Observatório Alviverde

27/10/2016

PARA COMEÇAR A NÃO DEPENDER DE NINGUÉM, O PALMEIRAS PRECISA FAZER SÁBADO EM SANTOS A SUA PRIMEIRA LIÇÃO FORA DE CASA!


Amigos deste OAV

Ontem, reconheço, escrevi demais, e conquanto ninguém tenha reclamado, hoje serei mais breve. Prometo-lhes, ao menos tentarei.

Vou direto ao assunto:

Inter e Galo (jogaço) fizeram um dos clássicos mais bonitos a que eu assisti este ano, ontem no Beira Rio. 

Deu Galo, 2 x 1, mas o empate, além de fazer justiça aos dois clubes, ajudaria muito o Palmeiras que os enfrenta por estes dias, na reta final do Brasileirão.

Essa vitória dos mineiros não foi nada boa para o Palmeiras. 

Explico:

Com classificação iminente para a finalíssima da Copa do Brasil, que jogador quer deixar de estar na mídia e de vestir a faixa de campeão? 

Receio que os jogadores do Galo irão relaxar um pouco em relação ao Brasileiro e não farão contra o Flamengo, sábado que vem, aquilo a que se chama "jogo da vida". Este é o meu receio!

Imagino que possa ocorrer, ainda que de uma forma inconsciente.

Isso pode, perfeitamente, facilitar a vida dos cariocas, que já obtiveram a facilitação de gabinete com a marcação do jogo não para o campo minado do horto, mas para a ampla praia do Mineirão. 

Importante: os atleticanos sempre destacam que nada têm contra o Palmeiras e as organizadas dos dois clubes aparentemente dão-se, até, muito bem.  

Porém, se mal pergunto me desculpem, mas eu gostaria de saber porquê, se tanto chamam o Palmeiras de clube amigo e se são cientes, conscientes e sabedores de que o Verdão tem capacidade e força para também ajudar a lotar o Mineirão, não abrem mão de enfrenta-lo no Horto. Por que será, hein?  

A tal rivalidade Fla-Galo, cantada em prosa e verso pela mídia mineira hoje só existe mesmo entre as torcidas.

Entre todos os envolvidos na "Guerra de Goiânia", travada no longínquo 1981, tida e havida como a razão maior e definitiva de tanta repulsa entre os dois clubes e respectivas torcidas, só o massagista Belmiro e o roupeiro Juruna -parece- ainda estão na ativa.

Por isto, que nenhum palmeirense se fie na perspectiva de um Fla-Galo, desgastante para os dois clubes, sábado que vem.

Acho improvável que cause expulsões e contusões em ambos os lados por uma pegada acima da tolerância.   

Sou convicto de que isto só existe mesmo entre os torcedores organizados herdeiros do ódio e alguns comuns, mais antigos, que ainda frequentam os estádios e assistem ao vivo os jogos do CAM.

Da mesma forma, pensem que os jogadores atleticanos agora sabem, perfeitamente, que as chances de o Atlético ser Campeão Brasileiro   são, decididamente, muito menores do que aquelas de ganhar a Copa do Brasil.  

Detalhe: "a 'estória' que diz que todo o boleiro é burro é mentirosa pois já nem existe mais. Foi-se o tempo...

Por isso lhes digo que, ao menos para mim, não será nenhuma surpresa e não causará nenhum espanto se muitos dos chamados "cobras" do Galo correrem pra não chegar, tirarem o pé e evitarem as divididas no jogo de sábado contra o Fla.

Ou vocês acham que a maioria deles já não está pensando no próximo jogo contra o Inter, na própria valorização pessoal e profissional, na polpuda gratificação e em todas as "benesses" da conquista de um titulo que só depende do próprio Galo para ser conquistado, a Copa do Brasil?

Outro detalhe importantíssimo que pesa em demasia: o Galo Mineiro já não tem mais a forte identidade mineira de antigamente!  

Tudo isso, porém, não ocorre se Marcelo Oliveira resolver colocar em campo um time misto, o que, de certo modo e em tese, poderia facilitar ainda mais a tarefa carioca no Mineirão.

Entendo, porém, que pode ser uma faca de dois gumes com o poder de  matar o Flamengo neste Brasileiro em razão não apenas da excelente qualidade dos jovens, tanto e quanto da garantia da imposição da velha identidade mineira

De qualquer forma, apesar das sedes da CBF e da Globo serem no Rio, de o Departamento de Árbitros ser também no Rio, fatores estes que sempre tiveram peso hora das decisões, considero, o Galo Mineiro -se chegar-, um adversário mais perigoso do que o Flamengo nessa luta pelo título Brasileiro de 2016.

Espero que na quinta-feira, 17 de novembro, quando o Palmeiras vier a Belo Horizonte enfrentar o Galo, isto é, daqui a mais três rodadas, que o Verdão não esteja necessitando tão prementemente de uma vitória.

Do mesmo modo, espero que o time mineiro também não pontue três no domingo, 06/11 em Curitiba, onde vai travar um jogo de altíssimos risco e tensão contra um Coritiba bravo, tinhoso e cem por cento disposto a lutar por sua própria sobrevivência na Série A. 

Se perder para o Coxa ou, até mesmo, empatar, o Galo já não terá mais a mesma motivação para enfrentar o Palmeiras dia 17 pelo Brasileiro.

Na qualidade de finalista da Copa do Brasil -já está quase lá- nenhum jogador vai dar tudo de si, imagino, ou se expor fisicamente contra o Verdão porque ninguém vai querer ficar fora dos dois jogos finais da Copa (dias 23 e 30 de novembro).

Para não ter de pensar, pesar, medir e sujeitar-se a todos esses aspectos, o Palmeiras tem de começar em grande estilo a sua caminhada final rumo ao título, a partir de uma importante e retumbante vitória sobre o Santos, depois de amanhã na Vila.

Por incrível que pareça o Santos ainda corre por fora nessa atropelada final do Brasileiro e tirá-lo do caminho, por si só, é a motivação maior para Cuca, irmão e para todos os jogadores do Verdão.

COMENTE COMENTE COMENTE 

16 Comentários:

  • Às 27 de outubro de 2016 às 05:20 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Galo não facilitará para o flamerda em hipótese alguma, farão de tudo pela vitória, pois seus torcedores encherão o mineirão e com casa cheia os atletas se empenharão ao máximo.
    Na minha opinião dará empate, que é excelente para nós desde que o verdão vença ou empate na casa dos sardinhas.
    Avanti Palestra!!

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 05:38 , Anonymous DIRETO DO PTD disse...

    Manifesto: a rua Palestra Italia é do povo!

    Neste último domingo, a torcida palmeirense mais uma vez se viu surpreendida por um injustificado e desproporcional ato de força praticado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, supostamente sob a orientação do Ministério Público do Estado de São Paulo.

    Ao se dirigir para mais um jogo do Palmeiras no Allianz Parque, no espaço histórico do antigo Palestra Italia, o palmeirense de viu impedido de circular e permanecer nas ruas Palestra Itália (antiga Turiaçu), Caraíbas e Padre Antônio Tomás. Somente era permitido o acesso a estes logradouros públicos àqueles torcedores que portassem ingressos para o jogo de futebol, sendo impedidos em seu direito de ir e vir toda e qualquer pessoa que não ostentasse esta condição. A interdição das ruas se deu sem que fosse previamente comunicada a medida à população e, mais que isso, foi realizada sob o argumento de controle do fluxo de ambulantes irregulares e cambistas às imediações do estádio. Sob a justificativa de impedir atos ilícitos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo cerceou um direito fundamental de milhares de cidadãos. Sob o argumento de tratar uma doença, tenta matar o doente.

    É preciso esclarecer que o direito de reunião é elemento básico num Estado Democrático de Direito. É preceito fundamental, diretamente ligado às liberdades democráticas, conquista obtida à custa de muito sacrifício pelas gerações que nos antecederam. Reunir-se é um direito sagrado, e seu sacrifício é ainda mais sintomático na esquina histórica da Rua Palestra Itália com a Rua Caraíbas. Neste local, gerações de palmeirenses se encontraram para cultivar sua paixão, em um ambiente em que se destaca o único grande estádio de futebol que de fato foi abraçado pela cidade – a Vila Pompeia nasceu ao lado do Palestra Italia, Perdizes existe por causa deste estádio.

    Não se trata, aqui, de defender o comércio ambulante ou de ser tolerante com cambistas. O que é importante é repudiar, da forma mais clara possível, a atitude do órgão responsável pela segurança pública que, sob o argumento de fazer seu trabalho, cerceia direitos básicos da população. Isso é inadmissível, e se de fato é dever da Polícia Militar combater estes problemas, é absolutamente impossível que o faça vulnerando um dos mais importantes pilares do regime democrático. Poucas e excepcionalíssimas situações permitem isso, e a verdadeira festa popular que ocorre nos dias de jogos do Palmeiras certamente não é uma delas.

    É em função do povo que existe o Estado. Não é possível, jamais, perder este valor de vista. Assim, é imprescindível que a Polícia Militar e Ministério Público cumpram seu papel sem diminuir as liberdades que juraram defender. Que reprimam tudo o que for ilegal, que protejam os cidadãos, mas que deixem as pessoas ocuparem as ruas, porque as ruas são das pessoas. Ajam de acordo com sua missão, e deixem o Palestra Italia viver em paz.

    Assinam os seguintes integrantes da nação palmeirense:

    Blog da Clorofila
    Confraria Palestrina
    Dissidenti
    La Nostra Casa
    Mondo Verde
    Palmeiras Todo Dia
    Antônio Carlos de Carvalho
    Diego Zupo

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 05:49 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Vamos atropelar quem estiver na nossa frente, não deixaremos ninguém estragar nossa festa.
    Os jogadores estão fechados com comissão técnica e torcedores, não abriremos mão em hipótese alguma pelo título.
    Tudo o que vier contrário é mera especulação e notícias plantadas para desestabilizar o emocional do elenco, coisa que até então não conseguiram e não conseguirão, pois o time está fechado e focado no título.
    Time que quiser nos vencer terá que ser muito melhor do que nós..literalmente!!
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 07:00 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Eu penso exatamente o contrário: O Atretico fez o resultado contra os Bombachas vermelhos. Está quase lá. Assim, vai virar a "chave" e partir com tudo sobre o Flamerda. Eles, os minerins, querem os dois Títulos. Ao contrário do Palmeiras, que afinou e colocou o time reserva na Copa do Brasil. Conduta essa que eu não me esquecerei jamais.

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 07:04 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Depois de assistir o os Bombachas Azuis darem um passeio no palestra falso "minero", fiquei ainda mais "puto", de ver o quanto o Palmeiras afinou e agiu mal na semana passada. De que vale um elenco de 2244 jogadores, se o time titular sempre precisa ser preservado ????

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 09:06 , Blogger William Schneider disse...

    Pco, não esqueça que o "time reserva" dominou e jogou bem a maior parte do jogo.
    Que colocar o "time titular" não era garantia de vitoria.
    Que o gaymio empatou num lance isolado.
    E que ngm afinou e fez corpo mole na partida.
    Que perder tbm faz parte do jogo e com honra e dignidade temos q aceitar.

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 09:51 , Anonymous Alcides Drummond, o editor disse...

    Grande Scheider

    Estupendo comentário.

    O erro varzeano, realçado pelo Insuperável, foi o de entrar com um time misto.

    Considerando-se a diferença de 6 pontos que o Palmeiras estabeleceu sobre os adversários não havia necessidade dessa estratégia.

    Trevisan, espero que o que você escreve corresponda inteiramente com os fatos. Concordo que o elenco está fechado, que o time está motivado e que é preciso evitar as influências externas, sempre negativas porque nenhum clube no Planeta Terra é tão invejado quanto o nosso Palmeiras.

    O manifesto dos blogs transposto por alguém da torcida ao OAV é o atestado eloquente de quanto as "otoridades" desrespeitam a torcida do Verdão;

    Trevisan, eu também cravo um empate no Flagalo de sábado.

    Em relação ao texto, note que eu não afirmei que todos jogadores do Galo vão se omitir.

    Já passei por dezenas de situações como essa em minha vida profissional e posso lhe garantir que os "cobras" muitas vezes se poupam para evitar contusões, reunir forças arrebentar no jogo maior.

    Eu não disse que isto vai ocorrer mas sei que pode ocorrer. Com todos não, com alguns, talvez.

    Não me desagradaria, porém, se o Galo enfrentasse o Fla com misto quente que englobasse alguns jogadores decisivos que se dispusessem a jogar e a dar tudo de si tendo a garotada espetacular da base atleticana os coadjuvando.

    Um abraço a todos e obrigado pela presença em nosso OAV (AD)

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 09:56 , Anonymous Anônimo disse...

    "Mundial" de Mentirinha:
    O SUBORNO DO GOLEIRO EM 1981

    Grobbelaar é um ex-goleiro sul-africano que jogava pelo Zimbábue, famoso por sua passagem na época de ouro do Liverpool.
    Um goleiro atlético, que já defendeu chutes virtualmente impossíveis e é lembrado como um dos melhores goleiros de todos os tempos na história do Liverpool.

    Mas o que o levou a se envolver em escândalos de venda de resultados de jogos do Liverpool? Teve, de fato, problemas com a justiça por questões relacionadas com corrupção. Teria aceito subornos.
    Em novembro de 1994, Bruce Grobbelaar foi acusado pelo tablóide britânico "The Sun" de arranjar partidas durante o período em que defendeu o Liverpool para beneficiar apostadores.
    Ele foi acusado de corrupção junto com o goleiro do Wimbledom Hans Segers, o atacante do Aston Villa John Fashanu e o empresário malaio Heng Suan Lim.
    Em 2002 foi condenado pela House of Lords (a câmara alta do parlamento do Reino Unido) a pagar mais de um milhão de libras de custos judiciais, explica o jornal The Guardian em: http://www.guardian.co.uk/media/2002/nov/26/pressandpublishing.law

    Já em 2003, em entrevista ao jornal inglês Daily Telegraph, Bruce revelou que foi procurado por dirigentes do Flamengo às vésperas da decisão do Campeonato Mundial Interclubes para “facilitar” a vitória do time rubro-negro na decisão de Tóquio. - Nem sei como ninguém reparou nisso antes. Os três gols que eu tomei naquele jogo eram totalmente incompatíveis com um goleiro da minha categoria. - disse Grobbelaar.

    Diretores do Liverpool ficaram indignados com as revelações de Bruce, mas o que os deixou mais revoltados foi a possibilidade de Grobbelaar entregar a partida contra o Real Madrid na decisão da Copa dos Campeões daquele ano. - Ainda bem que ele não jogou a decisão em Paris. (O Liverpool venceu por 1 a 0.) Aquele sim era o jogo de nossas vidas. Ele seria bem capaz de destruir nossos sonhos por causa de sua mesquinharia. - afirmou Doddy Swanson, diretor de finanças do Liverpool.

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 10:36 , Anonymous Marco disse...

    Minha avaliação para os resultados interessantes para o Palmeiras, pela ordem, em Atlético x flamerda:

    1 - EMPATE - resultado ideal
    2 - Vitória do flamerda
    3 - Vitória do Atlético

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 11:42 , Blogger ester abea disse...

    grande Alcides e amigos

    a. possibilidades:

    Palmeiras 89,5%
    Flamerda 5%
    Galinhas 2,9%
    outros- o restante

    b. como Cuca se equivocou ao colocar o time reserva...

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 11:45 , Blogger ester abea disse...

    concordo com o amigo Verde Insuperável

    que coisa chata poupar jogadores, moços fortes, atletas. Deixa-os como autênticos pederastas

    por falar no assunto(moços fortes, atléticos) alguém sente falta da dupla Trajano(másculo e agreste) dardejando olhares ao machésimo Kfouri ?

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 12:06 , Anonymous Elcio disse...

    Que mal tem em jogar 2 vezes por semana?

    Se domingo o resultado não vier, vão dizer que estão com falta de ritmo. :))

    Algo me diz que o Mestre Cuca escalará o melhor Palmeiras, com Dudu, Menino Jesus e Guedes.
    Assim sendo, é vitória na certa.

    Essa de bloquearem a Rua Palestra Itália é de uma filha da Pu..... sem tamanho.
    Eles ficaram com inveja do ocorrido na Copa do Brasil do ano passado e agora vão fazer de tudo para que isso não ocorra mais.

    Eu estava dentro, mas pelas imagens que vi depois do jogo, a porta do estádio esteve inesquecível.

    Abraços.

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 13:07 , Blogger Unknown disse...

    Ester abea, eu estava fora, ficar na rua é uma experiência muito boa, me senti no antigo Palestra Itália e, se esse ano, puder ficar na rua nos jogos finais ficarei.

    E foi exatamente o que as imagens, mostraram, o ponto negativo (se é que existe) fica por conta do tempo gasto para atravessar a Palestra Itália (antiga Turiassú), eu por exemplo, levei em torno de 30 minutos (ou mais) para chegar na Caraíbas.

    Lugar nenhum do mundo futebolístico tem esse ambiente, pra quem gosta, pode ir a estádios e é Palmeirense é uma ótima experiência, eu recomendo. No meu caso só ruim para ir sempre pois moro a 60KM da Capital, e já tenho mais idade, além dos diversos compromissos no domingo e trabalho durante a semana, mas quem puder vá.

    Quanto ao protesto, se a torcida se unir, creio que não vão conseguir banir.

    Argumentaram que poderia ser até reclamação dos moradores.... então eu pergunto: Quais moradores, moradores de rua?????

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 13:14 , Anonymous Nei Verde disse...

    Gente!!! acorda!!!

    O Palmeiras tem elenco grande mas os reservas não são a altura, tem posições do time titular que nem reservas tem!

    Já imaginarem ter jogado ontem contra as Marias em BH e sábado jogar com a manjuba na vila???

    Nosso negocio é o brasileiro, vamos parar de reclamar sobre isso, a diretoria agiu corretamente!!

    Nosso elenco nem se compara com o do galogay, eles contrataram com critérios, ao contrario do Palmeiras tem mais de um jogador de qualidade para cada posição, o ponto fraco deles é o técnico.

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 15:07 , Anonymous Araujo disse...

    abra o olho amigo Nei que o único lugar que o Palmeiras não tem reserva a altura é só na meia de armação porque essa diretoria que voce tanto elogia mandou embora Valdivia que era e que ainda é o melhor jogador sulamericano e não colocou outro no lugar dele sabe porque? Por que não existe mais jogador que nem o chileno. Agora falar que e o time não aguenta jogar dois jogos encarreirados então manda embora o preparador físico porque ele não está prestando.

     
  • Às 27 de outubro de 2016 às 21:39 , Anonymous Nei Verde disse...

    Araújo, a lateral direita é uma posição que somos deficiente, usamos um volante por lá, quanto ao Valdivia fui e sou um dos que mais contestou sua saída, sobre a diretoria sou um dos mais críticos ao amadorismo dentro e fora de campo, mas créditos a Nobre por sua administração, passou o Palmeiras a limpo.
    Acho que a direção foi correta ao dar prioridade ao brasileiro, no momento é a menina dos nossos olhos,depois de tantas frustrações, todo cuidado é pouco, se põe o time titular, perde para o gaymio e estoura jogador, esses mesmos que queriam o time titular estariam metendo a boca dizendo que teriam que ter escalado os reservas, conheço as figuras.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial