Observatório Alviverde

14/05/2017

CUCA ESTREIA COM O PÉ DIREITO E O PALMEIRAS APLICA GOLEADA HISTÓRICA NO VASCO



Até agora 2 x 0 para o Verdão e estamos no intervalo do jogo.

O resultado não deixa dúvidas em relação ao melhor time em campo.

No entanto, como previ, o Vasco viria com tudo e veio mesmo porque todos querem derrotar o Campeão que não por acaso é o Verdão!

Chutou uma bola no travessão (erro de Prass equivocadamente atribuído exclusivamente a Jean) e Prass fez, no mínimo, duas defesas que garantiram o resultado.

O miolo de zaga esteve bem e tem tudo para se entrosar cada vez mais.

Mas como Mina gosta de apoiar e Dracena é coroa e já não tem o mesmo fôlego, o Palmeiras tem de ter muita eficiência antecipativa de marcação, do meio de campo à sua grande área. Não teve!

Gosto do aproveitamento de Tchê como lateral, gosto de Felipe Melo mais pela direita, gosto de Willian se deslocando levando e confundindo a marcação.

Gosto, muitíssimo do Guerra excelente no apoio mas fraco pra defender, tanto e quanto Borja mostrou que um pouco mas de autoconfiança será o camisa nove ideal;

Gosto, demais, de Dudu que andava jogando com o freio de mão puxado, se soltou (assim como todo o time) e foi disparadamente o melhor em campo.

Só não gosto de ZR e pergunto o que ele está fazendo (ainda) no time do Palmeiras?

Pelo que vi neste primeiro tempo só fazendo o jogo do caranguejo, isto é, tocando pra trás.

Esse novo Palmeiras, vibrante e agressivo, merece um lateral esquerdo mais eficiente, ainda que seja,  Michel Bastos, até que chegue um especialista.

Aliás, eu não sei explicar porquê ZR que produz tão pouco é titular e MB continua esquentando o banco.

Se o Vasco explorar o setor esquerdo da defesa do Palmeiras, por conta dos dois veteranos Zé Roberto e Dracena e da falta de cobertura no setor, pode vir a incomodar no segundo tempo prestes a começar. (comentário acima produzido no intervalo do jogo)

2º TEMPO 

O Vasco teve o mapa da mina em mãos mas não soube identificá-lo.

Em vez de jogar pelo lado esquerdo da defesa palmeirense onde havia dois veteranos, optou em atacar sempre pelo lado direito onde residia o forte da marcação palmeirense.

No segundo tempo ficou um pouco mais difícil para eles porque Dudu cercava na frente e inibia mediante sua simples presença o adversário de atacar.

Felipe Melo voltou a ser o mesmo paredão onde ele costuma jogar, isto é à frente do quarto-zagueiro e do lateral esquerdo e com tal eficiência que até liberou Zé Roberto.

Z R, então, passou a ter mais tranquilidade e a jogar com mais liberdade e com desenvoltura fazendo aquilo que normalmente não faz, apoiar o ataque.

Sua atuação no segundo tempo, a partir dessa iniciativa, me satisfez, porque o que falta a Zé é chegar com mais frequência para apoiar o ataque. Sua ausência na frente é um fator que inibe em muito o jogo ofensivo do Verdão.

Parece incrível mas a partir dos 38 minutos do segundo tempo, isto é, quase ao final do jogo, ZR realizou três excelentes jogadas de apoiamento ao ataque e na última delas deu um pique digno de um jovem de 20 anos.

Apesar disso quero dizer que estou enjoado de analisar Zé Roberto discorrendo sempre sobre o fato dele ter ou não comprometido o time em suas atuações e não, como deveria ocorrer na ordem natural das coisas, se ele rendeu mais ou menos em sua função e em que mais poderia colaborar no contexto tático do time.

Falta a esse veteraníssimo jogador uma regularidade física (há dias em que ele está uma verdadeira lesma em campo) que o credencie a ser titular. Se ele está sem condições (pode ocorrer) de entrar em determinado jogo que transmita a informação diretamente ao treinador com toda a lealdade e deixe de lado vaidades e veleidades de jogar sem condições sob pena de enterrar o time.

Palmeiras não pode dar-se ao luxo de ter um atleta titular que, se sabe, individualmente e com a bola no é excelente, mas que, no conjunto da obra, torna o time apático e fraco, ofensivamente, pelo lado esquerdo perdendo a opção de ataque via apoio de trás, do lado esquerdo do campo.

Jean, definitivamente, atuou pelo meio onde se amoldou mais ao modo de jogar de Cuca e onde ele rende mais, muito mais.

Em relação a Borja parece que o grupo verdadeiramente o aceitou e o abraçou a julgarmos pela festa que fizeram os companheiros quando do belíssimo gol de cabeça que assinalou e, principalmente, porque o deixaram bater o pênalti que originou o quarto gol, seguramente para que ele ganhe duas coisas, a artilharia e a confiança.

Cuca agiu com muito profissionalismo ao retirar de um jogo em que a vitória já estava garantida Guerra, Willian e até Dudu, o melhor em campo, fazendo entrar Róger Guedes, Keno e Fabrício.

Ele procurou garantir a integridade física de três jogadores importantíssimos de seu esquema, tanto e quanto dar motivação e ritmo de jogo a três bancários igualmente importantes, tendo em vista as duas enormes pedreiras que o Palmeiras terá de demolir esta semana precisando, evidentemente, de seus melhores jogadores: o Inter gaúcho em casa, quarta-feira e a Chapecoense, sábado, em Chapecó!

O público presente ao Allianz foi de 33.425 no Palmeiras x Vasco, para uma renda de R$ 2.109.685,93. Considerando-se que hoje é o "Dia das Mães", há de se louvar a presença massiva da torcida verde no Allianz

Enquanto isso, ontem, na Arena "Lava a Jato" o grande campeão paulista e time de maior torcida do país, o Curica, (HAHAHAHAHAHA) levou  31.470 torcedores para assistir ao 1 x 1 contra a Chape obtendo uma renda de R$ 1.477.730,80.

A propósito vocês viram ou ouviram algum programa abordar o assunto e fazer a comparação? Eu não!

Mas a mídia não diz abertamente que o Curica, os Bambis e alguns estúpidos não cravam que até o Santos tem mais torcida do que o Palmeiras?

Vou deixar a análise tática do jogo para vocês  e prefiro encerrar falando do "baita" tempo perdido quando da contratação do neófito Eduardo Batista que era como um farmacêutico prático querendo ensinar anatomia a médicos renomados.

Não fosse a bobagem de Mattos que transformou o Palmeiras (honra e glória do futebol brasileiro e um dos maiores clubes do mundo) em cobaia e o pior time da história do Curica, pior até do que o "Faz-me rir" da década de 60 que eu pelos menos tentei ver jogar (hahahahahaha) não teria conquistado o último título Paulista!

Mas agora é seguir em frente que atrás vem gente. Palmeiras, líder do Paulistão!

Se não (ainda) em pontos, mas na qualidade do futebol!

COMENTE COMENTE COMENTE

31 Comentários:

  • Às 14 de maio de 2017 às 17:17 , Anonymous Nei Verde disse...

    Tenho dito..!!! Tchê tem q ser lateral direito isso não é cruzamento, é um passe..! M.Bastos o esquerdo..!


    Saiu a zica...!Boooooorjaaaaaaa

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 17:38 , Anonymous Elcio disse...

    O Cuca pode ter todos os defeitos do mundo, mas notaram a diferença do primeiro para o segundo tempo?

    Estavamos ganhando mas sofrendo muito e Prass segurando as pontas, começou o segundo tempo e tudo está mais tranquilo.
    Vai jogar bola primeiro EB.

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 18:08 , Blogger Escanavide disse...

    Boa vitória do Verdão. Com cuca nosso time é o favorito à conquistar o bi. Os ajustes ainda vão acontecer. A maratona nas próximas semanas será difícil. Mas vamos ultrapassar com planejamento. Agora só queria entender: os bambis foram eliminados em três competições neste ano. Hoje perdeu para o cruzeiro pelo campeonato brasileiro. Cadê a crise? Cadê a imprensa pra pressionar o ceni? Se fosse o verdão imagine a crise que seria plantada. Veja a diferença de tratamento. Depois a imprensa reclama da nossa indignação.

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 18:24 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    A dupla Milton \ Willian Gamba é incomparavel.
    Lixo do lixo!

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 18:24 , Anonymous Arnaldo disse...

    Caro Alcides, caros Colegas

    Só quero escrever quatro palavras:

    Cuca! Cuca!! Cuca!!! Cuca!!!!

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 18:59 , Anonymous Elcio disse...

    Escanavide, nós somos a única torcida atuante desse país de bostas.
    Assim sendo, nós somos os únicos a serem atacados.
    Somos os únicos que geramos clicks.
    Capiche?
    Abraço a todos

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 19:21 , Anonymous Cláudio de MG disse...

    A Globo é mesmo uma vergonha.
    No site Globo Esporte tem uma matéria completa sobre a vitória DA ROMA SOBRE A JUVENTUS de Turim. E eles usam o artigo feminino mesmo.
    Enquanto isto, os ridículos narradores e comentaristas continuam latindo os nomes destes clubes no masculino.

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 19:29 , Blogger Escanavide disse...

    Olá Elcio. Obrigado por tecer comentário sobre minha propositura. Mas acho que nós não devemos passar impune esse descaso. Temos que, nas redes sociais cobrar essa postura maldosa da imprensa, para que nosso time tenha o mesmo tratamento dos outros. Do contrário, iríamos aceitar esse corporativismos barato que a imprensa faz sobre nós. Isso chega a ser vergonhoso! Escancara a estupidez do parcialismo barato que pregam. Temos que lutar contra essa estupidez. Assim, conseguiremos a igualdade sem parcialidade. Sugiro, outrossim, que nosso mestre Alcides faça uma matéria sobre isso que está acontecendo. Ou seja, dentro da atual conjuntura. Pois a pouco tempo o aidar deposto disse que o verdão estava se apequenando a cada dia (caso Alan). Temos que cobrar sempre pois eles cobram e vira manchete.

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 20:19 , Anonymous Elcio disse...

    Eu entendo o que você comenta, mas é isso que nos fortalece, tenho certeza.

    Eu no fundo, no fundo, torço para que eles continuem assim.

    É mais gostoso

    Contra tudo e contra todos.

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 20:29 , Anonymous Nei Verde disse...

    Temos comando, temos leme, não estamos mais a deriva, apesar de ainda ter muito o que melhorar, a cara do time é outra, jogador olha do lado fora e vê um técnico que transmite confiança.

    Iniciamos bem o jogo, mas apos o primeiro gol, o time não acertava a marcação, e o vice da gama só não virou o jogo por sorte, F.Melo sozinho na marcação, Tchê e Jean não se encontravam em suas posições, mas Cuca foi cirúrgico ao trocar os dois de posição, acertamos a marcação e o time cresceu.

    Estou muito preocupado com esse time sem F. Melo na libertadores, ainda mais com o péssimo Zé jurássico na lateral, hoje muita da instabilidade do time na marcação era devida a preocupação grande dos volantes em lhe cobrir, não sei, repito não sei o que tem que acontecer para ele ser sacado do time, em hipótese alguma podemos se dar ao luxo de deixar M. Bastos no banco e o Matusalém em campo, esse idoso destoa tudo, com ele o time perde muito poder de marcação e compactação, sem dizer da preocupação dos zagueiros, gostaria também de ver esse menino Luan ao lado de Mina, não é todos os jogos que podemos contar com Dracena,

    Gosto muito do Tchê na lateral, marca mais e tem muito mais domínio e saída de bola que Jean, tomara que Cuca não se anime de coloca-lo ele Jean de volante, no restante o time é esse, Guerra é ótimo, ainda vai produzir muito mais, Willian apesar de não ter jogado bem, tem que ser mantido ao lado de Borja, hoje se comprometeu muito para ajudar a cobrir o Dinossauro, fez o mesmo que G. Jesus fazia quando jogava pelos lados do campo, Dudu imprescindível hoje foi outro, voltou ata a sorrir, EB lhe fazia mal, Borja é matador, sabe jogar, agora que desencantou e com a mão do Cuca vai ser o homem gol, nossos problemas continuam sendo as laterais, e no meio, Gabriel (hoje gamba) já esta fazendo falta, não boto fé em T.Santos, precisamos muito da volta de Arouca e Moises, ate isso acontecer vamos sofrer bastante.

    Prass
    Tchê
    Mina
    Dracena
    M.Bastos

    F.Melo
    ( *** ) Moises, Arouca
    Guerra
    Dudu

    Willian
    Borja

    *** Precisamos contratar um bom volante que marca e saiba jogar....!

    Marcelo Matos, que tal uma investida em Douglas do Vasco, joga muito.


     
  • Às 14 de maio de 2017 às 21:53 , Anonymous Edson disse...

    Advinhem qual o único cronista, que teve dúvidas sobre o segundo penalti marcado para o Palmeiras. "Não me convenceu, disse ele".
    Uma dica, é do sportv, se diz palmeirense e é filho de um cronista esportivo do passado.

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 22:03 , Blogger Alexandre disse...

    O Palmeiras finalmente se apresentou na temporada.

    A ardidas cagou no uniforme do Palmeiras pela TV, aquelas listras na parte da frente da camisa, parece que são pretas. Muda essas listras pra cor branca.

    A CAMISA MAIS SEM GRAÇA DO PALMEIRAS DE TODOS OS TEMPOS, ESCULACHARAM GERAL!

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 22:20 , Blogger Borgo verde disse...

    Hoje meu gato deu problema e tive que assistir pela rgt. LRDemussio, Arnaldo e aquela voz de cantor de ópera do Juninho pernambucano. Os caras tentaram o tempo todo, encontrar o que há de errado com o vice da gama e não ao enaltecer quem jogava muito melhor. E ainda faltam mal do Noriega!

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 22:21 , Blogger Borgo verde disse...

    Faltam mal...

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 22:22 , Blogger Borgo verde disse...

    Falam mal... Desculpem a falha...

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 23:47 , Blogger ester abea disse...

    amigos

    Surge o DECA CAMPEÃO !!!!!

    Agora temos tecnico!

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 23:49 , Blogger ester abea disse...

    assisti uma pequena parte em um posto de gasolina, perdido no mato

    Concordo com o amigo Borgo Verde: para a RGT o que importa é ver como o CRVG joga. Tudo era em torno disso.
    Imprensinha imunda.
    RGT nojenta!!!

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 23:51 , Blogger ester abea disse...

    por falar em imprensinha suja, o amigo Escanavide está certo, certíssimo :

    Tricolixo tri-eliminado e derrotado mais uma vez.
    E os focas boiolas nada falam...

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 23:54 , Blogger ester abea disse...

    por falar em focas e boiolas, não sei por que surge a imagem oposta:

    Q FURE(sempre ele...)

    Alto, forte, viril. A imagem do macho alfa! Masculinidade em estado bruto!
    E não é foca não. É "gênio da mídia"...

    (entre nós: tem cada gosto esquisito)

     
  • Às 14 de maio de 2017 às 23:58 , Blogger ester abea disse...

    e mais:

    concordo com o Alexandre: que camisa mais sem graça.
    Feia nunca será. A camisa da gloriosa Sociedade Esportiva nunca será feia!

    Mas podiam ter caprichado mais

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 02:22 , Blogger Unknown disse...

    Vocês já comentaram muito bem, então vou só acrescentar uns pitacos.

    Ótima reedição do que aconteceu muito no ano passado: a troca de posição entre Tchê Tchê e Jean.
    Cuca resolveu o problema tático sem fazer nenhuma alteração.

    Depois, com o jogo garantido, Cuca já ensaiou o time para a Libertadores, com Fabiano na lateral e os dois citados no meio-campo.
    Treino de luxo.

    Borja já é outro.
    Agora está confiante, à vontade.
    Está chegando nosso novo Evair!

    O nosso excelente técnico transformou o time em poucos dias.
    Ao meu ver, há ainda duas melhorias pela frente:
    1) colocar Michel Bastos na lateral esquerda como titular;
    2) conversar com o Dudu, para que seja menos fominha.

    ===============

    Régis palmeirense marcou dois bonitos gols na goleada do Bahia.
    Até hoje não entendo porque ele veio e foi embora praticamente sem jogar.

    ===============

    Tricolixo já perdeu a primeira, hahahaha!
    Contratos vitalícios para Cuca e Rogério Ceni!!!

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 02:34 , Blogger Unknown disse...

    Sobre a nova camisa.

    Estranhei as listras mais escuras, mas acho que já me acostumei.

    Gostei muito mesmo do P sozinho na camisa.
    Nosso escudo é o P, o nome Palmeiras e a data de fundação subliminar (26 listras e 8 estrelas = 26 de agosto).
    O P estilizado é um símbolo inconfundível e histórico do Palmeiras.

    Ficaria melhor, eu acho, se fosse o P sozinho sobre aquele verde-escuro tradicional que tanto amamos.

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 08:21 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Moisés, esse "P" sozinho maravilhoso está na camisa polo verde 17/18, para viagem. Que eu acabei de comprar. Muito bonita. Quanto a camisa de jogo, listrada, também achei muito bonita e elegante. O Manto muito bem apresentado. O PALMEIRAS fez uma partida de luxo. Cuca é o Enviado. Mudamos da água para o vinho. Até Prass jogou menos enlouquecido. Quase normal. Borja provou que vai arrebentar. E Dudu, que sempre insinuou, mostrou que EB deve voltar urgentemente ao Japão para ajudar papai. Vejo Fabiano com bons olhos. Dribla bem, é alto e tem presença. Esse cara vai brilhar. E Cuca já percebeu isso. ZR foi bem. Mas a LE é de Bastos. Dracena joga de terno, e Guerra vai nos trazer a Paz. Cuca deu a entender que o time está mal fisicamente. Nem para isso aquele inepto prestou. Tapem o nariz mas assistam: o luxo hoje é assistir Cuca no bem amigos.

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 12:46 , Anonymous Palestrino Nato disse...

    Voltando ao tema dos jornalistas canalhas que denigrem a imagem do Palmeiras.
    Marco Antonio Villa, comentarista político da Jovem Pans.
    10:00 da manhã.
    A notícia era sobre o ataque cibernético mundial aos computadores.
    Piadinha do infeliz: só o Palmeiras não precusa se preocupar com isso. Afinal não tem mundial.
    Ouviu-se em seguida sonoras gargalhadas dos demais participantes do programa.




     
  • Às 15 de maio de 2017 às 12:51 , Anonymous Palestrino Nato disse...

    Não PRECISA se preocupar...

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 16:23 , Anonymous Elcio disse...

    Noticia de Cuca estará no Bem Amigos me assusta muito.

    Me lembro quando MO esteve lá e foi aclamado como um dos melhores do Brasil por toda a mesa, dali para frente, só fez M...A.

    Pedir para o Cuca levar uns 300 galhos de arruda, se preparar para ouvir que devemos ter Fair Play, dar exemplo de honestidade, e que o Dudu simulou a penalidade.

    Preferiria ver a reprise do Resenha da ESPN, que não consegui assistir.

    Abs

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 17:45 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Elcio, Cuca é diferente de Marcelo. Cuca é esperto, cobra criada, malandro (no bom sentido), do tipo que já vem com o fubá pronto.
    Não entra no papo desses caras de jeito nenhum. Sem contar que lá tem dois espertos, e o resto tudo bobão (Caio Ribeiro) ou abobado (Casão).

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 17:59 , Anonymous Anônimo disse...

    Mas agora é seguir em frente que atrás vem gente. Palmeiras, líder do Paulistão!

    NÃO SERIA DO BRASILEIRÃO?

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 20:23 , Anonymous Adalto disse...

    Confiram amigos https://twitter.com/ImprensaDeGamba
    Muito bom!!

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 21:03 , Anonymous Jorian disse...

    Marcelo Mattos disparado o melhor diretor de futebol no Brasil.

     
  • Às 15 de maio de 2017 às 21:17 , Blogger Alexandre disse...

    Elcio, a reprise do programa resenha, com a participação do Cuca na ESPN, vai ao ar sexta - feira às 16:00 hs.

    Tinham que fazer uma enquete com a torcida alviverde, pra lançar camisas do Palmeiras, quem lançou essa camisa de 2017 deve ser um otário.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial