Observatório Alviverde

09/01/2014

A MÍDIA MENTE PARA O POVO AO DIZER QUE O PALMEIRAS NUNCA VENCEU A COPA SÃO PAULO DE JUNIORES!!


 
 Palmeiras, o único campeão dos campeões da Copa São Paulo de juniores!

A mídia, mormente a televisiva, continua, inexplicavelmente, irresponsavelmente, descaradamente,  ignorando e omitindo a grande conquista obtida pelo Pàlmeiras, da mais importante de todas as Copas São Paulo até hoje realizadas: a Supercopa dos Campeões da Copa São Paulo de juniores.

Não houve, ainda, nenhum cronista suficientemente corajoso e independente, disposto a peitar e a romper com o sistema e denunciar o "status quo" imposto pelos atuais caciques da crônica esportiva paulistana (Juca, Prado, Neves Trajano e Cia) que não consideram o Palmeiras um legítimo campeão da Copa São Paulo.

Interessante é que esses mesmos indivíduos colocam o CU-rintia como campeão mundial e alguns chegam a afirmar que os gambás são os "primeiros" campeões da competição.

O primeiro mundial de clubes organizado pela Fifa  no ano 2000 redundou em um fracasso técnico e financeiro de tal monta que a Fifa cancelou a competição no ano seguinte e nominou a competição realizada no Brasil como "Torneio de Verão"!

Destaque-se que a alvinegrada só pôde participar do mundial porque o então presidente do Verdão, cujo nome prefiro não mencionar, de forma surpreendente e inexplicavel (teria sido mesmo assim?), cedeu-lhes, generosamente, a vaga que, de fato e de direito, era nossa, traindo a nação verde e proporcionando ao inimigo a condição de se agigantar no cenário esportivo nacional e internacional .

Nada mais justo, porém -falando muito seriamente- do que reconhecer o título de nosso maior adversário, conquistado dentro de campo, ainda que, como sempre ocorre, com o auxílio luxuoso de árbitros e arbitragens, expressão imortalizada por Luís Melodia.

O que se tem de levar em consideração, é o fato de ter sido aquele torneio, uma competição de cunho oficial, organizado e patrocinado pela Fifa, anunciado, à época, como o "start" de uma nova modalidade de competição que seria sequenciada pela entidade a partir do ano subsequente.

Eu nem quero entrar no mérito da atitude submissa e vassala de nosso  abominável ex-presidente que, -imagina-se porquê-, transferiu a vaga que, por direito, era do Palmeiras, concedendo-a ao nosso maior e pior adversário.

Na verdade, o que desejo salientar, sublinhar e grifar é que, partindo-se da premissa de que a Fifa patrocinou e o Palmeiras, inocentemente -será que foi inocentemente mesmo?-, a entregou (a vaga) subservientemente  ao CU-rintia que roubou a festa, ganhou a competição e ficou com o título...

Do mesmo modo, no longínquo ano de 1950, exatamente na metade do século passado, o Palmeiras participou de uma competição de abrangência mundial sob a tutela da Fifa, tornando-se o primeiro Campeão Mundial de Clubes.

Foi um torneio seriíssimo, pautado pela qualidade técnica, pela disputa e pela competitividade, que teve a participação, além dos brasileiros  Palmeiras e Vasco da Gama,  do Juventus de Turim, Áustria de Viena, Estrela Vermelha da Iugoslávia, Sporting de Portugal, Nacional do Uruguai e Nice da França, clubes campeões em seus países que representavam a elite do futebol em seus respectivos países.

A mídia brasileira, sobretudo a carioca, àquela época muito mais importante do que a paulista pois o Rio era a capital federal, reconheceu a extraordinária façanha do alviverde do Parque Antárctica -com C de campeão no meio da palavra- e proclamou a equipe como Campeã do Mundo.

O fato foi, também, reverberado pelos principais jornais do mundo, principalmente naqueles especializados em esportes. 

Aliás eu nem sei se o Palmeiras, antes de elaborar o dossiê remetido à Fifa, os pesquisou, também fora do país e nem se incluiu as cópias xerográficas pertinentes do que foi publicado no exterior, ao apresentar o arrazoado reivindicante ao título à entidade mor do futebol mundial.

Mas o que importou foi que o justo e perfeito titulo de campeão mundial pelo Palmeiras foi reconhecido pela FIFA, em 30 de março de 2007. 

Segundo a entidade, o Palmeiras, a partir daquela data, passava a ostentar o título de campeão do primeiro Campeonato Mundial de Clubes com o aval e reconhecimento dela própria.

Mas a crônica esportiva paulistana, como soi, sempre, acontecer com as reivindicações do Palmeiras, refutou, não aceitou, pouco divulgou e, principalmente. trabalhou para que o laurel nos fosse arrebatado. Foi!

A Fifa, leia-se Blatter, voltou atrás de sua decisão tendo retirado o "reconhecimento do título mundial palmeirense" no dia 15 de dezembro de 2007.

Anotem, agora, uma coincidência histórica, principalmente aqueles torcedores que costumam culpar um palmeirense paspalhão da mídia, o parlapatão que trabalha na ESPN que, graciosamente, teria escrito à FIFA, a fim de contestar a conquista de seu próprio clube. 

Esse indivíduo, o decoreba-mór do futebol brasileiro, pode até ter tido esse espasmo de burrice, mas, convenhamos, jamais seria dotado de um poder suficientemente capaz de alterar uma decisão que a Fifa já promulgara e houvera anunciado ao Mundo, ao Brasil e a São Paulo, nessa ordem, com certeza.

Digo isso, pois, em qualquer situação de dúvida ou de demandas que envolvam o Palmeiras em que o time tenha razão, ocorre sempre, invariavelmente, e cronologicamente, assim:

o mundo se convence, o Brasil se convence, mas São Paulo sempre nega, estrila e contesta pela a imprensinha "sereiabambigambática", incorrigível! (com mínimas exceções)!

Já está consagrado como verdade absoluta que nada neste mundo que favoreça o Palmeiras é aceito ou adotado por 95% da mídia paulistana, a pior do Brasil!

"Isso é uma vergonha", parafraseando o palmeirense Bóris Casóy que repete e repercurte uma expressão alheia, a mesma usada por nossos trisavós nos tempos em que se dizia que era possível amarrar cachorro com linguiça.

A respeito do assunto, quero chamar a atenção de todos para um aspecto interessante que, até hoje,  não foi abordado por ninguém, referente à inexplicável suspensão do reconhecimento do título mundial do Palmeiras.

Anotem aí porque não está nos livros, nos vídeos e nem nos jornais.

A cassação do reconhecimento do título em dezembro de 2007, decorridos 10 meses após a outorga, coincide com o ano em que Blatter chegou ao Brasil para as negociações de viabilização da Copa a ser realizada este ano em nosso país.

Blatter esteve, várias vezes, com Lula, então presidente da república, e com Ricardo Teixeira, contra quem já assacavam denúncias de irregularidade de gestão junto à CBF.

Se o cancelamento do reconhecimento da conquista do Palmeiras ocorreu depois da vinda de Joseph Blatter ao Brasil e de várias reuniões dele com o então presidente, o curitianus Lula e com o próprio Teixeira, fica fácil saber porque, intempestivamente, o Palmeiras perdeu o título.

Por simples dedução eu acredito que a retirada do Palmeiras dos anais da Fifa como primeiro campeão mundial de clubes, decorreu de algum pedido ou trâmite oficial, em troca de de facilitações para a viabilização da Copa do Mundo no Brasil! Tá mais na cara do que cavanhaque, barba e bigode!

De fato, o Brasil abriu as pernas para a Fifa e as concessões governamentais ultrapassaram a abrangência do caderno de encargos da entidade. Quem tem olhos para ver, veja!

Reparem que a farra da construção dos estádios em um país que vive convulsões sociais por falta de moradia, começou aí:

LEIAM: 

 "No dia 13 de abril de 2007, após visitar o Maracanã, no Rio de Janeiro, o Morumbi, em São Paulo, o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Beira-Rio, em Porto Alegre, Blatter disse que o país não tinha nenhum estádio em condições de sediar a Copa. Lula, porém, disse a jornalistas no dia 15 de setembro de 2006 que o Brasil deveria construir doze novos estádios para ser capaz de sediar a Copa. Lula ainda disse que nem mesmo a Kyocera Arena, o moderno estádio do Atlético Paranaense em Curitiba, tinha os pré-requisitos, pois havia questões de acesso e estacionamento.

LEIAM MAIS:

Em 31 de maio de 2007, encerrou-se o prazo dado pela FIFA e pela CBF para que as cidades interessadas em sediar partidas do Mundial fizessem suas respectivas candidaturas. Vinte e uma cidades de dezenove estados, mais o Distrito Federal entregaram à comissão organizadora os protocolos preenchidos de acordo com o Caderno de Encargos da FIFA.

Em 31 de julho de 2007 a CBF entregou na séde da FIFA em Zurique, na Suiça entregou entregou na sede da FIFA em Zurique, na Suíça, os documentos da proposta, na qual apareciam as dezoito cidades selecionadas (incluída a candidatura conjunta de Recife e Olinda).2

No final no mês de agosto de 2007 uma comissão formada por inspetores da FIFA esteve nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, para vistoriar pessoalmente os estádios e a infra-estrutura destas cidades candidatas a sede. Além das visitas, os inspetores da FIFA assistiram às apresentações dos projetos das demais cidades candidatas.

No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014.3 A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008.4

Alguém já disse isto, que Lula, possivelmente, provavelmente, pode ter tirado o título mundial do Palmeiras?  

Não disseram?

Pois Alcides Drummond está dizendo! 

Por suposição, desconfio que sim e os fatos corroboram com as minhas suspeitas:

Pesquisem, todos, as datas as negociações que envolveram a Copa e vejam se não temos razões, de sobejo, para desconfiar de uma maracutaia de enormes proporções que vitimou o nosso clube!

Não, este não é um pronunciamento político, haja vista que não voto em ninguém há quase 30 anos e considero Lula, FHC et caterva política, todos, farinha de um mesmo saco.

Se Lula, fanaticíssimo torcedor curintiano e, certamente, um antipalmeirense convicto, doou, com o nosso dinheiro um estádio para seu time, imaginem o que ele não seria capaz de fazer para afundar o Palmeiras!

Voltemos, agora, ao assunto Copa São Paulo e a ausência de reconhecimento da mídia

Da mesma forma que a Fifa patrocinou a Copa Rio-50, que a imprensa brasileira da época chamou de Mundial de Clubes...

Da mesma forma que o governo federal do Marechal Eurico Gaspar Dutra financiou a competição...

Da mesma forma que a antiga CBD implementou e organizou a competição, a Prefeitura paulistana patrocinou a Supercopa de júniores de 1995 e a FPF organizou a competição...

O Palmeiras, convidado, -assim como o Curintia no Mundial 2000-, também ganhou a Copinha...

Então, verificadas as mesmas circunstâncias, por que a mídia insiste em dizer que o Palmeiras nunca ganhou a competição?

Por que age com dois pesos e duas medidas para analisar situações análogas?

Na verdade, os homens da pena, das câmeras e dos microfones, sem uma isolada exceção que seja, sequer registram o feito palmeirense e nem lhe atribuem toda a ênfase que merece.

É irritante se ouvir a toda hora em uma transmissão televisiva comentários dirigidos, incompatíveis com a verdade, segundo os quais o Palmeiras nunca, jamais e em tempo algum conseguiu ganhar a Copinha.

Se mencionassem que o Palmeiras ainda não venceu nenhuma das edições normais da competição, seria errado mas compreender-se-ia. 

Principalmente se  citassem nessa hora que o clube venceu a maior e melhor de todas, a síntese de todas as Copas São Paulo, a Supercopa dos Campeões das Copas São Paulo, ainda se aceitaria...

Porém, como um legítimo campeão da competição em sua edição mais importante e destacada, o Palmeiras jamais é citado e, parece que a Copa dos Campeões da Copa São Paulo, simplesmente, jamais existiu.

Na qualidade de convidado, o Palmeiras, em 95, roubou a festa e levantou com brilho e justiça a maior, melhor e mais importante entre todas as Copas São Paulo até hoje realizadas, a Supercopa São Paulo de Futebol Júnior, a competição que reunia todos os campeões da Copinha até então.

Fosse o CU-rintia, os bambis ou as sereinhas da Vila, a mídia paulistana faria um grande estardalhaço e não se omitiria na divulgação do feito, como vem ocorrendo através dos tempos.

O Palmeiras não é, apenas, campeão de uma das edições da CSP, mas, acima disso, é o único "Campeão dos Campeões".

Os curintianus da mídia que não reconhecem o título palmeirense de 95, por mera questão de coerência e honestidade, que parem, então, de alegar que o Cu-rintia é bicampeão mundial.

Neste endereço a prova do título da supercopa dos campeões pelo Palmeiras;

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Supercopa_S%C3%A3o_Paulo_de_Futebol_J%C3%BAnior_de_1995

A propósito de Copa São Paulo, como joga o lateral esquerdo do time do Palmeiras que decide amanhã o primeiro lugar do grupo com o São Carlos!

Como joga o Cristopher, como joga o Erik!

Pelo que eu vi, os três jogadores, talentosos, ofensivos e de grande habilidade, têm condições de sobra para serem promovidos ao time principal.

E ainda tem gente querendo Alex, Elano e jogadores de renome...

O Palmeiras tem de abdicar da condição de "nono" que ostenta há tantos anos e revigorar-se, em todos os sentidos, com os haustos refrescantes da juventude e da modernidade.

Pelo que tenho visto, Nobre, na contramão do pensamento e do discurso dos dinossauros retrógrados que infestam as nossas alamedas e os bastidores do Allianz Park, está retirando o Palmeiras dos mares revoltos da ostentação, da arrogância e da vaidade conduzindo o Palmeiras a um porto seguro no curso de sua existência.

Chega de prepotência! Futebol se faz com dinheiro -de preferência, pouco- e muita inteligência!

 Qualquer time que não agir assim, dificilmente sobreviverá! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV
Dezenas de locutores estão narrando a Copinha, pelo Sportv, ESPN e outros canais, mas só um convence: Jota Júnior.

Quem vê a Copa SP só quer, dos narradores, a identificação dos jogadores, nada mais do que isso.

Dispensamos os comentários desnecessários e a encheção de linguiça, que vêm ocorrendo, principalmente, nas transmissões da ESPN, horríveis! Lá não existe narração, só comentários!

A propósito, Jota, locutor sério, correto e sempre bem informado, decano na profissão, bem que poderia divulgar mais amiúde que o Palmeiras ganhou, sim, uma Copa São Paulo, justamente a Copa dos Campeões, a mais importante realizada até os dias de hoje! (AD)

19 Comentários:

  • Às 9 de janeiro de 2014 às 11:19 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    UMA CORREÇAO ALCIDES

    NÃO FOI EM 1985, E SIM EM 1995

    FOI AQUELA SUPERCOPA QUE ENFRENTEMOS OS BAMBIS

    E HOUVE AQUELE QUEBRA-PAU HOMÉRICO

    JAMAIS VISTO NO FUTEBOL BRASILEIRO

    O ANO É 1995

    ABRAÇO E SAUDAÇÕES ALVIVERDES

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 11:20 , Anonymous Anônimo disse...

    Mas espera ai...se o palmeiras só possuí o o titulo da copa são paulo dos campeões, como ele poderia disputar se era apenas os campeões?:
    Tal torneio ocorreu em 1985 ou 1995? Fiquei na dúvida.
    Tem que parar de culpar a midia, a torcida, os outros clubes, por tudo q da errado no palmeiras.
    Vc quer dizer que o lula abriu as pernas para a fifa, com a condição de caçar um suposto titulo mundial do palmeiras? O seu lado torcedor fala muito, mas muito alto.
    Sei la, as vezes é melhor parar de olhar como a grama do vizinho é verde e cuidar da sua...#ficaadica...

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 11:42 , Anonymous Anônimo disse...

    Victor

    O erro foi de digitação. Vou corrigir.
    Abs (AD)

    Eliezer

    Você acha que o maior dos curintianus não faria uma coisa dessas?

    Você, se for palmeirense, está satisfeito com o fato de Lula ter doado um estádio ao Cu-rintia?

    Você considera normal a Fifa conceder o reconhecimento do título em janeiro e cancelá-lo em dezembro, após sucessivas reubiões de Lula e Teixeira (locupletadíssimos) - vc se lembra das imagens do sorteio da Copa?

    Você acredita, mesmo, que eles não abordaram o assunto?

    Agradeço a sua dica, mas jamais vi um cu-rintanu servir chá ou favorecer o Palmeiras.

    Então a Fifa reconhece o título em marco de 2007, o Blater, no mesmo ano, vide os documentos, vem ao Brasil para negociar a Copa e em dezembro deixa de reconher o que havia reconhecido após avistar-se com um homem que deu um estádio do Curintia?

    Quer dizer que estou conspirando?

    Obrigado pela dica, mas a dica que lhe dou é a de observar e de interpretar melhor os faros.

    De qualquer forma, considero e respeito, muito, a sua opinião, pois reconheço que existe uma pequena possibilidade de eu estar errado.

    Talvez seja por isso que não ousei afirmar, mas, apenas, suspeitar, como você pode reparar no texto.

    Abs (AD)

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 11:48 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides boa tarde,
    Agradeço a resposta e a educação na qual a conduziu.
    É apenas uma opinião minha, que ao contrário das suas convicções e estudos, divergem no final.
    Apenas acho que devemos sempre se perguntar o que ocorre no quintal de nossa casa e se tiver tudo certo buscar entender o que ocorre na atmosfera externa.

    Abraço e parabéns pelo trabalho.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 12:24 , Anonymous Anônimo disse...

    http://www.futebolinterior.com.br/clube/corinthians-sp/295595+EXCLUSIVO_Osmar_Stabile_pede_eliminacao_de_Ronsenberg_no_Corinthians

    Osmar Stabile pede eliminação de Ronsenberg no Corinthians!Rosenberg ao The New Yorker: "O Corinthians pode ser comparado à uma Casa de Prostituição.

    Que falta de respeito com as casas de prostituição.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 15:50 , Anonymous Mestre dos Magos disse...

    Como pode em um ano só Boca Jrs, então campeão da Libertadores e Curintia, o convidado de um torneio serem campeões mundiais?

    Só na casa de prostituição mesmo, rsrsrsrs.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:13 , Anonymous Edson disse...

    Palmeiras contratou Danilo Neco, atacante ex Ponte Preta, que esta na Rússia, segundo notícia que li agora à tarde.
    Vi o vídeo e parece ser bom jogador.
    Velocidade, chute com os dois pés, bate pênaltis, sobe bem de cabeça.
    Gostei do que vi.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:23 , Anonymous Edson disse...

    Muito interessante.

    http://www.palmeiras.com.br/noticias/2014/01/09/08h50-id10982-facebook+do+palmeiras+atinge+marca+de+2+milhoes+de+fas.shtml#.Us8DtNJDt7F

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:29 , Anonymous Marco disse...

    Notícia sobre o Palmeiras tem que ser negativa, essa a linha editorial das redações.
    Entretanto, antes de responsabilizar apenas a imprensa, é bom lembrar que boa parte da nossa torcida busca esse tipo de cobertura para o clube.

    Informação positiva sobre o Palmeiras não vende, não chama a atenção.
    Já debati com torcedores e com administradores de blogs palmeirenses que se esforçam para contra argumentar em relação à conquista da Super Copa SP.
    A Super Copa SP foi uma competição que se fosse vencida por qualquer outro rival, estaria contabilizada nas estatísticas e divulgada na transmissões dos jogos do time vencedor. Para o Palmeiras “não vale”, “não existiu”.
    Nossas assessorias de imprensa se negam a divulgá-la, não informam nossos jogadores e treinadores para que falem nas entrevistas, quando a “informação” de que nunca vencemos a Copa SP é repetida inúmeras vezes.
    O Palmeiras permite que até nas categorias de base se faça pressão contra seus times, forçando uma responsabilidade que os garotos não têm.

    No período de disputa da Copa SP tivemos 36 campeonatos paulistas sub-20 (1969 a 2013)
    Os vencedores foram
    1 – Bambis – 06
    2 – PALMEIRAS – 05 (1992 – 1998 – 2002 – 2004 – 2009)
    3 – Santos – 04
    4 – Guarani e Botafogo – 04 (um título dividido entre ambos)
    5 – Gambá – Nacional – Lusa – União São João – Mogi Mirim – 02
    6 – Juventus – Ituano – XV de Jaú – Inter de Limeira 01

    Em alguma transmissão ou reportagem da Copa SP em jogo do Palmeiras, alguém ouviu a citação de que o Palmeiras é cinco vezes Campeão Paulista da categoria, que venceu duas vezes a Copa BH e que venceu a Super Copa SP?

    Quando ganhamos o Campeonato Paulista é Paulistinha,
    Quando conquistamos a Copa do Brasil, o nível foi fraco,
    Copa dos Campeões não conta como título nacional,
    Então, por que iriam reconhecer a Super Copa SP?

    Porém, temos que reconhecer que o erro está dentro do Palmeiras na omissão do clube e na mentalidade “politicamente infantil” de parte da torcida.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:35 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    E a tecla que sempre bato aqui neste blog!

    A diretoria precisa efetuar um trabalho forte na mídia ressaltando e enaltecendo todos os nosso títulos.

    Isto é mais do que necessário!

    Agora, com jornalistas "palmeirenses" como PVC, AVALONE,DOMENICO, e outros que pululam por ai, vocês acham que precisamos de imprensa inimiga?


     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:39 , Anonymous Marco disse...

    As Origens da FIFA e o Mundial de Clubes

    Em 08/05/1902 o Banqueiro holandês Carl Anton Wilhelm Hirschmann, redigiu um estatuto que regeria as relações futebolísticas. Em 21/05/1904, reuniram-se os representantes da França [Robert Guérin e André Espir], Belgica [Louis Muhlinghaus e Max Kahn], Dinamarca [Ludvig Sylow], Holanda [Carl Anton Wilhelm Hirschmann], Suíça [Victor E. Schneider], Suécia [Ludwig Sylow] e do "Madrid Football Club" [André Espir] [único clube fundador da entidade]. Era criada a FIFA, tendo o francês Robert Guérin como o primeiro presidente. No ano seguinte, incorporaram-se à entidade, Alemanha, Áustria, Itália, Hungria e Inglaterra (Fonte: O Futebol. In: Enciclopédia Mirador Universal. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, p. 5030-5060, 1987) Dentre outras decisões o I Congresso registrou a sugestão de criação de um Campeonato Internacional de Clubes, constando no último item da Ata do dia 22/05/1904: “de M.M. Robert Guérin et Espir – Création d’un Championnat international de Clubs. Cotisation des Fédérations. Le séance est levée a 1 houres 10.” No II Congresso da FIFA, realizado semanas depois, em Paris, entre os dias 10 e 12/06/1905, Victor Ernst Schneider [vice-presidente da entidade] doou um troféu, para ser colocado em disputa entre 16 clubes campeões nacionais de países obrigatoriamente filiados à FIFA. “du 10 juin 1905: ....; de l’Espagne, – création d’une coupe international (qualification des joueurs), ....... “du 12 juin 1905: ....; – Projet concernant la création d’une Coupe Internationale..... Le Congrès adapte le principe d’un Championnat International qui sera disputé pour 1906 dans les conditions suivantes. L’Europe est divisé en quatre groupes: 1er groupe: Iles Britanniques ; 2me groupe: Espagne, France, Belgique, Pays-Bas ; 3me groupe: Suisse, Italie, Austriche, Hongrie; 4me groupe: Allemagne, Danemark, Suède ....... Chaque fédération désignera l’equipe, qui sera chargée de défendre ses couleurs, ....... M.V. E. Schneider offre un challenge qui sera attribué au Championnat. Le Congrès remarcie vivemment M. Schneider.” .... Infelizmente o projeto nunca saiu do papel, e a I Guerra Mundial [1914-1919] esfriou de vez qualquer iniciativa. Em 01/03/1921 Jules Rimet foi eleito o 3º Presidente da entidade, que contava com apenas 20 países associados. Enquanto a FIFA não conseguia colocar em prática seus projetos, as Olimpíadas de 1924 tornaram-se o palco para decidir onde se praticava o melhor futebol do mundo, e o Uruguai foi a grata surpresa, repetindo o feito em 1928, com nova medalha de ouro. (Orlando Duarte - Todas as copas do mundo. São Paulo: Makron Books, 1994. 584 p.). O sucesso do torneio de Futebol de Seleções nas Olimpíadas, mobilizou a FIFA, e em 28/08/1928 o Congresso de Amsterdã liderado por Jules Rimet, decidiu a realização do I Campeonato Mundial de Seleções. (Censo Unzelte - O Livro de Ouro do FUTEBOL. São Paulo: Ediouro, 2002. 696 p).

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:41 , Anonymous Marco disse...

    O Mundial de 1950

    Aqui entra um personagem importantíssimo na nossa história. Faltando um mês para o início da Copa do Mundo no Brasil, as obras encontravam-se atrasadas, especialmente as do Maracanã, preocupando as autoridades. A FIFA então designou Ottorino Barassi, vice-presidente da entidade, e Presidente da Federação Italiana para supervisionar os trabalhos. Barassi havia sido o responsável pelas obras da Copa de 1934, e foi fundamental no auxílio às autoridades brasileiras para que tudo estivesse pronto na estréia, e como sabemos, foi um sucesso absoluto, salvo o resultado da grande final. A tragédia e gerou desânimo dos dirigentes e queda brutal da auto-estima da população, agregados ao colapso do orgulho futebolístico nacional de tal grandeza, que as competições que se seguiram ficaram semi-desertas. A decadência do futebol se afigurava letal, com graves reflexos no cotidiano. É importante lembrar que o Brasil até então nunca havia ganho nenhum título mundial, e a perda dentro de casa, nas condições em que ocorreram deram coro aos derrotistas.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:43 , Anonymous Marco disse...

    A Copa Rio e o envolvimento da FIFA

    É neste cenário que José Maria Castello Branco (presidente do Conselho Técnico de Futebol da CBD) levou a Rivadávia Corrêa Meyer (presidente da então Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF), em novembro de 1950, a idéia de realizar um Campeonato Internacional de Clubes Campeões, aproveitando a estrutura do País, criada para o mundial de Seleções. A idéia chegou ao Vice-Presidente da FIFA, Ottorino Barassi, também Presidente da Federazione Italiana di Giuocco Calcio, que a incampou e sugeriu serem adotadas as mesmas premissas constantes da ata da reunião de fundação da FIFA em 1904. Nascia a “COPA RIO" [1º Campeonato Mundial de Clubes], sob supervisão da FIFA. O projeto original, contemplava 4 grupos [como em 1904], com 4 clubes em cada um deles. O Brasil, seria representado pelos campeões estaduais do Rio de Janeiro de São Paulo. Os grupos seriam originalmente assim formados: Grupo I – Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã) Campeão Carioca [Vasco da Gama], Campeão de Portugal [Sporting], do Uruguai [Nacional] e da França [Olympique de Nice] Grupo II – São Paulo (Estádio do Pacaembu) Campeão Paulista [Palmeiras], da Itália [Juventus], da Inglaterra [Totthenhan] e da Iugoslávia [Estrela Vermelha] Grupo III – Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos) e Curitiba (Estádio Dorival de Brito) Campeão da Argentina [Racing], da Alemanha Ocidental [Stuttgart], da Belgica [Anderlecht] e da Polônia [Wisla Krakov] Grupo IV – Recife (Estádio da Ilha do Retiro) e Belo Horizonte (Estádio Independência) Campeão da Holanda [PSV], da Espanha [Atlético de Madrid], da Suécia [Malmöe] e da Dinamarca [Kopegnagen] Um problema já sabido desde a sua concepção, era a recusa aos convites. No Mundial de Seleções de 1950, com o mundo ainda em fase de reconstrução da II Guerra, diversos Países desistiram de disputar as eliminatórias, e mesmo depois de definidas as 16 Seleções que viriam ao País, 3 delas simplesmente desistiram na última hora, como a Escócia. O Mundial acabou sendo disputado por 13 Seleções e ocorreram aberrações como o grupo de Belo Horizonte, onde das 4 Seleções apenas 2 compareceram, os vizinhos Bolivia e Uruguai. A percepção estava correta e além das desistências por questões financeiras e de logística, outros desistiram por não estarem inclusos nas sedes das duas maiores cidades brasileiras. Havia ainda a questão do boicote dos Países alinhados com a Argentina e Espanha, em conflito com a FIFA por questão de indicação para a realização de Mundiais. A Argentina havia sido preterida em 50 e não obtivera o apoio desejado para sediar as Olimpíadas de 52. A Espanha que desejava realizar o Mundial de 54 havia sido preterida pela FIFA por questões políticas. Ottorino Barassi chegou a estender o convite para outras equipes, tentando manter o formato de 16 clubes, incluindo: Atlas (México), Barcelona (Espanha), Everton (Inglaterra), Rangers (Escócia) e Servette (Suiça), entre outros, mas percebendo as dificuldades, optou por alterar o formato para dois grupos com quatro clubes, garantindo o critério técnico de contar apenas com equipes campeãs, indicadas pelas Federações de cada País. Sobre o representante italiano, é importante esclarecer que a organização do torneio e os convites às equipes foi feito nos primeiros meses de 1951, motivo pelo qual foi designada pela Federação Italiana a Juventus, campeã da temporada 49/50. O Milan, conquistou o scudetto de 50/51 na rodada de 17 de Junho, duas semanas antes da estréia da Juventus no Mundial em 30 de Junho. Definidos os representantes, realizou-se a Copa Rio com sucesso absoluto, patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, organizada pela CBD e com a chancela da FIFA, através da supervisão direta de seu Vice-Presidente, Sr. Ottorino Barassi. Em 22 de julho de 1951, o Palmeiras recebeu na presença do Sr. Ottorino Barassi, e das mãos do Sr. Ivo Schicker, representante do Sr. Jules Rimet, o troféu do torneio.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:50 , Anonymous Marco disse...

    A Copa Rio 1952

    Não há nos registros pesquisados documento que comprove ter sido o torneio concebido para mais de uma edição. Fato é que diante do sucesso absoluto, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a CBD sugeriram a realização de novas edições a cada 2 anos, entretanto diante da comemoração do cinquentenário do Fluminense em 1952, e da conquista do campeonato carioca de 51, sua diretoria negociou com a CBD e Prefeitura a antecipação do torneio, reeditando-o logo no ano seguinte, em Junho de 1952. Existem poucos registros sobre o formato exato da organização e convites. O dossiê elaborado pelo Fluminense em 2001 pode trazer novidades, mas as informações obtidas com outros historiadores, são: a) Não haveria qualquer participação direta ou indireta da FIFA, tanto nos convites quanto na organização. b) Alguns historiadores do Fluminense alegam que naqueles anos qualquer viagem de uma equipes para jogos em outros Países, dependia de aval da entidade, o que na minha interpretação não ajuda a dar carater oficial ao torneio, pois se havia mesmo esta necessidade, certamente a FIFA emitia dezenas, senão centenas de autorizações todos os anos para amistosos e torneios não necessariamente oficiais. c) Outra dificuldade que o Fluminense certamente irá encontrar é o fato dos convites terem sido expedidos sem envolvimento da FIFA, e realizados diretamente para os clubes, e não através das Federações, além da presença no torneio de equipes que não eram campeãs de seus países.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 17:51 , Anonymous Marco disse...

    Os Herdeiros da Copa Rio

    A queda técnica no torneio de 1952 foi evidente, e a diminuição do interesse ficou explicito no público da final entre Fluminense e Corinthians, 65mil, mesmo contando com uma equipe local, e que havia vencido o primeiro jogo [vejam que a final de 51 entre Palmeiras e Juventus, jogada no Maracanã, levou mais de 100 mil brasileiros que esperavam gritar pela primeira vez na história a conquista de uma supremacia mundial no futebol]. De qualquer forma, a idéia de convidar equipes estrangeiras para torneios no mês de Junho, manteve-se e sem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1953 foi disputada a Taça Rivadávia Correa Meyer [1953] já com várias equipes brasileiras [5] e algumas equipes internacionais convidadas. Em 1954 não houve qualquer tentativa em função da Copa do Mundo de Seleções na Hungria, mas em 1955 houve novo torneio, também disputado nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas com apenas 2 convidados estrangeiros e 4 equipes brasileiras, sob o nome Taça Charles Miller [1955]. Em 1956 foi a vez da Federação Paulista bancar isoladamente o Torneio Internacional Roberto Gomes Pedrosa - Troféu Dr. Lino de Matos [1956], um octogonal com cinco equipes paulistas, duas argentinas e uma uruguaia.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 18:02 , Anonymous Marco disse...

    O que difere todos estes torneios da Copa Rio 1951 ?

    Não somente o nível técnico das equipes, e o interesse do público. A diferença da Copa Rio 1951 para todos os demais torneios, incluindo outros torneios de verão realizados na Venezuela, Cádiz, Mar del Plata, etc... foram:

    1. A participação direta da FIFA tanto na concepção, convite, organização e premiação do torneio;
    2. O critério técnico, através de convites às Federações Nacionais, para o envio exclusivamente de seus Campeões, e não convites diretamente aos clubes. Se houver qualquer outro torneio disputado ao longo da história, em qualquer lugar do mundo que atenda estas condições, merece ser reconhecido oficialmente pela FIFA, assim como os clubes brasileiros campeões de torneios nacionais disputados nos anos 60, organizados pela CBD, mereceram ter seus títulos reconhecidos pela atual CBF.

    Pequeña Copa Del Mundo

    Alguns jornalistas andaram falando deste torneio pra tumultuar a mídia, então vamos aos fatos:

    - O tal torneio, foi criado em 1952 em Caracas na Venezuela, e foi disputado por alguns anos, de forma irregular.

    1. Nunca houve qualquer critério de escolha dos participantes. Como qualquer torneio de verão, como um Carranza da Venezuela, vinha quem era convidado, e aceitava o convite. Os próprios brasileiros iam para lá sem serem campeões de nada [como no caso do São Paulo e do Botafogo].
    2. Como na maioria das vezes os convites eram recusados, o torneio começou como quadrangular, mas teve várias edições com apenas 3 times, e num determinado ano teve só 2 que aceitaram disputar. Neste ano por sinal, nem a tradicional vaga da equipe venezuelana foi respeitada.
    3. Entre os ilustres participantes, tivemos equipes como Académica de Coimbra, Platense da Argentina, e o La Salle da Venezuela por várias vezes. Em outras, como na vez que o Corinthians participou, uma das equipes era um "catadão" da Venezuela, intitulado "Caracas XI" ou "11 de Caracas". Imaginem o nível...
    4. Nenhum dirigente da FIFA jamais passou perto da Caracas, sequer para ver este torneio, e para piorar as relações, na segunda edição, em 1953, o vencedor foi uma equipe "pirata", o Milionários da Colômbia, que era líder de uma Liga Clandestina de futebol da Colômbia, cujo futebol ficou excluído da FIFA por 6 anos pois não respeitavam a Lei do Passe internacional. Os jogadores "fugiam" para lá, e jogavam por salários milionários, sem qualquer reembolso às equipes de origem.

    Resumindo, não só o torneio jamais seria reconhecido. Num torneio que contava com uma equipe de um País desfiliado da FIFA, os próprios jogos nem oficiais são. Qualquer comparação entre os dois torneios não é ignorância, nem desinformação, é má fé.

    ====================

    Obs: Estes torneios foram utilizados como contra argumentação, por jornalistas conhecidos de todos nós, para levar até a FIFA um quadro de que reconhecendo o Mundial de 51, teriam que existir processos semelhantes para diversos outros torneios. Quem levantou essas questões sabia o que está fazendo e tinha como objetivo apenas tumultuar o processo e colocar no contexto pessoas ligadas a outros clubes que tinham acesso à direção da FIFA.

     
  • Às 9 de janeiro de 2014 às 20:11 , Anonymous Anônimo disse...

    Estava assistindo no SporTV um pouco antes da bola rolar entre Palmeiras e Piauí, e o locutor disse que o Palmeiras ganhou a Super Copa SP, mas não a Copa SP.

    Não sei quem é, parece que é um locutor que costuma narrar jogo do nordeste, sei lá.

     
  • Às 8 de março de 2014 às 03:18 , Anonymous Anônimo disse...

    Os palmeirenses sempre forçando a barra para arranjar um mundial de qualquer maneira. Copa Rio 1951 não é mundial pelo princípio básico de que Mundial tem que ter afiliados de todos os continentes da FIFA. Essa Copa Rio nada mais é que uma Copa Euro-Sulamericana aumentada.
    Quanto ao tal título da Copa São Paulo Junior, mais uma vez carece de legitimidade.. como era uma Copa dos campeões como poderia admitir o Palmeiras que nunca foi campeão da Copinha até hoje? Aí dirá o palmeirense sempre mal informado: "Mas o Curintia também foi convidado pro Mundial de 2000". Resposta: Não caro zé ruela, o Corinthians, assim como o Raja Casablanca no Mundial 2013, assim como outros anfitriões de outros Mundiais, assim como os anfitriões das Copas da Confederações, assim como os das Copas do Mundo, obteve sua vaga como representante do país-sede, por ser o campeão brasileiro de 1998. E pra não restar dúvidas, e calar as bocas, foi campeão brasileiro em 1999 também. Quanto ao Palmeiras ter cedido a sua vaga, se foi assim, ele a cedeu pro Vasco da Gama e não para o Corinthians, porcada!!! Aprendam a raciocinar e não mintam para si mesmos! O Vasco entrou como campeão da Libertadores 1998. Quanto à Copa Rio, o Austria Viena não foi campeão nem em 1950 nem em 1951. Os campeões escocês e inglês se recusaram a participar. A Juventus da Itália foi o 3º colocado em 1951. Entrou no lugar do Milan. O Nice da França entrou no lugar do Barcelona, que não quis participar. Então, essa Copa, além de se resumir a América do Sul e Europa, sequer foi disputada somente com clubes campeões nacionais. Sem contar que no Brasil não havia campeonato nacional. Quanto ao PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL OFICIAL DE CLUBES DE 2000, o blogueiro raivoso palmeirense, num acesso de raiva e loucura, proferiu a seguinte asneiras e canalhice: "redundou em um fracasso técnico e financeiro de tal monta que a Fifa cancelou a competição no ano seguinte e nominou a competição realizada no Brasil como "Torneio de Verão"!
    Já que o blogueiro é cara de pau, vamos desmascarar o porco. Um campeonato com clubes como Vasco Da Gama, Corinthians, Real Madri, Manchester e Necaxa jamais poderia ter o "fracasso técnico" que o palmeirense, no seu desespero, criou. A FIFA não só iria fazer o 2º Mundial na Espanha, como iria aumentar o número de clubes para 12. Conforme confirma o site internacional de estatísticas RSSSF: http://www.rsssf.com/tablesf/fifa-wcc01.html. Fato que é conhecido por todos os que conhecem o futebol. Confirmando a vaga pro país sede, o campeão espanhol Deportivo La Coruña seria o classificado. Conforme todos deviam saber, e o RSSSF informa, o Mundial foi cancelado devido à falência da ISL, parceira da FIFA. Os palmeirenses tanto sabiam do 2º Mundial que estavam se preparando para viajar até a Espanha para assistí-lo. Fonte: http://blogs.estadao.com.br/edmundo-leite/2011/07/28/o-maior-drible-tomado-pelo-palmeiras/
    Vejam o informativo oficial do Palmeiras, bem como a tabela de jogos, e inclusive os folders das empresas de turismo que levariam a porcada à Espanha(kkkkk). os jornais comunicaram em maio de 2001 a suspensão do Mundial. Então, palmeirense, engula esse papinho de "fracasso técnico" e de "prejuízo" sem maionese, OK? Além do mais, mentiroso blogueiro, se a FIFA jamais iria realizar o 2º Mundial, e isso desde 2000, por que teve que indenizar o Palmeiras pela não realização do mesmo? Conclusão:
    1) Corinthians legítimo campeão mundial de 2000, assim como seria o Raja Casablanca em 2013.
    2) O Palmeiras não tem Copinha São Paulo e nem Mundial.
    Estamos combinados!

     
  • Às 4 de março de 2015 às 13:01 , Blogger Unknown disse...

    como corintiano e bicho burro e não estuda

    primeiro gamba pra entender a competição é preciso entender o futebol daquela época. A fifa convidou clubes de um grande numero de países que não aceitaram por questões politicas e de calendário sem contar que alguns países nem praticavam futebol.

    Segundo o palmeiras participou da supercopa por que o campeonato era para campeões e vice-campeões do torneio e o palmeiras foi vice-campeão em 1970 gamba burro e outra o Áustria Viena foi sim campeão na temporada 1949/50 e o palmeiras jogou por que tinha sido campeão paulista pois apesar de não haver campeonato nacional havia o estadual e o torneio rio-sp que o palmeiras também ganhou seu mané o Nice substituiu o barcelona mas havia sido campeão francês otário a Juventus entrou no lugar do Milan mas havia sido campeã italiana na temporada 1949/50 e o palmeiras é campeão mundial por que a fifa reconheceu gambazão. Quanto ao seu mundial de 2000 leia isso para saber a sujeira que foi:
    http://www.rankingdeclubes.com.br/historia_mundiais.htm

    ate mais gambaz e quer um conselho estude um pouco mais a historia do seu time para saber que ele só passou a existir a partir de 1990

    Fernando

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial