Observatório Alviverde

29/10/2016

SAUDADE DOS ANTIGOS BRASILEIROS QUE ANTECEDERAM OS PONTOS CORRIDOS!


Dois jogos deste sábado fazem-me sentir como se eu estivesse vivendo a semifinal dos saudosos Campeonatos Brasileiros, aos quais se chamava antigamente de classificatórios. 

Diferentemente de um certame por pontos corridos, o campeonato classificatório filtra -por exemplo- os oito melhores times da primeira fase da competição (esta sim jogada em pontos corridos) e, a partir daí, os coloca em duelos mata-mata até filtrar os dois finalistas que o decidem.

Sei, perfeitamente, que essa não é (jamais será), a melhor forma de aferição técnica do melhor time de uma temporada, porquanto afere, apenas, a pior ou melhor condição de um clube na fase da decisão.

Falo em termos de emoção, motivação e, principalmente, "R&@i$" e sou convicto de que o campeonato classificatório é aquele que mais motiva as torcidas e sempre leva mais público aos estádios. 

Os "Brasileiros" de antigamente eram (foram) espetaculares, até que a inefável inteligência da crônica esportiva brasileira (dos Juca(s), dos Prado(s) dos Trajano(s) dos Helena(s)  e de tantos outros, (que mania estúpida de copiar a Europa!) criminosamente os alterou. 

Tiraram da cartola a antiga fórmula de disputa ainda em prática no velho continente, do campeonato por pontos corridos e os Campeonatos Nacionais no Brasil jamais foram os mesmos em termos de interesse, motivação, presença de público e -principalmente- arrecadação.

E sabem o que os europeus vieram buscar no futebol brasileiro além de nossas estrelas de campo? Simplesmente a idéia dos 3 pontos por vitória para acabar com a predominância do empate em seus campeonatos. 

Com perdão pela digressão, os jogos de hoje fazem-me retornar a uma época em que não havia jogo desimportante no Brasileiro, nem a menor perspectiva de entregas de jogo, pois todos tinham de lutar por um objetivo ou pela própria sobrevivência. 
PS: O Verdão, várias vezes foi vítima dessa indecência e até rebaixado)

Fosse há alguns anos e teríamos uma rodada como a de hoje definindo os dois finalistas do Brasileiro. Seria sensacional!

Dá para calcular a dose de emoção que uma rodada como essa esparramaria pelo pais na semifinal de um Brasileiro?

Voltemos à realidade.

Atenção para os horários dos dois jogos mais importantes da rodada:

Galo x Fla, às l6,30H no Mineirão 

Santos x Palmeiras, na Vila, às l8,30H. 

Antes de tudo, um elogio à CBF que tanto criticamos.

A entidade teve personalidade para "peitar" o Fla e a maior parte da mídia, que inexplicavelmente reivindicavam os dois jogos disputados simultaneamente, em um mesmo horário. Na verdade a CBF apenas cumpre o regulamento! 

Tradicionalmente os clubes (há anos) já sabem que apenas nas duas  rodadas finais do Brasileiro a entidade efetua o remanejamento dos jogos. 

Nessas eventualidades coloca em um horário comum todos os jogos que valem o título, as vagas na Libertadores e até o descenso, para que os clubes não aleguem vantagens ou desvantagens em relação aos adversários ou a eles próprios.

Quando afirmo que a rodada de hoje simula a semifinal de um campeonato classificatório, o faço em razão de colocar em confronto os quatro melhores times do Brasileirão, jogando o 4º (Santos) x 1º (Palmeiras) e o 2º (Fla) x 3º (Galo) mas sei que não passa, apenas, de uma grande coincidência.

Nem quero entrar no assunto das perspectivas e alternativas dos resultados e deixo essa projeção para vocês. 

Eu apenas digo que, de acordo com o site Infobola, as possibilidades de título por parte do Palmeiras são da ordem de incríveis 90% enquanto o Flamengo tem 5%, o Galo, 3% e o Santos, apenas 2%.

É óbvio que esses números refletem a situação vivenciada pelos clubes apenas antes da rodada de hoje e que a partir dos resultados os números podem mudar, profundamente.

O fato é que o Palmeiras ainda pode queimar a gordura de duas rodadas e independentemente de quaisquer resultados, manterá a liderança.


Melhor, porém, que vença o Santos esta noite na Vila, pois além de afastar do caminho um adversário impertinente, aumentará, até, o percentual de possibilidade de título. 

Sei que é difícil vencer na Vila, ainda mais com um árbitro como o paraense escalado do qual o Palmeiras se não tem tão amargas lembranças, boas, certamente, também não as tem.

Fique claro e indubitável que eu queria -muitíssimo- uma vitória, mas se o Palmeiras obtiver e trouxer um empate da Vila eu já vou começar a olhar no espelho e começar a imaginar-me campeão!


COMENTE COMENTE COMENTE

Complemento:
Lista com os 24 jogadores relacionados por Cuca:
Goleiros: Vinicius Silvestre e Vagner
Laterais: Egídio, Fabiano, Jean e Zé Roberto
Zagueiros: Edu Dracena, Mina e Vitor Hugo
Volantes: Arouca, Gabriel, Tchê Tchê e Thiago Santos
Meias: Allione, Cleiton Xavier e Moisés
Atacantes: Alecsandro, Dudu, Erik, Gabriel Jesus, Leandro Pereira, Lucas Barrios, Róger Guedes e Rafael Marques

O provável time: 
Vinicius Silvestre (Vagner); Jean, Yerry Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto;
Thiago Santos (Fabiano), Tchê Tchê e Moisés;
Gabriel Jesus, Dudu e Lucas Barrios (Allione).

Que o Verdão derrote o Santos na Vila  e dê mais um grande passo rumo ao título. (AD)

23 Comentários:

  • Às 29 de outubro de 2016 às 08:16 , Blogger William Schneider disse...

    Realmente os pontos corridos com as 8 melhores equipes disputando mata mata nos jogos finais eram incríveis. Aquilo dava um gás, um ânimo a mais tanto jogador quanto a nos torcedores.
    Acho mto improvável voltar esse modo de jogo.
    O que poderia acontecer era uma valorização maior da CBD. Mas pra isso precisaria ter um calendário mto bem ramanejado dos jogos. E pra isso teríamos q ter pessoas mais competentes e serias no comando.
    Kkkkkkkkkk
    Incrível mesmo!!!!

    Fato que mesmo não sendo mata mata a minha ansiedade parece ser a mesma de uma final. Aquela sensação de embrulhar o estomago vai se transformando em um frio na barriga qdo o horário do jogo se aproxima.
    A minha TV vai estar ligada as 19:00, minha cerveja vai estar trincando e o coração a mil.

    Os últimos jogos entre Palmeiras e Santos tem sido mto acirrados, e acredito q este tbm sera. Com placar apertado.

    Booooora Verdaooo!!
    o/

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 10:02 , Anonymous Arnaldo disse...

    Algumas obsrvações:

    1) O jogo do Palmeiras na Vila Belmiro começará às 19h30min e não às 18h30min como postado pelo Alcides.

    2) a atribuição dos 3 pontos por vitória simples já era usada na Inglaterra nos anos 90.

    3) Respeito a opinião de todos, porém se querem 'jogos classificatórios', por favor deleitem-se com a Copa do Brasil.

    O jogo hoje, tem que ser 'inteligente'.
    Com Vagner; Jean, Mina, V Hugo e Zé Roberto (fixo); Thiago Santos, Tche Tche e Moisés; Dudu, Erik e G Jesus, é jogar 'fechadinho' e explorar 2 contra-ataques para ganhar por 2x0!!

    [[]]

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 10:27 , Anonymous #AvantiPalestra disse...

    Sou contra esse tipo de mata-mata, gosto de campeonato ponto a ponto sendo disputado, lembro de quando criança amava assistir o italiano, nem dava bola pros torneios brasileiros mesmo sabendo que o Palmeiras sempre se deu bem em copa, na minha opniao os pontos corridos não só comprovam quem tem melhor time e tecnica, mas administraçao, competencia, estrutura, funcionarios, e em relacao ao publico eu sou do tipo que prefere o estadio meio cheio o ano inteiro que transbordando em apenas jogos importantes.
    E já temos um campeonato que vira mata-mata e um mata-mata apenas.
    Sobre hj, sinceramente nao acredito que os mulambos consigam vencer o jogo, não só pela qualidade do galo, mas pela queda de futebol do urubu que tb nunca foi la grande coisa.
    O jogo do Palmeiras sim tem um resultado mais incerto, mas acredito na superioridade de Cuca sobre Dorival, de elenco contra elenco e na vontade extra que virá dps dos jogadores saberem da derrota do urubu.



     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 11:15 , Anonymous Elcio disse...

    Apesar da emoção dos jogos mata-mata, tem um ponto para pensar.
    Para realizar as finais com 8 clubes, sao necessárias 8 datas, o que significa dois meses.
    Em um ano não muito feliz, seu time faria o último jogo em setembro, o que seria um tragédi, em termos financeiros inclusive.

    Hoje estou confiante, apesar de aparentemente Cuca ter descartado o Roger Guedes.

    2x0 Verdao
    Pela time que deve sair jogando, o primeiro será do Mina e o segundo de Tche-tche.
    Vamos depender de um gol de bola parada para sair ganhando.
    Isso se o time for esse que cogitam.
    Abraço

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 12:56 , Anonymous Anônimo disse...

    Arnaldo

    Obrigado pelas observações e pelo copy-desk.

    É bom para que o blog tenha a perfeição que seu proprietário não tem.

    De fato, Santos x Palmeiras às 19,30H.

    Não foi a influência inglesa mas o sucesso dos três pontos no Brasil que motivaram os europeus continentais a adotar o sistema de pontuação. Lí isto há anos quando estive na Europa no então mais conhecido jornal esportivo do planeta Gazzetta de Lo Sport.

    Concordo com o time escalado por você tanto e quanto com a filosofia tática a ser adotada.

    Se entrar Fabiano, como estão anunciando alguns meios de imprensa, tiro o Thiago, mas eu preferia começar com ele.

    Avanti
    Eu, repito, considero o mata mata mais saudável e justo pois permite ao clube mais regular a conquista do título.

    Mas a emoção de finais em mata mata é insubstituível.

    Exceção feita ao Palmeiras e a um ou outro concorrente onde está este publico todo que os pontos corridos levam aos estádios?

    As médias de publico dos pontos corridos são ridículas em relação ao status quo anterior.

    De mais a mais, não estou pedindo o mata mata de janeiro a dezembro, mas, exclusivamente na hora da decisão.

    Elcio: 8 datas podem ser jogadas em muito menos do que dois meses

    Abraço a todos vcs que trazem vida inteligente a este OAV (AD)



     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 13:15 , Anonymous Arnaldo disse...

    Obrigado, "Anônimo".
    Buscarei mais detalhes a respeito dos 3 pontos.

    Todos juntos, pelo "Palestra"!!!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 14:50 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Que espectativa ! Dia D.

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 15:11 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    hj estarei em S. Paulo, não na "roça"

    ONDE passará o grande jogo ????

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 15:33 , Anonymous Allione nâo ! disse...

    Allione nâo !

    Allione nâo !

    Allione nâo !

    Allione nâo !

    Allione nâo !

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 16:35 , Anonymous Nei Verde disse...

    Galogay está entregando o jogo, parece que comeram uma feijoada, aff..!!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:04 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Temos que vencer os sardinhas, assim não terá para ninguém...digo...ninguém!! Madonna!!
    Que decepção hein galinho!!?
    Avanti Palestra!!!!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:06 , Blogger Unknown disse...

    A essa hora é só emoção.
    Vou repetir o comentário de quando conseguia raciocinar :-)

    Vamos ganhar, porco ôôôô

    =======

    O jogo contra as sardinhas é praticamente uma final de fato.
    Primeiramente pela grande rivalidade recente.
    É um time que dá gosto de ganhar.
    Em segundo lugar porque uma vitória na Vila mais uma vitória do Atlético MG ou um empate (resultados mais prováveis) deixa o Palmeiras a 8 pontos do segundo colocado, faltando 5 rodadas.
    Com uma mão na taça, portanto.

    É bom lembrar que o peixe joga a vida nesse jogo.
    Não devem ter pretensões de título mas certamente querem ficar entre os 3 que seguem direto para a fase de grupos.
    Todo cuidado é pouco!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:07 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Em caso de derrota na data de hoje, imaginem a semana que se aproxima?
    Ser palmeirense literalmente não é para qualquer um...não é mesmo!!!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:10 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Só para lembrar recado do amigo Marco:
    Só para registar em relação ao Quarto Poder:

    Como gostam de afirmar jornalistas pilantras e mal intencionados, a imprensa não faz gol, não joga, não corre em campo, MAS:

    Faz pressão antes, durante e depois dos jogos sobre as arbitragens;

    É suspeita de interferir nas decisões dos árbitros durante os jogos, pela ilegal interferência externa;

    constrói ou destrói a imagem de árbitros e auxiliares, ajudando a aumentar ou a tirar suas escalas;

    Incentiva as interpretações favoráveis ou contrárias a um time pela repercussão (ou pela falta dela) que proporciona;

    Interfere nas denuncias ao tribunal ou não dá destaque à determinadas infrações para que não sejam denunciadas, dependendo do clube envolvido;

    Influência nos resultados de julgamentos dos tribunais pela forma como trata cada caso;
    Atua como agência publicitária para alguns clubes, fazendo trabalho de incentivo e motivação;

    Para os desafetos, cria e plantam crises contra quem não deseja ver à frente das competições.

    Realmente, imprensa não faz gols!! Aos inocentes e ingênuos de plantão...madonna!!!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:12 , Anonymous Lucas disse...

    “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
    Chico Xavier
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:19 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Cheirinho de merda....

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:20 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Epa ! De merda, mas nos ajudando: Flamerda empata !

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:24 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Palmeiras, tudo deu muito certo. Façamos a nossa parte, e seremos CAMPEÕES !

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:27 , Blogger Unknown disse...

    Agora é ganhar na caixa de fósforos pra ficar a 8 pontos do VICE.
    Arrancada na hora certa!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:49 , Anonymous Nei Verde disse...

    Vamos la Palestra, tudo deu certo em galogay X mulamba do rio, vamos fazer nossa parte, vamos entrar em campo e jogar, nada de tentar segurar empate, a melhor defesa contra as manjubas é jogar atacando elas.

    Apesar de estar sem Prass e Jailson, minha preocupação é com os dois laterais (Jean e Dinossauro), tenho restrições, gostaria de ver Fabiano na lateral e Jean no meio, teríamos uma melhor saída de bola.
    Na frente Dudu, Jesus e Guedes,mas parece que Cuca esta querendo inventar mais uma vez.
    Alguém sabe o que esta acontecendo com Guedes?

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 17:50 , Anonymous Nei Verde disse...

    Amigo Moises! é latinha de sardinha coqueiro!!

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 18:00 , Anonymous ALIONNE NÃO ! disse...

    alione titular ?

    cuca quer entregar o jogo pro santos

     
  • Às 29 de outubro de 2016 às 18:10 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Seremos Campeões, Apesar de Cuca !

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial