Observatório Alviverde

29/11/2014

APESAR DOS PESOS E DOS PESARES, AINDA ACREDITO NO PALMEIRAS!


 
Forçoso é admitir que antes do Palmeiras x Inter desta noite, sinto-me na pele de um cidadão polonês, em 1.939, ao tomar conhecimento de que a sua modesta divisão de lanceiros tentaria barrar os modernos Panzerkampfwagen de Guderian que irrompiam da fronteira alemã em direção a Varsóvia, em formidável blitzkrieg.



A comparação bélica é a mais pura analogia de uma realidade que só os jogadores do Palmeiras terão a condição de reverter mediante um empate ou, ainda melhor, de inverter, através de uma vitória redentora.
  
Mas, se torço por um resultado catártico que refrigere-me a alma e devolva-me a alegria de torcer, não vou, definitivamente, fazer "oba-oba" e vivenciar uma fantasia de expectativa de vitória que, em caso de derrota, decuplique-me a frustração. 

Na real, se os números comprovam que o poder de fogo do Inter é massivamente superior ao do Palmeiras, como é que eu, que, cartesianamente, 'penso, logo existo', posso raciocinar de outra forma, considerando-se que o Verde joga sem sua jovem dupla de zaga titular e, principalmente, sem Valdívia?

O retrospecto dos confrontos Inter x Palmeiras em que os gaúchos levam nítida vantagem muito me assusta.

O fato de o Colorado jogar em casa precisando da vitória que vale vaga na Libertadores 2015, também conspira contra o Verdão.

Os números, extravagantes, favoráveis ao time dos pampas, 48 gols no Brasileiro, contra 32 do Palmeiras, escancaram a maior eficácia do ataque sulista sobre um time que, definitivamente, não sabe fazer gols.

Até esta antepenúltima rodada, foram 16 gols a mais, os marcados pelo Inter em relação ao ataque palmeirense. 

Parece pouco, mas, só essa diferença excede o número de gols que o Palmeiras assinalou em todo o primeiro turno, 15.

Aliás, o Verdão só conseguiu fazer mais gols mesmo, do que o rebaixado Criciúma (25) e dos quase rebaixados Botafogo (31) e Bahia (28).

Então, se nada se pode ressaltar de positivo em relação ao ataque do Palmeiras, imaginem, defensivamente! 

A defesa verde, neste brasileiro, é uma avenida iluminada, que já deu passagem aos ataques adversários 55 vezes.

De longe, é a mais vazada, perdendo até em relação ao rebaixado Criciúma, 51.

Não há, então, parâmetros compatíveis para que se compare os números das defesas de Inter, que sofreu 39 gols e Palmeiras 55.

A apenas razoável defesa colorada, nona colocada do campeonato ao lado do Criciúma, ainda assim, consegue ser muito melhor do que a palmeirense, disparadamente, a pior.

Então, como se constata, os dados estatísticos, francamente favoráveis ao Inter, evidenciam o amplo favoritismo do time sulista.

Se não bastarem esses dados acrescente-se:

O Palmeiras vai jogar em Porto Alegre, na casa de um rival tecnicamente melhor, organizado, mobilizado e motivado, carente de uma vitória capaz de conduzi-lo a uma vaga na Libertadores.

O Palmeiras, um time acuado, sem autoconfiança e com o peso da responsabilidade decorrente da necessidade de sobreviver na série A, vai jogar no Beira-Rio contra um adversário fatídico, contra o qual, por melhor que se apresente, acaba, invariavelmente, perdendo.

O Inter, contra o Palmeiras, bafejado pela sorte ou contando com o beneplácito das arbitragens, sempre leva vantagem e, estatisticamente, é o time que tem o maior percentual de aproveitamento contra o Verdão.

Diante de tudo isso, como criar um discurso laudatório e entusiástico e tecer loas fantasiosas a um time que não corresponde em campo? 

Falsos elogios, diante da gravidade da situação vivida pelo Verdão, podem ser interpretados como injeções de otimismo? Estou fora!

Esta é a relação dos jogadores que estão em Porto Alegre e que podem ser escalados

Goleiros: Fernando Prass e Bruno
Laterais: João Pedro, Victor Luis, Wendel e Juninho
Zagueiros: Lúcio, Victorino e Gabriel Dias
Volantes: Marcelo Oliveira, Renato, Wesley, Washington e Bruninho
Meias: Mazinho, Allione, Fernandinho, Bruno César e Felipe Menezes
Atacantes: Henrique, Diogo, Cristaldo e Mouche

O provável time de Dorival: Prass, João Pedro, Lúcio, Vitorino e Juninho. Marcelo Oliveira, Victor Luís, Wesley e Felipe. Menezes (Bruno César). Cristaldo (Diogo) e Henrique.

Meu time, pelas ausência forçadas de Nathan, Tóbio e Valdívia é este:
 

Prass, absoluto, no gol.

João Pedro, atacando, mas com cobertura. Precisamos que os volantes defensivos que cubram a direita. Sem Valdívia, João Pedro é a única boa alternativa ofensiva de que dispõe o Verdão.

Lúcio, escalação compulsória pela falta de beques, tem de jogar na sobra e não se meter a atacar.

Gabriel Dias, jovem, não é alto, 1m 83, da altura de Vitorino, que é o favorito de Dorival, é menos experiente, porém dotado de maior velocidade e impulsão.

Victor Luís, em meu time, voltaria a sua posição de origem onde rende muito mais. Como volante é um jogador comum. Aceitaria Juninho na lateral e ele pelo meio, pois o time tem poucas alternativas, mas, hoje, começaria com Juninho no banco.

Washington, Renato, Marcelo Oliveira  é um meio de campo pouco criativo, mas muito marcador. Seria interessante que o time atuasse compactado no setor, que, em contrapartida, é o forte dos gaúchos com D'Alessandro e cia.

Meu armador seria Allione que, com moral e responsabilidade pode ajudar, em um estilo, mais, de correria, de encostar, de tabelar, de tocar curto, fazer um dois e penetrar para receber, completamente diferente do modo de jogar de Valdívia.

Da mesma forma, deixaria Henrique no banco. 

Cristaldo e Mouche, começariam e atuariam abertos para marcar a saída de bola (na meia-pressão) e aprontar correria em cima da pesada zaga colorada, batendo o bife, isto é, cansando-a para a entrada de Henrique no segundo tempo, se necessário!

Da mesma forma, ambos contra-atacariam em diagonal, usando a  velocidade, no melhor estilo de quem lançou no Brasil essa tática de jogo, também conhecida como o quadrado de ouro, o campeoníssimo e imortal Elba de Pádua Lima, o Tim!

Acredito, muito, que o Palmeiras vai dar tudo de si esta noite em POA. , mas causa-me arrepios uma zaga que tenha, juntos, dois veteranos, excessivamente lentos, Vitorino e Lúcio. 

As chances de o Palmeiras obter um bom resultado, repousam no entrosamento e na sinergia entre a zaga, os laterais e os volantes. Se não ocorrer, temo, muito, pela sorte do Verdão!

"ALEA JACTA EST", A SORTE JÁ ESTÁ LANÇADA!

19:30
Internacional - RS
x
Palmeiras - SP
Jogo: 368
Beira-Rio - Porto Alegre - RS
Árbitro Ricardo Marques Ribeiro - MG (FIFA)
Árbitro Assistente 1 Marcio Eustaquio S Santiago - MG (FIFA)
Árbitro Assistente 2 Guilherme Dias Camilo - MG (ASP-FIFA)
Quarto Árbitro Roger Goulart - RS (CBF-1)
Árbitro Assistente Adicional 1 Igor Junio Benevenuto - MG (CBF-1)
Árbitro Assistente Adicional 2 Marcos Andre Gomes da Penha - ES (CBF-1)
Delegado Roberto Perassi - SP (ASS)
Delegado Luiz Cunha Martins - RS (ASS)

Tenho medo de árbitro mineiro! Eles, são tendentes a apitar para o time da casa, principalmente quando o jogo  não intervém nas vidas de Cruzeiro ou Galo!

Tomara que Ricardo Marques Ribeiro honre a sua condição de árbitro do quadro da Fifa!

COMO DEIXAR DE FALAR NA DECISÃO, DE FATO, DO REBAIXAMENTO?

F-L-A-M-E-N-G-O  X  V-I-T-Ó-R-I-A

 
 Que prevaleça o verde, atrás dos distintivos!


Independentemente de qualquer resultado de Inter x Palmeiras, o clássico dos rubro-negros, tem o poder de decidir a vida do Verdão.

Que vença o rubro-negro carioca!  Esse é o resultado salvador de um jogo mais importante para o Palmeiras do que o próprio jogo contra o Inter.

Nessa hipótese, o Palmeiras poderá, até, perder para o Inter e decidir, com vantagem, na rodada final contra o Atlético Pr. e ser campeão, até, mediante o mesmo resultado do Vitória em seu jogo final contra o Santos.

Com mala e com Malaquias, ou, sem Malaquias e sem malas!

COMENTE COMENTE COMENTE

16 Comentários:

  • Às 29 de novembro de 2014 às 08:08 , Anonymous victor tredenski disse...

    ALÉM DE TUDO ISSO

    LEMBREMOS O PÉSSIMO, HORROROSO E QUAISQUER OUTROS ADJETIVOS

    RETROSPECTO DO PALMEIRAS CONTRA O INTER LÁ

    JOGANDO NO SUL

    EM TODA A HISTÓRIA DO CONFRONTO

    APENAS 3 VITÓRIAS

    3 VITÓRIAS

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 10:16 , Anonymous Edson disse...

    Hoje teremos a quarta vitória.
    Um presente de aniversário.

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 10:31 , Anonymous victor tredenski disse...

    TOMARA EDSON

    TOMARA QUE VENÇA A QUARTA

    E QUE ESSE BR-14 ACABE HOJE PRA NÓS

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 12:40 , Anonymous Marco disse...

    Mensagem ao Presidente do Palmeiras, eleito em 29/11/2014

    Sr................................

    Sua eleição representa para todos os palmeirenses de verdade a esperança de muda total de rumo e de mentalidade para a S.E.Palmeiras.

    O Campeão do Século XX precisa voltar a ser protagonista e começar o novo século em termos de conquistas.

    Precisamos de uma diretoria que saiba defender os interesses do clube e tenha representatividade junto às entidades esportivas e à imprensa.

    O palmeirense não aguenta mais ver o nome de seu clube humilhado pelos meios de comunicação e prejudicado por CBF, FPF, Tribunais e Globo.

    Em relação à Rede Globo, torna-se urgente um posicionamento do clube contra o isolamento que ela nos impõe e contra a política de sabotagem ao futebol palmeirense, quando atua como “receptadora de mercadoria roubada” ao justificar ou esconder todos os prejuízos que sofremos em campo.

    Para administrar um clube de futebol hoje, especialmente no Brasil, além de conhecimento de futebol, competência administrativa, é preciso ter o mínimo de malícia para o esporte. Estamos cansados de levar rasteiras de rivais pela inocência de nossos dirigentes. Ter uma Assessoria de Imprensa que “é do ramo”, que conheça o Palmeiras, que saiba neutralizar o veneno “midiático” é mais um ponto fundamental.

    O Palmeiras precisa voltar a ter equipes competitivas, que disputem títulos e para isso se orna fundamental que o comando do futebol se fala por pessoas capacitadas, pessoas que conheçam o mercado da bola e não por aventureiros e picaretas como aconteceu no clube há vários mandatos.

    Lembre-se presidente, o maior ativo do clube é a sua torcida, mas ela não é eterna quando o clube deixa de protagonista e passa a ser apenas coadjuvante. Por maior que seja, ela pode ir diminuindo, diminuindo como um Cantareira.

    Um clube de futebol precisa ser administrado com responsabilidade para que a campanha de um ano não represente o fracasso da década seguinte e também precisa estar atento ao mercado, aos concorrentes para ter o mesmo nível de força para não ser tratado como insignificante. Buscar o equilíbrio na condução do futebol é o desafio para qualquer diretoria.

    Por fim, parabenizo por sua eleição e desejo que sua gestão não seja sabotada por “palmeirenses do clube”, considerando que se tornou cultura instalada no Palmeiras a oposição (seja ela qual for) jogar contra, sabotar, atrapalhar, prejudicar a diretoria em mandato (seja ela qual for) apenas porque não é o seu grupo político que está no poder.

    Boa Sorte................................... na condução deste gigante adormecido chamado Palmeiras, que precisa acordar.

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 18:59 , Anonymous victor tredenski disse...

    E PAULO NOBRE MAIS 2 ANOS.........

    VE SE ACORDA PRA VIDA PLAYBOY

    VE SE CHUTA A BUNDA DO TURCO MALDITO DE UMA VEZ POR TODAS

    QUE ALIÁS JÁ ERA PRA TER FEITO HÁ TEMPOS ISSO

    E CERQUE-SE DE GENTE DE BEM

    ACORDA PRA VIDA CORREDOR DE RALLY

    O PALMEIRAS NÃO AGUENTA MAIS 2 ANOS DE ''AUSTERIDADE'', ''PÉS NO CHÃO'' E ''NÃO SOMOS REFÉNS DO CENTENÁRIO''

    ACORDA PLAYBOY

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 19:30 , Anonymous Nei Verde disse...

    Termina o Primeiro tempo.
    inter 1 x 1 palmeiras.

    DA PARA GANHAR O JOGO..! MAS COM ESSA MERDA DE OLIVEIRA NÃO DA...!

    PQP.., TIRA ESSA MERDA, E COLOCA QUALQUER COISA, COLOCA UM PINO, Q PELO MENOS NÃO FAZ GOL CONTRA...!!

    TIRA ESSA OUTRA MERDA DESSE HENRIQUE, O CARA É UM ZAGUEIRO JOGANDO PARA O ADVERSÁRIO, VAI SER RUIM NA PQP...,
    TÉCNICO DE MERDA, ENXERGA O JOGO, O INTER ESTA DANDO MOLE, COLOCA OS ARGENTINOS SEU BURRO...

    ...NUNCA VI UM JOGO TÃO FÁCIL CONTRA O INTER.., VAI ESPERAR O QUE..??

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 19:59 , Anonymous Nei Verde disse...

    16 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO..

    Da para ganhar o jogo, mas o incompetente do cara que diz ser técnico, não quer....puta pqp, coloca jogador rápido, vai esperar o inter fazer o segundo...

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 20:23 , Anonymous Edson disse...

    O Dorival é muuuuuiiiiito burro.
    Devia tirar o Henrique para termos contra-ataques.
    O Dorival é o nosso coveiro!

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 20:28 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    OREMOS

    MAIS AINDA

    MUITO MAIS

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 20:34 , Anonymous Nei Verde disse...

    ....Lucio, Merda Oliveira, Henrique, SR. PAULO NOBRE, agora reforme o contrato deles, vc gosta de merda..!!

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 20:35 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    TORCER PRO FLA-MERDA

    É O QUE NOS RESTOU

    AO FILHO DA PUTA QUE DIZ CORRER DE RALLY

    ACORDA PRA VIDA NESSES DOIS ANOS A MAIS QUE DERAM A VOCE


     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 21:38 , Blogger Alexandre disse...

    Ufa! o Valdívia marcou gol, mas só que foi do lado errado.

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 22:06 , Anonymous Marco disse...

    Assisti os dois últimos jogos do Vitória. O Santos só perde para eles se entregar o jogo.

    Dorival Jr. deve ser retardado mental para utilizar Bruno César e Felipe Menezes para as substituições. Seria muito melhor continuar com o zagueiro Gabriel Dias do que colocar um meia. Com o zagueiro, continuaríamos com onze e com um jogador com vergonha na cara. O pilantra do Bruno César arrumou sua expulsão para fugir do jogo final.

    Transmissão do Sportv, apenas uma confirmação, Maurício Noriega é um FDP, não o comentarista, mas a pessoa.

    Hoje a arbitragem nos ajudou, expulsou o Bruno César, um cara que tínhamos esperança de dar certo, mas o jogador do Santo André tinha parado faz tempo e não sabíamos.

    Caso o time tivesse jogado com essa vontade que jogou hoje, durante o campeonato, não estaria nesse situação. A derrota de hoje foi uma derrota de futebol.

    Para o último jogo, o medíocre Dorival Jr. precisa ser muito cobrada para não fazer mais besteiras. felizmente o Vitória tem um treinador pior do que ele, a piada chamada Ney Franco.

    O Palmeiras e os palmeirense devem tomar todo cuidado, vão fazer de tudo para tirar o jogo da nossa casa. Tem muito picareta querendo agir em nome da lei!!!!!

    O ano que vem é o ano que vem, primeiro é preciso manter nossa vaga na série A. Depois, vida nova! Nessa semana, nada de terrorismo interno, é questão de sobrevivência.

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 22:23 , Anonymous Valdivia joga muito disse...

    Esse Valdivia do inter é melhor que o venezuelano nosso.

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 22:37 , Blogger Nailton Pimentel disse...

    Por sorte o vitoria perdeu. Agora eh torcer pro santos

     
  • Às 29 de novembro de 2014 às 23:17 , Anonymous Doente(verdão) disse...

    Não se esqueçam que Bahia e Botafogo estão no páreo depois dessas derrotas de Palmeiras e Vitória. Até o Botafogo passa o Palmeiras se vencer as duas e perdermos do Atletico-PR. O Nobre tem que trabalhar direitinho, como trabalhou hoje, diga-se de passagem, para permanecermos na série A, precisamos de uma vitória em casa contra os atleticanos, que já estão de férias! Por hora, obrigado Flamengo!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial