Observatório Alviverde

31/03/2014

O DIFÍCIL TRABALHO DE RECONSTRUÇÃO! AO MENOS NÃO VAMOS SAIR DO ZERO!





Há muito mais do que uma simples luz no fim do túnel da tristeza palmeirense, neste momento grave e difícil em que o time inicia o seu processo de reconstrução técnico, moral e -principalmente- comportamental. 

Desta vez o Palmeiras não está sujeito ou submisso à fatalidade da "terra arrasada" que sempre veio junto e acompanhou os nossos fracassos, em quase todas as situações pretéritas.

Perdemos, sim, outra vez, mas perdemos, com dignidade, para nós próprios, na medida em que tropeçamos em omissões e erros, de Nobre a Brunoro, de Brunoro a Kleina, de Kleina à comissão técnica, da comissão técnica aos jogadores e dos jogadores à torcida, mormente a uniformizada.

Já que perdemos tanto, o que não podemos, neste momento, é perder o foco, representado pela modernidade administrativa de gestão e pela mudança radical do sistema de salários e da filosofia de contratações implantados -inteligentemente- por Nobre.

O meu temor, a esta altura, é que a derrota em um reles Paulistinha (não é assim que o Cu-rintia, os Bambis e a mídia passaram a tratar o campeonato assim que foram alijados da conquista do título?) deflagre o retorno da viciosa e superada política de contratações, suicida e irresponsável, dos salários milionários e do velho vício da contratação de veteranos superados que fazem do Palmeiras uma referência para a aposentadoria!

Temo, também, pela volta do deficitário Palmeiras B, -lembram-se da campanha do blog para extingui-lo?- autêntico eldorado de dirigentes gananciosos e de empresários inescrupulosos, verdadeiros sanguessugas do clube? 

Os manchados et caterva, mais do que ninguém, tudo farão nesse sentido, pois, além de Nobre lhes ter cortado as mordomias e os privilégios, cortou-lhes, também, o oxigênio financeiro!

De mais a mais, sempre foram partidários -como eu já disse várias vezes-, do quanto pior, melhor, raciocínio que se aplica, também, a vários redutos oposicionistas predadores que, por pura ambição ao poder, lhes  interessam (muito mais) os fracassos e as derrotas da equipe.

O Palmeiras é, mesmo, um clube sui-gêneris! Como se não bastasse tudo o que dissemos,  existe no Verdão, a figura do torcedor comum que torce pela derrota do time, simplesmente, para que as suas teses conspiratórias se confirmem, provando, com isso, que torce, muito mais, para sí mesmo, do que, propriamente pelo clube! É de lascar o cano, um horror!

Desta vez, entretanto, para o desespero de muitos, não estamos recomeçando do zero. Do bombardeio inesperado que, atônitos, sofremos nesta final do Paulistinha, ainda existe muita coisa em pé.

Temos um elenco jovem, um grupo tecnicamente razoável, (é óbvio, precisa ser reforçado) e um departamento de futebol financeiramente -quase- saneado. 

Tudo isto, convenhamos, não é pouco, e, representa, minimamente, a metade do caminho a ser percorrido para o nosso soerguimento e recuperação que, pressuponho, só virá em definitivo após a inauguração de nossa Arena.

O que não pode, neste momento, é ser deflagrada uma "caça às bruxas", com sequentes e indiscriminadas dispensas de jogadores, haja vista que não se deve -jamais- desvalorizar o patrimônio do clube. 

Sou -radicalmente- contra qualquer insinuação ou divulgação de lista de dispensas, ainda que ciente esteja de que vários jogadores não podem mais permanecer e têm de ser negociados.

Os atletas que não servem e que têm de ser descartados, não podem ter seus nomes anunciados.

Não, apenas, em função da desvalorização que sofreriam, mas, também, para que não fiquem marcados como responsáveis diretos por uma desqualificação histórica em que todo mundo -até nós torcedores- tem a sua parcela de culpa.

Este momento trágico na vida do Palmeiras, -mais um-, exige muita calma, reflexão, discernimento e um bom encaminhamento na administração de mais essa (quer queiram ou não ela existe)  c-r-i-s-e!

Sei que uma goleada sobre o Vilhena -se possível- não teria o dom, o poder ou o condão de, em um passe de mágica, retirar do coração dos palmeirenses a amargura e a frustração de tão acachapante derrota, mas que ajudaria -sou convicto disto-, bem que ajudaria!

Que Kleina e os jogadores cumpram os respectivos deveres, que a diretoria tire lições positivas do negativismo da debacle e que cada torcedor, na medida do possível, colabore para que o Palmeiras possa voltar a nos fazer felizes!

Sei que é difícil todo trabalho de reconstrução, principalmente o nosso, mas, ainda bem que, ao menos, não vamos ter de começar do zero! 

Pensem -sempre- nisto e bola pra frente!

COMENTE COMENTE COMENTE

11 Comentários:

  • Às 1 de abril de 2014 às 10:40 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Não precisa de caça às bruxas, bastaria chutar o cara-de-duende que se passa por técnico do Palmeiras.

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 11:27 , Anonymous Anônimo disse...

    a pior coisa a lamentar é( torcedor comum que torce pela derrota do time, simplesmente, para que as suas teses conspiratórias se confirmem, provando, com isso, que torce, muito mais, para sí mesmo, do que, propriamente pelo clube.)
    infelizmente é a mais pura verdade.

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 12:46 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    SERGIO DO MAURO

    ONDE ASSINO??

    FALOU TUDO

    O NOSSO TECNICO PODE SER EDUCADO

    TRABALHADOR

    HONESTO

    AGREGADOR E COISA QUE O VALHA

    NO QUE EU ACREDITO

    MAS É UM CAGÃO

    MEDROSO

    INDECISO

    E TEIMOSO EM ALGUMAS SITUAÇÕES, COMO INSISTIR COM VINICIUS CINTURA-DURA

    AO ANONIMO QUE ESCREVEU AI

    ATE CONCORDO COM VOCE

    TEM MUITO PALMEIRENSE QUE TORCE CONTRA

    PARA SENTIR O PRAZER, COMO UM ORGASMO SEXUAL

    DE QUE AS ''TESES CONSPIRATORIAS'' SEJAM CONCRETIZADAS

    MAS NO CASO AQUI NÃO E CONSPIRAÇÃO

    E SIM CONSTATAÇAO


     
  • Às 1 de abril de 2014 às 12:47 , Blogger Unknown disse...

    Vou lembrar do texto que fala do bate tambor ! Infelizmente outra vez....

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 12:54 , Anonymous Anônimo disse...

    É Obvio que numa semi-final time pequeno contra time grande só vai ao ataque na boa.
    O Palmeiras teria que ter feiro o mesmo com a probabilidade maior de fazer gols por ter elenco melhor e sem se expor.

    As. J.J

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 12:59 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    O "nobre" presidente já dispensou Kleina?

    Está esperando o que? Novo vexame?

    E Brunoro com o seu gerente de futebol, o Feitosa? Estão fora?

    Ainda não? Vão esperar até ele doar outro jogador?( a bola da vez deve ser Valdivia ou Wesley)ou trazer o traste inutil do Luxemburgo, seu amigão do peito?

    E o gerente de marketing, o tal curintiano assumido? Quando vai sair?

    Não tem muita coisa para recomeçar, é só mandar 04 pessoas para a rua( Kleina, Feitosa,o tal gerente de marketing, e Brunoro), contratar profissionais sérios e competentes no lugar( Brunoro só era competente com a grana da Parmalat) e está resolvido.

    Com a contratação de um técnico melhor preparado tecnicamente e corajoso(não precisa ser medalhão e nem Luxemburgo), e jogadores que faltam nas posições chaves( atacantes e lateral direita, mais urgentes) dá para continuar o projeto sem problemas.

    ACORDA NOBRE! TENHA COLHÕES!!

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 13:26 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Também acho que tem que sair o técnico.

    Porque saindo ele, muitas coisas vão parar de acontecer, por exemplo:

    1-Os juízes de cara, irão parar de perseguir o Valdívia e finalmente irão começar a marcas as faltas e amarelar os adversários.

    2-Os juízes, também passarão a apitar o jogo da mesma forma que apitam para são paulo e corintias e dessa forma passaremos a não ser mais prejudicados.

    3-O Paulo Nobre e o Brunoro de imediato, contratarão mais reforços e nunca mais deixarão de contratar jogadores que estavam nas mãos a pedido do técnico, como o lateral direito do Libertad por exemplo. Além disso eles irão ligar ao vivo e peitar todos que falarem coisas depreciativas em relação ao Palmeiras, seja ao vivo, seja em resposta a alguma reportagem.

    4-Dessa forma, a impressa começará a respeitar o Palmeiras como time grande, uma vez que acham que é pequeno por causa do técnico que é novo.

    5-Alan Kardec nunca mais receberá duas paulistinhas em seguida na frente do juiz.

    6-Leandro voltara a fazer gols e vai parar de ser vagabundo em campo. (indireta do Lúcio)

    7-Saindo o técnico, com certeza virá outro bem baratinho e com ele virão muitos jogadores TOP de linha.

    8-O Wesley então, vai se transformar num monstro do meio de campo e o investidor vai perdoar a dívida de cerca de 20 milhões.

    9-O Vinicius, jamais vai continuar jogando, porque técnico de ponta não coloca ele pra jogar, como fazia o Felixão também.

    10-Empresários desaparecerão do Palmeiras e levarão consigo esses jogadores protegidos como o Vinícius, Miguel, entre outros.

    11-O Wendell jamais voltará a se machucar em cima da hora e desfalcar o time.

    12-Se sair o técnico, garanto que o Bruno Mão de Alface vai se transformar em titular e poderemos vender o Prass.

    13-Depois de muito tempo, saindo técnico, teremos um bastidor forte e atuante, que irá nos proteger.

    14-Não podia deixar de falar que nunca mais nosso departamento mérdico ficará tão cheio como ultimamente andou ficando, não conseguindo curar o atacante Diogo por exemplo de uma pancadinha a quase 2 meses. E o Bruno Cesar então? Pra ser contratado tem que passar pela avaliação não é?

    15-Eu poderia relacionar mais umas 150 coisas boas que aconteceriam com a demissão do técnico, mas já é o suficiente. (royalts para alguem, rsrs).

    Toda igreja tem um cristo.

    Adeus Gilson Kleina.

    Que venha o próximo massacrado, com o mesmo elenco, sem contratações, sem apoio da diretoria e com os mesmos torcedores apocalípticos.

    Saudações.

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 14:51 , Anonymous Marco disse...

    O time jogou muito abaixo da sua capacidade, mas mesmo assim o goleiro do Ituano fez três defesas difíceis.
    Quem puder assista ao VT e com mais calma observe o jogo sem a emoção do momento. Notem a total diferença de critérios nos cartões. Vejam o cartão do Mendieta e compare com a não marcação para o Ituano. O Ituano levou dois cartões e o Palmeiras quatro.

    JOGADOR QUE LEVA CARTÃO LOGO NO INÍCIO MUDA A FORMA DE MARCAÇÃO.
    Ao não punir jogadores do Bragantino e do Ituano, por agressão, no início dos jogos, o árbitro interferiu no restante das partidas.

    Dick e Alemão, do Ituano não levaram cartões no primeiro tempo. Contra o Bragantino foi a mesma coisa e os jogadores dos dois times perceberam que tinham licença para bater. Seria muito bom ter opção no banco para o Kardec, mas melhor ainda é ter o jogador em campo, com o agressor expulso ou pelo menos amarelo para ficar esperto. O que aconteceria se no lugar do Palmeiras estivesse o time da marginal ou o time do Jardim Leonor, tendo contra si esse tipo de arbitragem? Será que a Comissão de Arbitragem cairia, como aconteceu em 2012 em um jogo que não valia nada?
    O fato do Palmeiras ter tido seus problemas, não anula a má fé dos árbitros nos três confrontos (Santos, Bragantino e Ituano). Mesmo com os problemas do Palmeiras, as atuações da arbitragem na quinta e no domingo foram decisivas para a desclassificação. A grande questão é que não são casos isolados, mas uma forma de apitar todos os nossos jogos.

    A bronca e a raiva da torcida não podem servir para mais uma vez encobrir esse problema crônico, problema que as diretorias do Palmeiras se negam a enfrentar. Devemos reconhecer as falhas e deficiências, mas nem por isso devemos dar aval às pilantragens, fazer papel de trouxas para parecer que não queremos dar desculpas por resultados.
    Notem que após o jogo do Bragantino e com a atuação excelente do Valdívia, jornalistas santistas começaram a armar um circo para o jogador . O cara apanhou o tempo inteiro e apesar disso foi rotulado de sujo,
    desleal.
    Essa é a diferença, enquanto os rivais se arrumam desde a elaboração da tabela, são bem visos na federação e tem gente na imprensa para completar o
    serviço, o Palmeiras continua sendo o bobo da corte, o clube juvenil onde se prefere falar mal do time para parecer politicamente correto. Para coroar ainda temos a omissão dos chamados jornalistas palmeirenses, que por covardia não fazem o que caberia à profissão, mostrar os fatos. Não querem comprometer a imagem!!!!!

    Futebol se ganha também fora de campo usando suas armas e minando as armas dos outros, mas o Palmeiras continua sendo time de amadores.
    Nos tiraram da TV aberta na quarta, tendo a segunda campanha contra a quinta dos bambis. Com isso perdemos um dia de descanso, dia que nos custou caro.
    Temos que aprender muito ainda. Começamos perdendo na Vila, com o seo Luís Flavio nos tirando do
    primeiro lugar e mais uma vez, prejuízo ao Palmeiras não foi notado. Continuou contra o Bragantino e terminou com o Ituano. Para completar, mais uma vez o Ituano tira na violência um jogador chave do Palmeiras. Em 2013 foi Prass, em 2014. Seria coincidência ou determinação?
    Por mais deficiências apresentadas, necessidade de elenco, o Palmeiras tinha total condição de se classificar nesse campeonato paulista dentro de situações normais de jogo, onde as regras fossem cumpridas em igualdade.

    Entretanto, após mais uma eliminação onde nos fizeram de trouxas, ficamos xingando treinador, lateral direito, centro avante, goleiro e nossos rivais se arrumam por fora e dão risada da nossa cara.

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 18:30 , Anonymous MestredosMagos disse...

    Marco

    Exatamente isso.

    O Palmeirense tem que se ligar, que muito do está acontecendo, nesse momento, está longe de ser técnico.

    Nosso maior problema ainda é o Presidente e sua Equipe de Fantoches, pela falta de bastidor (em sua totalidade) e também pelo fato de achar que elenco enxuto é eterno.

    Como foi muito bem colocado, nos tiraram o primeiro lugar contra o Santos e depois os 2 times de fazenda nos arrebentaram em campo.

    Tudo com aval do juiz.

    Tudo em nossa cara, sem ser se quer questionado pelo mandatário presidente Paulo Nobre.

    Saudações.

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 19:31 , Anonymous Marco disse...

    O Presidente do Palmeiras pensa como a maioria dos palmeirenses e como pensavam as diretorias anteriores. Não pode ser criticado sozinho, ele representa o Palmeiras e o que pensa a sua torcida.
    Basta fazer visitas pela páginas da Mídia Palestrina para notar que a ingenuidade das nossas diretorias é a mesma da maioria dos torcedores.
    Enquanto nossos rivais dão aula de malandragem, se arrumam por fora, nossos “mocinhos” politicamente corretos ficam jogando a culpa em lateral, volante, treinador, com a inocência histórica que nos tira de tantos campeonatos.
    Nossos jogadores têm culpa sim, falham também, como falham os jogadores de todos os times, mas a diferença não está ai.
    Treinadores de nome já passaram por aqui, elencos são trocados todos os anos e perdemos vagas, classificações para equipes montadas há três meses do campeonato.
    Em todos o anos acontece alguma armação por fora e nós continuamos xingando os laterais, os zagueiros e os goleiros.
    Em condições normais, o time, o elenco do Palmeiras tinha de sobra condição de passar à final e mesmo não tendo a atuação que todos gostariam de ver era mais time do que Bragantino e Ituano.
    Jamais Bragantino e Ituano terminariam um jogo decisivo contra SP ou SCCP com onze em campo, jogando como jogaram contra o Palmeiras. Esse é o motivo que só o Palmeiras perde classificações para times menores. Com o Palmeiras tem jogo e deixam bater.
    Discutimos que faltou um centro avante e um lateral. Faltou sim, e para o campeonato brasileiro isso terá que ser visto, mas para jogar contra times que não tem mais que 15 jogadores em condição de ser titular é um exagero dizer que o Palmeiras não tem elenco para fazer frente ao time de Itu.
    Nos, aqui no OAV, escrevemos antes do jogo na quinta feira, cansamos de escrever antes da maneira como o Palmeiras é tratado e com esse tratamento, mais cedo ou mais tarde é natural que aconteça um problema.
    O Flamengo é um grande exemplo para comparação. Times bem inferiores ao Palmeiras, montados por eles, se mantiveram na série A e no ano passado venceram a Copa do Brasil. Por lá, além de não ter nada contra no extra campo, existe o otimismo, enquanto aqui deveríamos trocar o mascote de periquito para hiena.
    Tem time por ai que ganhava tudo de 1x0 e foi campeão brasileiro e da Libertadores com elenco limitado e o treinador rei dos empates e da retranca, mas tinha a seu favor tudo dentro e fora de campo. Bastou entrar em briga política que os resultados sumiram. O futebol brasileiro foi reduzido à condução de quem vai ganhar ou vai perder, mas nós só sabemos dizer que o lateral não serve e que o treinador é fraco. Voltando ao Flamengo, quantos títulos não foram ganhos com interinos no comando?
    Para concluir, uma declaração do diretor jurídico da Portuguesa para ser pensada: O medo da Lusa por entrar na Justiça comum não é referente a esse processo, mas a retaliação que poderá vir em futuro breve, dentro de campo. Basta lembrar como foi o processo de aniquilamento do América carioca após ter sido prejudicado pela Copa União de 87 e entenderemos o receio da Lusa.

     
  • Às 1 de abril de 2014 às 20:02 , Anonymous Blog do Gean Odii disse...

    A derrota para o Ituano eliminou o Palmeiras do Campeonato Paulista. A mais nociva das consequências do resultado para o clube, contudo, será dar munição a uma oposição continuamente danosa e às suas torcidas organizadas violentas e mal acostumadas.

    Com ou sem Libertadores, não defendo o desprezo aos estaduais. Por respeito à torcida, qualquer título, quando disputado com a camisa de um grande cube, merece ser jogado e, se possível, conquistado com afinco.

    Ou seja: a avaliação do início deste texto nada tem a ver com a importância do Paulistão. Tem a ver apenas com o imenso estrago que “inimigos políticos”, estejam eles dentro do clube, na torcida ou até em parte da imprensa que se sente desafiada, são capazes de fazer a um time de futebol.

    Não é exclusividade do Palmeiras. Flamengo e Corinthians de hoje que o digam. Historicamente, porém, ninguém sofre tanto com este problema no futebol brasileiro como o clube cujo centenário será celebrado em agosto.

    Não se trata de defender determinada ala ou grupo político. Até porque, como se sabe, a oposição de hoje é a situação de amanhã. E vice-versa. E no Palmeiras, invariavelmente, a oposição deixará de lado sua função fiscalizadora para simplesmente atrapalhar e acabar com a paz e as condições de trabalho salubres entre dirigentes, comissão técnica, jogadores e torcedores.

    Após o 1 a 0 para o Ituano, as circunstâncias inusitadas do jogo e do torneio, além da própria natureza do futebol, serão ignoradas em detrimento dos vereditos que surgem primeiro em redes sociais para, na sequência, criar uma enxurrada de comentários populistas em programas de TV igualmente populistas.

    Ao apito final, já era possível antever tais vereditos.

    As (não poucas) boas contratações que fizeram do elenco um grupo bem mais confiável que o de anos anteriores serão desprezadas. Agora será preciso seguir a velha regra do futebol brasileiro: ter “ambição”, contratar alto e torrar um dinheiro que não existe.

    A torcida organizada, com sua visão deturpada do futebol e de sua própria importância, se sentirá autorizada a fazer crescer sua mancha de estupidez com violência, pichações e faixas. Tudo isso, sabe-se bem, por ter perdido as regalias às quais estava habituada.

    O técnico, em que pese as recentes e frustrantes passagens recentes de medalhões como Luxemburgo, Muricy e Felipão pelo mesmo Palmeiras, precisará ser trocado por um… medalhão.

    A reformulação das categorias de base. O fim do indecente Palmeiras B. A melhora na circulação de informações que evitou vazamentos a colunistas ávidos por qualquer migalha de informação sem credibilidade. A profissionalização de setores do clube. A ausência de discursos e ações populistas tão nocivas ao futebol em geral.

    Estas e outras conquistas ou virtudes da atual diretoria alviverde serão esquecidas ou minimizadas porque, afinal, o Palmeiras perdeu do Ituano.

    Os erros também existem, como costumam existir em quase todos os trabalhos humanos. O “caso Barcos”, até hoje mal explicado, é bom exemplo. A ausência do patrocinador dura mais que o razoável. Alan Kardec não tem reserva…

    Ainda que existam, contudo, os equívocos da atual gestão estão longe de ser o principal problema do Palmeiras de 2014.

    O maior problema do Palmeiras de 2014 é o mesmo do Palmeiras de vários outros anos. É ter muita gente, dentro de sua própria casa, para quem prevalece a máxima do “quanto pior, melhor

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial