Observatório Alviverde

04/09/2012

SE O PALMEIRAS AO MENOS AMEAÇAR DEMITIR FELIPÃO, A MÍDIA VAI CHIAR!

 

Telê Santana, nunca foi mestre, como proclama a mídia. 

Defini-lo como excelente, creio ser suficiente para se  reconheça os seus inegáveis méritos como grande conhecedor de futebol e um dos melhores treinadores de seu tempo.

No Palmeiras, armou um time jovem e barato formado por jogadores pouco conhecidos.

Isso nunca ocorrera e, até hoje, jamais ocorreu na história do clube.

Foi no Verdão que Telê conseguiu crescer na profissão, ganhando fama e notoriedade ao dirigir aquele que já era o clube mais vencedor do futebol brasileiro.

A partir de sua passagem pelo Palmeiras, Telê evoluiu rapidamente e passou a ser considerado um treinador de ponta do futebol brasileiro.

De sua modesta condição de treinador regional ele  chegou, por méritos e competência à Seleção Brasileira onde formou o grande esquadrão que disputou a Copa da Espanha em 82  melancolicamente eliminado pela Itália de Paulo Rossi.

Embora detentor de um título nacional pelo Galo Mineiro em 1971, Telê era, muito mais,  conhecido como ex- jogador do Flu, do que, propriamente, como treinador.

Para aqueles que o conheciam de perto - eu o conheci – era um técnico honesto, dedicado, capacitado, talentoso e disciplinador, que armava ótimas equipes mas não conseguia ganhar títulos na mesma proporção da qualidade de seu trabalho.

Por isso a maior parte da mídia, embora reconhecendo-lhe o trabalho, o chamava em seu tempo de Palmeiras, maldosa e desprezivelmente, de pé-frio!

Mas os mesmos analistas que o criticavam, anos depois, já em sua fase no SPFC, o  glorificaram, endeusaram  e passaram a chamá-lo de mestre.

@@ 

Dizia em seu estro, este, sim, um mestre, (dos versos, das rimas mais que ricas, milionárias e das palavras), o célebre poeta paraibano Augusto dos Anjos, “ a mão que afaga é a mesma que apedreja”.

No caso de Telê, as mãos que o apedrejaram quando trabalhava no Palmeiras,  foram as mesmas que o afagaram a partir do instante em que ele colocou os pés no SPFC.

Na verdade, Telê só começou a ganhar os títulos importantes muito tarde, já em idade avançada, a partir de sua passagem pelo Morumbi.

Seu trabalho só frutificou e foi reconhecido quase ao final de sua, apenas, boa carreira, digna de um treinador um pouco acima do comum, embora ele, reconheça-se, não fosse comum.

Em 86, no México, ele fracassou, novamente, à frente de uma Seleção sobre a qual não teve força e ascendência para manter sob disciplina, sem conseguir que fosse, sequer, simples sombra da seleção de 82.

Tudo se tornou mais fácil para a partir do momento em que passou a contar com o auxílio e respaldo da máquina de bastidores do SPFC, a maior e a melhor do mundo.

Para o bem e para o mal.

@@

Agora eu explico porquê falei tanto em Telê, se o assunto neste OAV é, exclusivamente,  o Palmeiras.

@@

Como repete e reverbera a mídia, Telê afirmou, certa vez, em um programa de rádio do qual eu participava como um dos entrevistadores que:

mesmo em situações desesperadoras ou sob ameaça de descenso, clube algum deveria dispensar o treinador, mas insistir com ele.”

Isso, depois, ele viria a repetir reiteradamente, como se fosse um “mantra”, em dezenas de outras entrevistas.

Travamos, lembro-me bem, uma pequena discussão pelo ar, na qual eu afirmei que só quem está fora e não vivencia o ambiente de um clube desesperado, que passa por essa dramática situação pode sustentar teses como essa.

Ele não concordou com a minha opinião e replicou com frases professorais embora sempre com educação.

Telê não estava acostumado a ser contrariado, pois a maioria dos colegas não o fazia e submetia-se passivamente às suas idéias e argumentos.

Ao encerrar o diálogo, afirmei que estávamos falando de futebol brasileiro, não de futebol árabe (onde ele estava) ou europeu.

Mas como Telê, o “mestre da crônica amestrada”, foi quem difundiu a idéia, virou dogma.

Até hoje  a maioria dos cronistas repete que os clubes ameaçados pelo descenso devem manter os seus treinadores.

Em teoria seria uma decisão bonita, romântica e agradável, digna do tempo do amadorismo em que os times não eram rebaixados e os  valores e as necessidades dos clubes eram bem outros.

A realidade nua e crua do futebol atual e a inflexibilidade das situações vividas pelos clubes ameaçados pelo descenso, aconselham às vezes, medidas drásticas de salvamento.

 A mídia já dedicou N programas para desaconselhar os clubes a mudar de treinador, mesmo na hora em que o desespero bate à porta.

Já o estão fazendo em relação ao Palmeiras.

@@

Tem sido recorrente o relato da “heróica” recuperação do Fluminense que conseguiu inverter uma situação de rebaixamento, tida como técnica e numericamente irreversível, atribuída ao fato de manter o então técnico Cuca.

O que todos se esquecem de dizer é que se não fosse o apito comparsa do finório Simon ao anular aquele gol de cabeça de Obina,

l-e-g-a-l, 

l-e-g-i-t-i-m-o,

g-e-n-u-i-no

c-r-i-s-t-a-l-i-n-o

e

i-n-e-s-q-u-e-c-í-v-e-l 

os cariocas teriam ido para o “beleléu” e levado um grosso e comprido “bililiu".

@@

A contribuição, do abominável árbitro gaúcho e de outros colegas dele,  reles sopradores de apito e menos conhecidos,  na tal “recuperação” do Flu, foi, provavelmente, maquinada por cima, via figuras importantes da cúpula esportiva carioca e da TV, mas isso a mídia não averiguou. 

Essas coisas têm de ser rememoradas e ditas sempre que se puder em alto e bom tom.

@@

Que não se deixe, porém de atribuir todos os méritos técnicos da recuperação do tricolor a Cuca

Desprezando a maior parte dos veteranos,  armou um time jovem, muito rápido, velocíssimo, com o aproveitamento de jogadores da base e de reservas que não tinham vez no time principal, para o que a diretoria concedeu-lhe carta-branca .

A atitude corajosa de Cuca é uma lição a ser seguida pelos clubes que necessitam sair de situações semelhantes. 

@@

Diferentemente do que dizia Telê, qualquer time ameaçado pelo descenso, não só deve, como tem a obrigação de despachar um treinador que fraquejou e que não esteja dando certo, o Palmeiras, inclusive.

Quando se está perdendo uma batalha de forma bisonha e a tropa encontra-se desmotivada, necessário se torna a mudança do comandante.

@@

Nas circunstâncias atuais em que a diretoria tem plena confiança e convicção de que o trabalho de Scolari está correto e que existem perspectivas de mudança para melhor a curtíssimo prazo, eu defendo que se mantenha o treinador por mais três ou quatro jogos.

 Porém,  se os gols, as vitórias e os bons resultados não vierem,  a diretoria palmeirense terá de, forçosamente, fazer um tratamento de choque que inclui sem dúvidas ou hesitações, a dissolução da atual comissão técnica.

Na atual conjuntura, não há outra saída ou forma de recuperação.

Essa medida deveria ter sido profilática, tomada já na época em que o Palmeiras ganhou, com sofreguidão, a Copa do Brasil e tudo o que estamos passando já se desenhava.

@@

A mídia, que tanto faz restrições e odeia Scolari, ainda não se manifestou ou abordou o tema, senão através de comentários pontuais de um ou outro jornalista, que, seguindo sempre a cartilha de Telê, afirmam que Felipão tem de ficar até o fim.

A esmagadora maioria não quer a paz no elenco e, muito menos, que a boleirada  se una, se motive e que o Palmeiras se recupere no Brasileirão, evitando o descenso.

Como sempre, a propósito do Palmeiras, eles partem do princípio básico do “quanto pior, melhor” e adoram que a hesitação tome conta de nossos dirigentes, amadores e apedêutas em matéria de futebol.

Felipão tem de ficar, sim, se os resultados dos três ou quatro próximos jogos, a partir do confronto  de 6 pontos contra o Sport forem favoráveis.

Se o time começar a vencer e apresentar sinais de recuperação, que se mantenha Felipão, com todo o respaldo possível.

Em caso contrário, com todo o respeito,

Ra-

Ré-

Ri-

Ró-

RUA

Antes que quem RUA seja o próprio Palmeiras.

COMENTE COMENTE COMENTE

19 Comentários:

  • Às 4 de setembro de 2012 às 09:15 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    ALCIDES

    Sobre o post anterior, opa capitão estou esperto.

    Sobre continuar ou não, já não tô nem aí, até porque de sábado e quinta é gostoso assisitir jogo.

    Mas ainda ficarei: "A espera de um milagre"

    Por falar nisso, morreu aquele negão que protagonizou um anjo nesse filme A espera de um milagre, SEGUARAMENTE um dos filmes mais bonitos que assisiti.

    Saudações.

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 10:07 , Anonymous Anônimo disse...

    Registro sobre 2009 que ficaram esquecidos.

    A operação salva Rio não livrou apenas o Fluminense. O Botafogo também escapou graças às arbitragens estranhas. O caso mais grave aconteceu na partida Botafogo x Náutico, apitada pelo Gaciba que hoje escreve no Globo Esporte.com com "ar professoral".

    Quanto à partida Fluminense x Palmeiras, o gol anulado do Obina ficou famoso, mas não foi o único erro grave contra o Palmeiras naquele jogo. A falha mais grosseira aconteceu no segundo tempo, quando o Simon já sabia que a televisão tinha mostrado seu erro na anulação do gol.
    Em um cruzamento para a área o zagueiro Gum dá uma gravata no zagueiro Danilo e com isso consegue cortar o cruzamento. Simon viu tudo, estava em ótima condição para marcar a penalidade. As imagens da TV mostram a gravata que joga Danilo ao chão e mostra o Simon muito bem colocado.
    Duas outras falhas de arbitragem também foram cometidas e ignoradas pela imprensa e não mais lembradas.
    Armero levou uma cotovelada no rosto bem à frente do auxiliar. Teve que sair de campo com muito sangue no rosto e nada foi marcado.
    No gol do Fluminense, a bola fez a curva por fora na cobrança de escanteio, mas nesse caso quem não validou o gol do Obina jamais iria apontar que a bola fez a curva por fora.

    Esses erros que decidiram um campeonato ficam escondidos e nunca mais são exibidos pelas TVs. Entretanto, caso fossem cometidos contra os queridos da imprensa ou o time do Milton Neves, estariam sempre voltando à tela. Bastaria revê-los para comprovar.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 10:51 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Turma do amendoim...

    Rumo a Segundona! Agora Fica Felipão!

    A vaca foi para o brejo, ou melhor, o porco tão amado e querido, que um dia foi Periquito está a passos largos rumo a segunda divisão.

    Uma série de erros: diretoria incompetente, contratou mal, apostou em César Sampaio (que se escondeu atrás de Scolari) e Galeano, que nem como jogador fazia algo de tão maravilhoso.

    Onde estariam os craques contratados por Felipão? MAX PARDALZINHO, ADRIANO MICHAEL JACKSON, RIVALDO, GERLEY, RICARDO BUENO, FERNANDAO, PEDRO CARMONA, PAULO HENRIQUE. Contrataram cerca de 40 jogadores em 2 anos!

    Pedimos a Saida de Felipão há mais de um ano e meio, quando perdeu de forma vexatória a partida semi-final para o Goiás em pleno Pacaembú.

    Mas fazer o que se a nossa torcida é nostálgica e prefere cair com Felipão do que tentar sair da segundona e jogar FUTEBOL?

    Era a oportunidade de dar uma chacoalhada no time, lançar garotos da base ou pelo menos tentar algo diferente, que não, esse futebol horroroso, retranqueiro, sem dinâmica de ataque e com escalações pífias desse técnico gaúcho. Para que contratamos Obina se o cara coloca Mazinho como primeira opção? Será que é para irritar o torcedor? Só pode ser! Patrik então, só Scolari e o Galeano gostam! Será que por que veio do São Caetano? E Betinho? Opa, esse a iludida torcida oferece gratidão pelo título da Copa do Brasil, nem que nos custe a segundona! Coincidência, Betinho também veio do São Caetano, como Arthur, Patrik, Luan, Mazinho, Fernandinho,... E escapamos de ter o excelente goleiro LUIS, idolatrado por Galeano. Que belo celeiro de jogadores tem o São Caetano! Faremos companhia ao maravilhoso time do ABC na segundona do ano que vem?

    Pobre Palmeiras! Pobre Diretoria! Pobre aqueles que preferem sonhar com Felipão, a enfrentar a realidade e promover URGENTE A MUDANÇA!

    Mudança para um clube que não tem OPOSIÇÃO em seus membros do conselho e da diretoria. São os famosos LEÕES DE TELEFONE! Acaba o jogo é todo mundo se falando e expressando revolta, mas quando chegam ao clube, ninguém se manifesta. Leões ou Gatinhos?

    Vocês sabiam que até agora não apareceu uma chapa de oposição DE FATO para as próximas eleições? Apareceu? Então me diga quem é o candidato de oposição a presidência? Não apareceu, talvez pelo bom desempenho financeiro, pelas ótimas contratações e pelo futebol maravilhoso do Palmeiras nos últimos anos. É isso?

    Esse é o Palmeiras atual, futebol horroroso com uma política ainda pior. E a torcida? O Palmeiras ainda tem torcida?

    Murtosa, Galeano, César Sampaio, etc. FAMÍLIA SCOLARI, RUMO A SEGUNDA DIVISÃO! AGORA FICA FELIPÃO, porque a vaca já foi para o brejo! Infelizmente!

    É o que tinha pra hoje!

    Rogério Lugó
    Turma do Amendoim

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 11:36 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    BOM, ESSE TAL DE ROGÉRIO LUGÓ É UM ESDRUXULO MESMO NÉ.....CRITICA TANTO O FELIPÃO MAS NA CNT NO PROGRAMA DO AVALONE MORREU DE AMORES POR ELE...FALAR O QUE NÃO!!!

    DESSES 40 JOGADORES QUE ESSE SENHOR CITA AI QUE FORAM CONTRATADOS POR FELIPÃO, QUE EU ME LEMBRE ELE PEDIU RIVALDO, LUANE MAIS UM OU OUTRO

    O RESTANTE DAS TROLHAS, DAS TRANQUEIRAS E DOS CHUCROS QUE VESTEM A NOSSA CAMISA FOI CONTRATADA POR ESSA DIRETORIA QUE ESTÁ AI, AMADORA, INERTE, INCOMPETENTE, VENAL E O ESCAMBAU

    QUEREM QUE FELIPÃO SAIA, ÓTIMO ENTÃO, RESSUCITEM PAULO BONAMIGO(???), CHAMEM DE VOLTA JAIR PICERNI, CONTRATEM DE NOVO ESTEVAM SOARES, TIREM O CANDINHO DA APOSENTADORIA, LIGUEM PARA O MARCO AURÉLIO (AQUELE DA MERCOSUL-2000) VOLTAR AO CLUBE.....VÃO CAÇAR SAPO VOCES

    QUE FELIPÃO É RETRANQUEIRO E TEIMOSO EM VARIAÇÕES TATICAS ISSO NÃO TEMOS DUVIDAS, MAS E AI, VÃO MANDAR ELE EMBORA E CHAMAR QUEM?? O MARCELO VILAR DE NOVO??? O PARRAGA?? OU QUEM SABE O ANTONIO CARLOS DE NOVO???

    ESSA DIRETORIA QUE ESTÁ AI SEMPRE DIZ QUE O PALMEIRAS NÃO TEM DINHEIRO PARA FAZER GRANDES INVESTIMENTOS!!!!ORA ORA, SE O PALMEIRAS NÃO TEM, IMAGINE BOTAFOGO, GREMIO, FLAMENGO, VASCO E ETC

    EU JÁ SEI POR QUE O PALMEIRAS NUNCA TEM DINHEIRO PARA CONTRATAR!!! A TURMA DE MUSTAFA E CIA QUE O DIGA

    AHHH, QUEM SABE SEJA MELHOR CONTINUAR COM ARNALDO TIRONE, FRIZZO E CIA LTDA

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 14:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Rogério Lugó? Seria melhor trazer uma coluna do Chico Lang!

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 14:32 , Anonymous Anônimo disse...

    Hehehehehe.

    Palmeiras contratou Leandro Bochecha, kkkkkkkkkkkkkk.

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 16:28 , Anonymous Edson disse...

    Seja qual for o treinador, o rezador, o orador e tudo o mais, a ladainha é a mesma.
    Há anos estamos nas mãos de intrigas e discussões. Gente que não é palmeirense dirigindo o clube, torcendo para time cair e/ou não ser campeão, vazando informações e tudo o mais de deletério que possa existir.
    Sou crítico do esquema de jogo atual do time, mas enquanto tivermos essa gente tacanha dirigindo o nosso futebol, não há mesmo perspectiva.
    Eu só sei que, se tivéssemos uma atuação competente, não estaríamos nessa situação complicada, pois não teríamos sido roubados em uma quantidade de pontos que nos colocou na rabeira da tabela.
    Não justifico o mau futebol, mas não aceito a inépcia da diretoria que não sabe se defender e puxa o saco da rede globo, que sistematicamente desculpa e justifica os atos dos árbitros.
    Bastou uma vez errarem contra os Gambás e saiu até no jornal nacional.
    Como pode essa diretoria aceitar os erros contumazes contra as nossas cores?

    Se cairmos para a série B, todo palmeirense deveria devolver o seu PPV e não comprar de forma alguma o PPV da série B. Seria uma resposta comercial a esses FDP, que remam contra o Palmeiras.
    Rede de TV mal intencionada e políticos (palmeirenses?), incompetentes e malandros

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 17:12 , Anonymous NEI VERDE disse...

    Correia e Leandro já chegaram.., agora falta Martorelli, Fernando, Bizu...., V.T.N.C. bananas..

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 17:18 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    E AI VOCES QUE GOSTAM DE CRITICAR FELIPÃO......CONTRATARAM O LEANDRO BUXEXA, FORMADOR DE PANELINHA DO ESCAMBAU, PARA NÃO DIZER #%&*(*@

    E AGORA, VÃO CULPAR O FELIPÃO TAMBÉM????

    OU FRIZZO E TIRONE QUE SÃO ''JÊNIOS''???

    AH SIM, ELES SÃO DEMAIS....SÃO CONHECEDORES PROFUNDO DO FUTEBOL

    QUE APODREÇAM NO INFERNO

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 17:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Eu só tenho uma curiosidade.

    De ver esse técnico dirigindo o Botafogo, o Flamengo, o Cruzeiro, que segundo nossos torcedores tem um elenco super a mais que o Palmerias.

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 20:06 , Anonymous Anônimo disse...

    ELENCO DO BAHIA:

    Vamos trocar

    http://www.esporteclubebahia.com.br/elenco.html

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 20:10 , Anonymous Anônimo disse...

    Elenco do Sport

    GOLEIROS
    Magrão
    Saulo
    Matheus

    ZAGUEIROS
    Ailson
    Bruno Aguiar
    Diego Ivo
    Edcarlos
    Willian Rocha


    LATERAIS
    Cicinho
    Moacir
    Reinaldo
    Renato
    Renê

    VOLANTES
    Hamilton
    Milton Júnior
    Naldinho
    Renan
    Rithely
    Rivaldo
    Tobi

    MEIAS
    Felipe Menezes
    Hugo
    Marquinhos


    ATACANTES
    Felipe Azevedo
    Gilberto
    Gilsinho
    Henrique
    Magno Alves
    Roberson
    Ruan
    Willians

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 20:15 , Anonymous Anônimo disse...

    Elenco da Portuguesa

    GOLEIROS:
    TOM
    RODRIGO CALAÇA
    GLEDSON
    DIDA

    ZAGUEIROS
    DIEGO
    ROGÉRIO
    LEANDRO SILVA
    GUSTAVO
    ANDRÉ LUÍS
    VALDOMIRO
    LIMA


    LATERAIS DIREITO
    LUIS RICARDO
    IVAN
    ALÊ

    LATERAIS ESQUERDO
    MARCELO CORDEIRO
    RAÍ

    VOLANTES
    LÉO SILVA
    BRUNINHO
    MAYLSON
    MOISÉS
    FERDINANDO

    MEIAS
    BOQUITA
    JEAN MOTA
    DIGUINHO
    HEVERTON

    ATACANTES
    RODRIGUINHO
    ANANIAS
    RICARDO JESUS
    WILLIAM XAVIER
    DIEGO VIANA
    BRUNO MINEIRO

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 20:16 , Anonymous Anônimo disse...

    Elenco do Coritiba

    http://www.coritiba.com.br/portal/elenco-profissional/

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 20:17 , Anonymous Anônimo disse...

    Elenco da Ponte Preta

    http://www.pontepreta.com.br/v2/futebol.php?idDoc=35

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 20:19 , Anonymous Anônimo disse...

    Elenco do Náutico

    http://www.nautico-pe.com.br/ElencoProfissional.asp

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 20:20 , Anonymous Anônimo disse...

    Elenco do Atlético GO

    http://www.atleticogoianiense.com.br/?r=jogadores/index

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 20:23 , Anonymous Anônimo disse...

    Encaminhei para o blog as informações sobre os elencos dos times que disputam o Brasileiro e que têm maiores possibilidades de rebaixamento.
    O objetivo foi divulgar as informações sobre esses elencos para que as opiniões sobre qualidade dos concorrentes em relação ao Palmeiras sejam baseadas na realidade de cada um.

    Marcelo Luiz

     
  • Às 4 de setembro de 2012 às 21:26 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...



    OS IMBECIS ARNALDO TIRONE, FRIZZO E CIA BELA TEM QUE SAIR AGORA DO PALMEIRAS JÁ, PEDIR PRA CAGAR E SUMIR DO PALMEIRAS......CHEGA NÃO DÁ MAIS ESGOTOU, ELEIÇÕES JÁ EM OUTUBRO E QUEM GANHAR TEM QUE ASSUMIR.....DESSE JEITO O PALMEIRAS TA UMA VARZEA

    ENQUANTO ISSO, MANCHA VERDE, TUP E DEMAIS ORGANIZADAS QUE DIZEM SER MAIS PALMEIRENSES QUE O RESTO DO BRASIL CONTINUAM CALADAS, DEITADAS EM BERÇO ESPLENDIDO.....AH É, ANO QUE VEM RECEBEM GRANA PARA O CARNAVAL, ME DESCULPEM

    ISSO TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO SÓ PODE SER PROVAÇÃO, SÓ PODE SER ISSO, NUM É POSSIVEL

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial