Observatório Alviverde

22/04/2015

OSVALDO PASCOAL ESTÁ DEVENDO UMA RETRATAÇÃO À TORCIDA DO PALMEIRAS!


Resultado de imagem para osvaldo pascoal
Osvaldo Pascoal cometeu um erro crasso ao detonar Rafael Mendes.


Fique claro, antes de tudo, que este blog não está colocando o comentarista Osvaldo Pascoal na berlinda, nem na vala comum dos maus caracteres que infestam a mídia paulistana.

Além de conhecê-lo, pessoalmente, -sempre disse neste espaço que ele fazia parte das exceções-, em que pesassem as suas contundência e veemência verbais, sempre acompanhadas de humor ou de ironia, seu comportamento profissional sempre foi (e é) exemplar.

Sua visão e leitura do esporte, sobretudo do futebol, são diferenciadas em relação a quase todos os demais, em face, também, dele ter sido dirigente (supervisor) de equipes profissionais.

Essa prerrogativa embasa, significativamente, o  trabalho desse experiente profissional de rádio e TV, muito próximo daquilo que se coloca como um "comentarista nota dez", para os padrões que norteiam a comunicação nos dias de hoje.

 Não o comparo, porém, a Ari Silva, a Carlos Aymard,  a Loureiro Júnior, a Mauro Pinheiro, a  Sérgio Cunha (ainda vivo, que também foi repórter), Milton Peruzzi, Barbosa Filho, Antonio Sola, (que passou meteoricamente pela mídia maior e foi embora muito cedo deste planeta), para que não se fale do melhor da história, Mário Moraes, o saudoso "Seu" Mário, TODOS, seguramente, muito melhores do que ele ou de qualquer outro desta geração.

A propósito de Mário, o maior de todos, excepcional, porém personalista e autossuficiente ao extremo, ele cismou que o extraordinário Djalma Santos não era craque e brigou com o mundo a fim de sustentar a sua furadíssima tese.

Foi assim, enfrentando cobranças, contestações e retaliações por onde passasse, que "Seu" Mário, finalmente, capitulou.

Retratou-se e redigiu, então, uma nota, publicada nos melhores jornais e revistas da época,  em que, finalmente, ele se rendia à qualidade de um atleta que disputara mais de cem partidas com a camisa da Seleção Brasileira, várias, como o único brasileiro escolhido para jogar pela Seleção da Fifa e escolhido o melhor na posição em três copas do Mundo, 54, 58 e 62. 

Detalhe: após falar e detalhar  todas as virtudes de Djalma, coincidentemente, as de um craque disse, ao final, que ele era "muito bom jogador".

Viram como é difícil um jogador do Palmeiras ser reconhecido, unanimemente,  como craque?

Dito tudo isso, quero justificar porquê citei esse caso e estou pedindo que Pascoal se justifique.

Tão logo o Palmeiras anunciou interesse pela contratação de Rafael Marques, Pascoal o criticou de forma acerba e contínua, e, pode-se dizer, fez uma pequena campanha contra, tachando o atleta de ruim, de grosso e de incompatível com a grandeza do Palmeiras. 

A princípio, acreditando em Pascoal, fiquei com um pé atrás em relação ao jogador, imaginando que se tratava de um "tosco", de um atleta, como ressaltava Pascoal, que só jogava, mesmo, com o beneplácito de seu protetor, Oswaldo de Oliveira.

O tempo encarregou-se de mostrar-me e a todos, que Pascoal enganou-se por inteiro e que seu raciocínio, talvez motivado por alguma partida ruim disputada pelo atleta, era equivocado.

Muito longe do que ele afirmava, (Não sei se, ainda, afirma) Rafael Marques, ainda que não seja um craque, é um jogador de grupo, útil e eficiente, não bastasse a liderança positiva que desempenha em campo, sendo o técnico do técnico.

Será que Osvaldo Pascoal teria humildade suficiente para se render à lógica dos fatos e à realidade da condição técnica de Mendes?

Ou, a exemplo de Seu Mário, vai esperar que ele e Rafael encerrem as carreiras para, depois, redigir uma nota de esclarecimento?

COMENTE COMENTE COMENTE

22 Comentários:

  • Às 22 de abril de 2015 às 11:54 , Blogger BORGO disse...

    Grande Alcides! permita-me uma observação - RAFAEL MARQUES. Aliás grata surpresa em nosso time, vez que apesar de um jogador aplicadíssimo, tem boa habilidade, e graças a seu posicionamento, um fazedor de gols. Outro dia me recordo de outro participante deste blog que havia feito uma escalação, de sua preferência, e citou o Rafael Marques como centroavante.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 12:32 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Prezado Borgo

    Errei. Escrevi duas vezes o nome do Rafael. Na primeira, acertei. Na segunda, não!

    Foi bom para que todos percebam que todos, erramos. È uma regra em que não há exceção.

    Mas eu corrigi o meu erro no texto. E o farei, todas as vezes em que errar.

    Por isso, gosto que me corrijam pois ninguém sabe tanto ao ponto de aprender algo, e nem sabe tão pouco a ponto de não poder também ensinar alguma coisa.

    Abs (AD)

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 12:34 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    ERRATA

    Ninguém sabe tanto ao ponto de não precisar aprender e nem tão pouco ao ponto de não poder ensinar alguma coisa. (AD)

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 12:48 , Anonymous MARCELO PALESTRA disse...

    Mais um "sabichão" da mídia!!

    Eles tem um mantra! Joga no Palmeiras? Então não é craque, não presta , é grosso, enganador, chinelinho, etc!

    Alcides, você que o conhece, este sujeito é palmeirense?

    Abraços!

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 12:50 , Anonymous jj disse...

    O SANTOS NOS ÚLTIMOS 7 ANOS ESTEVE EM TODAS AS FINAIS DO PAULISTÃO GANHARAM 6

    TÍTULOS PAULISTAS NÃO É PROBLEMA PRO SANTOS O PROBLEMA ATUAL É MONEY,CASH,
    O PROBLEMA É R$EAL E URGENTE!

    EM VIRTUDE DOS PROBLEMAS R$EAIS DO SANTOS O ÚLTIMO JOGO SERÁ NO ALLIANZ!

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 12:58 , Anonymous jj disse...

    HOUVE SIM UM ERROR!

    MAS SE NÃO FOSSE ESSE ERROR EU NÃO ESTARIA LENDO SUA FRASE DE EFEITO Mr.
    ALCIDES:

    NINGUÉM SABE TANTO AO PONTO DE NÃO PRECISAR APRENDER E NEM TÃO POUCO AO PONTO DE NÃO PODER ENSINAR ALGO (A.D)

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 13:34 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    A verdade é que muitos ainda não aprenderam ver a importância do jogador para a equipe, participativo, disciplinado taticamente, vemos tão somente aqueles que são protagonistas em gols...razão de O.O. o ter como jogador de confiança.
    Hoje desfrutando da simpatia da grde maioria dos torcedores, isto também associado aos gols que vem fazendo.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 13:59 , Anonymous JULIANA AZEVEDO disse...

    Palmeiras precisa botar os pés no chão,pq não tem nada ganho! Sabemos que é inevitável para os torcedores não falar sobre a grande vitória em cima do nosso rival Corinthians,mas precisamos pensar que pra ganhar o campeonato,ainda falta o Santos que também perdemos para eles.Então a mesma concentração,a mesma garra,e um toque a mais de confiança precisa ser mantida diante do Santos,só assim conseguiremos faturar esse título.Rafael Marques está se tornando um jogador muito importante nas partidas decisivas,vem mostrando seu poder de finalização,e espero que aproveite esse momento contra o Santos

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 14:43 , Anonymous Elcio disse...

    Acho que o Paschoal pode esperar mais um pouco, quiça depois do Brasileirão.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 15:00 , Anonymous Bruno disse...

    Rafael Benzemarques!
    Sem mais.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 15:45 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Texto de Mauro Beating:
    “Sabe quem a imprensa achava que era favorito em 2000, na Libertadores? Perguntem pro São Marcos o que ele fez com nosso maior rival.
    Um ano antes, sabem quem era o favorito pra todo mundo na Libertadores de 1999? O Marcão também lembra muito bem.
    Sabe quem iria ganhar o Rio-São Paulo de 1993 com o time titular do Corinthians? Pergunte ao Edmundo, que acabou com o favoritismo deles liderando o nosso time misto.
    Sabe quem a imprensa dizia que iria deixar o nosso time na fila, lá em 1993? O Evair soltou a voz naquele dia. Pergunte a ele quem foi campeão.
    Em 1974 tinham 100 mil corintianos no Morumbi para ver o fim da fila de 20 anos sem títulos deles. Sabe quem ganhou mais um Paulista? O Ademir da Guia sabe. O Divino sabia tudo.
    Sabe quem ganhou o primeiro clássico em 1917? Sabe quem tem mais vitórias no dérbi?
    Sabe quem pra sempre será lembrado por eliminar o time de melhor campanha em 2015?
    São vocês! O Palmeiras! O alviverde inteiro!
    Toda essa história que é só nossa foram aqueles campeões que vestiram a nossa camisa que conquistaram e venceram.
    São os palmeirenses como vocês. Eles que fizeram história. Os que venceram o maior rival. Ou melhor: os que ganharam dos favoritos. Os rivais que eram mais badalados e bajulados.
    O Palmeiras é grande, já falou na estreia o nosso Zé Roberto. E o Verdão é enorme porque monstros como vocês fizeram o Palmeiras do tamanho da nossa paixão.
    Vocês são campeões porque vocês são Palmeiras. E vocês vão ser ainda mais Palmeiras porque vocês serão campeões hoje e nas finais.
    Muitos de vocês chegaram agora ao clube. Aqui no Palmeiras todos foram recebidos de braços e coração aberto. Parece até que vocês nasceram aqui. Por que vocês merecem esse carinho. Vocês têm mostrado pra todos que vocês dariam até a vida pelo nosso time.
    Todas essas conquistas que eu contei são históricas. A de hoje será heróica!!!
    Vocês são os caras do Palmeiras! Vocês são a alma do Verdão!
    Vão pra campo agora! É só voltem para cá como vocês são! Campeões!!!
    Só voltem a este vestiário ainda maiores do que vocês já são!!!
    Quando vocês chegarem de volta saibam que não apenas conquistaram um lugar na final do campeonato! Vocês todos ganharam um lugar na história centenária do Palmeiras!
    Vamos lá dentro ser Palmeiras!
    Vamos Palmeiras! ”

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 15:45 , Anonymous Anônimo disse...

    Paschoal é palmeirense, e guarda a imagem do Rafa Marques que jogou na base palmeirense e realmente era caneludo.

    Rafa Marques fez parte do grupo que perdeu a semifinal do Paulistão para o Paulista de Jundiaí e perdeu um gol feito na ocasião.

    Paschoal repet sempre que "Rafael Marques é um atacante que não faz gols".

    Até agora ele já marcou 6...

    Dinho Maniasi

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 15:49 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    Para quem preferir ouvir o audio:
    http://jovempan.uol.com.br/esp... Mauro Beting MONSTRO.!!!!!

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 18:15 , Anonymous Marco disse...

    Não existe problema alguma em reconhecer um engano, quando fatos novos ocorrem ou quando informações que não tínhamos passam a ser conhecidas.
    Aqui mesmo, eu mais alguns participantes não gostamos da contratação do Rafael Marques pensando naquele jogador que saiu do Palmeiras há mais de dez anos e no jogador que começou no Botafogo.
    O jogador mostrou dentro de campo que evoluiu e que hoje tem outro nível.
    Também achávamos no início do ano passado que o Bruno César contratado era o mesmo que tinha se destacado no Santo André. Não foi e, pior ainda, se tornou a pior contratação do ano.

    Oswaldo Paschoal é um dos poucos jornalistas que respeita o Palmeiras, mas nesse ele não foi bem. Entretanto, não podemos nos esquecer de que ele é jornalista e nessa classe, atualmente, o orgulho próprio fala mais alto do que a profissão. Deveria repensar sua opinião pelo fato de ter feito criticas com um tom acima do normal para uma simples critica.

    Acho que ele vai acabar se pronunciando a respeito. Não é ele o problema dentro da FOX, uma emissora que veio para ser algo novo no jornalismo, mas em pouco tempo entrou no vício das demais colocando em seu quadro de “jornalistas” figuras como Simon, Renato Maurício Prado, Mário Sérgio, Sormani (o cara que fala que Ademir da Guia não foi craque) e os torcedores que estão lá por ser torcedores: Benja e um tal mano, esse um verdadeiro palhaço de circo à frente das câmeras.

    ======
    Obs: A informação que eu tenho sobre o Paschoal é que ele torce para os gambás.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 18:49 , Anonymous MestredosMagos disse...

    PASCHOAL

    É um dos poucos no meio do deserto esportivo.

    Acompanho ele faz tempo e ele sempre defendeu o Palmeiras (clube).

    Rafaél Marques está sendo uma surpresa mesmo. Colaboro com todos.

    Nunca será centroavante, mas vem sendo útil por executar várias funções, inclusive centroavante.

    Eu hoje o comparo ao Danilo do curintia, um jogador sério, de grupo, não aparece tanto para imprensa, mas sempre ajuda o time.

    Que continue assim.

    Benzemarques, rsrsrs.

    Saudações.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 19:12 , Anonymous Anônimo disse...

    Tenho certa dificuldade em classificar o que o RM faz em campo, qual a sua função. Dizem que quando se achou no bota, surpreendeu a todos. Felizmente é esse RM que contratamos.

    Esse jornalista é familiar, porém não acompanho. Percebo que deve ter uma carreira bem agitada, já que todo jogador o conhece e o respeita. Algo incomum na profissão.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 20:26 , Anonymous Jessé disse...

    Não foi só com o Rafael Marques que o Oswaldo Pascoal cometeu essa barrigada, me lembro que quando o Guerrero estava em má fase nos gambás, em 2013, eu ouvi em alto e bom som o comentarista do SGR chamar o atacante peruano de caneleiro com grife. O tempo está provando que mais uma vez Pascoal cometeu um erro grave de análise.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 21:52 , Blogger Alexandre disse...

    Lucas Pratto: 13 milhões de reais.
    Leandro Banana: 10 milhões de reais.
    Como diria o excelentíssimo Frizzo: "O Palmeiras não é a marinha pra precisar de Barcos" e o Piloto de Rally foi no vácuo. " O Palmeiras não é restaurante pra precisar de Prattos"
    E por último a minha "O Palmeiras não é feira, supermercado, quitanda ou acaí pra precisar de banana ou Leandro Banana.
    O Patético de minas, estão devendo e consegue contratar um centroavante "matador", agora no Palmeiras, jorrando dinheiro pra todo lado, o mão de vaca não foi atrás de um goleador pra disputa do BR-15, temos só o BezenMarques.

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 23:30 , Anonymous Palmeiras 1972***** disse...

    Salve Nacao Verde.

    Em especial aos Amigos : Victor, Edson, Dinho e
    Marcos . Os Bambis fizeram pressao sobre a arbittagem e o resultado estamos assistindo.
    Aos inocentes e politicamente corretos, mais uma clara, evidente, cristalina e inegavel farca de que o Futebol so se ganha no campo. Acreditem, , leiam e conhecam a historia do Palmeiras e do sujo Futebol Brasileiro. .Infelizmente e essa putaria que todos esatamos. Venxo..Naovou me estender no assunto, mas que Nobre e os 300 Aspones?? do Conselho abram o Olho nas partids Finais, Fayr Play a Puta Que Pariu. E mais uma coisa o Futebol Moderno e o fim da Essencia do Esporte o que importa agora e bussines.

    Abracos


    Palmeiras 1972****

     
  • Às 22 de abril de 2015 às 23:40 , Anonymous Palmeiras 1972***** disse...

    Desculpem os erros o celular nao ajuda muito.Forte abracos a todos!!!

     
  • Às 23 de abril de 2015 às 00:02 , Anonymous Anônimo disse...

    Como disse no post anterior, os gambambi vivem uma relação incestuosa. É um troca-troca intenso. Isso que é rivalidade colorida.

     
  • Às 10 de agosto de 2016 às 09:44 , Anonymous Anônimo disse...

    Esse viado de pascoal,e gamba fdp,curintiano do caralho

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial