Observatório Alviverde

12/05/2017

PALMEIRAS, DISPARADAMENTE O MAIOR PROTAGONISTA DO FUTEBOL DE SÃO PAULO!


Um "bostejo" de Fábio Sormani -ontem- no "Fox Sports Rádio" conseguiu deixar-me, a um só tempo, irritado e divertido.

Nem é preciso dizer que o referido "palpitista"(meu neologismo para os "palpiteiros-comentaristas" de rádio e TV ) nem se dá conta do quanto ele censura, critica, rebaixa e procura por pra baixo o Palmeiras, sempre e cada vez mais. 

Embora ele sempre justifique em pleno ar e sustente que -profissionalmente- é um comentarista isento, imparcial, desprovido de preferências, na prática a teoria é outra, muito outra.

"Ultra vivido" em comunicação esportiva, Sormani nem percebe que passou por 'N' órgãos de comunicação e que, apesar de seu bom potencial, jamais constituiu-se em um profissional de ponta, e, pelo visto, jamais se constituirá. 

Tudo porque, antes de ser comentarista esportivo optou por ser um "palpitista esportivo" com o defeito grave e crônico de ter se transformado em um fanático e partícipe torcedor santista.

Fique claro, não considero que ele torcer pelo Santos ou por qualquer clube (naturalíssimo) constitua-se em um defeito, haja vista que todos torcem.

Essa é uma das raras regras sem exceção porque todo jornalista esportivo tem um time, torce por um time...

No caso específico de Sormani, cabem-lhe críticas pelo fato dele atuar na profissão como se fosse porta-voz, ou, se quiserem, um verdadeiro "relações públicas" do Santos FC, time que escolheu para torcer. 

Suas manifestações, filosofia e conduta profissional constituem-se  na prova mais evidente cabal e convincente do que estamos afirmando!

Verdade seja dita, Sormani exerce com a proficiência e eficácia a função de "palpitista" e como torcedor santista confesso, juramentado e atuante, encontra-se inserido, sem qualquer dúvida, no grupo dos mais fanáticos.

Ainda que seja inteligente (menos do que se julga) ele parece não perceber (garanto que percebe e sabe) que não consegue, d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e, cultivar e exercer os preceitos éticos mais valiosos do jornalismo esportivo, a imparcialidade e a isenção.

Considerando-se a forma enfática, fanática e doentia como ele defende o Santos, exalta o Santos, enaltece o Santos, protege o Santos e, sobretudo, promove o Santos, a mim não seria surpresa se me dissessem que ele é sócio do clube que tanto defende.

O interessante é que o cara, por sua postura visível e comprovadamente arrogante na TV, ainda que na condição de defensor intransigente dos interesses do Santos, passa também a impressão de ser portador de autoestima doentia e que se valia como o máximo em relação aos colegas!

Há alguns dias ele, com toda a empáfia que o caracteriza outra vez, permitiu-se e ousou corrigir em pleno ar um pequeno erro de português cometido por um dos colegas como se fosse ele o professor Pasquale (corintiano) ou, muito melhor que este, o Professor Luiz Antonio Sacconi (imenso palmeirense) e o  grande autor do livro "Não Erre Mais". Alguém já leu?  

Pois Sormani, em pleno ar, ditou cátedra e "ensinou" à mesa que ir ao encontro (convergência) é diferente de ir de encontro (choque).

Ele só não mencionou (jamais vai mencionar) que não aprendeu isto na escola, mas depois de velho, possivelmente em uma redação e certamente, com algum jornalista carioca ou nordestino.

A utilização do ir de encontro no sentido de convergência é um velho erro de português de nós paulistas e principalmente da crônica esportiva paulistana. 

Vem desde a época do maior comentarista brasileiro de todos os tempos, Mário Moraes, que as novas gerações não viram ou ouviram (alguns até leram as suas crônicas no Popular da Tarde em sua fase de canto do cisne) mas as novíssimas e mais recentes sequer ouviram qualquer menção sobre ele, com raras exceções. 

Em razão disto todas essa enorme massa de torcedores não têm a ideia  ou a dimensão da importância e do talento desse extraordinário profissional, seguramente "o papa dos comentaristas" e o "mestre dos mestres".

Mário, também considerado unanimemente por quem viveu aquela época e vive também os dias de hoje (sou um desses privilegiados, sobretudo por ter vivido aquela época) como o maior entre todos os analistas esportivos, cometeu inúmeras vezes um pequeno erro regional que as novas gerações de jornalistas começam a corrigir;

Ao que me lembre, foi apenas esse o erro de Mário de que tive notícia, eu que o tinha como paradigma de minha geração e, no entanto, só me dei conta disso muitos anos depois. 

O tal erro foi repercutido a posteriori por muitos anos em São Paulo pelos alunos e  seguidores de Mário que acabaram consagrando e dando como certo um erro linguístico regional que, nestes tempos de panos quentes no Brasil, eu prefiro chamar de apenas de uma simples viciosidade linguística! 

Sormani até acertou em passar a informação ao público, pois trata-se além de uma lição de jornalismo uma missão dos jornalistas.

O erro, porém, foi de não tê-lo feito discretamente, em um outra situação e contexto e não oportunisticamente logo após o cometimento do erro por por um incauto e desavisado companheiro de mesa de programa.

Flávio Sormani, para os padrões atuais do jornalismo esportivo até que é um bom analista, embora (com faculdade, estudo e tudo) não seja digno -sequer- de segurar o microfone para os "leigos" de antigamente como Loureiro Júnior, Carlos Aymar, Sérgio Cunha, Orlando Duarte, Ávila Machado, Milton Peruzzi, Luiz Noriega (o pai) e tantos outros até de menor status e nomeada. 

Eu, que também não fui sombra em relação a todas essas feras, quero dizer que o que motivou essa crônica sincera e despretensiosa acerca de Sormani foi uma declaração por ele proferida em pleno ar ao dizer que a única torcida que não gosta de seu trabalho é a torcida do Palmeiras.

Foi mais além ao garantir que desconhece e não sabe exatamente o porquê, já que "apenas emite os seus conceitos quando é chamado e garante que sempre manifesta tudo o que pensa da forma mais direta e mais leal e franca possível.

O que Sormani ignora ou finge não perceber é aquilo que se dizia antigamente, há muitos anos, nos chamados "tempos de antanho", mas que vale para hoje, para amanhã e para todo o sempre: rádio é som e televisão é imagem! As imagens que vemos diariamente na TV várias vezes por dia, desmentem-no categoricamente!


Fica claro e evidente o que dizemos, na medida em que quando o assunto que "rola" nos programas dos quais ele participa é Palmeiras, Sormani sempre é demasiadamente sintético, ao contrário de sua abordagem em relação aos demais clubes.

Além disso, mostra que não se sente à vontade, aparenta contrariedade na abordagem dos temas alviverdes e, muitas vezes procura uma forma de mudar o rumo do assunto, sobretudo apondo assuntos do Santos, que na maior parte das vezes, nunca têm nada a ver com o que está sendo debatido e abordado a respeito do Verdão!

Da mesma forma, se o assunto refere-se a Curica e Bambis sua participação é perfeita e escorreita (concordemos ou não com suas opiniões) e sempre eivadas de muito profissionalismo. 

Nessas ocasiões ele mostra a sua cara e eu que embora eu não aprecie, definitivamente, a beleza masculina, o considero apresentável!

Mas quando o assunto em pauta aborda temas do Santos e do Palmeiras sua fisionomia é imprópria, dependendo das circunstâncias. 

Há, então como uma dicotomia manifestada em suas palavras, gestos e até de sua cara que já não é mais cara, é carantonha.


Se é o tema é o Santos (exceto quando o time perde) ele só tem elogios, palavras melífluas ao time e vai ao ar com muito bom humor, com um sorriso na face e até ensaia jogos de palavras e pequenas piadas.

Mas se o assunto é o Palmeiras vencedor, nenhuma palavra de estímulo ou reconhecimento, apenas críticas e pretensas informações de bastidores tão furadas quanto infundadas visando sempre a desvalorizar ou tumultuar o que ele parece considerar o time inimigo.

Em contrapartida, se for o Palmeiras perdedor, suas incontáveis diatribes contra o time são amplificadas tanto e quanto as suas críticas são ilimitadas!

Suas observações sobre arbitragem são risíveis porque todo o palmeirense sabe, por antecipação, o que ele vai dizer sobre os lances, isto é, que não houve nada a favor do Palmeiras ou que o Palmeiras foi beneficiado. 

São opiniões sempre  destituídas de qualquer valor técnico e prático, em face do rancor e do ódio que esse profissional parece destilar continuamente e sem trégua contra o clube e sua torcida.

E não adianta ele argumentar que tudo é diferente do que estamos publicando porque não estamos, como ocorre pelo rádio, apenas ouvindo...

Como ele se manifesta agora via TV, estamos, mais do que ouvindo, vendo, observando, analisando e concluindo!   

Por falar em conclusão, deu pra notar que entre tantos inimigos que o Palmeiras tem, quem mais o castiga são os santistas?

Querem exemplos? Além de Sormani, cito o repórter Kalil, excelente figura humana pessoalmente mas que se transforma completamente quando o assunto é futebol e não esconde, definitivamente, o seu ódio ao Palmeiras.

Entre todos Kalil é o mais virulento e atuante em seu trabalho de desconstrução e apequenamento do Verdão!

Ou alguém imagina que o alegre santista Milton Neves estaria interessado no bem estar ou no progresso do Palmeiras? 

Para finalizar cito Marco Antonio Vila (comentarista do jornal da manhã da rádio Jovem-Pan) que, outro dia,  questionava onde o Palmeiras arranjava tanto dinheiro e sugeria fiscalizações nas empresas que patrocinam o Verdão! 

Fim da picada! Como acreditar num profissional desse naipe!

Mas vocês pensam que ficou por aí? 

Não, não ficou porque dois ou três dias depois ele voltou ao assunto e voltou a insistir enfaticamente nas mesmas insinuações, como se fosse uma campanha.

E sobre os escândalos administrativos dos Bambis o que disse ele

E sobre o Curica, seu estádio e seus dirigentes na lava jato? 

E sobre as demandas judiciais contra seu time de coração, o Santos?

Nenhuma palavra, naturalmente? 

Deu pra notar que o alvo predileto dos santistas da mídia é o Palmeiras? 

Por quê? 

Simplesmente porque, para os santistas, o adversário que eles mais gostam de derrotar é o Verdão, sob qualquer circunstância, isto é estando o Palmeiras à frente, no meio ou na última posição em qualquer tabela! 

Lembram-se de Neymar e Ganso irados e indo às lágrimas após perder para o Verdão em plena vila?

Da mesma forma, perguntem a qualquer torcedor bambi qual o time que eles mais gostam de derrotar e aquele para o qual eles mais odeiam perder. 

Alguém tem dúvida de que é o Palmeiras?

E, para encerrar, existe porventura alguma dúvida de que a maior rivalidade dos curicanos é sempre em relação ao Palmeiras?

O torcedor do Curica não se incomoda tanto quando seu time perde para os Bambis ou para as Sereias...

Mas ai da diretoria, dos jogadores e do técnico se o time ver a perder para o Palmeiras! E, no entanto, como perde!

Isso tudo confirma, indubitável e definitivamente, que o clube de futebol mais importante de São Paulo, sob quaisquer circunstâncias sempre FOI, É e SERÁ o PALMEIRAS, primeiro Campeão Mundial e o time mais vezes Campeão do Brasil quer queiram ou não santistas, sãopaulinos e corintianos! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE 

 PS: não ultrapassemos dos limites humanos e legais nas críticas aos profissionais citados ou não"

21 Comentários:

  • Às 12 de maio de 2017 06:08 , Anonymous Elcio disse...

    Essa semana estava eu ouvindo o Kalil, nao sei por que, uma vez quase sempre mudo a estação quando ele começa a falar, e ele, nervosinho porque ninguém transmitiu o jogo do Santos, disse que se fosse presidente do Santos, faria de tudo para prejudicar as transmissões da RGT na V.Belmiro.
    Isso depois de falar diversas vezes que a polícia esta certa em não permitir a concentração de torcedores na Rua Palestra Itália porque já tinham até impedido a RGT de transmitir uma final.
    Chega a ser ridícula a postura desses "jornalistas".

    Abraços.

    E hoje o AD passou dos limites :), tive que ler com um dicionário ao lado.
    Aposto que os jornaleiros contemporâneos também.

     
  • Às 12 de maio de 2017 06:13 , Anonymous Elcio disse...

    Essa semana estava eu ouvindo o Kalil, nao sei por que, uma vez que quase sempre mudo a estação quando ele começa a falar, e ele, nervosinho porque ninguém transmitiu o jogo do Santos, disse que se fosse o presidente, faria de tudo para prejudicar as transmissões da RGT na V.Belmiro.
    Isso depois de falar diversas vezes que a polícia esta certa em não permitir a concentração de torcedores na Rua Palestra Itália porque já tinham até impedido a RGT de transmitir uma final.
    Chega a ser ridícula a postura desses "jornalistas".

    Abraços.

    E hoje o AD passou dos limites :), tive que ler com um dicionário ao lado.
    Aposto que os jornaleiros contemporâneos também.

     
  • Às 12 de maio de 2017 06:26 , Anonymous Luciano Trevisan -São Paulo-SP disse...

    Sormani, um acéfalo escória da ignorância da imprensa esportiva, um analfabeto e cafajeste sem precedentes, não sei como vcs ainda dão ouvidos a este e outros que se equiparam ao mundo perverso e imbecil e tendencioso destes canalhas.
    Avanti Palestra!!!

     
  • Às 12 de maio de 2017 08:26 , Blogger Unknown disse...

    Graças a DEUS q existem pessoas como vcs q vêem essas atrocidades de apresentadores de diversos canais a respeito do Palmeiras atacando distorcendo alterando encurtando menosprezando diminuindo defamando etc
    Vcs enxergam essa palhaçada conseguem registrar tudo e nos defender agradeço por comentaristas e profissionais como vcs
    Concordo com toda a matéria
    Flavinho sormani pascoal tudo lixoooo
    Ali é o benja mano e o gordinho é certo
    Juca e o Paulo fox é lixooooo vai pro inferno deixar esses caras abrirem a boca da raiva em um mundo de guerra as emissoras não enxergam ferra tudo

     
  • Às 12 de maio de 2017 08:31 , Blogger Luis Lellis disse...

    Graças a DEUS q existem pessoas como vcs q vêem essas atrocidades de apresentadores de diversos canais a respeito do Palmeiras atacando distorcendo alterando encurtando menosprezando diminuindo defamando etc
    Vcs enxergam essa palhaçada conseguem registrar tudo e nos defender agradeço por comentaristas e profissionais como vcs
    Concordo com toda a matéria
    Flavinho sormani pascoal tudo lixoooo
    Ali é o benja mano e o gordinho é certo
    Juca e o Paulo fox é lixooooo vai pro inferno deixar esses caras abrirem a boca da raiva em um mundo de guerra as emissoras não enxergam ferra tudo

     
  • Às 12 de maio de 2017 09:59 , Anonymous Rosemiro disse...

    E onde está a diretoria do PALMEIRAS para coibir estes abusos? Pedir direito de resposta? Confrontar estes patifes? Reclamar com os donos destas mídias sobre a atitude de seus "jornalistas", como fazem os bambis?

    Há tempos venho cobrando isto das diretorias do Palmeiras, MAS NADA FOI FEITO!

    E eles continuam e vão continuar com a campanha de ódio ao PALMEIRAS, de forma ainda mais virulenta!

    Não existe profissionais de imprensa esportiva em SP!! São torcedores travestidos, os famosos "torcenalistas"!

    É aviltante e absurdo!! Ridiculo!!

    Vejam como esta mesma mídia de merda, patifes vagabundos estão reagindo na VERGONHOSA E HUMILHANTE DESCLASSIFICAÇÃO DOS BAMBIS, para um time chamado Defensores y Justicia!

    Bem menos virulenta e provocativa! E sempre procurando amenizar o corrido, principalmente o portal bambi UOL,pertencente a Folha!

    JÁ IMAGINARAM SE ISTO OCORRESSE COM O PALMEIRAS?

    MEU DEUS!! SERIA UM ORGASMO PARA ESTES VAGABUNDOS DESQUALIFICADOS!!

    É que eles queriam por que queriam que os bambis tivessem sucesso com o técnico arrogante e metido! Torciam descaradamente e desesperadamente por isso!!

    Eles não tem limites!!

    Revoltante!! E não vejo ninguem do PLAMEIRAS ter colhões e peito para bater de frente com estes vagabundos!!

    Enfrentar com inteligência e coragem, a perseguição, ou melhor o verdadeiro bullying que fazem com o PALMEIRAS!!

     
  • Às 12 de maio de 2017 11:17 , Anonymous Jorian disse...

    É fácil entender a posição dele, no instante em que começa falar mal do Palmeiras a audiência do programa no twitter, facebook, blogs ... aumenta disparadamente, já não importa mais se são xingamentos ou elogios pra eles o que importa são os números mesmo, já que não leem nada.

    difícil é conseguir chamar essa pessoa de jornalista, aliás quem da fox pode ser chamado de jornalista?

     
  • Às 12 de maio de 2017 12:02 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Sormani é um pseudo intelectual da Imprensa, que quer ser mais do que EFETIVAMENTE É. Quer mostrar erudição, mas não tem lastro cultural para tanto. Um mero jornalista, sem qualquer retoque, a não ser a carinha de "bon-vivant" que procura ostentar. Reparem que ele nunca se aprofunda em um tema, quando este exige maiores conhecimentos. Sem contar que cometeu um crime de lesa pátria, ao afirmar que Ademir da Guia nunca foi craque. Depois dessa, só soltando a descarga.

     
  • Às 12 de maio de 2017 12:12 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Dentro das defecativas mesas redondas existentes, a da Fox ainda é a melhor, digo, a menos pior, ou melhor, a melhorzinha, como diria minha avó.
    E entre seus participantes, reputo Sormani como um bufão, daqueles onde uma dose de destilado ao cair da tarde, na apertada varanda de seu apartamento, já lhe fazem parecer um homem bem sucedido.
    O tipo quer ser mas não É.
    Os que mais gosto são Pascoal, que tem evidente simpatia pelo Palmeiras, não descartando ser Palmeirense, até pelo sobrenome (eu o acompanho há anos), Mano, um curicano que anda sendo justo com o Palmeiras nas análises, além de ser um sujeito engraçado e de bem com a vida, e Flávio Gomes, que odeia Curica e Framengo, e que só por ter sido demitido da ESPN do Trajano, já merece minha admiração. Sem contar que é um poliglota, professor de jornalismo, entendido de F1, e ser um sujeito humilde, ao contrário do parlapatão e insuportável Sormani. Quanto à Benja, um curicano fazedor de média. Nunca o vi criticando o Palmeiras com maldade. Prefiro mil vezes esses sujeitos, que mostram UM LADO, do que figuras como PVC e Noriega, que ESCONDEM O LADO.

     
  • Às 12 de maio de 2017 12:29 , Anonymous VERDE INSUPERÁVEL disse...

    Conheci Milton Neves no meio da década de 70, quando ele trabalhava na avenida Paulista, prédio da Jovem Pan, e eu estudava o colegial no Objetivo. Chegamos a tomar umas Brahmas gostosas, vindas de Agudos, perto de Bauru (até hoje, A Melhor), no começo da noite, naquelas mesas que circundavam o edifício da Joaquim Eugênio de Lima. Ele era simples, mas ambicioso. Já fazia sucesso. Era sério. Voz bonita e memória de elefante. Ficou rico, famoso, e virou um "palhaço". Quer fazer graça de tudo. Talvez aqueles ex jogadores analfabetos que o acompanham, contaminaram sua mente. Mais tarde, me formei na Universidade, voltei para o interior, e nunca mais eu o vi. Só sei que hoje ele é dono de "metade" do Sul de Minas, mineiristicamente falando.
    Já José Calil, mais me parece um porco embarrigado e deformado pela fome incessante, cuja revolta pessoal somente poderá piorar se, como todos os porcos, um acabar sendo capado. Claro que fui metafórico, não sendo possível melhores comentários a respeito desse cidadão.

     
  • Às 12 de maio de 2017 12:31 , Anonymous Nei Verde disse...

    Estou vendo nas redes sociais e em programas de esporte que Cuca esta montando o time para domingo com o Jurássico na lateral esquerda, só pode uma coisa, esse ex jogador deve ter um macumbeiro com alto conceito com o capeta, não é possível!!! sera que vamos ter que ver novamente as senas melancólicas desse ex jogador, tipo as do primeiro jogo da semi final contra a Ponte. A meu ver Cuca já começa errando, esta deixando passar uma excelente oportunidade de firmar M. Bastos, que jogou muito bem nos dois últimos jogos, sem dizer que apesar da ótima fase de Dracena, os dois veteranos do lado esquerdo, não e avenida, é rodovia.
    Que Pena!!!

     
  • Às 12 de maio de 2017 14:08 , Anonymous Cleiton disse...

    Boa tarde amigos. Tenho uma teoria parecida com a do Jorian. Nossa torcida participa muito nas redes sociais confrontando os abusos dos torcedoristas. O que não levamos muito em conta é que essa participação significa audiência pra eles, ou seja, não interessa se estão xingando, o que importa é que há um monte de palmeirenses acompanhando o que eles dizem. No ano passado, acompanhava o blog do tal MCP e sempre haviam cerca de uns 40 comentários sobre o assunto em pauta. No post onde ele acusava uma "ajuda" à SEP, por conta da escala, onde nós teríamos uma sequência de jogos em SP, em cerca de meio dia foram incluídos mais de 500 comentários contestando a ideia. Apesar de todos os xingamentos ele deve ter dormido feliz da vida aquela noite com tamanha audiência.

     
  • Às 12 de maio de 2017 14:53 , Blogger Moisés Braga Ribeiro disse...

    Alcides,

    Um post como o de hoje é que faz o seu blog o melhor que conheço.
    Não estou puxando o saco.
    Devemos elogiar quem merece, e você merece muito!

    Um forte abraço virtual.

     
  • Às 12 de maio de 2017 14:55 , Blogger Moisés Braga Ribeiro disse...

    Chegou meu livro "Parque dos Sonhos".
    Recomendo a todos!

    http://inhousestore.com.br/parque-dos-sonhos.html

     
  • Às 12 de maio de 2017 17:13 , Anonymous Sr. Keiko disse...

    Sormani ameaçando romper amizade com o Mattos.

    Edmundo e PVC se desentendendo.

    Fox pegando tuite do Felipe Melo é distorcendo

    Que fase !

     
  • Às 12 de maio de 2017 19:53 , Anonymous Rosemiro disse...

    Vejam a reação da imprensinnha sobre o gancho absurdo de 06 jogos para Felipe Melo!!

    Todos aplaudindo a punição!!

    Tiveram uma overdose de orgasmo com a punição de FM!!

    Detalhe, ninguem questionou a punição menor dos jogadores uruguaios, verdadeiros causadores do confronto!

    QUERO VER SE OS BOSTAS DA NOSSA DIRETORIA VÃO FICAR QUIETOS!

    TEM QUE IR PARA A TELEVISÃO E COBRAR DESTES "JORNALISTAS" SE SÃO BRASILEIROS OU NÃO!

    BOTAR O DEDO NA FERIDA, CITAR UM POR UM,PEDIR DIREITO DE DEFESA,COLOCAR ESTES MERDAS DA IMPRENSA NA PAREDE, E DEFENDER O PALMEIRAS DESTE MASSACRE!

    VEJAM O QUE ESCREVEU O TAL JK? NAUSEANTE E REVOLTANTE!!

     
  • Às 12 de maio de 2017 21:08 , Blogger Boca dura disse...

    A imprensa gamba adorou a punição ao FM fato

     
  • Às 12 de maio de 2017 22:32 , Anonymous Elcio disse...

    http://midiapalmeirense.com.br/2017/05/verdao-levara-criancas-de-escolas-publicas-aos-jogos-no-allianz-parque/

     
  • Às 12 de maio de 2017 22:54 , Anonymous Elcio disse...

    A bichona do JK também ja descobriu que falar mal do Palmeiras lhe rende mais clicks.
    O que eles ainda não descobriram é que isso nos torna mais fortes e unidos.
    Contra tudo e contra todos!

     
  • Às 12 de maio de 2017 22:56 , Anonymous Elcio disse...

    Por isso somos a torcida mais atuante desse país de bostas.

     
  • Às 12 de maio de 2017 23:47 , Blogger Alexandre Correia disse...

    Se preparem que a punição agora é pro Palmeiras.
    A diretoria contratou um advogado uruguaio??????????

    Perdeu!

    Imprensa de f. d .p estão adorando. No BR 16, o mando do framengu, em Brasília, o Palmeiras tomou a maior punição, agora pela Liberta, a mesma putaria.
    E tem aquela do presidente mulambo, jogar gelo na torcida do Palmeiras, e o STJD, mandar o Palmeiras pagar 50 mil, pela idiotice desse cretino.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial