CHEGOU A HORA DA GRANDE ARRANCADA!
Foi extremamente favorável a rodada de ontem do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras!
E o foi nas mesmas medida e proporção que o sorteio do adversário da Copa do Brasil na segunda-feira que passou, o Botafogo da Paraíba.
Em relação ao Brasileiro, qualquer resultado diferente da derrota do Curica para o Atlético Pr. e do "0X0" entre as Sereias e os Urubus não seria tão benéfico e tão producente para o Verdão.
Em suma, os resultados se adaptaram, perfeitamente, às necessidades alviverdes e, como se diz na gíria, "juntaram-se a fome e vontade de comer".
A grande lição deixada à torcida palmeirense pelos resultados de ontem é a que "o Campeonato Brasileiro é difícil e não significa, necessariamente, que pelo fato de ter perdido duas vezes consecutivas que o time do Palmeiras não presta, que o técnico não presta, que o elenco é fraco, "uma m..., uma b..." e que nenhum jogador tenha capacidade para atuar no Verdão ou coisa assim como tantos chegaram a afirmar.
Isso mostra claramente que nós, palmeirenses, com poucas exceções, somos -quase todos- portadores da doença do radicalismo (incluo-me nessa faixa) e costumamos transitar do oito ao oitenta com muita facilidade. Não deveria ser assim!
Euclides da Cunha em seu livro "Os Sertões" cunhou uma frase antológica a propósito da resistência dos homens do interior do Brasil na Guerra de Canudos, aos quais ele denominou, simplesmente, sertanejo. Ei-la: "O sertanejo, antes de tudo, é um forte..."
Por minha falta de inspiração e criatividade vou parafraseá-lo a propósito do sofredor, digo, torcedor do Palmeiras, afirmando que "o palmeirense, antes de tudo, também é um forte, mas, depois de tudo, é um emocional. Ganhando ou perdendo!
Os dois tropeços contra o Galo e o Botinha, doídos, porém normais transmutaram os humores palestrinos, frustraram-lhes as verdes esperanças, impregnaram-no de tristeza, revolta, ódio e pessimismo e levaram a torcida a malhar violentamente o elenco, transformando-o em uma espécie de judas fora de época.
Fique bem claro e explícito, não censuro de forma alguma o posicionamento exacerbadamente crítico da torcida. Pelo contrário, até o compreendo!
A torcida alviverde, via de regra, não é masoquista e detesta perder, exceto aqueles que vão à mídia e à Internet, sugerem escalações, cravam previsões e fazem futurologia e não aceitam perder.
Não raras vezes torcem para que o Palmeiras perca simplesmente a fim de que acertem sempre em suas apostas. Tá cheio de torcedor assim!
A vontade de ganhar os leva a torcer mais pelos palpites que emitem do que propriamente para o time! São os donos da verdade que querem, também, ser donos do time.
Na verdade a saga palmeirense em sucessivos campeonatos tem sido marcada pela incrível tendência de o time se transformar sempre em "cavalo paraguaio", isto é, largar bem e no meio da competição entregar a rapadura! Isso, porém, tem explicação!
Os motivos dessa falta de "punshing" e da ausência de força de chegada do time na hora decisiva das competições foram, na maioria das vezes, causados muitas vezes por elencos curtos que não davam opções aos treinadores.
Outras vezes foram decorrentes de arbitragens catastróficas e ou tendenciosas, como em 2009, quando Simon tirou, definitivamente, o Palmeiras da disputa pelo título, tanto e quanto também houvesse havido desequilíbrio administrativo, brigas internas pelo poder e, sobretudo, a falta de um elenco maior, mais compacto e mais rico!
Meus amigos apesar de tudo e de todos os pesares, a minha mensagem nesta metade do ano de 2016 é de esperança e de otimismo em relação ao Verdão no Brasileiro e, principalmente, na Copa do Brasil.
Estou convicto de que o Palmeiras vai chegar forte no funil das duas competições. Se vai ganhar os títulos eu não garanto porque não sou beduíno e nem versado em ocultismo.
Acredito que, malgrado todas grandes carências palmeirenses decorrentes da inexperiência da atual diretoria no trato com o futebol ainda assim vai dar para o Palmeiras chegar onde a torcida tanto espera e almeja.
E vai chegar não obstante:
1) a fatal contusão de Prass,
2) o excesso de contratações,
3) o inchaço e a má distribuição dos jogadores por posições,
4) à falta de um meia criativo e desequlibrante
5) à ausência de poder de convencimento da diretoria para a manutenção do craque Gabriel Jesus,
6) à natural "poupança" de Gabriel de Jesus que deve se empenhar menos, evitar as dividas e os lances mais ríspidos dos jogos, daqui ao final do ano,
7) à ineficiência do clube na "guerra dos bastidores" que apanha quieto e é triturado pelos árbitros, bandeirinhas, tribunais, Federação e CBF.
Obs: Cadê o diretor mais bem pago do Brasil que não diz, nunca, uma única palavra contra os abusos perpetrados contra o clube?
8) à -às vezes-, autocrática teimosia do presidente que, por exemplo, até hoje não providenciou e nem contratou um meia armador para o lugar de Valdívia por temer que o time se acerte e que ele venha a ser chamado de burro por ter contratado para substituí-lo Cleiton Xavier a preço de craque, ele que não passa de um mediano e com a desvantagem de chegar ao Palmeiras fora de forma e contundido.
9) os erros elementares de escalação e as opções táticas errôneas de Cuca que tem acreditado "demaaaais" em alguns jogadores que, de há muito, deveriam estar no banco de reservas como opções e não no time como titulares e como proprietários absolutos de posições.
10) à falta de providências em relação ao trabalho de esvaziamento constante exercido por parte de uma parcela ponderável da mídia.
Eu acredito -muitíssimo- na perspectiva da retomada da liderança do Brasileiro pelo Verdão, já, a partir desta noite, ainda que sabendo das dificuldades que a equipe enfrentará em Chapecó.
Parto do princípio que, time por time, o Palmeiras é muito melhor que a Chapecoense e tem tudo para se impor ao adversário principalmente em função de seu elenco, tecnicamente melhor tanto e quanto por seu peso e tradição de maior campeão do Brasil. Cuca deveria dizer isso à rapaziada na hora da preleção!
Um mero empate esta noite em Chapecó conduz o Palmeiras a vice-liderança ao lado do Curica nos números, mas superando-o no item desempatante do saldo de gols que, aliás, já é melhor que o do oponente, mas só a vitória reconduzirá o Verdão à liderança.
Sei que todos já sabem de tudo mas, ainda assim, explico:
Hoje, quarta-feira, 04/08, antes do jogo, a classificação está assim:
Em 1º Santos, 33 pontos, 10 vitórias, 3 empates, 5 derrotas.
O Santos marcou 32 gols, sofreu 16 e tem um saldo de 16 gols.
Em 2º Curica, 33 pontos, 10 vitórias, 3 empates, 5 derrotas.
O Curica marcou 27 gols, sofreu 14 e tem um saldo de 13 gols.
Em 3º Palmeiras, 32 pontos, 10 vitórias, 2 empates, 5 derrotas
O Palmeiras marcou 32 gols, sofreu 18 e tem um saldo de 14 gols.
Se o Palmeiras conseguir vencer a Chapecoense passará a somar 35 pontos e estabelecerá uma diferença de dois pontos sobre o Santos que passará a ser o segundo colocado!
Chegou a hora da grande arrancada rumo ao título!
EU ACREDITO!!!
COMENTE COMENTE COMENTE
39 Comentários:
Às 4 de agosto de 2016 às 06:35 , Matheus São José do Rio Preto-SP disse...
MENSAGEM DO GABRIEL JESUS AO TORCEDOR!
“Então, galera, não sei por onde começar. Só tenho a agradecer a Deus, ao Palmeiras, minha família, meus amigos e torcedores por chegar nesse momento! Um sonho pra mim! Todos me perguntaram por que o Manchester City, o Barcelona, Real Madrid, etc. Mas enfim, acho que o meu desenvolvimento como atleta é o mais importante. Quando o Guardiola me ligou falando pra eu ir jogar com ele, que tinha planos pra mim, me deixou muito surpreso. Um cara que sou fã desde o Barcelona. Ganhou tudo, melhor técnico do Mundo. Quero agradecer ao Palmeiras e aos torcedores por tudo que fizeram por mim. Por abrirem as portas pra mim e por me fazerem chegar até onde estou hoje. Prometo que vou honrar esse manto até minha ida em janeiro e vou fazer de tudo para ganhar esse Brasileirão, Copa do Brasil e deixar vocês na Libertadores! Amo demais vocês, galera! Lágrimas caindo aqui, é isso… Um dia eu volto!”. - Gabriel Jesus.
Às 4 de agosto de 2016 às 06:39 , DIRETO DO PTD disse...
Treinador não deu pistas da escalação do Verdão, que pode voltar a ser líder em caso de vitória fora de casa.
Em busca de recuperação, o Palmeiras visita a Chapecoense na noite desta quinta-feira podendo retomar a liderança do Brasileirão, posto perdido na última rodada com a derrota para o Botafogo.
A partida será disputada às 21h30 na Arena Condá e terá transmissão do Sportv para todo Brasil, menos para Santa Catarina.
Como o time vem de dois resultados negativos, o técnico Cuca não deu pistas da escalação, que terá pelo menos duas alterações em relação ao último jogo. Suspenso e lesionado, o zagueiro Edu Dracena será substituído por Thiago Martins. De volta de suspensão, Tchê Tchê será titular, só não se sabe no lugar de quem.
Reserva diante do Botafogo, Dudu também deve iniciar jogando. Em má fase, Róger Guedes pode acabar indo para o banco, assim como Leandro Pereira, que seria trocado por Lucas Barrios. Outro que pode ser barrado por Cuca é o meia Cleiton Xavier.
As dúvidas em relação ao time e também ao esquema serão desfeitas aproximadamente uma hora antes da bola rolar. A seguir uma das alternativas de equipe que o treinador tem: Vagner; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier (Barrios); Dudu e Erik.
Às 4 de agosto de 2016 às 06:42 , Vinicius disse...
Gabriel Jesus saindo do Palmeiras e indo pro Manchester City.
O sentimento dos palmeirenses é igual ao dos são-paulinos quando o Kaká foi pro Milan. Igual ao dos santistas quando o Neymar foi pro Barcelona. E igual ao dos corintianos quando o Paulo Cesar de Oliveira parou de apitar.
Às 4 de agosto de 2016 às 07:00 , Miguel disse...
Para ganhar hoje? Determinação..tão somente.
Avanti Palestra!!
Às 4 de agosto de 2016 às 08:12 , Verde insuperável disse...
Utilizando um chavão, eu digo: Hoje à noite será um divisor de águas. O destino nos colocou liderança aos nossos pés ! É ganhar ou ganhar. Vamos comer grama ! Esse campeonato precisa ser nosso. Façamos a nossa parte.
Às 4 de agosto de 2016 às 08:16 , Verde insuperável disse...
O Curica jogou fácil lá. Assisti o jogo inteiro. A chape foi tolerante e submissa. Aceitou o resultado. Conosco deverá se portar de igual forma. Basta termos atitude de Time Grande. Entrar, jogar, suar, ralar, ganhar e ir embora ! Somos gigantes. E Cuca precisa avisar os jogadores disso. Alcides, o Blogueiro Mor, está certíssimo.
Às 4 de agosto de 2016 às 08:18 , Verde insuperável disse...
Não confio nada nada nada nada em Thiago Martins. Se Nathan foi emprestado, Thiago deveria ser DOADO.
Às 4 de agosto de 2016 às 08:25 , Verde insuperável disse...
Não inventa, seo Cuca. Faz o feijão com arroz. É isso que vc sabe muito bem preparar. Se não concordar comigo, largue a profissão, e se candidate ao Masterchef, e vá preparar um "risoto de trufas defumadas com begônias". Lá, você poderá inventar !
Às 4 de agosto de 2016 às 08:29 , Verde insuperável disse...
Cuca, apesar das minhas críticas, saiba que vc tem o total apoio do Verde Insuperável. Para o que der e vier ! Fique tranquilo ! Seremos Campeões. E você fará História !
Às 4 de agosto de 2016 às 08:30 , Verde insuperável disse...
Allione ou Xavier ?
Às 4 de agosto de 2016 às 08:36 , Verde insuperável disse...
Ao caro Vinícius:Bem diferente as idas de Cacá e Neymar. Eles aconteceram e depois foram. Já Gabriel começava a "acontecer". Fazendo uma metáfora, com Gabriel estávamos saboreando o primeiro antepasto. Nem gosto ficou. Nobre, um pobre menino rico e tolo !
Às 4 de agosto de 2016 às 08:38 , Verde insuperável disse...
É delicioso e irreprochavel ver o Curica perder. Prazer maior, só uma vitória do Verdão !
Às 4 de agosto de 2016 às 08:40 , Verde insuperável disse...
Que os bambis, hoje, depenem as galinhas, no "jogo dos pederastas".
Às 4 de agosto de 2016 às 10:03 , Bolero disse...
Bem , para hoje creio depois de várias tentativas de escalar o CX , chegou a hora de colocar o Alione em seu lugar. Entretanto acho que deveríamos reforçar o meio campo pois foi por essa ausência a culpa de dois resultados negativos.
Cuca imediatamente a saída do Gabriel para a seleção deveria treinar o time com um volante a mais ,jogando no erro dos adversários , assim como seus adversários ,galinha de mg e o fogo do rj. fizeram contra nós.
Cuca confiou demais mantendo o padrão quando com GJ., ledo engano pois foi aí que o perdemos o poder e velocidade de ataque.
Sabendo disso seu Cuca, acho que deveria entrar mais pegada no meio .
Meu time pra hoje : Wagner, Jean, Thiago Martins, VH, Zé, Thiago Santos , Tche Tche, Moises ,Dudu, Roger Guedes(Erick) Leandro(Barrios).
Às 4 de agosto de 2016 às 10:06 , Anônimo disse...
Índio pega um ano de gancho após ser flagrado no doping por uso de cocaína
STJD aplica punição ao defensor do Tricolor. Atleta não disputará mais a Série C. Substância proibida foi encontrada em exame antidoping do jogador na Copa do Brasil
O duro e ver um jogador pegar 1 ano por uso de cocaina ,e outro pegar 2 anos por uso de produto capilar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse tribunal faz me rirrrrrrrrrrrrrrrrrr
Às 4 de agosto de 2016 às 11:06 , Nei Verde disse...
Não vou dizer que tudo esta tranquilo, mas que esta favorável esta!
Cuca tem que usar os resultados de ontem na prelação, e botar na cabeça dos boleiros que a vitoria hoje representa sem campeão do turno, e conseguente deslanche para o returno, que é uma oportunidade que temos para mostrar o potencial que o time tem, caso não vença hoje o descredito sera maior, hoje é uma mini final, jogo da ida, jogo da volta sera contra o vitoria domingo, o time que ganha o turno entra com muita moral no returno.
Apesar do nosso elenco ser teoricamente melhor, necessita-se muita precaução, tomara que nossos boleiros não entram com o enigma dos retrospectos.
Se entrarmos para "jogar" procurando a vitoria ganharemos, mas se entrarmos com o costumeiro salto alto achando que nome ganha jogo, vai levar ferro.
Chapecó vai vir pilhado, com retrospectos e motivados pelos blá, blá, blá de imprensa que dizem que somos fregueses, temos que ter atenção total com nossa zaga, bolar um bom esquema de cobertura, vão vir com tudo apostando na falta de recuperação do lateral Matusalém. hoje vai estar em campo as nossos piores zagueiros, não entendo porque tanta teimosia em não reintegrar Tobio.
Eu congestionava o meio campo, e liberaria mais Moises e Tche Tche que são nossos melhores meio campistas.
Vagner, Jean, T. Martins, V.Hugo e Matusalém.
Tiago Silva, Gabriel (M.Sales)
Tche Tche e Moises
Dudu e Barrios (ultima chance)
Opção de Roger Guedes, Erik e C.Xavier para o segundo tempo
Por favor, esquece Rafael Marques e o Banana.
Às 4 de agosto de 2016 às 11:38 , Elcio disse...
Certíssimo o seu comentário, nós somos assim mesmo.
E agora, sabendo disso, se o Palmeiras perder hoje, e o Cuca deixar o Dudu no banco, amanhã eu vou matar esse FDP desgraçado!!!!!!! :)
Abraço!
Às 4 de agosto de 2016 às 12:11 , Luther Blisset disse...
Sr. Alcides,
Se o Sr. fosse o presidente Nobre ou o Diretor Mattos, quais seriam as sua investidas em relação ao mercado da bola?
Qual meia armador o Sr. tentaria no mercado?
Que jogador viria pra suprir a ausência do Gabriel Jesus?
Quais as outras posições e quais jogadores seriam seus alvos?
Luther Blisset
Às 4 de agosto de 2016 às 12:20 , VERDE INSUPERÁVEL disse...
Aos prezados amigos blogueiros: Não confundam. Quem puniu de forma canalha nosso jogador Alecsandro foi o TJD da FPF !! Sim, a Federação que foi criada para defender os interesses dos Clubes de São Paulo. Nada a ver com a igualmente canalha CBF, neste caso. Será que a Federação do Hell de Janeiro faria isso com um Clube de lá ? Com esse exagero de penalidade ??? Jamais ! Em resumo, só nos resta concluir o que sabemos, há muito: A FPF é dominada pelos cornuintianos, bambis pederastas e sardinhas ! O Palmeiras não tem qualquer força naquele ANTRO ! Isso porque Paulo Nobre é um tolo, um sonhador, um romântico, um sujeito ingênuo demais para gerir o Futebol, e suas mazelas. Qualquer analfabeto com a cara de areia urinada, como o tal de Andres, neste aspecto, chuta no meio das pernas do bobinho Nobre.
Às 4 de agosto de 2016 às 12:50 , Doente(verdão) disse...
Nem Alione e nem CX, o meio hoje tem que ser Moisés, Tche Tche e mais um volante(eu colocaria Thiago Santos)! Se não fizer isso perdemos de novo!
Às 4 de agosto de 2016 às 20:42 , Anônimo disse...
Eu iria no 442, com Moisés, Tchê Tchê, Allione e T.Santos. Sem Jesus, é o que temos. Em casa o papo é outro, temos que propor o jogo.
Às 4 de agosto de 2016 às 22:23 , Nailton Pimentel disse...
Arrancada? Não com este goleiro
Às 4 de agosto de 2016 às 22:23 , Nei Verde disse...
Chepecó não quer ganhar, jogo fácil, conseguiram complicar, quem entra com matusalém de lateral, quer mesmo perder, essa merda só sabe levar bola nas costas e dar passinho para traz, eu não disse que iam jogar em cima dele.., só o Cuca não vê isso!
Time mal escalado de novo, tem que pegar esse banana e enfiar no c... do cuca.!
Esse goleiro tem que deixar ele la por santa catarina, vai ser ruim na pqp.
Às 4 de agosto de 2016 às 22:37 , Bolero disse...
Fim do primeiro tempo, Wagner vem falhando assim como no primeiro gol do Bota, quando ele cobriu total e desnecessariamente todo o seu canto esquerdo e deixou a bola entrar no meio do gol. Agora falhou novamente socando a bola pra baixo , assim não dá.
Mas o fator principal na jogada foi o impedimento que o bandeira fez que não viu., outra garfada.
O time salvo alguns como Moises, Thiago Santos e Tche Tche, disputam a bola com vontade e a sobra da dividida geralmente cai nos pés do adversário .
Eu colocaria o Roger Guedes , mas parece que já entrou o CX.
Segue o jogo.
Às 4 de agosto de 2016 às 22:39 , Nei Verde disse...
Se eu fosse o Barrios e o Egidio eu pedia para ir embora amanha.., vtnc, ficar na reservas dessas merda de Matusalém e banana..
Às 4 de agosto de 2016 às 23:39 , Bolero disse...
ALCIDES vc. anteviu que o juiz é tendencioso , pilantra fdp , junto com o bandeirinha que não quis ver o impedimento na cara dele.
É preciso cobrar essas coisas pois agora somos garfados não só pelo juiz mas pelos bandeiras tb.
O Wagner está despreparado para assumir a vaga do Prass mas o que melhorou mesmo foi a entrada do Alione, pois Dudu não quer nada mesmo é merece ficar no banco.
No geral o time foi bem devido às circunstâncias em jogar em Chapecó contra tudo e todos 13 ,time e juiz e bandeira.
Vamos pra casa agora e temos a obrigação de vencer a qualquer custo.
Às 4 de agosto de 2016 às 23:52 , Anônimo disse...
Que adversário maldito. Cafundó do Judas, campo pesado, bumba meu boi, ô joguinho feio.
O empate foi ótimo. Allione não é aquela Brastemp, mas tenta, é talentoso, jovem, só as contusões atrapalharam ele.
Barrios entrou e o time melhorou. Depois CX acordou e Allione chegou muito bem.
Vagner, L.Pereira, Dudu, Zé, Tchê Tchê e Jean foram mal. Não teria tirado o Erik e sim o L.Pereira. O menino tentou algo no pior momento do time.
Às 4 de agosto de 2016 às 23:52 , ester abea disse...
amigos
se conheço nossa torcida, recriminarão o goleiro e nada dirão do gol impedido...
somos roubados todo jogo, e quando marcam um penalty legitimo a mediocre torcida do verde-sem-importância de um estado esquecido chia e reclama...de roubo (!!!!)
Pode ??????
nas circunstências, bom resultado. Faremos 3 pontos contra o timeco da Bahia, e talvez o título(imaginario) do 1o turno. Confiem !
Às 5 de agosto de 2016 às 00:09 , Verde insuperável disse...
Em verdade vos digo: Não vamos nos enganar. O Palmeiras perdeu o frescor, a cadência, o entrosamento, a POSTURA ! Sim ! POSTURA ! Somos um "juntado". Um Ajuntamento. Acabou o Time. Muito cedo. Sorte que os demais são tão ruins quanto. Exceto o atretico. Triste. Era tão fácil.....
Às 5 de agosto de 2016 às 05:42 , Elcio disse...
O mestre Cuca ja perdeu o encanto, perdeu a mão, perdeu meu respeito.
Vai morrer abraçado na banana.
Ja era!
Às 5 de agosto de 2016 às 06:12 , Daniel Palestra disse...
Quem sabe uma escalação melhor não aumenta a sorte?
Às 5 de agosto de 2016 às 06:13 , Daniel Palestra disse...
Também concordo com o treinador Cuca...não jogamos aquele futebol que vinhamos jogando e ganhando os jogos e convencendo nós torcedores, mais hoje podíamos ter saído com a vitoria e com os 3 pontos, mais para domingo com toda certeza a vitoria vai vir, e vamos voltar a liderança do brasileirão...!!! Avanti Palmeiras...!!! é Nóis...
Às 5 de agosto de 2016 às 08:21 , Verde insuperável disse...
É hora de Jaílson (ou Joílson) entrar. Goleiro bom se vê logo no começo. Wagner é ruim. Conseguiu a façanha de eu ter saudades de Prass. E tem mais:Allione e Barrios titularissimos. Quanto ao banana, que Cuca lhe dê outra serventia.....
Às 5 de agosto de 2016 às 08:23 , Verde insuperável disse...
Se golearmos o Vitória, o primeiro turno é nosso.
Às 5 de agosto de 2016 às 08:28 , Verde insuperável disse...
A bola já está pegando fogo nos pés de Jesus. E vai piorar. Venderam ? Entreguem !!!!!!
Às 5 de agosto de 2016 às 08:41 , Claudio de MG disse...
Pra minha infelicidade, o tal Galo "mau pagador irresponsável" vai faturar este campeonato e vou ouvir foguetórios e gritaria por uns dois meses. Culpa de um desgraçado presidente que acha que quem tem Cleyton "Morto" Xavier não precisa de Valdívia.
Às 5 de agosto de 2016 às 09:08 , Claudio de MG disse...
Morri de rir do comentário de um torcedor num outro blog palmeirense. Ele chamou o Cleyton "Morto" Xavier de ameba, lombriga, cadáver. Kkkk, não consigo parar de rir e pior que concordo com ele, kkkkk
Às 5 de agosto de 2016 às 09:24 , Claudio de MG disse...
Lista dos clubes brazileiros ue mais devem a Uniao:
Botafogo
Fluminense
Atlético "Mau pagador" Mineiro (90 milhões), e mesmo assim tem bala pra contratar Fred, Prato, Robinho, etc. Vejo este maldito como maior favorito ao titulo, mas nosso Nobre e bem intencionado, porem imaturo presidente, parece se preocupar mais com superavits do que com titulos.
Às 5 de agosto de 2016 às 09:27 , Claudio de MG disse...
"Brasileiros". Desculpem, o teclado automático me vendeu, kkkkk
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial