SE O PALMEIRAS AO MENOS AMEAÇAR DEMITIR FELIPÃO, A MÍDIA VAI CHIAR!
Telê Santana, nunca foi mestre, como proclama a mídia.
Defini-lo como excelente, creio ser suficiente para se reconheça os seus inegáveis méritos como grande conhecedor de futebol e um dos melhores treinadores de seu tempo.
No Palmeiras, armou um time jovem e barato formado por jogadores pouco conhecidos.
Isso nunca ocorrera e, até hoje, jamais ocorreu na história do clube.
Foi no Verdão que Telê conseguiu crescer na profissão, ganhando fama e notoriedade ao dirigir aquele que já era o clube mais vencedor do futebol brasileiro.
A partir de sua passagem pelo Palmeiras, Telê evoluiu rapidamente e passou a ser considerado um treinador de ponta do futebol brasileiro.
De sua modesta condição de treinador regional ele chegou, por méritos e competência à Seleção Brasileira onde formou o grande esquadrão que disputou a Copa da Espanha em 82 melancolicamente eliminado pela Itália de Paulo Rossi.
Embora detentor de um título nacional pelo Galo Mineiro em 1971, Telê era, muito mais, conhecido como ex- jogador do Flu, do que, propriamente, como treinador.
Para aqueles que o conheciam de perto - eu o conheci – era um técnico honesto, dedicado, capacitado, talentoso e disciplinador, que armava ótimas equipes mas não conseguia ganhar títulos na mesma proporção da qualidade de seu trabalho.
Por isso a maior parte da mídia, embora reconhecendo-lhe o trabalho, o chamava em seu tempo de Palmeiras, maldosa e desprezivelmente, de pé-frio!
Mas os mesmos analistas que o criticavam, anos depois, já em sua fase no SPFC, o glorificaram, endeusaram e passaram a chamá-lo de mestre.
@@
Dizia em seu estro, este, sim, um mestre, (dos versos, das rimas mais que ricas, milionárias e das palavras), o célebre poeta paraibano Augusto dos Anjos, “ a mão que afaga é a mesma que apedreja”.
No caso de Telê, as mãos que o apedrejaram quando trabalhava no Palmeiras, foram as mesmas que o afagaram a partir do instante em que ele colocou os pés no SPFC.
Na verdade, Telê só começou a ganhar os títulos importantes muito tarde, já em idade avançada, a partir de sua passagem pelo Morumbi.
Seu trabalho só frutificou e foi reconhecido quase ao final de sua, apenas, boa carreira, digna de um treinador um pouco acima do comum, embora ele, reconheça-se, não fosse comum.
Em 86, no México, ele fracassou, novamente, à frente de uma Seleção sobre a qual não teve força e ascendência para manter sob disciplina, sem conseguir que fosse, sequer, simples sombra da seleção de 82.
Tudo se tornou mais fácil para a partir do momento em que passou a contar com o auxílio e respaldo da máquina de bastidores do SPFC, a maior e a melhor do mundo.
Para o bem e para o mal.
@@
Agora eu explico porquê falei tanto em Telê, se o assunto neste OAV é, exclusivamente, o Palmeiras.
@@
Como repete e reverbera a mídia, Telê afirmou, certa vez, em um programa de rádio do qual eu participava como um dos entrevistadores que:
” mesmo em situações desesperadoras ou sob ameaça de descenso, clube algum deveria dispensar o treinador, mas insistir com ele.”
Isso, depois, ele viria a repetir reiteradamente, como se fosse um “mantra”, em dezenas de outras entrevistas.
Travamos, lembro-me bem, uma pequena discussão pelo ar, na qual eu afirmei que só quem está fora e não vivencia o ambiente de um clube desesperado, que passa por essa dramática situação pode sustentar teses como essa.
Ele não concordou com a minha opinião e replicou com frases professorais embora sempre com educação.
Telê não estava acostumado a ser contrariado, pois a maioria dos colegas não o fazia e submetia-se passivamente às suas idéias e argumentos.
Ao encerrar o diálogo, afirmei que estávamos falando de futebol brasileiro, não de futebol árabe (onde ele estava) ou europeu.
Mas como Telê, o “mestre da crônica amestrada”, foi quem difundiu a idéia, virou dogma.
Até hoje a maioria dos cronistas repete que os clubes ameaçados pelo descenso devem manter os seus treinadores.
Em teoria seria uma decisão bonita, romântica e agradável, digna do tempo do amadorismo em que os times não eram rebaixados e os valores e as necessidades dos clubes eram bem outros.
A realidade nua e crua do futebol atual e a inflexibilidade das situações vividas pelos clubes ameaçados pelo descenso, aconselham às vezes, medidas drásticas de salvamento.
A mídia já dedicou N programas para desaconselhar os clubes a mudar de treinador, mesmo na hora em que o desespero bate à porta.
Já o estão fazendo em relação ao Palmeiras.
@@
Tem sido recorrente o relato da “heróica” recuperação do Fluminense que conseguiu inverter uma situação de rebaixamento, tida como técnica e numericamente irreversível, atribuída ao fato de manter o então técnico Cuca.
O que todos se esquecem de dizer é que se não fosse o apito comparsa do finório Simon ao anular aquele gol de cabeça de Obina,
l-e-g-a-l,
l-e-g-i-t-i-m-o,
g-e-n-u-i-no
c-r-i-s-t-a-l-i-n-o
e
i-n-e-s-q-u-e-c-í-v-e-l
os cariocas teriam ido para o “beleléu” e levado um grosso e comprido “bililiu".
@@
A contribuição, do abominável árbitro gaúcho e de outros colegas dele, reles sopradores de apito e menos conhecidos, na tal “recuperação” do Flu, foi, provavelmente, maquinada por cima, via figuras importantes da cúpula esportiva carioca e da TV, mas isso a mídia não averiguou.
Essas coisas têm de ser rememoradas e ditas sempre que se puder em alto e bom tom.
@@
Que não se deixe, porém de atribuir todos os méritos técnicos da recuperação do tricolor a Cuca
Desprezando a maior parte dos veteranos, armou um time jovem, muito rápido, velocíssimo, com o aproveitamento de jogadores da base e de reservas que não tinham vez no time principal, para o que a diretoria concedeu-lhe carta-branca .
A atitude corajosa de Cuca é uma lição a ser seguida pelos clubes que necessitam sair de situações semelhantes.
@@
Diferentemente do que dizia Telê, qualquer time ameaçado pelo descenso, não só deve, como tem a obrigação de despachar um treinador que fraquejou e que não esteja dando certo, o Palmeiras, inclusive.
Quando se está perdendo uma batalha de forma bisonha e a tropa encontra-se desmotivada, necessário se torna a mudança do comandante.
@@
Nas circunstâncias atuais em que a diretoria tem plena confiança e convicção de que o trabalho de Scolari está correto e que existem perspectivas de mudança para melhor a curtíssimo prazo, eu defendo que se mantenha o treinador por mais três ou quatro jogos.
Porém, se os gols, as vitórias e os bons resultados não vierem, a diretoria palmeirense terá de, forçosamente, fazer um tratamento de choque que inclui sem dúvidas ou hesitações, a dissolução da atual comissão técnica.
Na atual conjuntura, não há outra saída ou forma de recuperação.
Essa medida deveria ter sido profilática, tomada já na época em que o Palmeiras ganhou, com sofreguidão, a Copa do Brasil e tudo o que estamos passando já se desenhava.
@@
A mídia, que tanto faz restrições e odeia Scolari, ainda não se manifestou ou abordou o tema, senão através de comentários pontuais de um ou outro jornalista, que, seguindo sempre a cartilha de Telê, afirmam que Felipão tem de ficar até o fim.
A esmagadora maioria não quer a paz no elenco e, muito menos, que a boleirada se una, se motive e que o Palmeiras se recupere no Brasileirão, evitando o descenso.
Como sempre, a propósito do Palmeiras, eles partem do princípio básico do “quanto pior, melhor” e adoram que a hesitação tome conta de nossos dirigentes, amadores e apedêutas em matéria de futebol.
Felipão tem de ficar, sim, se os resultados dos três ou quatro próximos jogos, a partir do confronto de 6 pontos contra o Sport forem favoráveis.
Se o time começar a vencer e apresentar sinais de recuperação, que se mantenha Felipão, com todo o respaldo possível.
Em caso contrário, com todo o respeito,
Ra-
Ré-
Ri-
Ró-
RUA
Antes que quem RUA seja o próprio Palmeiras.
COMENTE COMENTE COMENTE
19 Comentários:
Às 4 de setembro de 2012 às 09:15 , Mestre dos Magos disse...
ALCIDES
Sobre o post anterior, opa capitão estou esperto.
Sobre continuar ou não, já não tô nem aí, até porque de sábado e quinta é gostoso assisitir jogo.
Mas ainda ficarei: "A espera de um milagre"
Por falar nisso, morreu aquele negão que protagonizou um anjo nesse filme A espera de um milagre, SEGUARAMENTE um dos filmes mais bonitos que assisiti.
Saudações.
Às 4 de setembro de 2012 às 10:07 , Anônimo disse...
Registro sobre 2009 que ficaram esquecidos.
A operação salva Rio não livrou apenas o Fluminense. O Botafogo também escapou graças às arbitragens estranhas. O caso mais grave aconteceu na partida Botafogo x Náutico, apitada pelo Gaciba que hoje escreve no Globo Esporte.com com "ar professoral".
Quanto à partida Fluminense x Palmeiras, o gol anulado do Obina ficou famoso, mas não foi o único erro grave contra o Palmeiras naquele jogo. A falha mais grosseira aconteceu no segundo tempo, quando o Simon já sabia que a televisão tinha mostrado seu erro na anulação do gol.
Em um cruzamento para a área o zagueiro Gum dá uma gravata no zagueiro Danilo e com isso consegue cortar o cruzamento. Simon viu tudo, estava em ótima condição para marcar a penalidade. As imagens da TV mostram a gravata que joga Danilo ao chão e mostra o Simon muito bem colocado.
Duas outras falhas de arbitragem também foram cometidas e ignoradas pela imprensa e não mais lembradas.
Armero levou uma cotovelada no rosto bem à frente do auxiliar. Teve que sair de campo com muito sangue no rosto e nada foi marcado.
No gol do Fluminense, a bola fez a curva por fora na cobrança de escanteio, mas nesse caso quem não validou o gol do Obina jamais iria apontar que a bola fez a curva por fora.
Esses erros que decidiram um campeonato ficam escondidos e nunca mais são exibidos pelas TVs. Entretanto, caso fossem cometidos contra os queridos da imprensa ou o time do Milton Neves, estariam sempre voltando à tela. Bastaria revê-los para comprovar.
Marcelo Luiz
Às 4 de setembro de 2012 às 10:51 , NEI VERDE disse...
Turma do amendoim...
Rumo a Segundona! Agora Fica Felipão!
A vaca foi para o brejo, ou melhor, o porco tão amado e querido, que um dia foi Periquito está a passos largos rumo a segunda divisão.
Uma série de erros: diretoria incompetente, contratou mal, apostou em César Sampaio (que se escondeu atrás de Scolari) e Galeano, que nem como jogador fazia algo de tão maravilhoso.
Onde estariam os craques contratados por Felipão? MAX PARDALZINHO, ADRIANO MICHAEL JACKSON, RIVALDO, GERLEY, RICARDO BUENO, FERNANDAO, PEDRO CARMONA, PAULO HENRIQUE. Contrataram cerca de 40 jogadores em 2 anos!
Pedimos a Saida de Felipão há mais de um ano e meio, quando perdeu de forma vexatória a partida semi-final para o Goiás em pleno Pacaembú.
Mas fazer o que se a nossa torcida é nostálgica e prefere cair com Felipão do que tentar sair da segundona e jogar FUTEBOL?
Era a oportunidade de dar uma chacoalhada no time, lançar garotos da base ou pelo menos tentar algo diferente, que não, esse futebol horroroso, retranqueiro, sem dinâmica de ataque e com escalações pífias desse técnico gaúcho. Para que contratamos Obina se o cara coloca Mazinho como primeira opção? Será que é para irritar o torcedor? Só pode ser! Patrik então, só Scolari e o Galeano gostam! Será que por que veio do São Caetano? E Betinho? Opa, esse a iludida torcida oferece gratidão pelo título da Copa do Brasil, nem que nos custe a segundona! Coincidência, Betinho também veio do São Caetano, como Arthur, Patrik, Luan, Mazinho, Fernandinho,... E escapamos de ter o excelente goleiro LUIS, idolatrado por Galeano. Que belo celeiro de jogadores tem o São Caetano! Faremos companhia ao maravilhoso time do ABC na segundona do ano que vem?
Pobre Palmeiras! Pobre Diretoria! Pobre aqueles que preferem sonhar com Felipão, a enfrentar a realidade e promover URGENTE A MUDANÇA!
Mudança para um clube que não tem OPOSIÇÃO em seus membros do conselho e da diretoria. São os famosos LEÕES DE TELEFONE! Acaba o jogo é todo mundo se falando e expressando revolta, mas quando chegam ao clube, ninguém se manifesta. Leões ou Gatinhos?
Vocês sabiam que até agora não apareceu uma chapa de oposição DE FATO para as próximas eleições? Apareceu? Então me diga quem é o candidato de oposição a presidência? Não apareceu, talvez pelo bom desempenho financeiro, pelas ótimas contratações e pelo futebol maravilhoso do Palmeiras nos últimos anos. É isso?
Esse é o Palmeiras atual, futebol horroroso com uma política ainda pior. E a torcida? O Palmeiras ainda tem torcida?
Murtosa, Galeano, César Sampaio, etc. FAMÍLIA SCOLARI, RUMO A SEGUNDA DIVISÃO! AGORA FICA FELIPÃO, porque a vaca já foi para o brejo! Infelizmente!
É o que tinha pra hoje!
Rogério Lugó
Turma do Amendoim
Às 4 de setembro de 2012 às 11:36 , VICTOR TREDENSKI disse...
BOM, ESSE TAL DE ROGÉRIO LUGÓ É UM ESDRUXULO MESMO NÉ.....CRITICA TANTO O FELIPÃO MAS NA CNT NO PROGRAMA DO AVALONE MORREU DE AMORES POR ELE...FALAR O QUE NÃO!!!
DESSES 40 JOGADORES QUE ESSE SENHOR CITA AI QUE FORAM CONTRATADOS POR FELIPÃO, QUE EU ME LEMBRE ELE PEDIU RIVALDO, LUANE MAIS UM OU OUTRO
O RESTANTE DAS TROLHAS, DAS TRANQUEIRAS E DOS CHUCROS QUE VESTEM A NOSSA CAMISA FOI CONTRATADA POR ESSA DIRETORIA QUE ESTÁ AI, AMADORA, INERTE, INCOMPETENTE, VENAL E O ESCAMBAU
QUEREM QUE FELIPÃO SAIA, ÓTIMO ENTÃO, RESSUCITEM PAULO BONAMIGO(???), CHAMEM DE VOLTA JAIR PICERNI, CONTRATEM DE NOVO ESTEVAM SOARES, TIREM O CANDINHO DA APOSENTADORIA, LIGUEM PARA O MARCO AURÉLIO (AQUELE DA MERCOSUL-2000) VOLTAR AO CLUBE.....VÃO CAÇAR SAPO VOCES
QUE FELIPÃO É RETRANQUEIRO E TEIMOSO EM VARIAÇÕES TATICAS ISSO NÃO TEMOS DUVIDAS, MAS E AI, VÃO MANDAR ELE EMBORA E CHAMAR QUEM?? O MARCELO VILAR DE NOVO??? O PARRAGA?? OU QUEM SABE O ANTONIO CARLOS DE NOVO???
ESSA DIRETORIA QUE ESTÁ AI SEMPRE DIZ QUE O PALMEIRAS NÃO TEM DINHEIRO PARA FAZER GRANDES INVESTIMENTOS!!!!ORA ORA, SE O PALMEIRAS NÃO TEM, IMAGINE BOTAFOGO, GREMIO, FLAMENGO, VASCO E ETC
EU JÁ SEI POR QUE O PALMEIRAS NUNCA TEM DINHEIRO PARA CONTRATAR!!! A TURMA DE MUSTAFA E CIA QUE O DIGA
AHHH, QUEM SABE SEJA MELHOR CONTINUAR COM ARNALDO TIRONE, FRIZZO E CIA LTDA
Às 4 de setembro de 2012 às 14:10 , Anônimo disse...
Rogério Lugó? Seria melhor trazer uma coluna do Chico Lang!
Às 4 de setembro de 2012 às 14:32 , Anônimo disse...
Hehehehehe.
Palmeiras contratou Leandro Bochecha, kkkkkkkkkkkkkk.
Às 4 de setembro de 2012 às 16:28 , Edson disse...
Seja qual for o treinador, o rezador, o orador e tudo o mais, a ladainha é a mesma.
Há anos estamos nas mãos de intrigas e discussões. Gente que não é palmeirense dirigindo o clube, torcendo para time cair e/ou não ser campeão, vazando informações e tudo o mais de deletério que possa existir.
Sou crítico do esquema de jogo atual do time, mas enquanto tivermos essa gente tacanha dirigindo o nosso futebol, não há mesmo perspectiva.
Eu só sei que, se tivéssemos uma atuação competente, não estaríamos nessa situação complicada, pois não teríamos sido roubados em uma quantidade de pontos que nos colocou na rabeira da tabela.
Não justifico o mau futebol, mas não aceito a inépcia da diretoria que não sabe se defender e puxa o saco da rede globo, que sistematicamente desculpa e justifica os atos dos árbitros.
Bastou uma vez errarem contra os Gambás e saiu até no jornal nacional.
Como pode essa diretoria aceitar os erros contumazes contra as nossas cores?
Se cairmos para a série B, todo palmeirense deveria devolver o seu PPV e não comprar de forma alguma o PPV da série B. Seria uma resposta comercial a esses FDP, que remam contra o Palmeiras.
Rede de TV mal intencionada e políticos (palmeirenses?), incompetentes e malandros
Às 4 de setembro de 2012 às 17:12 , NEI VERDE disse...
Correia e Leandro já chegaram.., agora falta Martorelli, Fernando, Bizu...., V.T.N.C. bananas..
Às 4 de setembro de 2012 às 17:18 , VICTOR TREDENSKI disse...
E AI VOCES QUE GOSTAM DE CRITICAR FELIPÃO......CONTRATARAM O LEANDRO BUXEXA, FORMADOR DE PANELINHA DO ESCAMBAU, PARA NÃO DIZER #%&*(*@
E AGORA, VÃO CULPAR O FELIPÃO TAMBÉM????
OU FRIZZO E TIRONE QUE SÃO ''JÊNIOS''???
AH SIM, ELES SÃO DEMAIS....SÃO CONHECEDORES PROFUNDO DO FUTEBOL
QUE APODREÇAM NO INFERNO
Às 4 de setembro de 2012 às 17:25 , Anônimo disse...
Eu só tenho uma curiosidade.
De ver esse técnico dirigindo o Botafogo, o Flamengo, o Cruzeiro, que segundo nossos torcedores tem um elenco super a mais que o Palmerias.
Às 4 de setembro de 2012 às 20:06 , Anônimo disse...
ELENCO DO BAHIA:
Vamos trocar
http://www.esporteclubebahia.com.br/elenco.html
Às 4 de setembro de 2012 às 20:10 , Anônimo disse...
Elenco do Sport
GOLEIROS
Magrão
Saulo
Matheus
ZAGUEIROS
Ailson
Bruno Aguiar
Diego Ivo
Edcarlos
Willian Rocha
LATERAIS
Cicinho
Moacir
Reinaldo
Renato
Renê
VOLANTES
Hamilton
Milton Júnior
Naldinho
Renan
Rithely
Rivaldo
Tobi
MEIAS
Felipe Menezes
Hugo
Marquinhos
ATACANTES
Felipe Azevedo
Gilberto
Gilsinho
Henrique
Magno Alves
Roberson
Ruan
Willians
Às 4 de setembro de 2012 às 20:15 , Anônimo disse...
Elenco da Portuguesa
GOLEIROS:
TOM
RODRIGO CALAÇA
GLEDSON
DIDA
ZAGUEIROS
DIEGO
ROGÉRIO
LEANDRO SILVA
GUSTAVO
ANDRÉ LUÍS
VALDOMIRO
LIMA
LATERAIS DIREITO
LUIS RICARDO
IVAN
ALÊ
LATERAIS ESQUERDO
MARCELO CORDEIRO
RAÍ
VOLANTES
LÉO SILVA
BRUNINHO
MAYLSON
MOISÉS
FERDINANDO
MEIAS
BOQUITA
JEAN MOTA
DIGUINHO
HEVERTON
ATACANTES
RODRIGUINHO
ANANIAS
RICARDO JESUS
WILLIAM XAVIER
DIEGO VIANA
BRUNO MINEIRO
Às 4 de setembro de 2012 às 20:16 , Anônimo disse...
Elenco do Coritiba
http://www.coritiba.com.br/portal/elenco-profissional/
Às 4 de setembro de 2012 às 20:17 , Anônimo disse...
Elenco da Ponte Preta
http://www.pontepreta.com.br/v2/futebol.php?idDoc=35
Às 4 de setembro de 2012 às 20:19 , Anônimo disse...
Elenco do Náutico
http://www.nautico-pe.com.br/ElencoProfissional.asp
Às 4 de setembro de 2012 às 20:20 , Anônimo disse...
Elenco do Atlético GO
http://www.atleticogoianiense.com.br/?r=jogadores/index
Às 4 de setembro de 2012 às 20:23 , Anônimo disse...
Encaminhei para o blog as informações sobre os elencos dos times que disputam o Brasileiro e que têm maiores possibilidades de rebaixamento.
O objetivo foi divulgar as informações sobre esses elencos para que as opiniões sobre qualidade dos concorrentes em relação ao Palmeiras sejam baseadas na realidade de cada um.
Marcelo Luiz
Às 4 de setembro de 2012 às 21:26 , VICTOR TREDENSKI disse...
OS IMBECIS ARNALDO TIRONE, FRIZZO E CIA BELA TEM QUE SAIR AGORA DO PALMEIRAS JÁ, PEDIR PRA CAGAR E SUMIR DO PALMEIRAS......CHEGA NÃO DÁ MAIS ESGOTOU, ELEIÇÕES JÁ EM OUTUBRO E QUEM GANHAR TEM QUE ASSUMIR.....DESSE JEITO O PALMEIRAS TA UMA VARZEA
ENQUANTO ISSO, MANCHA VERDE, TUP E DEMAIS ORGANIZADAS QUE DIZEM SER MAIS PALMEIRENSES QUE O RESTO DO BRASIL CONTINUAM CALADAS, DEITADAS EM BERÇO ESPLENDIDO.....AH É, ANO QUE VEM RECEBEM GRANA PARA O CARNAVAL, ME DESCULPEM
ISSO TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO SÓ PODE SER PROVAÇÃO, SÓ PODE SER ISSO, NUM É POSSIVEL
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial