Observatório Alviverde

01/06/2014

FINALMENTE O PALMEIRAS (CONTRA O GRÊMIO) NA TV ABERTA, EM CIRCUITO NACIONAL!

 
Felipe Menezes sai da cerca e vira titular absoluto!

Cumpridas oito rodadas do Brasileirão, iniciada a nona,  verifica-se, claramente, que, ao menos em termos de Palmeiras, está dando a lógica neste campeonato.

Por que?

Simplesmente porque a posição do Palmeiras é intermediária com 12 pontos em 8 jogos, decorrentes de quatro vitórias e quatro derrotas, sem nenhum empate.

Foram 8 gols marcados e 10 sofridos, saldo negativo e dois gols e 50% de aproveitamento.

Os números, por si mesmos, estampam, visivelmente, o desequilíbrio de uma equipe mediana que visitou quatro vezes e recebeu os concorrentes, também por quatro vezes e que cumprirá logo mais em Caxias, a sua quinta apresentação fora de casa.

Em casa o Palmeiras perdeu para o Flu, 0 x 1, venceu  Goiás 2 x 0, 
derrotou o Figueirense, 1 x 0 e perdeu para o Botafogo, 0 x 2.

Foram 4 jogos com 2 vitórias e duas derrotas, 3 gols pró e 3 contra, sem saldo, nem deficit.

Fora de casa, também em 4 jogos, o Palmeiras venceu o Criciúma,  2 x 1, para o Fla, 2 x 4, impôs-se ao Vitória em Salvador, 1 x 0 e perdeu para a Chapecoense 0 x 2.

Fora de casa, 2 vitórias e 2 derrotas, com 5 gols assinalados e 7 sofridos, apresentando o déficit de um gol.

Os números explicam, sem qualquer mistério a condição de time mediano, ostentada pelo Palmeiras até a rodada de hoje, quando o Verdão volta a ser visitante e vai a Caxias do Sul enfrentar o Grêmio, cuja campanha é levemente melhor que a do Verdão.

Em 8 rodadas o time gaúcho tem um aproveitamento baixo em relação ao seu grande investimento salarial de 58 por cento, com uma campanha de 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 7 gols marcados, 5 sofridos e um saldo positivo de 2 gols.

Se for feita uma comparação de campanhas, verificar-se-a que a diferença entre Palmeiras e Grêmio está no fato de o Grêmio ter uma defesa um pouco melhor e um time mais bem ajustado.

Mas, se uma palavra pode ser utilizada na analogia que se queira estabelecer em relação às campanhas, terá de ser equilíbrio!

O Grêmio, hoje, tem a vantagem de jogar em casa, e o Palmeiras, ainda sem sua melhor formação e completamente remendado, não!

Não quero nem abordar as ausências e consequências de Prass, Bruno César, Valdívia e Leandro estarem fora do time, por contusão ou por seleção!

Refiro-me, especificamente, a ausência de Wesley pelo terceiro cartão amarelo, ele que, na ausência de Valdívia, tem sido o principal articulador palmeirense.

É através de Wesley e de seus pés que nascem todas as jogadas ofensivas do Palmeiras, o que, em sí, ao menos em meu entendimento, é um erro crasso, pois qualquer time que jogue na dependência de um único jogador, acaba se tornando uma presa fácil dos adversários!

Com  a ausência de Wesley e a contusão de Mendieta, não se sabe a quem vai tocar estabelecer o chamado passe final, justamente aquele de que estamos mais carentes para chegar ao gol adversário, em função da falta de um talento e das múltiplas alternativas (todas elas duvidosas) a que pode recorrer Alberto Valentim em sua derradeira figuração como técnico interino!

Teoricamente esse papel de garçom caberá ao limitado Felipe Menezes cuja escalação já está (como sempre) anunciada e garantida.

Menezes, em meu entendimento, deve ser o que se chamava, antigamente, de "leão de treino", isto é jogador que arrebenta nos treinamentos e que nunca dá no couro quando veste a camisa do time principal e entra em campo.

Alguns sites palmeirenses anunciam que Wellington pode voltar à zaga, com a passagem de Marcelo Oliveira para o meio de campo.

Em meu entendimento seria uma ótima alternativa, não, apenas pelo fato dele ser canhoto, como por ter experiência, personalidade e condições de, além de cobrir a lateral esquerda, avançar, lançar, municiar e, até, tentar o gol. 

É bom que lembremos,  sempre. que Oliveira é meio-campista por origem e que, apenas, quebra o galho como zagueiro.

Há que se considerar, também, a hipótese de Bruninho entrar em campo, embora, em meu entendimento, essa não seja, ainda, a melhor alternativa pois falta rodagem ao garoto, que pode, perfeitamente, ser aproveitado durante o transcorrer do jogo.

Finalmente, existe a perspectiva do aproveitamento de Josimar, que, ao menos até hoje, pouco ou nada rendeu com a camisa do Palmeiras.

Provável time para hoje: Fábio, Wendel, Lúcio, Oliveira (Wellington) e Willam Matheus. Renato, (Josimar) (Bruninho) (Marcelo Oliveira), Felipe Menezes e Marquinhos Gabriel. Diogo e Henrique.

O que se nota, nessa formação, é que, qualquer que seja a alternativa adotada, o Palmeiras será um time que, muito mais, vai se defender e, muito menos, atacar.

A não ser que haja uma mudança de atitude e o time assuma uma atitude taticamente mais agressiva, prevejo um jogo pegado, fechado e pesado em que 1 ou 2 x 0 representará uma goleada, até porque o Grêmio de Barcos, em matéria de ataque está conseguindo ser pior do que o Palmeiras!

COMENTE COMENTE COMENTE

Este é o primeiro jogo do Palmeiras que a Globo (A Band, também) vai passar em circuito aberto para todo o Brasil. O jogo anterior passou, apenas, em São Paulo, sudeste e sul. Já não era sem tempo!

Só espero que, como se trata de um jogo de dois grandes em posição mediana, sem tanta importância na ponta da tabela, (simplesmente o fechamento provisório do Brasileiro para a Copa) que a Globo venha a trazer hipotéticos números para a justificação,  da futura da ausência do Palmeiras na TV aberta.

Com mais tempo e espaço, voltaremos à abordagem do assunto durante a Copa (AD)

13 Comentários:

  • Às 1 de junho de 2014 às 11:59 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Para mim, neste campeonato é nivelado por baixo!!

    Todos os times são iguais!! Não existem destaques!!

    Não acho que jogamos mal contra o Botafogo. DEMOS UM GRANDE AZAR!

    Implodimos o Botafogo no 1º tempo, e não fizemos um gol( infelizmente, isso acontece)

    No 2º tempo, pregamos( será que devido as 6 horas de viagem de Ônibus, para economizar trocados, ou pelo desgaste de ficarmos presos em Chapecó, e da nossa "moderna" gestão não ter conseguido um adiamento?), e a juizada, para variar, nos vilipendiou novamente( Acorda, Nobre, até quando?), ai perdemos a partida.

    Acho que podemos vencer a partida contra o Grêmio sem sustos, desde que possamos jogar com aplicação e seriedade, e que a sorte desta vez esteja do nosso lado, e que a juizada não nos arrebente novamente( esta é a tarefa mais complicada,não é mesmo "Nobre presidente" ?)

    AVANTI PALESTRA!! 2X0!!!!

     
  • Às 1 de junho de 2014 às 16:58 , Anonymous Nei Verde disse...

    Termina o primeiro tempo:

    Observações:

    - Humberto teve que fazer deslocamentos de jogadores da zaga para o meio porque o tal JOSIMAR é uma piada, se é piada porque contrataram.....

    - 30 segundos de jogo o tal WENDEL já faz a primeira lambança, tomou um drible vergonhoso, houve o cruzamento e não tomamos o gol por muita sorte.....

    -30 minutos de jogo o tal M. Oliveira na intermediaria do grêmio, sozinho, de frente para o gol, chutou a bala saiu na lateral..

    MEU DEUS ENQUANTO JOGADOR DESSE NÍVEL (WENDEL/M.OLIVEIRA/JOSIMAR), ESTIVER NO PALMEIRAS.., É DESRESPEITO COM O NOME DO CLUBE E COM OS TORCEDORES...

     
  • Às 1 de junho de 2014 às 18:01 , Anonymous Nei Verde disse...

    Termina o jogo:

    -Destaque para zaga Lúcio e Wellington, jogaram muito, assim como o esforçado Diogo.

    -SUPER DESTAQUE, para o famoso BASTIDOR, mais uma vez o Palmeiras roubado, e o jogador chamado BASTIDOR volta a se destacar, e ninguém protesta.
    Mas deu para fazer uma meia base para depois da copa.

    Temos:
    -Bons goleiros, um dois bons zagueiros, um bom lateral esquerdo, um volante promissor assim como um meia e uma centro avante.., acho que com o novo técnico Egurem vai se firmar, Valdivia retornando e a chega de mais um lateral direito um meia e uma atacante, vai dar libertadors.....

    Agora nada disso adiante se continuar o BASTIDOR contra nós...

     
  • Às 1 de junho de 2014 às 18:02 , Anonymous Nei Verde disse...

    Termina o jogo:

    -Destaque para zaga Lúcio e Wellington, jogaram muito, assim como o esforçado Diogo.

    -SUPER DESTAQUE, para o famoso BASTIDOR, mais uma vez o Palmeiras roubado, e o jogador chamado BASTIDOR volta a se destacar, e ninguém protesta.
    Mas deu para fazer uma meia base para depois da copa.

    Temos:
    -Bons goleiros, um dois bons zagueiros, um bom lateral esquerdo, um volante promissor assim como um meia e uma centro avante.., acho que com o novo técnico Egurem vai se firmar, Valdivia retornando e a chega de mais um lateral direito um meia e uma atacante, vai dar libertadors.....

    Agora nada disso adiante se continuar o BASTIDOR contra nós...

     
  • Às 1 de junho de 2014 às 19:33 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Parabéns a todos hoje, jogaram com muita vontade, ocuparam os espaços. Fomos melhores que o Grêmio, mesmo com os desfalques, e só não ganhamos por causa da arbitragem. Esperança de dias melhores depois da Copa.

     
  • Às 1 de junho de 2014 às 19:33 , Anonymous J.J disse...

    Gol do PALMEIRAS !... Más anulado!
    Porque na " Dúvida" tava impedido!
    Entra ano sai ano e o PALMEIRAS tem que jogar muitos jogos no Campeonato
    contra o Time Adversário e contra o JUIZ do jogo.
    Quando o Juiz erra a nosso favor uma em cada 20 vezes a imprensa faz um
    CIRCO durante toda a semana.

    As. J.J

     
  • Às 1 de junho de 2014 às 19:41 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Mais uma vez, a arbitragem nos tira a vitória!! Mais uma vez fomos garfados!!

    ATÉ QUANDO, NOBRE??? VOCÊ NÃO APRENDE???

    Jogamos bem, com vontade, FOMOS MELHORES DO QUE O GRÊMIO!

    Os jogadores esbanjaram raça, aplicados, lutando, mesmo com nossas limitações,e elas são muitas, sabemos disso!

    Esse campeonato é nivelado por baixo, não tem ninguem melhor do ninguem!

    Mas como disse o amigo Nei Verde,mesmo com reforços, e Garêca, sem força nos bastidores, não vamos chegar a lugar nenhum!!

    ACORDA NOBRE!!!!!!!!!!!!!

     
  • Às 1 de junho de 2014 às 22:05 , Anonymous Anônimo disse...

    Gostei dessa formação. Pareceu que o time jogou sem sofrimento, sem grandes sustos, mais solto e encorpado.

    Pode ser por que o Wesley não jogo ou pela entrada do Wellington e a volta do M. Oliveira pro meio de campo.

    Não são poucos os que dizem ser essa formação com Lúcio e Wellington a mais indicada. Foi assim nas primeiras rodadas do Paulista quando o Palmeiras mostrou bom futebol (depois de ganhar dos bambis, com imponência, a coisa desandou).

    O que fazer com o Wesley? Cabe à diretoria resolver o imbróglio e ver se o Gareca dá um jeito no 'menino da vila'.

    Precisamos do Valdivia ou contratar alguém que ao menos seja da função.

    Leandro é outro problema pro Gareca. Não é por que ele foi comprado recentemente que não pode ir pro banco. Pra mim, tanto M. Gabriel quanto Diogo são opções melhores. Quem sabe os ares de Toulon fizeram bem ao rapaz.

    De gringo, o que vier é lucro. Imagino que o Gareca saiba quem trazer. Só não confio na diretoria que adora novela e pechincha, uma mistura explosiva.

     
  • Às 2 de junho de 2014 às 11:51 , Anonymous J.J disse...

    E sempre bom ter jogadores como o
    MAGO, Wesley,FERNANDO PRASS ETC.
    E sempre bom também ter jogadores ao
    menos a altura destes no caso de não
    poderem jogar, vejam que mesmo com a
    ausência de caras ditos bons como:
    ALAN K. FERNANDO PRASS. VALDÍVIA e
    até WESLEY o time esteve bem e estaríamos melhor na classificação
    não fosse os JUÍZES.

    As.J.J

     
  • Às 2 de junho de 2014 às 11:55 , Anonymous MestredosMagos disse...

    NÃO FOI SÓ GOL ANULADO

    Tiraram o prêmio de uma partidaça que fez o Diogo.

    Aplicado, raçudo, infernizou o lado esquerdo do Grêmio em cima do fraquíssimo Pará.

    Nosso presidente Mortadela Nobre não percebe o quanto isso machuca o time inteiro, pois o time faz uma boa partida, com entrega total e são roubados descaradamente, sem o presidente esboçar nenhuma reação.

    Nenhuma notinha de repúdio, nem uma reclamação formal, nada.

    Se em campo já é difícil, imagine o jogador tendo a certeza de que será roubado na próxima partida.

    É duro.

    Machuca o time.

    O presidente precisa entender de uma vez por todas que tem o dever de defender o time. Não adianta só cobrar.

    Será que o presidente vai pelo menos pagar pelo gol anulado do Diogo, uma vez que ele recebe por produtividade, por cada gol marcado?

    Desanima até a gente que tá de fora pessoal.

    Saudações.

     
  • Às 2 de junho de 2014 às 14:18 , Anonymous Marco disse...

    Como esse comandante da arbitragem dá sorte para o time do Jardim Leonor.
    Em 2006-2007-2008 foram campeões com muita sorte, especialmente nos jogos em casa.
    Agora, no começo do campeonato a sorte sorri mais uma vez para eles.

    Vejam só:

    Cruzeiro 1 x 1 bambis - falta inexistente na origem do gol de empate dos bambis.

    Atletico PR 2 x 2 bambis - penalty inexistente e gol de braço ( legal, segundo o gaciba)

    bambis 2 x 1 Atletico MG - gol legítimo do galo anulado qd po jogo estava 1 x 1, e falta inexistente na origem do segundo gol bambiano.

    ===============

    Com relação ao GE os editores de esportes esqueceram de colocar as imagens do gol mal anulado do Palmeiras nos melhores momentos da partida.

     
  • Às 2 de junho de 2014 às 15:03 , Anonymous Edson disse...

    Esse status vigente tem que mudar ou jamais seremos campeões.
    Imprensa, CBF, tribunal e parte da torcida alviverde. Todos remando contra.
    A diretoria palmeirense não pode ser inerte, pois tira do jogador a vontade de ganhar, ao saber que nenhum mísero lance será decidido a seu favor.Fica a cultura do acomodamento e da negligência com o resultado.
    Da mesma forma tira do torcedor o entusiasmo e a esperança.
    Até o Atlético paranaense protesta, o Galo mineiro, o Coritiba etc... Porque não o Palmeiras? Têm vergonha de quê?
    Enquanto isso, seguimos lamentando via redes sociais, sem que ninguém, ninguém mesmo, empunha um microfone e faz um chacoalhada via emissoras de rádio.
    A negligência e a imobilidade da diretoria vai custar caro ao Palmeiras.

     
  • Às 2 de junho de 2014 às 15:06 , Anonymous Edson disse...


    Em tempo:...empunhe um microfone e faça uma chacoalhada via emissoras de rádio.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial