Observatório Alviverde

01/12/2017

O PALMEIRAS TEM DE CONTRATAR QUEM RÓGER SOLICITAR E NÃO QUEM MATOS DESEJAR!



Um escocês, Alexander Graham Bell, proporcionou-me o privilégio de falar com meu irmão no dia de meu aniversário, apesar dos mais de mil quilômetros que nos separam: ele em Pederneiras  e eu em Belo Horizonte .

Quando digo isso, corro o risco de provocar a ira algum contestador bem preparado, daqueles que só frequentam este espaço com o ânimo e intuito exclusivos de divergir.

Certamente dirá que 

" - Não, não foi Graham Bell, o inventor do telefone mas o italiano Antonio Meucci, conforme reconheceu o  Congresso Americano há alguns anos". 

Meucci, tido agora oficialmente como o inventor do aparato, simplesmente vendeu a patente de seu invento ao visionário escocês que se tornou, em razão disso, um dos homens mais ricos e poderosos do seu tempo. 

Graham Bell, não apenas explorou a patente do telefone, como (esse foi o seu mérito maior), procurou aperfeiçoar o invento do italiano, tendo sido, em razão disto, considerado de forma indevida, por mais de duzentos anos como o "pai da telefonia mundial".

Vejam, vocês, como são engraçadasas coisas neste mundo...

Não poucos, muitíssimos, serão capazes de garantir que eu escrevi indevidamente no blog que Graham Bell inventou o telefone pelo simples prazer de contestar e de divergir ao que retruco: mas onde está escrito isso?

A minha afirmativa referente diz respeito ao desenvolvimento do aparelho, tanto e quanto o seu aperfeiçoamento e disseminação por todo o planeta, tudo, sim, obra e lavra de Graham Bell.

Traçando um paralelo com o blog, vejam como é difícil e problemático escrever para o publico, em razão, não apenas das diferenças de capacidade (muitos têm cultura superior à nossa) como, também das divergências de entendimento e de interpretação.

Já que falei tanto sobre algo que nada tem a ver com futebol, mas com a minha satisfação pelo fato de o Blog ter tido, ontem, quinta-feira um dia de ouro, tentarei estabelecer um paralelo entre a invenção e exploração do telefone e da atividade telefônica, ao momento atual vivido pelo Palmeiras. Vamos ver se dá certo!

De cara lhe digo que Matos é Grahan Bell, o dono, o executor e explorador da invenção.

Róger é o criador do esquema e dos espaços a serem preenchidos, é como se fosse o italiano Meucci.

Explico melhor:

Róger pensou um time e um aparato de jogo, isto é, um esquema. Para isso, quer jogadores, preferentemente os melhores do mercado e de sua inteira confiança.

Como essa é uma tarefa de Mattos, Róger cede-lhe a patente das contratações e, a partir daí, no máximo dará um ou outro palpite a respeito, nada mais que isto.

Como detentor da patente do telefone, quero dizer, do futebol do Palmeiras, Matos agora fará o que quiser e atenderá o treinador, se tanto, em suas orientações exclusivamente por posição.

Dessa forma os nomes que Róger indicar que Mattos considere insubstituíveis para alguma posição (tenham certeza serão muitos) o treinador não terá a garantia de que os terá!

Estará e ficará sujeito, além das leis do mercado,  às políticas, aos desejos e aos caprichos do diretor de futebol pois é ele quem manda nas contratações.

Provando que temos razões de sobra em nossas preocupações, percebam que antes mesmo que Róger assuma oficialmente o cargo, Matos já inicia um intrincado processo de contatos e negociações que ninguém, talvez nem mesmo o presidente, tem uma noção exata de sua extensão.

Agora à noite, aqui em BH, alguns órgãos de imprensa dão conta de que as negociações  de Arouca pelo Galo já foram concluídas, mas que somente serão anunciadas após as eleições do dia 11. Sérgio Sette Câmara e seu grupo, devem assumir e eles próprios, de acordo com o noticiário, negociaram com Matos, representando o Verdão! 

Vejam, também, que Lucas Lima está chegando mas não foi um pedido de Róger. Os dois vão se dar bem? Essa é uma grande incógnita!

Por outro lado, teria sido o novo técnico que recomendou a renovação de Prass?  Parece-me que não e a pergunta se repete: os dois vão se dar bem? 

Parece-me que sim, considerando-se o caráter inatacável de Prass e a liderança positiva que há anos ele exerce no elenco!

Então, assim como Arouca, outros jogadores poderão ser negociados para ir ou para vir, para serem vendidos, trocados ou negociados com outras equipes, antes mesmo da posse do novo técnico.

Há, de lambujem, uma imensa legião de jogadores que ainda têm contrato com o Palmeiras cedidos que foram, mediante empréstimos a muitos coirmãos por uma série infindável de motivos.

Em minha opinião, TODOS deveriam ser submetidos ao crivo do novo técnico antes de serem dispensados ou repassados a outros clubes visando à temporada de 2.018.

Para terminar, eu quero dizer que antes que Róger providencie os tais retoques que anunciou dos dez por cento que chegam para se juntar aos noventa por cento que ficam,  eu apreciaria muito se ele pudesse ver em ação TODOS os jogadores que pertencem ao Palmeiras, desde a base àqueles mais renomados.

Quem pode garantir que muitos deles não preencheriam os requisitos exigidos pelo novo treinador?

Nessa hipótese  o clube seria poupado de tantos gastos inúteis em jogadores de pouca eficiência e efetividade, aspectos mais comuns do mercado de hoje, o único conhecido e explorado por Matos. Alguém sabe a razão?

Notaram que Matos nunca fala em aproveitar a base, ainda que sabendo que Nobre construiu senão a maior, com certeza a melhor base do futebol brasileiro?

Os resultados estão aí para provar. Ontem mesmo o Verdinho Sub 17 ganhou do arrogante Curica na disputa de pênaltis e é o lídimo e indiscutível novo campeão da Copa do Brasil/17.

Por acréscimo revelou um craque fora de série ao menos da categoria, o meia Alanzinho!

Se Pelé começou a jogar no futebol profissional aos 16 anos, por que o Palmeiras não ousa lançar suas revelações?

Seria por medo da mídia inimiga que incentiva todos os times à renovação e ao lançamento de novos jogadores, mas que sempre esfria, refuga e encontra um "motivo" ou um "defeito" quando o Palmeiras quer ousar lançar algum jogador?

É preciso romper com isto!

COMENTE COMENTE COMENTE





 
 

25 Comentários:

  • Às 1 de dezembro de 2017 às 04:39 , Anonymous Fernando disse...

    Verdade, o técnico deveria indicar aqueles que gostaria para compor elenco e time, más no verdão infelizmente não é assim. Este Mattos chegou como um "craque" e na verdade é um mercenário e vive da propina das sucessivas merdas das contratações.
    Lamentável!!!

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 06:50 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    O Palmeiras precisa parar de ser uma casa de caridade.
    Por quê renovar com Prass, que está demonstrando franco declínio em suas atuações, e a maioria absoluta da torcida quer vê-lo pelas costas ?
    Para lhe dar um prêmio, às custas das finanças do Clube ? Ou do Patrocinador ?
    Para vê-lo por 12 meses sentado à beira da relva, comendo e dormindo ?
    Está sobrando dinheiro, seo Mattos ?
    De fato, dinheiro na mão é vendaval quando administrado por pessoas pouco criteriosas no trato das finanças alheias.
    Ainda mais quando se sabe que o empresário de Prass é aquele sujeito amigo do Netto e protetor do Kleber Gladiador, que transformou a vida do Mestre Felipão em um inferno, anos atrás.
    Como eu costumo dizer, não deve se dar pão, para quem te come a carne.
    Mas no Palmeiras é assim.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 06:51 , Anonymous Helio Cesar disse...

    Mas tem um porém. Os técnicos tambem costumam trazer algumas malas que eles carregam juntos para onde vão, depois vão embora e deixam a herança. É sempre complicado. É preciso analisar com muito cuidado as indicações do treineiro e do Diretor "remunerado".

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 06:56 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Se eu fosse o cara de ovo (não considero ofensa, ovo é um alimento da humanidade), encerrava AGORA o pequeno ciclo de contratações.
    Disponibilizaria todos os jogadores para Roger, acrescentando mais uns 5 ou 6 da base, que assim teria condições de formar um esquadrão durante o campeonato paulista.
    Finda referida disputa, aí poderiam ser feitas as dispensas.
    Tem muito jogador, que veio com grande recomendação (Eric e Rafael Veiga, por exemplo), que poderiam, nas mãos de Roger, apresentar a prometida qualidade.
    Mas, será que o corretor Mattos vai gostar ??

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 06:59 , Anonymous Cleiton disse...

    Bombro dia amigos. Acho que há um exagero nas críticas ao Matos. Em primeiro lugar ele sempre ouviu as opiniões dos técnicos, Roger Guedes e Deyverson são exemplos disso. Um segundo ponto é o fato de jágua ter fechado a contratação do RM exatamente para que ele participasse da montagem do elenco. O RM elogiou muito a contratação do LL e, talvez, tenha sido ele mesmo que abriu mão do Arouca, afinal são no máximo 4 vagas num meio campo que tem como opções TS, TT, Moisés, LL, FM, BH, MB, Guerra e talvez esteja até esquecendo de alguém.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 07:01 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Se Mattos não gostar de minha sugestão, azar o dele.
    Afinal, quem foi que trouxe essa multidão para a Academia ??
    E se ele trouxe, a peso de ouro, supõem-se que são bons jogadores.
    É aquela história: AJOELHOU, TEM QUE REZAR !
    Quero ainda ver Mattos ajoelhado sobre grãos de milho, pagando sua penitência.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 07:04 , Anonymous Verde Insuperável disse...

    Não me importa se Mattos ouviu ou não ouviu a opinião dos técnicos.
    ELE É O DIRETOR, TEM A PALAVRA FINAL. SE FAZ MAU NEGÓCIO, CULPA DELE.
    É ASSIM QUE FUNCIONA !
    Se ele não é do ramo, vá abrir uma barraquinha para vender pão de queijo e goiabada cascão.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 08:41 , Anonymous VICTOR TREDENSKI disse...

    A contratação do Weverthon é desnecessária, a menos que seja pra atrapalhar rivais de 'se reforçarem' mesmo...mas nem acho ele tão bom assim

    Precisamos de um lateral direito que chegue pra ser titular e um zagueiro também

    se o Rafinha vier, a LD fica resolvida. Com João Pedro e Jean de reservas. Mayke pode ir

    a LE parece estar resolvida com Diogo Barbosa e Victor Luís na reserva, com M. Bastos como opção.

    a zaga parece ser o mais preocupante. Mina vai sair e Dracena não pode ser titular absoluto como foi esse ano. É bom jogador, mas não aguenta o tranco

    Deve ser usado como reserva de luxo, como foi em 2016
    A. Carlos nos poucos jogos que entrou, foi bem e não comprometeu, pena que vai sair

    gastamos milhões em Juninho e Luan e os dois se mostraram fracos. Emerson Santos é uma incógnita

    não lembro de tê-lo visto jogar, espero que seja bom

    De qualquer maneira falta um cara de nível pra suprir a saída do Mina

    sem mais zagueiros do Coritiba

    OUVIU sr. Mattos

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 08:54 , Blogger Irineu Curtulo disse...

    Bom dia, Alcides! Somente a partir da efetivação "permanente" de uma comissão técnica (todo departamento envolvido) é que poderemos julgar o trabalho da mesma. O Matos apenas busca os nomes recomendados por essa comissão, e nisso ele é brilhante. Espero, sinceramente, que essa comissão técnica formada nesse desfecho de temporada seja prestigiada, independente de resultados, pois sabemos que a mesma tem qualidade, e somente saberemos se os resultados serão favoráveis se dermos a ela tempo e apoio. Deixemos, pois, de picuinhas, perseguições gratuitas, pontuais e cornetagens sem base de conhecimento da política do grupo que administra nossa SEP, e apoiemos a conduta honesta e vanguardista que por ora prevalece no nosso Palmeiras.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 09:30 , Anonymous JOFRI SINCERO disse...

    ester, sugiro a você que faça um perfil dos participantes mais assíduos aqui do blog. voce os elogia tão bem e escreve tão bem quanto.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 09:35 , Anonymous juliano disse...

    Apesar das rusgas violentíssimas que tivemos neste espaço, concordo plenamente com o segundo comentário do verde insuperável.
    Caramba, a molecada em todas as finais da base, numa campanha jamais vista na história palmeirense e a cúpula alviverde não dá uma chance aos meninos? quando vão acordar pra ver que a base alviverde hoje é uma realidade?

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 10:29 , Blogger Duende Verde disse...

    Pelo o que tenho lido as contrataçôes serão pontuais e em menor número do que nos anos anteriores, o próprio Roger disse que 90% do grupo está fechado. Acredito que estejam ainda atrás de um lateral direito para ser titular e mais um goleiro que infelizmente será o tal de Weverton. Arouca já saiu, Fabiano deve ser o próximo e não vai parar por aí, precisam “abrir espaço” para alguns que voltam de empréstimo e para os meninos da base que seriam finalmente utilizados...aguardemos...

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 11:35 , Anonymous Sei de Tudo disse...

    Grande Alcides, não o Nogueira, mas o Drummond, titularissimo do blog. Passei, não minha roupa, mas por aqui neste blog como faço quase diariamente para ler seus posts e os comentários das constelações que por aqui comentam. Sobre, e não sob, as pinceladas à lá Van Gogh dos confrades de blog, digo sem pestanejar: concordo com todas. Agora, sobre sua referência ao grande Graham Bell, complemento dizendo que foi Dom Pedro, O Segundo, que testou in loco e ao público a eficácia desta geringonça tão indispensável para nós. Para tanto, depois dos EUA, nossa terra brasilis foi a segunda nação do globo terrestre a ter o telefone. 1876 foi um ano mágico.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 11:45 , Anonymous Cleiton disse...

    Acho que não entendi direito o post, pois me pareceu claro que a intenção era demonstrar que o técnico deveria opinar nas contratações por ser quem vai encaixar os jogadores. E me desculpem, mas se um cara que nos últimos 5 anos tem 3 títulos brasileiros e uma copa do Brasil conquistadas não é do ramo, gostaria de ouvir um nome que seria.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 16:59 , Anonymous Nei Verde disse...

    Weverton, é outro Muralha, se contratar tem que investigar, a torcida do furacão esta dando graças a sua saída, verdadeiro frangueiro com empresario forte, e pior, é ex gamba..!

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 18:30 , Anonymous Edson disse...

    Weverton não me agrada, prefiro o goleiro do Coritiba, wilson.
    De qualquer forma, quem vier será reserva do Prass, goleiro de muita categoria e liderança.
    No dia da sua renovação, que achei muito consciente, por ser apenas de um ano, houve comemoração da nossa torcida no facebook e no Instagran.
    Matos tem que contratar apenas com o aval do técnico, que será o responsável pela atuação do time.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 18:33 , Anonymous Sr. Keiko disse...

    Roger pediu a volta de Allione que estava emprestado ao Bahia.

    Rumores do dia: Jeromel e Ricardo Goulart na mira do Verde.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 18:59 , Anonymous também sei um pouco disse...

    Ricardo Goulart? Madonna!!! Mais uma enganação. Mattos que não invente moda.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 20:34 , Blogger SERGIO disse...

    Alcides.
    Boa noite.
    Não li nenhum comentário acerca da participação do sr. Mustafá Contursi no episódio da venda de ingressos da patrocinadora. Como você é um conhecedor dos bastidores do Palmeiras gostaria que você fizesse uma análise do rompimento da conselheira Leila Pereira e o sr. Mustafá e as consequências desse rompimentos no futuro do Palmeiras.
    Abraços.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 22:41 , Anonymous Scoppia Che La Vittoria è Nostra disse...

    Respeitosamente discordo.

    Jogador é patrimônio do clube, técnico não.

    A busca por reforços tem que ser de comum acordo.

    Quem não lembra do treinador Gareca? Indicou um monte de jogadores e quando ele foi demitido, o Palmeiras ficou com um monte de "uns".

    Em 2008, o Luxemburgo também indicou alguns e quando ele saiu, tivemos que nos "livrarmos" deles.

    Acredito que deveria ser assim : o clube indica vários atletas, que interessam o clube, e o treinador escolhe os atletas que estiverem nessa relação, ofertada pelo Clube.

    abraço.

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 23:04 , Blogger ester abea disse...

    amigo Jofri Sincero

    a imensa maioria dos amigos daqui merece os maiores elogios e encômios. Revelam-se sempre moços inteligentes- na faixa etária de Ester Abea todos viram "moços", hehehe.
    E os amigos escrevem muito bem. Mas o que os destaca na enorme torcida alviverde é que TODOS são palmeirenses incríveis. Impressionantes, mesmo.

    b. o Camisa 10 chegou á tradicional conclusão sobre a SEP: em quaisquer circunstâncias a imprensa persegue o Verdão. Até para lançar um jogador da base.
    É EXATAMENTE por isso que Ester Abea DETESTA a imprensa marrom, antipalmeirense e aliada ao SCCP e ao nojento SPFW.
    E mais: a imprensa marrom nos surrupiou muitos títulos. Na medida em que influencia a juizada, amadora e venal.
    Aliás, de venal não são só os árbitros de futebol neste país...mas paro por aqui...

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 23:08 , Blogger ester abea disse...

    mais:

    como enfatizou o ponderado Sr. Keiko: acho que Allione é craque e tem muito a dar ao Verdão.
    Tiraram o moço da SEP por conta de um lance...atitude precipitada e pouco inteligente de quem o tirou

    Mas ele merece estar no Palmeiras

     
  • Às 1 de dezembro de 2017 às 23:24 , Blogger ester abea disse...

    só para completar sobre os amigos do blog:

    uma coisa que chama a atenção é o conhecimento de muitos sobre a História ( gloriosa e magnífica) do Palmeiras.

    A começar pelo Camisa 10 Alcides, que viu e participou do 1o Campeonato Mundial de Clubes, no glorioso 1951. Querem maior glória palmeirista ????
    Passando pelos mais rodados daqui, que viram a 1a e a 2a Academia, com o divino Ademir, o impressionante Dudu(original) e o incrível Luizão Pereira.
    E completando com o amigo que deu a escalação do (horroroso) time de 1981, que tanto nos fez sofrer(tinha perebas como Jaime Boni e Benazzi, com Tony Gato na reserva). Peço desculpas se esqueço o nome do amigo(talvez foi o Elcio)...mas "Ester Abea"pela faixa etária já manifesta sinais e sintomas de algum Alzheimer(hehehe). Sei que me desculparão.

     
  • Às 2 de dezembro de 2017 às 00:50 , Anonymous Elcio disse...

    Não foi eu Ester, mas também vi esses perebas.
    O que me marcou dessa época eh que desde mil novessentos e guarana com rolha a torcida cantava ludicamente...Doutor eu não me engano, o Mustafa é corintiano.

    Quem viveu isso, levanta a mão.

    Ou a bandeira do Luiz, quem lembra?
    Qualquer foto do fim dos anos 70 e inicio dos 80, ela está lá.
    Tinha pouco mais de 10 anos e eu a admirava.
    Bandeira mais bonita do Palmeiras.
    Falando em Bandeira, vich!!!!
    Outra coisa horrorosa.
    Abraço e vamos dormir.

     
  • Às 2 de dezembro de 2017 às 10:29 , Blogger ester abea disse...

    amigo Elcio

    lembro sim...
    tanto da bandeira do Luiz quanto de tudo de ruim que o corinthiano de coraçao Mustafá fez contra a gloriosa SEP

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial