Observatório Alviverde

23/11/2016

POUCAS VEZES O PALMEIRAS ESTEVE NUMERICAMENTE TÃO PRÓXIMO DE UM TÍTULO!


O site Infobola, especialista no assunto, publica que são da ordem de 98% as chances de o Palmeiras ganhar o título do Brasileiro. 

Na catastrófica hipótese de uma derrota para a Chape (verdadeira hecatombe) e na pouco provável mas real perspectiva de as sereias derrotarem o Fla no Rio e reduzirem a diferença para alcançáveis três pontos, ainda assim o percentual do Palmeiras de ganhar o Brasileiro continuaria elevado, porquanto o Verdão dependeria apenas de si e de um mísero empate contra o Vitória em Salvador.

Num momento em que Juca, Trajano, Prado e a própria tchurma Global que gravita em torno de Galvão, a contragosto, jogam a toalha e, por obrigação, por obrigação, única e exclusivamente por obrigação, concedem na TV espaços até então negados ao Palmeiras, enaltecem time, cobrem o clube de elogios e o reconhecem como lídimo  campeão Brasileiro de 2016, por que não haveria eu de acreditar?

Acreditar eu acredito -sempre acreditarei-, ainda que ciente e consciente de que ter fé, exclusivamente, não basta e não passa de ilusão de torcedor. 

Fique claro que sei, perfeitamente, que, além da imponderabilidade que o caracteriza, a história do futebol é didática. Ela ensina que há  que de considerar -sempre- a perspectiva de um acidente, ainda que longínqua e improvável, porém sempre possível.

Na realidade nós, sobretudo os palestrinos da velha guarda, somos portadores de cicatrizes espirituais indeléveis e indestrutíveis decorrentes de tantas batalhas perdidas, e, como se dizia antigamente, gato escaldado, tem medo de água fria.  

Desta vez, porém, temos de acreditar porque o nosso time, reconhecidamente, é muito melhor que a Chapecoense e tem N chances de antecipar em uma rodada a conquista do Campeonato.

Perguntei aos meus neurônios se alguma vez, dos anos 50s a esta data o Palmeiras dispôs de semelhante vantagem ou esteve tão perto do título e imaginei que só o Palmeiras de Luxa do ataque dos mais de 100 gols foi capaz disso.

Indo porém aos arquivos, verifiquei que o Palmeiras de l973 de Picasso, Djalma Santos, Djalma Dias, Carabina e Vicente Arenari. Zequinha e Ademir da Guia. Julinho, Vavá, Servílio e Gildo (publico o time para matar minha saudade), ganhou o Paulistão com 50 pontos contra 44 dos Bambis e 36 do Santos de Pelé. 

Em 1994, coincidentemente, o Paulistão daquele ano terminou numa situação igualzinha a este Brasileiro. Senão, vejam: 

Na penúltima rodada o Palmeiras precisava de apenas um ponto para o título e sagrou-se bi-campeão Paulista ao vencer o Sto André por 1 a 0 atingindo 47 pontos contra 41 dos Bambis e do Curica,(morreram abraçados) em autêntico show de bola, com direito a espetáculo, profusão de gols e tudo mais que quisessem .  

Em 1996 (vejam como são injustas as disputas por chaves, sem os pontos corridos) o Palmeiras foi campeão com 83 pontos. Os bambis foram vices com 55 vindo a seguir o Curica 53, Portuguesa 52 e Santos, 51, mas, ainda assim o Palmeiras esteve ameaçado.

Vejam o fecho do campeonato conforme relata a Wikipédia:  

"O Palmeiras já havia conquistado o primeiro turno e estava garantido na final do Paulistão porém fazia a melhor campanha do segundo turno e, coincidentemente, enfrentaria o Santos, que havia feito péssima campanha no primeiro turno mas fazia grande campanha no returno, sendo o único clube que poderia tirar o returno do Palmeiras e forçar uma final. Entretanto , no Clássico da Saudade,  realizado no Estádi Palestra Itália, Luizão marcou 1 a 0 para o Palmeiras no começo da partida (o centésimo gol do Verdão no campeonato) e praticamente decidiu o clássico e o título. O Palmeiras dominou toda a partida e, no final do segundo tempo, definiu o 2 a 0 que lhe valeu o título antecipado do Paulistão de 1996. Depois desse título, o Verdão só voltaria a ser campeão paulista em 2008". 

Vejam e constatem as latifundiárias chances de o Palmeiras ser campeão e notem que pouquíssimos integrantes da mídia discorrem em seus comentários sobre as perspectivas (nas mesmas condições) de o Santos perder ou empatar com o Flamengo. 


O título fica com o Palmeiras nas seguintes hipóteses:
1) Mediante simples empate.
2) Através de simples vitória.
3) Se o Santos perder para o Flamengo.
4) Se o Santos empatar com o Flamengo.

Caso sobrevenha a tempestade que a mídia tanto almeja que desabe, isto é, se o Palmeiras perder e o Santos vencer, a diferença entre ambos reduz-se para alcançáveis três pontos

Ainda que, por desventura, aconteça, mesmo assim, os números estarão com o Palmeiras e o favorecem antes de entrar em  campo.

Nessa inimaginável hipótese o campeonato seria decidido na rodada final e, -reconheça-se- o jogo do Verdão contra o Vitória em Salvador é muito mais difícil que o do Santos, na Vila, contra o fraquíssimo América Mineiro.

Nessa ilógica e improvável hipótese, o Palmeiras -isto é muito  importante- dependerá exclusivamente de si e de ninguém mais para chegar ao título mediante um empate nem que seja um modorrento 0x0.

Apesar de minha inquebrantável fé na superlativa superioridade (com perdão pelo pleonasmo) palmeirense, a única certeza que tenho e que daqui até domingo decorrerá uma eternidade!

COMENTE COMENTE COMENTE             

 

21 Comentários:

  • Às 23 de novembro de 2016 às 11:49 , Anonymous Anônimo disse...

    Vejamos... campeão com Clayton Xavier. Sem Valdisney. Com Zé Roberto.
    Vai ter "palmeirense" que não vai ficar tão feliz assim com o título né ?
    E aí, mãos à palmatória ?

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 12:29 , Anonymous Anônimo disse...

    Anônimo, esse blog é de palmeirenses, procure sua turma lá pelos lados de Itaquera.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 12:41 , Anonymous Jorge disse...

    Esse anónimo é doente.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 14:19 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Campeão com Zé Roberto, com MUITA HONRA !!

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 14:20 , Anonymous Verde insuperável disse...

    E põe honra nisso...

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 14:31 , Anonymous Marcos disse...

    concordo, o anônimo é DOENTE.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 14:37 , Anonymous Anônimo disse...

    Nota do editor

    Não vou censurar a postagem do anônimo, mas apenas responder-lhe que a partir de quando Zé Roberto passou a não atrapalhar o time estabilizando a condição física e passou a atuar plantado na defesa, este blog não mais o criticou.

    Pelo contrário chegamos a escolhe-lo até como personagem de jogo.

    A prova do que estamos dizendo está impressa e imortalizada nas próprias postagens já editadas e, em razão disso, não nos cabe nenhum mea culpa.

    Quem critica Zé Roberto no blog é o Ney, nosso amigo de Londrina, não por questões pessoais, mas por questões filosóficas de entender que precisamos de laterais mais completos e que cheguem mais ao ataque, no que o apoio integralmente.

    Zé Roberto é bom? Foi bom! É bom!

    Está dando conta do recado, mas com um lateral como por exemplo o Fábio Santos do Galo, estaríamos muito mais bem servidos.

    Reconhecemos, sim, a importância da presença de Zé Roberto no elenco tanto e quanto o seu esforço em campo, mostrando o grande profissional que ele é.

    Aliás, chegar aos 42 anos atuando em um clube de primeira grandeza do futebol mundial e na qualidade de titular não é para qualquer um. Tem de ser acima da média. Ele já foi!

    No entanto com título ou sem ele, o Palmeiras carece, sim de dois laterais, um pela direita e, principalmente, outro pela esquerda, mas esse é um assunto para depois que o campeonato se encerrar.

    Por enquanto ele e Jean são os dois melhores jogadores do planeta, para mim e para todos os palmeirenses (AD)

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 15:03 , Anonymous Edson disse...

    Taí o que você queria!!!!

    http://www.lance.com.br/palmeiras/decide-acertar-com-esporte-interativo-para-fechada.html

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 17:10 , Anonymous Nei Verde disse...

    Se o Mago estivesse nesse time, seríamos campeões na rodada 33.
    Dinossauro, esta dando o sangue nesses últimos jogos, contrato vence em dezembro, quer ficar no resort mais um ano.
    Precisamos de um lateral direito para ser titular, um esquerdo para compor, pois estamos improvisando, Egídio só precisa de continuidade, e um esquema de cobertura.
    Precisamos de imediato um meia armador e um centro avante a nível "a".
    Eh mais importante que tudo isso, é a permanência do Cuca.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 17:31 , Anonymous Marco disse...

    Considero enorme demonstração de ignorância e de desvio de caráter afirmar que um palmeirense que segue o time durante toda a competição, nos momentos bons e nos momentos difíceis vai ficar decepcionado com a conquista do título, apenas pelo fato de que na equipe exista um ou outro jogador que não seja da sua preferência.
    Nós torcemos até pelo Viola quando vestiu nossa camisa. Por que iríamos ficar decepcionados com o Zé Roberto, que mostrou seriedade durante todo o ano?
    Quem faz isso é, na verdade, quem aponta o dedo para os demais. Prefere o fracasso da equipe para manter a suas teorias, caso algum desafeto esteja no elenco.

    Zé Roberto, Cleiton Xavier e tantos outros foram criticados quando não estiveram bem e reconhecido quando apresentaram resultados para a equipe pelo blog e pelos torcedores do Palmeiras que frequentam esse espaço.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 17:56 , Anonymous Anônimo disse...

    Passaram o campeonato todo falando mal do time mas agora que o titulo esta proximo mudaram o discurso

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 18:25 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Certamente esse anônimo NÃO é Palmeirense. Se fosse, teria a vergonha na cara de se identificar. O anonimato é para covardes. Eu, particularmente, embora tenha preferência por um ou outro jogador, já afirmei "n" vezes aqui que torço para o Manto. Não para quem o veste. Como disse Alcides, torcemos até para o Viola. Isto porque o PALMEIRAS é maior do que tudo. E do que todos. Seja um Baroninho ou um Ademir da Guia ! E muito maior do que qualquer cafajeste travestido de torcedor.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 18:49 , Anonymous Marco disse...

    O blog é pluralista em termos de opiniões sobre o time e sobre jogadores e por esse motivo tem muitas participações.
    Aqui, todo tipo de opinião foi dada em relação ao time, à direção, aos jogadores e à comissão técnica, de acordo com as condições de cada momento.

    Quem acompanha o blog todos os dias sabe muito bem que críticas e elogios foram feitos de acordo com o desempenho em campo. Fingir que não sabe disso, é demonstração de má fé.

    O time será campeão pelo conjunto de fatores e de pessoas. Alguns acima da média e outros que ajudaram, poderiam ajudar mais, fato normal em qualquer elenco campeão.

    Estamos quase com a mão na taça e, infelizmente, mesmo em um momento tão importante para o Palmeiras, observamos a participação de uma pessoa, que certamente não é palmeirense, demonstrando conduta típica de um gambá.


     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 21:11 , Blogger Alexandre disse...

    Em 1994, o título do Paulistão, teve o narrador Silvio Luís, cantando hino do Palmeiras no fim do jogo.

    Hoje, somos obrigados a escutar o f.d.p m. l. narrando e torcendo contra o Palmeiras.


    Dá - lhe Turner, sabia que esse dia iria chegar, não aguento mais f.d.pts, narrando jogos do Palmeiras.

    RGT/sportv/premiere não filma a galera do Palmeiras na bancada, não tem som ambiente nos jogos no Allianz Parque, os lances em que o Palmeiras é roubado não tem replays.






     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 21:38 , Anonymous Marco disse...

    Alexandre,

    E o Sílvio Luís (grande figura) é sãopaulino.
    Levava o futebol na brincadeira.
    Não gostava muito do Palmeiras, mas não sacaneava.
    Foi um péssimo árbitro, mas depois fez uma carreira diferente como narrador.

    Faz falta gente na imprensa que trata o futebol e os torcedores com irreverência positiva.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 21:43 , Anonymous Elcio disse...

    Vc nao acham que estao dando muita atenção para um anônimo? :)
    Sobre a EI, o problema eh que eles assinaram com 4 times da serie A até agora e soh os sardinhas de relevante.
    O que significaria passar 6 jogos do Palmeiras na teve fechada durante todo o campeonato.
    Espero que nao seja um tiro no pé e depois ter que voltar atrás.
    Abraço

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 21:47 , Anonymous Elcio disse...

    Pode até ser campeão.
    Mas esse MO eh uma anta com sorte mesmo.
    Como ele conseguiu ser campeão com o Cruzeiro?
    Acho que soh valoriza mais ainda os jogadores.
    Tomo um baile nesse primeiro tempo.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 22:16 , Blogger Unknown disse...

    O Palmeiras fechando com o Esporte interativo , só fortalece a nossa relação para futuras negociações, principalmente pelo respeito que demonstraram conosco, os clubes fecharam com a rgt por não terem $ (bambis, por exemplo) ou por a rgt ser a mamãe delas (gambás e mulambos), com a entrada da EI entendk este ser só o primeiro passo para a independência do clube, quanto à negociações de direitos de transmissão. Ratifico que é necessário se cadastrar na TV Palmeiras , que além de anúncios e grana que o YouTube paga, há interesse de patrocinadores exclusivos, como no caso da Fam para o Palmeiras.
    Temos que acompanhar essa evolução da instituição S.E. Palmeiras.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 22:58 , Anonymous Anônimo disse...

    Perfeito Emanuel e Alexandre. É importante fechar com o EI pois podemos ditar o futuro do futebol brasileiro, sem tentáculos da rede esgoto. É claro que na TV aberta está difícil, mas a RGT está vivendo mais do passado do que justificar esse monopólio. A lei e a falta de união favorece a RGT, mas aos poucos aparecem opções.

    Existe um valor incalculável em fechar com o EI e o dinheiro não paga isso. Acabaram de citar toda a cachorrada que a RGT comete em nossos jogos, tanto questões técnicas como opinativas. O objetivo da rede esgoto não tem razão, lógica, eles querem impor suas escolhas como se fosse anos 80, 90. Alguns argumentos não se sustentam, como a diminuição dos jogos transmitidos (já é assim e não muda), retaliação (isso já ocorre diariamente). E ainda por cima o EI vai pagar muito mais.

    O Palmeiras é só o terceiro maior clube em torcida e o maior campeão disparado.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 23:06 , Anonymous Anônimo disse...

    Esse San Lorenzo é uma piada. Não pelo resultado, mas pela falta de vontade em jogar. Em Minas o bicho tava pegando, em Chapecó parecia amistoso. Argentino é muito cheio de si, acharam que ganhariam na hora que quisessem. Quanta empáfia.

    O importante é que nosso próximo adversário, da nossa decisão, vai chegar mais cansado e com cabeça na sulamiranda. Não é garantia de nada pra nós, temos que fazer a nossa parte, mas é inegável que se fossem desclassificados a coisa ia ser complicada, pois estão com chance de g6, g7, g16 na libertinha.

     
  • Às 23 de novembro de 2016 às 23:42 , Anonymous Verde insuperável disse...

    Em verdade eu vos digo: Prestem muita atenção: Por conta das Eliminações deste ano, tivemos uma sequência digna de um Resort, como diz o companheiro do Paraná. Estamos jogando com largas pausas. Por exemplo, Barcelona e Madrid jogaram no fds e novamente jogaram hoje. Assim, sem esse papo de que estão exaustos. Ridículo ! Muito pelo contrário, exaustos estão Grêmio e Chape, p.e. Contra os linguiças deveremos entrar e socar. Quero Sem medo e sem tibieza. Temos tudo para ganhar. Até vergonha na cara !

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial