Observatório Alviverde

03/09/2012

O EMPATE CONTRA O GRÊMIO NOS CONCEDEU PEQUENAS VANTAGENS E GRANDES DESVANTAGENS! CHEGA DE EMPATES!

 

O CU-rintia, que, teoricamente, disputava o mesmo segmento de campeonato que o Palmeiras, ganhou ontem do líder, o Galo Mineiro e deslanchou.

Com o triunfo, subiu um degrau importante na tábua de classificação e já luta por objetivos de maior estofo e importância.

Pode-se dizer, agora, que a galinhada está fora de qualquer ameaça prática de rebaixamento, se é que um dia, mesmo na época em que seguravam a lanterna, poder-se-ia dizer que estiveram ameaçados.

Se os adversários bobearem eles irão, fatalmente, para o pelotão de elite em mais quatro ou cinco rodadas.

Pelo time que têm, o mais regular e vencedor do futebol brasileiro há um bom tempo, não há como duvidar disso.

@@

Odeio ter de falar nos adversários, mas tenho de fazê-lo para mostrar certos aspectos do futebol que a mídia, de um modo geral, das duas, uma: ou não tem “feeling” para observar ou considera casos de somenos importância.

O Palmeiras, historicamente, está sempre por trás das melhores conquistas de nossos adversários.

Se o Palmeiras houvesse conservado Telê Santana após a perda daquele campeonato em que Vicente Mateus adiou a decisão, o fenômeno do crescimento dos bambis dificilmente se concretizaria.

Se Leão, ele mesmo, não houvesse desprezado Zetti, os bambis jamais teriam encontrado um goleiro de sua capacidade, talvez o melhor da época e teriam um time mais vulnerável, sem tanta a força defensiva que os levou ao título mundial.

Se Leão, sempre ele, não houvesse trocado Neto por Ribamar o CU-rintia dificilmente teria sido campeão brasileiro.

Em proporção figurada, o time deles da década de 90 estava para Neto, assim como o Palmeiras de 2012 está para Marcos Assunção. A bola parada de Neto que Leão subvalorizou, os conduziu aos títulos.

Eu só não entendo uma coisa.

Como, após todas essas situações e outras semelhantes em que sempre prevaleceram o orgulho, o amor próprio, a prepotência e a imposição de autoridade coercitiva por parte desse treinador, quantas e tantas vezes ele dirigiu o Palmeiras sem jamais ter conquistado algo significativo à frente do Verdão.

Leão, na qualidade de técnico, foi sempre a antítese do que foi como jogador e não deixou saudades.

@@

O bom time que o CU-rintia tem hoje também tem, por incrível que pareça, as digitais de nossa diretoria.

Aliás quando vi a galinhada ganhando o último Brasileiro e a Libertadores e quando vejo, hoje, o time deles ganhando sempre, sinto muita raiva (no sentido esportivo da palavra) de Palaia

Esse nosso cartola, irmão-siamês de Leão em filosofia gestos e atitudes, deu Tite de presente ao nosso maior adversário.

Tá certo que Tite não foi para o CU-ríntia de imediato, mas como estava em disponibilidade foi contratado para o lugar de Mano Menezes, que assumia a Seleção.

Quem não se lembra do total desprezo e desrespeito de Palaia a Tite, quando, após um jogo em Recife, foi aos microfones mandando Tite calar a boca e detonando, varzeanamente, como era de seu feitio, mais uma crise no castigado futebol palmeirense!

Na verdade, Palaia agia mancomunado com o veterano Edmundo, que Tite, aos poucos, estava afastando do time por deficiência física.

A nossa dupla dinâmica, antecipando-se à uma dispensa que parecia inevitável e derrubou, antes, o treinador.

Palaia e, lamentavelmente, o Palmeiras, perderam o bonde da história e o clube não pode contar com o trabalho sério e competente de um dos melhores treinadores brasileiros da atualidade, quer a “turma do contra” queira ou não, admita ou não.

Houve até a “missa encomendada” dos paus mandados de nossa torcida paulistana que tiveram o requinte, a mando, se sabe bem de quem, de ir ao aeroporto de Cumbica atirar ovos contra Tite, a fim de que, pressionado, ele pedisse demissão imediatamente.

Esse foi um episódio negro na vida do Palmeiras sobre o qual ninguém fala, que culminou com a dispensa de um treinador honesto, sério, carismático e que queria apenas o bem do clube, trabalhar e mostrar o seu valor.

O castigo de Palaia e, por extensão, o nosso, é ter de assistir, impávidos, as alegrias e conquistas de nosso maior adversário, em contraste com as nossas constantes tristezas e fracassos.

Ah, eu esquecia de dizer que Mustafá Contoursi concedeu um título mundial ao CU-ríntia, abrindo mão da vaga do Palmeiras (vendendo ou cedendo? Cedendo ou vendendo?) a nossa participação na competição conquista dentro de campo.

Vejam lá se o Vasco fez o mesmo em relação ao Flamengo.

Como é que um presidente capaz de uma “proeza” como essa, de ter feito o maior gol contra da história do Palmeiras, pode continuar querendo mandar, dar todas as cartas políticas no clube e fazer todos os presidentes?

@@@@@@@@@@@@@@@

VAMOS ANALISAR, AGORA, O NOSSO SEGMENTO DE CAMPEONATO PARA QUE POSSAMOS AFERIR SE O EMPATE CONTRA O GRÊMIO NOS TROUXE ALGUM TIPO DE VANTAGEM, NA CONFRONTAÇÃO COM OS NOSSOS CONCORRENTES.

@@

DESVANTAGEM

No plano geral o 0 x 0 contra o Grêmio tirou-nos da condição de primeiro entre os quatro do corredor da morte, colocando-nos em segundo, mantendo o nosso número inexpressivo de vitórias, 4, que é o primeiro critério de desempate..

@@

CONTRA O ATLÉTICO GO: VANTAGEM

Por pontos ganhos, dividíamos a posição com o Atlético GO, 16,  e os superávamos nos demais critérios.                 O empate contra o Grêmio nos colocou um pouco à frente do Dragão.                                                                   Estamos com 17 pontos, um a mais do que eles que têm 16.  O Palmeiras tem 4 vitórias e eles, 3.              Aumentamos o saldo de gols em relação aos goianos.

@@

CONTRA O SPORT: DESVANTAGEM

Também por pontos ganhos dividíamos a posição com o Sport que, ao vencer o Santos, passou para 19, estabelecendo uma diferença de dois pontos sobre o Verdão. O Sport igualou-se ao Palmeiras em número de vitórias, mas continua perdendo nos demais critérios.

@@

CONTRA O CRICIÚMA: NEM VANTAGEM, NEM DESVANTAGEM

O Criciúma, que empatou em casa com o Flua, subiu de 14 para 15 pontos e continua a 3 pontos o Palmeiras, com 3 vitórias.

@@

CONTRA O BAHIA: A MAIOR DESVANTAGEM

O Bahia, ao vencer os bambis, subiu de 20 para 23 pontos, com 5 vitórias e começa a se desgarrar do pelotão traseiro. traseiro.  Aumentou para 6 a diferença de pontos em relação ao Palmeiras, que era de 4 pontos.e isso não foi nada bom. O Palmeiras precisará vencer dois jogos para alcançar o tricolor baiano, ao mesmo tempo em que tem de torcer por dois tropeços dele  É difícil.

@@

CONTRA O CORITIBA, VANTAGEM

Em relação ao Curitiba que perdeu para o Bota, o Palmeiras ganhou um ponto e a diferença, que era de 6 pontos, caiu para 5.  Só que o time paranaense já tem 6 vitórias no cartel, o que representa um trunfo de grande importância na eventualidade de empates.

@@

CONTRA A PORTUGUESA: VANTAGEM

A Lusa perdeu para o Vasco, continua com 25 pontos e o Palmeiras diminui a diferença, que era de 9. para 8 pontos. O Palmeiras vai precisar ganhar 3 jogos, sem que a Portuguesa pontue, para poder alcança-lá.  A  exemplo o Coritiba a Portuguesa também tem 6 vitórias até agora,

@@

OUTRAS VANTAGENS:

CONTRA O SANTOS: VANTAGEM : A DIFERENÇA DE 10 CAIU PARA 9 PONTOS.

CONTRA O FLAMENGO, A DIFERENÇA, QUE ERA DE 11  CAIU PARA 10 PONTOS.

CONTRA O NÁUTICO, A DIFERENÇA QUE ERA DE 11, PASSOU PARA 10.

@@

A CONCLUSÃO A QUE SE CHEGA É QUE O PALMEIRAS PRECISA COMEÇAR A GANHAR PORQUE OS EMPATES EM COMPETIÇÕES DE TRÊS PONTOS SÃO, VIA DE REGRA, RESULTADOS CATASTRÓFICOS

A SÉRIE INFINDÁVEL DE EMPATES EM 2011 QUASE NOS LEVOU AO DESCENSO.

A DIFERENÇA É QUE, ESTE ANO, NEM EMPATAR ESTAMOS CONSEGUINDO E, POR ISSO, A SITUAÇÃO VAI SE TORNANDO DIFÍCIL EM FACE DOS RESULTADOS DAS.EQUIPES QUE ESTÃO NO REBOLO, A MAIORIA EM CURVA ASCENDENTE.

@@

LEIAM NO SITE INFOBOLA DE TRISTÃO GARCIA A DELICADA SITUAÇÃO, HOJE, DAS EQUIPES ENVOLVIDAS NA LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO NESTE BRASILEIRÃO, O PALMEIRAS, INCLUSIVE.:

 http://www.infobola.com.br/

Não se assustem com o exagero dos números porque essa é a situação que se verifica hoje.

A partir do momento em que o Palmeiras vencer e os concorrentes diretos vierem a perder, esse número se modifica, às vezes radicalmente.

É por isso que precisamos apoiar a equipe e lotar o estádio em cada jogo disputado.

Essa mobilização tem de ser feita a partir da flexibilização e redução do preço dos ingressos, a fim de que a torcida compareça, apóie e incentive a equipe e pressione os adversários.

Quinta feira vamos enfrentar o Sport e esse é um jogo de caráter decisivo, daqueles que se chama de jogo de seis pontos, sobre o qual vamos falar esta semana.

Embora otimista, ando muito preocupado.

Os aspectos psicológicos começam a pesar sobre a equipe e esse fator é que pode decidir contra a gente.

Ademais o nosso time, sempre condicionado a jogar atrás, retrancado, marcando e guarnecendo a defesa para não levar gols, tem pouco poder ofensivo e não está acostumado a fazer gols.

Como ainda não existe a vitória sem gols temos de torcer para que o nosso ataque, mesmo sem o categorizado Barcos, possa pontuar com o rompedor Obina.

Aliás, existe, sim, vitória sem gols.

Quando se joga o torneio início.

Em mata-matas e torneios-inicios, Felipão é o bicho!

COMENTE COMENTE COMENTE

8 Comentários:

  • Às 3 de setembro de 2012 às 10:22 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Me reestabelecendo Graças a Deus, depois de um quase início de pneumonia.

    Febre de 42, 41, 41,5, 40 graus de não ver nada.

    Mas fui ao Pronto Socorro e descobri a tempo e já iniciei o tratamento.

    Estou bem melhor.

    Acredito que em relação ao nosso time o mesmo já estaria também curado se tivéssemos trocado o técnico, por tudo o que envolve e os efeitos que normalmente da vezes é bom.

    Mas tudo bem, vou continuar quiétinho à espera de um milagre.

    O jogo contra o Sport não dá para perder.

    Como não dava pra empatar com um time com 10 jogadores.

    Aliás, quantas vezes o Palmeiras já não conseguiu dos adversário esse ano com 1 a mais?

    Nas minha contas foi uns par dele.

    A turma pensa que é implicância minha, mas ninguém notou que a mídia em nenhum momento diz que se não trocar o técnico é difícil.

    Querem que fique como está. Está legal. Está vendendo.

    Deixa pra lá.

    Fico a espera de um milagre.

    =======

    Alguém tem saudade do Jorginho?

    Ah, mas no Bahea é diferente, eles tem uma diretoria burra, atrasada, mau administratada, um elenco fraco e um monte de bulufas.

    Mas Fizeram o óbvio e o Bahea ganhou 9 pontos em seguida.

    ======

    Fui.

     
  • Às 3 de setembro de 2012 às 10:26 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Alcides.
    Seus comentarios é de muita qualificação, mas meu amigo que situação estamos??
    É uma verdeira falta de responsabilidade, capacidade, e ate vergonha o que estão deixando acontecer.
    Sabado vendo Palmeiras e gremio, estava evidenciado, que podiam expulsar maios dois ou três do adversario, e o jogo varar a madrugada, que jamais conseguiriamos fazer um gol, é nitido a falta de organização, a falta de esquema, a falta de jogada do time, somos dependente, dos golzinhos do M. Assunção, e dos lampejos do CHINELO, não temos técnico, ou temos sim somente para atrapalhar, se deichar o elenco a vontade, cada um por sim da mais resultado.
    Vendo a rodada, um ou outro jogo, não se ve um time tão desqualificado, e inocente taticamento igual ao nosso, ate o A. Goianiense tem mias padrão do que nós.
    O time do Palmeiras é uma presa facil para os técnicos adversarios, não tem jogadas, é faccil de marcar, ficamos iludidos com pósse de bole, pósse de bola não ganha jogo, o Wanderlei deu um chow no jumento, com um a menos jogava dois dias seguidos ali e o Palmeiras não faria nenum gol.
    Temos sim peças ruins,desqualificada, mas numa geral nosso time esta entre os dez melhores, faz dois anos que estamos se arrastando e passando vexames, é obvio a incapacideade de velho, pode ate ser que os jogadores os respeita,mas é evidende a contrariedade deles com os esquemas, se é que tem esquema.
    Providencias tem que ser tomadas urgentemente, não adianta ficarmos fazendo contas com resultados dos adversarios, quem tem que fazer os resultados somos nós, os times da parte de baixo, todos estão reagindo, não vai ser facil escapar dessa.
    Quanto aos jogadores: tem que pagar esses caras um a um, e chegar a bagaça, esse CHINELO por exemplo, sabado, éra o jogo dele, que precisa dele, por sua habilidade, sua condição de desiquilibrar.., mas nem ele os jumentos conseguem administrar, ou esse cara se encontra ou manda sumir.., chega de palhaçada..
    Quanto ao Barcos, sei que vou contrariar muita gente aqui.., mas esta com muita firula, tribes desnecessarios, jogadinhas bonitas,,,,. OBINA JÁ.., precisamos de raça, sangue, e sem firula.
    Aos vegetais, as merdas dos bananas, tem que tomar providencias correndo, porque com os jumentos, é queda na certa, outra , pega o goleiro do bahia correndo, antes que outros pegam, cambada de burros incompetentes, surrupiadores, vermes, amébas..

     
  • Às 3 de setembro de 2012 às 11:41 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Boa recuperação MESTRE, tome bastante liquido (água suco)....rs...

     
  • Às 3 de setembro de 2012 às 12:30 , Blogger Miguel disse...

    Alguns dos colegas pensou num detalhe fundamental: Como andam as premiações? O bicho da CB 2012 já foi todo pago? Tem conselheiro soltando farpas na imprensa levando a discussão para esse lado. Pensaram no caso deste senhor ter razão? Estimo melhoras ao Mago !

     
  • Às 3 de setembro de 2012 às 13:48 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Obrigado Ney e Miguel.

     
  • Às 3 de setembro de 2012 às 16:59 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Mestre
    Cuidado! Pneumonia mata! Quando se reestabelecer procure um médico e peça para que lhe receite a vacina.

    Estimo as suas melhoras!

    Sobre Felipão. Eu disse, antes da conquista da Copa do Brasil que, com qualquer resultado o Palmeiras teria de mudar de técnico. Aquele era o momento.

    Agora eu aconselharia que tentássemos por mais três ou quatro rodadas e se não der não ter dó ou medo de substituir o treinador. Os resultados nos darão a melhor alternativa.

    NEY
    A situação este ano está bravissima porque os clubes mais ameaçados são poucos em relação aos outros anos.

    Acima do Palmeiras, dos que estão fora da zona de rebaixamento e alcançãveis a curto prazo estão apenas o Bahia e o o Coritiba, mas precisamos de ganhar duas vezes e que eles percam duas para que os alcancemos.

    Tá muito difícil, mas vamos ter otimismo.

    MIGUEL

    Essa questão dos bichos,colocada por você, é real.

    Mas, convenhamos não tem faltado raça e empenho ao time e, sim, futebol ofensivo para fazer os gols.

    O esquema do homão, nesse aspecto, é péssimo.

    Os jogadores não são treinados para fazer gols, apenas para evitar gols.

    Sem marcar gols não se ganha as partidas.

    Abs a todos (AD)

     
  • Às 3 de setembro de 2012 às 17:50 , Anonymous Edson disse...

    A coisa tá preta e a diretoria tem que se virar.
    Como comentei logo após o jogo, em outro tópíco, falta velocidade ao time e um jogador que tenha qualidade para ir para cima.
    Também concordo que não falta vontade e sim velocidade.
    O time está moroso e sem ultrapassagem de lateral pela esquerda, pois o Juninho só toca para atrás.
    Concordo com o Ney em relação ao Barcos. É um bom jogador, mas me parece estar apenas querendo "hacier un golaço" e só finaliza do jeito bonito.
    O Obina é um jogador de qualidade e vai dar conta do recado.

    Espero que "madre mia" interceda junto ao Valdívia para que jogue bola, não se machuque e NÃO RECLAME, pois no jogo contra o Santos, tomou amarelo num lance comum, porque tinha enchido o saco do Ceretta, com muita gesticulação, no intervalo do jogo. Eu estava no campo e vi.
    Se tem um cara que pode nos ajudar em qualidade é ele.
    O Felipão parece ter entendido que tem que por o time para a frente.
    O problema é que o time está muito acostumado a só defender.
    Esse ano vai ser difícil para nós.

     
  • Às 3 de setembro de 2012 às 20:38 , Anonymous Anônimo disse...

    Existe também a questão da CONFIANÇA.

    O jogador tem que acreditar na sua capacidade no momento de concluir a jogada.

    Nos jogos contra Fluminense e Santos o time jogou melhor e criou mais oportunidades de gol do que os dois adversários. Dois times que a imprensa e parte da torcida do Palmeiras consideram melhores do que o nosso.

    Mesmo jogando desfalcado contra os dois rivais completos ou quase completos, o Palmeiras criou mais. A diferença é que na hora de fazer o gol, quem criou menos aproveitou as chances que teve. Contra o Santos ainda tivemos a “felicidade” de tomar um gol de bola atrasada, quando o Neymar errou o chute.

    A confiança e o fator emocional são fundamentais para o Palmeiras. Nossos adversários sabem disso, a imprensa também sabe, somente parte da nossa torcida parece não saber e usa os meios de internet para propagar sem descanso que o nosso time não presta, que não temos elenco, que todos os dezenove concorrentes são melhores do que o Palmeiras. Certamente esses “palmeirenses” estão colaborando muito para o time sair dessa situação com esse comportamento útil. Essa observação é por tudo que tenho visto e lido nos “blogs” palestrinos nos últimos dias.

    Concordo com a avaliação dos colegas de que é preciso ter a mentalidade dos pontos corridos, que a situação é difícil e que sem fazer gols não vamos ganhar jogo algum. Porém, paralelo a isso existe a questão da autoestima, da confiança, de acreditar na equipe que pode muito bem jogar melhor que a maioria dos times desse brasileiro, pois já fez isso em campo em vários jogos.

    Não podemos negar que tivemos partidas ruins onde o time foi covarde e se escondeu, sentou em cima do resultado e se deu mal. Por outro lado, também tivemos jogos onde o Palmeiras merecia sair vencedor, pois foi melhor e somente não conseguiu porque pecou nas finalizações ou foi assaltado.

    Daqui para frente não bastará jogar melhor, é preciso transformar esse jogar melhor em gols e não entregar lances fáceis aos adversários.

    Não canso de repetir que se não fossem tantos pontos roubados no início, o clima seria outro, o desempenho seria outro, a confiança seria outra e os debates aqui no blog também seriam outros. Agora já foi, não adianta reclamar pelo passado, mas pelo menos que o desempenho em campo que tivemos em vários jogos sirva para voltar a confiança para todos.


    Marcelo Luiz

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial