Observatório Alviverde

21/03/2015

PORQUE EU ACREDITO NO TRABALHO E NO SUCESSO DE OSWALDO DE OLIVEIRA NO PALMEIRAS!


Image result for oswaldo de oliveira palmeiras
Oswaldo de Oliveira aponta o caminho certo!

Em sua a ânsia incontida por mostrar serviço (considero natural e não o censuro por isto), o jovem diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, exorbitou em relação ao número de jogadores contratados para compor o elenco do Palmeiras em 2015.

Contratou, desnecessariamente, e de forma abrupta, quase dois times,  quando, o ideal teria sido, num primeiro momento, contratar um pequeno grupo de jogadores mais importantes e, em seguida, ir retocando o grupo, homeopaticamente, na medida das necessidades, de acordo com as conveniências e preferências do treinador.

Houvesse sido e ocorrido como coloquei e o Palmeiras teria tido condições de fazer uma varredura mais caprichada no elenco anterior e proporcionar a Oswaldo uma melhor visão do grupo que tem em mãos, tanto e quanto testar os juniores emergentes, e aqueles que se destacaram na última Copa São Paulo. 

Contrariando todos os princípios lógicos, Mattos despendeu muita verba na reforma do elenco, começando a reconstrução do time, simbolicamente, pelo telhado! A crítica não é atual, pois a fiz, antecipadamente,  bem antes das contratações.

Há que se dizer, também, que, há  muitos anos que o Palmeiras não era tão badalado e promovido quanto o foi a partir da nova gestão do futebol! 

O lado positivo da afobação de Mattos foi o de proporcionar ao Palmeiras uma exposição midiática que não se via e ouvia, desde o tempo da Parmalat.

Porém, tá mais na cara do que barba e bigode, isso tem atrapalhado, muito, o trabalho de Oswaldo. 

Além de administrar um elenco numeroso em que todos querem jogar, ele tem de administrar, paralelamente, uma batalha de egos, a maioria, hipertrofiados. É gente demais para tão poucos lugares no time. 

Ainda bem que Oswaldo tem um temperamento ameno e sabe, como poucos, ser calmo e político em relação ao grupo, tanto e quanto administrar as vaidades. 

E ainda tem gente que cobra de Oswaldo sangue nos olhos, gritos histéricos e atitudes biliosas, ao estilo de Leão e Felipão, atitudes que que não correspondem ao seu comportamento tendentemente fleumático.

Tenho acompanhado, em razão disso, pela internet, críticas mordazes ao treinador palmeirense, todas injustas, que partem, certamente, de torcedores fanáticos ou de imaturos, sem a menor noção do que é futebol.


Concordo, entretanto, com muitas críticas, pontuais e construtivas, mas em outros contextos, em outras situações, como, por exemplo, na definição e na escalação do time ou de alguma situação de somenos importância. 

Até aqui o técnico tem tido mais de 80% de acerto, ao menos em meu critério de análise.

Este OAV já criticou, já bateu forte em Oswaldo, em várias situações, mas, fique claro, está bem longe deste espaço estar exercendo qualquer papel ou atitude de oposição ao treinador, até porque, mesmo quando seu nome não fora, sequer, ventilado, o colocávamos no rol daqueles treinadores aptos e capacitados para dirigir o elenco palmeirense.

Fiz, recentemente, duas críticas fortíssimas a Oswaldo. A primeira sobre a sua discrição inicial em relação à renovação de Valdívia, da qual, ele, já se redimiu completamente.

A segunda diz  respeito à  poupança de oito titulares após o jogo em conquista, ressalvando, que o fiz de forma antecipada, -costumo falar antecipadamente- antes do jogo contra o Santos.

Tudo o que eu disse, com ampla antecedência configurou-se, plenamente, no clássico e, na sequência, em parte, contra o XV de Piracicaba e tomara Deus não aconteça, amanhã contra o São Bernardo, pois o time, então embalado, perdeu a sequência e não reencontrou o seu jeito de jogar. 

Ficou a lição, segundo a qual, "time em formação precisa de competição!" (AD) É o que se chama de "aprender fazendo"!

 Sei, até, que Oswaldo, a princípio, era contrário à medida, mas o seu erro (OO continua pagando por ele) foi o de não resistir e impor a sua vontade na qualidade de responsável pelo time e pagou um alto preço por ser um profissional de temperamento cordato que privilegia o trabalho em equipe.

Entendo, perfeitamente, que Oswaldo quis trabalhar em harmonia com o seu diretor de futebol, mas há certos momentos, importantes e decisivos nos quais  o treinador terá de impor a sua vontade. 

Oswaldo, em meu entendimento, tem de exercer um trabalho de envolvimento em relação ao seu diretor de futebol, fazendo uso toda a sua lábia e, principalmente, o seu "jogo de cintura" carioca e o seu jeito "light" de ser.

Sem nenhuma maldade, deve agir assim para conseguir, ao menos, dividir com Mattos a decisão de determinados temas em que o nosso guapo diretor se deixa levar por modismos criados pela mídia, que, há anos, luta para implantar a  escola européia aos times brasileiros, se esquecendo de que nem tudo o que é bom para os times europeus, é bom para o Palmeiras.

Mattos, (é bom que Nobre também saiba), tem virtudes, qualidades, é do ramo, muito bom profissional, mas não é palavra jurisprudencial, pois tem poucos quilômetros rodados e, consequentemente, pouca experiência.

Ou Oswaldo e Nobre acreditam que quatro ou cinco anos de América (como auxiliar, como auxiliar) e dois anos de Cruzeiro como diretor fazem de Mattos um expert?

Voltando a Oswaldo, fique claro que reputo o seu trabalho como B-O-M, mas que pode melhorar e chegar a um excelente nível! Se ele der a sorte de poder contar com Valdívia, "pode dar o start" na formação de uma outra academia. 

Não rotulo o trabalho de espetacular, porque, além de estar no início,  os resultados não foram, todos, o que se esperava.

Sobretudo,  quando dos dois clássicos contra o Cu-rintia e Santos, ressaltando-se, sempre, que o Verdão ainda é um time em formação, que tem muito para mostrar, a partir do momento em que puder ter em campo os seus dois melhores craques que ainda não entraram em campo, Valdívia e o entrosamento!

Oswaldo deu uma declaração esta semana em que disse o seguinte:  

"Temos um padrão de jogo a ser mais desenvolvido, mas claro que temos um padrão. É uma equipe que joga ofensivamente com jogadores rápidos pelos lados do campo, procurando bastante movimentação no ataque e fazer um time compacto. As coisas estão evoluindo e nós chegaremos àquilo que queremos" 

Ao mesmo tempo, Oswaldo estabeleceu um prazo para ter o time definido:

"Temos um padrão de jogo a ser mais desenvolvido, mas claro que temos um padrão. É uma equipe que joga ofensivamente com jogadores rápidos pelos lados do campo, procurando bastante movimentação no ataque e fazer um time compacto. As coisas estão evoluindo e nós chegaremos àquilo que queremos" 

Eu não tenho dúvidas de que Oswaldo atingirá o objetivo colimado. Ele é um técnico sério, honesto e experiente, com a vivência de poucos entre todos do mercado. 

Não foi à toa que dirigiu todos os grandes dos dois maiores centros de futebol do país, Rio de Janeiro e São Paulo e isso, no melhor futebolês, significa bagagem, ou se querem uma terminologia mais atual, "know-how".

Errar, é óbvio que Oswaldo vai errar, Telê errou (muito), Felipão errou (muitíssimo), Luxa erra (toda a hora). Oswaldo também vai errar, quem desconhece isso? O único que não errou foi crucificado há mais de dois mil anos.

Aos poucos, à medida em que for conhecendo todos os jogadores, tenho certeza absoluta de que Oswaldo vai ajustar o time base que promoveu, no qual, acertou, na escolha de 90% das peças, ao menos em relação àquelas que eu escolheria!

Vamos, portanto, dar créditos a Oswaldo e tempo ao tempo. Nem Roma e nem o Palmeiras, foram fundados em um só dia!

COMENTE COMENTE COMENTE

18 Comentários:

  • Às 21 de março de 2015 às 09:55 , Anonymous VERDE PAIXÃO disse...

    Alcides, respeito sua posição, más para mim, não tem perfil para técnico do palmeiras, é tão somente educado e mais nada, falta comando, falta liderança, falta ser crítico consigo próprio, não transmite segurança ao torcedor, não digo se tem ou não capacidade..no mínimo isto deveria ter...que os anjos nos acompanhem!!! O pior de tudo é que não temos no Brasil pessoas capazes em neste momento substituí-lo.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 13:14 , Anonymous PAIXÃO CLOROFILA disse...

    OS RELACIONADOS PARA AMANHÃ:
    Goleiros: Fernando Prass e Aranha
    Zagueiros: Jackson, Vitor Hugo e Victor Ramos
    Laterais: Lucas, João Paulo e Zé Roberto
    Volantes: Gabriel, Arouca e Renato
    Meias: Robinho e Ryder
    Atacantes: Leandro Pereira, Rafael Marques, Dudu, Cristaldo e Gabriel Jesus

     
  • Às 21 de março de 2015 às 13:17 , Anonymous VERDE PAIXÃO disse...

    SUGESTÃO, AOS AMANTES DO FUTEBOL DO MAGO BEM COMO E PRINCIPALMENTE AOS CRÍTICOS DE PLANTÃO, LEIAM O :
    Blogdaclorofila.sopalmeiras.com
    REALMENTE IMPERDÍVEL O TEXTO DA TÂNIA CLOROFILA E COMENTÁRIOS DE PARTICIPANTES.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 13:49 , Anonymous Marco disse...

    Um lembrete que o Matos precisa ouvir da torcida do Palmeiras:

    Sr. Matos, o senhor é diretor de futebol do PALMEIRAS e não mais do CRUZEIRO, não se esqueça disso!

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:11 , Anonymous Palmeiras todo dia disse...

    MAGO, SIMPLESMENTE UM MONSTRO!!! COMO DEFINÍ-LO? TÃO SOMENTE UM "CRAQUE"...QUE INVEJA DOS ADVERSÁRIOS E CORNETEIROS!!!

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:13 , Anonymous Anônimo disse...

    Valdivia não é aquele que não serve para o Palmeirense e nem para os comentaristas paulistas, mas que pro cruzeiro, atual Campeão Brasileiro e jogando libertas, dizem que seria uma boa contratação?

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:18 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    DEPOIMENTO DE PARTICIPANTE NO PTD RELATIVO A VISITA DE PORTADORES DE CUIDADOS ESPECIAIS AO CT DO VERDÃO:
    Me senti representado como torcedor que sou palmeirense pela pessoa do Mago e demais atletas, nesta linda iniciativa e momento de luz no verdão!! Parabéns a todos....Avanti Palestra!!!
    REALMENTE MUITO EMOCIONANTE O VÍDEO.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:20 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Outro depoimento o qual me identifiquei no PTD:
    Como criticar um cara como o Mago? Das duas uma: Ou não é torcedor verdadeiramente palmeirense ou não entende de futebol...pior ainda...futebol tão somente arte!!! Avanti Valdívia...ôpa...Avanti Palestra!! É craque!!!

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:27 , Anonymous Pastor Palmeirense disse...

    ME PARECE MAIS UMA VEZ NO MOMENTO TOTALMENTE ERRADO SE FOR VERDADE:
    Mattos começa a fazer nova lista de reforços para o palmeiras,parece que esse cara lê o blog, tenho certeza que vai acertar as posições que ainda precisamos.
    http://esportes.estadao.com.br...
    MAIS UMA PARA CONTURBAR O AMBIENTE NÃO VEJO OUTRO OBJETIVO DESTA PALHAÇADA!!

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:32 , Anonymous CORAÇÃO VERDE disse...

    Time estará pronto no final do Paulistão, projeta Oswaldo.
    Na projeção do técnico Oswaldo de Oliveira, o Palmeiras versão 2015 estará "pronto" na reta final do Paulistão.

    "O estágio atual do Palmeiras é de um time em formação, e teremos um patamar no final do Campeonato Paulista. Já é uma medida com coordenadas suficientes para ter alguma resposta, é neste sentido que estamos trabalhando" comentou o treinador, em entrevista coletiva.

    Oswaldo acredita que já conseguiu definir um padrão tático para a equipe, mas que o mesmo ainda precisa ser mais vezes treinado.

    "Temos um padrão de jogo a ser mais desenvolvido, mas claro que temos um padrão. É uma equipe que joga ofensivamente com jogadores rápidos pelos lados do campo, procurando bastante movimentação no ataque e fazer um time compacto. As coisas estão evoluindo e nós chegaremos àquilo que queremos" completou.

    O esquema definido por Oswaldo é o 4-2-3-1, com dois volantes que sabem sair jogando, um meia armador, dois pontas e um homem de frente como referência. Em todos treinamentos o técnico trabalha o time assim, inclusive os reservas.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:35 , Anonymous corre para ver verdão!! disse...

    E ele esta errado ?
    Pq o cara centralizados da linha de 3 meias-atacantes é o Valdívia/CX
    Então ele esta correto em manter o time.. preparando o time para quando todos estiverem a disposição.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:42 , Anonymous LÌNGUA VERDE disse...

    Padrão de jogo?? bastante movimentação ?? time compacto ?? está de brincadeira,
    ninguém viu isso até agora..........kkkkkkkkkk
    O q vimos até agora,foi uma teimosia indescritível,nem sempre manter os mesmos
    jogadores eh sinônimo de entrosamento.Essa nossa defesa,só nos dá sustos,e vc teima em continuar c os mesmícimos atletas.Já deu p perceber q Tóbio e V.Hugo,
    são bons rebatedores,e Lucas,está fora de ritmo,e o Zé,no auge dos seus bem vividos 40 anos,sairia melhor no meio.O time q nos temos,eh p brigar no meio da tabela no Brasileirão,e c essa prosperidade nas receitas,precisamos de umas três contratações
    pontuais,e c uma tática mais ousada,c zagueiros q saibam jogar tbem,podemos sim,
    sonhar c títulos..........
    Prass,J.Pedro,V.Ramos,Jackson e Alex Telles,Amaral,Arouca,C.Xavier e Valdivia,Dudu
    e Guerrero..........

     
  • Às 21 de março de 2015 às 14:57 , Anonymous Anônimo disse...

    Gostei da escalação...dependendo de como for o rendimento, capaz de o Allione nem voltar mais para o time titular...o Rafael Marques ja chegou rotulado como sendo peixe do OO, mas na verdade, ele jogou bem em todas as partidas que entrou, vamos ver domingo como vai ser...e com certeza no segundo tempo o GJ deve entrar nesse ataque. Bom ficar esperto com o Victor Ramos também...se vacilar ele rouba essa vaga do Tóbio, pq até agora a zaga não passou total segurança.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 17:35 , Anonymous Marco disse...

    REGULAMENTO DO CAMPEONATO PAULISTA

    Art. 6º - A designação do local onde serão realizadas as partidas entre Santos Futebol
    Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians
    Paulista competirá ao DCO.
    § 1º - A designação do local onde serão realizadas as partidas da fase de quartas de
    final, semifinal e final da Competição caberá ao DCO.
    § 2º - Caso para a fase de quartas de final classifiquem-se mais de 02 (dois) Clubes da
    cidade de São Paulo, aplicando-se critérios técnicos, somente os 02 (dois) Clubes que
    tiverem obtido as melhores campanhas, na primeira fase da competição, terão o direito
    de jogar em seus estádios. Os demais devem jogar fora do município, visando atender as
    normas de segurança das partidas.
    § 3º - Entende-se por melhor campanha, para efeitos deste Artigo, o quanto disposto no
    caput do Artigo 14, Parágrafo 3º deste REC.
    § 4º - Qualquer alteração no local de realização das partidas deverá respeitar as
    respectivas normas constantes do RGC.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 17:37 , Anonymous Marco disse...

    FASE QUARTAS DE FINAL - PAULISTA 2015

    Art. 8º - A fase de quartas de final da Competição será disputada pelos 08 (oito) Clubes
    classificados na primeira fase, divididos em 04 (quatro) grupos de 02 (dois), que jogarão
    dentro dos respectivos grupos, em partida única, classificando-se para a fase semifinal os
    Clubes vencedores das partidas, observando-se, caso necessário, os critérios de
    desempate previstos neste REC.
    GRUPO E GRUPO F
    1ª Colocada do Grupo A 1ª Colocada do GRUPO B
    2ª Colocada do Grupo A 2ª Colocada do GRUPO B
    GRUPO G GRUPO H
    1ª Colocada do GRUPO C 1ª Colocada do GRUPO D
    2ª Colocada do GRUPO C 2ª Colocada do GRUPO D
    DA FASE SEMIFINAL
    Art. 9º - A fase semifinal da Competição será disputada pelos 04 (quatro) Clubes
    classificados na fase de quartas de final, divididos em 02 (dois) grupos de 02 (dois), que
    jogarão dentro dos respectivos grupos, em partida única, classificando-se para a fase
    final os Clubes vencedores das partidas, observando-se, caso necessário, os critérios de
    desempate previstos neste REC.
    .
    GRUPO I GRUPO J
    1ª Melhor Campanha 2ª Melhor Campanha
    4ª Melhor Campanha 3ª Melhor Campanha
    Art. 10 - Nas partidas da fase de quartas de final e fase semifinal, o Clube que tiver obtido
    a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores, realizará a partida na
    condição de mandante.
    Parágrafo Único. Entende-se por melhor campanha, para efeitos deste Artigo, o quanto
    disposto no Artigo 14, Parágrafo 3º deste REC.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 17:39 , Anonymous Marco disse...

    Pelo que consta do regulamento do Paulistão 2015, caso o Palmeiras fique com a quarta campanha entre os grandes, não jogará no Allianz Parque a partida única das quartas de final e jogará a semifinal com mando do rival, também em PARTIDA ÚNICA.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 17:41 , Anonymous Marco disse...

    Claro que essa consideração é para a hipótese de classificação dos quatro grandes para a fase semifinal.

     
  • Às 21 de março de 2015 às 17:43 , Anonymous JJ disse...

    TREINADOR É APENAS 20% DO TIME E TEM
    TREINADOR QUE NÃO CHEGA NEM A ISSO.

    TODOS TEM ERROS E ACERTOS SEJA QUAL FOR O TREINADOR QUE DIRIJA O PALMEIRAS OU
    OUTRO GRANDE CLUBE SERÁ COBRADO!...

    TODOS LEMBRAM DAS LAMBANÇA QUE FIZERAM NO PALMEIRAS: LUXA MURICI FELIPÃO ETC.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial