Observatório Alviverde

24/03/2015

A IMPORTÂNCIA DE UMA VITÓRIA SOBRE OS BAMBIS!


 Image result for blefar
 Vale tudo no "choque-rei", até blefar!

O Palmeiras precisa vencer, tem de vencer, e há de vencer os bambis amanhã na Allianz Arena. Auguro que sim!

Por isso, concordo, plenamente, com as declarações de Oswaldo de Oliveira, segundo as quais se o Verdão, não vencer o jogo de amanhã, não terá nenhuma importância. Explico porquê!

Assim disse Oswaldo:

"É um jogo que não decidirá nada. São Paulo e Palmeiras se classificarão, tenho de me preocupar é com a confecção da minha equipe"

E completou: 

"Vencer o São Paulo é muito bom, dá raça e moral, mas ninguém morrerá se houver um empate ou se acontecer um resultado que não seja uma vitória"!
 
Quando afirmo que concordo com as palavras de Oswaldo, o faço, porque entendo, perfeitamente, onde quer chegar o treinador. 

Trata-se, sem qualquer dúvida, de uma jogada psicológica que, se não é capaz de fazer gols, pode ajudar a decidir o clássico.

Ninguém, mais que Oswaldo, sabe da importância técnica, numérica, financeira, psicológica e emocional de uma vitória alviverde sobre os bambis, amanhã na Allianz Arena, nem que seja por meio a zero.

As declarações de Oswaldo, aparentemente descabidas, evidenciam a sua sagacidade, inteligência, vivência e tirocínio em relação ao jogo de bastidores, aquele que é jogado antes do jogo e fora dos gramados. 

A finalidade das declarações de Oswaldo não é outra, senão aquela de tirar dos ombros de seus comandados o peso da responsabilidade do clássico, relaxar elenco para tirar o melhor, em campo, de cada jogador.

Estudioso, observador e muito profissional, o técnico palmeirense já deve ter se inteirado do bloqueio mental que toma conta dos jogadores palmeirenses quando dos clássicos, sobretudo nos choques-reis.

Ele já deve ter ciência de que, nos confrontos do Palmeiras contra os Bambis,  estamos em desvantagem: Foram 293 jogos, com 103 vitórias dos bambis, 95 vitórias do Palmeiras e 95 empates. Precisamos, urgentemente,  reverter para, depois, inverter esse quadro!

Um medo crônico que o Palmeiras, -há muitos anos, não se sabe porquê-, vem apresentando nos clássicos, principalmente contra o São Paulo, tem sido e é um fator psicológico negativo que se repete indefinidamente...

Tem o poder de traumatizar, mental e psicologicamente, os jogadores, gerando em todos eles um comportamento de submissão aos adversários. É preciso romper com isso!

Esse clima de negativismo, que atormenta o Verdão há tanto tempo, é um fator desencadeante de performances ruins, conduzindo os atletas verdes ao nervosismo, ao desequilíbrio, ao erro e, muitas vezes, ao terror.

Oswaldo sabe, perfeitamente, que mesmo o seu time novo, que nada tem com o passado, está contaminado por tudo isso e, ao mesmo tempo, bloqueado psicologicamente, pela implacabilidade dos números. 

Quando a mídia divulga a estatística e afirma que o Palmeiras não leva vantagem e nem dá sorte contra os Bambis, provoca, mesmo entre os novos jogadores, o medo de ganhar que, como disse Luxa, tira a vontade (eu diria a motivação) para vencer.

Ao blefar em relação aos próprios interesses, Oswaldo, por incrível que pareça, desarma os espíritos, areja o ambiente mental, melhora o astral, o psicológico, minimiza as responsabilidades, desmitifica o jogo e desmobiliza o adversário, retirando do jogo o estereótipo de guerra.

Além disso, retira de seus atletas a carga de responsabilidade, que tanto faz subir a adrenalina, rebaixando-a a um patamar bem próximo de zero. Isso é bom para o Palmeiras

A jogada psicológica de Oswaldo, (não creio que tenha sido mera coincidência, considerando-se o bom nível intelectual do treinador)  aparentemente banal, é muito significativa e importante, haja vista que o time que mantiver os nervos no lugar, terá maiores possibilidades de ganhar o "choque-rei".

Tudo o que foi dito, acredito, Oswaldo deve ter declarado, exclusivamente, da boca pra fora.

Não levo fé em seu desinteresse pelo jogo de amanhã, que pode representar o encaminhamento do Palmeiras para jogar em casa ou, no máximo, em São Paulo algumas partidas decisivas deste Paulistão.

Da mesma forma, acho improvável que Oswaldo não esteja interessado em derrotar o SPFC time que, entre os grandes, é o único paulista que supera o Verdão em relação ao número de vitórias nos confrontos diretos.

No recôndito dos vestiários, sou convicto de que, mais do que nunca, Oswaldo deve estar motivando os jogadores..

É evidente que ele deve estar discursando que, independentemente de todas as vantagens que o Palmeiras, poderá obter, ultrapassando um concorrente direto, o time, por questões morais, tem de  vencer ao menos um dos três clássicos da fase classificatória, nem que esse adversário seja o fatídico tricolor.

COMENTE COMENTE COMENTE

27 Comentários:

  • Às 24 de março de 2015 às 06:00 , Anonymous VERDE ROXO disse...

    COMENTÁRIO DE O.O.:
    "É um jogo que não decidirá nada. São Paulo e Palmeiras se classificarão, tenho de me preocupar com a confecção da minha equipe" comentou.

    "Vencer o São Paulo é muito bom, dá raça e moral, mas ninguém morrerá se houver um empate ou se acontecer um resultado que não seja uma vitória" completou o técnico, minimizando também o fato de o Palmeiras não ter vencido os últimos 10 clássicos disputados.
    "VAI SER RUÍM ASSIM, NA CASA DO CHAPÉU, ÀS VEZES PREFERÍVEL SE OMITIR DO QUE FALAR ASNEIRAS" TÉCNICO TOTALMENTE DESPREPARADO PARA O PALMEIRAS, CONTINUO CONVICTO DESTA POSIÇÃO À TEMPOS.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 06:01 , Anonymous JULIANA AZEVEDO disse...

    Troca de quem por quem? Não sai do lugar...um pneu furado por outro, time ainda não criou identidade, a verdade é esta, não sabem que estão jogando no Palmeiras e com todo respeito aos clubes de origem, estão assustados com a grandeza do clube e principalmente de seus torcedores...toda entrevista verificamos isto!! Avanti Palestra.!!! Paciência e calma!!!

     
  • Às 24 de março de 2015 às 06:03 , Anonymous VALDIVETE SEMPRE!! disse...

    PALAVRAS NO BLOG CLOROFILA DA TÂNIA: Assim como boa parte da torcida, espero que Valdivia fique, que clube e jogador encontrem esse denominador comum e acertem a renovação. E não falo isso só porque ele é meu jogador favorito, e sim porque ele é craque e faz a diferença mesmo, porque ele salvou o Palmeiras do rebaixamento, e também pela necessidade que o Palmeiras tem do seu futebol – a liga que falta pro time é ele. Que retrata a falta que este faz ao time.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 06:09 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    OO se não quer a torcida gritando na sua orelha, vai ser técnico dos Bambi, que no estádio deles vc não vai ouvir uma alma, alias vai achar até que está jogando com portões fechados. Aqui é torcida que canta e vibra, e que entende mais de futebol que a maioria dos cabeças de bagre que colocam de técnico, então senta lá vovô e começa a trabalhar e a ouvir a torcida. Jesus e J Pedro titulares já!

    Avanti!

     
  • Às 24 de março de 2015 às 06:48 , Anonymous VERDE SEMPRE disse...

    Jogadores tem sim que carregar a responsabilidade em buscar a vitória, mudar esta história, que tantos falam e na verdade retrata o que foi o passado e presente se faz por mudar. Não deve sim os jogadores, carregar o peso do passado, pois viveram outras situações e não esta que os colocam como muitos de responsáveis pelos números que não se fizeram presentes. Técnico é fraco, usar deste discurso barato é fugir ao compromisso e assim se eximir de qualquer tropeço, como aquela..."eu avisei", tem que se impor e deixar claro aos seus comandados que é importante o jogo e que resultado se faz necessário, pois joga em casa e com concorrente direto para que possamos jogar no Allianz Parque, assim sendo, por favor O.O. não fuja a realidade e que seus comandados criem identidade para com o torcedor palmeirense. Avanti Palestra!!!

     
  • Às 24 de março de 2015 às 08:59 , Anonymous Anônimo disse...

    A verdade é uma só : NÃO DAMOS SORTE CONTRA OS BAMBIS, mas quem sabe amanhã a história será outra.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 09:16 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Termos que definem um time: competência ou incompetência tão somente, a escolha é livre, o acaso pode-se dizer também ocorre más esporadicamente, este "sorte" se aplica ao mais determinado e com foco em resultado. Se nosso técnico fica com esta conversa mole para boi dormir, nos coloca como ainda coadjuvante..papel que estamos cansados de exercer...chega!!! O.O. tem que acordar para nova realidade, focar em conjunto e principalmente que os atletas tenham determinação para nesta fase superar desentrosamento que é natural.
    Avanti Palestra.!!!

     
  • Às 24 de março de 2015 às 09:35 , Anonymous BOCA DURA!!! disse...

    Classico 22h numa quarta-feira, é muita pilantragem. Pois aqui em SP, não existe trens, metrô depois da 00h, ou seja quem for para o jogo de transporte publico não conseguirá voltar para casa. Isso tem que mudar,colocar jogo as 20h. Que se dane a GLOBORITNHIANS. Quem mantém os clubes somos nós.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 09:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Não sei se os bambis virão com força máxima. Seja como for, assistindo aos jogos recentes deles é possível notar seus pontos fracos, que são muitos. Espero que OO saiba explorá-los.
    Temos time para ganhar, estaremos jogando em casa com um bom número de torcedores (maldito horário das 22h)o clima está a favor.
    Aí é que vai entrar um ponto que ainda temo nesse time. Se tomarmos um gol, por exemplo, quem é o cara que vai buscar a bola no fundo da rede e chamar a responsabilidade ? Ou que peite o nervosinho (e enganador) ganso ?
    É nessas horas que um jogador cria identidade com o clube, camisa e torcida. E não podemos depender pra sempre do Valdívia (nesse quesito).

    Ezequiel

     
  • Às 24 de março de 2015 às 10:10 , Anonymous VERDE SEMPRE disse...

    DIRETO DO PTD:
    (o que nos falta?)

    Muito? Muito é um exagero! Temos uma defesa consistente e volantes pegadores, com saída de bola e arremate.

    Pouco? Pouco é a ordem natural dos fatos! Ansiosamente aguardamos "meias" que influenciem no ataque. Eles existem e respiram ares alviverdes. Basta esperarmos pela estréia.

    Nada? Nada é utopia! Porém, uma vitória em clássico pode mudar o rumo e a personalidade do nosso time.

    Neste final de semana, muito do que foi dito por intermédio das linhas acima é verdade.

    Vitor - o Hugo - pode ser nomeado como uma das três melhores contratações realizadas na pré-temporada. Ontem, ele foi o "5 estrelas do jogo".

    Victor Ramos me surpreende a cada jogo. Ele possui um dos melhores "tempos de bola" do sistema defensivo.

    E por falar em "tempo de bola", ela fez as pazes com Arouca. Grande partida.

    Contudo, a "Sociedade" pode vir a ser muito mais. As meias, por exemplo - essas malditas meias! - podem ser o cereja do bolo. A luz para Cristaldo -
    embora aposte em Rafael - ou a inevitável busca por um novo matador.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 12:43 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Tão somente blefes, como bem colocou no texto, não acredito que jogadores entrarão pressionados por blás, blás..blás...vamos sim entrar com vontade em vencer e principalmente convencer, jogadores sabem disso e querem mostrar aos torcedores.
    Não temos outra coisa senão crer e pessoalmente tenho convicção de que não teremos outro resultado que não seja a "vitória".

     
  • Às 24 de março de 2015 às 12:51 , Anonymous PAIXÃO CLOROFILA disse...

    FALA PRASS!!!
    Em participação no programa Bem, Amigos!, do Sportv, o goleiro Fernando Prass afirmou que o Palmeiras tem condições de ser campeão do Paulistão mesmo com o time em formação.

    "O Palmeiras está pronto para disputar títulos, tem condições. Não quer dizer que por não estar pronto na sua plenitude, não tenha condições de disputar títulos. O Palmeiras vai chegar forte nas finais para ser campeão" projetou o camisa 1.
    ME ENGANA QUE EU GOSTO!!!!

     
  • Às 24 de março de 2015 às 13:06 , Anonymous Nei Verde disse...

    Alcides: tomara que vc tenha razão, mas eu acho que o FALA MANSA já amarelou, foi muito infeliz em sua declarações, espero que depois disso não ver aquele time cagão em campo.
    Eh digo mais, mesmo sem o MAGO, ou C. XAVIER em campo, o FALA MANSA, já era ´para ter arrumado a saída de bola do time, não ficar tocando do lado e dando chutão, vejo tantos times que não tem craques no meio e saem jogando muito bem, na verdade é que ele FALA MANSA arruma desculpa para tudo, com esse elenco, e com o tempo que já teve, era para esse time estar jogando muito melhor.
    Tem que entrar em campo contra os bambis, indo para sima, marcando a saída de bola, dando sufoco desde o inicio, mostrando que esta a fim de jogo....., MAS..!!!!! esse cara já me desanimou...! já esta arrumando desculpa para o pior..!

     
  • Às 24 de março de 2015 às 14:26 , Anonymous Marco disse...

    Por que o Palmeiras não teria condição de ser campeão paulista?
    Por acaso o Barcelona e o Real Madrid disputam o Paulistão?
    O time está em formação e ainda precisa de vários acertos, é inegável, mas dai a dizer que não tem condição de conquistar o Paulistão tem uma diferença enorme.
    Tem muito palmeirense que passou a ter prazer pelo fracasso e só sabe supervalorizar os outros. Mistura de masoquismo com a torcida pelo quanto pior melhor.
    Enquanto isso até o Ituano já foi campeão, com certeza lá em Itu não tinha gente com ansiedade pela derrota.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 14:28 , Anonymous Marco disse...

    A vantagem bambi em jogos com o Palmeiras ficou acentuada nos anos 2000.
    Coincidiu com o período das dinastias coloridas nas comissões de arbitragem.
    Tivemos muitos clássicos equilibrados decididos pelas forças ocultas e para essa quarta é bom estar preparado.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 14:35 , Anonymous MestredosMagos disse...

    PARA ENTENDER O JOGO, TEMOS QUE OBSERVAR A FORMAÇÃO DO ADVERSÁRIO

    Rogério Ceni,
    Bruno,
    Toloi,
    Lucão
    Carlinhos;
    Denilson,
    Hudson,
    Michel Bastos
    Ganso;
    Alexandre Pato
    Luis Fabiano.

    Esse é o São Paulo que deve entrar em campo nesta quarta-feira, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista. A formação, já esperada, foi ensaiada pelo técnico Muricy Ramalho em treino tático na manhã desta terça-feira.

    EU ENTENDO QUE É 4-4-2

    E SINCERAMENTE, o quarteto deles é melhor.

    Michel Bastos
    Ganso;
    Alexandre Pato
    Luis Fabiano.

    Versus

    Fabinho
    Rafael Marques
    Dudu
    Cristaldo

    NÃO TEM CONDIÇÕES

    Só se for na superação, bola parada, entre outras cagadas.

    PRA TENTAR ARRUMAR UM POUCO

    Deveria o O.O. colocar o Zé Roberto de meia no lugar de Rafaél Marques e colocar João Pedro em seu lugar.

    FICARIAM OS MEIAS

    Michel Bastos e Ganso contra Robinho e Zé Roberto.

    Dá uma equilibrada técnica boa.

    JÁ O ATAQUE....

    Não tem como equilibrar.

    =================

    SE GANHAR SERÁ NA FORÇA.

    Saudações.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 15:00 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Prass, falou muito bem a nossa total realidade, não vejo nenhuma equipe superior a quem quer que seja, podemos discutir valores individuais más em termos de esquema tático, todos no mesmo nível.
    Temos sim reais condições em disputar de igual para igual com qualquer que seja a equipe.
    EU ACREDITO!!!!

     
  • Às 24 de março de 2015 às 15:05 , Anonymous JJ disse...

    PARABÉNS ALCIDES VOCÊ FEZ A LEITURA CORRETA DA MENTE DO TREINADOR É LOGICO
    QUE VENCER O CLÁSSICO É O QUE ELE MAIS
    QUER ELE APENAS COLHEU VERDE MAS QUER
    COMER MADURO.

    ANO PASSADO NEM SE QUER TIME O VERDÃO
    POSSUÍA AGORA TEMOS TAMBÉM ELENCO.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 15:10 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Galera, vou tentar explicar, o ingresso do Allianz Parque só é caro pra quem não é sócio. Pra quem é, não tem mais ingresso caro. O plano de sócios torcedores do Palmeiras é montruoso e muito útil para os Palestrinos. Quem é AVANTI paga no máximo 50 reais para ir assistir ao clássico, sendo que alguns também entrarão de graça, pois quem tem o plano que paga 70 reais por mês, assiste todos os jogos e não paga nada. Por isso que a diretoria aumentou o preço dos ingressos. Para todo mundo ver as vantagens do Avanti e se associar. O ingresso não é caro!

     
  • Às 24 de março de 2015 às 15:12 , Anonymous JJ disse...

    DEVE SER MUITO RUIM SER CHUPAULINO:
    NA HISTÓRIA SEMPRE VIVENDO AS SOMBRAS DE CÚRINTIA E PALMEIRAS QUERENDO SER RIVAL DE UM DOS 2 NUNCA CONSEGUEM SE
    AGARRAM NAS 3 LIBERTADORES QUE VENCERAM
    CONTRA TIMES LIXOS E ROUBANDO NOS BASTIDORES E NOS 3 MUNDIAIS.
    INVENTAM QUE QUE 12 TÍTULOS INTERNACIONAIS DE ONDE 8 VALEM MENOS QUE SERIE B LIXOS

     
  • Às 24 de março de 2015 às 15:37 , Anonymous JJ disse...

    ESSE CLÁSSICO PALMEIRAS E BAMBI NÃO É CHOQUE REI EU MUDEI E CHOQUE NO GAY.

    "COITADOS DOS BAMBI" MESMO COM A IMPRENSA NOS ANOS 2000 PUXANDO O SACO PRA ALAVANCAR A TORCIDA DOS CARAS E TENTANDO MUDAR O FOCO DO MAIOR CLÁSSICO
    PALMEIRAS/CÚRINTIA PRA BAMBI/GAMBÁ O TIRO SAIU PELA CULATRA

     
  • Às 24 de março de 2015 às 16:18 , Anonymous Marco disse...

    Então, vamos propor cancelar a partida, perder por W.O. e usar o tempo para treinar.
    Engraçado que "no papel", (é moda analisar os bambis "no papel") o time deles é sempre o melhor do Brasil em todos os anos, mas não ganha nada há muito tempo. Ganhou na porrada contra o Tigre da Argentina.

    Pato e Ganso fazem um jogo bom em dez e ainda assim, no papel são grandes jogadores. Para esses, nunca se fala em custo/benefício.

    O perigo deles é fora de campo. Além dos fatores tradicionais, eles têm ampla ajuda para desestabilizar o Palmeiras e usam para isso o próprio Palmeiras, as vezes a diretoria, as vezes a torcida.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 16:36 , Anonymous jj disse...

    BRASILEIRÃO 2015 TIMES FAVORECIDOS NA TV ABERTA:

    FLAMENGO 7 JOGOS CÚRINTIA 6 JOGOS
    SÃO PAULO 6 JOGOS ATLETICO M. 5 JOGOS
    CRUZEIRO 5 JOGOS ATLÉTICO PR 4 JOGOS
    GREMIO 4 JOGOS FLUMINEN-C 3 JOGOS
    INTERNACIONAL 3 JOGOS VASCO 3 JOGOS
    AVAÍ 2 JOGOS CORITIBA 2 JOGOS GOIAS 2
    JOINVILLE 2 SANTOS 2 SPORT 2 CHAPECÓ 1
    PALMEIRAS 1 FIGUEIRENSE O PONTE 0

     
  • Às 24 de março de 2015 às 16:59 , Anonymous MestredosMagos disse...

    NOSSO TIME

    Ainda tem muita vaga de titular vaga.

    Os que estão hoje são excelentes num contexto geral pra formação do elenco, mas muitos não são titulares.

    Time titular + bons suplentes = elenco

    Hoje, ainda, os bambis estão a nossa frente, não por causa somente de jogadores, mas porque o time ainda é um AMONTOADO.

    E se ganhar vai ser na força, no grito da torcida.

    A não ser que a escalação surpreenda.

    Antes de falar de nosso time, eu o ví pessoalmente em campo, e não mudou absolutamente nada, inclusive a teimosia do treinador com seus queridinhos.

    Já perdemos pra esse time filho da puta com cada baita time e é difícil acreditar que o faremos com esse atual, sem os titulares Valdívia, Cleiton Xavier e sem pelo menos aproveitar o Zé Roberto no meio na ausência deles.

    Se for, será na força mesmo.

    Saudações.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 17:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Boa tarde Grande Alcides, o palestrino, e amigos em geral.

    Há muito tempo sem postar sobre o nosso GRANDE PALESTRA, ratifico a minha torcida e esperança em um 2015 muito diferente.

    Saudações Palestrinas!

    Chico

     
  • Às 24 de março de 2015 às 18:26 , Blogger Alexandre disse...

    E eu, lhe pergunto senhores:Quando que o CHINELÔMETRO será desativado?
    Esse sistema de última geração foi acionado dia 08 de dezembro, já faz 100 dias que não foi desativado.
    Força El Mago Valdívia, faz muito falta nesse time e um camisa 9 também, não temos.

     
  • Às 24 de março de 2015 às 19:29 , Anonymous Alcides Drummond, o Editor disse...

    Prezado Chico

    Seja benvindo a este blog cuja audiência em sua terra é fenomenal!

    Como tem palmeirense em Rio Preto e região!

    E eu que pensei que o maior contingente de palmeirenses estava na região compreendida entre Rio Claro, São Carlos,e Araraquara.

    Na minha Pederneiras também tem muito palmeirense, mas não na proporção dessas cidades.

    Saudades do amigo e imenso palestrino Ildefonso que jánão está mais entre nós!

    ABS (AD)

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial