Observatório Alviverde

01/05/2015

NOBRE DEU UM CHEQUE EM BRANCO À FPF, AO CORONEL MARINHO E AO ÁRBITRO QUE VAI APITAR O CLÁSSICO. EU NÃO DARIA! ESPERO QUE ELE ESTEJA MUITO CERTO E CONSCIENTE DO QUE ESTÁ FAZENDO!


NÃO ACREDITO NESTE ÁRBITRO!

Preferia Ceretta assim, em um camarote da Vila.


Foi estranho, muito estranho mesmo, o fato de o Palmeiras não ter enviado um representante ao sorteio dos árbitros e bandeiras que vão trabalhar domingo na Vila, quando da decisão do Paulistão 2015.

Dou tratos à bola a ponto de fundir a "cachola" e, honestamente, não consigo posicionar-me em relação à exótica situação, às raias do absurdo.

Constato, boquiaberto e surpreso, que, pela primeira vez na história do futebol mundial, um clube deixa de comparecer ao sorteio que vai definir a arbitragem de um jogo decisivo.

O Palmeiras quer dar uma de superior em relação ao árbitro e aos auxiliares que, muitas vezes, acabam se tornando mais importante do que os próprios jogadores, mormente em uma partida que vale um título.

Das duas, uma. Ou Nobre, Mattos e Cícero são cabações mesmo e não sabem nadica de nada em matéria de bastidores, ou espertos demais para a minha ingênua e humilde filosofia existencial.

Teriam, Nobre e Mattos, confiança plena na FPF como parecem demonstrar, a ponto de confiar-lhes, simbolicamente, esse autêntico cheque em branco? 

Eles podem, até, ter, mas eu lhes asseguro que não tenho, tanto e quanto não confio não Coronel Marinho e em seus assessores do Departamento de Árbitros quando o assunto arbitragem envolve o Palmeiras. 

Gato escaldado em água quente tem medo de água fria. Eu temo que o Palmeiras possa entrar em outra inolvidável fria! Tomara que não!

O sorteio da FPF (quem assistiu a ele?) indicou Guilherme Ceretta de Lima, sobre quem pesam inúmeras acusações de antipalmeirismo explícito, sendo que, paralelamente, corre a informação de que ele seria um assumidíssimo torcedor santista.

Sei, perfeitamente, que qualquer pessoa que presta serviços ao futebol, torce por um clube e isso é, absolutamente, normal.
 

O que não é normal é árbitro soltar mensagens nas redes sociais tripudiando sobre a derrota de qualquer clube, conforme publicou, de forma probatória e indesmentível em seu blog a torcedora número um do Palmeiras, a minha amiga Tânia Clorofila, em relação ao soprador da decisão.

Embora eu não seja dirigente do Palmeiras, na qualidade de torcedor, deixo claro tenho o Sr. Guilherme Ceretta como suspeito. 

Primeiro porque não creio que fosse ele o árbitro mais indicado para apitar essa final, que, em meu entendimento, deveria ter sido confiada a um árbitro estrangeiro isento, afeito e acostumado aos grandes jogos.

Depois porque as minhas suspeições estão ampliadas em razão de sua desastrosa atuação como quarto árbitro, domingo passado no Palestra.

Descendo ao rés do chão em relação a sua autoridade, chegou a discutir após o jogo com vários jogadores que estavam no banco do Palmeiras, inseridos ou não, no contexto do jogo.

Observem que ele atritou-se com vários jogadores palmeirenses, mas solicitou que fosse citado, exclusivamente, o nome de Valdívia, talvez imaginando que houvesse tempo hábil para que o chileno fosse julgado, suspenso e não pudesse participar da final.

Com Ceretta no apito, ele que deixou transparecer ira e mágoa em relação ao chileno (dizem que os dois estiveram a pique de um desforço físico), sou convicto de que Valdívia, se entrar em campo na final, corre severos riscos de expulsão "por dá cá aquela palha" ou por qualquer motivo de somenos importância.  

Não sei se a omissão palmeirense em relação ao sorteio de ontem foi pensada ,pro-ativa,  calculada, ou não...

Será que o Palmeiras quis mostrar à FPF e ao próprio árbitro que confia, plenamente, que ele e seus auxiliares vão desincumbir-se bem de seus respectivos papéis na decisão de amanhã?

Se o Palmeiras vencer, muitos dirão que a jogada de Nobre foi genial. Ai dele, porém, se o time perder ou se a atuação de Cereta de Lima e seus auxiliares for desastrosa e vier a retirar o título do Palmeiras.

Repito, vejo a situação como, simbolicamente, um cheque em branco que Nobre está entregando à FPF, entidade que não merece, absolutamente, nenhum crédito, principalmente quando o assunto é Palmeiras.

Criticar Nobre, Mattos e Companhia, depois do fato ocorrido, será cômodo e fácil. Por isso emito, antecipadamente, a minha opinião de discordância em relação à política de Nobre, torcendo, honestamente, para que o errado seja eu e o Palmeiras seja campeão. 

Independentemente da conquista do título, que pode ser conquistado, sim, apesar do árbitro (há situações em que ele não pode fazer nada), a atuação de Guilherme Ceretta de Lima vai mostrar se  Nobre e Mattos estavam com a razão! 

VOCÊ ACHA QUE NOBRE AGIU CORRETAMENTE E QUE SUA ATITUDE TÊM EM MIRA DIMINUIR A TENSÃO DA DECISÃO?

COMENTE COMENTE COMENTE   

24 Comentários:

  • Às 1 de maio de 2015 às 08:03 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Ganhando ou perdendo (E vamos ganhar !), Nobre errou. E errou feio ! Exceto se o árbitro estivesse na folha de pagamentos do Palmeiras (e não está), dar um cheque em branco à Federação é o mesmo que entregar uma filha ao estuprador ou um pedófilo! Sim, é isso mesmo. E mais, não se paga a quem nos deve, e a FPF nos deve muito ! Ao ter essa conduta, o Palmeiras demonstra que não se considerou prejudicado com as ultimas verdadeiras "operações sem anestesia" a que foi submetido. Enfim, esse ato desastroso, inconseqüente, estapafúrdio, subserviente, imaturo, despersonalizado, imoral, ingênuo, abestalhado, PODE nos custar o tão sonhado Titulo. Pois para um Pária, basta tomar um banho, dormir, que ele acordará novo, sem máculas no caráter e na alma, se alma tiver. Para o Palmeiras e seus milhões de torcedores, perder esse Titulo, desse jeito complacente, uma vez mais, só nos trará a certeza inconteste de que somos um eterno Titanic conduzido por canoeiros. Inacreditável !

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 08:14 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    O presidente do Santos subiu a serra, e esteve no sorteio. Já Nobre nem se deu o trabalho de comparecer, estando tão perto. Nobre é muito esperto para negócios, mas um cabaço, um baba ovos, um deslumbrado, quando se trata de Bastidores. Um Eurico Miranda levaria até o globo com as bolinhas... Tomara que, mesmo com tudo isso, nos transformemos em Campeões Paulista de 2915 ! Precisamos dessa láurea, mais do que ninguém.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 08:17 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Campeões Paulistas de 2015 !

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 09:06 , Anonymous Marco disse...

    Sorteio de árbitro é uma farsa.
    Em outras ocasiões, os árbitros escolhidos já haviam sido divulgados pela imprensa e até em transmissão de sorteio via internet, o nome do escolhido apareceu na tela antes da bolinha com seu nome cair.
    Cereta de Lima era nome escolhido bem antes e quem acompanha futebol sabia disso.
    A simples colocação desse nome considerando seu passado em relação ao Palmeiras é uma sinalização sobre a forma como o clube é tratado pelo comando da arbitragem paulista. Não significamos nada para ele.
    O fato concreto agora, como única esperança de disputa apenas na parte técnica, é que a torcida do Palmeiras se manifeste pelas redes sociais e "Mídia Palestrina" chamando a atenção para o que pode acontecer neste jogo.
    Quanto à imprensa podemos esquecer, ela faz parte desse jogo. Fosse outro clube envolvido, tanto o árbitro quanto jogadores envolvidos em atrito com ele seriam procurados para dar entrevistas antes da partida.
    Em relação aos inimigos do Valdívia deva existir hoje uma sensação de otimismo. A possiblidade de ele apanhar muito nesse jogo e ser expulso na primeira reclamação ou primeira falta que cometer é imensa. Ai, seus éticos, competentes e sérios críticos poderão ter o prazer no pós jogo de detonar o jogador, falar em salários e custos benefício e todas as baboseiras que gostam de citar.
    Repito, nossa única chance de conquistar o título é chamar toda a atenção para o que pode acontecer nesta partida.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 09:13 , Anonymous Marco disse...

    Está igual na política.
    O presidente do Santos é que tirou a bolinha do sorteio!!!!

    http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2015/04/guilherme-ceretta-de-lima-apitara-final-do-paulista-entre-peixe-e-verdao.html

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 10:12 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Marco: Paulo Nobre nos deve uma explicação e um pronunciamento. Nao podemos partir para o jogo sem os devidos esclarecimentos. A impressão que fica: estamos largados, ao Deus dará !!!

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 11:05 , Anonymous Marco disse...

    Eu vou na linha do texto de hoje.

    Tenho dúvida se a ausência no "sorteio" foi uma ação irresponsável ou uma estratégia inteligente.
    Não sei o que foi conversado nos bastidores e se houve alguma conversa. Saberemos isso após o jogo. Antes dele, o que nos resta a fazer é chamar a atenção para a responsabilidade (ou falta dela) da arbitragem.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 11:43 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Discordo nesse ponto: para diminuir a tensão da decisão ou algo semelhante, não é necessário se omitir no Sorteio. As atitudes corretas dependem sempre de uma postura explícita, quando o caso, e uma postura implícita, em consequência. Ou seja, participar do Sorteio faz parte da Liturgia do Cargo. Conversas privadas, à parte. Os dois são imprescindíveis !!!

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 12:41 , Anonymous TÃO SOMENTE TORCEDOR disse...

    meu craque? craque do time Palmeiras, aquele que não dá dinheiro a torcida organizada, aquele que não dá audiência a programa esportivo, aquele que diz o que pensa, aquele que não tem rabo preso com ninguém, aquele que impõem respeito do adversário ao time qdo joga, aquele que ninguém gosta de marcar...aquele em que imprensa marrom reluta em chamar más interiormente e conscientemente sabem que se trata de "craque da bola". Quem é este?
    Valdívia,,,,,,,,,,,

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 13:03 , Anonymous SÓCIO TORCEDOR disse...

    A diferença entre os dois clubes é igual ao sobrenome dos presidentes.Um é NOBRE o outro é modesto. KKKKKKKKK DA-LHE PORCO!! Avanti Palestra!!!!!!!!

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 13:33 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Ô Verdê!

    Condenei a ausência do Palmeiras no sorteio.Era um evento para o qual o Palmeiras não poderia se omitir.

    Como não tenho vocação para "grilo falante" isto é, não sou a consciência de Nobre e nem estou dentro da alma dele, não tenho como garantir o verdadeiro propósito da ausência do Palmeiras

    Entretanto, sou convicto de que se trata de uma estratégia para a decisão.

    Que existe algo por trás de tudo isso, sei que existe, mas não sei, exatamente, o que.

    Ao dizer que poderia ser uma forma de distensão em relação ao jogo, estou afirmando isso porque ao Palmeiras não interessa que a decisão vire uma guerra, na casa do adversário. Abs (AD)

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 13:34 , Anonymous Jessé disse...

    Motivos para o Palmeiras atropelar, humilhar e estraçalhar o Santos dentro de campo e fora após a conquista do título:

    1- O funk do mascarado Robinho, já cantando vitória e desrespeitando o elenco do Palmeiras.

    2- A declaração do caloteiro presidente do Santos, que disse que o Robinho verdadeiro está no Santos e que o nosso é falso.

    3- Alguns dos maiores anti-palmeirenses da medíocre imprensa esportiva paulistana são santistas: Fábio Sormani, José Calil, Paulo Roberto Martins e Milton Neves.

    4- O assassinato covarde do palmeirense Cláudio Fernando de Morais, morto em uma emboscada feita pela maior torcida organizada do Santos, que é intimamente ligada ao crime organizado de SP.

    É por essas e outras que essa final de Domingo não vai ser apenas uma decisão de Campeonato Paulista, mas valerá sim para resgatarmos a grandeza do nosso clube e mostrarmos para a boleirada e a imprensa esportiva do Brasil inteiro que pensem mil vez antes de tentarem denegrir a imagem da gigante Sociedade Esportiva Palmeiras.

    Alcides, lhe sugiro que escreva um post sobre esse clima de oba-oba por parte dos jogadores e dirigentes santistas, e também por parte da imprensa esportiva paulistana que odeia o Palmeiras. Abs!

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 15:01 , Anonymous Anônimo disse...

    Vou dar os parabéns ao Santos que demonstrou como é importante trabalhar os bastidores. Desde o primeiro jogo eles infernizaram o ambiente da final com o apoio da imprensa.

    Nós estamos perdendo várias oportunidades de nos defenderemos dessa pressão criada para nos desestabilizar. Como torcedor comum, pelo contrário do que a imprensa protege os sujos, eu não gosto desse circo e roubalheira. Porém, não descarto a necessidade e importância de defenderemos nossos interesses.

    O Palmeiras é fraco em tudo que se refere ao fora de campo. Mesmo assim seremos campeões, por vários motivos. Demos sobrevida aos sardinhas, e mostraremos que o peixe morre pela boca. Devemos pensar em melhorar nossa relação com as federações e imprensa, mesmo a contragosto, mesmo sabendo que são inimigos.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 17:36 , Anonymous Anônimo disse...

    Quanto ao desfalque do Arouca, não vejo como uma perda tão grande. Os sardinhas perdem até o fator raiva e a redisgoto teve que mudar o discurso ridículo da caneta.

    Não faz muito tempo que disse ser melhor jogar com Robson do que com Arouca. Pode ser por adaptação do Arouca, mas esperava bem mais do que tem mostrado. Se bem que o Robson já deu show e teve uma queda de rendimento. Quem vocês preferem pra final?

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 18:26 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Eu prefiro os dois: Arouca e Robinho. De fato, o Arouca do Santos ainda nao compareceu. E Valdívia precisa entrar jogando. Com Xavier. Quem deu sobrevida ao Santos foi Dudu, que nunca mais deveria cobrar um pênalti.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 18:48 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Prezado Alcides, estou plenamente convicto da sua proficiente análise dos fatos, e também concordo que existe algo por trás da conduta do Palmeiras e, em consequência, de Paulo Nobre, ao não comparecerem ao sorteio. Só espero que esse "algo por trás de tudo isso" não seja apenas uma reedição do Nobre do primeiro mandato, pouco preocupado com o Futebol. Ou mal preocupado. Em resumo: tudo pode ter acontecido, inclusive uma imperdoável e preguiçosa ausência.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 18:56 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Jessé, desses 4 que você mencionou, de pronto já elimino 1, o Milton Neves, que está mais para um palhaço do que para jornalista. Quanto AIS demais têm certo nível, mesmo sendo antes. Perto de um Juca Kfouri e Trajano, por exemplo, em termos de maldade, não passam de meros trombadinhas.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 18:58 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Quanto aos demais, têm certo nivel, mesmo sendo Antis.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 19:36 , Anonymous alcides drummond o editor disse...

    Verde

    Não creio que após um investimento do tamanho deste, de Nobre, que ele abriria mão de lutar pelo título, justamente na partida final.

    Eximo-me de colocar na tela tudo o que penso e sinto, pois nem tudo o que se pensa ou imagina é sinônimo de verdade.

    E a vaidade descomunal de nosso presidente, como é que seria satisfeita ou saciada?

    Fique tranquilo que não estou criticando o presidente, mas, exclusivamente, citando um traço de sua personalidade que, ao final das contas, torna-se algo muito produtivo ao Verdão.

    Em última análise eu tenho certeza de que ele, após uma gestão desastrosa no futebol, não vai querer correr o risco de repetí-la.

    Além disso,por que abriria mão de brigar pelo título, quando ele está tão perto? Abs (AD)

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 20:06 , Anonymous Marco disse...

    Não dei apoio à ausência do Palmeiras no sorteio dos árbitros, apenas coloquei em dúvida a estratégia. Ninguém aqui do blog ou em qualquer lugar tem informações para analisar com exatidão se foi estratégia ou erro.
    O Santos está quebrado. Vai perder seus principais jogadores para o campeonato brasileiro. Pelo balanço anunciado o prejuízo em 2014 foi de 60 milhões e a dívida de curto prazo está em 190 milhões. O custo deste ano já superou em muito a receita esperada. Estão desesperados. Estão fazendo o canto do cisne neste campeonato. Tudo indica que o time será um forte candidato para a vaga na série B de 2015. Por isso o desespero deles aliado a arrogância tradicional nesta final de competição estadual.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 20:09 , Anonymous Marco disse...

    Correção:
    Santos é forte candidato à vaga na série B de 2016.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 20:26 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Quanto à conduta de Nobre no sorteio, só há uma certeza: se, de fato houve uma estratégia, resta saber o quanto ela será eficiente. À primeira vista, mais parece uma desnecessária quebra de protocolo. Quanto ao Santos, é tudo isso mesmo....Hoje somos o oposto deles. Aí mora o perigo, pois eles são francos atiradores.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 20:29 , Anonymous VERDE INSUPERAVEL disse...

    Concordo com tudo, Alcides, mas anoto que a vaidade muitas vezes traz a cegueira.

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 23:12 , Anonymous Nei Verde disse...

    Eu acho que não é nada de vaidade de Nobre não ter ido ao sorteio, penso no pior, que sua ausência foi em protesto por já estar sabendo que o ladrão para domingo já estava escolhido, ou seja a bolinha do sorteio passou a noite no freezer, e quem iria enfiar a mão não cumbuca era o chefão.
    Tomara que não, mas estou com um pressentimento ruim, que os jogadores do Palmeiras vão ser totalmente desestabilizados no inicio do jogo, para posterior punições..., A preleção de O.O tem que ser bem especifica sobre isso, e Zé Roberto como veterano já rodado, tem que equilibrar o grupo dentro de campo, e quanto ao MAGO não abrir a boca, e nem revidar, que acho que mais uma vez o palmeiras vai ter que se superar e muito, não estou gostando do clima, SAN GENARO que nos proteja...!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial