - Everaldo, porque ele demorou 2 anos para descobrir isso? Será que quando jogou contra o Coritiba não sabia disso? Ou será que quando jogou contra o Goiás ? Amigo, na boa, escuta o que vou te falar, no futebol existe o "fato novo", um ingrediente que pode mudar a água para o vinho e este fato foi o sequestro de Valdívia. Esse fato uniu o grupo ainda mais. Acredito que os jogadores já estavam focados na Copa do Brasil, mas esse fato ajduou, porque despertou uma solidariedade que não percebíamos no grupo. Os caras dedicaram a vitória ao jogador Valdívia. Note Everaldo que em nenhum momento de crise, dedicaram por exemplo uma vitória ao Felipão durante esses dois anos. Grande parte do grupo não gostava, não gosta do técnico, mas respeitam e agora depois do acontecido, se fortaleceram ainda mais. E para um time, não é preciso que ninguém goste de ninguém, MAS QUE RESPEITEM-SE e façam aquilo que devem fazer que é dar título ao clube que os paga. Mas que Felipão não me engana, isso não me engana mesmo.

    Ele então me disse:

    - Cara, você é o Palmeirense mais pessimista que eu conheço.

    Eu:

    - Pessimista eu? rsrsrsrsrsrsr, Voce que é bilotaldo, kkkkkkk.

    F I M.

     
  • Às 15 de junho de 2012 15:59 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    PITACO SOBRE VALDÍVIA

    Acho que Valdívia vai ficar.

    Há não ser que paguem os 15 milhões livres.

    E por que acho?

    Porque um cara tão traumatizado, talvez não tivesse ânimo para assisitr ao jogo contra o Grêmio e principalmente, torcido e dito que o Palmeiras parecia que jogava uma final de Copa do Mundo.

    O problema mesmo é convencer a mulher dele e nesse sentido talvez o tempo esteja do nosso lado.

     
  • Às 15 de junho de 2012 18:20 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Acredito que qualquer questionamento a respeito da capacidade do Felipão no comando do Palmeiras até o termino da Copa do Brasil é totalmente inoportuno!
    Vamos Felipão!

    Abraço do Doente(verdão)

    Se você me permite Alcides, mudando de assunto:

    Os bambis foram dominados pelo Coxa por quase noventa minutos, mas eles estão com uma sorte que sempre lhes é peculiar!
    Marin que a seleção no CT do São Paulo. Esse um enorme motivo para nos preocuparmos com a arbitragem caso a final seja Palestra X BAMBIS.

     
  • Às 15 de junho de 2012 18:44 , Anonymous Edson disse...

    Vi o jogo bambis e Coritiba e time por time, prefiro enfrentar a bixarada.
    O coxa deu um baile no time-biba e pecou por querer apostar no 0x0 após a expulsão.
    O problema numa final com eles é a arbitragem que sempre lhes são favoráveis.

     
  • Às 15 de junho de 2012 21:41 , Anonymous Edson disse...

    Boa notícia.



    Embora ainda abalado pelo sequestro-relâmpago que foi vítima, o meia Valdivia se colocou à disposição do técnico Luiz Felipe Scolari para os próximos jogos do Verdão.

    O camisa 10 participou normalmente do treino desta sexta-feira, na Academia de Futebol, e depois da atividade voltou a se reunir com membros da diretoria. Após o encontro, foi divulgado que o jogador permanecerá no clube pelo menos até o término da Copa do Brasil.

    "Apesar de ainda estar bastante abalado emocionalmente, não quero atrapalhar a equipe com essa história de que vou sair ou vou ficar, pelo contrário. Quero ajudar o Palmeiras nesta partida decisiva contra o Grêmio e também na nossa reação no Campeonato Brasileiro" disse o Mago, ao site oficial.

    O gerente de futebol César Sampaio também comentou a decisão do chileno: "Entendemos o momento difícil do Valdivia, e chegamos a conclusão que a convivência dele com os companheiros nos treinos e jogos pode ajudá-lo a retomar as atividades normais do dia-a-dia dele".

    Como não atua há duas semanas, ainda não se sabe se Valdivia será relacionado por Felipão para o jogo de domingo contra o Vasco, mas para a decisão de quinta-feira contra o Grêmio, ele pode até ser titular.

    Eduardo Luiz
    eduardoluiz@palmeirastododia.com

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial