Observatório Alviverde

30/04/2015

PALMEIRAS 1 X 0 SAMPAIO. NOSSO MISTO FOI MAIS FRIO DO QUE EU ESPERAVA!


Image result for misto frio
O misto frio não saciou a nossa fome de vitória!

O empate do B do Palmeiras, 1 x 1, contra o Sampaio, em São Luís, se não foi um bom resultado, não foi, de todo, um mau resultado. 

Apesar da igualdade, o gol marcado na casa do adversário faz com que o poder de decisão continue com o Verdão!

Uma vitória, é óbvio, teria sido melhor, pois proporcionaria à torcida a certeza da classificação. 

Ao abrir a contagem, através de Cristaldo, o Palmeiras teve a chance de vencer e de jogar o segundo jogo em São Paulo por todos os empates. 

Agora só joga, pelo "zero a zero", porque o "um a um" leva a decisão para os pênaltis.

A melhor alternativa, agora, é a vitória, nem que seja por meio a zero!
----------------------------------------

O cansaço e o desentrosamento natural do "catadão" de Oswaldo, induziram o time a ceder o empate, apesar do gol de Cristaldo aos 23 do segundo tempo.

Há que se registrar, também, a insistência e a determinação do time timbira em busca da igualdade, que, estabelecida, deixa a Leal torcida extremamente preocupada.

Embora o torcedor palmeirense tenha consciência da superioridade total do time titular em relação ao Sampaio, ele, em razão de tantos antecedentes traumáticos na própria competição, sofre por antecipação e fica com uma ponta de incerteza quanto à classificação .

De minha parte, não penso assim! 

Na atual circunstância, considerando-se que o jogo do dia 12 será na Allianz Arena e o time A, muito mais bem qualificado, vai entrar em campo, sou convicto de que a vaga para a próxima fase da Copa não migrará do sudeste para o nordeste.

E não irá pra lá nem se "Sobrenatural de Almeida", imortal personagem de Nelson Rodrigues, vestir a camisa do Sampaio e entrar em campo, considerando-se a diferença técnica abissal entre os dois times.

Mas, o que fazer se o torcedor comum tem uma tendência a processar seu raciocínio, partindo, quase sempre, de premissas negativas e de antecedentes desastrosos.

Sem ponderar e considerar que o Palmeiras vai jogar em casa, com todos os titulares, tendo um time tecnicamente, melhor e mais qualificado, o torcedor fica pensando assim:

"Vá lá que um time desses entre na Arena, faça o "jogo da vida" em uma noite de rara inspiração e arrebente com o jogo!

Vá lá que dê tudo certo para eles dentro de campo e lá se vai a classificação para longe do Verdão.

E se o trio de arbitragem resolver interferir e roubar para eles?" 

-----------------------------------------

Tudo isso, porém, será transferido para a semana que vem e pode, perfeitamente, mudar, caso o Palmeiras conquiste o título do Paulistão.

Antes de encerrar a postagem, quero ser eu a registrar que Jailson é o primeiro goleiro negro a vestir a camisa do time principal do Palmeiras. Esse é um importantíssimo sinal dos tempos! 

Num jogo de qualidade fraca em que o time não apresentou um bom futebol, eu destaco, individualmente, entre os que começaram o jogo, Jailson, Amaral, Vitor Luís, e Kelvin.

Entre os que entraram no decorrer do jogo, Andrei Giroto esteve bem, mas, Cristaldo foi o melhor...

Não, apenas, pelo gol decisivo que assinalou, concluindo a jogada de rebote criada por ele próprio, mas, sobretudo, pela dinâmica que proporcionou ao ataque palmeirense após sua entrada.

A grande pergunta a Oswaldo, que nenhum repórter fez na coletiva, é esta: 
 por que Cristaldo não foi escalado desde o início do jogo, se não havia, entre os que viajaram, atacante algum melhor que ele?

Um capítulo à parte: Gabriel Jesus, atuou, mais uma vez, burocraticamente e não realizou nada de excepcional.

Dou-lhe, porém, o devido desconto, por duas razões: 

1ª) Outra vez parou no jogo mais viril dos adversários pouco coibido pela arbitragem. 
2ª) Como jogar bem e render ao lado de companheiros ineficientes como Ryder e Alan Patrick?

Gabriel Jesus - admito - tem muita categoria e um grande potencial, e não há porque negar...

Considerando-se, porém, o que fez na Copa São Paulo e o que realizou até agora nas inúmeras oportunidades que recebeu de Oswaldo, ele está longe da condição de garoto prodígio ou perto de se tornar um novo Neymar! 

Quando disse, ontem, que Juninho - ao meu sentir- era melhor do que ele, eu não me enganei e sabia bem do que estava falando, relacionado ao momento que os dois vivem, pois o futuro, só a Deus pertence!

Portanto, em relação a Gabriel Jesus, vamos, devagar com a louça e parar de cobrar, forçar ou sugerir (eu, inclusive) a Oswaldo para escalá-lo, ao menos por enquanto!

COMENTE COMENTE COMENTE

 NA TV

Conforme prometi, assisti ao jogo na Fox com Marco Vargas, Fernando Caetano, Simon e PVC.

Transmissão de primeiríssima qualidade do gaúcho Vargas, sem cacos e comentários impertinentes. 

O áudio da Fox esteve imparcial (ao contrário do que ocorre quando transmitem o Cu-rintia) quase perfeito.

Da mesma forma, Caetano esteve bem nas reportagens e a análise da arbitragem esteve a cargo do ex-soprador de apito, jornalista formado, Carlos Eugênio Simon, de mais representatividade e credibilidade como cronista-esportivo do que como árbitro de futebol.

Duro, mesmo, é aguentar o fogo amigo disparado por PVC,(virou mania) cujas voz e dicção deixam muito a desejar. 

PVC não é bom quando se trata de jornalismo falado, só escrito, mas o que se esperar de alguém indicado à profissão pelo indesejável "José Trajano, que torce por Fluminense e Bambi, mas que diz que é americano".

O pior, mesmo, é ter de tolerar PVC quando ele resolve ser técnico proferindo os seus teóricos comentários "táticos" (???) meticulosos, típicos de um professor pardal. 

Chega-se ao fim da picada quando ele começa a fazer comentários "históricos-retroativos-repetitivos" transformando a transmissão de TV em autêntica"hora da saudade"! Estaria, ele, querendo o lugar da falecida Inezita?

De qualquer forma, qualquer transmissão com equipes formadas, exclusivamente, por jornalistas, sem a dispensável presença de ex-jogadores, tem outro enfoque e é muito mais leve imparcial e descompromissada, ainda que com PVC e assemelhados ao microfone!

Na verdade, ninguém aguenta mais ver os ex-jogadores a se posicionar de forma fanática em relação aos clubes que defenderam e aos quais ainda estão vinculados mesmo que emocionalmente. 

Da mesma forma, está difícil tolerar as incursões rancorosas, desafiadoras e abusivas com que investem contra os clubes que foram seus adversários quando estiveram na ativa. 

Casagrande e Neto, por exemplo, defendem, sem o menor pundonor, e, a um só tempo, os Curicas e os bambis, tanto e quanto anarquizam o Palmeiras. 

Esta semana Casagrande disse taxativa e explicitamente, com todas as letras, com todos os "pês", com todas vogais, com todos "éles", com todos os "emes", com todos os "érres" e "ésses", que não torcia pelo Palmeiras. Mas precisava dizer? Pura perda de tempo!

Caio (não dá mais pra tolerar) vive enaltecendo os bambis, tanto e quanto o tal Beletti, deixa transparecer a sua indesmentível preferência pelo SPFC. Quanto às crises vividas por esse clube, ambos, nem, sequer, tocam no assunto!

Para não ficar mencionando o nome de todos ex-jogadores, milionários que por falta do que fazer na aposentadoria, tornaram-se invasores da profissão de jornalista-esportivo, cito, finalmente, Júnior, aquele que tem bronca do Palmeiras desde os 4 x 1 e a aula de bola que o Verdão aplicou no Fla em pleno auge desse time, no Maraca na década de 80. 

Só Zico, o maior ídolo daquele time teve hombridade e humildade para aceitar a superioridade palmeirense e mantém, ao longo dos anos, até hoje, vínculos de amizade com o Palmeiras. Por muito pouco, há alguns anos, não se tornou técnico do Verdão.

Para Júnior, parcialíssimo, fanaticíssimo, verdadeiro porta-voz de seu ex-clube na TV, não existe nada, nunca, em termos de arbitragem, bastidor ou fato que favoreça o Palmeiras. 

Como ele é pequeno e despreparado para exercer qualquer função na mídia que pressupõe, sempre, imparcialidade e senso de justiça!

Aliás, para terminar, onde estão as entidades e as associações de classe que não se manifestam protestando contra tantos e repetidos abusos patronais? 

Está bem próximo o dia em que os comentaristas-jornalistas serão sumariamente demitidos e irão, todos, perder os seus empregos. 

Fosse Mauro Betting. apenas o bom comentarista que, indiscutivelmente, é, mas não fosse filho do saudoso Joelmir, teria ele conseguido recolocar-se no mercado?

Mas, nessa recolocação ele passou a ganhar mais? Está ganhando o que ganhava? Ou -hipótese mais provável- está ganhando muito menos?


Temendo uma demissão, os jornalistas-esportivos que optaram pela função de comentarista, estão pisando em ovos quando emitem as suas opiniões, afinando mais do que a corda "mi" do meu pequeno e insignificante cavaquinho!

Teria morrido o jornalismo-esportivo, ou, exclusiva e simplesmente, este velho comentarista que sou eu? (AD)

30 Comentários:

  • Às 30 de abril de 2015 às 06:47 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Não tirando os méritos dos que estiveram em campo, é nítido que os laterais tanto direito como esquerdo deixam a desejar e muito, outra coisa que pude perceber é que os mais antigos são egoístas em relação aos mais novos, Ayrton não deixou Girotto cobrar a falta ao final do jogo, querendo ser o protagonista. Resultado justo.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 07:29 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Gabriel ??? Jesus !!!!!

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 07:46 , Anonymous VERDE ROXO disse...

    Jogadores como Ayrton, Victor Luís, Renato, Ryder não passam de 3ª opção ao time, muito fracos tecnicamente, aí vemos o que fomos o ano passado, sendo que os dois primeiros citados foram destaque....JESUS!!!!!!! Quanto sofremos,,,,,,,,,,

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 07:51 , Anonymous VERDE E BRANCO disse...

    Vamos ser ponderados neste momento, não jogam juntos, sem entrosamento, ansiedade em fazer boa partida e permanecer no elenco, são elementos que devemos analisar antes de tecer determinada crítica, acho que no todo foram de bom para regular, necessitam de orientação e incentivo tão somente, fizeram muito mais que nosso time tido como titular o ano passado, para mim isto já basta.
    Avanti Palestra!!!!!!!!!

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 08:23 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Não entendi bem essa história de desentrosamento. Que time treina com os titulares ? São os mesmos, com algumas alterações. E já estamos quase no meio do ano. E o preparo físico dessa molecada???? Muita coisa precisa ser corrigida no Palestra. Mas hoje não é dia de falar disso. Todos com os olhos e corações na Final.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 08:40 , Blogger BORGO disse...

    O time que foi à São Luiz fez o dever de casa. Cumpriu sua missão.
    Eu não tive supresa alguma pois sabia o que viria com aquela escalação. E existe o que se aproveitar daquela molecada sim.
    E mais, teremos mais um jogo para assistir no meio da outra semana.
    Quanto mais jogos do verdão melhor. Mais renda. Assisti ao jogo pela Sportv e o Noriega quase não falou durante a partida.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 09:25 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides,

    Achei o Ryder bem fraquinho.
    O Alan Patrick só me confirmou o que eu (não) esperava dele.
    Jailson foi uma grata surpresa e o Cristaldo é aquele profissional sério que se pode sempre contar.

    Quanto ao Gabriel Jesus e o Juninho realmente só o tempo dirá.

    Finalmente sobre o Kelvin, parece tratar-se de um bom jogador mas que precisa aprimorar o chute. Como eu já disse antes, o Palmeiras poderia contratar um auxiliar tecnico especialista, que entendia um "pouquinho" dessa arte de finalizar, para ensinar essa molecada a chutar.
    Seu nome? Evair

    O que acha?

    Abraço, Hudson

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 09:33 , Anonymous Palmeiras todo dia disse...

    Texto do Catedral de Luz do PTD:
    Estamos em vigília, atentos a tudo e a todos e convictos na vitória. Não por desejo caprichoso, mas por ideologia.

    A conquista vale mais que um simples troféu ou vil metal. Ela vale uma filosofia de trabalho implantada sob as asas de críticas ácidas, tanto internas como externas.

    Corre o tempo e você sabe muito bem que o caminho escolhido está certo e é a resposta àqueles que profetizavam o fim da "Sociedade".

    A "Sociedade" não pereceu às línguas venenosas e corporativistas de uma "imprensa" movida pelo hábito da parcialidade.

    Estamos em vigília e agradecidos à "Imponderabilidade". Conscientes de que lado sopra o vento e de que o tempo do expurgo acabou. Afinal regeneramos.

    Não nos importa a dor sofrida anteriormente. O remédio ministrado curou as chagas e nos fortaleceu. A "Sociedade" resistiu às mais turbulentas tempestades e ao lado de seus pares encontrou um porto seguro.

    Estamos em vigília e alertas! Convido a todos para esta empreitada. Deixe aqui sua mensagem positiva e confie em nossos guerreiros.

    "Avanti Società!"

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 09:45 , Anonymous PAREM COM CRÍTICAS disse...

    Ja tão queimando o G.Jesus... com um catado daqueles, nem Messi ia jogar bem...
    Jailson, pra mim falhou... o que ele tava fazendo no primeiro pau no cruzamento do Pimentinha? Tobio, voltando de contusão, Renato péssimo, Amaral ja jogou melhores partidas, A.Patrick tem habilidade, mas parece que joga de calça jeans molhada. Ryder ruim, V.Luiz e Ayrton ruins, Kelvin, siscou siscou errou passes e finalizou péssimamente... Time todo estabanado

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 11:17 , Anonymous Anônimo disse...

    Ainda bem que é para parar com as críticas .... kkkkkkkkkkkkkk

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 11:20 , Anonymous Peixe que vai morrer pela boca disse...



    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2015/04/robinho-lidera-funk-da-vitoria-e-fala-em-bater-o-palmeiras-na-vila-assista.html

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 11:36 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Essa foi boa !!! Para descontrair ! O sujeito se atribui o nome de Parem com Críticas, e só faltou criticar o roupeiro....

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 12:20 , Anonymous TORCEDOR PONDERADO disse...

    Time tem que estar focado, sangue nos olhos e faca nos dentes, como muitos dizem. Este negócio de veicular funk dos meninos como está sendo colocado como provocação, nada mais é do que querer colocar fogo onde já existe chama,,,vamos ser ponderados e deixar insinuações de lado, que resposta seja dada em campo, pois é certo que serão muito provocados na disputa e temos que mostrar equilíbrio,,,eles se acham,,,dizem ter certeza!!! Só que nós temos que ter convicção!!! Esta é a diferença,,,,,,

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 12:40 , Anonymous Anônimo disse...

    A verdade é a seguinte: Como somos gigantes, Campeões do Século XX, e postulantes a repetirmos o feito no Século XXI, e uma das 3 maiores torcidas do Brasil, em TODO o Brasil, pois não somos um time regional, no domingo será o PALMEIRAS contra o Mundo ! Porisso, sangue nos olhos e faca nos dentes é atitude que se IMPÕE ! Não há outra alternativa !

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 12:41 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    A verdade é a seguinte: Como somos gigantes, Campeões do Século XX, e postulantes a repetirmos o feito no Século XXI, e uma das 3 maiores torcidas do Brasil, em TODO o Brasil, pois não somos um time regional, no domingo será o PALMEIRAS contra o Mundo ! Porisso, sangue nos olhos e faca nos dentes é atitude que se IMPÕE ! Não há outra alternativa !

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 13:12 , Anonymous Torcedor Incondicional disse...

    Em segundo lugar no ranking nacional com mais de 118 mil sócios-torcedores, o programa “Avanti” está rendendo bons frutos ao Palmeiras. Segundo um levantamento do blog ‘Painel F.C’, o Alviverde arrecada cerca de R$ 2,5 milhões por mês – o meso valor que o rival Corinthians arrecada por mês com o patrocínio da Caixa.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 15:41 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Gulherme Ceretta será o árbitro da final do paulista. Não é a pessoa melhor indicada as nossas cores.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 15:50 , Anonymous PAIXÃO CLOROFILA disse...

    http://doentesporfutebol.com.b...

    Veja aqui qual é o time de coração do Guilherme Ceretta
    Uma vergonha FPF escalar um cidadão que torce para o Santos....

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 16:27 , Anonymous VERDE ROXO disse...

    Ceretta é o árbitro de domingo. Na foto ele está comemorando uma vitória do Santos com o pai do Goleiro Rafael Cabral pic.twitter.com/A6MSdunkPg

    Mas observem, você viram primeiro aqui com o Verde Roxo.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 17:05 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides,

    Achei um absurdo o rgt esporte terminar com o funk do robinho deles. Achei extremamente tendencioso e de mau gosto.

    Abraço, Hudson

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 17:07 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    No sorteio do árbitro, na FPF, o presidente do Santos compareceu, e o Palmeiras não enviou nenhum representante. Inacreditável !!

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 19:50 , Anonymous Anônimo disse...

    GUILHERME CERETTA?

    Operação sem anestesia à vista.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 20:12 , Anonymous alcides drummond, o editor disse...

    Caro Hudson

    O Ryder foi mal no contexto de ontem Não significa que ele seja assim tão fraquinho!

    Jailson, como vc diz, foi, de fato, uma grata surpresa já que quando foi contratado era o terceiro goleiro do Ceará Sporting.

    O Alan Patrik até hoje, não me convenceu, mas espero que melhores.

    Cristaldo é ótimo em termos de composição de grupo e os dois garotos são ótimos, mas só o Gabriel Jesus tem jogado.

    Sua sugestão em relação ao Evair é ótima, mas os técnicos não gostam de dividir espaço com ninguém, principalmente com os cobrões... E o medo de perder o emprego?

    Saudações esmeraldinas (AD)

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 21:27 , Anonymous Marco disse...

    Vejam essa reportagem do blog da Clorofila em 2013

    http://blogdaclorofila.sopalmeiras.com/2013/04/29/mas-que-juizinho-cara-de-pau/

    Foi intrigante ver a intimidade do Cereta (na função de quarto árbitro do último domingo) com o Serginho Chulapa. Pareciam amigos que estavam em um churrasco regado a muita cerveja.
    Outro fato para o Cereta para ser lembrado foram os dois jogos em 2012, no Brasileiro, entre Palmeiras e Santos. Ele apitou os dois do Brasileirão e na partida do primeiro turno, no Pacaembu ficou rindo na cara dos jogadores do Palmeiras. Teve jogador do Palmeiras que saiu de campo denunciando o árbitro por isso. Além da comemoração pelas redes sociais em 2013, este árbitro se envolveu em atrito com o Valdívia no intervalo do primeiro jogo desta final.
    Será que com ele no apito, o Palmeiras terá alguma chance? Será que tendo o poder da arbitragem nas mãos vai expulsar o Valdívia como retaliação ao desentendimento que tiveram no jogo do Allianz Parque?
    Caso a torcida do Palmeiras não se manifeste com todo o empenho pelas redes sociais alertando para o que pode acontecer no domingo, todos nós palmeirenses faremos papel de palhaços nessa final.
    Esqueçam a diretoria, se tiver que ter algum alerta contra a possível atuação parcial desse árbitro, este deverá partir da torcida pelas redes sociais e pela “Mídia Palestrina”. A atual diretoria, confirmando a tradição de décadas no Palmeiras, mostrou que também não é do ramo no item bastidores.
    Com certeza, não sabiam do histórico desse apitador.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 22:18 , Anonymous Anônimo disse...

    GABRIEL JESUS...JOGANDO NA POSIÇÃO ERRADA.
    KELVIN FOI CASSADO O TEMPO TODO PELO CAMISA 6 DO SAMPAIO CORREIA, E NENHUM CARTÃO RECEBEU.

    CERETTA VAI OPERAR O PALMEIRAS SEM DÓ.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 23:37 , Anonymous Anônimo disse...

    ceretta?...
    fortes emoções!!!


    Ximena

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 01:08 , Blogger Luiz Souza disse...

    O Jesus não é centrefor? Eu ainda não descobri em que posição ele está sendo escalado.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 01:09 , Blogger Luiz Souza disse...

    O Jesus não é centrefor? Eu ainda não descobri em que posição ele está sendo escalado.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 01:31 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Assisti ou ouvi todas as mídias essa noite. E posso afirmar: estão quase todos contra nós. O Mundo, como já disse! Existem cronistas imparciais ou Palmeirenses, mas por azar, nossos torcedores da mídia, são discretos. Medrosos. Éticos, em um contexto áetico, como o do Futebol. Mas Paulo Nobre será POR MIM responsabilizado se formos prejudicados pela Arbitragem. Muito! Porque o tamanho do Palmeiras não merece perder nenhum Campeonato dessa forma. A ausência de representantes no sorteio dos árbitros é Imperdoável !

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 01:39 , Anonymous Anônimo disse...

    Alcides, Aranha já disputou uma partida neste campeonato paulista...

    Dinho Maniasi

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial