Observatório Alviverde

22/08/2014

A ÓBVIA OPÇÃO DE NOBRE PELA CONTINUIDADE DE GARECA!


 
A ilogicidade do futebol faz de sábios, burros e de burros, sábios (AD)! 

Sem atribuir-me nenhuma dessas expressões, no entanto, corro o risco de ser chamado de burro ao defender a dispensa (ainda não consumada) de Gareca! Vá que, de repente, ele acerte...

Não me causa espanto, perplexidade ou espécie, a manutenção do (até agora) incompetente Gareca como técnico do Palmeiras após a campanha desastrosa que vem empreendendo no Verdão. 

Só não entendo porquê esse senhor continua sendo tão poupado, encoberto, protegido, blindado e, até, paparicado pela mídia e pela torcida, se não há motivos plausíveis ou justificáveis para tal. 

O trabalho de Gareca à frente do elenco palmeirense (vou repetir) ao menos até hoje, revelou-se medíocre, estéril, impotente e inútil, muito aquém das exigências de um clube da magnitude e do tamanho do Palmeiras!

Pelo que fez, e, principalmente, pelo que não fez, Gareca deveria ter recebido de Nobre, esta semana, não o sinal verde (cor que ele diz, abertamente ser aziaga) do prestígio, com o qual premiou-lhe a diretoria!

Deveria, sim, ser agraciado com um sucinto bilhete azul, com a recomendação de que procurasse outros caminhos profissionais! 

Esqueçam o que ele fez no Velez ou em qualquer outro clube, haja vista que se trata de passado irrelevante e que não vem ao caso. 

Em termos de Palmeiras, a única utilidade desse passado foi aquela de pautar a diretoria palmeirense na escolha do novo treinador. 

Na qualidade de cronista esportivo, estou analisando e julgando o inútil trabalho de Gareca (até hoje)  no Palmeiras e pelo que vejo e constato, é um dos piores, senão o pior de toda a história do clube.

Por muito menos, a nossa incoerente e inconsequente torcida paulistana já defenestrou e expulsou não, apenas, um, mas dezenas de outros treinadores, a maioria deles muito superiores ao argentino pelo que mostrou, repito, até agora. 

Gareca pode até acertar, dar a volta por cima e se consagrar  (duvido!) na direção do Palmeiras, mas, ao menos até agora tem se revelado trivial, burocrático e absolutamente comum!

Retrospectivando-se (se me permitem o neologismo) o trabalho de Gareca, de sua estreia aos dias de hoje, sem emoção, apenas com a razão, creio que não se pode tachá-lo (por tudo o que fez até hoje) com nenhum termo diferente da palavra medíocre.

Essa conversa de que o elenco é fraco e que Gareca não faz milagres, não passam de eufemismos e desculpas daqueles que querem o pior para a SE Palmeiras. 

Vejam que Gareca, em três meses, não conseguiu formar, sequer, um time base e em sete partidas do Brasileiro perdeu seis vezes e empatou uma ! Que técnico estreante fez semelhante campanha, impunemente, em toda a nossa história?

Quantos jogadores ele indicou para o Palmeiras e quantos foram contratados? Simplesmente todos, apesar de alguns como segunda alternativa, embora todas fossem por ele indicadas, recomendadas, avalizadas e, principalmente, referendadas.

Não bastassem as suas infelizes indicações, Gareca não conseguiu, até hoje, decorridos mais de três meses com junho inteiro livre de compromissos decorrente da folga proporcionada pela Copa do Mundo, montar, ao menos, um arcabouço, uma estrutura de time de futebol.

A manutenção de Gareca (eu já esperava por ela), era, foi, e, é  a opção mais óbvia e mais fácil de uma diretoria frouxa, fraca que opta sempre pelo óbvio e pelo fácil, para não ter de  mexer no bolso, ainda que o maior prejudicado seja o próprio clube, que, como se percebe, caminha, novamente, a passos largos, para o caos!.

O pior é que, com a corda no pescoço e com a espada de Dâmocles, ameaçadora, prestes a cair sobre a cabeça do clube que dirige, Nobre insiste em dizer que não vai contratar mais ninguém, quando se sabe da necessidade extrema, enfim, da premência de duas ou três contratações, especialmente de um talentoso meia que possa suprir os impedimentos e as ausências de Valdívia.

Mas, parece-me, não sei se por orgulho ou por necessidade, Nobre está disposto a não admitir que errou ao demorar demais a demitir o estagiário Kleina e procurar a tempo e hora um técnico estrangeiro.

Poucos podem fazer essa crítica e estou entre eles, haja vista que verberei, antecipadamente, contra a vinda de Gareca, até porque todo o treinador que trabalha com os garotos da base requer tempo para que possa implementar a sua filosofia e impor a sua linha de trabalho.

A manutenção de Gareca, entendo eu, a julgar pelo que o time rendeu até agora, será, muito provavelmente, por apenas poucos jogos! 

Não haverá mais clima para que o argentino continue, em caso de um simples empate sábado no Pacaembu contra o Coritiba.

A continuidade do argentino representa, simplesmente, perda de tempo, com o adiamento de soluções e a diminuição de datas que o próximo treinador terá para sacar o time da condição caótica em que se encontra.

Trata-se de uma situação emergencial que, se não for tratada em tempo hábil, desta vez, sim, colocará o Palmeiras, na condição de uma nova Portuguesa de Desportos. 

Em todo o caso, apoiarei e torcerei -sinceramente- para que  Gareca aproveite os dois jogos que a diretoria com a melhor das intenções, gentilmente, lhe oferece e que ele, não apenas se reabilite, mas que, principalmente, reabilite o Palmeiras!

Caso Gareca vá embora onde é que Nobre haverá de enfiar tantos gringos?

 COMENTE COMENTE COMENTE

14 Comentários:

  • Às 22 de agosto de 2014 às 14:59 , Anonymous Anônimo disse...

    Boa tarde.

    Grande palestrino Alcides.

    Concordo e não, rsrssss.

    Eu também acho o trabalho do Garêca até aqui muito ruim, não conseguiu formatar ou esboçar um esquema tático por mais simples que pudesse executar.

    Fazer do M.Oliveira o armador desse time é a opção mais estapafúrdia e grotesca como diria o saudoso Geraldo Bretas, me parece que ele não conhece o grupo como deveria depois de 02 meses, e também me dá a impressão que está pisando em ovos com o elenco, afasta ou afasta, não tem meio termo com Wesley e Leandro, começar na reserva e depois recorrer aos dois para que salvem o time? É suicídio!

    De qualquer forma eu também não o demitiria porque o que está ruim pode piorar mais ainda, e digo isso por uma simples argumentação: 'o time vai ter quer reagir por si só, pelas próprias pernas e forças.' Não há mais tempo para entrosamento, esquemas táticos ou propostas mirabolantes. Simples mas muito difícil.

    Acho que o momento é muito mais de cobrança interna do que qq outra coisa, o Lúcio já veio a público, e é claro com permissão para dar a primeira dica.

    Nobre é sim um dirigente despreparado psicologicamente para dirigir um clube de futebol, muito educado para tal função, vide o caso do Barcos, poderia ter jogado o jogador na fogueira, mas o defendeu, de qq forma se tivesse ele contado com atuações mais certeiras do Feitosa e Brunoro a história poderia ter tomado outros rumos melhores, falharam também os seus braços direito e esquerdo.

    Julgo o momento na seguinte leitura dessa gestão: 'Os erros estão aí e são responsáveis conjuntamente com outros aspectos (corpo mole por exemplo e outros) pelo time estar aonde está na tabela, se não cair terá preparado o terreno para termos definitivamente o melhor Palmeiras dos últimos 20 anos, haja visto que só foi merda nesses 20 anos, isso não quer dizer que será, mas ele está preparando o clube para tal, se cairmos todas as suas boas ações financeiras estarão comprometidas por conta da queda, e será crucifixado da mesma forma.'

    Chico

    Saudações Palestrinas!

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 16:01 , Anonymous Marco disse...

    Se sair Gareca, entra Leão.
    É o que se fala por lá.

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 16:15 , Anonymous J.J disse...

    VÁRIOS SÃO OS TREINADORES COM HISTÓRICOS DE LAMBANÇAS POR ONDE
    PASSAM FOI ASSIM COM FELIPÃO NO
    PALMEIRAS E NA SELEÇÃO, LUXA NO GRÊMIO O IDIOTA DO MURICI NO SANTOS.
    GILSON KLEINA NO PALMEIRAS ETC.
    LÚCIO EM ENTREVISTA DISSE QUE NÃO
    ADIANTA METADE DO TIME CORRER E A
    OUTRA METADE NÃO CORRER PRA BOM ENTENDEDOR POUCAS PALAVRAS BASTAM.

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 16:25 , Anonymous J.J disse...

    UM BLOGUISTA DISSE:
    TIMES COM FOLHA SALARIAL MENOR QUE A DO PALMEIRAS E COM TIME IGUAL OU PIOR TA MELHOR NO CAMPEONATO QUE O
    PALMEIRAS!...
    ACHO QUE MUITOS ARGENTINOS AQUI NO BRASIL E OS QUE TÃO NA ARGENTINA
    ACOMPANHANDO A SAGA DO GARECA NO PALMEIRAS TÃO TORCENDO PELO PALMEIRAS E PELO GARECA.
    CASO O PALMEIRAS COMECE A GANHAR VAMOS TER MUITOS TORCEDORES ARGENTINOS NA NOSSA TORCIDA AQUI E NA ARGENTINA.

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 16:35 , Anonymous J.J disse...

    ACHO QUE O ERRO DE TODO TREINADOR INCLUINDO O GARECA É INSISTIR COM
    JOGADORES QUE A TORCIDA NÃO GOSTA OU QUE TÃO FAZENDO CORPO MOLE.

    CASO O GARECA ACERTE O TIME E FIQUE
    O MARKETING DO PALMEIRAS PODERIA
    ALAVANCAR VENDAS DE CAMISAS COM UMA LOJA NA ARGENTINA.


     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 17:44 , Anonymous Marco disse...

    Realmente, o grande erro do Gareca tem sido não identificar ou insistir com jogadores que ele não poderia contar.

    Gareca veio ao Palmeiras ganhando muito menos que os medalhões daqui e isso parece incomodar o mercado da bola.
    Não sei quanto ganham os argentinos, mas o Palmeiras acabou trazendo uma opção para o mercado da bola brasileiro que atrapalha a “reserva de mercado” para os boleiros daqui.

    Para mim a situação é clara.
    O treinador argentino está sendo sabotado.
    Eu não duvido nada de que possam entregar o jogo de amanhã para que ele saia.

    Considero que qualquer análise sobre a competência dele ou sobre a condição técnica dos jogadores não será perfeita enquanto existirem fatores extras influenciando no trabalho do treinador e no rendimento da equipe.

    A torcida do Palmeiras já se acostumou a desqualificar seus elencos e com isso mascara os problemas reais.

    Neste momento, somente o Presidente e o comando do futebol, por conhecerem o dia a dia do elenco podem definir o que é melhor:
    1 – Ceder à panela dos pilantras que está de sacanagem com o Palmeiras, colocando o time nessa situação, mandando o treinador embora e trazendo alguém que seja do mundo deles
    2 – Identificar quem são os sabotadores e afastá-los do grupo, não importando que sejam.

    O que não pode acontecer é permanecer como está. Ou se tem pulso firme, ou então cede à pressão dos pilantras para tentar salvar o time do rebaixamento.

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 17:53 , Anonymous Marco disse...

    Para concluir essa questão da avaliação técnica sobre o elenco do Palmeiras faço uma comparação com o Cruzeiro.

    O time campeão de 2013 e mais forte candidato ao título de 2014, com Marcelo Oliveira de Treinador e todo elenco jamais teria sido campeão em 2013. Hoje, estaria nas últimas posições deste campeonato, caso vestisse a camisa do Palmeiras e enfrentasse a nossa realidade.

    Já perdemos títulos e já fomos rebaixados com equipes que em outras camisas seriam campeãs e jamais cairiam.

    Mas aqui pegamos a mania de julgar que no Palmeiras todos não prestam e todos não servem, mas o que ocorre é a contaminação do nosso ambiente devido à diretorias fracas, omissas, oposição predadora, imprensa tendenciosa e torcida destrutiva.
    Qualquer jogador contratado pelo Palmeiras, por melhor que seja, chegará e logo sofrerá a contaminação do ambiente podre e negativo que envolve o clube.

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 19:36 , Anonymous Marcelo Palestra disse...

    Tenho uma sugestão para o nosso minusculo "nobre" presidente, de onde ele deve enfiar a gringaida, caso Gareca peça demissão( sim, ele não vai demitir o treinador, mesmo que, mantê-lo, signifique a queda do time para a segundona, pois sua arrogância e prepotência não vão deixar).

    Porém, gostaria de dar esta sugestão cara a cara com ele!

    Não tenha mais paciência com este sujeito!!

    Sua administração é uma verdadeira hecatombe de erros absurdos e infantis!!

    Os fatos falam por si próprio!!

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 21:33 , Anonymous Anônimo disse...

    http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Lucio-carater-afirma-comprometidos-Palmeiras_0_1198080234.html

    Lúcio cobra caráter e afirma que nem todos estão comprometidos no clube
    Capitão palmeirense diz que não percebeu jogadores fazendo 'corpo mole' no dia a dia, mas entende que resultados provam que muita coisa está errada. 'Não adianta só metade correr'

    O zagueiro Lúcio, capitão do Palmeiras, falou grosso nesta sexta-feira. Ele pediu desculpas pela "vergonhosa" campanha do clube, que não vence há dez rodadas e ocupa a lanterna no Campeonato Brasileiro, e afirmou que nem todos estão comprometidos no elenco alviverde.

    - Não só eu, como todos os jogadores têm de pedir desculpa, porque o papel que estamos desempenhando nesses últimos jogos tem sido vergonhoso. Temos que ter mais caráter em campo. Futebol é coletivo, não adianta metade do time correr e outra metade não. Esse é o nosso pedido de desculpa para o palmeirense. Todos os jogos serão decisões, porque nosso objetivo a partir de agora, é bem claro, é não ser rebaixado - admitiu.

    - O que a gente procura fazer é motivar, passar credibilidade, fazer com que cada um acredite no seu futebol. Mas aí vem uma outra questão: a questão de quem quer lidar com isso, quem quer aceitar essa motivação, aceitar essa mudança, receber bons conselhos, palavras de motivação e quem quer se dedicar. Não adianta mil e uma palavras se na cabeça de alguns jogadores entra de um lado e sai do outro. Depende da personalidade, do caráter e da personalidade - acrescentou o camisa 3.

    Lúcio afirmou que não percebeu jogadores fazendo "corpo mole" no dia a dia e disse que o grupo não está rachado, mas sustenta que os resultados provam que algo está errado no ambiente do Palmeiras. Segundo ele, quem precisa cobrar é a diretoria:

    - Não sou eu que estou falando, não é o que eu acho, são fatos. Se o time está em último, muitas coisas estão erradas. Não vou brigar com ninguém, mas cada um tem que ser homem o bastante de se analisar, saber que tem milhões de torcedores sofrendo. Tem muitos jogos, mas não podemos esperar.

    - Todo jogo a gente procura passar o que representa. Em alguns momentos, nossa equipe não rendeu o suficiente. Essa conversa é diária, é antes do jogo, depois do jogo. Mas não adianta você querer colocar na cabeça de cada jogador, forçar o jogador a ter uma atitude correta. Cada um tem que analisar. E quem pode cobrar tem que cobrar. Esse comprometimento e essa responsabilidade não cabem ao capitão e nem a um outro líder, cabem mais ao treinador, diretoria, às autoridades do clube.

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 21:35 , Anonymous Anônimo disse...

    http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Muricy-desconversa-Wesley-Tricolor-possibilidade_0_1198080269.html


    Para não 'tumultuar' ambiente no Palmeiras, Muricy nega interesse em Wesley
    Comandante do São Paulo afirmou que clube não pensa em trazer jogador no momento, mas deixou aberta a possibilidade para o futuro. Ele cita fase do rival para desconversar
    Técnico do São Paulo, Muricy Ramalho negou que o clube tenha interesse em trazer o volante Wesley, do Palmeiras, neste momento. O treinador utilizou a péssima fase e ambiente do clube rival para desconversar sobre o assunto - o Verdão já não vence há dez rodadas do Campeonato Brasileiro e é o lanterna da competição. Embora tenha negado no presente, o técnico deixou em aberto a possibilidade de analisar o caso no futuro.

    - Já falavam várias vezes. São notícias que não contribuem em nada. O Palmeiras passa por situação difícil. Não sou esse tipo de treinador, que começo a tumultuar o ambiente. Agora a gente nem pensa e nem dá para falar nisso. Se lá na frente acontecer, é uma coisa. Agora nem pensamos nisso - disse. em coletiva realizada no CT da Barra Funda, nesta sexta-feira.




    O interesse do Tricolor pelo volante não é recente. No fim de abril, quando a diretoria do São Paulo acertou a contratação do atacante Alan Kardec, ela também sondou Wesley, mas recuou na época devido aos valores.


    O contrato do jogador com o Palmeiras termina em fevereiro de 2015. Segundo o empresário de Wesley, entretanto, o Verdão avançou nas negociações e está próximo de renovar com o volante por mais quatro anos.

    Hoje, para a posição, Muricy Ramalho tem como opções Souza, Denilson, Maicon e Hudson.

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 21:39 , Anonymous Anônimo disse...

    http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2014/08/palmeiras/quem-esta-feliz-deveria-ir-ao-hospicio-diz-lucio-apos-rachao-alegre.html

    Quem está feliz deveria ir ao hospício, diz Lúcio após rachão alegre
    No rachão desta sexta-feira, última atividade do Palmeiras antes de enfrentar o Coritiba, a maioria dos jogadores gargalhava e trocava brincadeiras, mas Lúcio não saia do seu lugar, pouco ficando com a bola. Ao fim da atividade, ainda fez exercícios na sala de musculação e foi dar entrevista coletiva contestando qualquer um que esteja sorrindo enquanto o time está na lanterna do Campeonato Brasileiro.

    “Quem ficar alegre na última colocação tem que ir para o hospício, porque está ficando louco”, definiu, esperando, ao menos, uma reação normal à sequência de dez rodadas sem vitória na competição. “Na situação em que o clube se encontra, é normal ficar triste porque vivemos disso, nossa vida é futebol.”

    Pensando em sua vida, Lúcio até deu discurso contradizendo ao que ocorreu na Academia de Futebol, pedindo perdão pelos resultados em nome do elenco. “Não só eu, mas todos os jogadores pedimos desculpas pelo papel que desempenhamos nos últimos jogos, tem sido vergonhoso. É o nosso pedido de desculpas para todo torcedor palmeirense”, disse o capitão.

    O veterano, na verdade, sente o momento. O titular da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002 se diz mais triste agora do que quando alegou ter sido humilhado ao passar os últimos meses do ano passado proibido até de treinar em dependências do São Paulo.

    “Agora, sem dúvida, é mais difícil. Naquele momento, quem estava sofrendo e passando dificuldade éramos eu, minha família e meus amigos. Agora, é todo o clube, a torcida. É mais complicado”, definiu o atleta que, no Verdão, sempre faz trabalhos extras em relação aos colegas.

    “É uma situação triste, muito triste. Fico muito chateado porque a minha expectativa não era essa. Quando cheguei no início do ano, fomos muito bem no Campeonato Paulista, apesar de não ter ganho, e iniciamos bem o Brasileiro, mas, infelizmente, não demos continuidade”, lamentou, cobrando reação, principalmente, em campo.

    “Agora, é se doar mais ainda para sair dessa situação incômoda e vergonhosa que sentimos hoje. Mas, sem dúvida, quanto mais complicado é, mais força, determinação e dedicação precisamos ter para sair dessa situação”, disse Lúcio, na esperança de que o time volte a vencer neste sábado, diante do Coritiba, no Pacaembu.

     
  • Às 22 de agosto de 2014 às 21:42 , Anonymous Anônimo disse...

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/08/lucio-diz-entender-gareca-mas-cutuca-resultados-sao-para-ontem.html

    Lúcio diz entender Gareca, mas cutuca: "Resultados são para ontem"
    Zagueiro do Palmeiras comenta delicado momento do clube, fala sobre a situação do treinador argentino e reclama da constante troca de jogadores no time titular
    O técnico Ricardo Gareca está incomodado com as dez partidas sem vitórias do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, e por isso, em entrevista a uma rádio da Argentina, admitiu que não sabe como ainda não foi demitido do clube alviverde e que o jogo deste sábado, contra o Coritiba, no Pacaembu, é tratado como um limite. Os principais líderes do elenco consideraram coerente a entrevista do técnico. O zagueiro Lúcio, por exemplo, admitiu que o resultado contra o Coxa será fundamental para a permanência de Gareca.

    Mesmo com o apoio de torcida e diretoria, o técnico argentino sabe que a péssima sequência de resultados pode tirá-lo do clube. Lúcio deu um alerta.

    - Não tive acesso a essa entrevista dele, mas é claro que todos nós, principalmente o treinador, vivemos de resultados. É uma decisão dele (sair ou não), sabemos que no futebol brasileiro a cobrança é muito grande e os resultados são para ontem. Mas a decisão será dele e de quem está no comando - disse o zagueiro.

    Por outro lado, Lúcio avaliou que nem a parada para a Copa do Mundo foi suficiente para Ricardo Gareca acertar o time. Nas entrelinhas, o zagueiro deixou a entender que as frequentes mudanças na escalação também prejudicaram o Palmeiras nessa sequência negativa.

    - O futebol brasileiro não tem muito tempo para mudar uma filosofia de uma hora para outra. Apesar de a contratação dele ter ocorrido antes da Copa, teve a parada para treinar... Mas a decisão é particular dele. Sem dúvida, fica um pouco de dificuldade para nós por jogar toda hora com um companheiro diferente. Quem pode responder isso mais claramente é o treinador - disse Lúcio.

    Com 14 pontos, o Verdão é o lanterna do Campeonato Brasileiro e pode passar o aniversário de 100 anos, terça-feira que vem, na zona de rebaixamento. Para evitar essa situação, o time precisa vencer o Coritiba e torcer por uma grande combinação de resultados favoráveis na rodada.

     
  • Às 23 de agosto de 2014 às 00:35 , Anonymous Sérgio de Mauro disse...

    Discordo, pelo menos em parte. Logo no início, deu pra notar uma diferença na postura do time, mais compactado, mais articulado. Ainda que os resultados não tenham surgido. Nos últimos jogos a coisa regrediu, time desarrumado, escalações confusas, substituições idem. Porém, penso que o Gareca deve continuar porque:
    - o elenco é fraco, sim, muitos jogadores não dominam nem fundamentos, além de ser um elenco incompleto;
    assim, não vejo nenhum nome (viável) capaz de fazer algo muito diferente.
    - se logo no início ele conseguiu melhorar o comportamento tático do time, pode voltar a fazê-lo. Precisa definir o time base de uma vez. De preferência sem Wesley e Leandro.
    Claro, se nos próximos dois jogos o Palmeiras não vencer pelo menos um, nem o Papa segura o Gareca no cargo.

     
  • Às 23 de agosto de 2014 às 08:55 , Anonymous Marco disse...

    O que é um elenco fraco?
    Depende da referência que se adota para classificá-lo.

    Para jogar contra a seleção da Alemanha, esse elenco do Palmeiras perderia de 49 a zero, sete vezes sete.
    Para jogar contra um time da terceira divisão da Nova Guiné, daria um passeio.

    E para jogar no medíocre futebol brasileiro, nesse fraco campeonato onde predominam os refugos e os catados?

    O Palmeiras está no nível e se não houvesse sacanagem no elenco era para ficar na parte de cima da tabela.

    Fraco ou forte depende da referência adotada.
    O time não mostra fundamentos porque tudo dá errado, porque há sabotagem.
    Jogadores que passaram pelo Palmeiras e eram criticados da mesma forma hoje estão em times que figuram na nossa frente na tabela de classificação.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial