Observatório Alviverde

16/03/2015

O ASSUNTO AINDA É VALDÍVIA, MAS A PALAVRA, AGORA, É DE UM LEITOR DO OAV!



Por sugestão do grande palmeirense Dinho Maniasi, habitué deste blog, transformo em post, para a leitura de Paulo Nobre, Mattos e demais dirigentes palmeirenses, os comentários do Marco, que, como todo o palmeirense provido de bom-senso e que ama o clube, continua trabalhando, desinteressadamente, pela renovação do contrato de Valdívia, o único craque de que dispõe o Palmeiras em seu elenco atual!

Image result for COM A PALAVRA O LEITOR
Assim disse Marco, "ipsis litteris" e sem "copydesk":

------
"A continuidade de um jogador como o Valdívia jamais poderia ser avaliada por questões emocionais ou pessoais, por parte de quem possui o poder de decisão.
 
A análise fria da situação deveria e precisaria considerar determinados aspectos
 
1 – Trata-se de um jogador diferenciado, que atua em uma posição carente de opções. Não existe mais no futebol brasileiro jogadores de qualidade para a função e até na seleção brasileira essa ausência é sentida. Passou o tempo onde a seleção tinha todo seu meio e ataque composto por jogadores camisa 10 em seus clubes. Jairzinho, Gerson, Tostão, Pelé, Rivelino e o reserva Paulo César Caju eram todos camisas 10. Faltava ainda nessa lista, o divino Ademir que só não foi para a seleção em 70 pela bronca pessoal do “Seo Zagalo” com o pai dele, Domingos Da Guia.
 
2 – No futebol brasileiro, quem tem esse tipo de jogador, segura e, se puder, jamais o entrega aos rivais. A escassez de talentos para o meio de campo de criação fez os times brasileiros buscarem na América do Sul jogadores para a função. D’Alessandro, Montillo, Conca e Valdívia vieram do futebol sul americano e o Botafogo recorreu ao aposentado Seerdorf, que após encerrar a carreira na Europa veio ao futebol brasileiro fazer a diferença 
 
3 – A parte clínica e física do jogador é um fator fundamental para o Palmeiras fazer a opção de mantê-lo ou não. Para isso, o clube deve contar com a avaliação técnica dos profissionais da área e não ficar dando a atenção para curiosos desinformados que se julgam no direito de formar opinião sem conhecimento de causa. Caberá aos Departamentos Médico, de Fisioterapia e Físico do Palmeiras dizer se o jogador é apto ou não para seguir sua carreira.
 
4 – Em relação à parte disciplinar, item onde somente quem conhece o dia a dia e o ambiente do clube poderia opinar, cabe ao gerente de futebol, ao treinador e ao diretor remunerado, todos muito bem pagos, saber administrar situações envolvendo jogadores, quando elas existirem. O que não pode acontecer é diretor de futebol virar estrela, começar a “se achar a última bolacha do pacote”.
 
5 – No aspecto esportivo, constituiria enorme amadorismo colaborar para o reforço de um forte concorrente na competição nacional mais importante. O prejuízo técnico e esportivo seria enorme com esse rival vencendo a competição tendo sido reforçado pelo Palmeiras.
 
6 – Existe também o aspecto financeiro, especialmente para um clube que tornou seu programa de Sócio Torcedor o seu carro chefe. O abalo que o programa sofreria com a perda de um título para um rival reforçado pela sua diretoria. Não só o abalo financeiro, mas o político. O caso Kardec é memória recente e os estragos que ele causou ao time, aos cofres do clube e politicamente para a diretoria foram enormes, quase nos levando à segunda divisão. O caso Kardec deveria ter sido lição suficiente.
 
7 – O Palmeiras como instituição, deveria pesar muito todos os aspectos, deveria levar em conta o que pensa a maioria esmagadora de sua torcida e não uma ala localizada que por questões pessoais não gosta do jogador. Deveria perceber que há algo estranho quando jornalistas notadamente anti palmeirenses, inimigos históricos do clube se empenham com um entusiasmo fora do normal para que não ocorra a renovação de contrato com esse jogador. Deveria também desconfiar porque tanta gente que é torcedora de outros times se envolve tanto na situação desse jogador, ajudando na campanha para que ele saia do clube. Será que tudo isso não é motivo suficiente para pelo menos desconfiar dos interesses dessas pessoas tão preocupadas com o melhor para o nosso clube?
 
8 – Outro ponto que levaria a desconfiança para uma direção mais “antenada” ao mundo do futebol é que sem que clube e jogador tivessem se manifestado publicamente até a última segunda feira, até o Sr. Matos fazer uma declaração inoportuna e o jogador responder, também de maneiras inoportuna, a polêmica já estava criada de fora para dentro. Enquanto isso, clube vizinho estava com direitos de imagem atrasados e nada se falava pela mídia esportiva. Seria coincidência?
 
9 – O jogador mais de uma vez manifestou o interesse em renovar com o Palmeiras e o Palmeiras precisa do futebol dele. Então, que façam logo essa negociação, terminem essa novela e que o Sr. Matos pare de frescura e tire seu salto e justifique o ótimo salário que recebe para montar o time do Palmeiras. Deveria se lembrar de que não é mais diretor do Cruzeiro, é diretor do Palmeiras. Caso não tenha nenhum impedimento clínico, a não renovação do contrata seria a oficialização da condição amadora do nosso clube. Lembrando ao Presidente Paulo Nobre que já são mais de cem mil sócios torcedores. Não faça besteiras e não jogue tudo fora!
 
10 – O Palmeiras vive sem Valdívia, jogadores de enorme qualidade já passaram por aqui, saíram e o clube continuou. Porém, se for possível contar com o futebol dele, se for possível não reforçar um concorrente direto, muito melhor.
 
OBS: Curiosidade, o flamenguista fanático, disfarçado de jornalista, Renato Maurício Prado detona o Valdívia em seus comentários, colocando o jogador com um entrave para o Palmeiras. 
 
Porém, quando se fala da possibilidade do Flamengo o contratar, o cara muda até de fisionomia e o discurso muda radicalmente. Mais uma para se pensar!
 ----------
 
COMENTE COMENTE COMENTE  

14 Comentários:

  • Às 17 de março de 2015 às 06:48 , Anonymous VALDIVETE SEMPRE!! disse...

    Gostaria de parabenizar aos amigos Dinho e Marco pela lucidez na exposição de suas idéias e ao Alicides pela idéia de expor as mesmas para todos aqueles que frequentam ao blog como também fazer chegar estes a Soc. Esportiva Palmeiras.
    Quero como eles o melhor para o verdão, assim sendo, gostaria da manutenção do nosso diferenciado e extraordinário que sempre vestiu nossa camisa com uma identificação sem igual para com o clube. Onde no mercado encontraríamos profissional com a qualidade deste? No Brasil jamais e nem na América..porque fazer o que está sendo feito, se podemos sim mantê-lo, acredito que como para mim e muitos torcedores sua renovação é certeza de diferencial ao elenco, sou e sempre serei apreciador do futebol arte, assim sendo, não poderia ser contrário a "Mago" permanecer no Palmeiras. Este independentemente onde possa jogar terá minha admiração e respeito pois é joia rara e atrativo com toda certeza a nós ou não torcedores.

     
  • Às 17 de março de 2015 às 06:58 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Com a palavra Ryder no PTD:
    "Não tenho nem palavras para descrever a torcida do Palmeiras. Ela dá espetáculo todo jogo, apoia do primeiro ao último minuto. Conseguimos mais uma vitória e vamos dar sequência ao trabalho para continuarmos a dar alegrias a eles durante todo o ano" finalizou.
    NOSSA TORCIDA É F...D@!!!

     
  • Às 17 de março de 2015 às 08:27 , Anonymous VERDE PAIXÃO disse...

    Para variar a Folha de S.Paulo também traz reportagem referente a renovação contrato do "Mago", vai ser estrela assim lá na casa do chapéu!!! Me parece que a renovação ou não passou a ser problema da imprensa e outros..não cabendo ao clube decidir..é uma vergonha tudo isto que assistimos!! Ficamos indignados com tudo, atrasos de salários dos bambis e gambás são isentos de comentários...o porque? Não cabe a esta imprensa suja, desonesta, incompetente e provida de maus caráter, decidir futuro do nosso melhor jogador. Basta desta imundice e que diretoria se posicione perante a todos!!! Vão todos estes hipócritas a pqp!!

     
  • Às 17 de março de 2015 às 08:51 , Anonymous Anônimo disse...

    Às 16 de março de 2015 22:01 , Anônimo disse...

    Caro Alcides !

    Uma grande tragédia seria a não renovação do Valdivia.
    Creio, caso o pior ocorra , parte dos 100 mil sócios do programa deixarão de apoiar o clube e o crescimento do programa será em muito afetado, pois o PN que sempre foi a favor da sua permanência estaria decepcionando em muito o torcedor Alviverde.

     
  • Às 17 de março de 2015 às 09:40 , Anonymous Anônimo disse...

    Pessoal, na opinião de vocês, o Valdívia vai renovar ?
    Eu reconheço que tenho dificuldades em ter uma noção real do que está acontecendo, há notícias que atestam a vontade do clube em renovar e notícias opostas (O Paulo nobre quer ou nao a permanencia do meia ?). O mesmo em relação à posição do jogador. Tento fazer um "merge" entre o que leio aqui e na imprensa comum.
    Paralelamente, estive pensando ontem numa outra questão: até que ponto podemos entender que o time ainda não está evoluindo como deveria devido ao pouco tempo de trabalho e até que ponto podemos entender que o OO não está conseguindo dar liga ao time ?
    O que vi domingo (especialmente o Dudu reclamando) me deixou com um pé atrás em relação ao futuro imediato do time. O que acham ?

    Ezequiel

     
  • Às 17 de março de 2015 às 09:51 , Anonymous VERDE ROXO disse...

    Ezequiel, acredito que reclamações de atletas ainda imaturos devam ocorrer, não haviam vestido ainda camisa com tamanho peso em sua vida profissional, que me desculpem os torcedores anteriores os quais ele defendeu. Quem é palmeirense deseja a renovação do Mago, setores que visam conturbar o ambiente pregam o contrário, querem na verdade o não crescimento do Palmeiras...tem horror a isto e que aconteça.
    Técnico é fraco para o Palmeiras, más se analisarmos no mercado, quem seria extremamente capacidado? Não vejo ninguém no momento.

     
  • Às 17 de março de 2015 às 10:49 , Anonymous Marco disse...

    Ezequiel,

    Sua pergunta é fundamental: o Presidente quer ou não a permanência do jogador?
    Mas que isso, em que ele está baseando sua decisão, para um lado ou para o outro?
    Sem essas respostas, ficaremos perdendo tempo, sem o menor sentido.

    Outro fato relevante é a falta de orientação aos jogadores que chegam ao time.
    O garoto Dudu (ainda é um garoto) mostrou não conhecer o Palmeiras, não foi orientado. Não temos uma Assessoria de Imprensa atuante e ninguém no clube com experiência suficiente em futebol, para lidar com os fatores extra campo.

    Voltando ao caso Valdívia tenho lido diversas manifestações pela internet, Mídia Palestrina e imprensa esportiva. Fico impressionado com a mobilização para que esse jogador saia do clube. Nunca vi movimento tão intenso, partindo de fora para dentro. As provocações feitas por ele aos dois rivais oficiais da imprensa e ao goleiro de hóquei estariam por trás desse sentimento revanchista?
    Considero muito preocupante, não pelo caso do jogador em si, mas pelo contexto ao redor do Palmeiras.
    Tenho a mesma percepção que você sobre o futuro do time nesta temporada, o receio de que consigam novamente tirar a estabilidade emocional do elenco e barrar a reação de um clube que pretende voltar a ser protagonista.
    Lembro que em 2012, o péssimo segundo turno do Palmeiras no Brasileirão aconteceu pela total falta de condição emocional do elenco, causada no primeiro turno pelas operações de arbitragens. Naquela ocasião, a estratégia foi essa, derrubar o Palmeiras em campo, que depois o descontrole faria o restante.
    Em 2014, o caso Kardec foi mais do que a perda de um jogador, o tumulto criado pela saída dele, devido a inexperiência administrativa aproveitada pelo abutre vizinho aniquilou o ano do centenário, novamente com grande participação do desequilíbrio emocional do grupo.
    Minha preocupação é que se o Valdívia sair agora do Palmeiras e toda essa mobilização consiga seu objetivo, no minuto seguinte um novo foco de instabilidade se instale sobre o futebol palmeirense.
    Para evitar isso, presidência e a direção (muito bem) remunerada de futebol precisariam decidir de vez o que devem fazer, encerrar essa novela e aprender que não podem permitir que outras apareçam.
    Arrisco a dizer que em pouco tempo, o novo foco será: o Palmeiras deve vender logo a promessa Gabriel Jesus. Estamos lidando com um mundo mafioso do futebol e nos comportamos como “Polyanas”.

     
  • Às 17 de março de 2015 às 12:15 , Anonymous Anônimo disse...

    VERGONHAS NÃO SE VEICULAM:Estão tirando o foco do montante de 30 milhões que os gambás devem para os jogadores e empresários, só com direito de imagens, e também do que os bambis devem de salários atrasados. O Alexandre Pato não vê a cor do dinheiro dos gambás faz 7 meses (R$ 400 mil de salário que os gambás tem que pagar para ele, pois os outros R$ 400 mil é os bambis que pagam), e isso ninguém fala nada!!!

     
  • Às 17 de março de 2015 às 12:51 , Anonymous VERDÃO INCONDICIONAL disse...

    Nós palmeirenses estamos reféns de comentários inoportunos e sempre mal tendenciosos por parte da imprensa desprovida de caráter. Assemelha-se a classe política, PT com as calças na mão pela prisão do Duque e que este possa a abrir ainda mais a boca. Não resta outra coisa senão rezar.............................
    OOOSSSS AAAAANNNNJJJJOOOOOSSSS!!!!!

     
  • Às 17 de março de 2015 às 13:27 , Anonymous jj disse...

    EU NÃO ACREDITO QUE SE O VALDÍVIA NÃO RENOVAR O SÓCIO TORCEDOR VAI DECLINAR OU NÃO VAI AVANÇAR!...

    O SÓCIO TORCEDOR VEM CRESCENDO MESMO COM O TIME RUIM DO ANO PASSADO CLARO QUE COM UM TIME MELHOR MAIS SÓCIOS O CLUBE VAI ALAVANCAR!...

    O TORCEDOR SABE QUE QUANTO MAIS SÓCIOS
    O CLUBE FICA NAIS FORTE

     
  • Às 17 de março de 2015 às 14:16 , Anonymous VERDE ROXO disse...

    JJ engano seu, eu e demais amigos que amamos o verdão de coração, queremos sempre o melhor para nossas cores e assim sendo, Mago é nosso único craque, aquele que se destaca, não há no país atleta que se equipare. Caso não haja uma resposta que justifique a não renovação, eu e demais amigos deixaremos o quadro do sócio torcedor sem pensar!!

     
  • Às 17 de março de 2015 às 15:45 , Anonymous Nei Verde disse...

    Sugiro ao nosso mestre Alcides a criação de uma pagina na net (facebook)

    " REFORMEM COM O VALDIVIA "

    Vamos tentar chamar a atenção desses cabeçudos.

    Estou preocupado, que nossos nobres diretores vão cair em mais uma..!a do Alan Kardec, não foi suficiente..!


    Abraços a todos..

     
  • Às 17 de março de 2015 às 15:48 , Anonymous Nei Verde disse...

    Tudo esta conspirando contra a reforma do MAGO, ate essa convocação para seleção do Chile esta estranha..,

    Ele tem que voltar a jogar logo pelo time no paulista, ai ale arrebenta com o jogo, e os NOBRES ficam sem saída...,

    Mas estou preocupado, parece que conspira para ele não entrar em campo pelo Palmeiras...

    Sei não!!!



     
  • Às 17 de março de 2015 às 16:15 , Anonymous VIM E VENCI!! disse...

    Contrato dele vai até agosto, assim eu pergunto: O porque este frisson em renovação? As partes já se acertaram creio eu, tem interesse de ambas as partes no acerto. Ficamos nós aqui e em todas as redes falando e comentando notícias inverídicas. Porra!! será que nenhum fdp destes pode vir a público e colocar panos quentes? Abafar de vez, parece que preferem mídia e fofocas, vendem jornais e aumentam audiência.
    Em contra partida ficamos nós como bobos da corte e imbecís gratuitos desta imprensa prostituta!!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial